Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

"Todos os que podem fogem aos impostos"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nandorm » 15/12/2010 0:35

--- O pessoal só não foge ao fisco se não puder, agora que a malha tem vindo a apertar é um facto.

--- Aqui a uns tempos coloquei umas janelas de vidro duplo cá em casa e um par de ar condicionados claro como bom português questionei a situação do IVA e o homem lá me respondeu hoje em dia é mais difícil fugir porque ele próprio tem que dar contas do material que recebe e as obras que faz.

--- O IVA do material tem sempre que ser pago pode-se é negociar o IVA da mão de obra.

--- Agora é como dizia o Marco tem que haver um salto evolutivo na sociedade e as pessoas terem consciência colectiva para um bem comum.

--- E já agora ajudava se o IVA fosse de 5%, ai já ninguém ficava tentado a fugir a nada porque não valia a pena arriscar, e qualquer um de nós prefere fazer as coisas certinhas e não ter problemas com o fisco penso eu de-que.

Registado: 22/6/2010 23:10

por Elias » 15/12/2010 0:21

mfsr1980 Escreveu:( o outro dia por acaso trouxe umas galinhas e uns ovos SEM IVA :lol: ).

Já estou muito mais descansado. Por momentos pensei que não alinhavas em "esquemas" 8-)

Registado: 5/11/2002 12:21

por mfsr1980 » 15/12/2010 0:19

Elias,
Eles comigo não se safam porque:
- Passei a usar muito criteriosamente o carro (estou a gastar 1/10 do combustivel que gastava). Mesmo assim comprei 2 carros novos, num espaço de 3 anos ( o que doeu só de saber a quantidade de IA e IVA que dispendi).
- Passei a usar transportes públicos, sobretudo quando as minhas deslocações são para o centro da cidade e passei a andar bastante a pé (bom para a minha saúde, péssimo para o Estado).
- Em vez de gastar rios de dinheiro em noitadas como fazia dantes, passei a conviver com amigos e fazer patuscadas em casa de uns e de outros.( o outro dia por acaso trouxe umas galinhas e uns ovos SEM IVA :lol: ).
Mesmo assim vejo-me à rasca para não dever nada a ninguém.

PS: Para todos os efeitos o meu trabalho não tem horário...
Editado pela última vez por mfsr1980 em 15/12/2010 0:21, num total de 1 vez.

Registado: 3/5/2007 13:55

por Elias » 15/12/2010 0:07

mfsr1980 Escreveu:Peço sempre factura porque a despesa ponho na empresa. :wink:

Bem, suponho que tens noção que muitas empresas (não necessariamente todas) põem despesas de tudo e mais alguma coisa, mesmo que não sejam despesas "de serviço", para poderem pagar menos impostos. Sabes isto, ou não?

por mfsr1980 » 15/12/2010 0:04

Dantes almoçava fora todos os dias e agora é só umas 2 vezes por semana. Peço sempre factura porque a despesa ponho na empresa. :wink:

por MarcoAntonio » 15/12/2010 0:03

fafite Escreveu:O exemplo tem de vir de cima!. Acredito que se todos vissemos o nosso dinheiro dos impostos realmente reinvestido a favor da cidadão e da sociedade provavelmente essa fuga diminuiria. Portanto creio que a partir do momento em que sejamos governados por gente honesta e de carácter irrepreensivel a situação mudará.

Fafite, isto é tudo menos linear.

Repara bem:

(1) Quem elege os políticos é a Sociedade;

(2) Os políticos reflectem a Sociedade que os criou/formou.

Portanto, se assumirmos que não somos governados por gente honesta e de carácter irrepreensível temos inevitavelmente de assumir a incapacidade da nossa sociedade em os formar e eleger.

Ninguém nasce com a responsabilidade de nos governar de forma honesta e irrepreensível. A falha é da Sociedade como um todo...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 14/12/2010 23:58

mfsr, por acaso costumas tomar cafés fora de casa? E almoçar? Quando isso acontece, pedes sempre factura?

por mfsr1980 » 14/12/2010 23:51

Não sei qual a maneira de fugir aos impostos.
As despesas em casa são incontornáveis. Pago a EDP que vêm com mais de 40% de taxas e impostos. Pago a água e o preço do consumo é uma pequena fracção, o maior bolo são taxas. Pago a gasolina e esta como sabem está bem cara. Pago os colégios dos meus filhos e é sempre a subir. Pago o IMI da minha casa, valor que não é nada meigo. Digam-me se é possível fugir?
Se eles recebem menos é porque se consome menos e porque muitos emigraram.
Como provam eles que há fuga aos impostos?

por Elias » 14/12/2010 23:35

Las_Vegas Escreveu:O exemplo vem sempre de baixo. Se querem gajos bons lá em cima toca a começar a dar o exemplo.

