Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como deixei de ser cliente no BCP e BES

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Champignon » 13/9/2010 14:02

Concordo que existe ainda algum clubismo neste aspecto, quando não o deveria haver. Isto porque estamos a falar de negócios, onde ambas as partes precisam uns dos outros. Não são só os bancos que precisam de nós, como também nós deles. Nós enquanto clientes cabe-nos aproveitar a concorrência que o sistema capitalista nos oferece.

Eu, no meu caso particular, quando preciso de alguma coisa limito-me a enviar para os meus gestores de conta ,dos diferentes bancos, um email com o que procuro. A partir daí será o profissionalismo, o dinamismo e o poder de negociação a ditar o fim da história.
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/

Registado: 2/4/2009 12:51

por PPalma » 12/9/2010 22:16

Acho que tenho que concordar com Deep Purple, aqui talvez tenha sido um problema de comunicação entre o que ele queria dizer e o que foi entendido pela maior parte do pessoal.

Sobre os bancos eu trabalho com 4. Negócios tenho o BPI e o Santander, são os que têm melhor resposta, de momento.

No particular também tenho a Caixa Agrícola e o Banif.

No caso do BES fiz uma cruz á porta faz muitos anos, no caso no BCP nunca ofereceu condições decentes.

Sobre o caso especifico do Deep Purple posso dizer que no caso do BES é o normal do comportamento deles. Acho que a empresa dele é muito pequena para o Banco.

No caso do BCP gostaria de lembrar que o BCP já foi um banco de prestigio que os funcionários eram os que tinham melhores salários em todo o Portugal no ramo. Claro é passado.

Agora gostaria de relembrar que hoje em dia temos que actuar como os bancos, ou seja eles escolhem os clientes, taxas, spreads, etc.

Então nós temos toda uma Europa para escolher o Banco ou instituição que acharmos melhor para trabalhar.

Continuo a achar que existe aqui um certo clubismo sobre certas coisas, que, em pessoas que tratam de economia e finanças já não deveria existir.

Registado: 8/12/2009 21:29

por ajpr3392 » 12/9/2010 17:52

Caro Deep Puple,

Se recebe cartas será que as contas contas foram encerradas? A um cliente ao qual os dois bancos não aprovaram credito, devem ter ordens da Adminstração para captar os milhoes das suas empresas, cito "empresas"...
Quanto à credibilidade do Santander, tenho a dizer-lhe que por acaso até conheço casos reais de más práticas...são escolhas, eu por exemplo gosto do azeite galo, qual é o seu azeite preferido?
Por ultimo digo-lhe que ainda esta semana tive uma operação aprovada para credito habitação (2ª habitação) numa instituição bancária da qual não era cliente. Dê opiniões e não generalize, qual a quota dos dois bancos citados, será que o Sr Deep é o inteligente cá do sitio, os outros coitados não leem os contratos que assinam. Vou-lhe pedir o favor de ler o meu que, por acaso nao é no santander...
Haja decoro...

Registado: 30/7/2008 13:56

por Pata-Hari » 12/9/2010 16:23

Mais uma vez, os alertas estão feitos. Não sei o que é preciso mais....
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Deep Puple » 12/9/2010 15:36

Pata-Hari Escreveu:Deep, ninguém é levado a assinar contratos. Opta-se por um contrato/proposta em detrimento de outra. Prefere-se poupar meio tostão no spread para pagar mais nos seguros ou deixando o direito de alteração futura. Tudo são escolhas e tudo são opções. Nunca vi nenhum cliente ser obrigado a assinar o que quer que seja.

Nem eu vi alguêm s aser presisonado. Só depois é que vejo a armalhida em que estão metidos.

Infelizmente a nossa sociedade vive "pendurada" nos bancos.

Até o fisco nos obriga (empresas) a ter contas bancárias.

