PPR - O Fim de um Mito? Ou para quem serve?
Re: Resgate de PPR s e beneficios fiscais
O simulador da DECO calcula com a majoração de 10%.
A informação encontra-se aqui no Portal das Finanças:
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... p/bf21.htm
Irónicamente nas Finanças nada sabem... liguei para a linha e falaram-me que tinha que ser efectuada a majoração em 10% ao ano, acrescida dos beneficios fiscais.
Pelo ponto "4 - A fruição do benefício previsto no n.º 2 fica sem efeito, devendo ser acrescida à colecta do IRS do ano em que ocorrer o pagamento um montante correspondente a 1 % das importâncias pagas a título de capital, se aos participantes for atribuído qualquer rendimento ou for concedido o reembolso dos certificados, salvo em caso de morte do subscritor ou quando tenham decorrido, pelo menos, cinco anos a contar da respectiva entrega e ocorra qualquer uma das situações previstas na lei. " depreendo que tenha que ser devolvida a penalização de 1%, acrescida da devolução dos beneficios fiscais auferidos durante os anos de vigência do PPR caso tenha sido usado para esse fim.
Além de tudo isso, tem ainda de ser considerada a comissão de resgate cobrada pela entidade gestora, e acho que 20% do rendimento colectável.
"1) A matéria colectável é constituída por dois quintos do rendimento;
2) A tributação é autónoma, sendo efectuada à taxa de 20 %;"
Sempre a sumir....
A informação encontra-se aqui no Portal das Finanças:
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... p/bf21.htm
Irónicamente nas Finanças nada sabem... liguei para a linha e falaram-me que tinha que ser efectuada a majoração em 10% ao ano, acrescida dos beneficios fiscais.
Pelo ponto "4 - A fruição do benefício previsto no n.º 2 fica sem efeito, devendo ser acrescida à colecta do IRS do ano em que ocorrer o pagamento um montante correspondente a 1 % das importâncias pagas a título de capital, se aos participantes for atribuído qualquer rendimento ou for concedido o reembolso dos certificados, salvo em caso de morte do subscritor ou quando tenham decorrido, pelo menos, cinco anos a contar da respectiva entrega e ocorra qualquer uma das situações previstas na lei. " depreendo que tenha que ser devolvida a penalização de 1%, acrescida da devolução dos beneficios fiscais auferidos durante os anos de vigência do PPR caso tenha sido usado para esse fim.
Além de tudo isso, tem ainda de ser considerada a comissão de resgate cobrada pela entidade gestora, e acho que 20% do rendimento colectável.
"1) A matéria colectável é constituída por dois quintos do rendimento;
2) A tributação é autónoma, sendo efectuada à taxa de 20 %;"
Sempre a sumir....
Terdeco Escreveu:Um curioso... Escreveu:Terdeco Escreveu:Boa noite,
O Orçamento de Estado de 2011 prevê uma nova forma de calcular a penalização. Além da devolução do benefício fiscal usufruído, o contribuinte tem de pagar uma penalização de 1% sobre o capital resgatado.
Até ao final de 2010, o resgate de um PPR fora das condições previstas (por exemplo, sem respeitar o prazo mínimo de 5 anos a partir de cada entrega e antes dos 60 anos de idade) implicava a devolução dos benefícios fiscais, acrescidos de uma penalização de 10% por cada ano. Esta regra só não se aplicava em caso de desemprego de longa duração ou doença grave e/ou incapacidade para o trabalho: o prazo mínimo não tinha de ser cumprido e o dinheiro podia ser levantado sem penalização
O Orçamento de Estado de 2011 prevê uma nova forma de calcular a penalização. Além da devolução do benefício fiscal usufruído, o contribuinte tem de pagar uma penalização de 1% sobre o capital resgatado.
Neste link tens mesmo um simulador de penalização...para sócios da DECO
http://www.deco.proteste.pt/poupanca-e- ... 644051.htm
Muito obrigada!![]()
vou experimentar.
Já agora outra questão ( porque uns amigos meus insistem em que se não deve resgatar os PPR, mas eu tenho receio deste actual clima económico) o que aconteceria aos PPR se saissemos do Euro?
passavam ou não a escudos?