100% de acordo, tem de ser "bottom up".

Está mais que provado que "top down" não resulta :roll:

por Las_Vegas » 14/12/2010 23:15

fafite Escreveu:
Las_Vegas Escreveu:
fafite Escreveu:O exemplo tem de vir de cima!. Acredito que se todos vissemos o nosso dinheiro dos impostos realmente reinvestido a favor da cidadão e da sociedade provavelmente essa fuga diminuiria. Portanto creio que a partir do momento em que sejamos governados por gente honesta e de carácter irrepreensivel a situação mudará.

Irrita-me profundamente que estas personalidades continuem a vir a lume com estes temas para que mais uma vez se atire as responsabilidades de tudo para um só lado.

De baixo.

O exemplo tem de vir de baixo.

Só assim é que vamos ter pessoal lá em cima a dar bons exemplos, quando aprenderem com os de baixo.

É o que eu acho.

Mais exemplos de baixo que aqueles que temos dado?
A mim ninguem me paga a prestação da casa, do carro, a escola dos filhos a conta do supermercado, se não tenho dinheiro não compro, não vou ao bolso do vizinho.....

Eu refiro-me a tudo, não só nos impostos.

O exemplo vem sempre de baixo. Se querem gajos bons lá em cima toca a começar a dar o exemplo.

Registado: 4/11/2002 23:12

por fatimafaria » 14/12/2010 23:06

Las_Vegas Escreveu:

Irrita-me profundamente que estas personalidades continuem a vir a lume com estes temas para que mais uma vez se atire as responsabilidades de tudo para um só lado.

De baixo.

Só assim é que vamos ter pessoal lá em cima a dar bons exemplos, quando aprenderem com os de baixo.

É o que eu acho.

Mais exemplos de baixo que aqueles que temos dado?
A mim ninguem me paga a prestação da casa, do carro, a escola dos filhos a conta do supermercado, se não tenho dinheiro não compro, não vou ao bolso do vizinho.....

Registado: 2/5/2010 8:58

por mfsr1980 » 14/12/2010 23:05

Nesta última década, os impostos subiram exponêncialmente, de tal forma que sinto que já só trabalho para pagar impostos.
Editado pela última vez por mfsr1980 em 14/12/2010 23:11, num total de 1 vez.

por Las_Vegas » 14/12/2010 23:00

De baixo.

É o que eu acho.

Registado: 4/11/2002 23:12

por fatimafaria » 14/12/2010 22:54

O exemplo tem de vir de cima!. Acredito que se todos vissemos o nosso dinheiro dos impostos realmente reinvestido a favor da cidadão e da sociedade provavelmente essa fuga diminuiria. Portanto creio que a partir do momento em que sejamos governados por gente honesta e de carácter irrepreensivel a situação mudará.

Registado: 2/5/2010 8:58

por Manu » 14/12/2010 16:40

Aos Islandeses deram-lhes opção de escolha, para onde deveria ser canalizado os seus impostos e a solição adoptada foi outra.

Bruxelas devia apoiar o salvamento da falência dos bancos? Não, considera um jurista romeno, porque a manutenção do Estado-Providência é mais importante. E cita o exemplo dos islandeses, que optaram por não financiar o salvamento dos seus bancos.

