Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

simples exercicio

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por kpt » 5/10/2010 0:03

PS: estou sem acentuaçao, peço desculpa.

Elias, se tivesse essa acçao com esse ganho (ou qualquer outro) venderia.

Se nao tivesse, longo nao entrava com certeza e poderia vir a perspectivar uma entrada curta ate.

A minha visao eh a seguinte:
- Quebra da tendencia Bull
- Tem vindo a fazer alguns lower highs
- Ha quase um triplo ou duplo topo formado (nao eh milimetrico mas pode considerar-se) - no minimo eh uma zona de grande resistencia
- Essas medias moveis, sejam quais forem, ja comecam a mostrar inversao de tendencia
- Por ultimo, existe um importante suporte quase na zona onde esta a cotaçao nesse momento
- Se quebrado esse suporte entao considero tendencia aparentemente invertida e maiores probabilidades de ganho em entradas curtas, sendo que entradas longas sao proibidas

Realço apenas a importancia que esse suporte tem na minha visao do titulo.

Se se aguentar, muito bem, podera ser apenas consolidacao, se nao acho que esta aberto o caminho para baixo.

EDIT: So ficaria bull com uma quebra dos anteriores maximos

Registado: 11/5/2007 23:19

por rsacramento » 4/10/2010 23:54

Elias Escreveu:- imaginem que têm a acção em carteira desde o final de 2008 e que acumulam ganhos saborosos (são cerca de 100%); face à evolução recente da cotação, vendiam, mantinham ou reforçavam?
- imaginem que não têm qualquer posição nesta acção; face ao fecho de hoje, tomavam alguma posição?

se a tivesse ainda não vendia

se não a tivesse também não a queria
menos é mais

Registado: 29/11/2007 12:50

por Elias » 4/10/2010 23:34

Aqui fica o meu contributo para os exercícios.

Deixo dois gráficos de uma acção, sendo que o segundo é uma ampliação do primeiro - ambos os gráficos terminam no mesmo dia; não vale a pena tentarem adivinhar que acção é, pois trata-se de uma empresa muito raramente falada neste forum (nem sequer tem um tópico próprio).

Apaguei a escala de valores (cotações), mas deixei a escala temporal, para dar um panorama do prazo em causa.

Considerem que hoje a acção fechou como o segundo gráfico mostra; e agora em vez de uma pergunta tenho duas:
- imaginem que têm a acção em carteira desde o final de 2008 e que acumulam ganhos saborosos (são cerca de 100%); face à evolução recente da cotação, vendiam, mantinham ou reforçavam?
- imaginem que não têm qualquer posição nesta acção; face ao fecho de hoje, tomavam alguma posição?
Anexos
mystery1.PNG
mystery1.PNG (42.68 KiB) Visualizado 2945 vezes
mystery2.PNG
mystery2.PNG (39.9 KiB) Visualizado 2926 vezes

Registado: 5/11/2002 12:21

por rsacramento » 4/10/2010 23:18

não: trata-se da sonae capital

bem: para muitos - que deus te oiça :)
Anexos
sonac tudo.png
sonac tudo.png (9.39 KiB) Visualizado 2949 vezes
sonac.png
sonac.png (5.64 KiB) Visualizado 2953 vezes

por yabadoo » 4/10/2010 22:37

rsacramento Escreveu:vou continuar a brincar: pescador de fundos, sim, mas sofisticado - não gasta isco em qualquer alforreca :mrgreen:

Não deve ser bem isso, porque cada vez tenho menos isco :) .
E já agora, o que é que aconteceu a seguir no teu gráfico ? Um esplendoroso Bull Market, ali a fazer um duplo fundo e tudo, aposto :wink:
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por rsacramento » 4/10/2010 21:10

vou continuar a brincar: pescador de fundos, sim, mas sofisticado - não gasta isco em qualquer alforreca :mrgreen:

por yabadoo » 4/10/2010 20:54

rsacramento Escreveu:
yabadoo Escreveu:(...)A minha ideia é que se entrar bem perto da zona de suporte, o stop será colocado apenas um pouco abaixo dessa zona e portanto embora o grafico não tenha escala de preços, parece-me que estou a arriscar relativamente pouco para potencialmente ir buscar bastante mais (4x ?) .
Portanto, para não entrar, é preciso acreditar que, numa hipotética experiencia em que esta situação era repetida n vezes, este suporte quebrava com uma frequencia pelo menos 4 vezes superior à situação alternativa em que iria servir para levar o preço a subir.

uma brincadeira, apenas: entravas?

Num timeframe de medio prazo, não entrava imediatamente.
Ficava a ver como era o comportamento junto ao suporte e se visse algum sinal de força, penso que entrava, pelas mesmas razões que apontei num post anterior.
A minha ideia não é entrar porque o preço chegou junto ao suporte em queda livre, mas porque está junto ao suporte E vai começando a dar sinais de alguma recuperação (que não implica necessáriamente que o preço já está a subir).
E a ideia também não é caçar um mínimo, mas tentar encontrar um negócio com boas perpectivas.

