Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Gov. exige conhecer juros de poupanças de todos os cidadãos!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mfsr1980 » 30/6/2010 22:55

Caro Mech,
Acho que estás demasiado obsecado em apanhar os faltosos. Desde que entrou para o ministério das finanças o Dr.Paulo Macedo e os serviços foram informatizados que a fuga ao fisco é marginal, não podendo ser feita por um qualquer contribuinte. Talvez seja feita por gangs criminosos com actividades ligadas ao mundo subterraneo da droga ou ao jogo ilegal e portanto não aceito que para combater isso tenham que nos pôr um chip nas orelhas e qualquer outra atitude pidesca.
A carga fiscal já é suficientemente grande para asfixiar a actividade económica, para não falar do controlo e promiscuidade existente entre grupos económicos e o poder e que são altamente lesivos da iniciativa privada e da livre concorrência entre empresas.
Portanto, reduzam as despesas, acabem com os boys e vão ver que isto melhora!

Registado: 3/5/2007 13:55

por Automech » 30/6/2010 19:19

mfsr1980 Escreveu:As fugas aos impostos não são dos depositos bancários mas sim de actividades que eles conhecem bem como o canalizador e outras...

Mas quem é que disse que os depósitos bancários fogem aos impostos ? Só se o banco não retivesse o IRS.

Já o dinheiro que está depósitado pode ter ido ali parar sem pagar impostos. Ou não ?

Continuas a não dizer como é que apanhas um tipo (por exemplo um pequeno construtor ou pequeno empreeiteiro que faz trabalhos para particulares mas que raramente passa facturas).

Esse tipo tem um deposito de 100.00 ou 200.000 euros, nunca pagou imposto, lesou duplamente o estado (não cobrou IVA nem pagou IRC ou pagou muito pouco) e está nas calmas a receber os juros do seu depósito.

E tu se calhar ainda lhes estás a financiar o RSI porque ele disse que não tem meios de subsistência.

E os filhos dele provavelmente têm os livros escolares quase à borla financiados pelos teus impostos.

Diz lá como é que o apanhas e não te disperses. Diz lá objectivamente, com medidas concretas.

mfsr1980 Escreveu:Tu andas a ler demasiados livros de ficção.

Não tantos como gostava porque o tempo é pouco mas quando posso sim, Jeffrey Archer, Tom Clancey, John Grisham, Kenneth Folley, etc. Muito bons. :wink:

Registado: 4/6/2010 12:12

por mfsr1980 » 30/6/2010 18:49

Por principio, o cidadão comum que tem dinheiro já pagou impostos!
Quer seja ao receber o ordenado, quer seja quando compra qualquer coisa que já vem com iva!
Quem foge aos impostos são as empresas mas, para isso existe fiscalização.
Os bancos quando remuneram os depositos retiram os impostos devidos e as acções é também como se vê.
As fugas aos impostos não são dos depositos bancários mas sim de actividades que eles conhecem bem como o canalizador e outras...
Há uma mentalidade pidesca deste governo que já não lhes basta cobrar os impostos, querem também saber a quem os cobram.
Tu andas a ler demasiados livros de ficção.

por Jolly Roger » 30/6/2010 18:49

AutoMech Escreveu:O Jolly já sabemos a opinião dele:

Se o problema é saber como raio ele arranjou o dinheiro, se queres saber não estou sequer interessado porque o assunto não me diz respeito.

E os outros participantes ? Escrevem muito mas ainda não responderam a essa pergunta que já fiz antes.

Também não lhes interessa onde é que o tipo (que não pagou impostos) arranjou o dinheiro ?

Desculpa lá Mech, mas houve uma coisa que se calhar não consegui deixar clara.

O que eu quis dizer é que enquanto cidadão, enquanto pessoa, o que tu tens e como conseguiste, e quem diz tu diz outra pessoa qualquer, não me interessa porque não me diz respeito.
A frase que tu me citas foi a resposta à tua preocupação que me pareceu de carácter pessoal relativamente ao eventual rendimento que os outros possam ter.
A minha resposta foi por isso pessoal.

Isso não siginifica que eu defenda que o fisco não deva ter os seus mecanismos de controlo e fiscalização. Claro que deve ter.

E o que eu também defendi desde o início, é que esses mecanismos de controlo e fiscalização não devem ser de molde a partir do pressuposto que todo o cidadão que tem alguma coisa de seu, pode ser um eventual prevaricador e portanto deve ser tomado de ponta e obrigatoriamente investigado sem mais nem ontem.

