Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os portugueses ganham menos do que há 25 anos ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Supermann » 16/7/2010 16:15

Há 15 anos o menu Big Mac lembro-me eu que era 400 escudos sensivelmente... digo eu porque passava lá a vida a comer hamburgers ;)

Registado: 18/12/2009 18:54

por Supermann » 16/7/2010 16:14

patacas Escreveu:supermann, era engraçado se conseguisses encontrá-los. lguém se lembra do preço aproximado da gasolina por volta de 1985?

Tenho a certeza que os encontro... nao os deitei fora, entre várias coisas lembro-me que tinha cenas de almoços, renda, aluguer de um toldo praia de 2 semanas no algarve, táxi, e mais umas coisinhas.

Depois posto aqui quando os tiver.

por Elias » 16/7/2010 16:13

Extraído da notícia que o Lion colocou:

"A base de dados Pordata refere que, há 25 anos, um litro de gasolina de 98 octanas custava em média 0,55 euros, o que aos preços de hoje seria 1,99 euros."

0,55 euros = 110 escudos.

Não falhei por muito quando escrevi 80 a 100 escudos :wink:

Registado: 5/11/2002 12:21

Re: Os portugueses ganham menos do que há 25 anos ?

por Bull Bull » 16/7/2010 16:11

Supermann Escreveu:
Bull Bull Escreveu:
patacas Escreveu:Resolvi fazer um exercíco depois de ter criado o Índice do Bitoque.:lol:
Há 25 anos quando começei a trabalhar ganhava 20 contos (100 euros) por M~es (ordenado de principiante). Uma refeição (bitoque,sopa,bebida e café)custava 100$oo ( 50 centomos).
Hoje uma refeição equivalente custa, no minímo 5 euros 10 vezes mais), pelo que os tais 100 euros (20 contos) equivaleriam hoje a 1000 euros.
Lembro-me que na altura um colega sénior ganhhva à volta de 70 contos (350 euros) ou seja, pelo índice bitoque 3500 euros.
O tipo de trabalho que fazia como iniciante hoje é pago, no máximo, a 500 euros, sendo que pelo índice bitoque eu recebia 1000 euros.

Os preços devem estar errados.
Hà 20 anos e lembro perfeitamente, trabalha nas férias ajudante de um camião, logo precisa muitas das vezes almoçar fora. A empresa dava-me 1000§00, e dos 1000§ sobrava no máximo uns 150§.
As refeições em média custava entre 600§ e 900$ e estou a falar do típico prato rápido, bitoques, prato do dia.
Não entrava bebida, café, sobremesa.

Hoje em dia por 5€ a 6€ come-se o prato dia+bebida+café+pão e há quem inclua a sobremesa

portanto, a comida fora está mais barato, eu lembro de há mais de 25 anos havia malta as vezes que em fez de comer na escola comia no restaurante e a comida mais barata era uma omelete pelo preço de 550$, estamos a falar de mais de 25 anos.

Omolete há 25 anos 550 escudos? Ganda maluco...

Ainda há 10-15 anos um menu Big Mac era cerca de 350-400 escudos...quanto mais há 25 anos onde os preços era muito mas muito mais reduzidos

Aliás, eu tenho para ali uns recibos que encontrei outro dia dos anos 80 até inicios de 90 e era ridiculo os preços, tipo almoços, táxi, renda da casa, etc ...

A ver se procuro novamente e venho aqui dizer os preços

Estou a falar a sério, uma omolete era 550$. Mas só quem ia era quem tinha pais ricos e mesmo assim, uma vez por semana.
MacDonal não me lembro a 350-400escudos o menu.

Lembro, deixa-me cá ver, uns 630$ por um menu há uns +-15 anos.

Vou-te dizer uma coisa, quando apareceu a casa dos 150$ em Portugal, as pessoas achavam barato esses produtos, eram produtos de limpeza, sumos, papel, etc. Sabes hoje o preço é o mesmo e mesmo existe mais barato. Sei do que falo, pois os meus pais tem uma casa dessas há uns bons anos.

Quanto as rendas de casa? ai sim, o que os meus pais dizem parece um disparate, no entanto a vida era mais difícil e também se perguntares os ordenados nessa altura, ficarias surpreendido.

Por exemplo, essas casas dos 150 veio revolucionar os preços, hoje em dia, vais ao modelo existe aquelas marcas que não são do modelo, umas do tipo "e" "tal" "sau", essas os preços são muito mais baratos. Hoje em dia por exemplo tans uma garrafa de sumo que pode custar 0,40€ 2 litros por uma 1,40€. Existe muitas marcas e há preço para tudo.

quando comecei a sair na minha juventude, sabes quanto era o preço de entrada de uma discoteca? 1000$ uma bebida, falo de +-18 anos, e hoje, qual é?

Quando organizei os meus 18 anos, fiz aquela jantarada é que todos tiveram que dar 1200$, falo de mais de 15 anos, hoje consigo fazer o mesmo, o que não falta ai é sítios

Portanto há muitas coisas mais baratas e outras mais caras.

Registado: 21/12/2009 18:46

por Lion_Heart » 16/7/2010 16:11

Portugal/25 Anos na Europa: Portugueses vivem melhor e custo de vida até é mais barato
Há 25 anos, na manhã em que Portugal assinou a adesão à CEE, um pequeno almoço composto por um litro de leite e quatro pães custaria 80 escudos, cerca de 40 cêntimos, hoje o custo subiu para 1,20 euros.

Nos 25 anos de Europa, os portugueses viram o seu nível de vida melhorado e, em alguns casos, os custos dos bens essenciais até era mais caro em 1985.

Foi a 12 de Junho que o então primeiro ministro, Mário Soares, assinou no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, o tratado de adesão à Comunidade Económica Europeia, ainda o governo tabelava os preços dos principais bens.

Nesse ano, o Diário da República fixava o preço máximo para a unidade do “pão de trigo fabricado com farinha do tipo 75” em 4,50 escudos (cerca de 0,02 euros) e um litro de leite meio gordo ultrapasteurizado em 62 escudos (cerca de 0,31 euros).

Tendo em conta o efeito da inflação e fazendo o ajustamento cambial, a preços atuais cada pão valeria pouco mais de 7 cêntimos, metade do custo que hoje vigora.

No caso do leite, os 0,31 euros por litro de 1985 seriam convertidos aos preços de hoje em 1,13 euros, quando atualmente o preço em vigor ronda os 0,60 euros, num ganho para o consumidor.

Criado por decreto em 26 de Maio de 1974, em 1985 o salário mínimo foi fixado em 19.200,000 escudos ou 95,77 euros, valor que a preços atuais seria de 347,70 euros.

Em 2010, o valor é de 475,00 euros, isto é, houve uma progressão de 27 por cento nesta remuneração face a 1985.

A realidade do Portugal de hoje , em comparação com o país de há 25 anos, também se pode ler pelo parque automóvel.

Em meados da década de 80, muitos portugueses ainda só conheciam os transportes públicos ou motas de pequena cilindrada, uma realidade que mudou com a entrada na comunidade europeia.

A 31 de dezembro de 2009 existia em Portugal 421,1 automóveis por mil habitantes, de acordo com a Associação Automóvel de Portugal, contra os 119,4 carros registados em 1985.

No que toca ao combustível, em 2010, os portugueses têm de despender em média 1,50 euros por cada litro de gasolina, segundo o ‘site’ Mais Gasolina.

A base de dados Pordata refere que, há 25 anos, um litro de gasolina de 98 octanas custava em média 0,55 euros, o que aos preços de hoje seria 1,99 euros.