Para prevenir essa eventualidade, não será razoavel, resgatá-los já?
Ou será melhor transferi-los para seguradoras estrangeiras, de modo a não chegarem a ser convertidos em escudos? Será isto possível?
cumprimentos
- Registado: 9/9/2011 11:21
Supermann Escreveu:^Devia haver a escolha de PPRs publicos ou "privados".
Quando digo privados é na óptica de sermos nós a geri-los um pouco à semelhança do que acontece nos EUA com os IRA Roth ou França ou Alemanha.
Eu poderia dar a uma entidade para gerir, ou geria eu mesmo.
Os impostos também seriam deferidos no tempo. Só se taxava quando houvesse o levantamento. Assim incentivava-se a poupança e não era pouco.
Isso era excelente, mas infelizmente as boas ideias chegam a este rectângulo com 30 ou 40 anos de atraso!

^Devia haver a escolha de PPRs publicos ou "privados".
Quando digo privados é na óptica de sermos nós a geri-los um pouco à semelhança do que acontece nos EUA com os IRA Roth ou França ou Alemanha.
Os impostos também seriam deferidos no tempo. Só se taxava quando houvesse o levantamento. Assim incentivava-se a poupança e não era pouco.
- Registado: 18/12/2009 18:54
Um curioso... Escreveu:Terdeco Escreveu:Boa noite,
Até ao final de 2010, o resgate de um PPR fora das condições previstas (por exemplo, sem respeitar o prazo mínimo de 5 anos a partir de cada entrega e antes dos 60 anos de idade) implicava a devolução dos benefícios fiscais, acrescidos de uma penalização de 10% por cada ano. Esta regra só não se aplicava em caso de desemprego de longa duração ou doença grave e/ou incapacidade para o trabalho: o prazo mínimo não tinha de ser cumprido e o dinheiro podia ser levantado sem penalização
Muito obrigada!

vou experimentar.
Já agora outra questão ( porque uns amigos meus insistem em que se não deve resgatar os PPR, mas eu tenho receio deste actual clima económico) o que aconteceria aos PPR se saissemos do Euro?
passavam ou não a escudos?
Para prevenir essa eventualidade, não será razoavel, resgatá-los já?
Ou será melhor transferi-los para seguradoras estrangeiras, de modo a não chegarem a ser convertidos em escudos? Será isto possível?
cumprimentos
- Registado: 17/8/2011 22:18
Terdeco Escreveu:Boa noite,
Tenho uma dúvida, que gostava de esclarecer sobre os PPR e por isso pedia aos foristas que saibam o favor de me dar umas pistas sobre o que fazer.
TEnho vários PPR e PPR/E da Fidelidade, que foram reforçados intermitentemente ao longo de vários anos, sendo o mais antigo de 1996.
Pretendia resgata-los , mas tenho 51 anos, pelo que terei de repor beneficios fiscais, alem de ter que pagar a comissão de resgate que houver lugar nos mais modernos À Fidelidade.
Agora o meu problema é como é eu posso saber ou calcular o que tenho de desembolsar. Fui A`s finanças mas por lá estão literalmente a "nadar". levei um print da noticia da passagem da penalização de 10% para 1% resultante da mudança no Orçamento para 2011, mas nas finanças estavam a leste![]()
Será que alguém me sabe dizer como é que se calcula. Há algum lado onde se possam ver tabelas do passado com as idades e os montantes dos beneficios associados?
E como se faz depois no IRS do proximo ano?
agradeço também alguma outra informação pertinente que possam dar sobre este problema.
muito obrigada
Euromilhoes Escreveu:A minha irmã tem um PPR há dois anos e já tem saldo negativo.
2009 - 300€
2010 - 300€
Agora tem lá 580€ se ela resgatar o PPR qual o valor a devolver ao fisco?
Obrigado
"Eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada..."
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Elias Escreveu:Terdeco, já experimentaste começar por perguntar na Fidelidade quais as penalizações aplicáveis? Eles têm obrigação de saber...
