OffTopic:Morreu Saramago
amsfsma Escreveu:a verdade é que não sei o que é um anti-cristo
Não seja por isso... http://pt.wikipedia.org/wiki/Anticristo
- Registado: 5/11/2002 12:21
Marco Martins Escreveu:Que Saramago seja ateu e não queira estar numa igreja, tudo bem, merece todo o respeito na mesma... mas agora ir para a Câmara de Lisboa, é um pouco exagerado!!!!
Será que a igualdade é para todos os portugueses???
Não vejo exagero nenhum nisso. O homem, pelo que eu saiba, e à excepção dos Ronaldos da vida, era dos mais ilustres portugueses ainda vivos, pelo que acredito que ele mereça essa homenagem.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
Como todos os mortais, merece todo o respeito. Paz à sua alma.
Como escritor, ainda não li nenhum livro dele, mas por todas as referências e por projectar Portugal no mundo, parabéns e obrigado.
Embora este não seja o local ou momento para fazer críticas, levanto apenas a questão se fará sentido estar em câmara ardente instalada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa???
Que Saramago seja ateu e não queira estar numa igreja, tudo bem, merece todo o respeito na mesma... mas agora ir para a Câmara de Lisboa, é um pouco exagerado!!!!
De qualquer modo, paz e respeito à sua pessoa.
Como escritor, ainda não li nenhum livro dele, mas por todas as referências e por projectar Portugal no mundo, parabéns e obrigado.
Embora este não seja o local ou momento para fazer críticas, levanto apenas a questão se fará sentido estar em câmara ardente instalada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa???
Que Saramago seja ateu e não queira estar numa igreja, tudo bem, merece todo o respeito na mesma... mas agora ir para a Câmara de Lisboa, é um pouco exagerado!!!!
De qualquer modo, paz e respeito à sua pessoa.
- Registado: 7/4/2007 17:13
artista1939 Escreveu:Bom dia.
Paz à sua alma.
Alguém me consegue explicar o que é o Iberismo Português?
Tem a ver com a unificação de Portugal e Espanha e a subsequente criação de uma nova nação chamada Iberia.
http://es.wikipedia.org/wiki/Iberismo
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
- Registado: 20/1/2008 20:32
Perante a morte deste senhor, perante a sua obra, nada muito há a acrescentar! Cada uma vale por si.
Recebi a notícia com naturalidade. Caso duvidas existam em relação a isso, ele mesmo disse, sobre a morte, caso dúvidas existissem, que ela é um proceso natural e que calha a todos.
Parece-me que tendo ele já uma idade considerável, nada fica a dever ao mundo nem o mundo a ele. Isto grosso modo! - não sinto atracção pela contabilidade, nem analítica.
Nasceu, cresceu, envelheceu e morreu. No meio, orientou a suas ideias, converteu-as em literatura e disse o que pensava. Isso tem as suas consequências. Não passa dos prós e contras da vida.
De uma forma irónica, até acho que o mundo é mais pacífico sem muito Saramagos. Agora distanciando-me da sua morte, que é uma coisa que não sabemos o que é, assim como a vida, imagino o que seria se todos fossemos como o Saramago e desatassemos a transcrever a sinceridade do nosso pensamento. Era uma chatice ter que gramar com a opinião dos outros, businada e publicada. É que a opinião dos outros normalmente não está totalmente certa, pois é como a nossa.
Tornar-nos-íamos menos sociais para bem da nossa sanidade, ou então agrupavamo-nos em sociedades de opiniões e guerreávamos os grupos de opiniões diferentes, conforme a diametralidade da oposição das suas opiniões, não só para garantir a nossa sanidade, como a nossa sobrevivência, dada a nossa intolerância, mesmo que não exista uma ameaça eminente. real.
a morte faz parte da vida. a morte sucede à vida. a vida fará parte da morte ou uma combinação destas será justificará o que sucedeu hoje.
Por enquanto a humanidade continua, mas o mundo, conforme o conhecemos assim, acaba todos os dias para muitas pessoas e começa para outras. Nós é que andamos uma vida inteira a negar, esconder ou a ignorar isso.
Não precisamos de nos preocupar com a morte porque nunca a vamos conhecer!
Recebi a notícia com naturalidade. Caso duvidas existam em relação a isso, ele mesmo disse, sobre a morte, caso dúvidas existissem, que ela é um proceso natural e que calha a todos.
Parece-me que tendo ele já uma idade considerável, nada fica a dever ao mundo nem o mundo a ele. Isto grosso modo! - não sinto atracção pela contabilidade, nem analítica.
