off ..tópic 100 anos.. Monarquia versus República
isso é imposto....pela constituição mais avançada do mundo
O PPM quer alterar, já em 2010, a norma constitucional que impõe a forma republicana de Governo e desencadear um referendo sobre a monarquia, disse hoje à Lusa o líder dos populares-monárquicos
http://www.publico.clix.pt/Pol%C3%ADtic ... ia_1417094
abraço
mcarvalho
Ps Antes do 25 de Abril a grande maioria 80 e tal %
votava no regime... no dia 26 de Abril 80e tal% eram contra o regime.. o que era o regime?.. não sabiam bem porque não se metiam nisso
Quasi a mesma coisa que hoje
O PPM quer alterar, já em 2010, a norma constitucional que impõe a forma republicana de Governo e desencadear um referendo sobre a monarquia, disse hoje à Lusa o líder dos populares-monárquicos
http://www.publico.clix.pt/Pol%C3%ADtic ... ia_1417094
abraço
mcarvalho
Ps Antes do 25 de Abril a grande maioria 80 e tal %
votava no regime... no dia 26 de Abril 80e tal% eram contra o regime.. o que era o regime?.. não sabiam bem porque não se metiam nisso

Quasi a mesma coisa que hoje
Editado pela última vez por mcarvalho em 20/1/2010 17:03, num total de 1 vez.
- Registado: 17/2/2004 1:38
mcarvalho Escreveu:a grande maioria és Tu
És um brincalhão

Eleições Legislativas 2009
(Resultados Nacionais Oficiais)
PS: 2077238 ( 36,56%)
PPD/PSD: 1653665 ( 29,11%)
CDS-PP: 592778 ( 10,43%)
B.E.: 557306 ( 9,81%)
PCP-PEV: 446279 ( 7,86%)
PCTP/MRPP: 52761 ( 0,93%)
MEP: 25949 ( 0,46%)
PND: 21876 ( 0,39%)
MMS: 16924 ( 0,30%)
PPM: 15262 ( 0,27%)
MPT-P.H.: 12405 ( 0,22%)
P.N.R.: 11503 ( 0,20%)
PPV: 8461 ( 0,15%)
PTP: 4974 ( 0,09%)
POUS: 4632 ( 0,08%)
MPT: 3265 ( 0,06%)
- Registado: 3/6/2008 14:11
Ricardo Araújo Pereira
O Partido Impopular Monárquico
O país está numa situação delicada. Todos devemos contribuir com propostas
5:04 Quinta-feira, 14 de Jan de 2010
No ano em que se comemora o centenário da República, o Partido Popular Monárquico quer propor um referendo para saber se os portugueses preferem a monarquia. É um bocadinho como ir a um congresso de vegetarianos perguntar se alguém quer uma posta mirandesa, mas os 15 090 votos que o partido obteve nas últimas eleições legislativas terão feito germinar nos seus dirigentes a forte suspeita de que há uma grande vaga de fundo na sociedade portuguesa a favor da causa monárquica. É natural, são números que impressionam. Os monárquicos dizem que nunca ninguém perguntou aos portugueses se queriam viver num regime republicano, pelo que faz sentido referendar a questão - até por razões de equidade relativamente àquele referendo, em 1143, no qual os portugueses foram chamados a dizer se queriam viver 750 anos num regime monárquico.
Por mim, apoio o referendo. Sendo republicano, tenho admiração pelos monárquicos. Gente que não quer uma figura decorativa eleita por todos e exige uma figura ainda mais decorativa que recebe o cargo de herança. A diferença é tão subtil que é forçoso admirar quem se bate por ela. Além do mais, a monarquia é o regime ideal para todos os que já perceberam que Portugal não irá a lado nenhum enquanto for dirigido por portugueses. Nesse aspecto, a monarquia, no seu fulgurante antipatriotismo, é mais lúcida: a família real inglesa é de origem alemã e dinamarquesa, o príncipe espanhol tem ascendência grega. É muito raro que o rei de determinado país seja aquilo a que se pode chamar um natural desse país. Seria a nossa esperança, se o rei mandasse alguma coisa.
