Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Indicadores Técnicos como base de decisão?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ixonas » 14/12/2010 12:39

Os indicadores não serão uma boa solução para entrar em acções em que o céu parece ser o limite, do tipo Jerónimo Martins?
Ixonas

Registado: 12/12/2010 12:21

por ETranquilo » 14/12/2010 12:38

Tiago,

Isso eu ainda percebi, julguei que a resposta fosse mais especifica ...
A Bolsa ou a Vida ? A Vida porque a Bolsa faz-me falta.

Registado: 13/3/2009 14:28

por T1ag0 » 14/12/2010 10:13

ETranquilo Escreveu:
Supermann Escreveu:
LTCM Escreveu:
ETranquilo Escreveu: Alguma boa sugestão?

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... um.php?f=3

não percebi...

:lol: priceless...

Não disse nada mas ... disse tudo.

não percebi...

:oops:

Uma boa sugestão para aprender qualquer coisa é o forúm...penso que foi isso que o LTCM quis dizer.

Registado: 29/3/2010 17:06

por ETranquilo » 14/12/2010 9:57

Supermann Escreveu:
LTCM Escreveu:

não percebi...

não percebi...

:oops:

por Redvil » 14/12/2010 2:59

Este post vai provavelmente para o album das bujardas, mas aqui vai:
Se muita gente analisar as acções de modo semelhante, utilizando suportes e resistências e identificando-os(as) nos(nas) mesmos valores, esse comportamento não levaria as as acções a subir nos suportes e descer nas resistências?
Se por um lado, isso daria razão à leitura técnica, a verdade é que empresa "valeria" (produzir, ter rentabilidade) o mesmo que antes desses movimentos.

Palavra de maçarico...

Registado: 15/10/2010 0:16

por Supermann » 14/12/2010 2:28

LTCM Escreveu:

Registado: 18/12/2009 18:54

por LTCM » 14/12/2010 0:48

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por ETranquilo » 14/12/2010 0:35

LTCM Escreveu:
ETranquilo Escreveu:Alguém leu o "Trade Your Way to Financial Freedom" do Van Tharp?

Qual a impressão genérica? o livro vale a pena?

Obrigado.

Sim.

Se a ideia é aprender alguma coisa o melhor é escolher outro livro, de preferência de um autor que alguma vez tenha negociado.

Não.

P.S. googla maricopa mobley tharp

Alguma boa sugestão?

Obrigado pela dica "maricopa mobley tharp" :shock:

por LTCM » 13/12/2010 23:56

ETranquilo Escreveu:Alguém leu o "Trade Your Way to Financial Freedom" do Van Tharp?

Obrigado.

Sim.

Se a ideia é aprender alguma coisa o melhor é escolher outro livro, de preferência de um autor que alguma vez tenha negociado.

Não.

P.S. googla maricopa mobley tharp
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

por ETranquilo » 13/12/2010 22:02

Alguém leu o "Trade Your Way to Financial Freedom" do Van Tharp?

Obrigado.

por Valete » 13/12/2010 18:47

Para mim tem mais importância que os padrões.

Ainda assim a importância que lhes reservo é pontual. Explicando: não antecipo ou defino tendências com base neles, no entanto quando se encontram em valores extremos, olho para o seu comportamento em iguais circunstancias passadas, e retiro ilações normalmente para o curto prazo.

Não esquecer ainda, que muitos indicadores tem um tecto máximo ou um fundo (por exemplo: 0% - 100%), pelo que quando estamos perto desses valores, podemos melhor prever o que não acontecerá ao activo em questão.

Deste modo, mais do que o próprio significado do indicador, procuro no conjunto dos indicadores, os que se encontram em valores extremos tentando retirar daí algo. Aplico a activos muito líquidos e sempre com gráficos semanais ou até mensais, o que diminui a frequência dos sinais, mas aumenta a sua fiabilidade.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por T1ag0 » 13/12/2010 14:37

Ulisses Pereira Escreveu:T1ago, quanto a essa última ideia, prefiro comprar caro e vender mais caro. ;)

Um abraço,
Ulisses

Ou seja, nunca ir contra a tendência.

por LTCM » 13/12/2010 14:31

T1ag0 Escreveu:
LTCM Escreveu:
T1ag0 Escreveu: eu não procuro uma fórmula mágica, até porque penso que esta não existe.

A fórmula mágica existe e é do conhecimento público.

Comprar barato vender caro? :mrgreen:

Não.

return on capital,
earnings yield.

É o segredo da fórmula Mágica.

Ler o livro “The Little Book That Beats The Market”.

Ou procurar no forum.

por Ulisses Pereira » 13/12/2010 14:30

T1ago, quanto a essa última ideia, prefiro comprar caro e vender mais caro. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por T1ag0 » 13/12/2010 14:23

LTCM Escreveu:
T1ag0 Escreveu: eu não procuro uma fórmula mágica, até porque penso que esta não existe.