Artigo completo
http://www.presseurop.eu/pt/content/article/425431-morrer-pelos-bancos-nao-obrigado

Registado: 17/1/2006 20:25

Sindicatos da função pública preparam-s para guerra judicial

por Mares » 14/12/2010 11:16

Inconformados com os cortes salariais, os sindicatos da função pública já têm a estratégia traçada. Todas as armas estão a ser afinadas.
Providências cautelares logo no início de Janeiro. Recurso ao Tribunal Constitucional. Queixa à Organização Internacional do Trabalho e junto do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. Estes são alguns dos instrumentos que os sindicatos da Administração Pública pretendem accionar logo a partir de 1 de Janeiro, de modo a travar os polémicos cortes salariais no Estado.
De acordo com um levantamento hoje feito pelo “Publico” junto dos principais sindicatos, não há caminho nem munição que seja descurada. Logo no início de Janeiro os funcionários do Estado vão avançar com providências cautelares nos tribunais portugueses para tentarem travar os cortes desse mês. Em paralelo, estão a mobilizar os trabalhadores para que se apresentem junto dos serviços que pagam os salários, a Direcção-Geral do Tesouro, para contestarem os cortes, uma acção simbólica que tem como objectivo fazer mais uma demonstração do descontentamento.

De forma mais estrutural, preparam-se pedidos de apreciação da constitucionalidade do diploma. Há sindicatos que já têm juristas a trabalhar no assunto, outros que esperam que o Parlamento – por via de uma “coligação” do Bloco de Esquerda e do PCP – interponha um pedido de fiscalização preventiva junto do Tribunal Constitucional. Argumentos principais: violação do principio da igualdade e prática de confisco. Complementarmente, a Fenprof pondera ainda apresentar uma queixa contra o Estado português junto da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

Com esta bateria de acções judiciais e de protesto, os sindicatos esperam conseguir travar o corte salarial entre 5% a 10% que enfrentam os cerca de 450 mil funcionários com salários acima de 1.500 euros brutos por mês. Uma medida que consta do Orçamento do Estado para 2011 e que, a avançar, representa uma poupança de 1,2 mil milhões de euros no próximo ano, o equivalente a 0,7 pontos de PIB.

Registado: 20/10/2010 17:33

"Todos os que podem fogem aos impostos"

por Elias » 14/12/2010 10:59

Cândida Almeida: "Todos os que podem fogem aos impostos"
14 Dezembro 2010 | 09:41
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt

Há uma evasão fiscal generalizada entre as empresas, diz a directora do DCIAP. Quem se ressente é o défice público e a economia portuguesa.

No meio empresarial português, só não foge aos impostos quem não pode. A afirmação é feita por Cândida Almeida, directora do DCIAP (Departamento Central de Investigação e Acção Penal), que salienta o contraste entre a sofisticação dos meios das empresas e os que os magistrados têm ao seu dispor para investigar.

Em declarações ao jornal “i” à margem do seminário do OSCOT sobre Criminalidade Organizada, que decorreu ontem em Lisboa, Cândida Almeida adiantou que há muitíssima evasão fiscal em Portugal" e os magistrados têm pouca formação e meios pouco especializados para combater um crime cada vez mais qualificado.

Mais: "Todos os que podem fogem aos impostos de uma maneira mais ou menos sofisticada", em particular as empresas. E ainda: “A qualidade da evasão fiscal em Portugal é extremamente prodigiosa para as finanças de um país que apenas se auto-financia através dos impostos."

As consequências são as conhecidas: uma diminuição das receitas do Estado que provoca um desequilíbrio nas contas públicas, e, com ele, cortes no fornecimento de bens públicos como a saúde, a educação e a justiça, aponta a magistrada.

“A criminalidade tem cartão de crédito”

A modernização da sociedade e das relações económicas trouxe consigo o crescimento de crimes como a evasão fiscal, fraude, corrupção e branqueamento de capitais, o que levou Cândida Almeida a resumir que, hoje em dia, “a criminalidade tem cartão de crédito”.

O Ministério Público tem actualmente entre mãos cerca de cinco mil inquéritos de crime tributário entre mãos, um valor que tem vindo a crescer nos últimos anos. Mas nem todos eles se referem a crimes de pena pesada. Muitos resultam de processos abertos devido à não entrega de IVA ou de retenções na fonte de descontos dos trabalhadores para a Segurança Social.

Os serviços do Fisco têm, aliás, destacado um número crescente de pessoal para a área de processos-crime, o que tem motivado críticas do Ministério Público. Ontem, Maria José Morgado, directora do DIAP voltou a repeti-las, dizendo que "não podemos investigar em pilhas de papel", segundo cita o "i". Em causa está o o facto de este trabalho mais "burocrático" tirar tempo aos magistrados para investigarem a grande criminalidade economico-financeira.

Anterior

Quem está ligado: