Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off topic- Metro do Porto em risco

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 29/7/2010 14:37

mfsr1980 Escreveu:Elias,
Meu caro, eu não estou a alimentar demagogias! Eu estou a dizer que esse indice que o Sócrates referiu na assembleia como mais uma vitória da sua governação, não reflete a situação financeira da população, disso tenho a certeza! Mas tu estás doido? Acreditas naquilo????

Objectivamente não posso responder, porque não sei o que é que o homem disse.

Nota que eu não gosto do Sócrates (nunca gostei nem votei nele) mas não vou começar a disparatar contra o homem a propósito de declarações que não ouvi.

Se quiseres fazer o favor de colocar a fonte / referência eu terei todo o gosto em comentar.

Registado: 5/11/2002 12:21

por mfsr1980 » 29/7/2010 14:34

Elias,
Meu caro, eu não estou a alimentar demagogias! Eu estou a dizer que esse indice que o Sócrates referiu na assembleia como mais uma vitória da sua governação, não reflete a situação financeira da população, disso tenho a certeza! Mas tu estás doido? Acreditas naquilo????

Registado: 3/5/2007 13:55

por Bull Bull » 29/7/2010 14:31

mfsr1980 Escreveu:Caro Elias,
Realmente, depende para onde olhas. Se olhares para a frota de carros que o executivo comprou, dir-me-ás...Crise? Qual crise?

PS: Vives noutro País?

O pessoa anda pobre!!! preocupado em ter um telefone de ultima geração que tem que ser melhor que do vizinho, um carro com ar condicionado e todos os extras que o condutor mal sabe que tem, um portátil com um bom processador e se possivel utilizando 3D, as Tv? qual Lcd, está na moda é o 3D para ver o Benfica a marcar golos por todo o lado, em ficar na 1 linha da praia nas férias que isso andar a pé cansa, etc, etc

Registado: 21/12/2009 18:46

por Pluris » 29/7/2010 14:24

Boa tarde
Penso que não é só o metro do Porto, a ponte de Vila Franca de Xira também está em risco de colapso e haverá certamente mais obras no nosso país a necessitarem de manutenção.

Um abraço
Editado pela última vez por Pluris em 29/7/2010 15:26, num total de 1 vez.

Registado: 21/12/2009 19:54

por Elias » 29/7/2010 14:24

mfsr1980 Escreveu:Caro Elias,
Realmente, depende para onde olhas. Se olhares para a frota de carros que o executivo comprou, dir-me-ás...Crise? Qual crise?

mfsr, eu não vivo noutro país.

Mas não gosto de alimentar demagogias. E nesse sentido estou apenas a pedir-te que sustentes a tua afirmação de que estamos mais pobres. O fatco de o executivo ter grandes carrões não diz rigorosamente nada sobre a nossa alegada pobreza.

por mfsr1980 » 29/7/2010 14:21

Caro Elias,

por Elias » 29/7/2010 14:15

mfsr1980 Escreveu:Sim, infelizmente tenho a certeza que estamos mais pobres!

Mais pobres em termos de quê, exactamente?

por mfsr1980 » 29/7/2010 14:11

Caro Elias,

As instituições de caridade há muito que dão o alarme e dizem que os apoios que não chegam para os pedidos e até falam de agravamentos alarmantes! A Igreja ainda há pouco tempo, através de um Bispo falou de situação insustêntavel!
Lá o indice do "gigi" deve ter sido criado na praia do GIGI pelos políticos de serviço e, para colmatar nada melhor que alguém que consiga dizer isto sem se rir.
Sim, infelizmente tenho a certeza que estamos mais pobres!

por JCS » 29/7/2010 13:59

Marco Martins Escreveu:

Ainda assim se projectam TGV's quando nem um simples metro consegue garantir a sua existência!!!

Agora disseste tudo.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Marco Martins » 29/7/2010 13:57

Atomez Escreveu:Quem não tem dinheiro, não tem metros...

Concordo plenamente, inclusive para todos os transportes que servem Lisboa e outas cidades!

Ainda assim se projectam TGV's quando nem um simples metro consegue garantir a sua existência!!!

Enquanto Portugal não aprender a fazer as coisas e a pensar na sua viabilidade a longo prazo, sinceramente acho que continuaremos a ser um país de "desenrascas"!

Registado: 7/4/2007 17:13

por Elias » 29/7/2010 13:42

mfsr1980 Escreveu:Estes deficientes mentais que nos governam e que fazem estas negociatas até já descobriram um indice qualquer que diz que a população está mais rica!

E tu achas que estamos mais pobres?

por mfsr1980 » 29/7/2010 13:11

Eu tenho pena dos utentes da ponte Salazar que estão a pagar uma ponte que não é deles. A deles está paga ao tempo! Que povo formidável que não se revolta!
As SCUTS é uma engenharia arquitectada pelo Estado, na prática devia ser um problema do Estado e não um problema do utilizador que não foi tido, nem achado para o caso.
Estes deficientes mentais que nos governam e que fazem estas negociatas até já descobriram um indice qualquer que diz que a população está mais rica!
E o pessoal acredita em tudo!