Conseguirá o PPM convocar o referendo? Infelizmente, é pouco provável. É curioso que um partido que se chama "popular" tenha uma falta de popularidade tão grande. Os 0,27% de votos que obteve ficaram muito longe de partidos como o PS ou o PSD, mas também bastante distantes dos votos nulos, com 1,37%, e dos votos brancos, com 1,74%. Há seis vezes mais portugueses que preferem não votar em ninguém do que eleitores do partido monárquico. Mesmo admitindo que o programa político dos votos brancos faz mais sentido, ainda assim é uma diferença muito grande.
Há que admirar, acima de tudo, o esforço dos monárquicos. O país está numa situação delicada, a crise agrava-se, o desemprego sobe, o endividamento aumenta. Todos devemos contribuir com propostas. Há quem defenda que o país precisa de mais investimento público, quem pense que o país precisa de uma política mais austera. Os monárquicos acham que o país precisa de D. Duarte. São opiniões. Creio, por isso, que esta proposta do referendo é o maior contributo do PPM para a política portuguesa desde o comunicado que o partido emitiu logo após a morte de Sousa Franco, na campanha eleitoral das eleições europeias de 2004. Era um comunicado que dizia, e cito: "Não queremos nem devemos dramatizar, nem tão-pouco fazer do Professor um mártir, mas a verdade é que o Professor também deveria fazer parte das pessoas que não cuidava da sua saúde. Provavelmente, não media a tensão há muito tempo. A sua morte já estava prevista." E concluía: "Ao mesmo tempo, estamos certos, esta foi a melhor e a mais eficiente forma de o Professor dizer basta desta politiquice e dos politiqueiros que a alimentam." Talvez um dia Portugal volte a ser uma monarquia. Mas espero sinceramente que isso aconteça apenas muito depois de eu já ter dito basta desta politiquice.
http://aeiou.visao.pt/o-partido-impopul ... co=f544230[/quote]
EALM Escreveu:ja vou Escreveu:EALM Escreveu:Temos muito mais disso agora. Não só sustentamos os actuais como os anteriores PRs. Esse é um contra-argumento para a República, o gasto com os governates é inevitavelente maior em República.
Mas tu estás mesmo a falar a sério?
Na tua cabeça achas possível em Portugal acabar com a Republica... escolher um rei e uma rainha e siga a marinha ????
Acho que estás a cometer o erro que muita gente comete. Estás a substimar a Monarquia, possivelmente terás uma ideia muito retrógada do que é uma Monarquia (Parlamentar) no século XXI.
A Monarquia é uma alternativa viável e credível à República. O problemna é antes ao contrário: serem demasiado parecidas do que demasiado diferentes hoje em dia. No entanto, penso que o Rei seria sempre mais aglutinador Nacional do que é o PR actualmente. Vide Espanha por exemplo. Estou convencido que sem Rei, as diferentes Nações Ibéricas sairiam mais facilmente do jugo de Madrid. Bem sei que não temos (por enquanto) esse problema, mas o Rei não funciona só como factor meramente político.
Acredito que o Rei seria muito mais respeitado, tanto lá fora como cá dentro. Funcionaria como impulsionador daquele RUMO, do que queremos ser como NAÇÃO que muitos se queixam que Portugal não tem desde o 25 de Abril de 74, talvez muito devido a constantes mudanças quer de Governos, quer de Presidentes da República.
Pessoalmente, sunto que andamos ao Deus-dará, à deriva, e não me importava nada de ver o PR subsituido por um Rei. Só para que não fiquem dúvidas, penso que obviamente ninguém está a falar do outro Órgão de Soberania fundamental que é o Parlamento.
Do que eu conheço da historia de Portugal, estás equivocado. O poder de um Rei no Sec. XIX não é identico ao poder de um Rei no Sec. XVIII.
O poder do Presidente actual é muito semelhante ao do Rei do Sec. XIX.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
EALM Escreveu:ja vou Escreveu:EALM Escreveu:ja vou Escreveu:EALM Escreveu:Temos muito mais disso agora. Não só sustentamos os actuais como os anteriores PRs. Esse é um contra-argumento para a República, o gasto com os governates é inevitavelente maior em República.
Na tua cabeça achas possível em Portugal acabar com a Republica... escolher um rei e uma rainha e siga a marinha ????
Acho que estás a cometer o erro que muita gente comete. Estás a substimar a Monarquia, possivelmente terás uma ideia muito retrógada do que é uma Monarquia (Parlamentar) no século XXI.
A Monarquia é uma alternativa viável e credível à República. O problemna é antes ao contrário: serem demasiado parecidas do que demasiado diferentes hoje em dia. No entanto, penso que o Rei seria sempre mais aglutinador Nacional do que é o PR actualmente. Vide Espanha por exemplo. Estou convencido que sem Rei, as diferentes Nações Ibéricas sairiam mais facilmente do jugo de Madrid. Bem sei que não temos (por enquanto) esse problema, mas o Rei não funciona só como factor meramente político.
Acredito que o Rei seria muito mais respeitado, tanto lá fora como cá dentro. Funcionaria como impulsionador daquele RUMO, do que queremos ser como NAÇÃO que muitos se queixam que Portugal não tem desde o 25 de Abril de 74, talvez muito devido a constantes mudanças quer de Governos, quer de Presidentes da República.
Pessoalmente, sunto que andamos ao Deus-dará, à deriva, e não me importava nada de ver o PR subsituido por um Rei. Só para que não fiquem dúvidas, penso que obviamente ninguém está a falar do outro Órgão de Soberania fundamental que é o Parlamento.
Pois, isso era mesmo espectacular...
Mas como a grande maioria se está nas tintas para essa história só há uma solução: quem quer rei e rainha tem de emigrar...
Sugiro o Mónaco, é das monarquias mais animadas que conheço.
Como parece que não gostas de intervir com argumentos válidos - base para qualquer discussão saudável - mas sim apenas com bocas despropositadas, não te vou responder mais neste tópico.
Argumento:
A grande maioria dos portugueses não está interessada nessa história...
e como quem ganha é a maioria o assunto está resolvido

ja vou Escreveu:EALM Escreveu:ja vou Escreveu:EALM Escreveu:Temos muito mais disso agora. Não só sustentamos os actuais como os anteriores PRs. Esse é um contra-argumento para a República, o gasto com os governates é inevitavelente maior em República.
Mas como a grande maioria se está nas tintas para essa história só há uma solução: quem quer rei e rainha tem de emigrar...
Como parece que não gostas de intervir com argumentos válidos - base para qualquer discussão saudável - mas sim apenas com bocas despropositadas, não te vou responder mais neste tópico.
- Registado: 1/5/2008 2:21
EALM Escreveu:ja vou Escreveu:EALM Escreveu:Temos muito mais disso agora. Não só sustentamos os actuais como os anteriores PRs. Esse é um contra-argumento para a República, o gasto com os governates é inevitavelente maior em República.
ja vou Escreveu:EALM Escreveu:Temos muito mais disso agora. Não só sustentamos os actuais como os anteriores PRs. Esse é um contra-argumento para a República, o gasto com os governates é inevitavelente maior em República.
- Registado: 1/5/2008 2:21
mcarvalho Escreveu:Penso que ninguém quer acabar com República ou lá o que seja
o que está em causa é saber se vale a pena ou não, num país democrático, dar a oportunidade de debate à monarquia a quem a república pôs termo na revolução de 5 de Outubro de 1910 e que a constiuição mais avançada do mundo não permite .
um abraço
mcarvalho
Com tantos problemas em mãos para resolver estou mesmo a ver o interesse dos portugueses em debater esse assunto.
Depois do casamento gay só faltava agora o interessante debate sobre a implantação da monarquia em Portugal ...
Penso que ninguém quer acabar com República ou lá o que seja
o que está em causa é saber se vale a pena ou não, num país democrático, dar a oportunidade de debate à monarquia a quem a república pôs termo na revolução de 5 de Outubro de 1910 e que a constiuição mais avançada do mundo não permite .
um abraço
mcarvalho
um abraço
mcarvalho
EALM Escreveu:Temos muito mais disso agora. Não só sustentamos os actuais como os anteriores PRs. Esse é um contra-argumento para a República, o gasto com os governates é inevitavelente maior em República.
Elpikas Escreveu:ja vou Escreveu:Elpikas Escreveu:Julgo que a maior parte destes 100 Anos da Republica foram uma verdadeira desgraça para a Nação. O Centralismo implementou-se com maior força, e continuamos alegremente na cauda da Europa.
Sou a favor da implementação de uma Monarquia, pois não esqueço que foi nesse periodo que Portugal teve prestigio suficiente frente aos paises dominantes.
Uma Monarquia moderna tem como grande vantagem a diplomacia, prestigio, e rede de conhecimentos entre os principais dirigentes, além disso se o lugar pertencer a alguem educado com principios de boa formação, inteligência, cultura, visão do Mundo, permitirá elaborar um plano estrategico a longo prazo para o País, e fortalecer a união de "todos" os Portugueses. Actualmente o cargo de Presidente da Républica está vazio de Poder e pouco faz para prestigiar o nosso País, além disso os Partidos utilizam esse cargo para fazer Politica baixa que em nada contribui para o fortalecimento do País.
Na minha opinião Portugal necessita de:
- Regionalização urgente
- Plano estrategico para os recursos do Mar (Energia, Industria Naval, Portos, Marinas, Eng. Alimentar, Investigação)
- Diplomacia forte e pro-activa.
- Reforço de parceria de negócios com o Brasil
- Politica de Captação de talentos (muitos deles emigraram) com apoio aos centros de investigação.
- Apoio à Internacionalização das boas Empresas Nacionais
Brevemente qualquer um pode ser rei, principe ou princesa... pena que o Carnaval seja só um dia.
E pode também ser Presidente da Republica, Palhaço, Ditador, etc...
Qual a contribuição deste tipo de comentários ?
Claro, uma excelente contribuição era sustentar mais uma família de reais inuteis ...

ja vou Escreveu:Elpikas Escreveu:Julgo que a maior parte destes 100 Anos da Republica foram uma verdadeira desgraça para a Nação. O Centralismo implementou-se com maior força, e continuamos alegremente na cauda da Europa.
Sou a favor da implementação de uma Monarquia, pois não esqueço que foi nesse periodo que Portugal teve prestigio suficiente frente aos paises dominantes.
Uma Monarquia moderna tem como grande vantagem a diplomacia, prestigio, e rede de conhecimentos entre os principais dirigentes, além disso se o lugar pertencer a alguem educado com principios de boa formação, inteligência, cultura, visão do Mundo, permitirá elaborar um plano estrategico a longo prazo para o País, e fortalecer a união de "todos" os Portugueses. Actualmente o cargo de Presidente da Républica está vazio de Poder e pouco faz para prestigiar o nosso País, além disso os Partidos utilizam esse cargo para fazer Politica baixa que em nada contribui para o fortalecimento do País.
- Regionalização urgente
- Plano estrategico para os recursos do Mar (Energia, Industria Naval, Portos, Marinas, Eng. Alimentar, Investigação)
- Politica de Captação de talentos (muitos deles emigraram) com apoio aos centros de investigação.
Brevemente qualquer um pode ser rei, principe ou princesa... pena que o Carnaval seja só um dia.
E pode também ser Presidente da Republica, Palhaço, Ditador, etc...