Quanto à tua pergunta, a minha posição é que se tens algum motivo de desconfiança em relação a alguém ou alguma entidade, e quando falo motivo falo algo de palpável, deverá então ser feita uma fiscalização sim e nessa altura deverá ser levantado o sigilo bancário.

Agora o Estado andar atrás de toda a gente a querer saber quanto tem, como tem, como é que é, como é que foi, isso é que me parece absurdo e despropositado.
É meio caminho andado para deixar toda a gente mal disposta e é isso que me parece que tu defendes.

Registado: 22/7/2009 12:55

por Automech » 30/6/2010 18:24

Jolly Roger Escreveu:
A solução que defendo nada tem de ilegal e só evita problemas.

Podes não ter essa noção mas aquilo que defendeste é, do ponto de vista fiscal, totalmente ilegal, embora seja o que a maioria das pessoas faz.

Podes diz que a solução que defendes não lesa o estado e isso é verdade, se o dinheiro for transferido de pais para filhos ou conjuges, porque nunca haveria imposto. Mas dizer que nao tem nada de ilegal isso não é verdade.

De qq das formas se estamos a falar de uma herança o teu dinheiro está justificado e não tens com que te preocupar porque não serás suspeito.

Eu gostava é que, aqueles que são contra a medida, me dissessem como é que apanham um tipo que ao longo dos ultimos 5 anos juntou 200.000 euros no banco, não tendo declarado nada pata efeitos fiscais e hoje tem um depósito a render cerca de 6.000 euros por ano, que é um valor insuficiente para ele dar nas vistas.

O Jolly já sabemos a opinião dele:

Se o problema é saber como raio ele arranjou o dinheiro, se queres saber não estou sequer interessado porque o assunto não me diz respeito.

E os outros participantes ? Escrevem muito mas ainda não responderam a essa pergunta que já fiz antes.

Também não lhes interessa onde é que o tipo (que não pagou impostos) arranjou o dinheiro ?

por Automech » 30/6/2010 18:13

mfsr1980 Escreveu:Mech, Mech quem és tu? Um fiscal das finanças?

Bolas, fui descoberto :mrgreen:

por Jolly Roger » 30/6/2010 16:02

AutoMech Escreveu:
mancargon Escreveu:Já agora só para que conste há um ano, quando o meu pai faleceu, nas finanças, disseram-me que como o dinheiro estava no nome dos 3 não tinha de haver qualquer procedimento a nível das finanças.

Lamento a ignorância do funcionário do banco. Quando é comunicado ao banco que um titular faleceu o banco tem de congelar a conta e esperar a habilitação de herdeiros e o comprovativo da liquidação (neste caso a zeros) do imposto de selo.

E o mancargon também tinha de declarar essa conta no inventário da herança. Se não o fez errou (mesmo que seja por desconhecimento).

Mas isto já está muito além do tema inicial e encontrará certamente alguém muito mais habilitado a explicar-lhe isso.

Possivelmente vais discordar de mim novamente, mas paciência.

Eu nada sei a teu respeito, não sei a tua idade, nem se és casado ou se tens filhos.

Mas vamos admitir que és casado e que tens pelo menos um filho.

Vou presumir que gostas da tua familia e do teu filho e que a ultima coisa que vais desejar para eles é ficarem envolvidos num série de burocracias e trabalhos no caso de te acontecer alguma coisa.

Assim, para prevenir isso, a tua conta bancária em vez de estar exclusivamente em teu nome, pode ter mais assinaturas, desde logo a da tua mulher e até a do teu filho.

No caso de te acontecer alguma coisa, bastará que um deles mande fechar a conta e abrem outra em nome dos dois sobrevivos.
Simples, sem problema e sem grande trabalho.

Se por outro lado tiveres a conta só em teu nome, então aí sim, só vais deixar atrás de ti trabalhos, chatices, tempo gasto, complicações e dificuldades para tua família aceder ao dinheiro que tu deixaste.

A solução que defendo nada tem de ilegal e só evita problemas.

por mfsr1980 » 30/6/2010 15:59

Mech, Mech quem és tu? Um fiscal das finanças?
Da maneira como falas é como se já fosse certo que os depositos terão de ter justificação?
Daqui até lá, o Sócrates pode já estar morto e enterrado...

por Automech » 30/6/2010 15:53

Jolly Roger Escreveu:
Basta que a proveniência do dinheiro esteja tão longe no tempo que tu não consegues de maneira nenhuma justificar.

O estado tem o historico dos teus impostos e se há 10 anos tiveres tido uma declaração anual de rendimentos ou de herança que te justificam os 200.000 euros nem vais ser incomodado. E se de há 20 anos para cá tiveres rendimentos suficientes que o justifiquem também não te vão chatear.

Não adianta continuar com esse argumento Jolly. Só vai ser incomodado quem não tem no histórico de impostos rendimentos adequados ao que mostra nos depositos.

por pdcarrico » 30/6/2010 15:49

Jolly Roger Escreveu:
AutoMech Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:São poucos os que conseguem justificar a proveniência dos depósitos...

Mal seria se assim fosse...

Não é assim tão dificil o que o mfsr1980 diz Mech.

Basta que a proveniência do dinheiro esteja tão longe no tempo que tu não consegues de maneira nenhuma justificar.

Provavelmente o fiscal das finanças ficaria satisfeito se ele provasse ter o mesmo dinheiro há 4 anos. Foi a ter sido cometido algum crime fiscal anterior, este já estaria prescrito

Registado: 29/11/2007 11:42

por Automech » 30/6/2010 15:48

mancargon Escreveu:Já agora só para que conste há um ano, quando o meu pai faleceu, nas finanças, disseram-me que como o dinheiro estava no nome dos 3 não tinha de haver qualquer procedimento a nível das finanças.

Lamento a ignorância do funcionário do banco. Quando é comunicado ao banco que um titular faleceu o banco tem de congelar a conta e esperar a habilitação de herdeiros e o comprovativo da liquidação (neste caso a zeros) do imposto de selo.

E o mancargon também tinha de declarar essa conta no inventário da herança. Se não o fez errou (mesmo que seja por desconhecimento).

Mas isto já está muito além do tema inicial e encontrará certamente alguém muito mais habilitado a explicar-lhe isso.

por Jolly Roger » 30/6/2010 15:46

AutoMech Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:São poucos os que conseguem justificar a proveniência dos depósitos...

Não é assim tão dificil o que o mfsr1980 diz Mech.

por Automech » 30/6/2010 15:39

por mancargon » 30/6/2010 14:52

Já agora só para que conste há um ano, quando o meu pai faleceu, nas finanças, disseram-me que como o dinheiro estava no nome dos 3 não tinha de haver qualquer procedimento a nível das finanças.

Apenas os bens imóveis, teve que passar o imposto para a cabeça de casal da herança que é a minha mãe.

Mas esse comentátário de que este tópico, é para pessoas que são a favor das pessoas que têm dinheiro no banco e não pagam impostos, é completamente, errado e julgo que aqui ninguém defende isso.

Embora eu defenda que de forma legal, se deve fazer tudo o possível, para pagar o menos possível de impostos, uma vez que este Estado é um esbanjador, um gastador, e tem muitos vícios, apesar de não ter dinheiro.

O que eu tenho é medo, da injustiça do Estado!!!

Pois, as poupanças dos cidadãos, parece que são o próximo alvo!

«Alguém dizia aqui há uns tempos que era necessário acabar com os ricos» enquanto que outros como eu sempre acharam que o que é preciso é acabar com os pobres!!!!

Registado: 29/11/2007 10:07

por mfsr1980 » 30/6/2010 14:12

O Estado conseguiu na sua avidez destruir o tecido produtivo.(Empresas falidas é mato!)
Agora os depósitos bancários são a solução para angariar mais uns "cobres". São poucos os que conseguem justificar a proveniência dos depósitos...

por Automech » 30/6/2010 13:49

mfsr1980 Escreveu:Mech,
Tu não estás no "forum" certo, pá! :mrgreen:

Abraço mfsr1980

No forum certo, estou.
Estou é no tópico errado :wink:

É que eu simpatizo pouco com a malta que tem depósitos bancários cujo dinheiro não pagou impostos...

por Automech » 30/6/2010 13:46

mancargon Escreveu:Acontece que o dinheiro sempre teve no nome de nós os 3 (pai,mãe e filho) ora se me pedirem contas a mim eu não sei dizer em que dia é que os meus pais foram juntando o dinheiro. E embora esteja tb em meu nome, o Dr. é da minha mãe, do meu pai(que faleceu) e meu (porque eles assim o quiseram). Agora se o Estado me vier pedir a mim, justificação para o meu Dr. eu não o posso explicar todo, e no entanto não foi dinheiro ganho ilegalmente.

Em primeiro lugar lamento obviamente que o teu pai tenha falecido.

Mas depois dele falecer terá de ter havido declaração de bens e a conta bancária deverá ter sido incluida (ainda que não haja imposto a pagar uma vez que é de conjuge para conjuge ou de pai para filho). Estás por isso salvaguardado.

por mfsr1980 » 30/6/2010 13:30

Este veto à compra da "vivo" é um convite a uma fuga de capitais nunca vista!

por mancargon » 30/6/2010 13:18

pois esse é o problema de fundo! e Base de Tudo!

Eu sempre fui um Liberal, e a favor das empresas, do empreendedorismo!

Sou contra um Estado gigante, que quer gastar todos os recursos da economia!

por mfsr1980 » 30/6/2010 13:15

Caro mancargon,
Eu também já comecei a pensar nisso.
Últimamente começo a ver alguns traços de "Mugabe" no José Socrates. :mrgreen:
A verdade é que o cartão de crédito do nosso País chegou ao limite e eles continuam a gastar à tripa forra.

Abraço mfsr1980

por mfsr1980 » 30/6/2010 13:10

Mech,
Tu não estás no "forum" certo, pá! :mrgreen:

Abraço mfsr1980

por mancargon » 30/6/2010 13:10

Acontece que o dinheiro sempre teve no nome de nós os 3 (pai,mãe e filho) ora se me pedirem contas a mim eu não sei dizer em que dia é que os meus pais foram juntando o dinheiro. E embora esteja tb em meu nome, o Dr. é da minha mãe, do meu pai(que faleceu) e meu (porque eles assim o quiseram). Agora se o Estado me vier pedir a mim, justificação para o meu Dr. eu não o posso explicar todo, e no entanto não foi dinheiro ganho ilegalmente.

São estas questões que eu tenho medo, que o Estado, hávido de ir ao bolso do Cidadão, não olhem a meios para ir sacar o que os portugueses tanto lhes custou a poupar.

por Automech » 30/6/2010 13:08

Tanto um como o outro revelam que não de debruçaram o suficiente sobre o tema dos impostos.

Se o dinheiro foi acumulado com trabalho houve IRS. Nem sequer vão ser suspeitos e ninguém os vai chatear.

Se o dinheiro foi de mais valias, idem.

Se o dinheiro foi de lucros de empresas, idem.

Se o dinheiro foi de herança existem impostos liquidados (ou se forem isentos, como acontece habiualmente entre pais e filhos) existe a liquidação do imposto de selo (a zeros) e do IMT (a zeros), logo o dinheiro está justificado.

Todo o rendimento legitimo tem um imposto por trás.

Quanto ao Jolly, penso que a tua posição ficou clarissma quando disseste

Eu contra isto não tenho argumento e por isso dou como concluida a participação neste tópico.

por mais_um » 30/6/2010 13:02

mancargon Escreveu:O meu pai trabalhou 71 anos para me deixar algum dinheiro e a minha mãe outros tantos. Eu só tenho 35 anos, se me exigirem que eu diga exactamente euro a euro onde o meu pai e a minha mãe ganharam o dinheiro eu não sei. O que sei é que o meu pai foi uma pessoa que não fez outra coisa se não trabalhar e poupar. Agora por vontade do Estado, era tudo para eles.
O Cidadão se for acusado, contra o Estado, mesmo que não tenha cometido qq ilegalidade, tem poucas hipóteses de ganhar! E é isso que o Estado quer Sacar tudo o que puder ao Contribuinte sem que este possa sequer fazer muitas perguntas, sobre a eficiência dos gastos do Estado.

Se recebeste uma herança, já pagaste impostos sobre a mesma e tens justificação para teres esse dinheiro. Não há problema.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mancargon » 30/6/2010 12:50

O meu pai trabalhou 71 anos para me deixar algum dinheiro e a minha mãe outros tantos. Eu só tenho 35 anos, se me exigirem que eu diga exactamente euro a euro onde o meu pai e a minha mãe ganharam o dinheiro eu não sei. O que sei é que o meu pai foi uma pessoa que não fez outra coisa se não trabalhar e poupar. Agora por vontade do Estado, era tudo para eles.
O Cidadão se for acusado, contra o Estado, mesmo que não tenha cometido qq ilegalidade, tem poucas hipóteses de ganhar! E é isso que o Estado quer Sacar tudo o que puder ao Contribuinte sem que este possa sequer fazer muitas perguntas, sobre a eficiência dos gastos do Estado.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 114 visitantes