Sim. Fui hoje à CGD (os PPR foram lá comprados) e pedi que solicitassem à Fidelidade o histórico todo dos reforços e os contratos para ver as claúsulas de resgate (nunca tinha pensado nesta questão e, ao longo dos anos fui perdendo os papeis ... poucos sobram

Depois fui as finanças ... e ai ninguem tem o historico (IRS) dos anos mais antigos dos nossos IRS

Dizem que não há espaço em computador para armazenar tudo isso... e que eu terei de dar os valores...
Bom claro que se não tiverem o histórico de todos anos de IRS não sei como no próximo ano vão fazer o controlo dos beneficios fiscais que tem de ser repostos (digo isto porque de certeza que me chamam para fiscalizar os PPR. - faz todo o sentido)
ora acontece, que eu não quero ter (e nunca tive) chatices com as finanças, portanto quero levar os papeis todos OK, mas primeiro tenho de saber qual é a "pancada" que me espera!
Com um bocado de jeito ainda pago para ter tido PPR

Resgate de PPR s e beneficios fiscais
Boa noite,
Tenho uma dúvida, que gostava de esclarecer sobre os PPR e por isso pedia aos foristas que saibam o favor de me dar umas pistas sobre o que fazer.
TEnho vários PPR e PPR/E da Fidelidade, que foram reforçados intermitentemente ao longo de vários anos, sendo o mais antigo de 1996.
Pretendia resgata-los , mas tenho 51 anos, pelo que terei de repor beneficios fiscais, alem de ter que pagar a comissão de resgate que houver lugar nos mais modernos À Fidelidade.
Agora o meu problema é como é eu posso saber ou calcular o que tenho de desembolsar. Fui A`s finanças mas por lá estão literalmente a "nadar". levei um print da noticia da passagem da penalização de 10% para 1% resultante da mudança no Orçamento para 2011, mas nas finanças estavam a leste
Será que alguém me sabe dizer como é que se calcula. Há algum lado onde se possam ver tabelas do passado com as idades e os montantes dos beneficios associados?
agradeço também alguma outra informação pertinente que possam dar sobre este problema.
muito obrigada
Agora o meu problema é como é eu posso saber ou calcular o que tenho de desembolsar. Fui A`s finanças mas por lá estão literalmente a "nadar". levei um print da noticia da passagem da penalização de 10% para 1% resultante da mudança no Orçamento para 2011, mas nas finanças estavam a leste

muito obrigada

Eu sou contra PPRs
Tinha um que fiz há 9 anos atrás.Tinha capital garantido de 6% (Montepio)
De repente , de um dia para o outro recebo uma carta do banco a dizer que o meu ppr não existia mais , e que se quisesse , continuava com 2% ou recebia o dinheiro de volta sem juros.
Como nesta altura do campeonato já continuava a pagar por inércia , pedi o resgate total.Sem juros , claro.
Ou seja , os PPRs não foram feitos para serem bons para o cliente. Foram feitos para serem bons para o banco.
Por isso , nunca mais subscrevo nenhum PPR e nem recomendo a ninguém .
A330
Tinha um que fiz há 9 anos atrás.Tinha capital garantido de 6% (Montepio)
De repente , de um dia para o outro recebo uma carta do banco a dizer que o meu ppr não existia mais , e que se quisesse , continuava com 2% ou recebia o dinheiro de volta sem juros.
Como nesta altura do campeonato já continuava a pagar por inércia , pedi o resgate total.Sem juros , claro.
Ou seja , os PPRs não foram feitos para serem bons para o cliente. Foram feitos para serem bons para o banco.
Por isso , nunca mais subscrevo nenhum PPR e nem recomendo a ninguém .
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
Sr_SNiper Escreveu:Tenho um PPR que que o primeiro investimento que fiz na vida, coloquei lá dinheiro em 2008 e 2009 desde ai nunca mais lá coloquei dinheiro. É o PPR Geração Activa do Montepio.
O problema é que quero fechar a conta no Montepio e se fizer isso tenho que transferir ou resgatar o PPR.
Não voi resgatar porque tenho que devolver o valor do beneficio fiscal e o dinheiro que lá tenho também é pouco.
Pergunto se alguem tem PPR´s no BEST ou no BIG, pelo que vi a oferta lá é muito pequena mas são os bancos onde tenho conta e não queria abrir noutra agencia, para isso deixava estar no Montepio.
Obrigado
O PPR é um seguro, podes ir directamente a uma companhia e subscrever apenas esse produto.
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Tenho um PPR que que o primeiro investimento que fiz na vida, coloquei lá dinheiro em 2008 e 2009 desde ai nunca mais lá coloquei dinheiro. É o PPR Geração Activa do Montepio.
O problema é que quero fechar a conta no Montepio e se fizer isso tenho que transferir ou resgatar o PPR.
Não voi resgatar porque tenho que devolver o valor do beneficio fiscal e o dinheiro que lá tenho também é pouco.
Pergunto se alguem tem PPR´s no BEST ou no BIG, pelo que vi a oferta lá é muito pequena mas são os bancos onde tenho conta e não queria abrir noutra agencia, para isso deixava estar no Montepio.
Obrigado
Obrigado
Lose your opinion, not your money
Em resposta ao meu mail, feita por contacto telefónico, segue a interpretação por mim feita, daquilo que me foi transmitido;
Imaginando o caso hipotético, de a entidade gestora declarar falência; os fundos são de quem os subscreve.Ou seja, os fundos não são chamados a responder pela situação de falência da entidade gestora.A grosso modo, sem fazer uso de linguagem técnica, foi aquilo que percebi!
Suponho, e agora sou eu a opinar, que para além dos riscos conhecidos, eventualmente acresce um outro; a haver perda total do capital, tal dever-se-ia à entrada em falência do fundo.
Não é uma coisa impossível, na recente crise suponho que houve fundos que foram à falência.Mas é preciso que seja feita uma muito mas muito má gestão; o que não é o caso.
Imaginando o caso hipotético, de a entidade gestora declarar falência; os fundos são de quem os subscreve.Ou seja, os fundos não são chamados a responder pela situação de falência da entidade gestora.A grosso modo, sem fazer uso de linguagem técnica, foi aquilo que percebi!
Suponho, e agora sou eu a opinar, que para além dos riscos conhecidos, eventualmente acresce um outro; a haver perda total do capital, tal dever-se-ia à entrada em falência do fundo.
Não é uma coisa impossível, na recente crise suponho que houve fundos que foram à falência.Mas é preciso que seja feita uma muito mas muito má gestão; o que não é o caso.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
ferreira10 Escreveu:moppie85 Escreveu:pvg80713 Escreveu:ferreira10 Escreveu:Eu tenho um PPR da optimize.Não é uma seguradora.É um fundo aberto; fundo de pensões.Na data de hoje acumula uma rentabilidade de 4,71%.
Muito sinceramente, não sei de todo, quais as comissões cobradas.Findo o ano terei que cruzar toda a informação.Fluxos de entrada e fluxos de saída; os últimos por via de comissões.Só ai poderei dizer se é viável ou não!
Atenção que a rendibilidade aqui apresentada refere-se a um PPR começado em Abril de 2010.
Segundo a publicidade deles, o PPR equilibrado (risco 2), teve uma rendibilidade em 2009 de cerca de 11%.
optimize ? ? ?
nunca ouvi falar.
boa sorte !
se eles decretarem falência sabes que podes contar com zero euros.
1- Pertence em parte ao Carregosa.
2 - As seguradoras são obrigadas a possuir activos capazes de assegurar as responsabilidades que assumem, de forma autónoma, em relação a cada PPR. Caso haja alguma desvalorização desses activos a seguradora é obrigada a colocar lá activos de forma a compensar as perdas. Além disso, os tomadores e beneficiários são os 1ºs a receber se ocorrer liquidação da seguradora, depois é que recebem os outros, logo acredito q esse risco seja mto reduzido...
Exacto! Confirmo, em forma de correcção daquilo que disse, que "pertence em parte ao Banco carregosa" ( 20%).Depois de escrever o post anterior, fui ver a estrutura accionista.
Mas não é uma seguradora,moppie85...?
Pelo que sei não, mas a entidade final responsável pelo PPR, se não me engano, tem de ter essa autorização. Pelo que vejo no site da Optimize, têm um acordo com o Banif para a gestão dos PPRs
- Registado: 15/4/2008 14:12
moppie85 Escreveu:pvg80713 Escreveu:ferreira10 Escreveu:Eu tenho um PPR da optimize.Não é uma seguradora.É um fundo aberto; fundo de pensões.Na data de hoje acumula uma rentabilidade de 4,71%.
Muito sinceramente, não sei de todo, quais as comissões cobradas.Findo o ano terei que cruzar toda a informação.Fluxos de entrada e fluxos de saída; os últimos por via de comissões.Só ai poderei dizer se é viável ou não!
Atenção que a rendibilidade aqui apresentada refere-se a um PPR começado em Abril de 2010.
Segundo a publicidade deles, o PPR equilibrado (risco 2), teve uma rendibilidade em 2009 de cerca de 11%.
optimize ? ? ?
nunca ouvi falar.
boa sorte !
2 - As seguradoras são obrigadas a possuir activos capazes de assegurar as responsabilidades que assumem, de forma autónoma, em relação a cada PPR. Caso haja alguma desvalorização desses activos a seguradora é obrigada a colocar lá activos de forma a compensar as perdas. Além disso, os tomadores e beneficiários são os 1ºs a receber se ocorrer liquidação da seguradora, depois é que recebem os outros, logo acredito q esse risco seja mto reduzido...
Exacto! Confirmo, em forma de correcção daquilo que disse, que "pertence em parte ao Banco carregosa" ( 20%).Depois de escrever o post anterior, fui ver a estrutura accionista.
Mas não é uma seguradora,moppie85...?
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
pvg80713 Escreveu:ferreira10 Escreveu:Eu tenho um PPR da optimize.Não é uma seguradora.É um fundo aberto; fundo de pensões.Na data de hoje acumula uma rentabilidade de 4,71%.
optimize ? ? ?
nunca ouvi falar.
boa sorte !
- Registado: 15/4/2008 14:12
Pertence ao universo da Goobulling.Foi adquirida pela goobulling o ano passado.Fica o link.
http://www.optimize.pt/Planos-Poupanca-Reforma.html
Essa de perder o capital caso seja decretada falência não sabia.Na altura da transferência pensava que estava coberta pelo fundo de garantia?!?Pareceu-me ver isso em algum lado.Mas já que falaste nisso, vou tratar de me informar.
http://www.optimize.pt/Planos-Poupanca-Reforma.html
Essa de perder o capital caso seja decretada falência não sabia.Na altura da transferência pensava que estava coberta pelo fundo de garantia?!?Pareceu-me ver isso em algum lado.Mas já que falaste nisso, vou tratar de me informar.
ferreira10 Escreveu:Eu tenho um PPR da optimize.Não é uma seguradora.É um fundo aberto; fundo de pensões.Na data de hoje acumula uma rentabilidade de 4,71%.
optimize ? ? ?
nunca ouvi falar.
boa sorte !
- Registado: 19/4/2005 11:11
Eu tenho um PPR da optimize.Não é uma seguradora.É um fundo aberto; fundo de pensões.Na data de hoje acumula uma rentabilidade de 4,71%.
Segundo a publicidade deles, o PPR equilibrado (risco 2), teve uma rendibilidade em 2009 de cerca de 13,2%.
Segundo a publicidade deles, o PPR equilibrado (risco 2), teve uma rendibilidade em 2009 de cerca de 13,2%.
- Anexos
-
- optimize.png (3.77 KiB) Visualizado 4835 vezes
Editado pela última vez por ferreira10 em 29/12/2010 17:31, num total de 1 vez.
Boas,desculpem a falta de conhecimento,mas estou com duvidas sobre este assunto.
Nem sei como fazer a pergunta,ao fazer um ppr nao tenho o capital garantido?
Todos os PPRs tem.em risco,ou associados a produtos de risco?
Nem sei como fazer a pergunta,ao fazer um ppr nao tenho o capital garantido?
Todos os PPRs tem.em risco,ou associados a produtos de risco?
In der rühe liegt die kraft!!!
Estás cheio do sobe e desce?só já vez velas á tua frente?
Faz uma pausa,e vem trocar ideias,sobre os mercados e nao só!participa!!!Aqui.
Estás cheio do sobe e desce?só já vez velas á tua frente?
Faz uma pausa,e vem trocar ideias,sobre os mercados e nao só!participa!!!Aqui.