Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

França e Itália preparam-se para banir short selling

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Blue Epsilon » 6/9/2011 15:50

Quico Escreveu:Isso não são acções, Blue Epsilon. São derivados.
O seja, são instrumentos que podem ser usados como protecção - uma espécie de "seguro" - a posições longas em acções (não quer dizer que quem os utilize tenha que ter acções... :mrgreen: ).

Ok, obrigado.

Realmente não deixa de ser curioso, que uma vez que não tenho acesso as Short Sell "puro" de acções no meu banco, tenho de recorrer aos derivados quando quero shortar :wink:

Registado: 29/11/2007 2:13

por Quico » 6/9/2011 0:09

Isso não são acções, Blue Epsilon. São derivados.
O seja, são instrumentos que podem ser usados como protecção - uma espécie de "seguro" - a posições longas em acções (não quer dizer que quem os utilize tenha que ter acções... :mrgreen: ).
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Ulisses Pereira » 5/9/2011 23:52

Blue, o "short selling" de acções.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Blue Epsilon » 5/9/2011 18:49

Mas os Warrants PUTs e Certificados Short sobre bancos franceses estão disponíveis para negociação na mesma.

Continuo sem perceber o que afinal está proibido...

Registado: 29/11/2007 2:13

por Elias » 5/9/2011 16:36

Quico Escreveu:É senso comum que os mercados são "perversos", Elias.

É verdade, mas esse argumento só aparece quando não há outra explicação mais coerente.

por exemplo, quando o rating dos EUA baixou, as bolsas caíram - não havia perversidade nenhuma.

portanto a perversidade só é invocada quando dá jeito :P

Registado: 5/11/2002 12:21

por Quico » 5/9/2011 16:32

É senso comum que os mercados são "perversos", Elias.

Experimenta dizer em certos círculos que negoceias (ou melhor ainda. "jogas") nos mercados bolsistas, e vais ver o que te acontece... :twisted:
E nem sei o que te acontece se dizes que praticas "short selling"! :roll:
(...uma vez quase me chateei com um amigo meu que ainda por cima se assumia como um "ultra-liberal", vê lá tu!)
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

por Elias » 5/9/2011 16:18

AutoMech Escreveu:
Elias Escreveu:Acho que no final desta semana vou mandar outro e-mail a uma pessoa que eu cá sei. 8-)

E ele arranja-te logo duas ou três justificação. É mais ou menos como os analistas. Em tantos anos de mercados já viste alguma sessão, qualquer que seja a variação, positiva ou negativa, grande ou pequena, ficar sem uma explicação ? :wink:

Já vi as explicações mais estapafúrdias.

Mas a melhor de todas que vi até hoje e que para mim continua a levar o primeiro prémio foi uma que vi na TVI em Março de 2003. Os americanos tinham acabado de entrar pelo Iraque dentro e o conflito estava intenso, com os americanos a avançarem. A guerra previa-se sangrenta. Enquanto isso, as bolsas subiam que nem umas doidas. Comentário do jornalista para "explicar" a subida: «é a perversão dos mercados a funcionar a todo o gás» :lol:

por JCS » 5/9/2011 16:03

Para quê? Ele vai dizer que " bom! as pessoas não sabem mas houve outro aligeirar (seja lá o que isso fôr :shock: ) do short selling" :)
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Automech » 5/9/2011 16:00

Elias Escreveu:Acho que no final desta semana vou mandar outro e-mail a uma pessoa que eu cá sei. 8-)

E ele arranja-te logo duas ou três justificação. É mais ou menos como os analistas. Em tantos anos de mercados já viste alguma sessão, qualquer que seja a variação, positiva ou negativa, grande ou pequena, ficar sem uma explicação ? :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Pickbull » 5/9/2011 16:00

hehehe.

Bem pensado.

Ao meu nunca me responderam. Devem ter ficado incomodados com tanta gente a perguntar o mesmo e não terem uma resposta "séria" para ninguém!

Cá para mim aligeiravam-se os vendedores para 50% dos compradores para aliviar a pressão. Ou melhor ainda arranjava-se um tecto mínimo para cada acção. Tipo, o BPI tem como valor mínimo 6€. :mrgreen:
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por Elias » 5/9/2011 15:56

Pickbull Escreveu:
Elias Escreveu:A notícia já tem uns dias mas creio que não foi muito divulgada aqui no forum...

