Off Topic- Finalmente a Crise Chegou
mais_um Escreveu:Elias,
Podes dar as voltas que quiseres mas as tuas contas estão mal feitas.
Uma coisa é o custo do ponto de vista do utilizador, ou seja, eu quero deslocar-me do Campo Grande para o Rossio para ir fazer qualquer coisa, por exemplo passear, quanto me custa ir em transportes publicos ou em viatura propria, mesmo com bilhete comprado, os tais 1,5€ que custa a viagem na Carris, sai mais caro ir no meu carro , do que ir no autocarro, alem do custo do combustivel tens todos os custos associados ao automovel, se adicionares o custo do parque de estacionamento, em que só os primeiros 15 minutos são 0,90 € então a diferença é esmagadora, se fores de metro a vantagem ainda é maior.
Outra coisa é quanto custa transportar 40 pessoas de autocarro versus transportar as mesmas pessoas de automovel. Mais uma vez a diferença é abismal a favor dos transportes publicos, precisas de 40 automoveis, agora compara o custo de aquisição de 40 automoveis com o de um autocarro....
As pessoas utilizam o automovel principalmente por comodidade, habito e em alguns casos por status.
Eu sei que as contas estão mal feitas, o meu único objectivo era o de mostrar que o modelo de financiamento / subsidiação dos transportes públicos não é economicamente muito racional...
mais_um Escreveu:PS: sobre as fotos dos autocarros a abarrotar, segundo o relatorio de contas da Carris, a taxa de ocupação ronda os +/-21%.
Isto é uma private joke antiga, basicamente houve uma membra do Caldeirão (que não vou nomear, pois isso era chato para a Pata

- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:
Eu baseei a minha afirmação numa situação concreta e disse que nos percursos urbanos o percurso feito de carro fica mais barato do que tirando um bilhete.
Mas é evidente que a comparação é muito simplista e que a situação se altera se estivermos a falar de quem tem passe, pois aí as contas têm de ser feitas de outra maneira.
Elias,
Podes dar as voltas que quiseres mas as tuas contas estão mal feitas.
Uma coisa é o custo do ponto de vista do utilizador, ou seja, eu quero deslocar-me do Campo Grande para o Rossio para ir fazer qualquer coisa, por exemplo passear, quanto me custa ir em transportes publicos ou em viatura propria, mesmo com bilhete comprado, os tais 1,5€ que custa a viagem na Carris, sai mais caro ir no meu carro , do que ir no autocarro, alem do custo do combustivel tens todos os custos associados ao automovel, se adicionares o custo do parque de estacionamento, em que só os primeiros 15 minutos são 0,90 € então a diferença é esmagadora, se fores de metro a vantagem ainda é maior.
Outra coisa é quanto custa transportar 40 pessoas de autocarro versus transportar as mesmas pessoas de automovel. Mais uma vez a diferença é abismal a favor dos transportes publicos, precisas de 40 automoveis, agora compara o custo de aquisição de 40 automoveis com o de um autocarro....
As pessoas utilizam o automovel principalmente por comodidade, habito e em alguns casos por status.
Um abraço,
Alexande Santos
PS: sobre as fotos dos autocarros a abarrotar, segundo o relatorio de contas da Carris, a taxa de ocupação ronda os +/-21%.

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Pata-Hari Escreveu:Esta é a única semana do mês em que isso sucede, é a semana antes dos pagamentos de ordenados. Nota-se sempre menos transito em Lisboa, é impressionante. Aliás, esse fenómeno contraria o tal comentário do Elias em como andar de carro é mais barato que andar de transportes.
Não generalizemos.
Eu baseei a minha afirmação numa situação concreta e disse que nos percursos urbanos o percurso feito de carro fica mais barato do que tirando um bilhete.
Mas é evidente que a comparação é muito simplista e que a situação se altera se estivermos a falar de quem tem passe, pois aí as contas têm de ser feitas de outra maneira.
(de qualquer forma continuo à espera das fotos dos autocarros cheios

- Registado: 5/11/2002 12:21
Cartão de Crédito
E ainda não chegou a continha do cartão de crédito que devem começar a cair a partir de dia 20.
Parece-me que a questão de haver menos carros nas estradas, teve a ver com uma resolução de ano novo. Noto isso, venho todos os dias da margem sul, passei a sair 15 minutos mais tarde e a rotunda onde todo o trânsito a funila e que a essa hora já estava caótico, este mês esteve sempre suportável.
Parece-me que a questão de haver menos carros nas estradas, teve a ver com uma resolução de ano novo. Noto isso, venho todos os dias da margem sul, passei a sair 15 minutos mais tarde e a rotunda onde todo o trânsito a funila e que a essa hora já estava caótico, este mês esteve sempre suportável.
- Registado: 29/11/2007 2:53
Noticia de ontem:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=488846

Hoje é o dia mais deprimente do ano para britânicos
Esta segunda-feira é o dia mais deprimente do ano, segundo um estudo de psicólogos britânicos.
O cálculo do dia mais «triste» do ano leva em conta diversos factores, incluindo as dívidas pós-Natal, o falhanço de resoluções do Ano Novo e o mau tempo no Reino Unido.
A terceira segunda-feira de Janeiro marca o final da euforia da mudança de ano e o calor do Verão está ainda muito distante, referem os psicólogos.
A receita para ultrapassar este dia passa por ajudar alguém que precise, receber um elogio inesperado e ouvir o som do mar, de acordo com uma sondagem encomendada pela ActionAid.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=488846
Ontem também reparei nisso, menos automoveis a circular.
Pelo menos na zona de Lisboa é um fenomeno recorrente, a partir do meio do mês até os FP receberem o ordenado, nota-se menos movimento de automoveis e nos restaurantes.
Pelo menos na zona de Lisboa é um fenomeno recorrente, a partir do meio do mês até os FP receberem o ordenado, nota-se menos movimento de automoveis e nos restaurantes.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Off Topic- Finalmente a Crise Chegou
Bem , ou será do mes (Janeiro costuma ser uma mes parado após as épocas festivas) ou a crise chegou finalmente a Portugal.
Noto menos carros nas ruas. Bares mais desertos e pasme-se o sitio onde costumo tomar cafe normalmente cheio de pessoas a almoçar hoje estava deserto!
O local onde costumo almoçar um cozido a Portuguesa de vez em quando (por 8€ com tudo incluido) e que costumava estar sempre cheio e so por marcação estava com meia casa.
Parece que finalmente a crise bateu a porta ou sera do mes em que estamos.
Noto menos carros nas ruas. Bares mais desertos e pasme-se o sitio onde costumo tomar cafe normalmente cheio de pessoas a almoçar hoje estava deserto!
O local onde costumo almoçar um cozido a Portuguesa de vez em quando (por 8€ com tudo incluido) e que costumava estar sempre cheio e so por marcação estava com meia casa.
Parece que finalmente a crise bateu a porta ou sera do mes em que estamos.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Musus, Pmart 1, rg7803, Shimazaki_2, TTM62 e 167 visitantes