O bear-fase 2
Um curioso... Escreveu:O contínuo e violento descalabro económico, a que vimos a assistir a algumas semanas, não nos pode deixar indiferentes.
Comparáveis ou não à Grécia, a subida rápida do esforço de financiamento exterior a que estamos a assistir, exige medidas drásticas da parte do Governo.
Como tenho sugerido neste tópico, ainda que não seja Portugal, ou a sua dívida, o fulcro do problema, as consequências são demasiado pesadas para o País.
O mercado quer medidas imediatas e muitas das medidas contidas no PEC, apenas terão efeito a médio e longo prazo.
Penso que a subida do IVA em 1 ou 2 pontos, a suspensão imediata de todas as grandes obras, o pagamento do subsídio de férias aos FP em certificados de aforro ou outro instrumento de Dívida Pública (para dar uma folga de liquidez ao Estado, ainda que não tenha interferência contabilística com o déficite), a extinção de todos os departamentos redundantes da Admnistração, a reavaliação sistemática de todas as acessorias ministeriais e autárquicas, uma reavaliação da despesa social (acaso sabem que 50% da população está isenta de taxas moderadoras na saúde, independentemente do seu rendimento?) e acima de tudo uma clara aposta na exportação e na substituição de importações.
Medidas duras? Talvez, mas mais duro será manter a situação actual.
Se dermos sinais muito claros aos mercados, estes desviarão o seu olhar para outras vítimas.
Se este Governo não for capaz de (desculpem a expressão) agarrar o touro pelos cornos, que se demita então.
Nota: sou Funcionário Público
Pois, mas o problema é saber o que fazer aos parasitas que sempre tem vivido à custa do sistema!!!! Ou melhor esses parasitas é que fazem as leis!!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
O contínuo e violento descalabro económico, a que vimos a assistir a algumas semanas, não nos pode deixar indiferentes.
Comparáveis ou não à Grécia, a subida rápida do esforço de financiamento exterior a que estamos a assistir, exige medidas drásticas da parte do Governo.
Como tenho sugerido neste tópico, ainda que não seja Portugal, ou a sua dívida, o fulcro do problema, as consequências são demasiado pesadas para o País.
O mercado quer medidas imediatas e muitas das medidas contidas no PEC, apenas terão efeito a médio e longo prazo.
Penso que a subida do IVA em 1 ou 2 pontos, a suspensão imediata de todas as grandes obras, o pagamento do subsídio de férias aos FP em certificados de aforro ou outro instrumento de Dívida Pública (para dar uma folga de liquidez ao Estado, ainda que não tenha interferência contabilística com o déficite), a extinção de todos os departamentos redundantes da Admnistração, a reavaliação sistemática de todas as acessorias ministeriais e autárquicas, uma reavaliação da despesa social (acaso sabem que 50% da população está isenta de taxas moderadoras na saúde, independentemente do seu rendimento?) e acima de tudo uma clara aposta na exportação e na substituição de importações.
Se dermos sinais muito claros aos mercados, estes desviarão o seu olhar para outras vítimas.
Se este Governo não for capaz de (desculpem a expressão) agarrar o touro pelos cornos, que se demita então.
O que me impressiona mais neste momento actual, é a passividade dos governos europeus, quando na crise bancária foram tão generosos no apoio às instituições de crédito.
Provavelmente, porque na altura foram atrás dos americanos, que habitualmente têm atitudes mais pragmáticas e lestas, quando sentem a casa a arder.
Mas desta vez oe EUA não têm qualquer interesse em resolver a crise. Bem pelo contrário...
Provavelmente, porque na altura foram atrás dos americanos, que habitualmente têm atitudes mais pragmáticas e lestas, quando sentem a casa a arder.
Mas desta vez oe EUA não têm qualquer interesse em resolver a crise. Bem pelo contrário...
Bull Bull Escreveu:curioso peço desculpa mas está-me a fazer alguma confusão o titulo do tópico.
Diz bear 2ª fase, pergunte qual foi a 1ª?
cump.b.b.
A do subprime e da crise do sistema bancário.
A recuperação que me parecia ser em "v", está agora com um bom motivo para fazer um "w", embora pense que o mais famoso tópico deste fórum ("novos mínimos a caminho"), não vai chegar a concretizar-se (espero...)
AC Investor Blog Escreveu:BEAR TRAP mais uma vez em cheio !!!!!
O S&P500 não estará, para já, bear... mas não está em modo de manter abertas posições longas (no índice, claro).
- Anexos
-
- s&p50004mai2010.gif (8.8 KiB) Visualizado 3276 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Um curioso... Escreveu:O big PIIG (Espanha), está agora também sob fogo.
A Europa que tanto tremeu neste Inverno frio, arrepia-se agora no Sol da Primavera...