Comprar barato vender caro? :mrgreen:

por LTCM » 13/12/2010 14:18

por T1ag0 » 13/12/2010 13:54

Ulisses Pereira Escreveu:É muito difícil dizer-se que se deve usar isto ou aquilo. É errado até fazê-lo porque tenho visto traders com sucesso com base em métodos muito diferentes e outros traders, com base em métodos de sucesso de outros traders, a terem maus resultados.

Para mim, é verdade que os indicadores têm muito pouca importância. Sou mais um "chartista", que valoriza muito as resistências, suportes, linhas de tendência e volume. Só dou uma espreitadela ao RSI quando quer aquilatar o estado de "sobrecompra" ou "sobrevenda" de uma acção.

Mas vejam o caso do CEM... Ele utiliza exclusivamente sistemas automáticos com base em indicadores e tem excelentes resultados.

O que é importante é que se encontre um método que resulte para si. Naturalmente que durante uns anos se anda à procura de qual o método que melhor se adeque a si, mas passar a vida inteira a saltar de método em método é demasiado perigoso...

Um abraço,
Ulisses

Supondo que temos uma acção em claro crescente, que quebra uma resistência com excelente volume. Nesse caso provavelmente o RSI também vai estar em sobrecompra.
O ponto onde quero chegar é que os indicadores custumam contradizer a tendência, principalmente quando este é bem definida.

Cheguei a ler num blog norte-americano (não sei precisar qual é) que os indicadores eram bons para negociar em pontos de reversão, quando o preço vai ao suporte, porque pode ajudar a apurar se a cotação vai reagir bem ao suporte. Também poderão ser interessantes para antecipar qual o ponto em que esta vai arrancar, depois de um período de lateralização. Para escolher pontos de entrada em acções que estão com valorizações acima da média para pouco ou nada servem.

Queria desde já dizer que eu não procuro uma fórmula mágica, até porque penso que esta não existe. Apenas pretendo ver pontos de vista diferentes sobre os métodos de avaliar uma cotada.

por Ulisses Pereira » 13/12/2010 13:37

É muito difícil dizer-se que se deve usar isto ou aquilo. É errado até fazê-lo porque tenho visto traders com sucesso com base em métodos muito diferentes e outros traders, com base em métodos de sucesso de outros traders, a terem maus resultados.

Para mim, é verdade que os indicadores têm muito pouca importância. Sou mais um "chartista", que valoriza muito as resistências, suportes, linhas de tendência e volume. Só dou uma espreitadela ao RSI quando quer aquilatar o estado de "sobrecompra" ou "sobrevenda" de uma acção.

Mas vejam o caso do CEM... Ele utiliza exclusivamente sistemas automáticos com base em indicadores e tem excelentes resultados.

O que é importante é que se encontre um método que resulte para si. Naturalmente que durante uns anos se anda à procura de qual o método que melhor se adeque a si, mas passar a vida inteira a saltar de método em método é demasiado perigoso...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por FilRib » 13/12/2010 13:30

Boas. Eu também sou muito verde nos mercados, mas sou muito estudioso! eh eh.
Falando a sério, também tive muitas duvidas como a que tens. Com o tempo fui-me apercebendo que de facto há indicadores que considerei de desestabilizadores. Pois entravam em contradição e só me traziam dúvidas e interrogações (too much information).
Após leitura de muitos tópicos aqui e assistir às análises do Mestre Ulisses apenas me sigo por resistências/suportes, tendências e uso o RSI.

Registado: 4/8/2010 10:09

Indicadores Técnicos como base de decisão?

por T1ag0 » 13/12/2010 13:10

Boa Tarde,

Abro este tópico com o intuito de fomentar uma discussão sobre a utilidades dos indicadores técnicos.

Qual a vossa opinião sobre a utilidades destes? São bases importantes para decidir a abertura de uma posição? Ou são apenas uteis para perceber qual a tendência de um título?

Não acompanho o mercado à muito tempo mas pelo que eu tenho detectado os indicadores parecem muito pouco confiáveis. São sim importantes para que possamos analisar alguns possíveis pontos de reversão. Podemos ver os indicadores como forma de nos colocar alerta mas nunca para tomar uma decisão.

Os chamados charts patterns parecem-me ser a principal base de decisão para um analista técnico, pelo menos para o médio/longo-prazo. Sempre acompanhando o volume com o qual se formam, e se coincidem com quebras de médias moveis.

Pretendo ler as opiniões de outros utilizadores. Certamente há quem dê muita importância aos indicadores, e gostaria de saber o porquê.
E dos que concordam com a minha perspectiva, podem reforçar a ideia.
Acima de tudo ainda não tenho uma perspectiva bem formada, visto acompanhar o mercado a relativamente pouco tempo, e assim pretendo ver a de outros utilizadores mais experientes.

Anterior