Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

1 E agora? Invisto em quê?!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

500

por BlackEagle » 22/3/2010 22:42

Boa noite, não é pelos 500 euros que podes perder mas pela experiência que podes ganhar, compra uns livros e começa a visitar o forum assiduamente. com essa idade e com um bocadinho de cabeça ainda podes ganhar uns trocos neste mundo, quanto mais cedo se entra mais cedo começas a adquirir essa experiência crucial nos mercados.

Registado: 16/5/2009 10:36

por PIKAS » 22/3/2010 22:37

E agora? Invisto em quê?!

Gajas...
2 bilhetes na vuelling, ida e volta, Barcelona e é um fim-de-semana que quando chegares à minha idade ainda te vais lembrar.
No fim dizes: benditos 500 euros que me fartei de gozar e a relação qualidade/preço: pouco gasto, muito proveito.
Eh pá, aos 21 anos quem é que quer saber de economia ou de bolsa????
Gajas...

Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Paulo21Gmr » 22/3/2010 22:37

tugatuga11 Escreveu:500 euros?
Forex. :!:

o forex é muito incerto... e é preciso estar muito a par! é o que me dá ideia (em relação a outros)

a bolsa ainda tenho de estudar melhor. o BCP não dá dividendos nenhuns.lol!
podia era comprar da Brisa! essa era assunto. mas ainda tenho de ter + capital. 80 ações não da pra nada eh eh.mas em dividendos ja dava a volta de 20 euros no final do ano.

Registado: 22/3/2010 19:06

por tugatuga11 » 22/3/2010 22:19

500 euros?
Forex. :!:

Registado: 27/4/2009 19:07

Re: 1 E agora? Invisto em quê?!

por MAV8 » 22/3/2010 22:04

Paulo21Gmr Escreveu:Olá aos utilizadores do fórum.

Passa-se o seguinte :-D : Tenho quase 21 anos e estou a estudar. Consegui juntar com muito esforço 500 euros. Não sabia como o aplicar no meio de tantas hipoteses. Acabei por fazer um depósito a prazo por 60 dias e vai-me render uma fortuna (mais precisamente... 2,4 euros liquidos ah ah ah é de rir)
bem, gostaria de saber quais são as melhores hipoteses de investimento para mim. o dinheiro não me faz falta, posso aplicar a longo prazo e conseguir sempre aumentar o valor.
para já é pouco mas é melhor investir este pouco do que andar a gastar aí em porcarias que fazem mal à barriga!! eh eh eh.

Cumprimentos!

Olá,

Eu comecei a passear-me por aqui em 2000 e o meu 1º investimento foi de 90 contos (ainda era em escudos, lol), sensivelmente o mesmo montante que tu agora tens.

Tive a sorte de na altura a LJCarregosa (agora GoBulling) estar a fazer uma promoção para pequenos investidores e a comissão era de apenas 0,20% da transação, este valor para quem faz movimentos pequenos é excelente porque normalmente há um valor minimo.

Por estas razões penso que fazes bem em investir na bolsa, quanto ao valor apesar de ser pequeno é o necessário para fazer doer se perderes algum, (e vais perder), Vais aprender muito mais com esses 500.00 que algumas pessoas aprendem com muito mais, pois o problema está no valor que se dá ao dinheiro e para ti 20.00 podem ter um significado muito maior do que alguns milhares para outros.
No fundo é como jogar poker, se jogarmos a feijões vamos sempre a jogo, se tivermos 10 euros metidos no jogo a reação já vai depender do valor que das a 10.00 pois para muitos aqui estarias a jogar a feijoes na mesma mas para ti já levavas o jogo a sério e serias muito mais razoavel a jogar que a maioria.

Concluindo, procura uma corretora que aceite depositos baixos e tenha um preçario competitivo para ti (ex. GoBulling net - 2,50 por negocio), onde a comissão de cada transação não vá muito além do 1% como no exemplo, que te forneça cof's (profundidade do mercado)pois não podes arriscar ver a tua ordem dividida em tres ou quatro, e cotações em real time e começa a fazer experiencias ao mesmo tempo que vais lendo a bibliografia e os posts que te recomendaram aqui.

Só com a experiencia e com algumas perdas aprenderás.

ps. se ganhares "muito" de inicio vai sempre desconfiando pois podes apenas ter apanhado a maré certa, não partas do principio que és o maior só porque fizeste uns truques nas primeiras ondas, lol

Registado: 10/11/2006 10:43

por Crómio » 22/3/2010 21:42

Precisas é de conhecimentos sólidos em matemática e estatística o resto é folclore.

