O Preço "Justo" ou valor "Justo"
A questão esta que nas coisas mais importantes para a tua vida tens pouca ou nehuma concorrencia e os preços sao impostos .
So consegues verdadeira concorrencia em termos alimentares , vestuario.
Com base na permisa casa, comida e roupa lavada
Isto só para dizer que o preço justo é muito relativo , bastava Portugal ser um Pais mais competitivo e rigoros que se calhar tinhas muitos destes serviços com um preço "mais justo"
Num País onde a maxima é: temos deficit , metemos ao bolso.
E facil, Subimos Impostos! .
Impostos, impostos, impostos.
So consegues verdadeira concorrencia em termos alimentares , vestuario.
Com base na permisa casa, comida e roupa lavada

Isto só para dizer que o preço justo é muito relativo , bastava Portugal ser um Pais mais competitivo e rigoros que se calhar tinhas muitos destes serviços com um preço "mais justo"
Num País onde a maxima é: temos deficit , metemos ao bolso.
E facil, Subimos Impostos! .
Impostos, impostos, impostos.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Re: O Preço "Justo" ou valor "Justo"
Lion_Heart Escreveu:Ja dei acima. Luz , agua (ambas com outras coisas agregadas ) , gaz , ctt so para dar alguns exemplos
ok, então vamos ao contraditório:
luz - podes "comprar" energia a metade do preço se tiveres tarifa bi-horária e passares os teus consumos para a noite
gás - podes dispensar e substituir por electricidade (mais barato)
ctt - dispensável em muitos casos (podes enviar por e-mail que é de borla) - de qualquer forma eu disse que em serviços regulados é que isto não era bem verdade
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Elias Escreveu:Onde é que isto não é verdade? Nos pagamentos ao Estado (taxas e impostos), em que te é imposto um pagamento sem que tu tenhas possibilidade de decidir se o pagas ou não.
E não só , nas empresas monopolistas também o é , nos oligopolios , nas empresas do estado ou municipais.
Exemplos?
Ja dei acima. Luz , agua (ambas com outras coisas agregadas ) , gaz , ctt , comboios, metro, so para dar alguns exemplos
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Elias Escreveu:Onde é que isto não é verdade? Nos pagamentos ao Estado (taxas e impostos), em que te é imposto um pagamento sem que tu tenhas possibilidade de decidir se o pagas ou não.
E não só , nas empresas monopolistas também o é , nos oligopolios , nas empresas do estado ou municipais.
Exemplos?
Elias Escreveu:Onde é que isto não é verdade? Nos pagamentos ao Estado (taxas e impostos), em que te é imposto um pagamento sem que tu tenhas possibilidade de decidir se o pagas ou não.
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Abro este tópico por vários motivos, sendo um deles para tentar responder ao Elias que faz sempre este tipo de pergunta![]()
![]()
Porque será que antes de abrir o tópico adivinhei que eu ia ser mencionado?