Proibição de «short selling» prolongada
Itália, Espanha, Bélgica, França e Grécia mantêm proibição até ao final de Setembro

25 de Agosto de 2011
Agência Financeira

Os cinco países europeus que tinham proibido as chamadas vendas curtas (short selling), decidiram prolongar a proibição até ao final de Setembro, numa tentativa de travar os ataques especulativos a algumas acções.

Bélgica, França, Grécia, Itália e Espanha decidiram que as vendas a descoberto continuarão a ser proibidas enquanto as condições do mercado assim o justificarem, com prazo máximo até ao final do mês que vem.

O prolongamento foi aprovado pelos reguladores de bolsa destes países e pela Autoridade Europeia dos Mercados de Valores Mobiliários (ESMA, na sigla em inglês).

A Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV), regulador do mercado na vizinha Espanha, explica em comunicado que a decisão se deve às «actuais circunstâncias do mercado de valores europeu, que apresentam uma elevada volatilidade». No entanto, promete que «continuará a seguir os efeitos da medida transitória acordada hoje e, antes do final do mês de Setembro, irá juntamente com os membros da ESMA avaliar a possibilidade de levantar esta proibição temporária».

A venda a descoberto consiste na venda de um activo financeiro que não se possui, esperando que o seu preço caia para então comprá-lo de volta a um preço mais baixo e lucrar com a transacção.

Obrigado Elias. Por acaso tinha-me passado em falso esta notícia.

E como se pode ver hoje, e mais uma vez, a banca está a descer pouco graças a essa medida. :wink:

Acho que no final desta semana vou mandar outro e-mail a uma pessoa que eu cá sei. 8-)

por Pickbull » 5/9/2011 15:54

Elias Escreveu:A notícia já tem uns dias mas creio que não foi muito divulgada aqui no forum...

Itália, Espanha, Bélgica, França e Grécia mantêm proibição até ao final de Setembro

25 de Agosto de 2011
Agência Financeira

Os cinco países europeus que tinham proibido as chamadas vendas curtas (short selling), decidiram prolongar a proibição até ao final de Setembro, numa tentativa de travar os ataques especulativos a algumas acções.

Bélgica, França, Grécia, Itália e Espanha decidiram que as vendas a descoberto continuarão a ser proibidas enquanto as condições do mercado assim o justificarem, com prazo máximo até ao final do mês que vem.

O prolongamento foi aprovado pelos reguladores de bolsa destes países e pela Autoridade Europeia dos Mercados de Valores Mobiliários (ESMA, na sigla em inglês).

A Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV), regulador do mercado na vizinha Espanha, explica em comunicado que a decisão se deve às «actuais circunstâncias do mercado de valores europeu, que apresentam uma elevada volatilidade». No entanto, promete que «continuará a seguir os efeitos da medida transitória acordada hoje e, antes do final do mês de Setembro, irá juntamente com os membros da ESMA avaliar a possibilidade de levantar esta proibição temporária».

A venda a descoberto consiste na venda de um activo financeiro que não se possui, esperando que o seu preço caia para então comprá-lo de volta a um preço mais baixo e lucrar com a transacção.

Obrigado Elias. Por acaso tinha-me passado em falso esta notícia.

E como se pode ver hoje, e mais uma vez, a banca está a descer pouco graças a essa medida. :wink:

por Elias » 5/9/2011 15:46

A notícia já tem uns dias mas creio que não foi muito divulgada aqui no forum...

25 de Agosto de 2011
Agência Financeira

por JCS » 22/8/2011 8:21

Aligeirar... Ou se shorta ou não se shorta! Ou passaram a deixar shortar só um "bocadito"?! :pray:

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Pickbull » 22/8/2011 0:19

Elias Escreveu:O MRS fez um comentário breve sobre as bolsas, em linha com aquilo que já constava nos mails de ontem: houve um aligeirar das restrições ao short selling (não sei que aligeirar foi este, mas enfim), de qualquer forma o tema foi aflorado muito pela rama.

Exacto.

