Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Projecto: site colaborativo sobre resultados de empresas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jgovat » 4/8/2010 0:22

Caro ejssoft,

Não sei as tuas capacidades de programação web mas se conseguisses fazer uma tabela semelhante à que existe no google finance iria ser uma enorme ajuda para os investidores da análise fundamental. Existe uma enorme lacuna sobre informação não paga sobre as empresas portuguesas. Podes até inverter um pouco o teu espírito da técnica para a fundamental :)

A ideia era criar uma página de entrada com uma compilação das várias empresas e depois uma página individual para cada uma delas, onde diversas pessoas se voluntariavam para ser os responsáveis.

A minha opinião era colocar (terá de ser adaptado a algumas empresas diferentes como por exemplo a banca) os seguites dados:
Nome da Empresa
Preço (consegues fazer uma ligação para algum provider?)
N.º Acções
Capitalização bolsista
Dividendo bruto
Volume de negócios (Proveitos Operacionais)
Resultado operacional (EBIT)
Roperacional + Amortizações (EBITA)
Resultado líquido (sem minoritários)
Dívida líquida
Custos operacionais
Total do balanço (Activo Líquido)
Total Capitais próprios
Total do Passivo

Podem-se colocar alguns rácios:
EV - Enterprise value
Dividend yeld
Rentabilidade do capital (lucros/capital próprio)
Earning yields (lucros/capitalização)
EV/EBITDA ((Cap+DivLiq)/EBITA)

Poderias colocar ainda um espaço para comentários dos responsáveis por essa empresa (ex. pontos de dúvida nos relatórios de contas ou notícias importantes)

Se quiseres podiamos experimentar uma empresa para ver como resulta. Estou disponível para fazer a EDP que é a minha maior posição.

Se puderes envia-me por PM a meu user e pass.

Obrigado,

jgovat

Registado: 12/4/2003 22:40

por ejssoft » 3/8/2010 23:29

Ok, obrigado a ambos, corrigido... ;)

Registado: 29/11/2007 3:04

por Elias » 3/8/2010 22:47

carf2007 Escreveu:
ejssoft Escreveu:carf2007: Acho que pode ser escrito das duas formas, ainda que não tenha a certeza, penso que tanto Bem-vindo como benvindo, poderão ser utilizados...

Acredita. Benvindo não existe na lingua portuguesa.

Embora infelizmente veja-se muito por aí.

p.s. Ou melhor, existe como nome próprio.

Confirmo.

Deixo um link para o Ciberdúvidas que aborda esta questão: http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=3752

Registado: 5/11/2002 12:21

por carf2007 » 3/8/2010 22:10

ejssoft Escreveu:carf2007: Acho que pode ser escrito das duas formas, ainda que não tenha a certeza, penso que tanto Bem-vindo como benvindo, poderão ser utilizados...

Acredita. Benvindo não existe na lingua portuguesa.

Embora infelizmente veja-se muito por aí.

p.s. Ou melhor, existe como nome próprio.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por ejssoft » 3/8/2010 21:17

jgovat: Pois é, o ppl dedica-se mais à AT, sendo os entusiastas da AF uma minoria, suponho. Mas podes indicar os campos que consideras mais relevantes: complementa a informação essencial que o projecto aborda, os devidendos...

por jgovat » 3/8/2010 20:17

Caros Elias e ejssoft,

Em tempos tentei estimular as pessoas do fórum concorrente para uma iniciativa deste género mas não tive sucesso.

Deixo aqui o exemplo de uma das minhas folhas excel (tenho uma para cada uma das empresas que possuo em carteira). A compilação da informação dá imenso trabalho pelo que se trabalharmos em conjunto será mais fácil.

ejssoft, poderias fazer uma página com as várias acções e depois uma página individual para cada uma delas. Vê como organizei a tabela Excel e dá uma opinião.

Abraço

jgovat
Anexos
EDP2009.xls
(38 KiB) Transferido 205 Vezes

Registado: 12/4/2003 22:40

por ejssoft » 3/8/2010 19:37

carf2007: Acho que pode ser escrito das duas formas, ainda que não tenha a certeza, penso que tanto Bem-vindo como benvindo, poderão ser utilizados...

joao5: Obrigado pela disponibilidade, se quiseres envia mp com username e pw desejados, entretanto vou adicionando os campos.

Quando tiver mais tempo coloco na abertura do activo os gráficos da variação dos resultados anuais/por trimestre em função do tempo.

Re: Dibidenduz

por joao5 » 3/8/2010 15:35

ejssoft Escreveu:Ora então cá fica o início para apreciação e apresentação de sugestões:

http://www.ejssoft.com/dividendos

Para já só o Elias tem username e pw, mas qq interessado pode enviar email para criar o seu...

Parabéns pela iniciativa, ejssoft.

Sugestões:

Zona de Inputs - da 1ª à 7ª coluna

1ª coluna - Designação do título
2ª coluna - Data de actualização
3ª coluna - Nº de acções
4ª coluna - Data de refª ( 1T10; 2T10; 3T10; 2010)
5ª coluna - Capitais Próprios
6ª coluna - EBITDA
7ª coluna - Resultado Líquido

Zona de cálculos:
8ª coluna - BV - Valor contab por acção - 5ª / 3ª
9ª coluna - EPS - resultados por acção - 7ª / 3ª
10ª coluna - Rentab. operac capit próp - 6ª / 5ª

Tenho dados para Altri, BCP, BPI, Cimpor, EDP, EDP-R, Portucel, REN.

Cumprimentos,

Registado: 2/9/2005 17:52

por carf2007 » 3/8/2010 9:24

ejssoft

No teu site :

Escreve-se BEM-VINDO e não BENVINDO.

Abraço.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

por Elias » 2/8/2010 22:50

ejssoft,

Já estive a ver e gosto do lay-out. Parece-me uma boa base de trabalho. Enviei-te umas sugestões por mp, relacionadas com funcionalidades de pesquisa e apresentação.

Durante as próximas duas semanas e meia vou ter o tempo bastante condicionado durante o dia mas procurarei vir aqui diariamente (mais ao fim do dia) para acompanhar todos os desenvolvimentos.

1 abraço,
Elias

Re: Dibidenduz

por AlphaDraconisEP » 2/8/2010 22:38

ejssoft Escreveu:Ora então cá fica o início para apreciação e apresentação de sugestões:

Para já só o Elias tem username e pw, mas qq interessado pode enviar email para criar o seu...

Gostei :). Bom trabalho.
Vive uma vida de cada vez.

Registado: 17/5/2010 18:24

Dibidenduz

por ejssoft » 2/8/2010 22:20

Ora então cá fica o início para apreciação e apresentação de sugestões:

por ejssoft » 1/8/2010 23:23

Ok, amanha à tarde pego nisto e mais para a noite ou no dia seguinte, já devemos ter qualquer coisa para começar a ver.

por Elias » 1/8/2010 20:33

Parece-me bem, mas gostaria de incluir igualmente informação sobre resultados (que saem trimestralmente).

Sugiro que se faça um piloto para 2 ou 3 acções a ver o resultado.

por ejssoft » 1/8/2010 19:44

Ok, podemos começar com uma base simples e depois ir complicando... :mrgreen:

Então vamos lá fazer um pequeno esboço e o ppl depois diz de sua justiça, acrescenta e corrige:

Colunas:

Activo (presumo que acções integrantes do PSI20 ou Geral)

Dividendo previsto
Dividendo efectivo
Valor do activo (actual ou numa determinada data pré-definida)
PER
Data de exdividendo
Data de pagamento

Adicionalmente podemos seleccionar o ano (consulta de anos anteriores) e apresentar gráficos da variação dividendo/valor do activo...

por Elias » 1/8/2010 15:52

ejssoft,

eu pensei em algo tipo o que aparece no earnings.com

Vê por exemplo esta pagina: http://www.earnings.com/company.asp?cli ... icker=msft

A parte que interessa mais (na minha óptica) é a do segundo quadro chamado "Earnings releases". Claro que teríamos de adicionar umas colunas com os earnings totais porque cá no burgo ninguém fala em earnings por acção... e depois convertíamos.

Earnings...

por ejssoft » 1/8/2010 15:28

Bom, então temos para já para alem da visualização da informação, a possibilidade de login ou apenas um backoffice para introdução dos elementos. No 1º caso poderemos prever informação mais detalhada para utilizadores registados e caso seja o caso, a introdução de dados, para utilizadores preveligiados...

Agora: Que informação estão a pensar disponibilizar?

por Elias » 1/8/2010 13:26

Crómio aquilo que há no site da Reuters parecem-me sobretudo estimativas e não tanto histórico de resultados.

por Crómio » 1/8/2010 10:50

There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por AlphaDraconisEP » 1/8/2010 8:40

Elias Escreveu:Parece-me que devemos ir aos poucos. Que tal começarmos por colocar apenas os resultados, trimestre a trimestre. Depois iríamos avançando com outras informações...

Porque não :) sempre começamos por algum lado :).

Que tipo de resultados?
EBITDA, PER, etc....

por mancargon » 1/8/2010 0:39

Eu disponibilizo-me para colocar informações sobre a SONAE.SGPS e SONAE.COM
Todos é que sabemos tudo!!!! www.tradingearbitragemdesportiva.com (brevemente no ar).

Registado: 29/11/2007 10:07

por Elias » 1/8/2010 0:35

Parece-me que devemos ir aos poucos. Que tal começarmos por colocar apenas os resultados, trimestre a trimestre. Depois iríamos avançando com outras informações...

por AlphaDraconisEP » 31/7/2010 23:47

Uma excelente ideia.
No que for possivel ajudar, terei o maior prazer.

por carf2007 » 31/7/2010 21:25

EV/EBITDA

O EV/EBITDA é um dos rácios financeiros mais usados. A principal vantagem do EV/EBITDA sobre o PER é o facto de que o EV/EBITDA leva em conta a estrutura financeira da empresa por via do uso do enterprise value, ao mesmo tempo que ignora as diferentes políticas fiscais e de amortização por via da utilização do EBITDA.

O EV/EBITDA é utilizado com muita frequência na comparação dos níveis de valorização dentro de uma mesma indústria, sendo também comum o cálculo do EV/EBITDA da totalidade da indústria.

Cálculo

A fórmula para calcular o EV/EBITDA é, como indica a sigla:

EV/EBITDA=Enterprise\EBITDA

Vantagens

A principal vantagem do EV/EBITDA é providenciar uma medida de valorização de cada empresa, mas sobre outros rácios financeiros. Podemos ainda referir:

* O EV/EBITDA leva em conta a estrutura financeira da empresa, por via da utilização do conceito de enterprise value;
* O EV/EBITDA não é afectado por diferentes políticas de amortização e fiscais, que frequentemente podem distorcer medidas baseadas no resultado líquido como o PER;

Defeitos

O EV/EBITDA tem alguns defeitos óbvios:

* Como muitos outros rácios, é estático e não leva em conta o diferente crescimento das diferentes empresas, pelo que não se pode dizer que um nível mais baixo de EV/EBITDA corresponda necessariamente a uma empresa mais barata;
* Também não leva em conta a capacidade da empresa reinvestir os fundos que gera a taxas elevadas, o que permite maior crescimento futuro (ou seja, não leva em conta o ROE);
* O EV/EBITDA como muitos outros rácios é extremamente enganador na análise de empresas cíclicas, pois estas tendem a possuir EV/EBITDAs baixos no topo do ciclo (pois começam a descontar o fim inevitável deste), e EV/EBITDAs elevados (ou mesmo inexistentes devido aos prejuízos) no fundo do ciclo;
* Por fim, o EV/EBITDA não leva em conta as diferentes necessidades de capex e fundo de maneio das empresas, que fazem com que o EBITDA por estas gerado seja mais ou menos valioso para o accionista (e para o serviço da dívida).

por carf2007 » 31/7/2010 21:21

Pra ajudar à confusão...

"Muita gente fala do PER como se fosse um indicador espectacular e que dá excelentes fotografias de um título, leia-se, se está barato ou caro.

O PER é um indicador estático. Não tem em conta a criação de valor para o accionista, não tem em conta a dinâmica dos resultados e nem sequer nos dá uma verdadeira ideia se está barato ou caro. Pode ser útil para especular mas para investir tenho sinceras dúvidas.

O PER é apenas a divisão da cotação pelo lucro por acção. E sendo apenas isto, basta haver oscilações fortes no preço do título (devido a aumentos de volatilidade) para que o PER anda aos solavancos, sem nos dar qualquer verdadeira indicação se o título está barato ou caro.

Por outro lado, este famoso PER nem sequer tem em conta eventuais crises pontuais de uma empresa, que face a uma queda dos lucros por qualquer evento extraordinário, faz com que o PER suba imenso, mas que não quer dizer que o título esteja caro, basta que os resultados correntes dos exercícios seguintes estejam dentro do normal para que o PER caia bastante, sem sequer haver alterações dos preços dos títulos.

Da mesma forma, resultados extraodinários (por exe. desinvestimentos e respectivas mais valias extraordinárias) pode fazer com que o PER caia bastante, sem que para tal queira dizer que o título fique barato, pois nos exercícios seguintes, sem estes resultados extraordinários, os lucros por acção caiem e o PER sobe automáticamente, sem haver alterações dos preços dos títulos.

Mas o pior mesmo é ver, como vejo, análises do género. Título XYZ tem um PER de x e está caro. Ou barato. E muitas vezes este mesmo PER está mal calculado. Porque não tem em conta os resultados conhecidos dos últimos trimestres, sobretudo quando estas análises são feitas já depois do primeiro trimestre do ano civil e económico.

Por exemplo. Já vi pra aí muita gente dizer que o BES tem um PER de 15. Outros de 13, quando na realidade o PER do BES é mais baixo.

No final de 2006 o PER do BES foi de 13,6.

Mas o PER actual do BES é de 11,55.

Como o calculei? Simples. Somei os resultados dos últimos 4 trimestres e com esses resultados calculei o lucro por acção que por sua vez á cotação actual, 16,17, dá um PER de 11,55.

Outra forma que podia fazer era calcular o lucro por acção do último trimestre, multiplicar por 4 e através desse valor, calcular o PER.

Só que este PER 11,55 ná me diz muito. E se os lucros por acção cairem? E se subirem? Podemos calcular os lucros por acção, a médio prazo, usando o PER? Não. Logo, o PER é um indicador estático, um bocado cego e que poucos nos diz sobre se vale a pena comprar ou vender um título. Pode ajudar-nos a perceber o que o mercado pensa sobre o título e não muito mais."

http://www.bolsatotal.com/showthread.php?t=21894

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Phil2014 e 176 visitantes