Faz sentido ou estou a ver mal a coisa ?
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

por rsacramento » 4/10/2010 19:27

yabadoo Escreveu:(...)A minha ideia é que se entrar bem perto da zona de suporte, o stop será colocado apenas um pouco abaixo dessa zona e portanto embora o grafico não tenha escala de preços, parece-me que estou a arriscar relativamente pouco para potencialmente ir buscar bastante mais (4x ?) .
Portanto, para não entrar, é preciso acreditar que, numa hipotética experiencia em que esta situação era repetida n vezes, este suporte quebrava com uma frequencia pelo menos 4 vezes superior à situação alternativa em que iria servir para levar o preço a subir.

uma brincadeira, apenas: entravas?
Anexos
X.gif
X.gif (15.25 KiB) Visualizado 3102 vezes
menos é mais

Re: Re

por Cem pt » 4/10/2010 12:07

rsacramento Escreveu:
Cem pt Escreveu:Assim à vista desarmada, conhecendo o modo de funcionamento dos sistemas de trading tendenciais que uso, aquela barra com um corpo enorme ocorrida há 15 sessões atrás teria dado origem a um movimento anormal de grande volatilidade em descida.

Diagnóstico consequente: início de tendência descendente para a acção em questão a partir dessa barra crítica.

O movimento descendente só deve parar ou reverter para ascendente quando em princípio aparecer nova barra de amplitude idêntica a provocar uma subida.

Definitivamente teria colocado aí uma ordem de venda.

Cem

tinhas toda a razão; porém este novo movimento ascendente também foi sol de pouca dura

"R":

Thanks, teve piada o exercício mas a probabilidade de acertar continuaria a ser na mesma quase ela por ela, não dou muito valor a essa questão.

Voltando à vaca fria creio que te estás a referir à ocorrência posterior de uma velona de dimensão quase idêntica à que provocou a queda do mercado. A tua dúvida, creio ter entendido, é se essa barra não poderia ser interpretada como uma reversão da tendência para ascendente, é isso?!

O estudo destas barras de elevada volatilidade é crítico, diria que o resto das barras são quase ruído de mercado, porque normalmente é o sentido do fecho das mesmas em relação à respectiva abertura que dita geralmente o caminho futuro a seguir.

Na minha óptica é essa percepção, em dias de grande ansiedade (volatilidade), que deixa nos traders o sentimento ou o feeling do que pode vir a acontecer num futuro próximo e a maioria passa a agir em conformidade de forma subconsciente quase sem saber porquê!

Na barra em causa, que aparentemente poderia provocar uma reversão do clima emocional de negativo para positivo, uma vez que tem um máximo acima das barras anteriores, esta conclusão é anulada pelo facto do fecho da mesma ter ficado abaixo da respectiva abertura. Logo, o regime tendencial negativo não foi por esse facto revertido.

Como regra geral têm de se verificar 2 acontecimentos nessas grandes velas para serem consideradas como marcos significativos para darem origem ou confirmarem a continuação duma tendência: um extremo (mínimo ou máximo) a quebrar um breakout direccional e a diferença entre o fecho e a abertura a apontar no mesmo sentido.

Para o paubo: continuação de iniciativas engraçadas como esta, dá perspectivas muito interessantes sobre diversas formas de abordar a eterna questão sobre comprar ou vender.

Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por paubo » 4/10/2010 12:02

Eu por acaso arrisquei uma entrada curta no topo do range passados 5 dias da vela do 1º gráfico e após o 3 toque, com 1 stop muito apertado, e se bem me recordo saí com um ganho muito residual. Estavamos num período de medo.

Eu também tento seguir a tendência e aprendi com algum custo a não tentar adivinhar fundos e topos.

Negoceio de uma forma mais intensa ou assídua nos últimos 2 anos e tenho vindo a melhorar lentamente a rentabilidade. Este ano vou com um acerto perto dos 60%.
Preciso melhorar o timming de saída quando estou com lucros. :lol:
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 11:31

por DareDevil » 4/10/2010 11:43

Já agora Paubo, ignorando os movimentos posteriores (se consegues agora alhear-te disso) qual seria a tua análise?

és dos que mais analises técnicas colocas aqui no Caldeirão. Dirias que na maioria dos casos acertas? ou consegues ter uma ideia da percentagem em que estas certo?
Who Dares Wins

Cumprimentos
DD

Registado: 29/11/2007 9:24

Re: Re

por rsacramento » 4/10/2010 10:31

Cem pt Escreveu:Assim à vista desarmada, conhecendo o modo de funcionamento dos sistemas de trading tendenciais que uso, aquela barra com um corpo enorme ocorrida há 15 sessões atrás teria dado origem a um movimento anormal de grande volatilidade em descida.