Olá LTCM,

Podes desenvolver um pouco mais?

Obrigado
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por LTCM » 22/3/2010 21:34

ArosoPaiva14 Escreveu:
Agora as principais perguntas que eu queria fazer são:

Onde posso arranjar material ou que livros me sugerem para aprofundar os meus conhecimentos (ou melhor dizendo criar, já que não tenho propriamente quase nenhuns)sobre Análise Técnica?

Este fórum é um bom começo mas, sinceramente, não precisas da análise técnica para nada. Não tens qualquer vantagem.
Precisas é de conhecimentos sólidos em matemática e estatística o resto é folclore.

ArosoPaiva14 Escreveu:Acham preferível concentrar todo o investimento em empresas do mesmo indice (PSI por exemplo) ou acham um bucado arriscado um iniciante tentar uns investimentos em Bolsas estrangeiras mais complexas como o NASDAQ onde provavelmente não se terá tanto conhecimento da actualidade apesar da abundancia de informação ser bem maior?

Lê o fórum durante 6 meses e depois aplica o dinheiro nos mercados emergentes. Dominar o inglês também ajuda a filtrar informação.

ArosoPaiva14 Escreveu:Por ultimo, pretendo começar por investir cerca de 3500 ou 4000 euros para começar, acham este valor escasso para diversificar o meu investimento em 5 ou 6 acções diferentes (o meu objectivo de lucro estará focado obviamente no longo/médio prazo)?

Enquanto não souberes minimamente o que estás a fazer o ideal será aplicar o dinheiro num fundo de acções global, depois, quando começares a pensar que já sabes alguma coisa aí podes diversificar em 5/6 acções e, a menos que estejamos em Bull Market, empobrecer lentamente.

Espero ter ajudado.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por PairOfJacks » 22/3/2010 21:33

ArosoPaiva,

Deixa-me debruçar um bucado sobre a tua questão :wink: :

Onde posso arranjar material ou que livros me sugerem para aprofundar os meus conhecimentos (ou melhor dizendo criar, já que não tenho propriamente quase nenhuns)sobre Análise Técnica?

Há um 'sticky' aqui no fórum chamado Faq: Questões de Iniciação, algures aí encontras um (ou mais posts), julgo que do Ulisses Pereira, com uma lista de livros recomendados.

Acham preferível concentrar todo o investimento em empresas do mesmo indice (PSI por exemplo) ou acham um bucado arriscado um iniciante tentar uns investimentos em Bolsas estrangeiras mais complexas como o NASDAQ onde provavelmente não se terá tanto conhecimento da actualidade apesar da abundancia de informação ser bem maior?

Relativamente à diversificação da carteira, como concerteza já leste nos livros que indicaste, está é normalmente aconselhada como medida de redução do risco. A questão é sempre discutível e existem concerteza investidores com sucesso que não obedecem rigorosamente a este princípio. Cabe-te a ti analisar os prós e contras. Pela segunda parte da frase parece-me que te inclinas para investir de um ponto de vista fundamental (se isto não te for familiar, revê os capítulos correspondentes a análise técnica e análise fundamental no livro do Prof. Braga de Matos ou consulta aqui: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=68084 ). Confesso que não me identifico com esta abordagem, por isso ficarás melhor servido neste capítulo com a opinião de um outro utilizador.

Por ultimo, pretendo começar por investir cerca de 3500 ou 4000 euros para começar, acham este valor escasso para diversificar o meu investimento em 5 ou 6 acções diferentes (o meu objectivo de lucro estará focado obviamente no longo/médio prazo)?

Mais uma escolha um tanto quanto pessoal. Avalia os prós e contras com especial atenção ao aumento dos custos em comissões associado ao aumento da diversificação. Para mim seria dispersar demasiado o capital, mas isto é só uma opinião.

Bons investimentos,
PoJ
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

Re: 1 E agora? Invisto em quê?!

por LTCM » 22/3/2010 21:15

Paulo21Gmr Escreveu: Tenho quase 21 anos e estou a estudar. Consegui juntar com muito esforço 500 euros. ...gostaria de saber quais são as melhores hipoteses de investimento para mim.

IMHO o melhor investimento é aplicar essa quantia num passe do interrail, e/ou em bilhetes das Low cost, e passar uns tempos a viajar pela Europa.
Editado pela última vez por LTCM em 23/3/2010 12:35, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por ArosoPaiva14 » 22/3/2010 21:09

Boas..

