Abertura de supermercados ao domingo
Elias Escreveu:jvasco concordo com tudo o que escreves menos com esta parte:jvasco27 Escreveu:Do ponto de vista social, há uma maior comodidade para as pessoas em geral.
Em minha opinião esta frase está incompleta, é necessário acrescentar "menos para as pessoas que passarão a ter de trabalhar aos domingos para aumentar a comodidade alheia".
e a do próprio no final do mês.
As pessoas devem ser livres de trabalhar quando quiserem.
jvasco concordo com tudo o que escreves menos com esta parte:
Em minha opinião esta frase está incompleta, é necessário acrescentar "menos para as pessoas que passarão a ter de trabalhar aos domingos para aumentar a comodidade alheia".
jvasco27 Escreveu:Do ponto de vista social, há uma maior comodidade para as pessoas em geral.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Voltando ao cerne do tópico, não consigo entender como alguém pode considerar negativa a abertura das grandes superfícies ao Domingo.
Do ponto de vista económico, pode ser discutido se a abertura aos Domingos gera vendas adicionais ou não. Mas essa é uma questão que deve ser avaliada pelas empresas e vai reflectir-se na sua decisão de abrir ou não.
Do ponto de vista do emprego, parece-me óbvio que a abertura aos Domingos gera um volume adicional de horas de trabalho. Se esse volume adicional de trabalho gera novos empregos ou a flexibilização de horários ou o pagamento de horas extras, é uma outra discussão. Cabe apenas fiscalizar o cumprimento da legislação. Mas o aumento da massa salarial global parece-me evidente.
Do ponto de vista social, há uma maior comodidade para as pessoas em geral. Por que cargas d'àgua haverá o Estado de decidir como cada um gasta as suas horas livres?
Do ponto de vista económico, pode ser discutido se a abertura aos Domingos gera vendas adicionais ou não. Mas essa é uma questão que deve ser avaliada pelas empresas e vai reflectir-se na sua decisão de abrir ou não.
Do ponto de vista do emprego, parece-me óbvio que a abertura aos Domingos gera um volume adicional de horas de trabalho. Se esse volume adicional de trabalho gera novos empregos ou a flexibilização de horários ou o pagamento de horas extras, é uma outra discussão. Cabe apenas fiscalizar o cumprimento da legislação. Mas o aumento da massa salarial global parece-me evidente.
Do ponto de vista social, há uma maior comodidade para as pessoas em geral. Por que cargas d'àgua haverá o Estado de decidir como cada um gasta as suas horas livres?
- Registado: 29/11/2007 9:30
AutoMech Escreveu:Elias Escreveu:jvasco27 Escreveu:Não faz sentido que os agentes económicos ajustem as suas expectativas em função de "x" empregos serem ocupados por portugueses ou estrangeiros. O que importa é a qualidade (no sentido mais amplo) desses empregos. O impacto económico desses "x" empregos será sensivelmente o mesmo, sejam eles ocupados por portugueses, estrangeiros ou marcianos.
Não é verdade. A mão-de-obra estrangeira é invariavelmente mais barata e isso tem impacto nos custos e, por conseguinte, na rentabilidade das empresas.
E também porque haverá uma % de poupança superior nos estrangeiros (para mandarem dinheiro para casa) ao invés dos portugueses que tenderão a gastar mais, aqui em Portugal.
A questão não é tão simples assim. É verdade que as remessas dos imigrantes representam uma quantia que é retirada da economia portuguesa. Mas é verdade também que:
- os imigrantes em geral arrendam a sua habitação, o que tem um efeito dinamizador do mercado de arrendamento, por contraste aos portugueses que em geral recorrem ao crédito bancário para compra da habitação (que ao fim e ao cabo é dinheiro emprestado por bancos estrangeiros)
- os imigrantes em geral, seja por dificuldade de acesso ou mentalidade "poupadora", recorrem muito menos ao crédito ao consumo (que ao fim e ao cabo é dinheiro emprestado por bancos estrangeiros) que os portugueses
- o dinheiro que os portugueses tenderão a gastar a mais que os imigrantes em boa parte será gasto na compra de bens (automóveis, gadgets, etc) importados, com efeitos negativos na balança comercial
Não tenho dados para corroborar, mas acho que o impacto económico líquido de um salário "x" pago a um português ou a um estrangeiro não será muito diferente.
jvasco27 Escreveu:Se o Continente decidir contratar 5 novos operadores de caixa a €600/mês cada um para poder abrir ao Domingo, tanto faz se são portugueses ou estrangeiros. São €3.000 a mais que entram na economia, estejam no bolso de quem estiverem.
Estás a partir do princípio que quando o continente vai contratar um operador de caixa o vencimento está definido antes da contratação. Não sei se isso é bem assim - em muitas empresas e funções, não é isso que acontece; em vez disso, o salário é definido após negociação caso a caso. E como so estrangeiros aceitam trabalhar por menos, o empregador mais facilmente optará por estes últimos.
jvasco27 Escreveu:Como disse antes, toda informação é bem-vinda. Mas o que é que a percentagem de estrangeiros ilegais tem a ver com o número de empregos potencialmente gerados pela abertura de superfícies comerciais ao Domingo?
Desde logo toda a parte da limpeza, que muitas vezes é subcontratada a empresas externas, as quais recorrem a mão-de-obra estrangeira (não faço ideia se estarão legais ou não, mas isso já não é um problema da entidade que explora a superfície comercial).
Depois a parte da logística (cargas e descargas) que igualmente é efectuada por empresas externas e que têm a mesma política de contratações.
jvasco27 Escreveu:Já agora, seria curioso (pra não dizer ridículo) que o Estado fosse capaz de contar o número de estrangeiros ilegais e ao mesmo tempo não fosse capaz de punir os envolvidos...
Não é fácil, não senhor. Por isso é que eu defendo que a informação deve ser tão completa quanto possível.
Elias Escreveu:jvasco27 Escreveu:Não faz sentido que os agentes económicos ajustem as suas expectativas em função de "x" empregos serem ocupados por portugueses ou estrangeiros. O que importa é a qualidade (no sentido mais amplo) desses empregos. O impacto económico desses "x" empregos será sensivelmente o mesmo, sejam eles ocupados por portugueses, estrangeiros ou marcianos.
Não é verdade. A mão-de-obra estrangeira é invariavelmente mais barata e isso tem impacto nos custos e, por conseguinte, na rentabilidade das empresas.
Não é isso que está em causa neste tópico. Se o Continente decidir contratar 5 novos operadores de caixa a €600/mês cada um para poder abrir ao Domingo, tanto faz se são portugueses ou estrangeiros. São €3.000 a mais que entram na economia, estejam no bolso de quem estiverem.
Elias Escreveu:jvasco27 Escreveu:Toda informação é sempre bem-vinda. O que não seria aceitável é o uso dessa informação como guia para a definição de políticas públicas ou privadas diferenciadas para empregos ocupados por portugueses e empregos ocupados por estrangeiros.
Também não concordo. Até porque muitos estrangeiros estão ilegais e ilegais continuam quando ocupam esses mesmos empregos. Se for possível saber qual percentagem de estrangeiros que ocupam os postos de trabalho anunciados e quantos desses estrangeiros estão legalizados, essa informação pode ser um instrumento valioso para a definição de políticas de imigração (nomeadamente para o combate à imigração ilegal ou até para facilitar a legalização de imigrantes).
Como disse antes, toda informação é bem-vinda. Mas o que é que a percentagem de estrangeiros ilegais tem a ver com o número de empregos potencialmente gerados pela abertura de superfícies comerciais ao Domingo? Já agora, seria curioso (pra não dizer ridículo) que o Estado fosse capaz de contar o número de estrangeiros ilegais e ao mesmo tempo não fosse capaz de punir os envolvidos...
Elias Escreveu:AutoMech Escreveu:Elias Escreveu:Aliás esta história de o comércio (grande e pequeno) abrir ao domingo é uma tuguice.
Mas achas que não deve abrir ou que deve ser dada liberdade de escolha e quem quer abre e quem não que não abre ? Eu defendo a liberdade de escolha e que o estado não se meta onde não é chamado.
Epá... nenhuma das opções me causa repulsa. Sou é contra o tratamento diferenciado em que uns podem e outros não. Estou com o Valete: ou é para todos ou não é para nenhum.