Lion_Heart Escreveu:No final podemos dizer que é o preço pelo qual as duas partes estão dispostas a fazer o negocio.
Mas na maioria desses negocios o preço é imposto por uma das partes. Portanto o preço não é justo mas sim imposto por essas entidades.
Olha que não. Ninguém impõe coisa nenhuma porque ninguém é obrigado a comprar. A partir do momento em que decides comprar algo, estás implicitamente a aceitar o preço que te é proposto. Tens sempre uma alternativa que é a de não comprar e isto é verdade para TODOS os produtos e serviços (excepto os que estão em mercado regulado).
Exemplo: a gasolina. Se achas que o preço é injusto, podes não comprar. Ninguém te obriga a comprar e aliás tens alternativas (vais a pé, pedes boleia, vais de transporte público, cravas um colega...).
Onde é que isto não é verdade? Nos pagamentos ao Estado (taxas e impostos), em que te é imposto um pagamento sem que tu tenhas possibilidade de decidir se o pagas ou não.
O Preço "Justo" ou valor "Justo"
Abro este tópico por vários motivos, sendo um deles para tentar responder ao Elias que faz sempre este tipo de pergunta
Diz-se no mercado que o preço justo de uma açao e o valor a que sta a cotar naquela momento. E tem toda a logica pois é o valor de equilibrio entre oferta e procura.
Mas depois em caso de OPA e para além do premio aos investidores/especuladores muitas vezes depois o valor tem que ser revisto em alta pois a maioria do capital não vende baixo de determinado valor.
Portanto preço justo para uns ja não o é para outros.
Nos tempos da maluqueira (ali pelo ano 2000) eu vi empresas tipo PTM e Pararede (a defunta) a subirem para o céu tipo foguete e alguém aqui do caldeirao a dizer que ia guardar as suas ptm no cofre
. Hoje em dia ambas despareceram e as que as substituiram valem infinitas vezes menos.
Qual é o preço justo delas? Ninguém o soube nem sabe. Mas é o valor do momento que conta.
Preço justo de 1 litro de gasolina. Depende , para muitos é o valor a que esta na bomba. Para quem mora na fronteira é o valor que esta em Espanha. Para mim até preferia o da Venezuela
.
Preço justo da electricidade? Depende , se nao pagar a taxa de audiovisuais e os impostos e subsidios que aparecem pendurados a factura podiamo ter ai o preço justo.
Preço justo da agua? Mais uma coisa relativa pois se gastas muita agua , pagas muito de lixo (eu no meu escritorio quase nao fazia lixo e pagava de lixo mais que de agua ) . Justo não era de certeza.
Se existissem varias empresas em concorrencia até podia ser mais baixo (tanto luz , como agua ou gas).
Preço justo de um automovel? Também depende , se eu moro aqui é o preço que esta no stand. Se fosse um País justo seria o IA sem o IVA em cima .Se tiver empresa , escritorio ou casa la fora ja é outra coisa. Se o comprar no UK ou Alemanha é muito mais barato. Por mim era nos EUA
Ninguém pode dizer ao certo qual é o preço justo para determinado bem ou serviço pois isso depende de muitas variaveis.
No final podemos dizer que é o preço pelo qual as duas partes estão dispostas a fazer o negocio.
Mas na maioria desses negocios o preço é imposto por uma das partes. Portanto o preço não é justo mas sim imposto por essas entidades.

Diz-se no mercado que o preço justo de uma açao e o valor a que sta a cotar naquela momento. E tem toda a logica pois é o valor de equilibrio entre oferta e procura.
Mas depois em caso de OPA e para além do premio aos investidores/especuladores muitas vezes depois o valor tem que ser revisto em alta pois a maioria do capital não vende baixo de determinado valor.
Portanto preço justo para uns ja não o é para outros.
Nos tempos da maluqueira (ali pelo ano 2000) eu vi empresas tipo PTM e Pararede (a defunta) a subirem para o céu tipo foguete e alguém aqui do caldeirao a dizer que ia guardar as suas ptm no cofre

Qual é o preço justo delas? Ninguém o soube nem sabe. Mas é o valor do momento que conta.
Preço justo de 1 litro de gasolina. Depende , para muitos é o valor a que esta na bomba. Para quem mora na fronteira é o valor que esta em Espanha. Para mim até preferia o da Venezuela

Preço justo da electricidade? Depende , se nao pagar a taxa de audiovisuais e os impostos e subsidios que aparecem pendurados a factura podiamo ter ai o preço justo.
Preço justo da agua? Mais uma coisa relativa pois se gastas muita agua , pagas muito de lixo (eu no meu escritorio quase nao fazia lixo e pagava de lixo mais que de agua ) . Justo não era de certeza.
Se existissem varias empresas em concorrencia até podia ser mais baixo (tanto luz , como agua ou gas).
Preço justo de um automovel? Também depende , se eu moro aqui é o preço que esta no stand. Se fosse um País justo seria o IA sem o IVA em cima .Se tiver empresa , escritorio ou casa la fora ja é outra coisa. Se o comprar no UK ou Alemanha é muito mais barato. Por mim era nos EUA

Ninguém pode dizer ao certo qual é o preço justo para determinado bem ou serviço pois isso depende de muitas variaveis.
No final podemos dizer que é o preço pelo qual as duas partes estão dispostas a fazer o negocio.
Lion_Heart
Lion_Heart
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 161 visitantes