Combustiveis: Bem essencial ou luxo?
Mares Escreveu:Nahoot Escreveu:Ora bons dias,
No dia em que sai a bela da noticia que a gasolina subiu para preços recordes (http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economi ... id=1760140) lembrei-me de vir aqui por um pequeno "estudo" que fiz.
Peguei no preço do crude dos últimos anos, no preço do euro/dólar e preço do combustível (informação recolhida na net) e meti tudo num excel. Baralhei e compliquei e pus num gráfico. De seguida criei linhas de tendência (com a validade que isso tem).
O resultado foi o da imagem em anexo.
Que vos parece? Eu diria que, em particular na gasolina, há ali qualquer coisa que não bate certo.
Coloco também o ficheiro excel para analisarem as contas.
edit: afinal não pus porque o forum não suporta extensão xlsx
(NOTA: eu não sou especialista neste tipo de análises, portanto podem criticar à vontade.)
Já agora, para não fugir ao tema dos transportes publicos vs privados coloco aqui um link de uma opinião com a qual eu concordo. Chamo a atenção para o facto de esse post já ser antigo: http://minuins.wordpress.com/2009/04/13 ... -publicos/[/b]
Olá Nahoot,
muito interessante teu gráfico.
Estás também a considerar o valor dos impostos durante o período?
Pelas notícias de hoje, o teu gráfico não devería mostrar um máximo absoluto?
Abraço,
Mares.
O preço do combustivel é o valor final que tirei do site http://www.precoscombustiveis.dgge.pt/?cpp=1
Quanto aos valores do meu gráfico, infelizmente não consegui as informações sobre tudo o que queria com as datas todas que queria. O valor do eur/dol só consegui arranjar para depois de Abril de 2008, por exemplo.
O resultado foi que só consegui fazer um gráfico entre Abril/08 e Nov/10. A linha de tendencia é que estiquei até Setembro de 2011.
Infelizmente não sou expert neste tipo de análises.

Utilizei a Linha de Tendencia Linear do excel, o que eu sei que é muito basico e levará a erros. Isto demonstra-se facilmente por, por exemplo, tanto a linha do gasoleo como do petroleo estar a descer, o que claramente não corresponde à realidade.
No entanto, aquilo que eu achei mais curioso quando fiz este grafico, é que as linhas de tendencia do gasoleo e do petroleo estão ambas levemente a descer (com inclinações ligeiramente diferentes). No entanto a linha de tendencia da gasolina é praticamente horizontal.
Isso a mim diz-me que, mesmo tendo em conta os possiveis erros de calculos, que a gasolina está mais cara do que "devia".
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Nahoot Escreveu:Ora bons dias,
No dia em que sai a bela da noticia que a gasolina subiu para preços recordes (http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economi ... id=1760140) lembrei-me de vir aqui por um pequeno "estudo" que fiz.
Peguei no preço do crude dos últimos anos, no preço do euro/dólar e preço do combustível (informação recolhida na net) e meti tudo num excel. Baralhei e compliquei e pus num gráfico. De seguida criei linhas de tendência (com a validade que isso tem).
O resultado foi o da imagem em anexo.
Que vos parece? Eu diria que, em particular na gasolina, há ali qualquer coisa que não bate certo.
Coloco também o ficheiro excel para analisarem as contas.
edit: afinal não pus porque o forum não suporta extensão xlsx
(NOTA: eu não sou especialista neste tipo de análises, portanto podem criticar à vontade.)
Já agora, para não fugir ao tema dos transportes publicos vs privados coloco aqui um link de uma opinião com a qual eu concordo. Chamo a atenção para o facto de esse post já ser antigo: http://minuins.wordpress.com/2009/04/13 ... -publicos/[/b]
Olá Nahoot,
muito interessante teu gráfico.
Estás também a considerar o valor dos impostos durante o período?
Pelas notícias de hoje, o teu gráfico não devería mostrar um máximo absoluto?
Abraço,
Mares.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
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Elias Escreveu:habanero04 Escreveu:Elias, quando dizes que os vês vazios deve ser em alturas fora da hora de ponta ou então em locais com poucos clientes.
Vazios? Eu não disse vazios. Disse com pouca gente (com lugares sentados desocupados).
E sim, é nas horas de ponta na Avenida da República.
Ok. Como disse atrás, provavelmente haverá mais pessoas a utilizar o Metro (várias estações) e o comboio (Entrecampos) nessa zona do que o autocarro.