Qual a contribuição deste tipo de comentários ?
Elpikas Escreveu:Julgo que a maior parte destes 100 Anos da Republica foram uma verdadeira desgraça para a Nação. O Centralismo implementou-se com maior força, e continuamos alegremente na cauda da Europa.
- Regionalização urgente
Isto não vai lá com Monarquias ou Repúblicas... só vai lá com trabalho e justiça. Um Rei hoje em dia manda tanto como nada... os casamentos reais são pagos pelo povo, portanto os 10 milhões das comemorações não são tão exagerados. Quem paga os rolls royce das famílias reais?
Não vale a pena ir de cavalo para burro... assim qd n gostamos dos PR's n votamos neles. Com um rei... em estando lá ng o tira.
Não vale a pena ir de cavalo para burro... assim qd n gostamos dos PR's n votamos neles. Com um rei... em estando lá ng o tira.
"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" (F.P.)
E a Republica prometeu resolver os problemas estruturais do país e pelos vistos estamos cada vez pior , cada vez mais enganados, cada vez mais desiludidos, cada vez mais desinteressados e pelos vistos já nem o fado serve de conforto.. Valham-nos as crises es vigarices dos processos mediáticos , alternado com um ou outro terramoto em cascos de rolha para nos distrair .
Eu também não vivi na Monarquia nem sou monárquico
mas também não me revejo nos valores desta República
por isso assinei a petição "Uma Convenção Monárquica em 2010"
para que pelo menos, a liberdade republicana permita o debate
http://www.peticao.com.pt/convencao-monarquica
abraço
mcarvalho
Eu também não vivi na Monarquia nem sou monárquico
mas também não me revejo nos valores desta República
por isso assinei a petição "Uma Convenção Monárquica em 2010"
para que pelo menos, a liberdade republicana permita o debate
http://www.peticao.com.pt/convencao-monarquica
abraço
mcarvalho
Como não vivi no tempo da Monarquia, tenho que socorrer-me dos livros de história e sinceramente não consigo descortinar grandes diferenças entre os últimos 30/40 anos de monarquia e a actualidade.
Tínhamos 2 partidos que alternavam no poder, como agora, até basta ler as criticas de Eça de Queirós sobre os governantes e problemas da época para verificar que se aplicam à actualidade, por isso do meu ponto de vista é irrelevante ser Republica ou Monarquia. Se a Monarquia tivesse resolvido os problemas estruturais do país nunca teria existido Republica.
Um abraço,
Alexandre Santos
Tínhamos 2 partidos que alternavam no poder, como agora, até basta ler as criticas de Eça de Queirós sobre os governantes e problemas da época para verificar que se aplicam à actualidade, por isso do meu ponto de vista é irrelevante ser Republica ou Monarquia. Se a Monarquia tivesse resolvido os problemas estruturais do país nunca teria existido Republica.
Um abraço,
Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Julgo que a maior parte destes 100 Anos da Republica foram uma verdadeira desgraça para a Nação. O Centralismo implementou-se com maior força, e continuamos alegremente na cauda da Europa.
- Regionalização urgente
- Regionalização urgente
off ..tópic 100 anos.. Monarquia versus República
2010
há 100 anos foi implantada a República
Valeu a pena?? Quem mais beneficiou?
IOL
O Duque de Bragança disse, este sábado, à Lusa que considera excessivos os 10 milhões de euros destinados às comemorações da República, apesar de não se opor à homenagem aos líderes republicanos «que tinham um ideal».
«Podemos, e estou de acordo, prestar uma homenagem ao idealismo dos homens que fizeram a Revolução de 5 de Outubro, nomeadamente a Carbonária, que era um movimento terrorista da época, mas eram idealistas dispostos a dar a vida pelas suas causas. Os líderes republicanos que tinham um ideal merecem uma homenagem, mas 10 milhões de euros acho um pouco demais», disse D. Duarte Nuno, Duque de Bragança.
«Gastar 10 milhões de euros para celebrar 100 anos que não correram bem não vale a pena, é um desperdício muito grande», disse.
D. Duarte falava à margem do VII Almoço de Reis, em Santarém, promovido pela Real Associação do Ribatejo e que se realizou depois de uma reunião da direcção nacional da Causa Real, presidida por Paulo Teixeira Pinto, e que contou com a presença dos presidentes das Reais Associações de todo o país.
Causa Real demarca-se de pedido de referendo
Paulo Teixeira Pinto disse à Lusa que a Causa Real vai tomar uma «posição pública» sobre o dia 31 de Janeiro, dia escolhido para o início das comemorações oficiais do centenário da República. Teixeira Pinto considera data «adversa» ao ideal monárquico, mas não quis revelar pormenores sobre a iniciativa.
O presidente da Causa Real demarcou-se da iniciativa do Partido Popular Monárquico (PPM), que quer propor um referendo para saber se os portugueses preferem a monarquia ou a república. «Não temos que nos associar a iniciativas do PPM. No limite, o PPM é que poderia ter que se associar a iniciativas da Causa Real», rematou.
Por seu turno, D. Duarte Nuno recordou que a actual Constituição portuguesa proíbe outro regime que não o republicano, pelo que, primeiro, é preciso conseguir que dois terços dos deputados da Assembleia da República aceitem retirar o artigo que declara inalterável a forma republicana, substituindo esta expressão por «é inalterável a forma democrática de Governo», disse, acrescentando que «só depois vale a pena estudar um referendo».
há 100 anos foi implantada a República
Valeu a pena?? Quem mais beneficiou?
IOL
O Duque de Bragança disse, este sábado, à Lusa que considera excessivos os 10 milhões de euros destinados às comemorações da República, apesar de não se opor à homenagem aos líderes republicanos «que tinham um ideal».
«Podemos, e estou de acordo, prestar uma homenagem ao idealismo dos homens que fizeram a Revolução de 5 de Outubro, nomeadamente a Carbonária, que era um movimento terrorista da época, mas eram idealistas dispostos a dar a vida pelas suas causas. Os líderes republicanos que tinham um ideal merecem uma homenagem, mas 10 milhões de euros acho um pouco demais», disse D. Duarte Nuno, Duque de Bragança.
«Gastar 10 milhões de euros para celebrar 100 anos que não correram bem não vale a pena, é um desperdício muito grande», disse.
D. Duarte falava à margem do VII Almoço de Reis, em Santarém, promovido pela Real Associação do Ribatejo e que se realizou depois de uma reunião da direcção nacional da Causa Real, presidida por Paulo Teixeira Pinto, e que contou com a presença dos presidentes das Reais Associações de todo o país.
Causa Real demarca-se de pedido de referendo
Paulo Teixeira Pinto disse à Lusa que a Causa Real vai tomar uma «posição pública» sobre o dia 31 de Janeiro, dia escolhido para o início das comemorações oficiais do centenário da República. Teixeira Pinto considera data «adversa» ao ideal monárquico, mas não quis revelar pormenores sobre a iniciativa.
O presidente da Causa Real demarcou-se da iniciativa do Partido Popular Monárquico (PPM), que quer propor um referendo para saber se os portugueses preferem a monarquia ou a república. «Não temos que nos associar a iniciativas do PPM. No limite, o PPM é que poderia ter que se associar a iniciativas da Causa Real», rematou.
Por seu turno, D. Duarte Nuno recordou que a actual Constituição portuguesa proíbe outro regime que não o republicano, pelo que, primeiro, é preciso conseguir que dois terços dos deputados da Assembleia da República aceitem retirar o artigo que declara inalterável a forma republicana, substituindo esta expressão por «é inalterável a forma democrática de Governo», disse, acrescentando que «só depois vale a pena estudar um referendo».
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, dragom, Google [Bot], Investor Tuga, marketisnotefficient, navaldoc e 77 visitantes