França e Itália preparam-se para banir short selling
Quico Escreveu:Isso não são acções, Blue Epsilon. São derivados.
O seja, são instrumentos que podem ser usados como protecção - uma espécie de "seguro" - a posições longas em acções (não quer dizer que quem os utilize tenha que ter acções...).
Ok, obrigado.
Realmente não deixa de ser curioso, que uma vez que não tenho acesso as Short Sell "puro" de acções no meu banco, tenho de recorrer aos derivados quando quero shortar

Isso não são acções, Blue Epsilon. São derivados.
O seja, são instrumentos que podem ser usados como protecção - uma espécie de "seguro" - a posições longas em acções (não quer dizer que quem os utilize tenha que ter acções...
).
O seja, são instrumentos que podem ser usados como protecção - uma espécie de "seguro" - a posições longas em acções (não quer dizer que quem os utilize tenha que ter acções...

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Quico Escreveu:É senso comum que os mercados são "perversos", Elias.
É verdade, mas esse argumento só aparece quando não há outra explicação mais coerente.
por exemplo, quando o rating dos EUA baixou, as bolsas caíram - não havia perversidade nenhuma.
portanto a perversidade só é invocada quando dá jeito

- Registado: 5/11/2002 12:21
É senso comum que os mercados são "perversos", Elias.
Experimenta dizer em certos círculos que negoceias (ou melhor ainda. "jogas") nos mercados bolsistas, e vais ver o que te acontece...
E nem sei o que te acontece se dizes que praticas "short selling"!
(...uma vez quase me chateei com um amigo meu que ainda por cima se assumia como um "ultra-liberal", vê lá tu!)
Experimenta dizer em certos círculos que negoceias (ou melhor ainda. "jogas") nos mercados bolsistas, e vais ver o que te acontece...

E nem sei o que te acontece se dizes que praticas "short selling"!

(...uma vez quase me chateei com um amigo meu que ainda por cima se assumia como um "ultra-liberal", vê lá tu!)
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
AutoMech Escreveu:Elias Escreveu:Acho que no final desta semana vou mandar outro e-mail a uma pessoa que eu cá sei.
E ele arranja-te logo duas ou três justificação. É mais ou menos como os analistas. Em tantos anos de mercados já viste alguma sessão, qualquer que seja a variação, positiva ou negativa, grande ou pequena, ficar sem uma explicação ?
Já vi as explicações mais estapafúrdias.
Mas a melhor de todas que vi até hoje e que para mim continua a levar o primeiro prémio foi uma que vi na TVI em Março de 2003. Os americanos tinham acabado de entrar pelo Iraque dentro e o conflito estava intenso, com os americanos a avançarem. A guerra previa-se sangrenta. Enquanto isso, as bolsas subiam que nem umas doidas. Comentário do jornalista para "explicar" a subida: «é a perversão dos mercados a funcionar a todo o gás»

Para quê? Ele vai dizer que " bom! as pessoas não sabem mas houve outro aligeirar (seja lá o que isso fôr
) do short selling" 

---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Elias Escreveu:Acho que no final desta semana vou mandar outro e-mail a uma pessoa que eu cá sei.
E ele arranja-te logo duas ou três justificação. É mais ou menos como os analistas. Em tantos anos de mercados já viste alguma sessão, qualquer que seja a variação, positiva ou negativa, grande ou pequena, ficar sem uma explicação ?

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Elias Escreveu:Acho que no final desta semana vou mandar outro e-mail a uma pessoa que eu cá sei.
hehehe.
Bem pensado.
Ao meu nunca me responderam. Devem ter ficado incomodados com tanta gente a perguntar o mesmo e não terem uma resposta "séria" para ninguém!
Cá para mim aligeiravam-se os vendedores para 50% dos compradores para aliviar a pressão. Ou melhor ainda arranjava-se um tecto mínimo para cada acção. Tipo, o BPI tem como valor mínimo 6€.

Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Pickbull Escreveu:Elias Escreveu:A notícia já tem uns dias mas creio que não foi muito divulgada aqui no forum...
Proibição de «short selling» prolongada
Itália, Espanha, Bélgica, França e Grécia mantêm proibição até ao final de Setembro
25 de Agosto de 2011
Agência Financeira
Os cinco países europeus que tinham proibido as chamadas vendas curtas (short selling), decidiram prolongar a proibição até ao final de Setembro, numa tentativa de travar os ataques especulativos a algumas acções.
Bélgica, França, Grécia, Itália e Espanha decidiram que as vendas a descoberto continuarão a ser proibidas enquanto as condições do mercado assim o justificarem, com prazo máximo até ao final do mês que vem.
O prolongamento foi aprovado pelos reguladores de bolsa destes países e pela Autoridade Europeia dos Mercados de Valores Mobiliários (ESMA, na sigla em inglês).
A Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV), regulador do mercado na vizinha Espanha, explica em comunicado que a decisão se deve às «actuais circunstâncias do mercado de valores europeu, que apresentam uma elevada volatilidade». No entanto, promete que «continuará a seguir os efeitos da medida transitória acordada hoje e, antes do final do mês de Setembro, irá juntamente com os membros da ESMA avaliar a possibilidade de levantar esta proibição temporária».
A venda a descoberto consiste na venda de um activo financeiro que não se possui, esperando que o seu preço caia para então comprá-lo de volta a um preço mais baixo e lucrar com a transacção.
Obrigado Elias. Por acaso tinha-me passado em falso esta notícia.
E como se pode ver hoje, e mais uma vez, a banca está a descer pouco graças a essa medida.
Acho que no final desta semana vou mandar outro e-mail a uma pessoa que eu cá sei.

Elias Escreveu:A notícia já tem uns dias mas creio que não foi muito divulgada aqui no forum...
Itália, Espanha, Bélgica, França e Grécia mantêm proibição até ao final de Setembro
25 de Agosto de 2011
Agência Financeira
Os cinco países europeus que tinham proibido as chamadas vendas curtas (short selling), decidiram prolongar a proibição até ao final de Setembro, numa tentativa de travar os ataques especulativos a algumas acções.
Bélgica, França, Grécia, Itália e Espanha decidiram que as vendas a descoberto continuarão a ser proibidas enquanto as condições do mercado assim o justificarem, com prazo máximo até ao final do mês que vem.
O prolongamento foi aprovado pelos reguladores de bolsa destes países e pela Autoridade Europeia dos Mercados de Valores Mobiliários (ESMA, na sigla em inglês).
A Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV), regulador do mercado na vizinha Espanha, explica em comunicado que a decisão se deve às «actuais circunstâncias do mercado de valores europeu, que apresentam uma elevada volatilidade». No entanto, promete que «continuará a seguir os efeitos da medida transitória acordada hoje e, antes do final do mês de Setembro, irá juntamente com os membros da ESMA avaliar a possibilidade de levantar esta proibição temporária».
A venda a descoberto consiste na venda de um activo financeiro que não se possui, esperando que o seu preço caia para então comprá-lo de volta a um preço mais baixo e lucrar com a transacção.
Obrigado Elias. Por acaso tinha-me passado em falso esta notícia.
E como se pode ver hoje, e mais uma vez, a banca está a descer pouco graças a essa medida.

A notícia já tem uns dias mas creio que não foi muito divulgada aqui no forum...
25 de Agosto de 2011
Agência Financeira
25 de Agosto de 2011
Agência Financeira
Aligeirar... Ou se shorta ou não se shorta! Ou passaram a deixar shortar só um "bocadito"?!
JCS

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Elias Escreveu:O MRS fez um comentário breve sobre as bolsas, em linha com aquilo que já constava nos mails de ontem: houve um aligeirar das restrições ao short selling (não sei que aligeirar foi este, mas enfim), de qualquer forma o tema foi aflorado muito pela rama.
Exacto.
Além disso falou das previsões do City e Morgan e das reuniões "históricas" da Merkel e Sarkosy que não dão em nada.
O MRS fez um comentário breve sobre as bolsas, em linha com aquilo que já constava nos mails de ontem: houve um aligeirar das restrições ao short selling (não sei que aligeirar foi este, mas enfim), de qualquer forma o tema foi aflorado muito pela rama.
Elias Escreveu:Quico Escreveu:Eh pá! Deixem-se de esquisitices! Eu pus "cofres" entre aspas...![]()
Mas eu também
A minha pergunta foi ingénua.
A sério que não sabia o que significava, mas pelo contexto supus.

