corrupção!!!!
Querem medidos (REALMENTE!) eficazes para conter a corrupção?
http://publico.pt/Mundo/exchefe-de-agen ... ua_1467041

O ex-chefe da principal empresa estatal nuclear da China viu hoje confirmada a condenação a pena perpétua, pelo crime de suborno, no âmbito de uma campanha anti-corrupção que está a mudar os líderes do sector no país.
A decisão foi tomada numa reunião à porta fechada do Partido Comunista, dando aval pleno a um parecer de 2009 que também retira a Kang Rixin, o estatuto de membro do partido por “violações graves da lei e quebra de disciplina”, é avançado pela agência noticiosa Xinhua. Perdeu todos os direitos políticos e todos os seus bens pessoais foram confiscados.
Caído em desgraça, Kang Rixin, de 57 anos, podia ter sido condenado à pena capital, de acordo com a legislação chinesa, mas “a sentença foi mais leve porque [o arguido] cooperou com os investigadores e devolveu tudo o que tinha recebido ilicitamente”. O ex-chefe da agência nuclear fazia parte do grupo de elite de 204 membros do Comité Central do partido e detinha um estatuto de poder equivalente ao de um ministro.
Foi condenado por ter “abusado do seu poder, permitindo ganhos ilegítimos a terceiros” e por ter “recebido um vasto montante em subornos”, no total de 970 mil dólares (mais de 700 mil euros) entre 2004 e 2009, precisava a Xinhua. É já o segundo responsável de topo de uma empresa energética estatal a ser afastado este ano por acusações de corrupção.
http://publico.pt/Mundo/exchefe-de-agen ... ua_1467041
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
Um bom exemplo...
Enquanto autarca aceitarei prendas que possam ser encaminhadas para o Banco Alimentar contra a Fome.
Quando tomei posse como presidente da Câmara de Santarém fui confrontado com a quantidade de prendas que chegavam ao meu gabinete. Era a véspera de Natal. Para um velho polícia, desconfiado e vivido, a hecatombe de presuntos, leitões, garrafas de vinho muito caro, cabazes luxuosos e dezenas de bolo-rei cheirou-me a esturro. Também chegaram coisas menores. E coisas nobres: recebi vários ramos de flores, a única prenda que não consigo recusar.
Decidi que todas as prendas seriam distribuídas por instituições de solidariedade social, com excepção das flores. No segundo Natal a coisa repetiu-se. E então percebi que as prendas se distribuíam por três grupos. O primeiro claramente sedutor e manhoso que oferecia um chouriço para nos pedir um porco. O segundo, menos provocador, resultava de listas que grandes empresas ligadas a fornecimento de produtos, mesmo sem relação directa com o município, que enviam como se quisessem recordar que existem. O terceiro grupo é aquele que decorre dos afectos, sem valor material mas com significado simbólico: flores, pequenos objectos sem valor comercial, lembranças de Natal. Além de tudo isto, o correio é encharcado com milhares de postais de boas-festas que instituições públicas e privadas enviam numa escala inimaginável. Acabei com essa tradição. Não existe tempo para apreciar um cartão de boas--festas quando se recebe milhares e se expede milhares.
Quanto às restantes prendas, por não conseguir acabar com o hábito, alterei-o. Foi enviada nova carta em que informámos que agradecíamos todas as prendas que enviassem. Porém, pedíamos que fosse em géneros de longa duração para serem ofertados ao Banco Alimentar contra a Fome. Teve um duplo efeito: aumentou a quantidade de dádivas que agora têm um destino merecido. E assim, nos últimos dois Natais recebemos cerca de 8 toneladas de alimentos.
Conto isto a propósito da proposta drástica que o PS quer levar ao Parlamento que considera suborno qualquer oferta feita a funcionário público. Se ao menos lhe pusessem um valor máximo de 20 ou 30 euros, ainda se compreendia e seria razoável. Em vários países do mundo é assim. Aqui não. Quer passar-se do 8 para o 80. O que significa que nada vai mudar. Por isso, fica já claro que não cumprirei essa lei enquanto funcionário público. Enquanto autarca aceitarei prendas que possam ser encaminhadas para o Banco Alimentar. E jamais devolverei uma flor que me seja oferecida.
Francisco Moita Flores, Professor Universitário e Presidente da Camara Municipal de Santarém
Quando tomei posse como presidente da Câmara de Santarém fui confrontado com a quantidade de prendas que chegavam ao meu gabinete. Era a véspera de Natal. Para um velho polícia, desconfiado e vivido, a hecatombe de presuntos, leitões, garrafas de vinho muito caro, cabazes luxuosos e dezenas de bolo-rei cheirou-me a esturro. Também chegaram coisas menores. E coisas nobres: recebi vários ramos de flores, a única prenda que não consigo recusar.
Decidi que todas as prendas seriam distribuídas por instituições de solidariedade social, com excepção das flores. No segundo Natal a coisa repetiu-se. E então percebi que as prendas se distribuíam por três grupos. O primeiro claramente sedutor e manhoso que oferecia um chouriço para nos pedir um porco. O segundo, menos provocador, resultava de listas que grandes empresas ligadas a fornecimento de produtos, mesmo sem relação directa com o município, que enviam como se quisessem recordar que existem. O terceiro grupo é aquele que decorre dos afectos, sem valor material mas com significado simbólico: flores, pequenos objectos sem valor comercial, lembranças de Natal. Além de tudo isto, o correio é encharcado com milhares de postais de boas-festas que instituições públicas e privadas enviam numa escala inimaginável. Acabei com essa tradição. Não existe tempo para apreciar um cartão de boas--festas quando se recebe milhares e se expede milhares.
Quanto às restantes prendas, por não conseguir acabar com o hábito, alterei-o. Foi enviada nova carta em que informámos que agradecíamos todas as prendas que enviassem. Porém, pedíamos que fosse em géneros de longa duração para serem ofertados ao Banco Alimentar contra a Fome. Teve um duplo efeito: aumentou a quantidade de dádivas que agora têm um destino merecido. E assim, nos últimos dois Natais recebemos cerca de 8 toneladas de alimentos.
Conto isto a propósito da proposta drástica que o PS quer levar ao Parlamento que considera suborno qualquer oferta feita a funcionário público. Se ao menos lhe pusessem um valor máximo de 20 ou 30 euros, ainda se compreendia e seria razoável. Em vários países do mundo é assim. Aqui não. Quer passar-se do 8 para o 80. O que significa que nada vai mudar. Por isso, fica já claro que não cumprirei essa lei enquanto funcionário público. Enquanto autarca aceitarei prendas que possam ser encaminhadas para o Banco Alimentar. E jamais devolverei uma flor que me seja oferecida.
Francisco Moita Flores, Professor Universitário e Presidente da Camara Municipal de Santarém
Eu concordo com a medida ao principio poe realmente não dar grandes frutos mas com o tempo vai dar sim.
Tal qual como a intrudução do livro de reclamações nos serviços públicos, a maioria não usa porque diz que não vale a pena, não vai dar em nada, mas olhem que não é bem assim.
Digo por experiência própria.
E se se começarem a descobrir a careca uns aos outros por vingança tanto melhor.
Tal qual como a intrudução do livro de reclamações nos serviços públicos, a maioria não usa porque diz que não vale a pena, não vai dar em nada, mas olhem que não é bem assim.
Digo por experiência própria.
E se se começarem a descobrir a careca uns aos outros por vingança tanto melhor.
- Registado: 2/5/2010 8:58
aaugustobb Escreveu:PGR cria página na internet para receber denúncias de corrupçãoPor Redacção
A Procuradoria-Geral da República (PGR) colocou, esta quarta-feira, em funcionamento, uma página na internet intitulada “Corrupção denuncie aqui”, que tem como objectivo recolher denúncias de actos de corrupção.
andam sempre a dizer que estes e aqueles são uns corruptos. agora é só fazer o registo!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
O que eu acho é que grande maioria da população portuguesa, tem telhados de vidro, e nem sequer deseja ouvir medidas como esta...começam logo a criticar...eu acho que esta medida se for bem divulgada e bem aproveitada pela população, poderá contribuir em grande parte para a diminuição da corrupção e da fuga aos impostos.
Por isso acho que é de apoiar este tipo de iniciativas...porque pior do que está não vai ficar de certeza.
Por isso acho que é de apoiar este tipo de iniciativas...porque pior do que está não vai ficar de certeza.
- Registado: 29/11/2007 1:39
Batmax Escreveu:AutoMech Escreveu:Batmax Escreveu: em financiar-se com um corrupto a frente, fica a ideia.
Até à data não há nada que prove isso Batmax.
Olha isto é muito simples ouves falar mal de um gajo que enganou uns poucos nas contas camufladas para ganhar as eleições, isso não prova ?
Fazer números mágicos de depois virem descobrir buracos de milhões como ainda há pouco o tribunal de contas descobriu um de 300 milhões, este ex e outros não prova ?
Os investidores estarem a dizer não a emprestar dinheiro ao país não prova nada ?
Que venha o FMI de uma vez por todas pois só esse é que vai dar credibilidade ao nosso país de novo, agora vamos ver se também vão demorar 1 ano a tomar a decisão... enfim para que precisamos de pessoas formadas como os políticos que temos para nos mandarem para o fosso e ainda se rirem por cima ?
Não posso continuar a calar mais, BASTA !!!
Isso para mim chama-se incompetente ou eventualmente mentiroso e não corrupto como tu lhe chamaste.
Não é que simpatize pelo senhor, mas todas as suspeitas de corrupção até agora não passaram disso mesmo...
AutoMech Escreveu:Batmax Escreveu: em financiar-se com um corrupto a frente, fica a ideia.
Até à data não há nada que prove isso Batmax.
Olha isto é muito simples ouves falar mal de um gajo que enganou uns poucos nas contas camufladas para ganhar as eleições, isso não prova ?
Fazer números mágicos de depois virem descobrir buracos de milhões como ainda há pouco o tribunal de contas descobriu um de 300 milhões, este ex e outros não prova ?
Os investidores estarem a dizer não a emprestar dinheiro ao país não prova nada ?
Que venha o FMI de uma vez por todas pois só esse é que vai dar credibilidade ao nosso país de novo, agora vamos ver se também vão demorar 1 ano a tomar a decisão... enfim para que precisamos de pessoas formadas como os políticos que temos para nos mandarem para o fosso e ainda se rirem por cima ?
Não posso continuar a calar mais, BASTA !!!
User mudou de nick - > Wallstreetrader
- Registado: 29/11/2007 2:13
Batmax Escreveu:Penso que uma factor positivo seria a demissão do actual 1º ministro, "consta-se" atenção fala-se nos corredores que uma das razões ou uma das exigências que os investidores está a colocar é essa mesma demissão, eu pessoalmente penso que o país ira ter cada vez mais dificuldades em financiar-se com um corrupto a frente, fica a ideia.
O problema é que se choverem denuncias contra políticos, duvido que a maior parte deles sejam colocados perante a justiça. O factor "abuso de poder" está muito em jogo.
Os pequenos é que vão ser sempre apanhados e os graúdos vão continuar a passear ou metem-se a milhas.
Veja-se o caso do Srº António Godinho.
Quanto ao 1ºministro, onde há fumo há fogo. E com tanto fumo, que até intoxica, ainda não o vi a responder perante um tribunal.
Cumprimentos
Lion_Heart Escreveu:Sinceramente acho que adianta nada , aposto que mais de 90% das denuncias não vão dar em nada.
e quanto a ser anónima , o ip não é anonimo.
Os poucos coitados que poderão ser apanhados (e merecem) vão ser uma pequena gota do grande oceano da corrupção em Portugal.
Se nós queremos o anónimato ele é garantido.
Em relação ao ip, se quiseres podes fazer a denuncia num pc que não seja o teu.
Se os 10% de denuncias tiverem sucesso já não é nada mau...se as denuncias que fizeres, tiveres fundamentos, elas de certeza que vão ter sucesso, para alem de poderes acompanhar o processo, e introduzires novos dados para investigação.
habanero04 Escreveu:aaugustobb Escreveu:habanero04 Escreveu:Isto é "um pau de 2 bicos", pode haver pessoal a fazer denúncias anónimas contra quem lhe convém...
E então qual é o problema?...desde que a denuncia tenha fundamento.
O problema é esse, é que pode não ter fundamento e alguém andar a querer lixar a vida a alguém... é óbvio que quem não deve não teme, mas ser investigado sem ter culpa não é muito agradável.
Não vejo qual o interesse de fazer uma denuncia, só pelo simples facto de ver o visado a ser investigado, quando eu sei que essa investigação não vai dar em nada porque eu sei que não existe fundamento...até que é necessário apresentar os fundamentos dessa denuncia.
Sinceramente acho que adianta nada , aposto que mais de 90% das denuncias não vão dar em nada.
Os poucos coitados que poderão ser apanhados (e merecem) vão ser uma pequena gota do grande oceano da corrupção em Portugal.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
habanero04 Escreveu:aaugustobb Escreveu:habanero04 Escreveu:Isto é "um pau de 2 bicos", pode haver pessoal a fazer denúncias anónimas contra quem lhe convém...
O problema é esse, é que pode não ter fundamento e alguém andar a querer lixar a vida a alguém... é óbvio que quem não deve não teme, mas ser investigado sem ter culpa não é muito agradável.
Tal como dizes, quem não deve, não teme.
- Registado: 30/9/2010 13:54
aaugustobb Escreveu:habanero04 Escreveu:Isto é "um pau de 2 bicos", pode haver pessoal a fazer denúncias anónimas contra quem lhe convém...
Penso que uma factor positivo seria a demissão do actual 1º ministro, "consta-se" atenção fala-se nos corredores que uma das razões ou uma das exigências que os investidores está a colocar é essa mesma demissão, eu pessoalmente penso que o país ira ter cada vez mais dificuldades em financiar-se com um corrupto a frente, fica a ideia.
User mudou de nick - > Wallstreetrader
- Registado: 29/11/2007 2:13
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: malakas, MR32, navaldoc, OCTAMA, Olhar Leonino, PMP69, Shimazaki_2, silva_39 e 163 visitantes