Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

investimento de 20.000 euros - papeis recomendados PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por kpt » 24/2/2010 13:00

aaugustobb Escreveu:Ou então se quiseres dobrar o dinheiro rapidamente de um momento para o outro, nada melhor que investir na TDU, ao preço que ela se encontra :shock: ...ainda recentemente entraram fresquinhos nos cofres 1000 milhões... :wink:

:shock: 1000 milhões (1.000.000.000)? Será?

Quanto à lógica dos cofres, olha que normalmente é a inversa.
Editado pela última vez por kpt em 24/2/2010 13:02, num total de 1 vez.

Registado: 11/5/2007 23:19

por aaugustobb_69 » 24/2/2010 12:50

Ou então se quiseres dobrar o dinheiro rapidamente de um momento para o outro, nada melhor que investir na TDU, ao preço que ela se encontra :shock: ...ainda recentemente entraram fresquinhos nos cofres 1000 milhões... :wink:

Registado: 29/11/2007 1:39

por Parassimpático » 24/2/2010 12:41

o youtube tem muitos videos de trading com as mais variadas técnicas. muito bom para quem tem um modo de processamento visual e já não consegue ler livros. alguns videos são maus outros são válidos, com o tempo aprendemos a separar a qualidade.

Se o critério é o longo prazo, então eu apostava na energia.

Quanto á sonae, parece ter bons fundamentais e boas perspectivas de resultado. até eu começei a fazer as minhas compras no continente, especialmente depois de o senhor Belmiro começar a vender as refeiçoes prontas mais baratas que o lidl.

Registado: 29/11/2007 11:29

por PequenoInvest » 24/2/2010 12:36

Gtony84 Escreveu:Sonae SGPS também podes baixar esse preço Médio e aproveitar o preço actual de 0.81€. Se estiveres a curto prazo... Boa sorte mas a estes preços e se não baixares o preço Médio drasticamente, prepara te para tê-las a marinar uns bons tempinhos.

Esta menina anda a marina há muito, muito tempo entre os 0,81 € e os 0,98 € tendo em conta que nos últimos tempos anda entre os 0,81 € e os 0,85 €.
Atenção que mesmo reforçando poderá não chegar (não sei os montantes envolvidos) para que consigas vender brevemente com mais valias.

Registado: 24/7/2009 12:13

por kpt » 24/2/2010 12:33

tugashark Escreveu:Já tinha saudades destes tópicos.

Se não tens experiência nos mercados accionistas e como os depósitos a prazo estão com rendibilidades muito baixas. Aconselho-te a analisares a possibilidade de alocares o dinheiro em fundos.

Ao menos num fundo, o teu dinheiro é gerido por profissionais, apesar das rendibilidades variarem dependendo do risco que pretendes correr.

Lá por serem profissionais, não quer dizer que a rentabilidade seja atractiva, ou, até mesmo, positiva.

É que os fundos convencionais de acções estão constantemente em modo "longo", pelo que simplesmente limitam-se a acompanhar a performance dos indices, com ligeiras diferenças, salvo casos excepcionais.

Não creio que neste momento comprar UPs em fundos seja muito diferente de fazer uma alocação ponderada por diversas acções.

por Gtony84 » 24/2/2010 12:30

TOPGUN2 Escreveu:Carteira actual : SONAE sgps (Compra a 2,08 e 0,84)
BES (Compra a 4,60)
BCP (Compra a 0,78, 0,82, 0,84 e 0,97
EDPR (Compra aquando da privatização 8,00)
SONAE IND (Compra a 2,53)

E Porque, em vez de estares a pensar abrir novas posições, não reforçar as que ja tens?

Destes titulos, estás bem "Entalado" nalguns, nomeadamente em EDPr a 8€ e SonaeSGPS que embora não sabendo o preço Médio imagino que seja caro...

Porque não aproveitar a epoca de saldos da EDPr e reforçar aproveitando o facto de ela estar a negociar abaixo dos 6 €? Conseguirias um preço que te dava mais perspectivas de obter algumas mais valias a curto-Medio prazo..

Sonae SGPS também podes baixar esse preço Médio e aproveitar o preço actual de 0.81€. Se estiveres a curto prazo... Boa sorte mas a estes preços e se não baixares o preço Médio drasticamente, prepara te para tê-las a marinar uns bons tempinhos.

Quanto ao BES, BCP e Sonae Industria, estão caras mas a curto prazo (2010) considero que tens boas hipoteses de gerares mais valias com elas.

Boa sorte e BN.

Cumprimentos

Registado: 29/12/2009 12:44

por m2010 » 24/2/2010 12:29

Só CAC e DAX.

PSI, IBEX, OUT...

Bons negocios!

Registado: 2/1/2010 15:38

por tugashark » 24/2/2010 12:25

Já tinha saudades destes tópicos.

Se não tens experiência nos mercados accionistas e como os depósitos a prazo estão com rendibilidades muito baixas. Aconselho-te a analisares a possibilidade de alocares o dinheiro em fundos.

Ao menos num fundo, o teu dinheiro é gerido por profissionais, apesar das rendibilidades variarem dependendo do risco que pretendes correr.

Registado: 26/2/2008 20:42

por kpt » 24/2/2010 12:19

Há aí umas compras um pouco acima dos valores recentes, de facto.

Atenção que a estratégia de fazer descer o preço médio, só por fazer, pode não dar bom resultado. Contudo, tudo depende do teu objectivo, nomeadamente se estás com perspectivas de longo prazo e que, como tal, tem lógica ires aproveitando as quedas para reforçar mas sempre tendo em mente que será para longo prazo, pois para curto prazo poderá não ser o timing perfeito.

Em relação aos dividendos, não considero esse ponto fundamental, pelo contrário.

Repara que em termos fundamentais, só é vantajoso a distribuição de dividendos se tu conseguires posteriormente aplica-los a uma taxa superior à taxa de rentabilidade do capital da respectiva empresa. Por exemplo, para um investidor de uma empresa que tenha um ROE (Return on Equity) de 10%, muito provavelmente, é preferível que a empresa retenha os dividendos e torne a reinvesti-los a essa taxa de 10%. Porquê? Porque provavelmente, tu, enquanto investidor não conseguirás aplicar os dividendos a uma taxa tão elevada quanto a que a própria empresa te permite obter. Isto é uma noção básica que deve ser tida em conta, numa óptica de análise dos dividendos. Imagina uma empresa que tem um ROE de 3%. Se calhar, aqui tu até consegues arranjar aplicações em que te remunerem a uma taxa superior, como por exemplo, uma qualquer outra empresa, ou mesmo produtos de baixo risco, como obrigações, produtos estruturados, etc.

Mais, não te esqueças que quando há distribuição de dividendos a cotação da acção ajusta (desce) em montante igual ao da distribuição, pelo que na realidade, não ganhaste nem perdeste nada.

Basicamente, não creio que a política de dividendos deva ser o teu foco. Se quiseres analisar em termos fundamentais foca-te então no ROE e noutros indicadores de rentabilidade da empresa e não na distribuição de dividendos.

por LTCM » 24/2/2010 12:08

TOPGUN2 Escreveu: Não tenho vergonha de dizer os meus negocios, bem como pedir a vossa opinião, penso que só com todos conseguiremos ajudar mutuamente, uns estando BEAR outros estando BULL, tem que existir é dialogo saudavel e aberto, e que está deste lado como eu, ter espirito aberto para interpretar as opiniões favoráveis ou menos favoráveis.

O pensamento é bonito, mas na prática não resulta. Tens de aprender a pensar pela tua própria cabeça e assumir os teus erros.

Abre conta num supermercado de fundos, coloca o dinheiro a prazo durante 6 meses e investe uma centena de Euros em 4 ou 5 livros básicos.
Depois de os estudares então pensa em investir.
- a alocação é muito mais importante que o timming -

Boa sorte.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por JonhyRico » 24/2/2010 12:01

TOPGUN2 Escreveu:Tendo neste momento 20.000 euros em cache, quais seriam os titulos mais viaveis de comprar, tendo em conta a epoca de dividendos e calorização.

Olá TOPGUN.

Não te sei recomendar os melhores papeis actualmente no PSI20. Sei no entanto, que o Braga de Matos, autor da única Bíblia do assunto em Portugal não recomenda considerar a política de dividendos para comprar acções, a menos que a tu estratégia seja "buy and hold".