Em Espanha, treme-se de frio, hoje: http://www.abc.es/20100504/sociedad-/paro-mayo-201005040912.html
Ecotretas
- Registado: 22/10/2008 22:08
A pressão sobre os PIIGS não abranda.
E digo isto com pena, apesar de ter saltado fora da bolsa no pré início da crise.
Mesmo de fora, todos nós vamos sofrer as consequências deste forte ataque ao Euro (para mim esse é o fulcro do problema).
Nota: Ainda tenho posições na JM, que para mim ainda não deu sinais técnicos claros, para sair e na EDP (esta é apenas uma fantasia que mantenho desde o início da sua privatização e para a qual nem sequer olho para os gráficos).
E digo isto com pena, apesar de ter saltado fora da bolsa no pré início da crise.
Mesmo de fora, todos nós vamos sofrer as consequências deste forte ataque ao Euro (para mim esse é o fulcro do problema).
Nota: Ainda tenho posições na JM, que para mim ainda não deu sinais técnicos claros, para sair e na EDP (esta é apenas uma fantasia que mantenho desde o início da sua privatização e para a qual nem sequer olho para os gráficos).
O Mercado só parcialmente me fez a vontade. Tudo inverteu...excepto os PIIGS!!!
Este fim de semana, tentam-se limar arestas, mas o problema não está fácil.
A Espanha poderá em breve saltar para a ribalta.
Um desemprego a rondar os 20% e uma enorme ressaca da crise imobiliária, poderão fazer tremer ainda mais o frágil €uro.
O crescimento económico dos 10 últimos anos fez-se em Espanha à custa da construção.Os preços da habitação subiram exponencialmente e o mercado dificilmente consegue escoar o excesso de oferta.
Além disso a Espanha pesa +/- 8% no PIB da zona Euro.
O silêncio do Governo Americano é revelador...
Este fim de semana, tentam-se limar arestas, mas o problema não está fácil.
A Espanha poderá em breve saltar para a ribalta.
Um desemprego a rondar os 20% e uma enorme ressaca da crise imobiliária, poderão fazer tremer ainda mais o frágil €uro.
O crescimento económico dos 10 últimos anos fez-se em Espanha à custa da construção.Os preços da habitação subiram exponencialmente e o mercado dificilmente consegue escoar o excesso de oferta.
Além disso a Espanha pesa +/- 8% no PIB da zona Euro.
O silêncio do Governo Americano é revelador...
Um curioso... Escreveu:Os Alemães vão acabar por se assustar, os eleitores da Renânia vão aceitar o mal menor (tornar formal o empréstimo à Grécia) e dentro de 1 ou 2 dias os Mercados vão fazer um rebound. Sempre foi assim...
http://trezende.files.wordpress.com/2009/08/merkel.jpg
Até agora tudo se tem passado dentro das previsões e o ressalto ocorreu no tempo esperado.
No entanto em termos globais, está tudo exactamente na mesma.
Amanhã, véspera de fim de semana, costuma ser dia de receios quando os mercados estão inquietos. Ficaria muito surpreendido que seguissem a linha de hoje.
A época de caça aos PIIGS, continua aberta...
Um curioso... Escreveu:Cenários possíveis:
-A Sra. Merkel avança com um apoio claro à Grécia
-A Grécia cai e arrasta Portugal para fora do euro, depois duma luta inglória com os mercados.
-O governo dá sinais claros aos mercados com subida do IVA em 2% e/ou um corte marcado das prestações sociais
-O Governo demite-se?!
-Os especuladores desistem por acharem que esticaram demasiado a corda e recolhem os lucros.
-O governo e Japonês entram em campo em apoio dio Euro!!!?
De entre as acima referidas, é a primeira que me parece mais provável. Mas pode/vai demorar ainda mais alguns dias a sair.
Tudo resto não me parece possivel.
Cenários possíveis:
-A Grécia cai e arrasta Portugal para fora do euro, depois duma luta inglória com os mercados.
-O governo dá sinais claros aos mercados com subida do IVA em 2% e/ou um corte marcado das prestações sociais
-O Governo demite-se?!
-Os especuladores desistem por acharem que esticaram demasiado a corda e recolhem os lucros.
-O Governo demite-se?!
O lobo está mesmo esfomeado e o rebanho colapsa.
Os Alemães vão acabar por se assustar, os eleitores da Renânia vão aceitar o mal menor (tornar formal o empréstimo à Grécia) e dentro de 1 ou 2 dias os Mercados vão fazer um rebound. Sempre foi assim...
Esta crise já era esperada. Tinha que haver uma confrontação dos Mercados com os déficits excessivos.
Os PIIGS estão a formalizar uma hierarquia de risco, pelas pontuações (negativas)com que os Mercados os brindam.
A Europa ou se une numa quase promiscuidade económica, ou desmembra-se a médio prazo.