Se forem autocarros que sirvam zonas sem Metro ou comboio, ou se forem autocarros que passem ou partam dos pontos onde esses transportes descarreguem passageiros, com certeza que os autocarros enchem muito mais.
Ora bons dias,
No dia em que sai a bela da noticia que a gasolina subiu para preços recordes (http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economi ... id=1760140) lembrei-me de vir aqui por um pequeno "estudo" que fiz.
Peguei no preço do crude dos últimos anos, no preço do euro/dólar e preço do combustível (informação recolhida na net) e meti tudo num excel. Baralhei e compliquei e pus num gráfico. De seguida criei linhas de tendência (com a validade que isso tem).
O resultado foi o da imagem em anexo.
Que vos parece? Eu diria que, em particular na gasolina, há ali qualquer coisa que não bate certo.
Coloco também o ficheiro excel para analisarem as contas.
edit: afinal não pus porque o forum não suporta extensão xlsx
(NOTA: eu não sou especialista neste tipo de análises, portanto podem criticar à vontade.
)
Já agora, para não fugir ao tema dos transportes publicos vs privados coloco aqui um link de uma opinião com a qual eu concordo. Chamo a atenção para o facto de esse post já ser antigo: http://minuins.wordpress.com/2009/04/13 ... -publicos/[/b]
No dia em que sai a bela da noticia que a gasolina subiu para preços recordes (http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economi ... id=1760140) lembrei-me de vir aqui por um pequeno "estudo" que fiz.
Peguei no preço do crude dos últimos anos, no preço do euro/dólar e preço do combustível (informação recolhida na net) e meti tudo num excel. Baralhei e compliquei e pus num gráfico. De seguida criei linhas de tendência (com a validade que isso tem).
O resultado foi o da imagem em anexo.
Que vos parece? Eu diria que, em particular na gasolina, há ali qualquer coisa que não bate certo.
Coloco também o ficheiro excel para analisarem as contas.

edit: afinal não pus porque o forum não suporta extensão xlsx
(NOTA: eu não sou especialista neste tipo de análises, portanto podem criticar à vontade.

Já agora, para não fugir ao tema dos transportes publicos vs privados coloco aqui um link de uma opinião com a qual eu concordo. Chamo a atenção para o facto de esse post já ser antigo: http://minuins.wordpress.com/2009/04/13 ... -publicos/[/b]
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habanero04 Escreveu:Elias, quando dizes que os vês vazios deve ser em alturas fora da hora de ponta ou então em locais com poucos clientes.
Vazios? Eu não disse vazios. Disse com pouca gente (com lugares sentados desocupados).
E sim, é nas horas de ponta na Avenida da República.
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O que eu acho é que se tem que fazer a distinção entre transportes eficientes, o comboio e o Metro, e transportes pouco eficientes, como o autocarro.
Eu vivo na Margem-Sul e vou de carro para a estação, deixo o carro no parque e o que utilizo é o comboio e Metro. Deixei de utilizar o autocarro já há alguns anos porque simplesmente não é eficiente e não é um transporte com que se possa contar a 100%, pois uns dias passa mais cedo, outros mais tarde, noutros nem passa, os tempos de espera são por vezes enormes, e na vida do dia a dia não há tempo para me sujeitar a isso.
Quanto ao autocarro em Lisboa, já usei mas agora não uso porque também não necessito, mas lembro-me bem de como era quando utilizava. Filas intermináveis e autocarros a abarrotar.
Elias, quando dizes que os vês vazios deve ser em alturas fora da hora de ponta ou então em locais com poucos clientes. Eu há uns anos utilizava o barco e apanhava o autocarro no Terreiro do Paço e garanto que não andavam vazios. Se for em locais que o autocarro faça ligação com outros transportes tem bastantes clientes, agora se houver Metro por perto acredito que a maioria das pessoas opte por este por ser mais eficiente.
Quanto aos preços dos transportes, não acho que sejam baratos. Utilizo a Fertagus e o parque da estação e pago quase 90€ desde a estação do Fogueteiro. É caro! Se o valor cobrado por Km for comparado com o da CP ainda dá uma boa diferença. Depois estes meninos a fazer aumentos também não são meigos, o aumento agora em Janeiro rondou os 5%.
Isto é apenas a minha opinião.
