Cortes salariais na função pública
axman Escreveu:Por vejo no site da CGA pensões de 2795.04 € para educadoras de infância, atribuidas no ano de 2009?
Não vou publicar os nomes das senhoras porque me parece desnecessário. fica o url www.cga.pt
Vai dizer que isso era antes e coisa e tal. A verdade é que EU e você pagam todo o santo mês estas bárbaras pensões a educadoras de infância.
axman em tua opinião uma educadora de infância deveria receber quanto?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Sério? Se calhar tens razão e a CGA continua a publicar disparares na internet..
Por vejo no site da CGA pensões de 2795.04 € para educadoras de infância, atribuidas no ano de 2009?
Não vou publicar os nomes das senhoras porque me parece desnecessário. fica o url www.cga.pt
Vai dizer que isso era antes e coisa e tal, topo de carreira... A verdade é que EU e você pagam todo o santo mês estas bárbaras pensões a educadoras de infância.
Diga o que dizer, no sector privado não se pagam este tipo de valores, muito menos no "topo" da carreira das educadoras de infância..
Nota: Não é nenhum fetiche pelas educadoras. Devem ser umas queridas. Podia ter pegado nos professores, enfermeiros, técnicos superiores, magistrados, etc,etc
Por vejo no site da CGA pensões de 2795.04 € para educadoras de infância, atribuidas no ano de 2009?
Vai dizer que isso era antes e coisa e tal, topo de carreira... A verdade é que EU e você pagam todo o santo mês estas bárbaras pensões a educadoras de infância.
Diga o que dizer, no sector privado não se pagam este tipo de valores, muito menos no "topo" da carreira das educadoras de infância..
Nota: Não é nenhum fetiche pelas educadoras. Devem ser umas queridas. Podia ter pegado nos professores, enfermeiros, técnicos superiores, magistrados, etc,etc
Editado pela última vez por axman em 30/10/2010 12:05, num total de 1 vez.
- Registado: 1/8/2009 0:16
Como é que se podem fazer afirmações destas???!!!!!!!!!!!
axman Escreveu:Elias: descobres, chocado, que os FP até ganham bemzinho. Pois ganham. O BdP num recente estudo concluí que os FP ganham 75% acima do sector privado. Basta pensares que o Estado - nós, colectivamente - pagamos 3.000€ a educadoras de infância..
Por essas e por outras é que este "corte", embora no bom sentido, peca pela timidez. Também não se entende porque não cortaram nas pensões da CGA. Practicam-se verdadeiros actos terroristas por lá.. (tipo Manuel Alegre, Magistrados, deputados, etc)..
Nota: Se o País pudesse , não veria problema nenhum em que se pagasse estes valores a FP.
Não paro de me espantar com as barbaridades que por aqui se dizem. As pessoas deviam informar-se bem antes de lançar bujardas deste calibre.
Uma educadora de infância em topo de carreira aufere um salário bruto mensal de 2227,90 €, a que corresponde aproximadamente um valor líquido de 1500 a 1600 euros, consoante o estado civil e o n.º de filhos.
Agora vai passar a auferir um bocado menos...
Repara que é em TOPO DE CARREIRA...
vitcosta Escreveu:Então não deviam baixar ordenados , deviam era despedir quem não produz.
Não se pode despedir funcionário públicos. Essa é uma das razões que concorrem para a falta de produtividade.
vitcosta Escreveu:nasci em 1974 e precisamos de uma nova revolução
Hum... e como fazias essa revolução? E o que esperavas obter com ela?
Então não deviam baixar ordenados , deviam era despedir quem não produz.
Faz-me lembrar o corte das bonificações das casas, em vez de cortar aos corruptos que usufruiam delas, cortaram para todos os novos.
Isso sim era coragem,
Baixar 10% a um funcionário que esta sentado na secretaria sem qualquer responsabilidade, sem saber nada e que subiu por sucessivas progressões sem qualquer prova de competencia é pouco...
baixar-me 10% a mim que me mato a trabalhar noite e dia, que estudei 18 anos à custa do esforço de pais de classe média baixa para me darem um curso, e que quando trabalho não tenho um minuto de descanso e que cumpro todas as minhas obrigações é muito...
tenho 36 anos e pertenço à dita geração rasca que vai pagar os erros dos falsos anos dourados, onde tudo se fez, tudo se roubou, rasca são estes que lá estão neste momento, nem vergonha existe mais.
nasci em 1974 e precisamos de uma nova revolução
Faz-me lembrar o corte das bonificações das casas, em vez de cortar aos corruptos que usufruiam delas, cortaram para todos os novos.
Isso sim era coragem,
Baixar 10% a um funcionário que esta sentado na secretaria sem qualquer responsabilidade, sem saber nada e que subiu por sucessivas progressões sem qualquer prova de competencia é pouco...
baixar-me 10% a mim que me mato a trabalhar noite e dia, que estudei 18 anos à custa do esforço de pais de classe média baixa para me darem um curso, e que quando trabalho não tenho um minuto de descanso e que cumpro todas as minhas obrigações é muito...
tenho 36 anos e pertenço à dita geração rasca que vai pagar os erros dos falsos anos dourados, onde tudo se fez, tudo se roubou, rasca são estes que lá estão neste momento, nem vergonha existe mais.
nasci em 1974 e precisamos de uma nova revolução
- Registado: 29/11/2007 14:17
Elias Escreveu:axman Escreveu:Elias: descobres, chocado, que os FP até ganham bemzinho. Pois ganham. O BdP num recente estudo concluí que os FP ganham 75% acima do sector privado.
Tenho ideia que esse estudo já foi desmontado aqui no Forum, nomeadamente no que à metodologia diz respeito.
Pois pois. Então indica-me onde, no sector privado, se paga 3.000€ a educadoras de infância. Ou onde se pagam tanto a enfermeiros, arquitectos, advogados, professores, historiadores, .. Não há, pois não!
Estas corporações vivem artificialmente acima do seu valor de mercado à custa do contribuinte. É tão bom que nem deixam espaço para as novas gerações entrarem. Basta ver o caso dos jovens professores que não arranjam colocação nem que se disponham a vidas de caixeiro viajante.
Quando foi a última vez que um FP se demitiu? Nem que cortassem 50% eles largavam o osso.
(já sei que vem para aí um qualquer ex-FP dizer que se demitiu e tal e coisa e tal. antes de postares lembra-te: és a excepção que confirma a regra)
Editado pela última vez por axman em 30/10/2010 11:48, num total de 4 vezes.
axman Escreveu:Elias: descobres, chocado, que os FP até ganham bemzinho. Pois ganham. O BdP num recente estudo concluí que os FP ganham 75% acima do sector privado.
Tenho ideia que esse estudo já foi desmontado aqui no Forum, nomeadamente no que à metodologia diz respeito.
Elias: descobres, chocado, que os FP até ganham bemzinho. Pois ganham. O BdP num recente estudo concluí que os FP ganham 75% acima do sector privado. Basta pensares que o Estado - nós, colectivamente - pagamos 3.000€ a educadoras de infância..
Por essas e por outras é que este "corte", embora no bom sentido, peca pela timidez. Também não se entende porque não cortaram nas pensões da CGA. Practicam-se verdadeiros actos terroristas por lá.. (tipo Manuel Alegre, Magistrados, deputados, etc)..
Nota: Se o País pudesse , não veria problema nenhum em que se pagasse estes valores a FP.
Editado pela última vez por axman em 30/10/2010 11:38, num total de 2 vezes.
Re: Cortes salariais na função pública
LTCM Escreveu:Elias Escreveu:Pois, mas um indivíduo que ganhe 2500 vai levar um corte de 5% ou seja 125 euros.
Pela tabela um indivíduo que ganhe 2.500,00 vai levar um corte de 6% ou seja 150 euros
Obrigado LTCM. Eu estava a citar de memória mas gosto sempre de saber os valores correctos.
Elias Escreveu:Pois, mas um indivíduo que ganhe 2500 vai levar um corte de 5% ou seja 125 euros.
Pela tabela um indivíduo que ganhe 2.500,00 vai levar um corte de 6% ou seja 150 euros

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Já vi que o Marco fez um exemplo, mas eu tinha acabado de alinhavar um também... cá vai:
Tenho 10 funcionários, com rendimentos mensais assim distribuídos:
a) 2x 4000€ (que terão 10% de desconto, que são 400€/mês em cada);
b) 3x 2500€ (que terão 5% de desconto, que são 125€/mês em cada);
c) 5x 1500€ (que terão 3,5% de desconto, que são 52,5€/mês em cada).
O salário médio destes funcionários é de (2*4000 + 3*2500 + 5*1500€) / 10 = 2300€;
No entanto, analisando a poupança mensal que terei:
a) 400€ * 2 = 800€;
b) 125€ * 3 = 375€;
c) 52,5€ * 5 = 262,5€.
Que me dá um total de 1437,5€... por funcionário, dá 143,75€.
Resumindo, vês pelo exemplo que os meus funcionários ganham em média 2300€;
Mas o desconto médio de 143,75€, a comparar com a tabela de descontos que apliquei, dá a impressão que o salário médio estaria algures acima de 2500€ (125€) e abaixo de 4000€ (400€).
As aparências iludem... e a matemática é bela mas matreira
Tenho 10 funcionários, com rendimentos mensais assim distribuídos:
a) 2x 4000€ (que terão 10% de desconto, que são 400€/mês em cada);
b) 3x 2500€ (que terão 5% de desconto, que são 125€/mês em cada);
c) 5x 1500€ (que terão 3,5% de desconto, que são 52,5€/mês em cada).
O salário médio destes funcionários é de (2*4000 + 3*2500 + 5*1500€) / 10 = 2300€;
No entanto, analisando a poupança mensal que terei:
a) 400€ * 2 = 800€;
b) 125€ * 3 = 375€;
c) 52,5€ * 5 = 262,5€.
Que me dá um total de 1437,5€... por funcionário, dá 143,75€.
Resumindo, vês pelo exemplo que os meus funcionários ganham em média 2300€;
Mas o desconto médio de 143,75€, a comparar com a tabela de descontos que apliquei, dá a impressão que o salário médio estaria algures acima de 2500€ (125€) e abaixo de 4000€ (400€).
As aparências iludem... e a matemática é bela mas matreira

Já agora, aqui fica um exemplo com números e apesar da escolha ter sido arbitraria (garanto) chega-se praticamente ao tipo de conclusão que eu já tinha lançado em tom de estimativa a olho (isto de resto continua a ser uma estimativa, porque eu não tenho garantia de que os vencimentos se distribuam desta forma). De qq das formas mostra claramente o que te indiquei e mostra que o desconto médio vai ser superior ao desconto real de um individuo que tenha precisamente como vencimento esse tal valor médio:
1550 *3.50%
1600 *3.50%
1700 *3.50%
1800 *3.50%
2050 *3.80%
2300 *5.58%
2500 *6.00%
3000 *7.67%
4000 *9.75%
6000 *10.0%
Média = 2550
Corte médio = 180.84
(um individuo com vencimento de 2550 euros desconta porém 158 euros!)
Note-se que eu sobrepopulei a banda inferior, de resto como é de esperar que ocorra. No entanto, a forma como os cortes se procedem contraria o efeito da sobrepopulação de individuos com vencimentos mais baixos neste universo...
A moral da história é que não se deve tentar tirar uma média directa a partir do bolo total de descontos porque... a matemática envolvida não é essa, não segue uma regra linear conforme já tinha explicado.
1550 *3.50%
1600 *3.50%
1700 *3.50%
1800 *3.50%
2050 *3.80%
2300 *5.58%
2500 *6.00%
3000 *7.67%
4000 *9.75%
6000 *10.0%
Média = 2550
Corte médio = 180.84
(um individuo com vencimento de 2550 euros desconta porém 158 euros!)
Note-se que eu sobrepopulei a banda inferior, de resto como é de esperar que ocorra. No entanto, a forma como os cortes se procedem contraria o efeito da sobrepopulação de individuos com vencimentos mais baixos neste universo...
A moral da história é que não se deve tentar tirar uma média directa a partir do bolo total de descontos porque... a matemática envolvida não é essa, não segue uma regra linear conforme já tinha explicado.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Elias Escreveu:Pois, mas um indivíduo que ganhe 2500 vai levar um corte de 5% ou seja 125 euros. Daqui até aos 180 euros de média ainda falta muito, o que me leva a crer que a média destes 318 mil ande muito acima dos 2500...
