Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PPR - O Fim de um Mito? Ou para quem serve?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Sr_SNiper » 17/11/2011 14:05

Lion_Heart Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Ninguem olha para isso, mas em média que % de comissão de gestão do ppr é que é aceitável?

Existem tantas comissões num PPR que a grande maioria NUNCA da lucro.

Já vi 2& ao ano e 1,5%, nunca vi menos que isso
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Lion_Heart » 17/11/2011 12:01

Sr_SNiper Escreveu:Ninguem olha para isso, mas em média que % de comissão de gestão do ppr é que é aceitável?

Existem tantas comissões num PPR que a grande maioria NUNCA da lucro.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Sr_SNiper » 17/11/2011 2:17

Ninguem olha para isso, mas em média que % de comissão de gestão do ppr é que é aceitável?

Re: Resgate de PPR s e beneficios fiscais

por edddy » 9/9/2011 11:29

O simulador da DECO calcula com a majoração de 10%.

A informação encontra-se aqui no Portal das Finanças:
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... p/bf21.htm

Irónicamente nas Finanças nada sabem... liguei para a linha e falaram-me que tinha que ser efectuada a majoração em 10% ao ano, acrescida dos beneficios fiscais.

Pelo ponto "4 - A fruição do benefício previsto no n.º 2 fica sem efeito, devendo ser acrescida à colecta do IRS do ano em que ocorrer o pagamento um montante correspondente a 1 % das importâncias pagas a título de capital, se aos participantes for atribuído qualquer rendimento ou for concedido o reembolso dos certificados, salvo em caso de morte do subscritor ou quando tenham decorrido, pelo menos, cinco anos a contar da respectiva entrega e ocorra qualquer uma das situações previstas na lei. " depreendo que tenha que ser devolvida a penalização de 1%, acrescida da devolução dos beneficios fiscais auferidos durante os anos de vigência do PPR caso tenha sido usado para esse fim.

Além de tudo isso, tem ainda de ser considerada a comissão de resgate cobrada pela entidade gestora, e acho que 20% do rendimento colectável.

"1) A matéria colectável é constituída por dois quintos do rendimento;
2) A tributação é autónoma, sendo efectuada à taxa de 20 %;"

Sempre a sumir....

Terdeco Escreveu:
Um curioso... Escreveu:
Terdeco Escreveu:Boa noite,

O Orçamento de Estado de 2011 prevê uma nova forma de calcular a penalização. Além da devolução do benefício fiscal usufruído, o contribuinte tem de pagar uma penalização de 1% sobre o capital resgatado.

Até ao final de 2010, o resgate de um PPR fora das condições previstas (por exemplo, sem respeitar o prazo mínimo de 5 anos a partir de cada entrega e antes dos 60 anos de idade) implicava a devolução dos benefícios fiscais, acrescidos de uma penalização de 10% por cada ano. Esta regra só não se aplicava em caso de desemprego de longa duração ou doença grave e/ou incapacidade para o trabalho: o prazo mínimo não tinha de ser cumprido e o dinheiro podia ser levantado sem penalização
O Orçamento de Estado de 2011 prevê uma nova forma de calcular a penalização. Além da devolução do benefício fiscal usufruído, o contribuinte tem de pagar uma penalização de 1% sobre o capital resgatado.

Neste link tens mesmo um simulador de penalização...para sócios da DECO

http://www.deco.proteste.pt/poupanca-e- ... 644051.htm

Muito obrigada! :)
vou experimentar.

Já agora outra questão ( porque uns amigos meus insistem em que se não deve resgatar os PPR, mas eu tenho receio deste actual clima económico) o que aconteceria aos PPR se saissemos do Euro?

passavam ou não a escudos?

Para prevenir essa eventualidade, não será razoavel, resgatá-los já?

Ou será melhor transferi-los para seguradoras estrangeiras, de modo a não chegarem a ser convertidos em escudos? Será isto possível?

cumprimentos

Registado: 9/9/2011 11:21

por Tridion » 18/8/2011 11:58

Supermann Escreveu:^Devia haver a escolha de PPRs publicos ou "privados".

