Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OFF-Off-topic - Continente?! nem morta! ainda apanho e-coli!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 20/6/2011 21:55

rmachado Escreveu:É muito bonito dizer que o mercado é livre e global, mas depois como é que se pode competir com a mão de obra chinesa? (e com as condições de trabalho deles....)

Machado, aqui não se trata de Chineses vs Portugueses. Estamos a falar de produtores portugueses que abafam produtores portugueses.
Sim, há espanhóis e franceses também, mas se eu vejo (e isso é indesmentível) maça portuguesa no hiper e acreditando que é mesmo portuguesa, é porque houve um português a vender ao continente. E se esse português não quiser há outro português porque eu, em tantos anos, nunca vi faltar maça portuguesa no Continente.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 20/6/2011 21:45

mfsr1980 Escreveu:Elias, é óbvio que passam tantos carros comerciais na Av. da Liberdade como nas restantes artérias da Capital.

não, mfsr, não é nada óbvio. É uma suposição tua e não passa disso mesmo: uma suposição.

Eu não perguntei se na Avenida da Liberdade circulavam muitos carros ou poucos carros de mercadorias. O que eu queria saber são "que mercadorias são essas que precisam de circular pela Avenida da Liberdade."

Mas a isto tu não respondeste, claro...

mfsr1980 Escreveu:Tu é que vês o carro apenas como um produto de luxo e não entendes que nalgumas profissões é um instrumento de trabalho indispensável.

Mais uma suposição. Estás a atribuir-me afirmações que eu não produzi.

mfsr1980 Escreveu:Ou és jovem e não pensas ou és mesmo ignorante pois vês as outras profissões à semelhança do teu trabalho.

Já cá faltava o belo do insulto.

Decididamente tu não consegues comunicar civilizadamente :roll:

Registado: 5/11/2002 12:21

por mfsr1980 » 20/6/2011 21:39

Elias, é óbvio que passam tantos carros comerciais na Av. da Liberdade como nas restantes artérias da Capital. Tu é que vês o carro apenas como um produto de luxo e não entendes que nalgumas profissões é um instrumento de trabalho indispensável. Ou és jovem e não pensas ou és mesmo ignorante pois vês as outras profissões à semelhança do teu trabalho.

Disclamer: Eu tenho carro mas nem todas as deslocações justificam o uso do mesmo.

Registado: 3/5/2007 13:55

por Elias » 20/6/2011 21:09

mfsr1980 Escreveu:
Elias Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Não são ataques pessoais!
Acho-te um ignorante na matéria!

Bem, do ataque pessoal passaste ao insulto.

Acho que podias (e devias) ter mais contenção nas palavras.

mfsr1980 Escreveu:Os tranportes públicos, os transportes de mercadorias não foram afectados da mesma maneira?

Que eu saiba os transportes públicos (autocarros + táxis) continuaram a poder circular normalmente.

Quanto às mercadorias, gostava que me explicasses que mercadorias são essas que precisam de circular pela Avenida da Liberdade.

Em vez de me responderes com mais insultos, agradeço que me ajudes a perceber um pouco mais sobre este assunto.

Ó Elias, não tenho a culpa que insistas na asneira e queiras explicações tontas!
Os Transportes Públicos foram afectados pelo engarrafamento que se gerou na Rotunda e que afectou indiscriminadamente todas os veículos.

Continuas a fazer ataques pessoais e a não querer responder.

A minha pergunta foi: "Quanto às mercadorias, gostava que me explicasses que mercadorias são essas que precisam de circular pela Avenida da Liberdade."

por mfsr1980 » 20/6/2011 21:07

Elias Escreveu:

mfsr1980 Escreveu:Os tranportes públicos, os transportes de mercadorias não foram afectados da mesma maneira?

Que eu saiba os transportes públicos (autocarros + táxis) continuaram a poder circular normalmente.

Quanto às mercadorias, gostava que me explicasses que mercadorias são essas que precisam de circular pela Avenida da Liberdade.

Em vez de me responderes com mais insultos, agradeço que me ajudes a perceber um pouco mais sobre este assunto.

Ó Elias, não tenho a culpa que insistas na asneira e queiras explicações tontas!
Os Transportes Públicos foram afectados pelo engarrafamento que se gerou na Rotunda e que afectou indiscriminadamente todas os veículos.

por Elias » 20/6/2011 20:41

por rmachado » 20/6/2011 18:51

Elias Escreveu:
rmachado Escreveu:Se fosse assim tão fácil... :)

Eu não defendo o proteccionismo mas tb não defendo o escravagismo... :)

Não há esclavagismo algum. Ninguém a obrigado a trabalhar a terra. São opções (legítimas, diga-se).

rmachado Escreveu:Algures no meio deve estar a virtude como sempre.