Diagnóstico consequente: início de tendência descendente para a acção em questão a partir dessa barra crítica.

O movimento descendente só deve parar ou reverter para ascendente quando em princípio aparecer nova barra de amplitude idêntica a provocar uma subida.

Cem

tinhas toda a razão; porém este novo movimento ascendente também foi sol de pouca dura

por jrnabolsa » 3/10/2010 23:31

paubo Escreveu:Obrigado a todos pelas excelentes respostas. Muito interessante ver a forma como cada um pensa, sente e analisa o mercado.

Este gráfico é da Cisco e estavamos no fim de Maio deste ano.

Em breve irei repetir esta brincadeira.
Abraço

Adorei esta iniciativa...põe-nos à prova e ajuda-nos a seguir ou a pensar melhor a nossa forma de ver o mercado. Agradeço imenso, cumpts

Registado: 4/1/2010 15:57

por Elias » 3/10/2010 22:32

paubo Escreveu:Em breve irei repetir esta brincadeira.
Abraço

Boa ideia.

Eu também vou ver se consigo fazer alguns exercícios do estilo daqueles que te serviram de inspiração.

Registado: 5/11/2002 12:21

por paubo » 3/10/2010 22:23

Obrigado a todos pelas excelentes respostas. Muito interessante ver a forma como cada um pensa, sente e analisa o mercado.

Este gráfico é da Cisco e estavamos no fim de Maio deste ano.

Em breve irei repetir esta brincadeira.
Abraço
Anexos
exerc 1 o jn.jpg
exerc 1 o jn.jpg (110.36 KiB) Visualizado 3416 vezes
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 11:31

por yabadoo » 3/10/2010 19:27

rsacramento Escreveu:faz sentido; contudo continuo a não encontrar qualquer target apetecível (e já agora compensador) para entrar; porquê 4x? pode estar simplesmente em oscilação amortecida consequência do recente trambolhão...

quanto ao activo, deve de facto ser da familia norte-americana - praí um sector qualquer..

Pois, para mim, entrar agora já é demasiado arriscado, devia-se entrar junto ao suporte, no dia anterior (e aquela vela enorme - idependentemente do que a causou, é na minha opinião, uma boa dica que os compradores se encontram por essa zona).
Quanto aos 4x, pode realmente estar a amortecer. Esse é o terceiro e último cenário possível.
Nesse caso, o suporte não foi quebrado, mas como por outro lado o negócio parece não estar a ir a lado nenhum, a minha regra é sair ao fim de poucos dias, a ganhar ou perder pouco (com ideia de aplicar essa liquidez noutro negócio com melhores perpectivas).

por rsacramento » 3/10/2010 18:45

yabadoo Escreveu:Eu acho que entrava longo na barra anterior, embora fosse interessante ter mais informação, como por exemplo de que sector e mercado estamos a falar.
A minha ideia é que se entrar bem perto da zona de suporte, o stop será colocado apenas um pouco abaixo dessa zona e portanto embora o grafico não tenha escala de preços, parece-me que estou a arriscar relativamente pouco para potencialmente ir buscar bastante mais (4x ?) .

faz sentido; contudo continuo a não encontrar qualquer target apetecível (e já agora compensador) para entrar; porquê 4x? pode estar simplesmente em oscilação amortecida consequência do recente trambolhão...

quanto ao activo, deve de facto ser da familia norte-americana - praí um sector qualquer..

por yabadoo » 3/10/2010 18:03

Eu acho que entrava longo na barra anterior, embora fosse interessante ter mais informação, como por exemplo de que sector e mercado estamos a falar.
A minha ideia é que se entrar bem perto da zona de suporte, o stop será colocado apenas um pouco abaixo dessa zona e portanto embora o grafico não tenha escala de preços, parece-me que estou a arriscar relativamente pouco para potencialmente ir buscar bastante mais (4x ?) .

por bEMdISPOSTO » 3/10/2010 17:44

Boas tardes.

Embora a passar o fds com ponte aqui em Palma de Maiorca, vim à net numa fugida para ficar em dia.
Acabado de chegar de uma praia magnífica (aqui o tempo está óptimo - 26-28 graus de máxima e céu limpo (estão a aparecer agora algumas nuvens, mas o sol mantém-se à vista), parece que na nossa pátria o tempo anda pior.