Quando digo privados é na óptica de sermos nós a geri-los um pouco à semelhança do que acontece nos EUA com os IRA Roth ou França ou Alemanha.

Eu poderia dar a uma entidade para gerir, ou geria eu mesmo.

Os impostos também seriam deferidos no tempo. Só se taxava quando houvesse o levantamento. Assim incentivava-se a poupança e não era pouco.

Isso era excelente, mas infelizmente as boas ideias chegam a este rectângulo com 30 ou 40 anos de atraso! :roll:

Registado: 13/5/2010 17:53

por Supermann » 18/8/2011 10:45

^Devia haver a escolha de PPRs publicos ou "privados".

Quando digo privados é na óptica de sermos nós a geri-los um pouco à semelhança do que acontece nos EUA com os IRA Roth ou França ou Alemanha.

Eu poderia dar a uma entidade para gerir, ou geria eu mesmo.

Os impostos também seriam deferidos no tempo. Só se taxava quando houvesse o levantamento. Assim incentivava-se a poupança e não era pouco.

Registado: 18/12/2009 18:54

por Terdeco » 18/8/2011 10:28

Um curioso... Escreveu:

Até ao final de 2010, o resgate de um PPR fora das condições previstas (por exemplo, sem respeitar o prazo mínimo de 5 anos a partir de cada entrega e antes dos 60 anos de idade) implicava a devolução dos benefícios fiscais, acrescidos de uma penalização de 10% por cada ano. Esta regra só não se aplicava em caso de desemprego de longa duração ou doença grave e/ou incapacidade para o trabalho: o prazo mínimo não tinha de ser cumprido e o dinheiro podia ser levantado sem penalização

Muito obrigada! :)
vou experimentar.

Já agora outra questão ( porque uns amigos meus insistem em que se não deve resgatar os PPR, mas eu tenho receio deste actual clima económico) o que aconteceria aos PPR se saissemos do Euro?

passavam ou não a escudos?

Para prevenir essa eventualidade, não será razoavel, resgatá-los já?

Ou será melhor transferi-los para seguradoras estrangeiras, de modo a não chegarem a ser convertidos em escudos? Será isto possível?

cumprimentos

Registado: 17/8/2011 22:18

por Um curioso... » 18/8/2011 1:04

Tenho uma dúvida, que gostava de esclarecer sobre os PPR e por isso pedia aos foristas que saibam o favor de me dar umas pistas sobre o que fazer.

TEnho vários PPR e PPR/E da Fidelidade, que foram reforçados intermitentemente ao longo de vários anos, sendo o mais antigo de 1996.

Pretendia resgata-los , mas tenho 51 anos, pelo que terei de repor beneficios fiscais, alem de ter que pagar a comissão de resgate que houver lugar nos mais modernos À Fidelidade.

Agora o meu problema é como é eu posso saber ou calcular o que tenho de desembolsar. Fui A`s finanças mas por lá estão literalmente a "nadar". levei um print da noticia da passagem da penalização de 10% para 1% resultante da mudança no Orçamento para 2011, mas nas finanças estavam a leste :shock:

Será que alguém me sabe dizer como é que se calcula. Há algum lado onde se possam ver tabelas do passado com as idades e os montantes dos beneficios associados?

E como se faz depois no IRS do proximo ano?

agradeço também alguma outra informação pertinente que possam dar sobre este problema.

muito obrigada :wink:

Registado: 29/11/2007 14:04

por Mares » 17/8/2011 23:42

Euromilhoes Escreveu:A minha irmã tem um PPR há dois anos e já tem saldo negativo.

2009 - 300€
2010 - 300€

Agora tem lá 580€ se ela resgatar o PPR qual o valor a devolver ao fisco?
Obrigado

"Eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada..."
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Terdeco » 17/8/2011 23:09

Elias Escreveu:Terdeco, já experimentaste começar por perguntar na Fidelidade quais as penalizações aplicáveis? Eles têm obrigação de saber...

