Vendas a descoberto proíbidas (curtos, shorts). Que efeitos?
Navete Escreveu:Mas Elias, não deviria ser o contrário!?
É uma medida que visa protejer as acções...
Os expeculadores ficam mais "atados"
Navete,
Pela lógica, devia. Mas os mercados são tudo menos lógicos. Desafiam a lógica.
É um pouco como o buy the rumour, sell the fact: qual a lógica para as acções de uma empresa caírem quando são apresentados resultados acima das expectativas?
Quando escrevo que vai para o galheiro, baseio-me no histórico recente, não apenas do que aconteceu na Grécia recentemente, mas também quando houve idênticas proibições em vários países europeus em 2008: o resultado foi uma aceleração das quedas.
- Registado: 5/11/2002 12:21
O naked short-selling só é proibido na banca em Portugal e só desde 23 de Setembro de 2008, nos restantes titulos é permitido, ainda...
Há muitas duvidas acerca da fiscalização eficaz desta proibição, mas pelo menos ela existe.
Pessoalmente, sempre que, e com cfd´s entro curto, (mas vestido), sei que há o negocio correspondente no livro.
Sei o que é, como se pratica, não tenho acesso, nem quero, nunca tentei associar-me, mas penso que não é para todos e nem devia ser para minguem, mas até todos os mercados de colocarem em acordo, vai ser dificil.
Há muitas duvidas acerca da fiscalização eficaz desta proibição, mas pelo menos ela existe.
Pessoalmente, sempre que, e com cfd´s entro curto, (mas vestido), sei que há o negocio correspondente no livro.
Sei o que é, como se pratica, não tenho acesso, nem quero, nunca tentei associar-me, mas penso que não é para todos e nem devia ser para minguem, mas até todos os mercados de colocarem em acordo, vai ser dificil.
- Registado: 29/11/2007 4:15
não o que afirmas é a corretora nao fazer apenas a cobertura de risco.
Mas sim, é parvo isto dos naked short selling.
Naked short selling simplesmente é shortar acções, sem pedir emprestado, ou seja, ás tantas até é possivel que esteja-se a shortar mais do que o total de acçoes em circulação o que é um disparate.
Alias, não percebo o porque de virem dizer que a partir de agora naked short selling proibido... sempre pensei que isso era pratica ilegal.
Short selling sim, naked short não...
Mas sim, é parvo isto dos naked short selling.
Naked short selling simplesmente é shortar acções, sem pedir emprestado, ou seja, ás tantas até é possivel que esteja-se a shortar mais do que o total de acçoes em circulação o que é um disparate.
Alias, não percebo o porque de virem dizer que a partir de agora naked short selling proibido... sempre pensei que isso era pratica ilegal.
Short selling sim, naked short não...
- Registado: 18/12/2009 18:54
JLMF Escreveu:Especulação nos mercados
Alemanha proíbe "naked short selling" a partir da meia-noite
A autoridade reguladora alemã dos serviços financeiros, a BaFin, vai proibir a prática de "naked short selling" a partir da meia-noite, avança a Deutsche Press-Agentur.
A agência noticiosa cita declarações do ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schaeuble, que esteve reunido com legisladores hoje em Berlim.
A BaFin vai banir o “naked short selling” (venda de acções sem ser preciso tê-las em carteira) sobre as acções e obrigações do Tesouro da Zona Euro, segundo a mesma fonte.
Recorde-se que o Conselho de Estabilidade Financeira, grupo constituído pelo G-20 para monitorizar as tendências financeiras globais, tem estado a analisar aprofundadamente o papel dos “naked sovereign CSD” (ou seja, a compra de um seguro para garantir uma dívida soberana que não se possui; compra de CDS sem ter o colateral) na liquidez do mercado e nos “spreads” das Obrigações do Tesouro.
A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, têm vindo a defender a diminuição da especulação com os CDS soberanos, que muitos dizem ter exacerbado a crise orçamental da Grécia.
Em meados de 2008, a entidade reguladora do mercado de capitais dos EUA, a Securities and Exchange Commission (SEC), decidiu limitar a capacidade dos operadores de apostarem na queda das acções de algumas das maiores entidades financeiras do país, como a Fannie Mae e a Freddie Mac.
Nessa altura, a SEC emitiu uma ordem impondo uma “exigência” sobre as vendas curtas em companhias de financiamento hipotecário e empresas de Wall Street. Essa exigência proibia a prática conhecida como “naked short selling”, através da qual os operadores evitam o encargo financeiro de comprarem títulos quando apostam que eles vão cair.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=426175
isto não é a prática corrente no mercado?!?