Eu defendo algum intervencionismo do Estado nesta máteria, um pouco a semelhança do que se faz em alguns paises onde se permite a abertura mas com limitações..
E sim, é giro defender abertura de tudo ao Domingo mas estar confortavelmente sentado nesses dias pq o sitio onde trabalhamos fecha...
- Registado: 24/8/2004 10:42
AutoMech Escreveu:Elias Escreveu:Aliás esta história de o comércio (grande e pequeno) abrir ao domingo é uma tuguice.
Mas achas que não deve abrir ou que deve ser dada liberdade de escolha e quem quer abre e quem não que não abre ? Eu defendo a liberdade de escolha e que o estado não se meta onde não é chamado.
Epá... nenhuma das opções me causa repulsa. Sou é contra o tratamento diferenciado em que uns podem e outros não. Estou com o Valete: ou é para todos ou não é para nenhum.
Elias Escreveu:Aliás esta história de o comércio (grande e pequeno) abrir ao domingo é uma tuguice.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
AutoMech Escreveu:rmachado Escreveu:Eu desconfio muito que os empregos criados pela abertura ao Domingo sejam significativos e até acho que deram azo a uma maior flexibilização do horário das pessoas que já lá trabalhavam.
Só por curiosidade RMachado, essa desconfiança (que é legítima) leva-te a ser contra a liberalização da abertura ao Domingo ou aceitas que se abra quando se quer e sem estar dependente do estado ?
Uhm...
Tens a minha opinião algures lá para trás no tópico...
Eu neste caso sou pelo encerramento dos mesmos ao Domingo, não sendo fundamentalista no caso, pois dão por vezes imenso jeito (ainda ontem lá tive de ir buscar cenas para o puto mais novo).
Eu não vejo grande vantagem em estarem abertos.
Ainda ontem por exemplo eram pouquissimos os clientes no sitio onde fui, muitos dos quais estariam a fazer compras de "necessidade" (tipo uma ou duas coisas) e até o número de empregados era minimo...
Enfim parece-me mais que é uma "coisa comoda" do que um grande beneficio.
Admito até que um sistema "misto" seria ideal.
Valete Escreveu:Interessante era haver bancos abertos ao Fim de Semana. Já para não falar nos mercados bolsistas.
Como muitos aqui defendem ou é para todos ou não é para nenhum.
Mas eu concordo totalmente com o princípio que enuncias.
Aliás esta história de o comércio (grande e pequeno) abrir ao domingo é uma tuguice.
Na Alemanha, por exemplo, o comércio está todo fechado ao domingo. Desde os grandes armazéns ao chamado comércio tradicional. As raras excepções são, por exemplo, os quiosques nas estações de caminho-de-ferro e nos aeroportos.
No entanto, até hoje não vi ninguém vir a público defender que o comércio devia estar fechado ao domingo. A começar pelos shoppings, claro...
rmachado Escreveu:Embora esta conversa pareça um pouco xenofóba
Já agora e para que não haja dúvidas aqui fica a minha posição:
- não sou contra a imigração, antes pelo contrário
- sou a favor da facilitação da legalização dos imigrantes
- sou CONTRA a imigração ilegal
Dito isto, considero que a informação sobre a mão-de-obra estrangeira que existe em Portugal deve ser o mais completa e transparente possível, pois acredito que todos temos a ganhar com isso. Dito de outra forma, não vejo qual o propósito de não se divulgar essa informação.
rmachado Escreveu:Eu desconfio muito que os empregos criados pela abertura ao Domingo sejam significativos e até acho que deram azo a uma maior flexibilização do horário das pessoas que já lá trabalhavam.
Só por curiosidade RMachado, essa desconfiança (que é legítima) leva-te a ser contra a liberalização da abertura ao Domingo ou aceitas que se abra quando se quer e sem estar dependente do estado ?
Elias Escreveu:jvasco27 Escreveu:Não faz sentido que os agentes económicos ajustem as suas expectativas em função de "x" empregos serem ocupados por portugueses ou estrangeiros. O que importa é a qualidade (no sentido mais amplo) desses empregos. O impacto económico desses "x" empregos será sensivelmente o mesmo, sejam eles ocupados por portugueses, estrangeiros ou marcianos.