Sim. Fui hoje à CGD (os PPR foram lá comprados) e pedi que solicitassem à Fidelidade o histórico todo dos reforços e os contratos para ver as claúsulas de resgate (nunca tinha pensado nesta questão e, ao longo dos anos fui perdendo os papeis ... poucos sobram :oops: o mesmo com os papeis dos IRS antigos-....)

Depois fui as finanças ... e ai ninguem tem o historico (IRS) dos anos mais antigos dos nossos IRS :shock:

Dizem que não há espaço em computador para armazenar tudo isso... e que eu terei de dar os valores...

Bom claro que se não tiverem o histórico de todos anos de IRS não sei como no próximo ano vão fazer o controlo dos beneficios fiscais que tem de ser repostos (digo isto porque de certeza que me chamam para fiscalizar os PPR. - faz todo o sentido)

ora acontece, que eu não quero ter (e nunca tive) chatices com as finanças, portanto quero levar os papeis todos OK, mas primeiro tenho de saber qual é a "pancada" que me espera!

Com um bocado de jeito ainda pago para ter tido PPR :evil:

por Elias » 17/8/2011 22:57

Terdeco, já experimentaste começar por perguntar na Fidelidade quais as penalizações aplicáveis? Eles têm obrigação de saber...

Registado: 5/11/2002 12:21

Resgate de PPR s e beneficios fiscais

por Terdeco » 17/8/2011 22:50

Boa noite,

Tenho uma dúvida, que gostava de esclarecer sobre os PPR e por isso pedia aos foristas que saibam o favor de me dar umas pistas sobre o que fazer.

TEnho vários PPR e PPR/E da Fidelidade, que foram reforçados intermitentemente ao longo de vários anos, sendo o mais antigo de 1996.

Pretendia resgata-los , mas tenho 51 anos, pelo que terei de repor beneficios fiscais, alem de ter que pagar a comissão de resgate que houver lugar nos mais modernos À Fidelidade.

Agora o meu problema é como é eu posso saber ou calcular o que tenho de desembolsar. Fui A`s finanças mas por lá estão literalmente a "nadar". levei um print da noticia da passagem da penalização de 10% para 1% resultante da mudança no Orçamento para 2011, mas nas finanças estavam a leste :shock:

Será que alguém me sabe dizer como é que se calcula. Há algum lado onde se possam ver tabelas do passado com as idades e os montantes dos beneficios associados?

E como se faz depois no IRS do proximo ano?

agradeço também alguma outra informação pertinente que possam dar sobre este problema.

muito obrigada :wink:

por A330-300 » 10/8/2011 2:39

Eu sou contra PPRs

Tinha um que fiz há 9 anos atrás.Tinha capital garantido de 6% (Montepio)

De repente , de um dia para o outro recebo uma carta do banco a dizer que o meu ppr não existia mais , e que se quisesse , continuava com 2% ou recebia o dinheiro de volta sem juros.

Como nesta altura do campeonato já continuava a pagar por inércia , pedi o resgate total.Sem juros , claro.

Ou seja , os PPRs não foram feitos para serem bons para o cliente. Foram feitos para serem bons para o banco.

Por isso , nunca mais subscrevo nenhum PPR e nem recomendo a ninguém .

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Euromilhoes » 9/8/2011 22:06

A minha irmã tem um PPR há dois anos e já tem saldo negativo.

2009 - 300€
2010 - 300€

Agora tem lá 580€ se ela resgatar o PPR qual o valor a devolver ao fisco?
Obrigado
Quero ter uma bela reforma

Registado: 19/4/2008 22:20

por carrancho » 25/7/2011 20:14

Sr_SNiper Escreveu:Tenho um PPR que que o primeiro investimento que fiz na vida, coloquei lá dinheiro em 2008 e 2009 desde ai nunca mais lá coloquei dinheiro. É o PPR Geração Activa do Montepio.
O problema é que quero fechar a conta no Montepio e se fizer isso tenho que transferir ou resgatar o PPR.

Não voi resgatar porque tenho que devolver o valor do beneficio fiscal e o dinheiro que lá tenho também é pouco.

Pergunto se alguem tem PPR´s no BEST ou no BIG, pelo que vi a oferta lá é muito pequena mas são os bancos onde tenho conta e não queria abrir noutra agencia, para isso deixava estar no Montepio.

Obrigado

O PPR é um seguro, podes ir directamente a uma companhia e subscrever apenas esse produto.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Sr_SNiper » 25/7/2011 20:03

Tenho um PPR que que o primeiro investimento que fiz na vida, coloquei lá dinheiro em 2008 e 2009 desde ai nunca mais lá coloquei dinheiro. É o PPR Geração Activa do Montepio.
O problema é que quero fechar a conta no Montepio e se fizer isso tenho que transferir ou resgatar o PPR.

Não voi resgatar porque tenho que devolver o valor do beneficio fiscal e o dinheiro que lá tenho também é pouco.

Pergunto se alguem tem PPR´s no BEST ou no BIG, pelo que vi a oferta lá é muito pequena mas são os bancos onde tenho conta e não queria abrir noutra agencia, para isso deixava estar no Montepio.

Obrigado

por ferreira10 » 29/12/2010 20:01

Em resposta ao meu mail, feita por contacto telefónico, segue a interpretação por mim feita, daquilo que me foi transmitido;

Imaginando o caso hipotético, de a entidade gestora declarar falência; os fundos são de quem os subscreve.Ou seja, os fundos não são chamados a responder pela situação de falência da entidade gestora.A grosso modo, sem fazer uso de linguagem técnica, foi aquilo que percebi!

Suponho, e agora sou eu a opinar, que para além dos riscos conhecidos, eventualmente acresce um outro; a haver perda total do capital, tal dever-se-ia à entrada em falência do fundo.

Não é uma coisa impossível, na recente crise suponho que houve fundos que foram à falência.Mas é preciso que seja feita uma muito mas muito má gestão; o que não é o caso.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por moppie85 » 29/12/2010 19:13

ferreira10 Escreveu:
moppie85 Escreveu:
pvg80713 Escreveu:
ferreira10 Escreveu:Eu tenho um PPR da optimize.Não é uma seguradora.É um fundo aberto; fundo de pensões.Na data de hoje acumula uma rentabilidade de 4,71%.
Muito sinceramente, não sei de todo, quais as comissões cobradas.Findo o ano terei que cruzar toda a informação.Fluxos de entrada e fluxos de saída; os últimos por via de comissões.Só ai poderei dizer se é viável ou não!

Atenção que a rendibilidade aqui apresentada refere-se a um PPR começado em Abril de 2010.
Segundo a publicidade deles, o PPR equilibrado (risco 2), teve uma rendibilidade em 2009 de cerca de 11%.

optimize ? ? ?
nunca ouvi falar.

boa sorte !
se eles decretarem falência sabes que podes contar com zero euros.

1- Pertence em parte ao Carregosa.

2 - As seguradoras são obrigadas a possuir activos capazes de assegurar as responsabilidades que assumem, de forma autónoma, em relação a cada PPR. Caso haja alguma desvalorização desses activos a seguradora é obrigada a colocar lá activos de forma a compensar as perdas. Além disso, os tomadores e beneficiários são os 1ºs a receber se ocorrer liquidação da seguradora, depois é que recebem os outros, logo acredito q esse risco seja mto reduzido...

Exacto! Confirmo, em forma de correcção daquilo que disse, que "pertence em parte ao Banco carregosa" ( 20%).Depois de escrever o post anterior, fui ver a estrutura accionista.

Mas não é uma seguradora,moppie85...?