Nasceu, cresceu, envelheceu e morreu. No meio, orientou a suas ideias, converteu-as em literatura e disse o que pensava. Isso tem as suas consequências. Não passa dos prós e contras da vida.
De uma forma irónica, até acho que o mundo é mais pacífico sem muito Saramagos. Agora distanciando-me da sua morte, que é uma coisa que não sabemos o que é, assim como a vida, imagino o que seria se todos fossemos como o Saramago e desatassemos a transcrever a sinceridade do nosso pensamento. Era uma chatice ter que gramar com a opinião dos outros, businada e publicada. É que a opinião dos outros normalmente não está totalmente certa, pois é como a nossa.
Tornar-nos-íamos menos sociais para bem da nossa sanidade, ou então agrupavamo-nos em sociedades de opiniões e guerreávamos os grupos de opiniões diferentes, conforme a diametralidade da oposição das suas opiniões, não só para garantir a nossa sanidade, como a nossa sobrevivência, dada a nossa intolerância, mesmo que não exista uma ameaça eminente. real.
a morte faz parte da vida. a morte sucede à vida. a vida fará parte da morte ou uma combinação destas será justificará o que sucedeu hoje.
Por enquanto a humanidade continua, mas o mundo, conforme o conhecemos assim, acaba todos os dias para muitas pessoas e começa para outras. Nós é que andamos uma vida inteira a negar, esconder ou a ignorar isso.
Não precisamos de nos preocupar com a morte porque nunca a vamos conhecer!
Editado pela última vez por bolo em 19/6/2010 11:23, num total de 1 vez.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Li algumas coisas dele, e se houve coisa que me impressionou foi o "memorial do convento".
Só por isso valeu.
Aquele par Baltasar e Blimunda foi uma delicia e um vício ao ler. Foi uma obra de literatua fantástica.
Não concordo com alguns ideais dele, mas reconheço que era uma pessoa fora do normal.
Daqui a uns séculos ainda se há-de falar dele, mas quantos de nós terão essa atenção?
Deixo aqui o sinal da minha admiração.
Só por isso valeu.
Aquele par Baltasar e Blimunda foi uma delicia e um vício ao ler. Foi uma obra de literatua fantástica.
Não concordo com alguns ideais dele, mas reconheço que era uma pessoa fora do normal.
Daqui a uns séculos ainda se há-de falar dele, mas quantos de nós terão essa atenção?
Deixo aqui o sinal da minha admiração.
Qualquer um pode zangar-se - isso é fácil.
Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa - nao é fácil.
Aristóteles
Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa - nao é fácil.
Aristóteles
Lanzarote decreta três dias de luto por Saramago
18.06.2010 - 18:43 Por PÚBLICO
O presidente do cabildo [instituição administrativa moderna exclusiva das Ilhas Canárias, Espanha] de Lanzarote, Pedro San Ginés, decretou hoje em comunicado de imprensa três dias oficiais de luto em honra e homenagem a José Saramago.
O escritor foi nomeado filho adoptivo de Lanzarote a 19 de Dezembro de 1997, dois anos depois (1995) de ter recebido o Prémio Nobel da Literatura. Morreu hoje aos 87 anos na sua casa.
A ilha “chora a morte do seu filho adoptivo” garante o Presidente Ginés, e continua “ uma grande perda para o mundo das letras” e é-o certamente para o povo de Lanzarote “que desde os anos 1990 uniu a sua vida e reconhecimento à ilha, partilhando, não só a sua memória literária, como também a sua pessoa”.
Ginés lamenta “profundamente” a perda do escritor.
18.06.2010 - 18:43 Por PÚBLICO
O presidente do cabildo [instituição administrativa moderna exclusiva das Ilhas Canárias, Espanha] de Lanzarote, Pedro San Ginés, decretou hoje em comunicado de imprensa três dias oficiais de luto em honra e homenagem a José Saramago.
O escritor foi nomeado filho adoptivo de Lanzarote a 19 de Dezembro de 1997, dois anos depois (1995) de ter recebido o Prémio Nobel da Literatura. Morreu hoje aos 87 anos na sua casa.
A ilha “chora a morte do seu filho adoptivo” garante o Presidente Ginés, e continua “ uma grande perda para o mundo das letras” e é-o certamente para o povo de Lanzarote “que desde os anos 1990 uniu a sua vida e reconhecimento à ilha, partilhando, não só a sua memória literária, como também a sua pessoa”.
Ginés lamenta “profundamente” a perda do escritor.
- Registado: 5/11/2002 12:21
BYPASS Escreveu:aefernandes Escreveu:amsfsma Escreveu:É curioso como há quem pense que pode debitar as suas "opiniões" sem as fundamentar...neste tópico bem como noutros. É uma boa oportunidade para avaliarmos o crédito que essas personagens merecem. Ainda não percebi o que é que despoleta estes ódios, se o facto de ele ser ateu ou comunista, árabe/muçulmano que se saiba não era...
Nada de ódios, apenas isto: O falecido de vivo nada me dizia e de morto tambem não. Apenas isto, e já agora paz a sua alma.
Se nada te diz o que mais tens a dizer neste tópico?
Epá cala-te.
"A estupidez não escolhe entre cegos ou não cegos."
Apenas dou respostas.
aefernandes Escreveu:amsfsma Escreveu:É curioso como há quem pense que pode debitar as suas "opiniões" sem as fundamentar...neste tópico bem como noutros. É uma boa oportunidade para avaliarmos o crédito que essas personagens merecem. Ainda não percebi o que é que despoleta estes ódios, se o facto de ele ser ateu ou comunista, árabe/muçulmano que se saiba não era...
Nada de ódios, apenas isto: O falecido de vivo nada me dizia e de morto tambem não. Apenas isto, e já agora paz a sua alma.
Se nada te diz o que mais tens a dizer neste tópico?
Epá cala-te.
"A estupidez não escolhe entre cegos ou não cegos."
- Registado: 6/11/2008 13:21
amsfsma Escreveu:É curioso como há quem pense que pode debitar as suas "opiniões" sem as fundamentar...neste tópico bem como noutros. É uma boa oportunidade para avaliarmos o crédito que essas personagens merecem. Ainda não percebi o que é que despoleta estes ódios, se o facto de ele ser ateu ou comunista, árabe/muçulmano que se saiba não era...
É curioso como há quem pense que pode debitar as suas "opiniões" sem as fundamentar...neste tópico bem como noutros. É uma boa oportunidade para avaliarmos o crédito que essas personagens merecem. Ainda não percebi o que é que despoleta estes ódios, se o facto de ele ser ateu ou comunista, árabe/muçulmano que se saiba não era...
- Registado: 4/2/2010 19:57
Ok aefernandes, se não vês é porque talvez o problema seja de outra ordem!
E fico-me por aqui... pelo menos no que toca a respostas a comentários lamentáveis!
artista

E fico-me por aqui... pelo menos no que toca a respostas a comentários lamentáveis!
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
artista Escreveu:aefernandes Escreveu:
Continuo a não mudar de ideias, morto ou vivo fico na minha.
É exactamente isso, hoje e aqui era dia para ficares na tua!
Custa-me a compreender o conteúdo de alguns comentários, mas custa-me sobretudo que muitos não tenham a educação e sensibilidade para perceber que muitas coisas têm o local e a hora própria para serem, ou não, ditas...
artista
isto foi o que escrevi:
Pode ficar em espanha, e boa viagem.
Nada de vivo te li e vai descansado que de morto tambem não. Paz a alma para não vir cá chatiar ninguem.
O resto foi respostas.
Se ele de vivo não me dizia nada tambem de morto não. Apenas isto e por isto não lhe faltei ao respeito nem á familia.
aefernandes Escreveu:
É exactamente isso, hoje e aqui era dia para ficares na tua!
Custa-me a compreender o conteúdo de alguns comentários, mas custa-me sobretudo que muitos não tenham a educação e sensibilidade para perceber que muitas coisas têm o local e a hora própria para serem, ou não, ditas...
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
O 1º livro que li dele foi a historia do cerco da cidade de Lisboa, gostei bastante, embora o falta de pontuação fosse "duro". Continuei com o Memorial do Convento, continuei com mais uns quantos e o ultimo foi o Ensaio sobre a Cegueira.
Admiro-o como escritor, sobre as ideias politicas dele, enfim, a historia demonstrou que ele estava do lado errado da barricada. Mas como todos nós, não é(foi) perfeito.
Não tenho por habito participar neste tipo de topicos, não me parece apropriado mas neste caso abri uma excepção tendo em conta a polemica que vai andando por aqui....
Admiro-o como escritor, sobre as ideias politicas dele, enfim, a historia demonstrou que ele estava do lado errado da barricada. Mas como todos nós, não é(foi) perfeito.
Não tenho por habito participar neste tipo de topicos, não me parece apropriado mas neste caso abri uma excepção tendo em conta a polemica que vai andando por aqui....
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
«Será sempre recordado como um dos maiores escritores da língua portuguesa e da literatura mundial» Durão Barroso
«Quero expressar-te o meu profundo sentimento de condolências pela morte de José Saramago, escritor de língua e alma irmãs, cuja palavra atravessou o mundo graças à sua imaginação e consciência crítica e que se converteu, regularmente, na voz dos mais débeis» Jose Zapataro em mensagem à mulher de José Saramago
«Um extraordinário escritor» reis Juan Carlos e Sofia, de Espanha,
«Um dos principais escritores da nossa língua portuguesa irmã. Amigo sentido de Espanha, cuja qualidade da sua obra o converteram num autor de referência em todo o mundo» Mariano Rajoy, presidente do Partido Popular espanhol
«Queria muito a Espanha, com uma alma muito portuguesa» Ángelez González-Sinde, ministra da Cultura espanhola
«A obra de Saramago é cheia de curiosidade, de desejo, de perguntas e de angústias e de uma profundidade única sobre a sociedade portuguesa da qual os franceses se sentem tão perto e estão todos agarrados» Bernard Kouchner, ministro dos Negócios Estrangeiros de França
«Abriu os olhos a uma nova dimensão narrativa, desgarrada, íntegra e lúcida» Alberto Ruiz-Gallardón, presidente da Câmara de Madrid
«A sua perda é recebida com muita tristeza, particularmente pelos que têm apreço pela língua portuguesa e por sua importância cultural em tantos continentes» Juca Ferreira, ministro da Cultura do Brasil
Crómio Escreveu:aefernandes Escreveu:Pode ficar em espanha, e boa viagem.
Nada de vivo te li e vai descansado que de morto tambem não. Paz a alma para não vir cá chatiar ninguem.
Está tudo dito.
Podias era respeitar o tópico e como já alguém disse aqui, respeitar a a dor da sua família e a dos seus.
Triste povo... ofende um dos grandes escritores da Língua Portuguesa gratuitamente e sem o saber ainda dá erros ortográficos... Não admira que nunca tenha lido nada dele...
Enfim. Que no dia da tua morte não apareçam bestas analfabetas a celebrar é o que te posso desejar.
Morte de Saramago em destaque nos meios de comunicação internacionais
Hoje às 19:19A morte de José Saramago é destacada pelos principais orgãos de comunicação social de todo o mundo, sobretudo os espanhóis, com o El Mundo a recordar o «herdeiro do iberismo português».
É em Espanha que a morte merece maior destaque. Os jornais e rádios trataram de republicar entrevistas e declarações do escritor português, além de recordar toda a a biografia de um homem que é retratado pelo El Mundo como «o herdeiro do iberismo português».
Num especial, a rádio Cadena Ser dedica-lhe toda a página na Internet com o título «Saudade, Maestro», em que pede aos leitores, tal como fazem os jornais espanhóis, que votem nos livros preferidos.
O El País publica a última entrevista que Saramago deu ao jornal, com o título «A luta titânica com Deus». Na página, também se lê o último artigo de Saramago, «Pensar, pensar, pensar», publicado no blogue. O jornal espanhol escreve ainda que «desaparece a alma do português» e edita as palavras emocionadas de Dario Fo, que não quer acreditar na morte do amigo.
O La Vanguardia garante que Saramago estava a preparar uma novela sobre o tráfico de armas e coloca em linha aquilo que chama de apaixonante aventura de Saramago nas páginas infinitas da Internet.
O compromisso político com o PCP é destacado pelo El Mundo e pelos jornais britânicos e norte-americanos. O New York Times descreve-o como comunista, surrealista e de pena sarcástica e o Guardian, em Inglaterra, eleva-o como o melhor escritor português.
Por Itália, o La Stampa recorda que a editora italiana de Berlusconi recusou publicar os livros de Saramago e lembra que era um escritor que amava a liberdade, chamando-a a maior das conquistas.
Enquanto isso, o Corriere della Sera anuncia a morte, considerando-o um escritor incómodo, comunista e herdeiro do melhor de Kafka e de Jorge Luís Borges.
Curiosamente, a morte de Saramago passa praticamente despercebida pelos principais jornais franceses.
Ainda em Espanha, as páginas dos jornais pedem aos leitores para que se despeçam de José Saramago com mensagens.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69 e 69 visitantes