Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como fazer análise Fundamental??

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Champignon » 26/2/2010 18:17

Não sendo nem de perto nem de longe um expert vou dar a minha opinião em relação a este tema, pois é o tipo de análise que utilizo.

Isto deve-se à minha falta de tempo para seguir os mercados com a atenção que julgo que um analista técnico precisa, mas também com o meu perfil de investidor, ou seja, vejo sempre com uma perspectiva de longo prazo. Não confundir investidor de longo prazo, com "esperança que suba se agora descer". Se achar que os fundamentais se alteram, liquido a minha posição seja ela vencedora ou perdedora.

Confesso que quando comecei na bolsa utilizava mais a análise técnica.
É mais simplista, mas trabalhamos sempre em intervalos percentuais muito limitados. Nunca consegui obter grandes lucros, mas também nunca tive prejuízos avultados, o que é talvez o grande mérito desta análise.

Leva a overtrading, com muitos falsos sinais pelo meio. Isso a meu ver leva a um desgaste pessoal maior, e leva a muito dinheiro gasto em comissões.

Neste momento utilizo a AT apenas para perceber a big picture do mercado em geral.

Comentando os vossos posts, acho que o Fenicio tem razão quando afirma que se fala maioritariamente em AT porque é mais acessível e menos morosa para emitir um parecer. Tem a sua ciência também. Porque cada um vê o gráfico como quer, não sendo propriamente uma ciência exacta.

Partindo agora para a AF, e respondendo ao BlackEagle, acho que primeiro que tudo é preciso saber o teu perfil de investidor para saber até que ponto a AF te pode ser útil.

Entras com que objectivo no mercado?

Qual o teu horizonte temporal?

Que tipo de valorizações procuras?

Isto porque por experiência própria já vi acções descer muito abaixo do seu real valor, e é complicado aguentar essas posições.

Pode acontecer ser apenas uma subavaliação do mercado ou pode uma empresa,por exemplo, emitir um "camião" novas acções de repente e diluir o valor do accionista, e aí a queda que tinha acontecido anteriormente ser justificada.

Aí tens que rever tudo de novo e ver se os motivos que te levaram a entrar se mantêm válidos. Pode a potencial sub-valorização que tinhas encontrado agora já não fazer sentido, ou pelo contrário, não haver nenhuma alteração á tua análise anterior.

O mercado acaba por ser eficiente apenas no longo prazo. Aí sim,a cada ciclo económico, as empresas más abrem falência e as outras continuam o seu caminho ascendente. O mérito da AF está em tentar encontrar estas últimas muito antes dos sinais da AT.

O curto prazo acaba por trazer muitos ruídos que não significam muito em termos do real valor da empresa.

Há imensos pormenores a analisar na AF.

Acho também mais fácil utilizar AF em empresas de pequena e média dimensão americanas do que aqui pelas terras lusitanas.
Aqui o mercado geralmente segue a têncência geral, salvo raras excepções, tornando-se a AF pouco proveitosa.

Quanto ao facto de não ser preciso um curso de economia...concordo. Convêm perceberes os conceitos, mas podes tu próprio fazê-lo. Não é um canudo que te vai dar isso. Se não todos os economistas eram mestres de mercados...o que não corresponde à verdade.

Já quanto ao facto do curso de estatística...discordo a 100%.
Estatísticas qualquer um com maior ou menor dificuldade as faz. O problema dessas tais estatísticas é reflectirem comportamentos passados. Para um bom investidor com base em AF o que interessa é o EPS futuro, onde para isso é preciso uma grande sensibilidade e sentido crítico. E é aí que só alguns conseguem se destacar. Essa é a parte difícil.

Vamos dar um exemplo. Os investidores da Google sempre tiveram que lidar com um PER elevadíssimo. Só aqueles que tiveram a sensibilidade para perceber que a empresa tinha potencial de crescimento mantiveram a posição estes anos todos estão a ganhar muito dinheiro. Os outros que acharam que como tinha um PER muito alto a venderam por achar sobre-avaliada hoje estarão roídos de inveja. Ou seja, a acção esteve a 100 usd e agora está acima de 500. Estamos a falar de valorizações superiores a 500%.

Em suma vou tentar deixar os tópicos que considero fundamentais na escolha de uma acção

1- Modelo de negócio atractivo e sem saturação
2- Capitais próprios superiores à sua dívida
3- Cash per share próximo do valor a que cota a acção
4- Uma empresa que não recorra constantemente a emissão de novas acçoes
5- EPS crescente, e com prespectivas de aumento ( isto porque há empresas que podem vender muito, mas por terem um nicho muito específico, os seus potenciais compradores vão sendo reduzidos.)
6-Boa Margem liquida
7- Empresas de nicho, mas que sejam muito competitivas ou tenham potencial para o ser.
8- Empresas em que os seus proprietários tenham uma parte considerável de acções
9- Adoro empresas em que verificando as condições acima descritas tenham o PER abaixo da sua taxa de crescimento.

Bem assim de repente são as dicas que me lembro de maior importância.

Pena que seja como encontrar agulhas em palheiros. Mas é isto que torna a AF muito interessante.

Bem o texto já vai longo...espero que tenha ajudado em alguma coisa.

Registado: 2/4/2009 12:51

por Fenicio » 26/2/2010 17:00

Olá BlackEagle,

Uma pergunta bastante pertinente, sem dúvida!

De facto, o que alguns investidores fazem é:

1. Seleccionam aquelas empresas que apresentam um perfil fundamental sólido (através da Análise Fundamental - AF);

2. Com base na AT, decidem o melhor momento para a compra.

Confesso-te que de AF percebo o "básico do básico". De facto há imensas variáveis e um leigo perde-se facilmente nesse mundo. A AT é mais vista e comentada pq é mais fácil de aplicar, afinal, basta um programinha gratuita qualquer (tipo ProRealTime.com) e pronto, já tens as ferramentas básicas que necessitas para começar a "brincar".

Mas a AF exige a recolha dos dados, a leitura de relatórios financeiros, a preparação dos dados, a comparação com os dados de outras empresas do sector, etc.

Vamos esperar pelas respostas dos experts fundamentais. Também estou curioso! :)
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

Como fazer análise Fundamental??

por BlackEagle » 26/2/2010 16:38

Boa tarde, muitas vezes se ouve de um tipo de análise em deterimento de outra, sendo que estas podem ir desde a analise técnica, fundamental ou até psicoanálise, o mais importante é que se retire do mercado aquilo que se pretende. O que é certo é que parece que há um tipo de análise que dominam os forum da actualidade que é a análise técnica. Este tópico servirá (espero eu) para que os analistas fundamentais partilhem os seus conhecimentos e nos ajudem a melhor pelo menos a nossa cultura geral. A minha pouca experiência leva-me a crer que muitas vezes não é necessário nenhum curso superior ligado à economia para se tirar bons resultados dos mercados financeiros, até acredito que um curso de estatística seria mais que suficiente, mas gostaria de ver aliados ambos os conhecimentos. Uma forma de o fazer seria criar uma espécie de filtro. Para isso era necessário que os mestres da analise fundamental partilhassem quais os critérios para escolher um papel. Por exemplo tenho 7 acções em que gostaria de investir(bons sinais técnicos) mas o meu capital só me permite investir em 5, quais escolheria? É aqui que poderia entrar a análise fundamental(nada impede que o contrário seja verdade primeiro análise fundamental e depois técnica) e os critérios que são usados para a escolha dos papeis. Vamos por partes, para já gostaria de saber que rácios ou quaisquer outros factores levo os nossos "caldeireiros" fundamentalistas a comprar uma acção?

Um abraço

Registado: 16/5/2009 10:36

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Sr.Marques e 205 visitantes