Não leste o que eu escrevi?
![]()
Tu quando vais fazer a média dos vencimentos, fazes uma média directa (somas os vencimentos e divides por n). O valor médio do desconto por individuo não é uma média directa (os da banda inferior desconta a 3.5% enquanto os da banda superior descontam a 10%). Isso faz com que a média real seja mais baixa que a média aparente que tiras a partir daquele valor e não é coisa que resolvas olhando para quanto desconta o que recebe 2500 euros (os valores não estão relacionados directamente... o desconto nem sequer é um desconto que sobe linearmente a partir dos 1500 euros mas que sobe de uma forma arbitraria em direcção aos 10%, com tecto nesse valor para uma gama de vencimentos em torno dos 4000 mil euros e que depois é aplicado a partir dessa gama de valores para a frente). O tipo de raciocínio linear que estás a aplicar não se deve aplicar, por razões matemáticas...
Exacto Elias, lê bem a explicação do Marco... não podes calcular nem tirar conclusões dessa forma.
Elias Escreveu:Ou então há aqui qualquer coisa que me escapa...
Sim há, os cortes não vale 800 milhões , mas sim 1000 milhões, o que significa reduzir as receitas de IRS em 200 milhões, dai a poupança liquida ser "apenas" de 800 milhões.
Assim em média, cada funcionário atingido vai perder 224 €/mês de vencimento/subsidios/abonos.
se o corte é 5% da massa global da administração publica, significa que o Estado considera que gasta 20 mil milhões de € em vencimentos, subsidios e abonos.
Logo as contas do Estado ou do jornal não estão certas, alguma coisa está mal, já que a media dos restantes FP, dá perto de 2071€/mÊs considerando 14 meses. Alguém está enganado nesta historia
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Elias Escreveu:Pois, mas um indivíduo que ganhe 2500 vai levar um corte de 5% ou seja 125 euros. Daqui até aos 180 euros de média ainda falta muito, o que me leva a crer que a média destes 318 mil ande muito acima dos 2500...
Não leste o que eu escrevi?

Tu quando vais fazer a média dos vencimentos, fazes uma média directa (somas os vencimentos e divides por n). O valor médio do desconto por individuo não é uma média directa (os da banda inferior desconta a 3.5% enquanto os da banda superior descontam a 10%). Isso faz com que a média real seja mais baixa que a média aparente que tiras a partir daquele valor e não é coisa que resolvas olhando para quanto desconta o que recebe 2500 euros (os valores não estão relacionados directamente... o desconto nem sequer é um desconto que sobe linearmente a partir dos 1500 euros mas que sobe de uma forma arbitraria em direcção aos 10%, com tecto nesse valor para uma gama de vencimentos em torno dos 4000 mil euros e que depois é aplicado a partir dessa gama de valores para a frente). O tipo de raciocínio linear que estás a aplicar não se deve aplicar, por razões matemáticas...

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:A média deste sub-universo de funcionários públicos assim numa estimativa a olho deve estar na casa dos 2500 euros, umas centenas para trás ou para a frente.
Pois, mas um indivíduo que ganhe 2500 vai levar um corte de 5% ou seja 125 euros. Daqui até aos 180 euros de média ainda falta muito, o que me leva a crer que a média destes 318 mil ande muito acima dos 2500...
Elias Escreveu:E pus-me a fazer umas contas:
se os cortes de salários em 318.320 mil funcionários valem 800 milhões de euros, isso dá um corte médio de 2513 euros por funcionário atingido. Ou seja, cerca de 180 euros por mês (numa base de 14 meses).
Como os de 1550 euros só levam um corte de 3,5 por cento (ou seja 52 euros), isto significa que os salários médios desta gente toda (318k pessoas) são muito mas muito acima dos 1550 euros.
Ou então há aqui qualquer coisa que me escapa...
Claro que estão muito acima porque trata-se precisamente da metade com vencimentos mais altos.
Por outro lado, não percebi bem o que querias dizer com "Como os de 1550 euros só levam um corte de 3,5 por cento": o facto de os de vencimento mais baixo terem um corte mais baixo e ele ser progressivo à medida que se sobe no vencimento só faz com que o valor por individuo a que vais chegar suba e "empurrar para cima" (por assim dizer) qualquer estimativa que queiras tirar a partir do valor final a que chegas.
Dito de outra forma: o que tu vais ter é uma média pesada em que os que têm vencimentos mais altos pesam um factor x e os da banda inferior pesam um factor x/3 (a multiplicar ainda pela diferença do vencimento base). E claro que há imensas pessoas com vencimentos de vários milhares (basta pensares em juizes, deputados, médicos, etc, etc) os quais vão ter cortes de 10% - cada um deles pesa por qualquer coisa como 10x o contributo de um funcionário que ganhe por exemplo 1600 ou 1700 euros para o bolo total da poupança.
A média deste sub-universo de funcionários públicos assim numa estimativa a olho deve estar na casa dos 2500 euros, umas centenas para trás ou para a frente.
artista Escreveu:Não estou a perceber a tua dúvida, é claro que há muita gente a ganhar a cima disso, e que descontam mais que os 3,5%... não estou a ver onde é que custa a perceber que a média chegue aos 180 euros por mês, faz lá as contas a quem ganha mais de 4200 euros e desconta 10%...
abraço
artista
Bem se isso é mesmo assim então a única conclusão lógica é a de que na função pública há muita gente a ganhar muito bem...
Elias Escreveu:Abro um tópico novo porque o do orçamento já está uma bela salada...
Há pouco encontrei esta notícia:Cortes salariais afectam 318.320 funcionários públicos
29.10.2010 - 17:20 Por Raquel Martins
publico.pt
A redução de salários prevista para o próximo ano vai afectar 48 por cento do total de funcionários públicos. Isto significa que 318.320 do total de 663.167 trabalhadores sofrerão cortes no vencimento.
De acordo com um documento do Ministério das Finanças, o impacto da redução salarial será mais significativo na administração central – onde 54 por cento dos trabalhadores serão afectados - do que nas autarquias, onde a diminuição dos vencimentos se sentirá no bolso de 18 por cento dos trabalhadores e titulares de cargos.
Em causa está uma medida prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2011 e que prevê que os trabalhadores vejam o seu salário reduzir-se entre 3,5, por cento, para as remunerações entre os 1550 e os 2000 euros, e os 10 por cento para salários acima de 4165 euros.
Nas estimativas a que o PÚBLICO teve acesso, o Ministério das Finanças diz que teve em conta “não apenas o valor das remunerações base mas também o de outras prestações pecuniárias”, como é o caso dos suplementos remuneratórios que em algumas carreiras têm um peso significativo no vencimento. É o caso do pessoal militar e das forças de segurança, os trabalhadores dos impostos e das alfândegas, oficiais de justiça, registos e notariado.
O Governo já garantiu que os cortes nos salários permitiram poupar, em termos líquidos 800 milhões de euros.
E pus-me a fazer umas contas:
se os cortes de salários em 318.320 mil funcionários valem 800 milhões de euros, isso dá um corte médio de 2513 euros por funcionário atingido. Ou seja, cerca de 180 euros por mês (numa base de 14 meses).
Como os de 1550 euros só levam um corte de 3,5 por cento (ou seja 52 euros), isto significa que os salários médios desta gente toda (318k pessoas) são muito mas muito acima dos 1550 euros.
Ou então há aqui qualquer coisa que me escapa...
Não estou a perceber a tua dúvida, é claro que há muita gente a ganhar a cima disso, e que descontam mais que os 3,5%... não estou a ver onde é que custa a perceber que a média chegue aos 180 euros por mês, faz lá as contas a quem ganha mais de 4200 euros e desconta 10%...
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
O problema são por exemplo as horas extras, mtos medicos têm de base 2000 euros, mas chegam a ganhar 4000, provavelmente preparam-se para taxar tb estas horas, não sei bem como.
Pois de mês para mês há grandes alterações, sendo que há meses que pagam horas acumuladas?
Pois de mês para mês há grandes alterações, sendo que há meses que pagam horas acumuladas?
- Registado: 29/11/2007 14:17
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot] e 148 visitantes