Quanto ao desemprego, um dos temas que mais preocupa os portugueses, houve um agravamento. Em 1985, a média anual de população inscrita nos centros de emprego era de 341.800, de acordo com a Pordata, quando atualmente existem em Portugal 592.200 desempregados, segundo dados registados no primeiro trimestre de 2010 pelo Instituto Nacional de Estatística.

Vinte e cinco anos depois do tratado de adesão à Europa, este pode ser um retrato aproximado de Portugal: mais desemprego, mas melhores salários; o pão está mais caro mas o preço do leite desceu; cada vez há mais carros em circulação e apesar das queixas sobre o preço dos combustíveis, em termos comparativos, estão mais baratos.

*** Texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa - 12 de Junho 2010

in http://www.aldeiadopao.pt
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 16/7/2010 16:05

patacas Escreveu:supermann, era engraçado se conseguisses encontrá-los. lguém se lembra do preço aproximado da gasolina por volta de 1985?

Penso que andaria pelos 80 a 100 escudos. Mas vou procurar referências.

por patacas » 16/7/2010 16:01

supermann, era engraçado se conseguisses encontrá-los. lguém se lembra do preço aproximado da gasolina por volta de 1985?

Registado: 3/4/2008 11:50

por Supermann » 16/7/2010 15:51

Bull Bull Escreveu:
patacas Escreveu:Resolvi fazer um exercíco depois de ter criado o Índice do Bitoque.:lol:
Há 25 anos quando começei a trabalhar ganhava 20 contos (100 euros) por M~es (ordenado de principiante). Uma refeição (bitoque,sopa,bebida e café)custava 100$oo ( 50 centomos).
Hoje uma refeição equivalente custa, no minímo 5 euros 10 vezes mais), pelo que os tais 100 euros (20 contos) equivaleriam hoje a 1000 euros.
Lembro-me que na altura um colega sénior ganhhva à volta de 70 contos (350 euros) ou seja, pelo índice bitoque 3500 euros.
O tipo de trabalho que fazia como iniciante hoje é pago, no máximo, a 500 euros, sendo que pelo índice bitoque eu recebia 1000 euros.

Hà 20 anos e lembro perfeitamente, trabalha nas férias ajudante de um camião, logo precisa muitas das vezes almoçar fora. A empresa dava-me 1000§00, e dos 1000§ sobrava no máximo uns 150§.
As refeições em média custava entre 600§ e 900$ e estou a falar do típico prato rápido, bitoques, prato do dia.

Hoje em dia por 5€ a 6€ come-se o prato dia+bebida+café+pão e há quem inclua a sobremesa

portanto, a comida fora está mais barato, eu lembro de há mais de 25 anos havia malta as vezes que em fez de comer na escola comia no restaurante e a comida mais barata era uma omelete pelo preço de 550$, estamos a falar de mais de 25 anos.

Omolete há 25 anos 550 escudos? Ganda maluco...

Ainda há 10-15 anos um menu Big Mac era cerca de 350-400 escudos...quanto mais há 25 anos onde os preços era muito mas muito mais reduzidos

Aliás, eu tenho para ali uns recibos que encontrei outro dia dos anos 80 até inicios de 90 e era ridiculo os preços, tipo almoços, táxi, renda da casa, etc ...

A ver se procuro novamente e venho aqui dizer os preços

por Bull Bull » 16/7/2010 15:49

Lion_Heart Escreveu:Não digo em 1985 mas em 1988 (altura da minha adolescencia) lembro-me de negociar jantares por 1.000$ com tudo incluido e vinho e bebidas a descrição (mesmo sendo a pior zurrapa).

Também eu, hoje a malta faz quase pelo mesmo preço, existe restaurantes da minha zona que por 6€ fazem isso, na volta ainda consegue pelos mesmos 5€

por Lion_Heart » 16/7/2010 15:42

Não digo em 1985 mas em 1988 (altura da minha adolescencia) lembro-me de negociar jantares por 1.000$ com tudo incluido e vinho e bebidas a descrição (mesmo sendo a pior zurrapa).
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Bull Bull » 16/7/2010 15:39

Lion_Heart Escreveu:
Bull Bull Escreveu:
Elias Escreveu:
Bull Bull Escreveu:
Elias Escreveu:Mas dessa maneira nunca se consegue comparar.

Consegues, se fizeres as comparações com método (isto é com amostras devidamente escolhidas), e não com base em comparações usando exemplos ao acaso.

A percepção individual de cada um de nós constitui sempre um factor de enviesamento.

não são exemplos ao acaso, são exemplo de onde a frota dos camionistas comiam. Hoje, não diga que sejam os mesmos, mas tens outros semelhantes com o mesmo tipo de comida e com o mesmo preço de há 20 anos atrás.

Acho que não é necessário fazer uma comparação com o mesmo restaurante e sim com uma amostra geral, e nesse critério come-se mais barato hoje em dia.
Repara que há uns anos atrás era um luxo comer fora, hoje em dia é um hábito vermos os restaurantes a servir almoços ás pessoas que deixaram de ir a casa fazer a comida.

Mas aqui tens que contar com outros factores.
Nao digo 25 anos atras mas por exemplo 30 ou 35 anos a quantidade de mulheres a trabalhar era diminuta e as que trabalhavam faziam ainda a lida da casa.
Hoje em dia quase todas as mulheres trabalham e poucas mulheres querem ou sabem cozinhar.

Sim, concordo que os hábitos tenham mudado, hoje em dia a mulher já não é uma dona de casa, trabalha e já dá porrada no marido :mrgreen:
Talvez por isso é que a oferta mais que triplicou e os preços ajustaram.

por Lion_Heart » 16/7/2010 15:33

Bull Bull Escreveu:
Elias Escreveu:
Bull Bull Escreveu:

Consegues, se fizeres as comparações com método (isto é com amostras devidamente escolhidas), e não com base em comparações usando exemplos ao acaso.

A percepção individual de cada um de nós constitui sempre um factor de enviesamento.

não são exemplos ao acaso, são exemplo de onde a frota dos camionistas comiam. Hoje, não diga que sejam os mesmos, mas tens outros semelhantes com o mesmo tipo de comida e com o mesmo preço de há 20 anos atrás.

Acho que não é necessário fazer uma comparação com o mesmo restaurante e sim com uma amostra geral, e nesse critério come-se mais barato hoje em dia.
Repara que há uns anos atrás era um luxo comer fora, hoje em dia é um hábito vermos os restaurantes a servir almoços ás pessoas que deixaram de ir a casa fazer a comida.

Mas aqui tens que contar com outros factores.
Nao digo 25 anos atras mas por exemplo 30 ou 35 anos a quantidade de mulheres a trabalhar era diminuta e as que trabalhavam faziam ainda a lida da casa.
Hoje em dia quase todas as mulheres trabalham e poucas mulheres querem ou sabem cozinhar.

Lion_Heart

por Bull Bull » 16/7/2010 15:27

Elias Escreveu:
Bull Bull Escreveu:

por Elias » 16/7/2010 15:21

Bull Bull Escreveu:

por Bull Bull » 16/7/2010 15:16

Elias Escreveu:Bull, exemplos isolados não demonstram rigorosamente nada.

Há sítios em que é mais caro e outros em que é mais barato. Sempre foi assim. Há 25 anos havia sítios onde se comia por 1000 escudos mas também havia sítios onde se comia por cinco vezes menos.

Mas dessa maneira nunca se consegue comparar.
Repara que estou a comparar restaurantes junto á estrada onde era hábito o pessoal comer com os restaurantes que se coma no dia de hoje.

por Elias » 16/7/2010 15:02

Bull, exemplos isolados não demonstram rigorosamente nada.

Há sítios em que é mais caro e outros em que é mais barato. Sempre foi assim. Há 25 anos havia sítios onde se comia por 1000 escudos mas também havia sítios onde se comia por cinco vezes menos.

por Bull Bull » 16/7/2010 15:00

por rmachado » 16/7/2010 13:30

E não são só os Portugueses..

Existe um livro que fala sobre este assunto e que se não me engano se chama:
"the two income trap" que aborda a questão de no USA na decada de 70 era habitual só existir uma pessoa com sálario e agora serem normalmente dois mas comparativamente o de 1970 ganahva muito mais.

Agora que temos melhor qualidade de vida e podemos fazer coisas que não faziamos a 25 anos podemos... resta saber se isso é melhor ou não.. e quem é que realmente o pode fazer.

Registado: 24/8/2004 10:42

por Elias » 16/7/2010 13:11

RiscoCalculado Escreveu:o país como um todo tem um nível de vida mais elevado hoje em dia ( que há 25 anos atrás ).

Que o nível de vida melhorou, parece-me indiscutível.

Mas há dois aspectos que não podem ser ignorados:

primeiro, em termos relativos progredimos menos que outros países europeus... e a natureza humana não passa sem fazer comparações com o vizinho do lado... se o vizinho do lado está melhor que eu, então eu estou mal (em termos relativos, é claro)

segundo, o nível de vida subiu mas as expectativas agora são altíssimas, daí a insatisfação reinante.

por PPalma » 16/7/2010 13:10

A grande diferença que existe reside na quantidade de coisas que hoje pensamos que temos que ter no dia a dia. E como tal vamos adquiri-las. Tipo TV cabo 50 Euros mês. SMS e telele, mínimo 10 até 50 € mes. Antes todos tínhamos sopa para comer, agora vamos aos Hiper e compramos já coisas feitas. Só assim de relance vejo 100 a 200 euros mensais de coisas que não fazem falta nenhuma , mas que tornam a vida menos trabalhosa.

:lol:

Registado: 8/12/2009 21:29

por RiscoCalculado » 16/7/2010 13:01

Olhando para uma série de crescimento do PIB (coluna da esquerda) e PIB per capita (coluna da direita) a preços constantes ( base = 2000) parece-me seguro dizer que o país como um todo tem um nível de vida mais elevado hoje em dia ( que há 25 anos atrás ).
No entanto tb é verdade que a desigualdade na distribuição do rendimento aumentou imenso nos últimos 25 , 30 anos portanto é possível que existam algumas pessoas em pior situação na actualidade.
É o neoliberalismo e a compressão salarial (de alguns) no seu melhor. :mrgreen:
Anexos
pordata_pibPercapita_Portugal_1985_2009__.JPG
pordata_pibPercapita_Portugal_1985_2009__.JPG (36.63 KiB) Visualizado 1577 vezes
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

por patacas » 16/7/2010 12:45

Segundo o meu "índice bitoque" o DJ deveria estar agora entre 12600 e os 12700 pontos :)

por Lion_Heart » 16/7/2010 12:34

patacas Escreveu:Concordo plenamente Lion. Realmente o salto da 2Nova Economia" assentou no crédito fácil....tudo gira em torno do crédito ... o próximo ciclo será assente em quê?

Para já eu direi que será assente no "duro acordar para a realidade". E depois terá que ser " O que realmente tem importância"

Mas isso ainda esta longe. Pelo menos para a maioria das pessoas e para os nossos pliticos entao...nunca

Lion_Heart

por patacas » 16/7/2010 12:31

Concordo plenamente Lion. Realmente o salto da 2Nova Economia" assentou no crédito fácil....tudo gira em torno do crédito ... o próximo ciclo será assente em quê?

por u3lk5 » 16/7/2010 12:29

Existe "pressao" social para consumir, e as pessoas identificam-se demasiado com as coisas que tem, ou querem ter.

Quem nao consome até é "mal" visto pelas outras pessoas.

Registado: 20/8/2009 12:27

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, macau5m, smog63 e 239 visitantes