Por exemplo, se eu der compra de 10.000 CFD's da Sonae, a corretora compra dita acção e fica com ela em carteira até que dê ordem de venda. O que foi proibido é a impossibilidade da corretora(acreditando que a acção vai descer) não comprar o subjacente e arriscando ter que pagar os ganhos obtidos por mim(investidor) aquando de uma possível subido do título. (caso descesse, ganharia não só as comissões do negócios, mas também a diferença entre a compra a venda vezes os 10.000 títulos)
Certo?
Especulação nos mercados
A autoridade reguladora alemã dos serviços financeiros, a BaFin, vai proibir a prática de "naked short selling" a partir da meia-noite, avança a Deutsche Press-Agentur.
A agência noticiosa cita declarações do ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schaeuble, que esteve reunido com legisladores hoje em Berlim.
A BaFin vai banir o “naked short selling” (venda de acções sem ser preciso tê-las em carteira) sobre as acções e obrigações do Tesouro da Zona Euro, segundo a mesma fonte.
Recorde-se que o Conselho de Estabilidade Financeira, grupo constituído pelo G-20 para monitorizar as tendências financeiras globais, tem estado a analisar aprofundadamente o papel dos “naked sovereign CSD” (ou seja, a compra de um seguro para garantir uma dívida soberana que não se possui; compra de CDS sem ter o colateral) na liquidez do mercado e nos “spreads” das Obrigações do Tesouro.
A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, têm vindo a defender a diminuição da especulação com os CDS soberanos, que muitos dizem ter exacerbado a crise orçamental da Grécia.
Em meados de 2008, a entidade reguladora do mercado de capitais dos EUA, a Securities and Exchange Commission (SEC), decidiu limitar a capacidade dos operadores de apostarem na queda das acções de algumas das maiores entidades financeiras do país, como a Fannie Mae e a Freddie Mac.
Nessa altura, a SEC emitiu uma ordem impondo uma “exigência” sobre as vendas curtas em companhias de financiamento hipotecário e empresas de Wall Street. Essa exigência proibia a prática conhecida como “naked short selling”, através da qual os operadores evitam o encargo financeiro de comprarem títulos quando apostam que eles vão cair.
- Registado: 29/11/2007 4:15
Ulisses Pereira Escreveu:Deixo aqui o link para mais um excelente artigo do PSG:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=423565
O Pedro Santos Guerreiro comenta, neste artigo, a questão da tributação das mais valias e do "short selling".
Consegue ser crítico em relação a ambas as questões sem o ser na totalidade, mas sim em aspectos específicos e isso torna este artigo diferente. E muito bem escrito, como sempre.
Em relação à questão fiscal, estou plenamente de acordo, por isso, não vou chover no molhado.
Já no que toca ao "short selling", estou plenamente de acordo com ele quanto à proibição do "naked short selling". Quem quiser abrir poisções curtas, deve fazê-lo recorrendo a acções emprestadas. Se assim não for, no limite, alguém poderosíssimo financeiramente, pode vender, vender, vender, sem limites até as cotações chegarem ao zero.
Proibir os "shorts" seria um erro tremendo que países como o Japão perceberam tarde demais. Proibir o "naked short selling" é uma opção sensata. Mas discordo do PSG quando diz que é preciso divulgar divulgar as operações curtas. Porquê? Quando alguém compra acções não tem que o divulgar, a menos que fique com uma posição relevante na empresa. Quando se abre posições curtas, o critério deve ser o mesmo.
Demonizar os "shorts" costuma ser tão fácil para justuificar o mau desempenho das Bolsas como culpar os especuladores pela situação económica do país. Este é um artigo diferente.
Não se pense, contudo, que isto dos "shorts" é algo novo. Há mais de 100 anos que nos Estados Unidos assim é. Mas só vem ao de cima nos momentos de crise. Por que será?
Um abraço,
Ulisses
P.S. Ninguém "shorta" pequenas acções em Portugal. E vejam a variação que algumas tiveram nas últimas semanas...
Seaman Escreveu:Já agora, perdoem-me a ignorância, o que ganha o Banco em emprestar as acções para a prática de short-selling?
Comissões!... O mesmo que ganha quando serve de intermediário para uma compra.
Mais: se eu fosse um dos grandes detentores de uma participação numa empresa cotada em bolsa, e pensasse manter essa posição por 1, 5 ou 10 anos EU IA QUERER EMPRESTAR AS MINHAS ACÇÕES (a troco de comissões, claro!). Seria uma forma complementar de valorizar o meu capital empatado naquele investimento*.
Perceberam ou querem um desenho?
* - (Corrijam-me se estou enganado, mas será este um dos serviços que prestam as corretoras e casas financeiras a grandes investidores).
Editado pela última vez por Quico em 7/5/2010 10:34, num total de 1 vez.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Pessoalmente não tenho nada contra a prática short-selling. Nunca fiz. Penso que não consigo fazer com o Banco com que invisto na Bolsa.
O que me parece injusto é que a grande maioria dos investidores só pode apostar num lado da moeada e alguns poucos podem apostar nos 2 lados da mesma moeda.
Atiramos uma moeda ao ar (decidimos comprar uma acção). Pode sair coroa (cotação vai baixar) ou cara (cotação vai subir). Tomando apenas posições longas só podemos apostar que vai sair cara...
Já agora, perdoem-me a ignorância, o que ganha o Banco em emprestar as acções para a prática de short-selling?
O que me parece injusto é que a grande maioria dos investidores só pode apostar num lado da moeada e alguns poucos podem apostar nos 2 lados da mesma moeda.
Atiramos uma moeda ao ar (decidimos comprar uma acção). Pode sair coroa (cotação vai baixar) ou cara (cotação vai subir). Tomando apenas posições longas só podemos apostar que vai sair cara...

Já agora, perdoem-me a ignorância, o que ganha o Banco em emprestar as acções para a prática de short-selling?
- Registado: 4/4/2009 0:57
jdiogenes Escreveu:Para um reles mortal como eu que só pode vender, o que tem e comprar quando tem dinheiro, não compreendo como é possível e muito menos legaleste tipo de operações. E, a titulo de informação, ja fui prejudicado quando uma acções da minha carteira foram utilizadas, por um prestigado intermediario finançeiro da nossa praça, neste tipo de esquemas, sem pudor. Fê-lo nas minhas barbas e apesar de ter apresentado queixa à CMVM e BdP com provas factuais ficou tudo em àguas de bacahau, imperou como quase sempre a lei do mais FORTE.Portanto que mais acrescentar?
Foi prejudicado como?
Obg
- Registado: 14/8/2009 12:27
Para um reles mortal como eu que só pode vender, o que tem e comprar quando tem dinheiro, não compreendo como é possível e muito menos legaleste tipo de operações. E, a titulo de informação, ja fui prejudicado quando uma acções da minha carteira foram utilizadas, por um prestigado intermediario finançeiro da nossa praça, neste tipo de esquemas, sem pudor. Fê-lo nas minhas barbas e apesar de ter apresentado queixa à CMVM e BdP com provas factuais ficou tudo em àguas de bacahau, imperou como quase sempre a lei do mais FORTE.Portanto que mais acrescentar?
- Registado: 4/3/2008 10:41
Eco Tretas Escreveu:Eco Tretas Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Eco Tretas, lê a definição de "naked short selling" que eu coloquei neste tópico para perceberes que essa questão não faz sentido no actual panorama.
Ulisses,
Eu devo ser muito burro por não conseguir perceber porque não faz sentido no actual panorama...
Ou às tantas está tudo lá, e eu não os identifico.
Por exemplo, neste exemplo
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/IDR28258.pdf é visível quem empresta as acções e quem as aluga para shortar?
Desculpem esmiuçar um exemplo concreto, mas penso que assim se verá a luz, como diz o Quico...
Ecotretas
Parece que está toda a gente com receio de responder, né? Sempre prontos para desmontar, mas não para elucidar???
Ora, procurando noutros lados, parece que quem shortou foi efectivamente a "Egerton Capital", que parece aliás ter perdido com o negócio: http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=423439
Quem tinha as acções. A Morgan Stanley? Ou como desconfio, não se sabe...
Ecotretas
eu por acaso sei... mas agora estou sem tempo para responder...
ainda tenho de ir alinhar os paineis solares do telhado e olear as ventoinhas eólicas que tenho no quintal
aquilo ontem à noite fez uma chiadeira que não me deixou dormir.
Eco Tretas Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Eco Tretas, lê a definição de "naked short selling" que eu coloquei neste tópico para perceberes que essa questão não faz sentido no actual panorama.
Ulisses,
Eu devo ser muito burro por não conseguir perceber porque não faz sentido no actual panorama...
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/IDR28258.pdf é visível quem empresta as acções e quem as aluga para shortar?
Desculpem esmiuçar um exemplo concreto, mas penso que assim se verá a luz, como diz o Quico...
Ecotretas
Parece que está toda a gente com receio de responder, né? Sempre prontos para desmontar, mas não para elucidar???
Ora, procurando noutros lados, parece que quem shortou foi efectivamente a "Egerton Capital", que parece aliás ter perdido com o negócio: http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=423439
Quem tinha as acções. A Morgan Stanley? Ou como desconfio, não se sabe...
Ecotretas
- Registado: 22/10/2008 22:08
Ulisses Pereira Escreveu:Eco Tretas, lê a definição de "naked short selling" que eu coloquei neste tópico para perceberes que essa questão não faz sentido no actual panorama.
Ulisses,
Ecotretas
- Registado: 22/10/2008 22:08
Uma pequena analogia...
Imagina uma loja de máquinas... entra um cliente na loja e compra-te a máquina por 250 €. Tu nao a tens em stock, telefonas para o fornecedor e imaginando que o meercado se move tão rapido quanto o das acções, o gajo diz-te olhe afinal já nao sao 200 € a maquina, o ultimo quote é de 150€.
Mesmo conceito... da mesma forma que o conceito seria o mesmo se um amigo te emprestasse sei lá um carro. Tu ias dar uma volta com o carro e um gajo oferecia-te 30 mil €pelo carro. Tu sabes que conseguias compra-lo no stand por 25 mil €.
O carro nao é teu, mas imaginando que o carro nao é um objecto personalizável, etc. Vendias ao gajo, de seguida irias comprar um carro igualzinho ao do teu amigo e entregavas-lhe o carro e ele nem esteve envolvido no negócio e mamaste 5 mil €...
Aliás, já cheguei a fazer isso a uma pequena escala com uma prancha de surf. A prancha nao era minha vendi-a bem (bifes e verão e libras )e responsabilizei-me em dar uma prancha igualzinha ao meu amigo e fiz lucro. O conceito é tal e qual do short selling
- Registado: 18/12/2009 18:54
Eco Tretas Escreveu:Bem,
Depois de tão ilustres interlocutores, neste thread, assumo que ninguém sabe, ou não quer responder, à seguinte questão?
2-Sabe-se quem empresta as acções para outros shortarem? Penso que quem shorta é obrigado a ser referenciado na CMVM; e quem empresta?
Gabam-se todos de saber tudo sobre shorts, vale tratar-me abaixo de cãomas ninguém avança com uma resposta/ideia?
Ecotretas
Eco eu não tive uma ideia que por acaso ainda não te tinhas lembrado.Eu fiz uma afirmação sobre algo que não sabias e ainda não percebes nem queres.
Como tal "dialogar" contigo é perda de tempo.
lê novamente o que o Ulisses escreveu e vê lá se percebes que as TUAS acções foram para o mercado para ajudar á festa e fazer as cotações das tuas proprias acções cair; aquelas que tú sem saber emprestas-te e nem te perguntaram se aceitavas emprestar nem te deram um tusto pelo emprestimo e ainda por cima te vão cobrar comissões de gestão de carteira ,logo,amanhã liga para a CMVM e pede o livro amarelo e reclama contra o sistema.
Short Selling (normal): Alguém recorre a acções que outros detêm para as vender, recomprando-as mais tarde (a um preço mais baixo, esperam eles) e voltar a entregá-las aos seus detentores originais.
Naked Short selling: Alguém vende acções sem as ter para as recomprar mais tarde.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Eco Tretas Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Eco Tretas
O sistema de financiamento da segurança social não é uma pirâmide. As pessoas afirmam isso por franco desconhecimento ou porque se baralham com os conceitos...
Sim, não é uma pirâmide no sentido clássico. Nas pirâmides ilegais eu não entro, e só entra quem quer.
Na Segurança Social, tenho que entrar, porque sou obrigado!
Tirando esta diferença, e outras mais subtis, daqui a uns anos falamos...
Ecotretas
Dizer que as diferenças são subtis é tão esclarecido quanto dizer que A e B são o mesmo problema, à parte de diferenças subtis:
A - O individuo A vive na soleira de uma porta e passa o tempo a comer, engordando. A certa altura fica atravancado na porta e não se consegue mexer!
B - O individuo B passa numa porta automática quando esta está a fechar e fica preso nela, não se conseguindo mexer.
Sim, existem semelhanças: em ambos os casos há um individuo que fica preso numa porta.
Agora, dizer que as diferenças são subtis, mostra no mínimo falta de esclarecimento...
Como este tópico já passou por aqui várias vezes e a questão está sempre a nascer o tempo todo e como se desvia da questão do presente, eu coloquei, pela enésima vez, uma explicação num tópico próprio.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.