Além disso falou das previsões do City e Morgan e das reuniões "históricas" da Merkel e Sarkosy que não dão em nada.

por Elias » 22/8/2011 0:05

O MRS fez um comentário breve sobre as bolsas, em linha com aquilo que já constava nos mails de ontem: houve um aligeirar das restrições ao short selling (não sei que aligeirar foi este, mas enfim), de qualquer forma o tema foi aflorado muito pela rama.

por migluso » 21/8/2011 22:40

Elias Escreveu:
Quico Escreveu:Eh pá! Deixem-se de esquisitices! Eu pus "cofres" entre aspas... :lol:

Mas eu também :lol:

A minha pergunta foi ingénua.
A sério que não sabia o que significava, mas pelo contexto supus. :wink:
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Elias » 21/8/2011 22:18

Quico Escreveu:Eh pá! Deixem-se de esquisitices! Eu pus "cofres" entre aspas... :lol:

Mas eu também :lol:

por Quico » 21/8/2011 22:09

Eh pá! Deixem-se de esquisitices! Eu pus "cofres" entre aspas... :lol:

Abraço.

por Elias » 21/8/2011 22:07

migluso Escreveu:cofres = order book ?!?

"cofres" é uma corruptela de COFs que significa Consulta de OFertas, ou seja livro de ordens.

por migluso » 21/8/2011 21:49

cofres = order book ?!?

Partindo do princípio que sim, o order book não mostra toda a procura e oferta que existe para um determinado preço num dado momento.

Apenas as ordens limite aparecem no order book.

Não se consegue ver as ordens stop e ao melhor preço.

A única forma do preço de uma acção subir de 1,30 para 1,40 é a procura (ordens buy stop e ao melhor preço) absorver toda a oferta (ordens sell limit e ao melhor preço) entre 1,30 e 1,39.

Cumps e BN
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Mares » 21/8/2011 21:46

Elias Escreveu:Mares,

Excelente trabalho. São exactamente análises como a que fizeste que nos ajudam a perceber a realidade de forma objectiva e sem ideias pré-concebidas.

1 abraço,
Elias

Obrigado Elias. :wink:

Abraço,

Mares.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Elias » 21/8/2011 21:32

Mares,

Excelente trabalho. São exactamente análises como a que fizeste que nos ajudam a perceber a realidade de forma objectiva e sem ideias pré-concebidas.

1 abraço,
Elias

por Mares » 21/8/2011 21:26

Deixo um par de gráficos com a evolução, em percentagem, de dois bancos francêses (mais afectados pela desconfiança dos mercados, i.e. Crédit Agricole e Soc. Generale) e de três bancos norte-americanos (Bank of America, Citigroup e Reg. Financ. Corp.).

Vêmos um comportamento muito semelhante entre todos os bancos selecionados.

Observamos que, desde março deste ano, estes já perderam entre 40% e 55% do seu valor.

No gráfico em baixo, temos a evolução durante o último mês. As linhas tracejadas a vermelho indicam a aprovação do tecto da dívida americana e a aplicação de "short selling" na europa. Continuamos a vêr um comportamento muito semelhante entre eles.

Podemos concluír que:

- O sector bancário vem sofrendo continuamente desde
Março (intensificar da crise da dívida soberana na europa).

- As discussões em torno da dívida americana intensificaram as quedas dos bancos (perderam 25% a 35% depois do aumento do tecto da dívida americana).

- A proibição do "short selling" não apresenta nenhum efeito sobre os bancos europeus que, indique de momento, uma descolagem do comportamento em relação aos bancos americanos.
Anexos
Bancos_Comparar_Europa_EUA.png
Bancos_Comparar_Europa_EUA.png (107.57 KiB) Visualizado 1938 vezes
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Quico » 21/8/2011 20:08

migluso Escreveu:
Quico Escreveu:Esta conversa de culpar o "short selling" pelas quedas tem a ver com aquele preconceito ERRADO que leva as pessoas a dizer que as cotações sobem porque houve mais compras que vendas, ou que caem porque houve mais vendas que compras.

Dizê-lo assim é incorrecto, de facto. As cotações sobem quando a quantidade procurada excede a quantidade oferecida e descem quando ocorre o inverso.

Não necessariamente. É preciso que, quando há mais compradores, os que compram queiram aceitar as ofertas de venda; e vice versa, quando há mais vendedores.

Que o digam aqueles que já apanharam grandes dissabores por, ao olhar ara os "cofres", compraram porque havia poucas ofertas do lado dos vendedores e muitas dos lados dos compradores e, mesmo assim, as cotações continuaram a cair. Quantas e quantas vezes caí nessa "armadilha" quando era "maçarico"... :roll:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, caganixo7, Google [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, yggy e 337 visitantes