E também porque haverá uma % de poupança superior nos estrangeiros (para mandarem dinheiro para casa) ao invés dos portugueses que tenderão a gastar mais, aqui em Portugal.
Embora esta conversa pareça um pouco xenofóba, na realidade terei de me aproximar da posição do Elias pois normalmente um estrangeiro a trabalhar fora do seu pais têm como "sonho" regressar ao mesmo após conseguir algum "lucro".
Dai o tipo de interacção social ser diferente para o caso de um nacional ou não.
A pertinência da questão ainda é maior visto que por norma e infelizmente um estrangeiro aceita situações que dificilmente um nacional se sujeita sobretudo pela vida familiar que terá no pais.
Eu desconfio muito que os empregos criados pela abertura ao Domingo sejam significativos e até acho que deram azo a uma maior flexibilização do horário das pessoas que já lá trabalhavam.
Dai o tipo de interacção social ser diferente para o caso de um nacional ou não.
A pertinência da questão ainda é maior visto que por norma e infelizmente um estrangeiro aceita situações que dificilmente um nacional se sujeita sobretudo pela vida familiar que terá no pais.
Eu desconfio muito que os empregos criados pela abertura ao Domingo sejam significativos e até acho que deram azo a uma maior flexibilização do horário das pessoas que já lá trabalhavam.
jvasco27 Escreveu:Não faz sentido que os agentes económicos ajustem as suas expectativas em função de "x" empregos serem ocupados por portugueses ou estrangeiros. O que importa é a qualidade (no sentido mais amplo) desses empregos. O impacto económico desses "x" empregos será sensivelmente o mesmo, sejam eles ocupados por portugueses, estrangeiros ou marcianos.
jvasco27 Escreveu:Toda informação é sempre bem-vinda. O que não seria aceitável é o uso dessa informação como guia para a definição de políticas públicas ou privadas diferenciadas para empregos ocupados por portugueses e empregos ocupados por estrangeiros.
Também não concordo. Até porque muitos estrangeiros estão ilegais e ilegais continuam quando ocupam esses mesmos empregos. Se for possível saber qual percentagem de estrangeiros que ocupam os postos de trabalho anunciados e quantos desses estrangeiros estão legalizados, essa informação pode ser um instrumento valioso para a definição de políticas de imigração (nomeadamente para o combate à imigração ilegal ou até para facilitar a legalização de imigrantes).
Elias Escreveu:jvasco27 Escreveu:Por que é importante? Achas que o desemprego dos portugueses é mais grave que o desemprego dos estrangeiros?
Não é mais grave nem menos grave. Ambos são graves.
Mas não podemos esquecer que quando certos projectos de grande dimensão são anunciados, acena-se logo com a bandeira de criação de xis empregos. Se houver mais informação sobre o perfil dos contratados, todos os agentes económicos poderão ajustar melhor as suas expectativas.
Não faz sentido que os agentes económicos ajustem as suas expectativas em função de "x" empregos serem ocupados por portugueses ou estrangeiros. O que importa é a qualidade (no sentido mais amplo) desses empregos. O impacto económico desses "x" empregos será sensivelmente o mesmo, sejam eles ocupados por portugueses, estrangeiros ou marcianos.
Elias Escreveu:jvasco27 Escreveu:Achas que o INE deveria publicar estatísticas de desemprego separadas para portugueses e estrangeiros?
Evidentemente. Tal como publica informação sobre a quantidade de estrangeiros que reside em Portugal (nos Censos) e informação sobre a percentagem de turistas nacionais e turistas estrangeiros (nos relatórios sobre a actividade turística).
Ou vês alguma razão para essa informação não ser pública?
Toda informação é sempre bem-vinda. O que não seria aceitável é o uso dessa informação como guia para a definição de políticas públicas ou privadas diferenciadas para empregos ocupados por portugueses e empregos ocupados por estrangeiros.
jvasco27 Escreveu:Por que é importante? Achas que o desemprego dos portugueses é mais grave que o desemprego dos estrangeiros?
Não é mais grave nem menos grave. Ambos são graves.
Mas não podemos esquecer que quando certos projectos de grande dimensão são anunciados, acena-se logo com a bandeira de criação de xis empregos. Se houver mais informação sobre o perfil dos contratados, todos os agentes económicos poderão ajustar melhor as suas expectativas.
jvasco27 Escreveu:Achas que o INE deveria publicar estatísticas de desemprego separadas para portugueses e estrangeiros?
