Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O que fazer nesta situação?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por majomo » 22/1/2010 14:26

newone Escreveu:as melhores alturas para comprar acçoes é justamente aquelas em que o pessimismo é extremo. a melhor altura para vender é aquela quando o optimismo é extremo.
ainda para mais em dias de mercado cujos volumes sao miseraveis, por enquanto nada indica que se deva vender as accoes, muito pelo contrario..

bn

Nem mais... daí ter resolvido arriscar hoje e aproveitar ou não estas descidas.

Para o autor do tópico e que não me leve a mal, mas é com os erros que se aprende melhor.
Se estás a ver que as acções vão para mínimos é melhor venderes se não aguentas. Nunca se deve deixar a carteira ir de tal forma ao vermelho que nos possa levar a vender uma acção "à força"...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por The Mechanic » 22/1/2010 14:07

silvalm,

Vende . Váis ficar a ver a tua carteira perder 5 , 10 ou 15% pra não teres de pagar comissões !? Se compraste e o trade não está a ir no caminnho que planeaste , vende . Nem que depois compres de novo . Se compras uma Galp a 12,70 e agora a vês a 12,04 , já a devias ter vendido a 12,25 pelo menos . Agora podias comprá-la a 12,04 . Para isso existe a AT .

Isto partindo do pressuposto de que tens um plano de trading delineado na altura da compra . Se não tens, tens de aprender a fazê-lo, ou váis perder dinheiro muito facilmente.

Se o teu objectivo é deixar o dinheiro crescer , primeiro, tens de garantir que ele não desaparece .

Se tens várias acções numa carteira com valores abaixo de 1,000 Euros como dizes, devias pensar em vender tudo e comprar só uma acção ou duas . Pra quê ter 10 acções com quantias de menos de 1000 Euros investidas ?! Pracisas de uma subida de 10% em cada uma delas para ganhar 100 Euros..! Se fizeres um bom stock picking e meteres o dinheiro numa só , poderás eventualmente rentabilizar o dinheiro muito melhor .

Aquela cena do "não se deve por os ovos todos no mesmo cesto " é para quem tem uma quantia decente de dinheiro que lhe permita diversificar investimentos . Se um gajo só tem 5,000 Euros pra investir...vái diversificar o quê !?!?

E stops! Mete stops. Perder faz parte do jogo . Se á partida sabes quanto está disposto a perder , retiras logo a carga emocional do trading que tanto mal pode fazer ao capital de uma pessoa ( ninguem quer perder !! , mas tem de se estar preparado para isso ...) . Meter stops, faz parte de um bom plano de trading .

Como costumo dizer " prefiro perder 5% de uma subida, do que 5% numa descida" . Não te "agarres às acções" , nem te deixes ficar agarrado por elas ...

Nada garane que os Mercados não sobem já hoje (!!) ou na 2ª-feira, mas praquê arriscar a perder 2% hoje, mais 3% no dia a seguir e depois ganhar 1% e depois perder 3%...a tendencia de curto prazo é de queda. Tens de respeitar as tendencias acima de tudo . Elas dizem-te como ganhar dinheiro...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por helderjsm » 22/1/2010 12:54

Embora não seja dos mais indicados para dar uma opinião pois só estou nisto desde setembro. O que te posso dizer é o seguinte: Se estás a pensar em deixar o dinheiro a render por algum tempo (anos talvez) então deixa estar (desde que acredites nos fundamentais da empresa) isto é um sobe e desce.

Agora se queres fazer trade e ganhar algum numa timeframe mais pequena, o melhor que tens a fazer é delinear um plano de trading. E para isso seria uma boa ideia comprar um bom livro sobre a bolsa.

Cumprimentos

Registado: 23/10/2009 8:52

por fjp1977 » 22/1/2010 12:48

newone Escreveu:as melhores alturas para comprar acçoes é justamente aquelas em que o pessimismo é extremo. a melhor altura para vender é aquela quando o optimismo é extremo.
ainda para mais em dias de mercado cujos volumes sao miseraveis, por enquanto nada indica que se deva vender as accoes, muito pelo contrario..

bn

Por acaso as maiores cotadas do PSI20, e que provavelmente serão as que estão mais expostas aos investidores estrangeiros, nomeadamente PT, EDP e BCP têm tido um volume bem acima das médias recentes e bem maior quando em queda...

Registado: 8/1/2010 12:53

Re: O que fazer nesta situação?

por Bull Bull » 22/1/2010 12:40

silvalm Escreveu:Caros colegas,

Numa situação de clara indefenição nos mercados (ou talvez não), muitos dos pequenos investidores como eu acabam por ficar perdidos! Todos os sinais são neste momento de venda, fazendo pensar que iremos lá baixo brevemente (talvez como em Março de 2008). Após as recentes subidas, eu e muitos (penso) resolvemos investir pequenas quantias em acções, uma vez que depósitos a prazo pouco rendem. No entanto, quem teve o azar como eu de constituir carteira há 15 dias, rapidamente viu o seu dinheiro diminuir a olhos vistos. A questão que se coloca e que deixo para discussão é a seguinte: deixar cair e esperar pela recuperação, talvez reforçar, ou vender já? Bem sei que se devem colocar stops, mas para quantias pequenas (inferiores a 1000 €) as comissões de venda e posterior recompra poderão não compensar.
Cumps.

Caro silvalm, quando dizes que todos os sinais são de venda e quando comparas a actual situação como uma possível situação que possa vir acontecer tal como em Março 2008, não consigo compreender.
Quem está no mercado não poderá ver as suas cotações sempre a subir, e não podes esquecer que os mercados andavam perto dos seus máximos.

Registado: 21/12/2009 18:46

por fjp1977 » 22/1/2010 12:40

Infelizmente o processo de aprendizagem em bolsa é muitas vezes doloroso e sai caro... Há uns tempos estava aqui um tópico ( fui procurar mas não encontrei ) sobre os 38 passos até se ser um trader de sucesso...
O passo considerado mais importante é o 14, por ser onde mais pessoas desistem...
O tipo de opiniões que pedes é muito dificil de dar, realmente parece haver condições para uma mudança de trend, mas e se vendes tudo e para a semana volta a subir... Sei que isto não ajuda, mas o mercado é mesmo assim...
Eu tenho consciência que o dinheiro que perdi, perdi por ter entrado no mercado sem me preparar e se calhar esse é o melhor conselho que te podem dar...
Estuda,lê muito e acompanha os mercados de fora durante uns tempos, percebe como isto funciona e talvez passes o passo 14... Eu ainda não tenho a certeza se o passei...

Bons negocios

Registado: 8/1/2010 12:53

por newone » 22/1/2010 12:39

as melhores alturas para comprar acçoes é justamente aquelas em que o pessimismo é extremo. a melhor altura para vender é aquela quando o optimismo é extremo.

bn

Registado: 11/5/2009 10:04

por pmpcpinto » 22/1/2010 12:23

Apesar de perceber muito pouco, só tenho pena de não ter disponibilidade para comprar, pois acredito que brevemente vão voltar a subir.

Não percebo como é com o BES tem descido tanto (não tenho BES).

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

O que fazer nesta situação?

por knightbrg » 22/1/2010 12:14

Caros colegas,

Numa situação de clara indefenição nos mercados (ou talvez não), muitos dos pequenos investidores como eu acabam por ficar perdidos! Todos os sinais são neste momento de venda, fazendo pensar que iremos lá baixo brevemente (talvez como em Março de 2008). Após as recentes subidas, eu e muitos (penso) resolvemos investir pequenas quantias em acções, uma vez que depósitos a prazo pouco rendem. No entanto, quem teve o azar como eu de constituir carteira há 15 dias, rapidamente viu o seu dinheiro diminuir a olhos vistos. A questão que se coloca e que deixo para discussão é a seguinte: deixar cair e esperar pela recuperação, talvez reforçar, ou vender já? Bem sei que se devem colocar stops, mas para quantias pequenas (inferiores a 1000 €) as comissões de venda e posterior recompra poderão não compensar.
Cumps.

Registado: 31/8/2007 23:09

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, dragom, Google [Bot], Investor Tuga, marketisnotefficient, navaldoc e 77 visitantes