Qual o meu custo de aprendizagem em bolsa ?
Ano 2006 +81%
Ano 2007 +136%
Ano 2008 +42%
Ano 2009 +10%
Presente ano 2010 vou com +11%
Esta é a minha rendibilidade e o custo de aprendizagem (só em acções).
Fiz mal em pôr-me este ano em forex...
De referir que em 2009 fiz muito disparate, senão teria melhor rendibilidade.
Comecei a acompanhar a bolsa desde a queda das torres gémeas (11 Setembro), mas só em 2006 fiz primeiro investimento.
Nunca tive mais de 3 empresas ao mesmo tempo (carteira concentrada).
Ano 2007 +136%
Ano 2008 +42%
Ano 2009 +10%
Presente ano 2010 vou com +11%
Esta é a minha rendibilidade e o custo de aprendizagem (só em acções).
Fiz mal em pôr-me este ano em forex...
De referir que em 2009 fiz muito disparate, senão teria melhor rendibilidade.
Comecei a acompanhar a bolsa desde a queda das torres gémeas (11 Setembro), mas só em 2006 fiz primeiro investimento.
Nunca tive mais de 3 empresas ao mesmo tempo (carteira concentrada).
Tenho a sorte de ter começado nisto nos há já muito idos tempos de Julho de 2009!
(o meu primeiro trade foi feito há um ano e uma semana)
Portanto ainda nunca estive "abaixo da linha de água". Deixo já agora a variação % da carteira até agora. Identifico um suporte ligeiramente acima dos 100%, por onde a carteira tem andado a lateralizar. A partir do 10º trade poder-se-á falar de uma tendência ascendente de curto prazo, mas entradas longas só depois da quebra da resistência dos 123%
Agora a sério ainda me estou a refazer do tombo de 17% que levei
, mas acho que esse foi o mais lucrativo em termos de lições aprendidas
Em livros pouco, a net é um mundo... E antes do meu primeiro trade já acompanhava o fórum diariamente há uns largos meses (embora sem participar).
Editado: Em tempo, muito, cada vez mais, mas como o Marco apontou faço isto por gosto, até considero relaxante. E hoje custou-me não ter podido dar uma espreitadela nos mercados o dia todo...

Portanto ainda nunca estive "abaixo da linha de água". Deixo já agora a variação % da carteira até agora. Identifico um suporte ligeiramente acima dos 100%, por onde a carteira tem andado a lateralizar. A partir do 10º trade poder-se-á falar de uma tendência ascendente de curto prazo, mas entradas longas só depois da quebra da resistência dos 123%

Agora a sério ainda me estou a refazer do tombo de 17% que levei

Em livros pouco, a net é um mundo... E antes do meu primeiro trade já acompanhava o fórum diariamente há uns largos meses (embora sem participar).
Editado: Em tempo, muito, cada vez mais, mas como o Marco apontou faço isto por gosto, até considero relaxante. E hoje custou-me não ter podido dar uma espreitadela nos mercados o dia todo...
- Anexos
-
- Nova imagem (1).jpg (21.54 KiB) Visualizado 1927 vezes
PairOfJacks
Fundo subscrito em Dezembro de 2007: ~160/170€
Livros: ~250€
E sobretudo tempo. Muito tempo. Tempo que significam horas de trabalho não remunerado ou lazer não usufruído. É preciso nutrir muita paixão pelo trading e no meu caso pensar amiúde se devo desperdiçar tanto tempo em bolsa (~30/40 minutos por dia para mim é muito) em vez de surfar, sair, curtir uma esplanada enquanto sou recém trintão cheio de saúde =)
Para mim é uma actividade muito solitária que convida ao isolamento. Descobri recentemente que isso pode ter uma factura e não estou disposto a pagá-la.
Passado 2.5 anos tenho tido retornos modestos (abaixo do SPX) mas mantive-me sempre fora e disciplinado enquanto o Bear andou por aí.
Livros: ~250€
E sobretudo tempo. Muito tempo. Tempo que significam horas de trabalho não remunerado ou lazer não usufruído. É preciso nutrir muita paixão pelo trading e no meu caso pensar amiúde se devo desperdiçar tanto tempo em bolsa (~30/40 minutos por dia para mim é muito) em vez de surfar, sair, curtir uma esplanada enquanto sou recém trintão cheio de saúde =)
Para mim é uma actividade muito solitária que convida ao isolamento. Descobri recentemente que isso pode ter uma factura e não estou disposto a pagá-la.
Passado 2.5 anos tenho tido retornos modestos (abaixo do SPX) mas mantive-me sempre fora e disciplinado enquanto o Bear andou por aí.
200€ em livros e -240.000€ em trades.
Passados 14 anos recuperei e agora tenho 1.274.369€ positivos... acho que estou no bom caminho!
Ah! Mais importante é que comecei com capital base de 1.300.000€, portanto psicologicamente aguentei-me bem, nunca fui abaixo do milhão...
Sugestão de próxima questão:
Qual a posição favorita da sua mulher? Posições longas ou curtas?
ou
Qual o instrumento favorito da sua mulher? Turbos, inline ou vanilla?
Falando a mais a sério (não sei se reparaste acima era brincadeira) ainda não tenho ganhos consistentes para anular as perdas, são muito mais consistentes e com drawdawns muuuito menores.
Estou convencido que um dia vai lá... ando nisto nem há 3 anos...
Passados 14 anos recuperei e agora tenho 1.274.369€ positivos... acho que estou no bom caminho!
Ah! Mais importante é que comecei com capital base de 1.300.000€, portanto psicologicamente aguentei-me bem, nunca fui abaixo do milhão...
Sugestão de próxima questão:
Qual a posição favorita da sua mulher? Posições longas ou curtas?
ou
Qual o instrumento favorito da sua mulher? Turbos, inline ou vanilla?

Falando a mais a sério (não sei se reparaste acima era brincadeira) ainda não tenho ganhos consistentes para anular as perdas, são muito mais consistentes e com drawdawns muuuito menores.
Estou convencido que um dia vai lá... ando nisto nem há 3 anos...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Os primeiros ano e meio ou dois anos foi de perda consistente, quase sistemática. Como os meus investimentos nunca envolveram valores avultados não é dramático. Dali para a frente passei, na maior parte dos casos, ou a ter lucro ou a não fazer nada. Entretanto o balanço global passou com o tempo a positivo sem ser nada de extraordinário.
A minha opinião é que o processo de aprendizagem nos mercados é um processo muroso e custoso. Física e psicologicamente exigente até!
Por arrasto, entendo que as pessoas devem refrear as intenções de viver em exclusivo dos mercados ou os sonhos de ficar rico rápido. A maior parte dessas tentativas acabam por se revelar casos de insucesso. O mais adequado na maior parte dos casos é (no meu entender) as pessoas se dedicarem às suas vidas e encararem os mercados como um hobby ou uma forma de investimento parcial/lateral...
A minha opinião é que o processo de aprendizagem nos mercados é um processo muroso e custoso. Física e psicologicamente exigente até!
Por arrasto, entendo que as pessoas devem refrear as intenções de viver em exclusivo dos mercados ou os sonhos de ficar rico rápido. A maior parte dessas tentativas acabam por se revelar casos de insucesso. O mais adequado na maior parte dos casos é (no meu entender) as pessoas se dedicarem às suas vidas e encararem os mercados como um hobby ou uma forma de investimento parcial/lateral...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
No primeiro semestre em que investi em bolsa, há já uns anos, o saldo foi positivo. Confiante, investi mais e perdi (+/- 20% do capital investido)...parei durante quase um ano e recomecei como no inicío: perdi outra vez...
...A consistência nos lucros - i.e., num saldo positivo - foi-me muito facilitada pelo bull market, mas as asneiras iniciais ajudaram-me a fugir da queda de 2008, e a fugir progredi na gestão do risco.
...A consistência nos lucros - i.e., num saldo positivo - foi-me muito facilitada pelo bull market, mas as asneiras iniciais ajudaram-me a fugir da queda de 2008, e a fugir progredi na gestão do risco.
Qual o meu custo de aprendizagem em bolsa ?
Boa tarde,
como já sabem os que me conhecem destas lides, eu adoro fazer perguntas para comparar ideias, curiosidade ou desconhecimento.
Então, hoje é:
Qual o custo que incorri (em perdas de trades ou outros) até começar a ganhar consistência dos lucros? E, quanto tempo demorou?
Tenho o sentimento de que será um post com poucas respostas
Obrigado.
como já sabem os que me conhecem destas lides, eu adoro fazer perguntas para comparar ideias, curiosidade ou desconhecimento.
Então, hoje é:
Qual o custo que incorri (em perdas de trades ou outros) até começar a ganhar consistência dos lucros? E, quanto tempo demorou?
Tenho o sentimento de que será um post com poucas respostas

Obrigado.
- Registado: 11/1/2004 13:37
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot] e 72 visitantes