Evidentemente. Tal como publica informação sobre a quantidade de estrangeiros que reside em Portugal (nos Censos) e informação sobre a percentagem de turistas nacionais e turistas estrangeiros (nos relatórios sobre a actividade turística).
Ou vês alguma razão para essa informação não ser pública?
Elias Escreveu:rmachado Escreveu:Afinal quantos empregos foram de fato criados?
Para além disso seria interessante saber quantos desses empregos foram para portugueses e quantos foram para estrangeiros. Não é que eu tenha alguma coisa contra os estrangeiros (afinal eles é que muitas vezes fazem os trabalhos que os portugueses não querem fazer!), mas é importante perceber o impacto real destas aberturas no desemprego dos portugueses.
Por que é importante? Achas que o desemprego dos portugueses é mais grave que o desemprego dos estrangeiros?
Achas que o INE deveria publicar estatísticas de desemprego separadas para portugueses e estrangeiros?
rmachado Escreveu:Afinal quantos empregos foram de fato criados?
Para além disso seria interessante saber quantos desses empregos foram para portugueses e quantos foram para estrangeiros. Não é que eu tenha alguma coisa contra os estrangeiros (afinal eles é que muitas vezes fazem os trabalhos que os portugueses não querem fazer!), mas é importante perceber o impacto real destas aberturas no desemprego dos portugueses.
rmachado Escreveu:Ou dito doutra maneira.. se não abrissem ao Domingo não teria de existir um acréscimo de pessoal noutros dias para fazer face a procura?
Não necessariamente. O facto de as lojas abrirem mais horas obriga a um esforço adicional em termos de limpeza, serviços vários (número de horas em que é necessário manter aberto o balcão de informações e a segurança das lojas, por exemplo) - estes serviços não dependem do número de compradores mas sim do número de horas de abertura.
Temos a noticia do "parece que":
http://economia.publico.pt/Noticia/aber ... os_1484209
(pois abriram mais 70 no periodo em analise
)
Ao "nem por isso" embora por outros motivos:
http://www.dn.pt/inicio/economia/interi ... id=1776002
Ao "afinal parece que sim com dados da SONAE":
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... nt_id=4619
Dito isto...
Afinal quantos empregos foram de fato criados?
Ou dito doutra maneira.. se não abrissem ao Domingo não teria de existir um acréscimo de pessoal noutros dias para fazer face a procura?
PS - Não estou a defender nem a atacar estou apenas a perguntar
http://economia.publico.pt/Noticia/aber ... os_1484209
(pois abriram mais 70 no periodo em analise

Ao "nem por isso" embora por outros motivos:
http://www.dn.pt/inicio/economia/interi ... id=1776002
Ao "afinal parece que sim com dados da SONAE":
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... nt_id=4619
Dito isto...
Afinal quantos empregos foram de fato criados?
Ou dito doutra maneira.. se não abrissem ao Domingo não teria de existir um acréscimo de pessoal noutros dias para fazer face a procura?
PS - Não estou a defender nem a atacar estou apenas a perguntar
FilRib Escreveu:rmachado Escreveu:Elias Escreveu:A Margem Sul e as grandes superfícies
27/06/11 00:04 | Económico
... A abertura das grandes superfícies ao domingo é uma medida que, como já foi demonstrado, cria postos de trabalho e o encerramento irá, por certo, lançar mais algumas pessoas no desemprego...
Onde?
Alguém tem estes dados?
http://www.ionline.pt/conteudo/70389-ab ... -directos-
"Criará" é a palavra chave... ou seja criou mesmo?
rmachado Escreveu:Elias Escreveu:A Margem Sul e as grandes superfícies
27/06/11 00:04 | Económico
... A abertura das grandes superfícies ao domingo é uma medida que, como já foi demonstrado, cria postos de trabalho e o encerramento irá, por certo, lançar mais algumas pessoas no desemprego...
Onde?
Alguém tem estes dados?
http://www.ionline.pt/conteudo/70389-ab ... -directos-
- Registado: 4/8/2010 10:09
Quem está ligado: