Mais um porquinho
Elias Escreveu:Estou a ler mal a tabela ou a Noruega tem um superavit de 12,5% do PIB?
Correcto!! Eles desde que descobriram Petróleo há umas descadas é sempre a aviar!! País desenvolvido com Petróleo...

Da Wikipedia:
"Export revenues from oil and gas have risen to 45% of total exports and constitute more than 20% of the GDP.[72] Norway is the fifth largest oil exporter and third largest gas exporter in the world, but it is not a member of OPEC"
"Norwegians enjoy the second highest GDP per-capita (after Luxembourg) and fourth highest GDP (PPP) per-capita in the world. Today, Norway ranks as the second wealthiest country in the world in monetary value, with the largest capital reserve per capita of any nation.[citation needed] According to the CIA World Factbook, Norway is a net external creditor of debt"
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Be Cool Escreveu:pvg80713 Escreveu:não sei porquê, mas eu apostaria mais que o próximo a deixar de ser AAA vai ser a França...
Afinal, parece que não...
http://economico.sapo.pt/noticias/sp-af ... 24184.html
Creio que não baixam por agora, mas poderão ter de baixar no curto prazo...
Como é que a França, Alemanha, Inglaterra estando expostos a um grande número de países (que tiveram grandes baixas no rating) conseguem manter a notação AAA? Por exemplo, se neste momento a Itália deixasse de pagar, a França iria ficar sem 20% do seu PIB....
- Registado: 7/4/2007 17:13
pvg80713 Escreveu:não sei porquê, mas eu apostaria mais que o próximo a deixar de ser AAA vai ser a França...
Acho que será mais o Reino Unido. Depois de se descer os EUA agora pode-se descer tudo sem vergonha nenhuma...
JCS
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
pvg80713 Escreveu:não sei porquê, mas eu apostaria mais que o próximo a deixar de ser AAA vai ser a França...
Pata-Hari Escreveu:ó C.N ... "mais um porquinho" nunca me faz recordar ao que raio te referes. Sei que é uma "cena q´a mim m´assiste" mas nunca me recordo. Podias chamar os bois pelos nomes e dizer logo "aqui vêm os porcos dos franceses"(kidding!!!)
mais um para os PIGS, PIIGS... F´PIGS, também não está mal : fu...pigs
- Registado: 19/4/2005 11:11
e-finance Escreveu:Aquele que mais se tentar desmarcar, o famoso "nós não somos a Grécia..." já sente a pressão, é a próxima vitima.
Isto parece a selva, quando uma animal está fragilizado é de imediato atacado e serve de alimento a outros.
Exato! O cortador de relva continua à solta.Já passou uns quantos a ferro.Aguardemos para ver qual é o próximo a ser cilindrado.LOL
Mal ao bem, no que à Europa diz respeito, o dito "cortador", tem contribuído para que aconteça uma maior solidariedade.Não deixa de ser engraçado: não são os políticos que mandam (já se sabia); são os investidores!
Os políticos, como baratas tontas, entraram na senda do populismo; o devaneio levou-os a gastar de forma desmesurada.Este populismo parecia não ter fim; bastavam umas quantas obras feitas, e umas quantas promessas, e tinham a eleição garantida.Era vê-los empertigados a gastar o dinheiro dos outros.O que ainda está para vir, deverá ser terrível. Mas quem sabe; possamos retirar ensinamentos muito proveitosos de tudo isto.
Já estou como os outros da Pimco; entramos numa nova era financeira!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
the right time.”«Mel Raiman»
Eu também tenho falado muito sobre a França e preocupa-me verdadeiramente (talvez porque seja um caso que conheço relativamente bem). O drama de França é o efeito perverso que o aumento de impostos tem tido na economia e na colecta de impostos. Sim, são mais produtivos que nós; sim, são mais ricos; têm privilégios sociais inacreditáveis. São extraordinariamente eficientes na cobrança de impostos. E em vez de ajustarem os benefícios sociais é gastos públicos a níveis sustentáveis, foram aumentando a carga fiscal. O resultado tem sido bem claro nos últimos 10, 15 anos. Toda a população com rendimentos significativos (os "ricos") saíram do país. Ouvi no outro dia uma história de uma senhora de 90 anos cujas filhas a acabam de mudar de Paris (onde sempre viveu) para o Mónaco (ainda nem percebeu onde está!) porque chegaram à conclusão que em morte, o património da mãe ficaria em 80% para o estado.
Si, eu acredito que França irá no curto prazo ter um problema grave, fruto em grande parte do efeito perverso da sua politica fiscal (por alguma razão Sarkosy grita sempre pela harmonização fiscal...!)
Si, eu acredito que França irá no curto prazo ter um problema grave, fruto em grande parte do efeito perverso da sua politica fiscal (por alguma razão Sarkosy grita sempre pela harmonização fiscal...!)
Reuniao dos AAA's
Ola,
Agora que os EUA ja nao sao AAA, quem e o cliente que se segue? Ha dois paises no pipe-line: a Gra-Bretanha e a Franca. No quadro simples abaixo pode ver-se os paises que ainda sao triplo AAA. Reparem no deficit budgetario da Gra-Bretanha e Franca, o mais alto dos 15.
Abraco
CN
Agora que os EUA ja nao sao AAA, quem e o cliente que se segue? Ha dois paises no pipe-line: a Gra-Bretanha e a Franca. No quadro simples abaixo pode ver-se os paises que ainda sao triplo AAA. Reparem no deficit budgetario da Gra-Bretanha e Franca, o mais alto dos 15.
Abraco
CN
- Anexos
-
- The Last 15 countries with AAA from the Big3 - August 2011.JPG (35.48 KiB) Visualizado 1575 vezes
Editado pela última vez por C.N. em 7/8/2011 17:15, num total de 1 vez.
Mais um porquinho
Ola,
Em meados de Novembro do ano passado tinha alertado para o estado (fraco) da economia Francesa e a falta de vontade em se adotar medidas de austeridade. Opinei na altura que a Galia estava logo a seguir a Italia na mira dos mercados obrigacionistas.
Ora os mercados estao agora a bater a porta de Bercy. O spread entre as obrigacoes Alemas e Francesas a 10 anos esta a bater records -ha um spike em final de 2008, principio de 2009, mas e melhor ignora-lo- desde que o euro foi formado, ou por outras palavras, desde que os Franceses e outros beneficiam por terem no clube um jogador chamado Alemanha (nome amaricado para tamanho jogador). Ver grafico.
As medidas de austeridade adotadas ate agora sao pateticas, por exemplo, a passagem da idade da reforma de 60 para 62. A reducao do deficit publico tem vindo essencialmente do crescimento das receitas (+6% YoY em Maio 2011) e cortes ou finalizacao de despesas (-3% YoY) especiais adoptadas em finais de 2008. Mas a divida publica Francesa continua a ser comparavel a Portuguesa. E esta a crescer rapidamente: 83% do PIB em 2010, 91% em 2012 segundo a OECD.
Eu acho que os mercados estao a achar que ate as eleicoes (final de Abril, principio de Maio 2012) nao vai haver medidas de austeridade. No plano atual e preciso um crescimento muito forte (acima de +3% ao ano) para se reduzir a divida publica. Ora os mercados estao a dizer que nao acreditam nisso. Eu tambem nao.
Abraco.
CN
Links de leitura rapida:
French Spread is at Record, Agosto 2011 http://www.bloomberg.com/news/2011-08-0 ... ecord.html
Eurozone Government 10Y Bonds Yields, Dezembro 2010 http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ht=#791568
Mais um porquinho, Novembro 2010 http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ht=#784711 [/url]
Em meados de Novembro do ano passado tinha alertado para o estado (fraco) da economia Francesa e a falta de vontade em se adotar medidas de austeridade. Opinei na altura que a Galia estava logo a seguir a Italia na mira dos mercados obrigacionistas.
Ora os mercados estao agora a bater a porta de Bercy. O spread entre as obrigacoes Alemas e Francesas a 10 anos esta a bater records -ha um spike em final de 2008, principio de 2009, mas e melhor ignora-lo- desde que o euro foi formado, ou por outras palavras, desde que os Franceses e outros beneficiam por terem no clube um jogador chamado Alemanha (nome amaricado para tamanho jogador). Ver grafico.
As medidas de austeridade adotadas ate agora sao pateticas, por exemplo, a passagem da idade da reforma de 60 para 62. A reducao do deficit publico tem vindo essencialmente do crescimento das receitas (+6% YoY em Maio 2011) e cortes ou finalizacao de despesas (-3% YoY) especiais adoptadas em finais de 2008. Mas a divida publica Francesa continua a ser comparavel a Portuguesa. E esta a crescer rapidamente: 83% do PIB em 2010, 91% em 2012 segundo a OECD.
Eu acho que os mercados estao a achar que ate as eleicoes (final de Abril, principio de Maio 2012) nao vai haver medidas de austeridade. No plano atual e preciso um crescimento muito forte (acima de +3% ao ano) para se reduzir a divida publica. Ora os mercados estao a dizer que nao acreditam nisso. Eu tambem nao.
Abraco.
CN
Links de leitura rapida:

- Anexos
-
- Spread French 10Y Bond with German Bund.JPG (34.2 KiB) Visualizado 2708 vezes