Pelo que sei não, mas a entidade final responsável pelo PPR, se não me engano, tem de ter essa autorização. Pelo que vejo no site da Optimize, têm um acordo com o Banif para a gestão dos PPRs

Registado: 15/4/2008 14:12

por pvg80713 » 29/12/2010 15:55

muito manhoso !

boa sorte para vós e para a grande maioria de detentores de PPR !

Registado: 19/4/2005 11:11

por ferreira10 » 29/12/2010 15:49

moppie85 Escreveu:
pvg80713 Escreveu:
ferreira10 Escreveu:Eu tenho um PPR da optimize.Não é uma seguradora.É um fundo aberto; fundo de pensões.Na data de hoje acumula uma rentabilidade de 4,71%.
Muito sinceramente, não sei de todo, quais as comissões cobradas.Findo o ano terei que cruzar toda a informação.Fluxos de entrada e fluxos de saída; os últimos por via de comissões.Só ai poderei dizer se é viável ou não!

Atenção que a rendibilidade aqui apresentada refere-se a um PPR começado em Abril de 2010.
Segundo a publicidade deles, o PPR equilibrado (risco 2), teve uma rendibilidade em 2009 de cerca de 11%.

optimize ? ? ?
nunca ouvi falar.

boa sorte !

2 - As seguradoras são obrigadas a possuir activos capazes de assegurar as responsabilidades que assumem, de forma autónoma, em relação a cada PPR. Caso haja alguma desvalorização desses activos a seguradora é obrigada a colocar lá activos de forma a compensar as perdas. Além disso, os tomadores e beneficiários são os 1ºs a receber se ocorrer liquidação da seguradora, depois é que recebem os outros, logo acredito q esse risco seja mto reduzido...

Exacto! Confirmo, em forma de correcção daquilo que disse, que "pertence em parte ao Banco carregosa" ( 20%).Depois de escrever o post anterior, fui ver a estrutura accionista.

Mas não é uma seguradora,moppie85...?
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at

por moppie85 » 29/12/2010 15:44

pvg80713 Escreveu:

optimize ? ? ?
nunca ouvi falar.

boa sorte !

Registado: 15/4/2008 14:12

por ferreira10 » 29/12/2010 15:31

Pertence ao universo da Goobulling.Foi adquirida pela goobulling o ano passado.Fica o link.

http://www.optimize.pt/Planos-Poupanca-Reforma.html

Essa de perder o capital caso seja decretada falência não sabia.Na altura da transferência pensava que estava coberta pelo fundo de garantia?!?Pareceu-me ver isso em algum lado.Mas já que falaste nisso, vou tratar de me informar.

por pvg80713 » 29/12/2010 15:25

optimize ? ? ?
nunca ouvi falar.

boa sorte !

Registado: 19/4/2005 11:11

por ferreira10 » 29/12/2010 15:03

Eu tenho um PPR da optimize.Não é uma seguradora.É um fundo aberto; fundo de pensões.Na data de hoje acumula uma rentabilidade de 4,71%.

Segundo a publicidade deles, o PPR equilibrado (risco 2), teve uma rendibilidade em 2009 de cerca de 13,2%.
Anexos
optimize.png
optimize.png (3.77 KiB) Visualizado 4835 vezes
Editado pela última vez por ferreira10 em 29/12/2010 17:31, num total de 1 vez.

por astron78 » 29/12/2010 14:34

Boas,desculpem a falta de conhecimento,mas estou com duvidas sobre este assunto.
Nem sei como fazer a pergunta,ao fazer um ppr nao tenho o capital garantido?
Todos os PPRs tem.em risco,ou associados a produtos de risco?
In der rühe liegt die kraft!!!
Estás cheio do sobe e desce?só já vez velas á tua frente?
Faz uma pausa,e vem trocar ideias,sobre os mercados e nao só!participa!!!Aqui.

Registado: 17/5/2009 17:14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, latbal, macau5m, MPAM, OCTAMA, Pmart 1 e 422 visitantes