E depois ainda há pessoal que diz o Marcelo Caetano é que começou com estes esquemas!!! É só mesmo para enganar o pagode!

por alexandre7ias » 29/7/2010 13:01

:mrgreen: O termo utilizador pagador é bom para estes casos...Toca a aumentar os bilhetes a malta que para mim tanto faz não utilizo nenhum transporte publico logo não tenho que pagar nada!
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por nunofaustino » 29/7/2010 12:47

Quando os projectos não são pensados com vista em garantir a sua sustentabilidade, acontecem estas maravilhas...

Era tão óbvio que este projecto ia ser um fiasco em termos financeiros (bastava pensar no passivo acumulado e no facto das receitas não darem para pagar os juros) que parece impossível como é que isto foi aprovado nos moldes em que está.

Sinceramente não acredito que este tipo de empresas consiga não declarar falência e entrar em insolvência.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por mais_um » 29/7/2010 11:47

Elias Escreveu:
O que faríamos? Deixávamos fechar a seu bel prazer ou adoptávamos um modelo à la Cravinho em que o Estado financia tráfegos mínimos para reduzir o risco dos privados?

Deixa-me corrigir-te, se não te importas... :mrgreen: Não é um modelo à "la Cravinho", já que o 1º contrato feito nesses moldes foi feito no tempo do Marcelo Caetano, no 1º contrato de concessão da Brisa. E os seguintes foram feitos no tempo do Cavaco Silva, como por exemplo a Lusoponte.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

Re: Não concordo.

por Peftoulas » 29/7/2010 11:18

poseidon635 Escreveu:Eu que utilizo o metro diariamente não concordo com esta visão "limitadora" desta questão. Por acaso tenho possibilidades de viajar todos os dias de carro para o Porto, mas prefiro o Metro: mais seguro, menos poluente, mais económico, etc... (claro que poderia ser mais rápido, mas nem tudo é perfeito!)

Que dizer do Metro em Lisboa e, julgo eu, do Metro superfície em Almada(?)!

Não se contabilizam os custos da poluição, a diminuiçõa de carros na cidade, já para não falar de quem não tem carro para viajar diariamente!!

Acho lamentável que tudo se reduza apenas ao facto de ter de dar lucro. Há serviços sociais (entre eles os transportes públicos) que dificilmente alguma vez darão darão lucro. Caso contrário que aumentem os passes em 100%! Para o BPN, subsidiar a compra de carros novos (incentivos À compra e não ao abate) há dinheiro!!

Claro que quem passa o dia em casa e não tem de se deslocar diariamente para a cidade pensa de outra maneira!

Infelizmente, acho muito redutora esta visão de olhar apenas para um lado da questão! :x

BN

Então ponha-se metro de superfície em todas as cidades...e já agora ligação de ferroviária em todo país...e aeroportos.... o problema aqui é as pessoas pensarem que Lisboa e Porto são Portugal e que todos te de pagar para aumentar a sua qualidade de vida....esquecendo-se que EU cidadão Português do interior esquecido e ostracizado PAGO para essas mordomias, quando por aqui nem ligação ferroviária temos, nem autoestrada, nem aeroporto, ou seja ou andamos de carro ou....de carro....em IP e estradas nacionais vergonhosas...mas por aqui ainda a pouca poluição deve ser por isso que não investem!!

Abraço do Não utilizador pagador

Registado: 18/11/2009 17:58

por Elias » 29/7/2010 11:08

JCS Escreveu:O problema é que com o buraco que as empresas que referiste têm já ninguém lhes pega (tirando uma ou outra). Chegou-se a este ponto.

Infelizmente é mesmo isso que se passa.

por JCS » 29/7/2010 11:05

Sim, mas isso tem de ser salvaguardado (como o é noutros países). Os contratos de concessão são a muito longo prazo e implicam pesadissimas penalizações (podendo incluir a perda da concessão) caso haja intenção de encerrar seja o que fôr. Esses aspectos cá teriam obviamente de ser salvaguardados. As empresas que concorrem já sabem para o que vão. O problema é que com o buraco que as empresas que referiste têm já ninguém lhes pega (tirando uma ou outra). Chegou-se a este ponto.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

por Elias » 29/7/2010 10:55

JCS,

Nessa linha de pensamento, e admitindo que se privatizava todas as empresas públicas de transportes, nomeadamente a CP, o Metro e quejandos, o que fazer caso os privados a quem o serviço fosse concessionado começassem a encerrar serviços alegando a sua não rentabilidade?

Reduzindo um pouco ao absurdo, imagina que se privatizava a CP e que o privado ao fim de algum tempo dizia "só vou manter a linha Lx-Porto porque o resto dá tudo prejuízo e é para fechar".

O que faríamos? Deixávamos fechar a seu bel prazer ou adoptávamos um modelo à la Cravinho em que o Estado financia tráfegos mínimos para reduzir o risco dos privados?

Este exemplo pode parecer absurdo, mas a verdade é que muitos transportes públicos não têm qualquer interesse do ponto de vista da sustentabilidade económica...

Re: Estado

por JCS » 29/7/2010 10:48

Elias Escreveu:JCS embora concordando com o que escreveste é bom lembrar que as empresas de transportes públicos dão todas prejuízo e que se a única lógica para os investimentos do Estado for o lucro então o melhor é acabar com todos os transportes públicos (metros, comboios, autocarros) e cada um que se governe.

A CP é um sorvedouro que parece não ter fundo.
O metro de Lisboa idem (e no entanto penso que ninguém considera acabar com ele).
A TAP é o que a gente sabe...

O que fazer?

Boas Elias. Compreendo o teu ponto de vista. O que digo é que o estado pode deixar o desenvolvimento, construção e exploração para os Privados comparticipando apenas as passagens para quem necessita (mantendo assim a vertente "social"). Há empresas privadas no sector dos transportes que são viáveis (Arriva entre outras) e que o fariam muito mais eficazmente e com menos desperdicio (sem cambalachos que fazem qualquer obra publica custar 3 ou 4 vezes mais)... É nisto que acho que o estado não se devia meter. Resumindo, deixar o investimento e exploração para os privados e dedicar-se a ajudar quem precisa comparticipando as passagens. O mesmo se poderia aplicar a outros sectores. Temos largos milhares de empresas publicas que desempenham de modo completamente ineficaz e danoso para os contribuintes tarefas que podiam perfeitamente ser desempenhados por empresas privadas, criando emprego "privado" (que não pesa na folha de salários do estado e reduz custos fixos) e que pagariam impostos.

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

por Elias » 29/7/2010 10:30

pepi Escreveu:Elias, e como pensas financiar tudo isso?!

Das duas uma: ou aceitamos o modelo do Estado Social e aceitamos a ideia de que os nossos impostos servem (também) para pagar serviços de uso comum, entre os quais os transportes públicos; ou então rejeitamos este modelo e a única solução passará por aumentar os preços dos bilhetes de modo a cobrir o custo real de utilização dos transportes, ou então pela sua extinção.

Não concordo.

por poseidon635 » 29/7/2010 10:26

Eu que utilizo o metro diariamente não concordo com esta visão "limitadora" desta questão. Por acaso tenho possibilidades de viajar todos os dias de carro para o Porto, mas prefiro o Metro: mais seguro, menos poluente, mais económico, etc... (claro que poderia ser mais rápido, mas nem tudo é perfeito!)

Que dizer do Metro em Lisboa e, julgo eu, do Metro superfície em Almada(?)!

Não se contabilizam os custos da poluição, a diminuiçõa de carros na cidade, já para não falar de quem não tem carro para viajar diariamente!!

Acho lamentável que tudo se reduza apenas ao facto de ter de dar lucro. Há serviços sociais (entre eles os transportes públicos) que dificilmente alguma vez darão darão lucro. Caso contrário que aumentem os passes em 100%! Para o BPN, subsidiar a compra de carros novos (incentivos À compra e não ao abate) há dinheiro!!

Claro que quem passa o dia em casa e não tem de se deslocar diariamente para a cidade pensa de outra maneira!

Infelizmente, acho muito redutora esta visão de olhar apenas para um lado da questão! :x

BN

Registado: 13/6/2008 10:22

por pepi » 29/7/2010 10:21

Ahhh já sei, obviamente aumentam-se os impsotos...

Registado: 17/3/2009 14:43

por pepi » 29/7/2010 10:20

Elias Escreveu:
JCS Escreveu:A ideologia do "Estado Social" em que os investimentos do estado não têm de gerar lucros mas sim servir apenas as populações dá nisto... agora ninguém quer pagar. É mais um para juntar à longa lista de investimentos insustentáveis do estado que nada mais fazem que serem completos sorvedouros de impostos e consequentemente do esforço da população e das empresas tornando-as mais pobres. O buraco já são 2000 milhões... Venham mais destes que o país precisa :clap:

JCS

JCS embora concordando com o que escreveste é bom lembrar que as empresas de transportes públicos dão todas prejuízo e que se a única lógica para os investimentos do Estado for o lucro então o melhor é acabar com todos os transportes públicos (metros, comboios, autocarros) e cada um que se governe.

O metro de Lisboa idem (e no entanto penso que ninguém considera acabar com ele).

O que fazer?

Elias, e como pensas financiar tudo isso?!

Registado: 17/3/2009 14:43

por Elias » 29/7/2010 10:13

JCS Escreveu:A ideologia do "Estado Social" em que os investimentos do estado não têm de gerar lucros mas sim servir apenas as populações dá nisto... agora ninguém quer pagar. É mais um para juntar à longa lista de investimentos insustentáveis do estado que nada mais fazem que serem completos sorvedouros de impostos e consequentemente do esforço da população e das empresas tornando-as mais pobres. O buraco já são 2000 milhões... Venham mais destes que o país precisa :clap:

JCS

JCS embora concordando com o que escreveste é bom lembrar que as empresas de transportes públicos dão todas prejuízo e que se a única lógica para os investimentos do Estado for o lucro então o melhor é acabar com todos os transportes públicos (metros, comboios, autocarros) e cada um que se governe.

O que fazer?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: alucinado, Google [Bot], PacoNasssa e 618 visitantes