Vou aproveitar o tópico criado pelo Paulo para me apresentar e fazer umas perguntas um bucado gerais,pois como ele também sou iniciante na Bolsa ou pelo menos pretendo vir a ser :lol:

A Bolsa sempre me interessou e desejo tornar-me num expert no assunto :mrgreen: mas sinceramente não tenho muitos conhecimentos na área. Já consulto este forum há alguns dias mas só hje aproveitei a "boleia" para escrever qualquer coisinha.

Tenho 19 sou jogador de poker semi-profissional (a parte do semi é pq tmb estou no curso de Gestão, onde aliás penso que vou estar muitos anos :roll: ) e penso que isto estará um pco em meu favor pois já estou habituado a lidar com "swings", ou seja fases menos boas que nos põem com os cabelos em pé e acho que não terei grandes problemas em concentrar-me que o principal é focar os nossos esforços no lucro a longo prazo (pelo menos no tipo de investimentos que pretendo fazer)e considero que actualmente não me deixo afectar com facilidade por períodos mais complicados. Para além de conceitos como stoploss ou gestão de carteira (banca no caso do poker) não me serem totalmente estranhos.
Por outro lado confesso que também estou um pouco receoso de me iniciar pois sei que na Bolsa como no Poker é preciso uma grande dose de conhecimento e trabalho e sei bem o que acontece a quem se aventura demasiado sem ter conhecimentos e bases sólidas e espera que por mera sorte se torne milionário. Não quero de maneira nenhuma que isso aconteça comigo :oops:

Comprei 3 livros para me informar e aprender um pouco (a escolha foi meramente aleatória, ou melhor escolhi os que havia na FNAC em questão). Já conclui a leitura do "Bolsa para Iniciados" de Fernando Braga de Matos e achei um livro de muita qualidade, de leitura fácil e muito instrutivo. Agora ando a ler um entitulado "Bolsa A Chave do Sucesso" de Flávio Capuleto, mas sinceramente este livro não me tá a despertar muito interesse e parece me um pouco do género de " O Segredo" lol.

Agora as principais perguntas que eu queria fazer são:

Acham preferível concentrar todo o investimento em empresas do mesmo indice (PSI por exemplo) ou acham um bucado arriscado um iniciante tentar uns investimentos em Bolsas estrangeiras mais complexas como o NASDAQ onde provavelmente não se terá tanto conhecimento da actualidade apesar da abundancia de informação ser bem maior?

Por ultimo, pretendo começar por investir cerca de 3500 ou 4000 euros para começar, acham este valor escasso para diversificar o meu investimento em 5 ou 6 acções diferentes (o meu objectivo de lucro estará focado obviamente no longo/médio prazo)?

PS: Desculpem ter me alongado tanto, não era minha intenção :oops:

Registado: 22/3/2010 20:32

por Crómio » 22/3/2010 21:09

Paulo21Gmr Escreveu:pois... os fundos de investimento é capaz de ser o ideal para mim caso dê para reforçar.eu tenho conta no BPI e estava a pensar investir no BPI Brasil (sempre rende mais que depósito a prazo) pois posso reforçar com o que vou poupando e vou sempre investindo até perceber melhor dos outros negócios de maior risco.

Atenção, isso é uma falácia... Este fundo tem risco associado e podes perder dinheiro nele.

Numa conta a prazo o rendimento é garantido.

Quico,

Crómio Escreveu:Considero que o mínimo para andar na bolsa será 2000€ em CFD's, mas tens aqui um utilizador que com 500€ e investindo em CFD's fez um bom trabalho, mas com muito estudo e disciplina.

....

Ah... o user que tinha uma carteira com 500€ era o Quico, com "O Investidor Inseguro", mas infelizmente está em remodelação e não se podem consultar as operações e gráficos da sua estratégia.

Quico Escreveu:Há uns tempos mantive um blog em que mostrei que era possível fazer umas graças com 500€ através de CFD's. http://oinvestidorinseguro.blogspot.com/

E para quando a actualização Sr.Quico?

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por BePatience » 22/3/2010 21:00

Exactamente, concordo com o quico. é perfeitamente possível ganhares dinheiro com essa pequeno valor, mas como é pouco também ganhas proporcionalmente se ganhares. agora o que não deves ser e displicente e inconsciente ao utilizares esse dinheiro. isto só por uma razão simples. não é por poderes vir a perder o dinheiro mas sim pela ideia que podes ficar dos mercados financeiros, podendo vir a ganhar um ódio que nunca mais os queres ver à frente. Usufrui com muita calma e investimento (estudo) e vais ver que vai correr bem.