Registado: 26/11/2009 20:30

por JOMIGUEL » 24/2/2010 11:53

Obrigado pelos vossos comentários, no entanto tenho que acrescentar o seguinte, para o cenário ficar claro para todos:

Carteira actual : SONAE sgps (Compra a 2,08 e 0,84)
BES (Compra a 4,60)
BCP (Compra a 0,78, 0,82, 0,84 e 0,97
EDPR (Compra aquando da privatização 8,00)
SONAE IND (Compra a 2,53)

Tendo neste momento 20.000 euros em cache, quais seriam os titulos mais viaveis de comprar, tendo em conta a epoca de dividendos e calorização.

Justificação = BES = para mim melhor banco em portugal e com melhores perpectivas futuras
BCP = Expectativa de OPA (??)
EDP REN = Fase de privatização e fiquei com elas
SONAE IND = Numa perpectiva de arranque/melhoria da economia, será uma acção de arranque
SONAE SGPS = A primeira compra foi a muito tempo, e depois comprei para poder fazer preço médio, bem como tenho SONAE capital, dadas aquando desmembramento com a SONAE SGPS

Não tenho vergonha de dizer os meus negocios, bem como pedir a vossa opinião, penso que só com todos conseguiremos ajudar mutuamente, uns estando BEAR outros estando BULL, tem que existir é dialogo saudavel e aberto, e que está deste lado como eu, ter espirito aberto para interpretar as opiniões favoráveis ou menos favoráveis.

Obrigado
BN para todos

Registado: 10/5/2009 21:02

por Quico » 24/2/2010 11:51

AC Investor Blog Escreveu:
dr house Escreveu:O investimento em bolsa deve ser deixado ao cuidado de especialitas na matéria.
Sugiro a colocação do capital em depósitos a prazo.

house

Investimento bem alocado, mesmo no PSI rende mais que qualquer apliação financeira existente. Nem será preciso esperar muito..... é a minha opinião...

Se consideras que o "alocar" inclui poder-se assumir posições "curtas", estou perfeitamente de acordo.

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

Re: investimento de 20.000 euros - papeis recomendados PSI20

por Elias » 24/2/2010 11:46

TOPGUN2 Escreveu:Rendimentos a médio e longo prazo (tendo em conta tambem os dividendos de cada cotada)

Rendimentos de curto prazo

Lendo isto fico sem perceber se os teus objectivos são de curto, médio ou longo prazo... :roll:

Registado: 5/11/2002 12:21

por kpt » 24/2/2010 1:01

TOPGUN2, não sei exactamente quando adquiriu esses títulos mas admitindo que foi recentemente, penso que, independentemente da presente conjuntura, se você entrou numa perspectiva de longo prazo então acho que não haverá muito para se preocupar.

Parece-me que mesmo que ainda haja quedas adicionais nos próximos meses, a longo prazo (3/4/5 anos), acho que deverá haver pouca probabilidade de perder, muito pelo contrário, a probabilidade, passados esses anos, será de ter multiplicado o seu capital (só falta saber por quanto).

Sejamos realistas, se daqui a 3 ou 5 anos o mercado estiver pior do que está agora, bom, não só será inédito como será um péssimo sinal para o mundo. Provavelmente metade de nós estará a passar fome nessa altura (realmente aí dava jeito os 20.000€ :?).

Mas, como estamos a falar de um cenário extremo, considero pouco provável, não obstante o futuro não ser o mais risonho.

Deixe isso a marinar e não sofra muito que não valerá com certeza a pena.

Brincadeira....

por rjamartins » 24/2/2010 0:16

Tudo em Vista Alegre. Não sai do sítio mas podes ter a sorte de até ao fim deste ano fazeres 10 ou 20%. Se positivos ou negativos...bem.!!!

Registado: 23/2/2009 13:45

por Vencer na Bolsa » 24/2/2010 0:01

TOPGUN2 Escreveu:... Investimento de +/- 20.000 euros no PSI. ...

... Neste momento tenho BCP/BES/EDPR/SON IND/ SONAE SGPS...

Na minha opinião com uma carteira de 20000€ deveria ter no máximo 5 posições, que é o caso.
Isto porque se deve ter em conta o "PESO" das comissões (compra e venda) nos respectivos trades.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

por Specialx » 24/2/2010 0:00

Neste momento o PSI esta com uma tendência de médio prazo de descido. Penso que mesmo que venha a inverter não compensa estar a investir já! Como ja foi referido por diversas pessoas, mais vale entrar em valores mais altos mas de forma mais confortável e segura do que estar a tentar adivinhar fundos.
Portanto pessoalmente se quer investir no psi recomendo a ficar de fora.

Cumprimentos

Registado: 11/5/2007 22:56

por canguru » 23/2/2010 23:56

TOPGUN2 Escreveu:
Neste momento tenho BCP/BES/EDPR/SON IND/ SONAE SGPS

BCP, porquê?
BES, porquê?
EDPR, porquê?
SON IND, porquê?
SONAE SGPS, porquê?

5 títulos mas muito pouca diversificação.

o único em modo bull tem sido a SON. o amigo gosta de apanhar fundos?

Registado: 6/4/2008 22:41

por knightbrg » 23/2/2010 23:49

Caro AC Investor Blog

Sou leitor assíduo dos seus comentários aqui no fórum e tb de outros elementos que julgo serem uma mais valia para quem "vive" este mundo.
Bem sei que para qualquer cenário que se procure encontra-se sempre alguém que o defenda.
Penso que neste momento, todos os caminhos têm a mesma probabilidade de acontecer.
Apesar de os resultados na maioria serem animadores, basta um pequeno factor para inverter a recuperação.
No Psi, as subidas dos últimos dias têm sido feitas a custo, penso que com pouco volume. Bastou hoje um dado económico menos favorável, mas penso que nem foi mau de todo, e as descidas de forma geral rondaram os 3%, anulando parte das custosas recuperações.
Em sinal contrário, além dos tais resultados animadores, parece que estamos num ano parecido com o ano seguinte ao início do último bull, de lateralização e algumas oscilações e em que as semelhanças com o que aconteceu nessa altura são mais que muitas.
Assim, pergunto o porquê de tanto optimismo da sua parte?
Cumps.

Caro TOPGUN2

Em relação ao investimento que fez, já não haverá muito a fazer. Penso que deve definir um patamar para perdas e se for atingido, vender, depois de suportes serem anulados com certeza. Caso contrário é ir vendo o que acontece, mas sempre com muita atenção.
Não esqueça que é preferível às vezes perder x% numa acção e recuperá-lo noutra ou mais tarde do que ir esperando que suba. Em 2000 a ZON (PTMultimédia) chegou a valer 111€!!!
Em relação ao investimento, penso que poderá trazer grande rentabilidade em caso de subida, mas o o sector bancário e as sonaes quando descem, cuidado com elas! É perciso estar muito atento.
Cumps

Registado: 31/8/2007 23:09

por Gtony84 » 23/2/2010 23:25

AC Investor Blog Escreveu:
dr house Escreveu:O investimento em bolsa deve ser deixado ao cuidado de especialitas na matéria.

house

Investimento bem alocado, mesmo no PSI rende mais que qualquer apliação financeira existente. Nem será preciso esperar muito..... é a minha opinião...

Vai dizer isso a quem comprou BCP (por exemplo) a 3 €uros e tal em 2007 :lol: ...

Embore pense também que a curto prazo o PSI vai valorizar, temos que lembrar que tudo depende da conjuntura e expectativas..

por Fenicio » 23/2/2010 23:25

A minha sugestão é:

€ 19.500,00 num depósito a prazo

€ 500,00 em livros especializados no assunto

Daqui há 1 ano sacas os € 19.500,00 e então voltamos a conversar. ;)

Brincadeiras à parte, para que possas investir em acções com um mínimo de segurança e confiança, tens que ter alguma preparação e os livros são um bom ponto de partida.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por AC Investor Blog » 23/2/2010 23:12

house

AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Gtony84 » 23/2/2010 23:07

Certificados de aforro :lol:

Risco nulo, rendibilidade (quase) nula.

por dr house » 23/2/2010 23:07

O investimento em bolsa deve ser deixado ao cuidado de especialitas na matéria.

house
In the name of the father, the son and the holy spirit - ALL IN

Registado: 31/1/2009 12:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caldeirum, Carlos73, Ferreiratrade, Google [Bot], navaldoc, TTM62 e 174 visitantes