Deixa-me adivinhar: estás a pensar num mundo perfeito em que os produtores recebem boas maquias pelos seus produtos, o pessoal tem todo bons ordenados, os produtos importados são baratos e convivemos todos alegremente :)

Vai lá dizer isso chineses, indianos, paquistaneses and so on... :)

Registado: 24/8/2004 10:42

por Elias » 20/6/2011 18:45

rmachado Escreveu:Se fosse assim tão fácil... :)

Não há esclavagismo algum. Ninguém a obrigado a trabalhar a terra. São opções (legítimas, diga-se).

rmachado Escreveu:Algures no meio deve estar a virtude como sempre.

Deixa-me adivinhar: estás a pensar num mundo perfeito em que os produtores recebem boas maquias pelos seus produtos, o pessoal tem todo bons ordenados, os produtos importados são baratos e convivemos todos alegremente :)

por Lion_Heart » 20/6/2011 18:23

rmachado Escreveu:Existe muita "intermediagem" mas tb muito o culto do a terra é minha...
Não é a toa que a maior parte dos crimes de sangue em Portugal tem duas origens, o Amor e a terra.

A terra, o muro , o poço. Enfim País de terceiro Mundo.

Ja aqui disse que Portugal só será competitivo se os agricultores e pescadores meterem naquela cabeça dura que sózinhos não vã lá . E preciso cooperativas, associações ou empresas para deitar os muros abaixos e criar campos de dimensão suficiente para a agricultura ser rentavel. Na pesca a mesma coisa. Em vez de barquitos , porque não barcos de médio porte
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por nelsonfilipe » 20/6/2011 18:18

The Mechanic Escreveu:Pelos vistos, os pequenos produtores estão na mão dos grandes distribuidores .

Pergunto eu, que não percebo nada disto ( mas sei que muitas vezes , a maior parte, os produtos - sejam vegetais, carnes , peixes, etc. - saem do produtor a 1 e chegam ao consumidor a 3 ou a 4 ), porque razão os produtores não criam uma rede de distribuição própria ?! Não justifica ? É muito caro ? Dá muito trabalho ?! É mais facil serem comidos pelo Belmiro&Jeronimo ?!

Porque com uma rede de distribuição própria ( e estou a falar de cooperativismo ou associativismo - não é redes de distribuição individuais , que seriam quase impossiveis ), já não estariam nas mãos de ninguem e poderiam defender melhor os seus interesses . Podiam vender mais barato . Em vez de venderem a 1 ao Belmiro , venderiam então ao publico a 1,5 ou a 2 . E o Belmiro não conseguiria comprar aos Espanhois ou outros a 1,5 , quanto mais vender a esse preço .

E mesmo que metade dos produtores continuassem a vender a 1 ao Belmiro e tentassem lixar o resto , o Belmiro não conseguiria vender a 2 , mantendo a cadeia de intermediários .

Por outro lado, vejo que os produtores por vezes são capazes de vender um boi a 500 ao Belmiro ( porque ele compra 1,000 bois ) , mas não vendem o mesmo boi a um talho de esquina por menos de 1,000 ( porque é só um ), o que faz com que o consumidor prefira ir ao belmiro, onde um bife é 1 , em vez de ir ao talho de esquina , onde o compra a 2 .

Claro que tem de haver organização e muuuuito trabalho para montar a tal "rede de distribuição" . Sería isto viavel ? ( voltando a frisar que não percebo nada do ramo, mas que me faz confusão como tantos estão nas mãos de tão poucos , aliás, de 2 ou 3 ...)

Um abraço ,

The Mechanic

As cooperativas já existem. Mais propriamente com as maçãs ( várias variedades ) e pêras rochas. E de facto aí, já se nota uma melhoria em relação ao poder de negociação. Mas estamos a falar de variedades protegidas e reconhecidas a nível internacional. Quando falamos do resto dos produtos, não existe nada disso, o que concordo plenamente contigo quando dizes que era viável criar cooperativas de produtores para o resto das frutas mas tal não existe nem há perspectiva para tal daí também a falta de força do produtor. Ou o produtor é muito muito grande e aí tem poder de negociação, ou se for pequeno, nem consegue começar...

Registado: 10/9/2009 15:41

por rmachado » 20/6/2011 18:15

The Mechanic Escreveu:Pelos vistos, os pequenos produtores estão na mão dos grandes distribuidores .

Pergunto eu, que não percebo nada disto ( mas sei que muitas vezes , a maior parte, os produtos - sejam vegetais, carnes , peixes, etc. - saem do produtor a 1 e chegam ao consumidor a 3 ou a 4 ), porque razão os produtores não criam uma rede de distribuição própria ?! Não justifica ? É muito caro ? Dá muito trabalho ?! É mais facil serem comidos pelo Belmiro&Jeronimo ?!

Porque com uma rede de distribuição própria ( e estou a falar de cooperativismo ou associativismo - não é redes de distribuição individuais , que seriam quase impossiveis ), já não estariam nas mãos de ninguem e poderiam defender melhor os seus interesses . Podiam vender mais barato . Em vez de venderem a 1 ao Belmiro , venderiam então ao publico a 1,5 ou a 2 . E o Belmiro não conseguiria comprar aos Espanhois ou outros a 1,5 , quanto mais vender a esse preço .

E mesmo que metade dos produtores continuassem a vender a 1 ao Belmiro e tentassem lixar o resto , o Belmiro não conseguiria vender a 2 , mantendo a cadeia de intermediários .

Por outro lado, vejo que os produtores por vezes são capazes de vender um boi a 500 ao Belmiro ( porque ele compra 1,000 bois ) , mas não vendem o mesmo boi a um talho de esquina por menos de 1,000 ( porque é só um ), o que faz com que o consumidor prefira ir ao belmiro, onde um bife é 1 , em vez de ir ao talho de esquina , onde o compra a 2 .

Claro que tem de haver organização e muuuuito trabalho para montar a tal "rede de distribuição" . Sería isto viavel ? ( voltando a frisar que não percebo nada do ramo, mas que me faz confusão como tantos estão nas mãos de tão poucos , aliás, de 2 ou 3 ...)

Um abraço ,

The Mechanic

Tu tás lá Mech...

Existe muita "intermediagem" mas tb muito o culto do a terra é minha...
Não é a toa que a maior parte dos crimes de sangue em Portugal tem duas origens, o Amor e a terra.

por rmachado » 20/6/2011 18:14

Elias Escreveu:
rmachado Escreveu:É muito bonito dizer que o mercado é livre e global, mas depois como é que se pode competir com a mão de obra chinesa? (e com as condições de trabalho deles....)

rmachado, acho que cada um deve dizer se é a favor de um mercado global ou não.

Não podemos querer ter os produtos baratos e simultaneamente defender o proteccionismo a torto e a direito. São coisas incompatíveis.

Se fosse assim tão fácil... :)

Algures no meio deve estar a virtude como sempre.

por The Mechanic » 20/6/2011 18:01

Pelos vistos, os pequenos produtores estão na mão dos grandes distribuidores .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Elias » 20/6/2011 17:57

rmachado, acho que cada um deve dizer se é a favor de um mercado global ou não.

Não podemos querer ter os produtos baratos e simultaneamente defender o proteccionismo a torto e a direito. São coisas incompatíveis.

por mfsr1980 » 20/6/2011 17:56

Não são ataques pessoais!
Isto porque resumes a circulação automóvel ao transporte particular!
Os tranportes públicos, os transportes de mercadorias não foram afectados da mesma maneira?
Infelizmente tu demonstras não perceber nada do assunto e depois queres disfarsar com um ou outro dislate de alguma criança que ainda não sabe como se produzem as batatas!

por rmachado » 20/6/2011 17:53

AutoMech Escreveu:
rmachado Escreveu:Mas muitos deles já o foram quando começaram o negócio... mas depois foram "secados" pelo mercado... (que na verdade não existe, neste caso) (estamos a falar na meca do dito.. EUA)

RMachado, se o fax substituiu o telex, não havia razão para manter artificialmente esse mercado, ou havia ?

Da mesma maneira que se um produtor pequeno não consegue competir com um grande porque não tem dimensão, não tem máquinas, não tem técnicas modernas de cultivo, de rega, etc. é natural que desapareça ou que tenha de se associar. É a selecção natural.

Ao ler este tópico fica-se com a ideia que o Belmiro anda com um chicote a obrigar os produtores a trabalhar e depois fecha-os numa sala e não saem de lá enquanto não vendem a produção.

Quando um desaparece há outro que lá está para servir a JM/Sonae.

Claro Auto...

Mas o caso do frango nos USA é completamente diferente...
É tipo ditatorial, em que eles compram se tu fizeres desta maneira, nestas condições, com este preço... etc..

Note-se que eu até gosto do Continente mas acho que o nosso mercado está muito dominado por ele e pela JM... e que não vale a pena dizer que é livre...
Ou melhor és livre de não produzir... mas já todos percebemos o impato que esta questão esta a ter na Europa de hoje...

É muito bonito dizer que o mercado é livre e global, mas depois como é que se pode competir com a mão de obra chinesa? (e com as condições de trabalho deles....)

é tudo muito giro.. mas no fim estamos a chegar a pontos de não retorno ou pior a uma inversão geracional nunca antes vista em que pela primeira vez os filhos irão ter piores condições que os pais...

por nelsonfilipe » 20/6/2011 17:51

Elias Escreveu:
nelsonfilipe Escreveu:Tal e qual, muitos pensam que a batata colhe-se como se fosse arrancar fruta das árvores.. já perguntei a muitos se as batatas quando se apanham estão debaixo da terra ou em cima, e quase todos dizem, como é óbvio estão por cima da terra.

Eu não digo tal coisa porque apanhei muita batata quando era puto.

E tinha de andar a limpá-las dos escaravelhos :twisted:

De certeza que não te fez mal nenhum. :lol: Deu pra enrijar as costas. 8-)

por Elias » 20/6/2011 17:50

mfsr1980 Escreveu:Ó Elias, pá!
Se tu achas que os transportes na cidade se resumem a circulação automóvel de privados é porque não percebes nada disto!
Achas que as empresas têem automóveis a circular para conforto dos empregados?
Acho-te ignorante nesta matéria! És do bloco de esquerda?

mfsr,

Em vez de passares ao ataque pessoal, é preferível apresentares argumentos.

Diz-me lá exactamente quais foram, em tua opinião, as empresas prejudicadas com este evento.

por mfsr1980 » 20/6/2011 17:48

Ó Elias, pá!
Se tu achas que os transportes na cidade se resumem a circulação automóvel de privados é porque não percebes nada disto!
Achas que as empresas têem automóveis a circular para conforto dos empregados?
Acho-te ignorante nesta matéria! És do bloco de esquerda?

por Elias » 20/6/2011 17:44

nelsonfilipe Escreveu:Tal e qual, muitos pensam que a batata colhe-se como se fosse arrancar fruta das árvores.. já perguntei a muitos se as batatas quando se apanham estão debaixo da terra ou em cima, e quase todos dizem, como é óbvio estão por cima da terra.

Eu não digo tal coisa porque apanhei muita batata quando era puto.

E tinha de andar a limpá-las dos escaravelhos :twisted:

por nelsonfilipe » 20/6/2011 17:43

pocoyo Escreveu:No sábado estava a ver o programa e perguntaram a uma lisboeta (não sei se era lisboeta, mas fica mais fixe) quando se plantava (foi a Serenela que perguntou, ao qual alguns disseram - as batatas não se plantam, semeiam-se) e "colhia" (devem nascer em arvores) as batatas. A senhora respondeu semeia-se em Outubro e "colhe-se" em Setembro.

Dei uma gargalhada e pensei estes lisboetas são mesmo nabos. :mrgreen:

PS. Viram os allblacks no piquenique?

Tal e qual, muitos pensam que a batata colhe-se como se fosse arrancar fruta das árvores.. já perguntei a muitos se as batatas quando se apanham estão debaixo da terra ou em cima, e quase todos dizem, como é óbvio estão por cima da terra.

por Elias » 20/6/2011 17:39

mfsr1980 Escreveu:Voçês não estão já a extravasar o tema?
Eu não me interessa onde o Belmiro ou o filho compra a fruta! O que me interessa mesmo é que não prejudique quem trabalha!

O que entendes por "prejudicar quem trabalha"? É não deixar circular com o popó?

por mfsr1980 » 20/6/2011 17:37

Voçês não estão já a extravasar o tema?
Eu não me interessa onde o Belmiro ou o filho compra a fruta! O que me interessa mesmo é que não prejudique quem trabalha!

por nelsonfilipe » 20/6/2011 17:32

AutoMech Escreveu:Nelson, eu só pergunto se quando vamos ao Continente vemos as bancadas da fruta vazias ?

Não. Isso significa que há alguém que, voluntariamente, vende ao Continente, aceitando voluntariamente as suas condições.

Ora claro, não estou a dizer o contrário, mas enquanto as condições aceites pelos produtores são um tanto precárias, as condições impostas às grandes superfícies são poucas ou nenhumas. Mas não estou a dizer que tem razão e outro deixar de a ter.. A balança é que está um tanto inclinada...

por pocoyo » 20/6/2011 17:31

No sábado estava a ver o programa e perguntaram a uma lisboeta (não sei se era lisboeta, mas fica mais fixe) quando se plantava (foi a Serenela que perguntou, ao qual alguns disseram - as batatas não se plantam, semeiam-se) e "colhia" (devem nascer em arvores) as batatas. A senhora respondeu semeia-se em Outubro e "colhe-se" em Setembro.

Dei uma gargalhada e pensei estes lisboetas são mesmo nabos. :mrgreen:

PS. Viram os allblacks no piquenique?

Registado: 15/1/2010 15:30

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: niceboy, peterteam2 e 120 visitantes