Força

Registado: 15/3/2010 16:54

por Quico » 22/3/2010 20:44

Olá!
Há uns tempos mantive um blog em que mostrei que era possível fazer umas graças com 500€ através de CFD's. http://oinvestidorinseguro.blogspot.com/

Agora, é preciso bastante traquejo e saber o que se anda a fazer; sobretudo ser-se paciente, metódico e não se deixar embalar pelos "cantos da sereia" do que os produtos alavancados (como os CFD's) permitem.

Muito sinceramente, sendo novato, acho que ias estourar os 500€ em 2 tempos. Recomendo que vás acompanhando o fórum, e apreendendo umas coisas fazendo "paper trading". Para esse efeito podes abrir um portfólio virtual no Yahoo!Finance e ver se consegues ter o método, a disciplina e a paciência necessárias. Um dia, se te convenceste que consegues ter alguma consistência nos ganhos, pega numa quantia que não te faça grande falta, abre uma conta numa boa corretora e... aí sim!

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por newone » 22/3/2010 20:34

joga o poker e dobra o investimento numa noite.

se souberes jogar claro...

Registado: 11/5/2009 10:04

olha

por balta » 22/3/2010 20:32

Não se deve dar conselhos destes, mas como o mais importante já te disseram, compra tudo em BCP ou outra sujestão como PT tanto faz, e enquanto estudas a bolsa nos próximos 3 meses, e depois esquece isto por um tempo e continua a estudar, que isto leva um tempinho até saberes que nada sabes. E depois boa sorte, está por tua conta. Mas mete uma coisa na cabeça, não jogues o dinheiro que não tens ou que precisas para comer, e não vás muito em palpites (isto é uma excepção). Não há regra sem excepção.

Registado: 6/4/2005 10:39

por Lion_Heart » 22/3/2010 20:29

Oh Paulo, com 21 anos e se só tens 500 euros, vai mas é de férias e deixa a bolsa para quando fores mais velho e tiveres mais capital.

Agora um pouco mais a sério. Com 500 euros não vais longe no mercado accionista.

A minha sugestão se quiseres mesmo investir e comprares umas acções da sonae ou bcp. Com essas ainda podes comprar alguma quantidade e são valores relativamente seguros.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por PairOfJacks » 22/3/2010 20:16

Desde que a internet se vulgarizou já não há terreolas :wink: Se estiveres à vontade com o inglês principalmente numa primeira fase encontras muuuuita coisa na net. Se não estiveres, e não te importares de gastar 20 ou 30 euros (não tenho agora o valor com precisão, mas também descobres isso na net) o livro de que já falaram neste tópico (Ganhar em Bolsa - Prof. Braga de Matos) é claro, completo e considero-o bom para uma primeira abordagem.

PoJ
PairOfJacks

por Ulisses Pereira » 22/3/2010 20:10

Paulo21, se tens vontade de aprender estás no sítio certo. O importante é que vás lendo, leias a bibliografia aconselhada e não coloques dúvidas muito genéricas porque amedronta um pouco quem se atreve a tentar responder. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Paulo21Gmr » 22/3/2010 20:02

Há sempre necessidade PairOfAces!! :-) sempre! já ao tempo que quero aprender coisas destas andanças mas ninguém me sabe explicar em condições disso porque tive a infelicidade de nascer numa terreola que nem vem no mapa! eh eh eh. Mas já me estou a pôr fino!!!

por karnuss » 22/3/2010 19:58

Paulo21Gmr Escreveu:pois... os fundos de investimento é capaz de ser o ideal para mim caso dê para reforçar.eu tenho conta no BPI e estava a pensar investir no BPI Brasil (sempre rende mais que depósito a prazo) pois posso reforçar com o que vou poupando e vou sempre investindo até perceber melhor dos outros negócios de maior risco.

O Brasil pode ser um bom investimento a longo prazo (uns 5 anos). Mas atenção ao "pelo menos rende mais que um depósito a prazo". Está a render mais... Agora, e para quem investiu há 1 ano ou menos. Não quer dizer que daqui a 1 ano continue a render acima de um DP ;)

Registado: 14/3/2008 22:37

por PairOfJacks » 22/3/2010 19:58

Ena pá.. vocês adiantaram-se nas respostas e acabei por repetir uma data de coisas sem necessidade :|
PairOfJacks

por Paulo21Gmr » 22/3/2010 19:56

pois... os fundos de investimento é capaz de ser o ideal para mim caso dê para reforçar.eu tenho conta no BPI e estava a pensar investir no BPI Brasil (sempre rende mais que depósito a prazo) pois posso reforçar com o que vou poupando e vou sempre investindo até perceber melhor dos outros negócios de maior risco.

por PairOfJacks » 22/3/2010 19:55

Boas Paulo,

A resposta à tua pergunta ("E agora, invisto em quê?") depende essencialmente da resposta à pergunta: Quais são os teus objectivos?