Eu vivo na Margem-Sul e vou de carro para a estação, deixo o carro no parque e o que utilizo é o comboio e Metro. Deixei de utilizar o autocarro já há alguns anos porque simplesmente não é eficiente e não é um transporte com que se possa contar a 100%, pois uns dias passa mais cedo, outros mais tarde, noutros nem passa, os tempos de espera são por vezes enormes, e na vida do dia a dia não há tempo para me sujeitar a isso.
Quanto ao autocarro em Lisboa, já usei mas agora não uso porque também não necessito, mas lembro-me bem de como era quando utilizava. Filas intermináveis e autocarros a abarrotar.
Elias, quando dizes que os vês vazios deve ser em alturas fora da hora de ponta ou então em locais com poucos clientes. Eu há uns anos utilizava o barco e apanhava o autocarro no Terreiro do Paço e garanto que não andavam vazios. Se for em locais que o autocarro faça ligação com outros transportes tem bastantes clientes, agora se houver Metro por perto acredito que a maioria das pessoas opte por este por ser mais eficiente.
Quanto aos preços dos transportes, não acho que sejam baratos. Utilizo a Fertagus e o parque da estação e pago quase 90€ desde a estação do Fogueteiro. É caro! Se o valor cobrado por Km for comparado com o da CP ainda dá uma boa diferença. Depois estes meninos a fazer aumentos também não são meigos, o aumento agora em Janeiro rondou os 5%.
Isto é apenas a minha opinião.
Elias Escreveu:Pemides Escreveu:E se é mesmo para incentivar o uso do transporte público, uma solução do género era muito mais eficaz: todos os habitantes da cidade pagam uma taxa mensal para uso dos transportes públicos (podia vir incorporada na factura da água, por exemplo, junto com as outras taxas todas do lixo e o que eles mais conseguem inventar), e têm direito a usá-los gratuitamente. Quem quiser usar usa, quem quiser ir de carro vai (mas paga na mesma os transportes públicos). Dividindo por todos os habitantes da cidade, o valor por pessoa (ou família) seria bastante mais baixo do que o valor actual dos passes, e o custo marginal para o utilizador passa a ser 0. E fica o problema resolvido, com fortes incentivos para a utilização dos transportes públicos, e sem mexer na carteira de quem não tem nada a ver com isso (aka, quem vive fora dessas grandes cidades)
Achas que sim?
E já pensaste na injustiça dessa medida?
Terias os habitantes de Lisboa a serem taxados para os utilizadores que todas as manhãs chegam à capital vindos de Oeiras, Cascais, Sintra, Amadora, Loures, Vila Franca de Xira e margem sul os usarem gratuitamente.
Pois é! É isso e se calhar fazerem esses cálculos baseados na quantidade de m3 de água consumida, como já fazem o resto...
Por essa lógica voltem a pôr também as scuts de borla e mais uma taxa para as financiar na conta da água...
Elias Escreveu:Pemides Escreveu:E de qualquer forma... achavas injusto que os habitantes de Lisboa pagassem para os habitantes de Oeiras, Cascais, Sintra, Amadora, Loures, blabla usarem os transportes gratuitamente. Mas já achas justo que os habitantes de Leiria, Évora, Faro, Guarda paguem para os habitantes de Lisboa, Porto, Oeiras, Cascais, Sintra, Amadora, blabla, andarem a andar de transportes a um preço muito abaixo do preço de custo. Coerência
Errado. Eu defendi que todos os transportes urbanos deveriam ser gratuitos, em qualquer cidade, tu é que presumiste que eu estava a falar apenas de Lisboa e Porto.
Ou seja, os cidadãos pagariam impostos para poder andar gratuitamente de transportes públicos em qualquer cidade.
Não há aqui qualquer falta de coerência.
É curioso que nos países "ricos" e que muitos de nós usamos como bons exemplos os transportes públicos são pagos pelo utilizador e em alguns casos os preços são relativamente altos (zonas turísticas), porque é que em Portugal queremos os transportes públicos gratuitos?!

Pemides Escreveu:E de qualquer forma... achavas injusto que os habitantes de Lisboa pagassem para os habitantes de Oeiras, Cascais, Sintra, Amadora, Loures, blabla usarem os transportes gratuitamente. Mas já achas justo que os habitantes de Leiria, Évora, Faro, Guarda paguem para os habitantes de Lisboa, Porto, Oeiras, Cascais, Sintra, Amadora, blabla, andarem a andar de transportes a um preço muito abaixo do preço de custo. Coerência
Errado. Eu defendi que todos os transportes urbanos deveriam ser gratuitos, em qualquer cidade, tu é que presumiste que eu estava a falar apenas de Lisboa e Porto.
Ou seja, os cidadãos pagariam impostos para poder andar gratuitamente de transportes públicos em qualquer cidade.
Não há aqui qualquer falta de coerência.
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Pata-Hari Escreveu:O que não tens e não é facilitador são lugares para poderes estacionar e deixar o carro e bons transportes até ao centro da cidade.
Estou farto de reclamar sobre isto.
Na zona de Loures, que é a que conheço melhor, os parques do Sr. Roubado e Odivelas são ridiculamente pequenos, atendendo a que apanha toda essa zona e são, ainda, a porta de entrada para quem vem da linha de Torres Vedras e Bucelas.
Pata-Hari Escreveu:Elias, os estacionamentos em Lisboa já são caríssimos. Eu trabalho no centro de Lisboa e até tenho colegas que optaram por vender o carro e andar de taxi (passam a vida a pedir boleia...) outros com smarts a dividir um lugar de estacionamento no parque e muitos de mota. O que não tens e não é facilitador são lugares para poderes estacionar e deixar o carro e bons transportes até ao centro da cidade.
Outra coisa que te indicia que não é assim tão barato andar de carro, é o facto de na semana antes aos pagamentos de ordenados teres claramente menos transito em Lisboa. Se andar de carro fosse mais barato que andar de transportes públicos, não terias esse fenomeno.
As contas do Elias estão "enviesadas..."



Quer nos custos do automovel, quer nos custos do autocarro..

Eu gasto por mês no passe de comboio entre Sete Rios e a Damaia +/- 22 €, antes tinha um automovel para fazer este percurso, vendi-o no fim do ano passado, só em seguro por mês pagava mais do que 20 €, junta-lhe os combustiveis, a manutenção, a desvalorização e o custo dispara, é muitas vezes mais do que o custo dos transportes publicos.
Mas pronto há malta que gosta de viver iludido..


"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Elias, os estacionamentos em Lisboa já são caríssimos. Eu trabalho no centro de Lisboa e até tenho colegas que optaram por vender o carro e andar de taxi (passam a vida a pedir boleia...) outros com smarts a dividir um lugar de estacionamento no parque e muitos de mota. O que não tens e não é facilitador são lugares para poderes estacionar e deixar o carro e bons transportes até ao centro da cidade.
Outra coisa que te indicia que não é assim tão barato andar de carro, é o facto de na semana antes aos pagamentos de ordenados teres claramente menos transito em Lisboa. Se andar de carro fosse mais barato que andar de transportes públicos, não terias esse fenomeno.
Outra coisa que te indicia que não é assim tão barato andar de carro, é o facto de na semana antes aos pagamentos de ordenados teres claramente menos transito em Lisboa. Se andar de carro fosse mais barato que andar de transportes públicos, não terias esse fenomeno.
Respondendo a questão do tópico:
Infelizmente neste País qualquer bem pode ser considerado de luxo.
Desde o mais básico : papel higienico e pasta dos dentes (nao sei quais serao as alternativas) IVA 23%
aos combustiveis que levam mais de 100% em impostos ao qual adicinamos mais um IVA de 23% ( a alternativa deve ser o burro)
aos barcos (Pais de marinheiros onde quase ninguem pode ter uma barquito) , pior onde nem uma fabrica de barcos ou iates temos o que é uma vergonha mas so mostra o desastre a que chegou este País.
Qualquer dia respirar vai pagar IVA tb!
Infelizmente neste País qualquer bem pode ser considerado de luxo.
Desde o mais básico : papel higienico e pasta dos dentes (nao sei quais serao as alternativas) IVA 23%
aos combustiveis que levam mais de 100% em impostos ao qual adicinamos mais um IVA de 23% ( a alternativa deve ser o burro)
aos barcos (Pais de marinheiros onde quase ninguem pode ter uma barquito) , pior onde nem uma fabrica de barcos ou iates temos o que é uma vergonha mas so mostra o desastre a que chegou este País.
Qualquer dia respirar vai pagar IVA tb!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
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Elias Escreveu:Ah é? Pois eu acho é que subsidiar os transportes da forma como são feitos é economicamente irracional.
Vou sustentar esta afirmação com algumas contas:
Ahhhh, pronto. Então está aqui o centro da discórdia.