"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
cofres = order book ?!?
Partindo do princípio que sim, o order book não mostra toda a procura e oferta que existe para um determinado preço num dado momento.
Apenas as ordens limite aparecem no order book.
Não se consegue ver as ordens stop e ao melhor preço.
A única forma do preço de uma acção subir de 1,30 para 1,40 é a procura (ordens buy stop e ao melhor preço) absorver toda a oferta (ordens sell limit e ao melhor preço) entre 1,30 e 1,39.
Cumps e BN
Partindo do princípio que sim, o order book não mostra toda a procura e oferta que existe para um determinado preço num dado momento.
Apenas as ordens limite aparecem no order book.
Não se consegue ver as ordens stop e ao melhor preço.
A única forma do preço de uma acção subir de 1,30 para 1,40 é a procura (ordens buy stop e ao melhor preço) absorver toda a oferta (ordens sell limit e ao melhor preço) entre 1,30 e 1,39.
Cumps e BN
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Elias Escreveu:Mares,
Excelente trabalho. São exactamente análises como a que fizeste que nos ajudam a perceber a realidade de forma objectiva e sem ideias pré-concebidas.
1 abraço,
Elias
Obrigado Elias.

Abraço,
Mares.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Deixo um par de gráficos com a evolução, em percentagem, de dois bancos francêses (mais afectados pela desconfiança dos mercados, i.e. Crédit Agricole e Soc. Generale) e de três bancos norte-americanos (Bank of America, Citigroup e Reg. Financ. Corp.).
Vêmos um comportamento muito semelhante entre todos os bancos selecionados.
Observamos que, desde março deste ano, estes já perderam entre 40% e 55% do seu valor.
No gráfico em baixo, temos a evolução durante o último mês. As linhas tracejadas a vermelho indicam a aprovação do tecto da dívida americana e a aplicação de "short selling" na europa. Continuamos a vêr um comportamento muito semelhante entre eles.
Podemos concluír que:
- O sector bancário vem sofrendo continuamente desde
Março (intensificar da crise da dívida soberana na europa).
- As discussões em torno da dívida americana intensificaram as quedas dos bancos (perderam 25% a 35% depois do aumento do tecto da dívida americana).
- A proibição do "short selling" não apresenta nenhum efeito sobre os bancos europeus que, indique de momento, uma descolagem do comportamento em relação aos bancos americanos.
Vêmos um comportamento muito semelhante entre todos os bancos selecionados.
Observamos que, desde março deste ano, estes já perderam entre 40% e 55% do seu valor.
No gráfico em baixo, temos a evolução durante o último mês. As linhas tracejadas a vermelho indicam a aprovação do tecto da dívida americana e a aplicação de "short selling" na europa. Continuamos a vêr um comportamento muito semelhante entre eles.
Podemos concluír que:
- O sector bancário vem sofrendo continuamente desde
Março (intensificar da crise da dívida soberana na europa).
- As discussões em torno da dívida americana intensificaram as quedas dos bancos (perderam 25% a 35% depois do aumento do tecto da dívida americana).
- A proibição do "short selling" não apresenta nenhum efeito sobre os bancos europeus que, indique de momento, uma descolagem do comportamento em relação aos bancos americanos.
- Anexos
-
- Bancos_Comparar_Europa_EUA.png (107.57 KiB) Visualizado 1938 vezes
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
migluso Escreveu:Quico Escreveu:Esta conversa de culpar o "short selling" pelas quedas tem a ver com aquele preconceito ERRADO que leva as pessoas a dizer que as cotações sobem porque houve mais compras que vendas, ou que caem porque houve mais vendas que compras.
Dizê-lo assim é incorrecto, de facto. As cotações sobem quando a quantidade procurada excede a quantidade oferecida e descem quando ocorre o inverso.
Não necessariamente. É preciso que, quando há mais compradores, os que compram queiram aceitar as ofertas de venda; e vice versa, quando há mais vendedores.
Que o digam aqueles que já apanharam grandes dissabores por, ao olhar ara os "cofres", compraram porque havia poucas ofertas do lado dos vendedores e muitas dos lados dos compradores e, mesmo assim, as cotações continuaram a cair. Quantas e quantas vezes caí nessa "armadilha" quando era "maçarico"...

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, caganixo7, Google [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, yggy e 337 visitantes