A pasmaceira do PSI20...
Re: A pasmaceira do PSI20...
Laaz Rockit Escreveu:Aqui há uns tempos atrás disseste que o PSI tinha a vantagem de andar atrasado em relação aos outros índices. Ou seja, se percebi bem e se a teoria estiver correcta, saberemos que estará atrasado, mas também saberemos para que lado caminhará. Vamos ver se conseguimos tirar partido desse facto.
Não se trata de uma teoria mas de uma constatação prática. Isso tem ocorrido muitas vezes (logo poderemos dizer "tende a acontecer") e eu já coloquei aqui diversos comparativos, abrangendo diversos períodos onde isso está visível. Por vezes ocorre mais ao nível de momentum (não propriamente quando acontecem os máximos e mínimos mas sim quando acontece o grosso do movimento).
Teoria será a explicação do porque é que isso acontece (e já tenho visto uma ou outra, como por exemplo estando relacionado com a actuação dos Fundos).
Laaz Rockit Escreveu:Vamos ver se conseguimos tirar partido desse facto.
A questão é saber se desta vez em concreto vai funcionar (aliás, ainda falta um breakout nos índices europeus para ficarmos realmente minimamente seguros que vamos ter uma leg ascendente, sublinho).
Como digo atrás, no post anterior, isto não é uma arbitragem e pode falhar num caso concreto. E eventualmente o PSI20 até poderá vir a perder esta caraterística que mantém há anos e lá se vai o benefício. Seria uma pena. Eu quereria que o PSI20 continue a ter estes atrasos...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: A pasmaceira do PSI20...
MarcoAntonio Escreveu:Há poucos dias atrás já comentei esta situação e que de resto tem vindo a provocar grandes manifestações de desagrado.
Claramente o PSI20 neste momento está "nas covas", praticamente adormecido e com uma clara underperformance face aos restantes índices (digo isto numa perspectiva de curto-prazo e circunscreve-se às últimas semanas). Os restantes grandes índices têm estado em regime lateral (maior incidência nos europeus) mas muito acima do PSI20 em termos relativos. Se (sublinho, se) os mercados voltarem a fazer o que foram fazendo ao longo destes 7 meses (como o dia de hoje cria alguma sugestão) então existe uma enorme probabilidade de o PSI20, a seu tempo, recuperar o caminho perdido.
Estatistica/historicamente o nosso índice não fica muito atrás dos restantes. Na verdade, em comparação com os índices mais importantes (S&P, DAX, CAC, FTSE, etc) até costuma ficar relativamente bem colocado.
Agora, o que tem é uma grande tendência para estes desafazamentos temporais, como de resto já mostrei diversas vezes aqui no Forum no passado.
Portanto, o que eu sugiro é que estejam atentos a esta relação. "Protestar" por o PSI20 não "andar" não trás benefício nenhum. Mas o índice não "andar" quando os outros "andam" e depois quando o faz, tender a recuperar o tempo perdido... trás!
É algo que é aproveitável e mais motivo de regozijo que de protesto (embora eu entenda a frutração no imediato).
Aqui há uns tempos atrás disseste que o PSI tinha a vantagem de andar atrasado em relação aos outros índices. Ou seja, se percebi bem e se a teoria estiver correcta, saberemos que estará atrasado, mas também saberemos para que lado caminhará. Vamos ver se conseguimos tirar partido desse facto.
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.
Para complementar e na linha dos comentários finais do primeiro post, deixo o gráfico actualizado do DAX, um dos índices europeus mais significativos (o CAC está com um comportamento extremamente semelhante, já agora) que tem estado a realizar uma lateralização bem evidente encontrando-se agora mesmo no topo do range.
Portanto, uma quebra em alta deste range seria algo que acabaria bastante provavelmente por ter reflexos (por atraso) num movimento em alta rápido do PSI20.
No fundo, dado que o PSI20 tem tendência para se atrasar, particularmente em termos de momentum, trata-se de utilizar os restantes índices como leading indicators para o que vai ocorrer no PSI20. Não se trata de uma arbitragem e pode falhar, naturalmente. Mas funciona bem muitas vezes...
Isto torna o PSI20 mais interessante e não menos interessante como é sugerido tantas vezes. O que é que pode haver melhor que o PSI20 fazer depois o que os outros já fizeram antes?

Portanto, uma quebra em alta deste range seria algo que acabaria bastante provavelmente por ter reflexos (por atraso) num movimento em alta rápido do PSI20.
No fundo, dado que o PSI20 tem tendência para se atrasar, particularmente em termos de momentum, trata-se de utilizar os restantes índices como leading indicators para o que vai ocorrer no PSI20. Não se trata de uma arbitragem e pode falhar, naturalmente. Mas funciona bem muitas vezes...
Isto torna o PSI20 mais interessante e não menos interessante como é sugerido tantas vezes. O que é que pode haver melhor que o PSI20 fazer depois o que os outros já fizeram antes?

- Anexos
-
- DAX091204.png (18.43 KiB) Visualizado 2137 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Comparando a liquidez do PSI com as das outras praças mundiais não noto nenhuma diferença nos últimos 15 anos. Portugal continua a ser um pequeno país e a nossa Bolsa é o reflexo da nossa dimensão. Não vejo que, em termos dos mercados de capitais, a nossa comparação com os mercados mais desenvolvidos se tenha alterado nos últimos 15 anos.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Elias Escreveu:AC Investor Blog Escreveu: Ninguém tem confiança no mercado português.
Quem é "ninguém"?
Investidores estrangeiros.... e eu conheço muitos.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Quem quer comprar ações de empresas geridas por "jardins" , "varas" , "penedos" , "coelhos" e outros que tais ... Com sede num pais dos mais corruptos da Europa ??! 

Editado pela última vez por carf2007 em 4/12/2009 18:50, num total de 1 vez.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Eu pura e simnplesmente deixei de transacionar no PSI20, é um mercado que nem sequer deveria constar da Euronext. A Liquidez é vergonhosa e isto só espelha o país em que vivemos. Ninguém tem confiança no mercado português.
AC Investor Blog
A pasmaceira do PSI20...
Há poucos dias atrás já comentei esta situação e que de resto tem vindo a provocar grandes manifestações de desagrado.
Claramente o PSI20 neste momento está "nas covas", praticamente adormecido e com uma clara underperformance face aos restantes índices (digo isto numa perspectiva de curto-prazo e circunscreve-se às últimas semanas). Os restantes grandes índices têm estado em regime lateral (maior incidência nos europeus) mas muito acima do PSI20 em termos relativos. Se (sublinho, se) os mercados voltarem a fazer o que foram fazendo ao longo destes 7 meses (como o dia de hoje cria alguma sugestão) então existe uma enorme probabilidade de o PSI20, a seu tempo, recuperar o caminho perdido.
Estatistica/historicamente o nosso índice não fica muito atrás dos restantes. Na verdade, em comparação com os índices mais importantes (S&P, DAX, CAC, FTSE, etc) até costuma ficar relativamente bem colocado.
Agora, o que tem é uma grande tendência para estes desafazamentos temporais, como de resto já mostrei diversas vezes aqui no Forum no passado.
Portanto, o que eu sugiro é que estejam atentos a esta relação. "Protestar" por o PSI20 não "andar" não trás benefício nenhum. Mas o índice não "andar" quando os outros "andam" e depois quando o faz, tender a recuperar o tempo perdido... trás!
É algo que é aproveitável e mais motivo de regozijo que de protesto (embora eu entenda a frutração no imediato).
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, cali010201, Google [Bot], Woman_Trader e 41 visitantes