Se queres fazer muito dinheiro depressa qualquer solução normalmente apresentará um risco muito elevado de perderes parte ou a totalidade do que já juntaste. Se a tua ideia for fazer por exemplo 25mil euros a partir desses 500 este ano então a solução é basicamente casino (e com muita muita sorte) ou similar - esta ultima frase era brincadeira - se vieste a este fórum em particular calculo que o casino não seja a solução que tens em mente :wink:

A lição base é portanto que rentabilidade e risco normalmente estão correlacionados e a tua primeira decisão (e a fundamental) é a de que retornos queres e a que risco estás disposto a sujeitar-te. Para te decidires neste capítulo sugiro uma pesquisa (na net) sobre as várias ferramentas de investimento disponíveis e suas características. Podes começar por exemplo por descobrir o que são exactamente obrigações, acções, CFD's e por aí fora. Deixo-te só estas três referências porque na tua pesquisa por estas de certeza que vais tropeçar em montes de outras.

O artista sugeriu um investimento de longo prazo do ponto de vista fundamental em acções, por exemplo (pesquisa AF ou Análise Fundamental aqui no fórum ou no google), que é uma das abordagens possíveis, mas não esperes retornos fabulosos, e menos ainda no curto prazo. A questão aqui é se estás disposto a esperar 5 ou 10 anos para ver o teu dinheiro crescer de forma mais ou menos significativa.

Quem investe em prazos mais curtos (que podem ir dos dias até a anos) pode recorrer à Análise Técnica (mais uma coisa poreira para pesquisar). A questão que acho importante expor-te é que se quiseres fazer os teus investimentos desta forma (e de forma lógica, sem ser tipo casino :wink: ) vais ter que 'perder' tempo a aprender os mecanismos e técnicas associados. Ou seja: mesmo que tenhas um retorno de 15% no primeiro ano (o que é bom), ganhas 75euros (isto calculado sobre os teus 500euros). A estes 75 descontas as taxas sobre as operações efectuadas, os impostos (que por acaso nesta quantia não se aplicam), os custos de tempo, acesso à internet, luz e preocupações e sobra... bem :shock: perto de nada.

Não te quero desanimar, ao fim de um ano se fores persistente aprendeste muito, e este acumular de experiência não é desprezável e também entra para as contas :wink:

Portanto, se estás disposto a isto, avança. Começas a 'learn the ropes' agora com 500euros, se perderes algum não é o fim do mundo e talvez daqui a uns tempos a experiência te venha a ser útil quando tiveres mais capital para investir.

Se achas que não é vida para ti tens sempre as soluções oferecidas pelos bancos: depósitos a prazo tradicionais ou mesmo outro tipo de ferramentas (com mais risco certamente, mas talvez com mais retorno) como os fundos (mais uma boa pesquisa). A vantagem destes últimos é que alguém (um profissional) faz a gestão dos teus activos por ti (embora exista muita gente, inclusivé aqui no fórum, que não confie muito nos supostos profissionais supramencionados).

E pronto pá, já me estiquei um bocado e ali a Sr. Dona minha Maria 'tá a chamar para eu fazer não sei o que... deixo-te aqui o meu contributo. Qualquer dúvida não hesites em perguntar que a malta tá cá é para isto.

Abraço e bons investimentos,
PoJ
PairOfJacks

por Crómio » 22/3/2010 19:42

Ah... o user que tinha uma carteira com 500€ era o Quico, com "O Investidor Inseguro", mas infelizmente está em remodelação e não se podem consultar as operações e gráficos da sua estratégia.

E se calhar entendi mal a tua primeira questão, pela resposta dos outros amigos parece que queres mesmo é não mexer no dinheiro e deixar estar a marinar com algum rendimento... sim... isso seria bem melhor que estoirar em meia dúzia de operações malucas.

William Bernstein

por karnuss » 22/3/2010 19:36

Com 500 euros, recomendo-te investires num Fundo de Investimento com bom track record e possibilidade de reforços acessíveis. Por exemplo, colocas 250€ no BPI Reestruturações (mínimo inicial) e depois reforças mensalmente com 50€ durante 5 meses. Entretanto já deves ter conseguido juntar mais umas massas, e continuas a política de reforços.

Registado: 14/3/2008 22:37

AnteriorPróximo

Quem está ligado: