Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Qual o meu custo de aprendizagem em bolsa ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por canguru » 14/6/2010 23:28

EuroVerde Escreveu:Ano 2006 +81%
Ano 2007 +136%
Ano 2008 +42%
Ano 2009 +10%
Presente ano 2010 vou com +11%

Esta é a minha rendibilidade e o custo de aprendizagem (só em acções).

640,62% em 4.5 anos? Jazzus!!!

E qual foi o teu maior drawdown nesse periodo?

Registado: 6/4/2008 22:41

por EuroVerde » 14/6/2010 23:15

Ano 2006 +81%
Ano 2007 +136%
Ano 2008 +42%
Ano 2009 +10%
Presente ano 2010 vou com +11%

Esta é a minha rendibilidade e o custo de aprendizagem (só em acções).
Fiz mal em pôr-me este ano em forex...
De referir que em 2009 fiz muito disparate, senão teria melhor rendibilidade.

Comecei a acompanhar a bolsa desde a queda das torres gémeas (11 Setembro), mas só em 2006 fiz primeiro investimento.

Nunca tive mais de 3 empresas ao mesmo tempo (carteira concentrada).

Registado: 29/11/2007 11:19

por José_P. » 14/6/2010 23:11

xiça, cromio... por pouco acreditei nessa história dos milhões. :P

Registado: 25/5/2008 17:50

por PairOfJacks » 14/6/2010 22:47

Tenho a sorte de ter começado nisto nos há já muito idos tempos de Julho de 2009! :wink: (o meu primeiro trade foi feito há um ano e uma semana)

Portanto ainda nunca estive "abaixo da linha de água". Deixo já agora a variação % da carteira até agora. Identifico um suporte ligeiramente acima dos 100%, por onde a carteira tem andado a lateralizar. A partir do 10º trade poder-se-á falar de uma tendência ascendente de curto prazo, mas entradas longas só depois da quebra da resistência dos 123% :mrgreen:

Agora a sério ainda me estou a refazer do tombo de 17% que levei :oops: , mas acho que esse foi o mais lucrativo em termos de lições aprendidas :roll:

Em livros pouco, a net é um mundo... E antes do meu primeiro trade já acompanhava o fórum diariamente há uns largos meses (embora sem participar).

Editado: Em tempo, muito, cada vez mais, mas como o Marco apontou faço isto por gosto, até considero relaxante. E hoje custou-me não ter podido dar uma espreitadela nos mercados o dia todo...
Anexos
Nova imagem (1).jpg
Nova imagem (1).jpg (21.54 KiB) Visualizado 1927 vezes
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por canguru » 14/6/2010 22:02

Fundo subscrito em Dezembro de 2007: ~160/170€
Livros: ~250€

E sobretudo tempo. Muito tempo. Tempo que significam horas de trabalho não remunerado ou lazer não usufruído. É preciso nutrir muita paixão pelo trading e no meu caso pensar amiúde se devo desperdiçar tanto tempo em bolsa (~30/40 minutos por dia para mim é muito) em vez de surfar, sair, curtir uma esplanada enquanto sou recém trintão cheio de saúde =)

Para mim é uma actividade muito solitária que convida ao isolamento. Descobri recentemente que isso pode ter uma factura e não estou disposto a pagá-la.

Passado 2.5 anos tenho tido retornos modestos (abaixo do SPX) mas mantive-me sempre fora e disciplinado enquanto o Bear andou por aí.

Registado: 6/4/2008 22:41

por Crómio » 14/6/2010 21:49

200€ em livros e -240.000€ em trades.

Passados 14 anos recuperei e agora tenho 1.274.369€ positivos... acho que estou no bom caminho!

Ah! Mais importante é que comecei com capital base de 1.300.000€, portanto psicologicamente aguentei-me bem, nunca fui abaixo do milhão...

Sugestão de próxima questão:

Qual a posição favorita da sua mulher? Posições longas ou curtas?

ou

Qual o instrumento favorito da sua mulher? Turbos, inline ou vanilla?

:mrgreen:

Falando a mais a sério (não sei se reparaste acima era brincadeira) ainda não tenho ganhos consistentes para anular as perdas, são muito mais consistentes e com drawdawns muuuito menores.

Estou convencido que um dia vai lá... ando nisto nem há 3 anos...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por MarcoAntonio » 14/6/2010 21:26

Os primeiros ano e meio ou dois anos foi de perda consistente, quase sistemática. Como os meus investimentos nunca envolveram valores avultados não é dramático. Dali para a frente passei, na maior parte dos casos, ou a ter lucro ou a não fazer nada. Entretanto o balanço global passou com o tempo a positivo sem ser nada de extraordinário.

A minha opinião é que o processo de aprendizagem nos mercados é um processo muroso e custoso. Física e psicologicamente exigente até!

Por arrasto, entendo que as pessoas devem refrear as intenções de viver em exclusivo dos mercados ou os sonhos de ficar rico rápido. A maior parte dessas tentativas acabam por se revelar casos de insucesso. O mais adequado na maior parte dos casos é (no meu entender) as pessoas se dedicarem às suas vidas e encararem os mercados como um hobby ou uma forma de investimento parcial/lateral...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MKlop » 14/6/2010 21:16

No primeiro semestre em que investi em bolsa, há já uns anos, o saldo foi positivo. Confiante, investi mais e perdi (+/- 20% do capital investido)...parei durante quase um ano e recomecei como no inicío: perdi outra vez...

...A consistência nos lucros - i.e., num saldo positivo - foi-me muito facilitada pelo bull market, mas as asneiras iniciais ajudaram-me a fugir da queda de 2008, e a fugir progredi na gestão do risco.

Registado: 25/2/2010 9:49

por Elias » 14/6/2010 21:08

No meu caso posso dizer que demorou alguns anos.

O custo (em perdas) não sei qual foi, porque nunca tive coragem nem pachorra de fazer as contas. Mas sei que já o recuperei. :wink:

Registado: 5/11/2002 12:21

Qual o meu custo de aprendizagem em bolsa ?

por vset » 14/6/2010 21:04

Boa tarde,

como já sabem os que me conhecem destas lides, eu adoro fazer perguntas para comparar ideias, curiosidade ou desconhecimento.

Então, hoje é:

Qual o custo que incorri (em perdas de trades ou outros) até começar a ganhar consistência dos lucros? E, quanto tempo demorou?

Tenho o sentimento de que será um post com poucas respostas :)

Obrigado.

Registado: 11/1/2004 13:37

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot] e 72 visitantes