Eu não estou a falar do economicamente racional.
Eu estou a falar duma coisa que penso ser atribuição do estado (proporcionar transportes públicos e promover a sua utilização).
E isso é uma questão de politica.
Tal como muitas outras coisas em que decidimos (ou não) que o estado deve gastar dinheiro.
Eu penso que deve gastar com os transportes públicos, tal como deve com as escolas, os hospitais.
Mas por exemplo não deve com televisões.
É uma questão de politica e aceito que haja quem discorde.
Quanto ao economicamente racional, bem, então gastar dinheiro em cuidados paliativos dos doentes em estado terminal também é irracional porque a pessoa vai morrer em breve. Espero que me tenha feito entender.
Elias Escreveu:
Do meu ponto de vista, subsidiar transportes públicos é uma opção economicamente irracional, a menos que o objectivo seja declaradamente o de libertar os centros urbanos de excesso de tráfego
Aqui discordo. Tu está a assumir que toda a gente tem alternativa (nomeadamente o transporte individual). Isso não é verdade.
Além disso eu ao usar o metro para Lisboa poupo imenso dinheiro por mês em gasolina, estacionamento, desgaste do carro, etc.
Elias Escreveu:- mas neste caso a subsidiação total é a única que, em minha opinião, terá alguma eficácia.
Eu também discordo. Colocar portagens nos centros urbanos e aumentar o preço do estacionamento faria mais pela redução do tráfego automóvel.
Em relação ás tuas contas, não são obviamente surpresa Elias.
Mas o que eu acho irracional é defenderes que os transportes sejam gratuitos e não admitas (que foi onde esta discussão começou) que seja correcto pedir pequena contribuição a quem os usa (bilhete ou passe mensal), desde que esse valor seja razoável.
Eu não posso aceitar, de forma nenhuma, que as únicas alternativas sejam as que tu dizes, nomeadamente ou tudo gratuito ou cobrar o custo real do transporte.
Pemides Escreveu:Mares Escreveu:Para um trabalhador que ganhe €600,00/mês, esse valor é baratíssimo ou caro?
Baratíssimo. Porra, um Ferrari novo a 5.000€ não deixa de ser baratíssimo, independentemente de continuar a ser caro para muitas carteiras. É um valor muito abaixo do preço de custo...
Se se acha que os transportes devem ser subsidiados para as pessoas de baixos rendimentos, é uma política social como tantas outras... tem é que ser direccionada a essas pessoas de baixos rendimentos. Também não andamos a dar RSI a toda a gente que quer...
Bem, também deves achar que a compra do Ferrari devería ter benefício fiscal?
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
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Mares Escreveu:Para um trabalhador que ganhe €600,00/mês, esse valor é baratíssimo ou caro?
Baratíssimo. Porra, um Ferrari novo a 5.000€ não deixa de ser baratíssimo, independentemente de continuar a ser caro para muitas carteiras. É um valor muito abaixo do preço de custo...
Se se acha que os transportes devem ser subsidiados para as pessoas de baixos rendimentos, é uma política social como tantas outras... tem é que ser direccionada a essas pessoas de baixos rendimentos. Também não andamos a dar RSI a toda a gente que quer...
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"
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Elias Escreveu:Pemides por essa lógica um almoço buffet que custe 75 euros por pessoa é baratíssimo porque tu podes encher o teu prato 20 ou 30 vezes e não pagas mais por causa disso
A comparar, seria mais com um pagamento de 75€ para poderes almoçar e jantar as vezes que quiseres em todos os restaurantes de lisboa e arredores.
Acho que o pessoal que acha que isso é caro não tem noção dos preços dos transportes em cidades mais pequenas (ou mesmo zonas menos urbanizadas)...
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Pemides Escreveu:AutoMech Escreveu:Pemides, achas que 54.75€ é um preço miserável para um passe de comboio, metro e carris para quem viva em Rio de Mouro e trabalhe em Lisboa ?
http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgne ... 01a8c0RCRD
É só para balizar o teu conceito de miserável...
Mas já viste o serviço que usufruis? Viagens ilimitadas no percurso que fazes de comboio, mais utilização ilimitada da rede urbana da caris e do metro... parece-me baratíssimo.
Para um trabalhador que ganhe €600,00/mês, esse valor é baratíssimo ou caro?
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
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Elias Escreveu:Pemides Escreveu:E se é mesmo para incentivar o uso do transporte público, uma solução do género era muito mais eficaz: todos os habitantes da cidade pagam uma taxa mensal para uso dos transportes públicos (podia vir incorporada na factura da água, por exemplo, junto com as outras taxas todas do lixo e o que eles mais conseguem inventar), e têm direito a usá-los gratuitamente. Quem quiser usar usa, quem quiser ir de carro vai (mas paga na mesma os transportes públicos). Dividindo por todos os habitantes da cidade, o valor por pessoa (ou família) seria bastante mais baixo do que o valor actual dos passes, e o custo marginal para o utilizador passa a ser 0. E fica o problema resolvido, com fortes incentivos para a utilização dos transportes públicos, e sem mexer na carteira de quem não tem nada a ver com isso (aka, quem vive fora dessas grandes cidades)
Achas que sim?
E já pensaste na injustiça dessa medida?
Terias os habitantes de Lisboa a serem taxados para os utilizadores que todas as manhãs chegam à capital vindos de Oeiras, Cascais, Sintra, Amadora, Loures, Vila Franca de Xira e margem sul os usarem gratuitamente.
Eu porventura disse que os transportes passariam a ser à borla? Disse que todos os habitantes de Lisboa pagariam, e ganhariam o direito a andar à borla. Não habitantes teriam as suas próprias tarifas, obviamente.
E de qualquer forma... achavas injusto que os habitantes de Lisboa pagassem para os habitantes de Oeiras, Cascais, Sintra, Amadora, Loures, blabla usarem os transportes gratuitamente. Mas já achas justo que os habitantes de Leiria, Évora, Faro, Guarda paguem para os habitantes de Lisboa, Porto, Oeiras, Cascais, Sintra, Amadora, blabla, andarem a andar de transportes a um preço muito abaixo do preço de custo. Coerência

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Pemides Escreveu:Mas já viste o serviço que usufruis? Viagens ilimitadas no percurso que fazes de comboio, mais utilização ilimitada da rede urbana da caris e do metro... parece-me baratíssimo.
Pemides por essa lógica um almoço buffet que custe 75 euros por pessoa é baratíssimo porque tu podes encher o teu prato 20 ou 30 vezes e não pagas mais por causa disso

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AutoMech Escreveu:Pemides, achas que 54.75€ é um preço miserável para um passe de comboio, metro e carris para quem viva em Rio de Mouro e trabalhe em Lisboa ?
http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgne ... 01a8c0RCRD
É só para balizar o teu conceito de miserável...
Mas já viste o serviço que usufruis? Viagens ilimitadas no percurso que fazes de comboio, mais utilização ilimitada da rede urbana da caris e do metro... parece-me baratíssimo.
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Elias Escreveu:MigLuso, em vez de alimentar esta dicotomia do "carro é para o rico e autocarro é para o pobre" eu prefiro apostar num sistema de mobilidade integrada em que trazer o carro para o centro urbano seja realmente caro até para o condutor rico (seja em estacionamento ou em multas) e em que usar de transporte público seja apelativo para todos (coisa que actualmente não acontece).
Eu não pretendia alimentar essa dicotomia. Infelizmente não transmiti a ironia que pretendia dar à frase.
Não sou a favor de financiamento público nesta matéria.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Elias Escreveu:Mares Escreveu:Estamos na CE. Essas operadoras deveríam poder instalar-se em Portugal...
O mesmo vale para o gás em botija, combustíveis, etc, etc
Não tem a ver com serem operadoras espanholas, mas sim o facto de, desde Julho do ano passado, terem sido impostos pela Comissão Europeia tectos ao preço das chamadas em roaming dentro da UE. Ora esses tectos são muito mais baixos do que certos tarifários nacionais...
Quanto aos combustíveis, como muito bem sabes é uma questão fiscal e não de operadoras.
É isso mesmo... os nossos impostos são mais altos...
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
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Mares Escreveu:Estamos na CE. Essas operadoras deveríam poder instalar-se em Portugal...
O mesmo vale para o gás em botija, combustíveis, etc, etc
Não tem a ver com serem operadoras espanholas, mas sim o facto de, desde Julho do ano passado, terem sido impostos pela Comissão Europeia tectos ao preço das chamadas em roaming dentro da UE. Ora esses tectos são muito mais baixos do que certos tarifários nacionais...
Quanto aos combustíveis, como muito bem sabes é uma questão fiscal e não de operadoras.
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