Paubo, acabo de olhar para o gráfico e vejo o S&P ou o Nasdaq ou o Dow (é um deles) e a vela horrível de queda como resultado de high Frequency Trading desastrado(s)no início de Maio. Perante isso, eu desataria a fazer trading nas semanas seguintes. :mrgreen:

Um grande abraço.
Gostei da ideia, continua!
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

Re

por Cem pt » 3/10/2010 17:11

Assim à vista desarmada, conhecendo o modo de funcionamento dos sistemas de trading tendenciais que uso, aquela barra com um corpo enorme ocorrida há 15 sessões atrás teria dado origem a um movimento anormal de grande volatilidade em descida.

Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por kpt » 3/10/2010 17:04

Só com base nesse gráfico, o qual não dá para perceber a magnitude dos movimentos pois não temos informação sobre o preço e ao qual lhe acrescentava umas quantas médias móveis para aferir melhor o seu estado, não entraria longo, pelo menos para o médio prazo.

Quanto muito, entraria longo a curto prazo para aproveitar uma possível reacção nessa zona mas dá-me a sensação de que esse suporte será para quebrar, pois a dinâmica da tendência de subida parece já ter acabado. Quebrou em baixa os anteriores suportes e está longe de continuar a fazer higher highs, pelo que não me parece boa jogada entrar longo, para o médio prazo pelo menos.

Ainda assim, a entrar longo seria sempre com stop loss imediatamnete abaixo desse suporte. Nesse caso até seria de ponderar um stop loss and reverse (entrar curto).

Registado: 11/5/2007 23:19

por rsacramento » 3/10/2010 16:30

Elias Escreveu:Epá... eu quando comecei a ler o teu texto lembrei-me logo do post da Adobe e depois é que li que falavas nele :lol:

Quanto à tua questão: apesar do que escrevi ontem no tópico da Adobe (rsacramento, tás aí?), eu não sou muito de entrar em suportes, sou antes adepto de tomar posições em quebras de resistências.

Por outras palavras, sou mais "trender" (trend-follower) do que "trader" (aqui no sentido de aproveitar os trading ranges).

Isto para dizer que não me sinto tentado a entrar na acção cujo gráfico apresentas, embora reconheça que constitui uma boa oportunidade de trading com objectivo na resistência que já identificaste.

1 abraço

cá estou, pois

o gráfico, embora creia não seja da autoria do fenício (tás aí, homem?) parece-se um pouco com os dele, já que tem quase uma dúzia de linhas de S/R :mrgreen:

brincadeiras à parte: sem escala é difícil.. o magee - e isto para se entrar num rectângulo - só recomenda a entrada (no sentido da tendência principal) na quinta (se não estou em erro) inversão

ora aqui não há nada disso; portanto entrar, para mim, seria uma pura aposta num suporte

sem mais informação só apontando-me uma pistola :wink:

Re: simples exercicio

por jrnabolsa » 3/10/2010 16:05

paubo Escreveu:Quando começei a frequentar este forum com mais assiduidade o Elias fazia uns tópicos muito interessantes. Deixava um gráfico e o pessoal dizia a sua opinião para o futuro.
Ontem ao ler o tópico da adobe lembrei esses momentos . :lol:

O que pensam deste gráfico (diário). Entravam longo, curto ou ignoravam? E onde deixavam o stop e o profit?

edit: não tinha apagado todos os rastos de quem era este gáfico

Boa tarde, antes de mais acho este tópico uma excelente ideia, principalmente para quem é novato na coisa como é o meu caso. Quanto ao gráfico, parece-me que não será de entrar de forma alguma, apesar de este suporte se mostrar bastante consistente. Isto porque, na minha opinião, foi quebrada em baixa a Lta que vem desde o início do gráfico. Só entraria nesta cotada, se houvesse uma clara tendêcia ascendente a partir desta última cotação, uma vez que não se viria a confirmar a quebra da Lta de longo prazo. Desculpem-me, os entendidos se disse algum disparate, estou a aprender.Cumpts
Editado pela última vez por jrnabolsa em 3/10/2010 23:36, num total de 1 vez.

Registado: 4/1/2010 15:57

por Vencer na Bolsa » 3/10/2010 15:53

Teria ainda de analisar se esse range (intervalo) entre linha inferior e linha mediana compensaria (a % que os separa).
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

Re: simples exercicio

por Vencer na Bolsa » 3/10/2010 15:49

paubo Escreveu:O que pensam deste gráfico (diário). Entravam longo, curto ou ignoravam? E onde deixavam o stop e o profit?

Assim por alto, e se ENTRASSE LONGO NESSE ACTIVO, entraria/compraria na base (linha inferior) e colocaria um stop-loss um pouco abaixo dessa linha (dependente do activo, como o mesmo se comporta no intra-diário, etc).

Se entraria nesse activo não posso dizer pois depende do activo que é, perspectivas futuras, fundamentais, etc.
Só com base no gráfico entraria mas para fazer trade de curto prazo, provavelmente até que atingisse linha mediana.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nuno V, PacoNasssa, Phil2014 e 132 visitantes