Registado: 10/1/2010 14:26

por Pata-Hari » 12/9/2010 15:17

Deep, ninguém é levado a assinar contratos. Opta-se por um contrato/proposta em detrimento de outra. Prefere-se poupar meio tostão no spread para pagar mais nos seguros ou deixando o direito de alteração futura. Tudo são escolhas e tudo são opções. Nunca vi nenhum cliente ser obrigado a assinar o que quer que seja.
Administrador Fórum

por Deep Puple » 12/9/2010 10:23

Pata-Hari Escreveu:Deep, nessa tua frase eu já tenderei a concordar. Algumas instituições usam contratos menos claros e práticas comerciais menos transparentes. E nisso sim, acho que faz sentido escolher uma instituições cujas regras de jogo se adaptam ao que nos sentimos confortáveis. Por outro lado, é como tudo. Desde que se conheçam as regras e se entenda o que estamos a assinar, não haverá qualquer surpresa ou problema. Importante é saber que temos que fazer o nosso trabalho de casa e dar-nos ao trabalho de entender o que estamos a fazer.

Mas muitas vezes as pessoas com a necessidade de comprarem uma habitação, são levadas a assinarem contratos com determinadas clausulas, abusivas sem darem por elas.

Os meus ex. gerentes deconta do BCP e do BES ainda hoje me pedem para ser clientes destas instituições, fazendo referência à recusa dos meus pedidos de crédito, como sendo rotinas de apreciação dos mesmos.

No entanto o que lhes digo é que estou contente com o Santander e com o BPI. Até sou accionistas do Santander e do BPI, porque até ao momento verifico que são institiuições com muita credibildade com os seus clientes. E mais, cada vez veja mais pessoas descontentes com o BCP e Ccom o BES. O que lhes digo é que mudem de banco.

por Pata-Hari » 12/9/2010 10:14

Deep, nessa tua frase eu já tenderei a concordar. Algumas instituições usam contratos menos claros e práticas comerciais menos transparentes. E nisso sim, acho que faz sentido escolher uma instituições cujas regras de jogo se adaptam ao que nos sentimos confortáveis. Por outro lado, é como tudo. Desde que se conheçam as regras e se entenda o que estamos a assinar, não haverá qualquer surpresa ou problema. Importante é saber que temos que fazer o nosso trabalho de casa e dar-nos ao trabalho de entender o que estamos a fazer.
Administrador Fórum

Re: Pois, pois...

por Deep Puple » 12/9/2010 10:11

bboniek00 Escreveu:eles sao todos iguais. Mas umas palmadas naquelas nalgas sempre ajuda...

(com a mao aberta !) 8-)

Mas alguns bancos são bem piores do que outros.

Agora vem o Governador do Banco de Portugal, que por acaso já foi bancário, a incentivar os bancos a alterarem as cláusulas nos contratos nos cfréditoa a habitação.

Ser cliente do BES e do BCP neste momento é pôr a cabeça na forquilha.

Mas não é que o BES por intermediário da Bradesco e o BCP ainda me mandam cartas como sendo cliente! Mais uma vez sou obrigado a enviar contestação para os respectivos provedores de clientes a denunciar esta situação.

Será que as minhas empresas fazem falta ao BES e ao BCP.

Pois, pois...

por bboniek33 » 13/8/2010 12:49

eles sao todos iguais. Mas umas palmadas naquelas nalgas sempre ajuda...

(com a mao aberta !) 8-)
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por The Mechanic » 13/8/2010 11:07

Deep Purple
Actualmente, estos dois bancos não estão para servir os clientes, mas para os clientes servirem os bancos.

Eu não te quero dar más notícias , mas ... isso são todos ! E sinto-me um gajo que está a dizer a um miudo de 15 anos que o Pai Natal não existe : o miudo já devia saber disso há 5 ou 10 anos , pelo menos .

Então tu és um empresário de sucesso , sem incobráveis e cenas , e ainda achavas que os Bancos existiam pra te servir a ti e aos outros clientes ?!

Os Bancos não existem para servir. Existem para lucrar . E lucram de uma forma obscena , vendendo dinheiro de uns clientes ( aforros ) a outros clientes que mostrem garantias de pagamento .

O problema é que ultimamente, não emprestavam só o que tinham , mas tambem o que não tinham , a preços ainda mais obscenos e como garantias minimas ou inexistentes . E quando os clientes que não tinham, deixaram de pagar ...estoiraram .Estoiraram ( alguns )porque eles próprios tinham de pagar e não tinham nada com que pagar .