Os Americanos embora sedentos de hegemonia, ponderarão a utilidade ou não dum aliado forte do outro lado do Oceano.
A partir de agora, todos os olhares estão virados para a não muito hábil chanceler Angela Merkel.
Os Alemães vão acabar por se assustar, os eleitores da Renânia vão aceitar o mal menor (tornar formal o empréstimo à Grécia) e dentro de 1 ou 2 dias os Mercados vão fazer um rebound. Sempre foi assim...
Esta crise já era esperada. Tinha que haver uma confrontação dos Mercados com os déficits excessivos.
Os PIIGS estão a formalizar uma hierarquia de risco, pelas pontuações (negativas)com que os Mercados os brindam.
A Europa ou se une numa quase promiscuidade económica, ou desmembra-se a médio prazo.
Os Americanos embora sedentos de hegemonia, ponderarão a utilidade ou não dum aliado forte do outro lado do Oceano.
A partir de agora, todos os olhares estão virados para a não muito hábil chanceler Angela Merkel.
MarcoAntonio Escreveu:É completamente irrealista julgar que se consegue tirar algum benefício por colocar uma opinião num forum, sendo ele relativo a uma questão tão abrangente.
Se fosse um post sobre uma small cap cotada no PSI20 ainda que vá...
Não sejas modesto todos os investidores nacionais e internacionais (sem excepção) passam aqui pelo caldeirão para saber o que vender ou comprar.

É completamente irrealista julgar que se consegue tirar algum benefício por colocar uma opinião num forum, sendo ele relativo a uma questão tão abrangente.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
jeuros Escreveu:Desculpe, mas para mim pessoalmente voce deve ser daqueles que tem esperanca de influenciar alguem com para ver se ganha mais uns €'s a curto...porque espero que nenhum de nos seja vivo para ver 1 pais como os E.U.A falidos...acredite...
Não entendeu o âmago da questão!
Os EUA são a maior potência mundial e claro que nunca irão à falência!
Os Americanos têm é todo o interesse em tornar a sua dívida o mais atraente possível e portanto tratam de eliminar a concorrência.
jeuros Escreveu:Desculpe, mas para mim pessoalmente voce deve ser daqueles que tem esperanca de influenciar alguem com para ver se ganha mais uns €'s a curto...porque espero que nenhum de nos seja vivo para ver 1 pais como os E.U.A falidos...acredite...
Deixa lá só assim é que os mercados funcionam. É preciso haver sempre pessimistas. Digo eu...
BEAR TRAP mais uma vez em cheio !!!!!
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
O bear-fase 2
Quando as núvens pareciam ir dispersar, depois do drama do subprime e da ameaça de falência em cascata do sistema financeiro internacional, parece que a tempestade se aproxima de novo.
A culpa era da Grécia, depois de Portugal e demais PIIGS, com a Islândia de permeio...
Mas se calhar, o arguido está bem longe, do outro lado do mar.
O DEFICIT AMERICANO
Gigantesco, insaciável, sem fim à vista.
Tem que ser financiado a todo o custo e não pode ter concorrência do euro.
Os grandes financiadores da dívida, os países excedentários, oligarquias árabes, a poderosa China, os países do Oriente e até os cartéis da droga, têm a toda a força de comprar dívida Americana e não devem desviar a sua atenção, para a também enorme dívida europeia.
Há que criar pois uma hiper desconfiança em relação ao €uro.
O euro tem pés de barro e nitidamente alguns elos mais fracos (por culpa própria) e Portugal, pior ou melhor que a Grécia(isso apenas teve importância no Euro de futebol),está no pelotão da frente da vulnerabilidade europeia.
Os States também vão ser prejudicados com a fragilidade da velha Europa, mas é um mal menor.
Os PIIGS são um animal ferido e o lobo está à espreita...[/i]
A culpa era da Grécia, depois de Portugal e demais PIIGS, com a Islândia de permeio...
Mas se calhar, o arguido está bem longe, do outro lado do mar.
O DEFICIT AMERICANO
Gigantesco, insaciável, sem fim à vista.
Tem que ser financiado a todo o custo e não pode ter concorrência do euro.
Os grandes financiadores da dívida, os países excedentários, oligarquias árabes, a poderosa China, os países do Oriente e até os cartéis da droga, têm a toda a força de comprar dívida Americana e não devem desviar a sua atenção, para a também enorme dívida europeia.
Há que criar pois uma hiper desconfiança em relação ao €uro.
O euro tem pés de barro e nitidamente alguns elos mais fracos (por culpa própria) e Portugal, pior ou melhor que a Grécia(isso apenas teve importância no Euro de futebol),está no pelotão da frente da vulnerabilidade europeia.
Os States também vão ser prejudicados com a fragilidade da velha Europa, mas é um mal menor.
Os PIIGS são um animal ferido e o lobo está à espreita...[/i]
Quem está ligado: