Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

2 mil€ para que papel?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MatildeSerrano » 5/4/2010 14:56

Com 2.000 € mais vale estar quieto.

Registado: 30/6/2008 20:42

por ambgoncalves » 5/4/2010 14:53

Primeiro, qual é o limite que estás disposto a investir?

Se for inferior a um ano não aconselho a bolsa. O problema de um montantes inferiores a 5.000 € é que as comissões representam um valor tão elevado que tens de ter uma variação significativa na acção para começares a ter lucro.

Fundos de investimento poderão ser uma opção, mas mesmo esses cobram normalmente 1,5 a 2% quando compras as UPs e montante igual se vendes antes de fazer um ano (isto varia muito mas a ideia é que quanto mais tempo manténs as UP, menor a comissão de resgate até que chega mesmo a zero).

Um exemplo:

Montante: 2.000
Investimento diversificado (estes ou outros 4 títulos):
BES
JMT
Mota-Engil
Semapa

500€ para cada.
Comissões aquisição(do conjunto): 20€ a 40€
Comissões venda (do conjunto): 20€ a 40€

Comissão de guarda de títulos (média do que teno pesquisado): 24€/ ano

Custos totais: 64€ a 104€

Conclusão:

Curto-prazo (inferior a 1 ano): se decides diversificar um pouco começas logo a perder 5% da carteira (104€ em 2.000€)...

Médio Longo Prazo (Superior a 1 ano): investia na bolsa, sendo que aliás é o que eu vou fazer. e vou começar com uns 2.500€, a reforçar entre 2.500 a 5.000 até ao fim do ano, dependendo da evolução do mercado, mas é um investimento a longo prazo.

Registado: 13/3/2010 13:46

Re: 2 mil€ para que papel?

por helderjsm » 5/4/2010 14:48

mirantone Escreveu:Boa Tarde.

Ha muito que sigo este forum mas ainda nao tinha participadado.

Tenho 2 mil euros de lado que quero colocar a render. mas nao tenho a certeza em qual acção devo investir.

Gostava que me dessem as vossas opinioes sobre qual devo optar, por aqui ou por MP.

o meu insvestimento tanto pode ser para curto prazo como para longo prazo, tenho preferencia pelo mercado nacional, mas nao ponho de parte outros mercados.

Abraços

Boa tarde,

Já que eu também sou novato por estas andanças vou tentar atirar uns bitaites.
Quando fiz as minhas primeiras transacções sem perceber nada de bolsa coloquei cerca de 3500€ na Altri depois fartei-me da lateralização e vendi para colocar na Martifer. Na altura pensei em fazer um investimento a longo prazo e escolhi uma empresa que achei ter potencial.
No entanto hoje em dia sei que foi um erro. Não por não acreditar no potencial da empresa mas porque não coloquei stops. Hoje podia ter comprado muito mais abaixo. É assim a vida...

De qualquer forma o meu concelho depois de já ter passado por essa experiência e depois de já ter feito alguns trades, é o seguinte:

- Cria um portfólio e não ponhas tudo no mesmo sítio.
- Considera custos de corretagem para escolher a melhor estratégia. Por exemplo com 2000€ seria preferível colocar em 5 ou 6 papeis através de cfd's pois normalmente o spread é mais vantajoso do que a comissão de acções. (Já com investimentos de +/- 2000€ para cima compensa mais as acções).
- Não coloques todo o dinheiro da poupança em acções.
- Escolhe um bom momento de entrada e não te deixes levar pelas emoções do momento (emocionalmente é mais fácil comprar acções que estão a subir e não as que estão a descer no entanto pode ser só ruído de mercado).
- Para finalizar e se tiveres tempo observa um pouco o comportamento das acções antes de entrares.

Cumprimentos

Registado: 23/10/2009 8:52

por mirantone » 5/4/2010 14:31

ahaha

boa! colonex... :D

Registado: 5/4/2010 13:46

por pocoyo » 5/4/2010 14:27

Deep Puple Escreveu:
mirantone Escreveu:a minha primeira opção seria mesmo a bolsa porque nao estou muito familiarizado com o forex.

Com 2.000,00 eu estava quieto, mas a longo prazo investia na COLONEX.

Nota: Os meus investimentos só em cotadas com capitalização bolsista superior a 300 milhões e compras nunca inferior a 20.000,00.

Registado: 15/1/2010 15:30

por Deep Puple » 5/4/2010 14:14

mirantone Escreveu:a minha primeira opção seria mesmo a bolsa porque nao estou muito familiarizado com o forex.

Com 2.000,00 eu estava quieto, mas a longo prazo investia na COLON. (IBEX).

Nota: Os meus investimentos só em cotadas com capitalização bolsista superior a 300 milhões e compras nunca inferior a 20.000,00.

Registado: 10/1/2010 14:26

por mirantone » 5/4/2010 14:10

a minha primeira opção seria mesmo a bolsa porque nao estou muito familiarizado com o forex.

No curto prazo

por AxeRiver » 5/4/2010 14:08

Para o curto prazo, se for opção, Forex. Cambio Eur/USD! Com os acontecimentos recentes na Europa, o Dolár tem vindo a ganhar força. Na quinta feira passada foi uma excelente oportunidade de entrar curto. Como é um mercado contínuo 24h, há que ter os stops bem definidos, e eventualmente (depende da estratégia) os take-profits.

Abaixo segue o gráfico.
Axe River

[img]eur.jpg[/img]
Anexos
eur.jpg
eur.jpg (116.35 KiB) Visualizado 2422 vezes

Registado: 17/8/2009 18:36

2 mil€ para que papel?

por mirantone » 5/4/2010 13:53

Boa Tarde.

Ha muito que sigo este forum mas ainda nao tinha participadado.

Tenho 2 mil euros de lado que quero colocar a render. mas nao tenho a certeza em qual acção devo investir.

Gostava que me dessem as vossas opinioes sobre qual devo optar, por aqui ou por MP.

o meu insvestimento tanto pode ser para curto prazo como para longo prazo, tenho preferencia pelo mercado nacional, mas nao ponho de parte outros mercados.

Abraços

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, cali010201, castrojjf, Google [Bot], Goya777, iniciado1, Investor Tuga, lito, m-m, malakas, Manchini888, MR32, nbms2012, nunorpsilva, OCTAMA, PMP69, trilhos2006 e 645 visitantes