Agora, temos que os Bancos estão com "eles" apertados e emprestam pouco ( porque os aforros dos clientes tambem não são assim tantos), a quem tem muito ou a quem apresenta garantias .

E a maior parte dos Zétós , Tesos e outros gajos como eu ( habituados que estavam já ,a chegar lá e a pedir " dá aí mais que eu preciso ir de férias !! ") , que forem lá agora pedir dinheiro e apresentarem como garantia um belo sorriso e uma cena escrita num guardanapo usado de restaurante a dizer " ...olhe que eu depois, pago..." , leva logo com um manguito , como nunca o Rafael Bordalo Pinheiro sonhou que se podia fazer ! E depois , estranham e ficam ofendidos !

Por isso,a questão aqui, não se trata de "os Caldeireiros serem muito fiéis ao BES e aoBCP " . Trata-se de os Bancos serem , genericamente ,todos iguais e de não ter-mos ilusões que existem para servir os nossos interesses !! Se nós não lhes interessar-mos ( e isto quer dizer, se nós não tivermos bagulho , que é o que lhes interessa , pois é com ele que eles trabalham e geram lucros ) ...béu !

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por rpmt » 13/8/2010 0:30

Se calhar eu até percebo o "Deep Puple" e se calhar eu até era capaz de fazer o mesmo, e no meu ponto de vista o problema reside em 2 pontos.

1º O Deep Puple como cliente tem uma historia, ele não caiu ali como cliente um dia antes,já tinha um percurso como cliente,e isso não foi levado em conta.

(para o banco era igual aos outros.

2º O banco demonstrou desinteresse pelo cliente, tinha o historial dele e facilmente se estivesse interessado saberia como estava de finanças ainda mais como empresario era facil informarem-se sobre as situações das empresas do fisco etc.

Para mim a conclusão que tiro é:

O valor para o banco de um cliente antigo é igual a um que apareça no dia.

Obs BES e BCP são bancos que nunca me apanharam, o BES porque aparece sempre o nome deles em tudo o que é trafulhice, o BCP pelo que cobra.

:oops: :shock:

Registado: 14/11/2006 17:47

por jbraven » 12/8/2010 17:51

Deep Puple Escreveu:Quando disse que era um cliente VIP foi no sentido de nunca ter tido qualquer privilégio ou qualquer tipo de obstáculo por parte dos gerentes das minhas contas nesses bancos.

Essa de chamares VIP a quem não teve qualquer incidência relevante (ou privilégio vs obstáculo, como tu lhe chamas) com o banco tem que se lhe diga, mas enfim, cada qual dá-lhe a designação que muito bem entende... mas de certeza que nenhum banco te chama "VIP" só por isso.

Deixo-te um desafio... faz ao Santander e ao BPI aquilo que fizeste ao BES e ao BCP: tira de lá o teu dinheiro e a seguir vai lá pedir-lhes um financiamento avultado. Depois conta-nos se a resposta é assim tão diferente da dos outros bancos. Pode ser que tenhas uma desilusão...

Cumps,

JB

Registado: 10/2/2009 20:03

por cogumelo » 12/8/2010 15:29

verifico que existe grande aceitação e fidelização por parte dos participantes a estes dois bancos (BCP E BES). Espero, sinceramente que continuem como clientes destes bancos.

Na minha opinião, o "teste" que fizeste a estes bancos é perfeitamente irracional e ilógico e só demonstrou uma coisa, que pelo menos nesta situação foram bem geridos. Menos relação = Menos condições.

Concedo que poderão ter falhado no contacto ao cliente, se és um cliente Vip, imagino que queiras dizer Private Banking (conforme já foi mencionado por outro caldeireiro), seguramente que ao primeiro sinal de que o cliente está a sair disparam todos os alertas e contactam o cliente para garantir a permanência e satisfação do cliente.

Na minha contabilidade não tenho clientes de cobrança duvidosa, e sabem porquê, porque tenho conhecimento antecipado das realidades capacidades desses mesmos clientes, sejam antigos ou novos.

Com que critérios avalias? Com que regularidade é revista esta capacidade?

Este tópico serviu-me para fazer uma amostragem de como reagiam os caldeirões a esta temática.
Agradeço a colaboração de todos os participantes

Que avaliação fazes da reacção dos caldeireiros?
cumps,
cogumelo

Registado: 4/9/2008 18:31

por kuby » 12/8/2010 15:09

Boa tarde

Uma coisa é garantias (poder ficar sem o dinheiro) outra coisa como referiste é melhor remunerar as aplicações. Aqui duvido que o BPI e o Santander te dêm melhores taxas. Estes são os bancos portugueses que pior remuneram os excessos de capital dos clientes. E porquê? Porque se finaciam mais barato no mercado e têm mais excesso de liquidez. Se és empresário como referes deves saber que são os dois bancos que primeiro saltam da carroça quando o cliente apresenta rácios menos bons.

Cumps

MR

Registado: 29/11/2007 9:35

por Deep Puple » 12/8/2010 14:59

rmachado Escreveu:Curiosamente... tenho conta em "lados opostos"...

Mas tenho ideia que a relação com os bancos é sempre de amor e ódio.. eles podem muito...

Da minha parte não tenho qualquer tipo de rancor ou ódios com estes bancos. Os outros dois (Santander e BI) é que me oferecem as melhores garantias para os meus depósitos.

Nós, como pessoas somos livres de escolher quais as intituições que nos criam valor e que nos protejem melhor os nossos investimentos.

por MarcoAntonio » 12/8/2010 14:59

Deep Puple Escreveu:Muito confuso. No entanto, verifico que existe grande aceitação e fidelização por parte dos participantes a estes dois bancos (BCP E BES).

Acho que percebeste mal qual foi verdadeiramente o problema neste tópico...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por rmachado » 12/8/2010 14:54

Curiosamente... tenho conta em "lados opostos"...

Mas tenho ideia que a relação com os bancos é sempre de amor e ódio.. eles podem muito...

Registado: 24/8/2004 10:42

por Deep Puple » 12/8/2010 14:51

rmachado Escreveu:Deep

E a que conclusões chegaste dadas as reacções?

Isto é a tua abordagem foi pouco cientifica e dados os factos conhecidos parece que todas as reacções foram as esperadas.. mas fiquei curioso com o a intenção do teu "estudo". :)

Muito confuso. No entanto, verifico que existe grande aceitação e fidelização por parte dos participantes a estes dois bancos (BCP E BES). Espero, sinceramente que continuem como clientes destes bancos.
No meu caso, e caso o SANTANDER e o BPI me garantem a melhores condições relativamente aos meus depósitos, continuo a ser cliente destes bancos.

Para mim, o BCP e o BES não me dão garantias aos meus depósitos.

Nota: Apesar de deixar de ser cliente no BES, ainda nos dias de hoje me mandam Email´s por parte da BRADESCO.

Caso, existem funcionários destes dois bancos (BES e BC) neste fórum quero dizer-lhes que estes dois bancos foram uma autêntica desilusão para mim.
Actualmente, estos dois bancos não estão para servir os clientes, mas para os clientes servirem os bancos.
Editado pela última vez por Deep Puple em 12/8/2010 14:55, num total de 1 vez.

por Brunobras » 12/8/2010 14:46

Deep Puple Escreveu:Quando disse que era um cliente VIP foi no sentido de nunca ter tido qualquer privilégio ou qualquer tipo de obstáculo por parte dos gerentes das minhas contas nesses bancos. Além disso, os gestores sabiam e sabem da minha situação patrimonial. Não é por acaso, que depois de transferir as minhas contas para o SANTANDER e BIP, dado as condições mais favoráveis e vantajosas concedidas por estas duas entidades das minhas aplicações financeiras, o BCP e o BES enviaram-me cartões de PLATINA com Plafouns elevados. Qual a vantagem quando se tem depósitos nesses bancos e oferecem cartões de crédito com taxas de juro superiores a 20%, com anuidades de 60 euros. É como ter depósitos com taxas de juros de 4% e oferecerem créditos automáticos com taxas de 15%.

Relativamente às minhas aplicações financeiras e como compreendem não vou divulgar os montantes.

Sou empresário, e podem ter uma certeza. Tenho pleno conhecimento da situação económica e financeira de todos os meus clientes.
Na minha contabilidade não tenho clientes de cobrança duvidosa, e sabem porquê, porque tenho conhecimento antecipado das realidades capacidades desses mesmos clientes, sejam antigos ou novos.

Este tópico serviu-me para fazer uma amostragem de como reagiam os caldeirões a esta temática.

Pelo amor da santissima! Agora que ficas-te apertado dizes que foi um teste aos foristas? Sr. Empresario eu aconselho rápidamente a fazer um teste a um profissional de saúde para ver o que vai na sua cabeça! Enfim...

Registado: 17/7/2008 16:44

por MarcoAntonio » 12/8/2010 14:46

Um Banco não pode ter "pleno conhecimento da situação económica e financeira de todos os seus clientes".

É surreal, completamente impraticável e de resto como que inútil/ineficiente dado que as taxas de incumprimento não são assim tão elevadas e para um Banco um negócio individual não é o problema, tudo se passa - a este nível - em termos de médias e não de resultados individuais. Os Bancos trabalham a outro nível e não podem pensar ao teu nível, seria idiota se pensassem ao teu nível...

Também não faz sentido para um Banco "não ter clientes de cobrança duvidosa" porque para que isso ocorra (para eliminar completamente esse risco) perderiam muitos negócios que se concretizariam com sucesso além de representar custos acrescidos e não compensaria.

Imagina que tens 2% de clientes incumpridores: eliminar esses 2% não só tem custos (de análise, com pessoal e recursos) como ainda ao eliminar esses 2% apertando os critérios, também deixarias de fazer negócio com mais uns 3 ou 4% em situação de risco (uma vez que os incumpridores fazem parte de um grupo de risco dos quais uns conseguirão pagar, outros não). Antecipadamente não sabes exactamente quem vai ser cumpridor e quem não vai ser (isso chama-se presciência e é uma coisa que os Bancos ainda não têm).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 12/8/2010 14:47, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por jabreu » 12/8/2010 14:46

Devias era ter uma empresa de sondagens e estatistica... :mrgreen:
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por rmachado » 12/8/2010 14:40

Deep

E a que conclusões chegaste dadas as reacções?

Isto é a tua abordagem foi pouco cientifica e dados os factos conhecidos parece que todas as reacções foram as esperadas.. mas fiquei curioso com o a intenção do teu "estudo". :)

Registado: 24/8/2004 10:42

por Deep Puple » 12/8/2010 14:31

Quando disse que era um cliente VIP foi no sentido de nunca ter tido qualquer privilégio ou qualquer tipo de obstáculo por parte dos gerentes das minhas contas nesses bancos. Além disso, os gestores sabiam e sabem da minha situação patrimonial. Não é por acaso, que depois de transferir as minhas contas para o SANTANDER e BIP, dado as condições mais favoráveis e vantajosas concedidas por estas duas entidades das minhas aplicações financeiras, o BCP e o BES enviaram-me cartões de PLATINA com Plafouns elevados. Qual a vantagem quando se tem depósitos nesses bancos e oferecem cartões de crédito com taxas de juro superiores a 20%, com anuidades de 60 euros. É como ter depósitos com taxas de juros de 4% e oferecerem créditos automáticos com taxas de 15%.

Relativamente às minhas aplicações financeiras e como compreendem não vou divulgar os montantes.

Sou empresário, e podem ter uma certeza. Tenho pleno conhecimento da situação económica e financeira de todos os meus clientes.

por Mcmad » 12/8/2010 1:31

Mas o negocio da decada que deixa os gestores bancarios em extase, foi o emprestimo da CGD ao Berardo, eheh
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, GalegoPT, itisi1000, nov, PAULOJOAO, Shimazaki_2, VALHALLA e 153 visitantes