S&P - Escala Log vs. Linear
MarcoAntonio Escreveu:Dwer, este post é só para provocar o debate, certo?
Não. É a minha opinião.
Durante muito tempo usei semi-logs. Até que cheguei à conclusão que se tinha que usar semi-logs é porque estava a olhar para o gráfico num time frame detalhado demais.
Tornou-se evidente para mim, que o uso de semi-logs ou lineares era indiferente. Se estivermos a olhar para o gráfico num time frame adequado elas são idênticas, na prática.
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
Dwer, este post é só para provocar o debate, certo?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Podes (e deves) sempre olhar para os gráfico em time frames mais alargados.
Neste caso em mensal e semanal. Quanto maiores os prazos, mais as LTs semi-logarítmicas e lineares, convergem.
A partir daí fica evidente qual a que deverás utilizar no diário (neste caso).
Mas a minha opinião é que é, basicamente, uma falsa questão.
Num espaço temporal destes não devias olhar para o gráfico no time frame diário. Pelo menos semanal ou mesmo mensal.
E se utilizares estes time frames a questão das escalas deixa de ter importância.
Diria até que, como princípio, se devia utilizar a escala linear. Se as lts apresentam diferenças assinaláveis, é porque se está a olhar para o gráfico num time frame pequeno demais.
Não sei se me expliquei bem.
E parece-me que esta opinião vai ao arrepio das opiniões mais comuns sobre este tema.
Portanto deve ser tomada, com uma pitada de sal.
Neste caso em mensal e semanal. Quanto maiores os prazos, mais as LTs semi-logarítmicas e lineares, convergem.
A partir daí fica evidente qual a que deverás utilizar no diário (neste caso).
Mas a minha opinião é que é, basicamente, uma falsa questão.
Num espaço temporal destes não devias olhar para o gráfico no time frame diário. Pelo menos semanal ou mesmo mensal.
E se utilizares estes time frames a questão das escalas deixa de ter importância.
Diria até que, como princípio, se devia utilizar a escala linear. Se as lts apresentam diferenças assinaláveis, é porque se está a olhar para o gráfico num time frame pequeno demais.
Não sei se me expliquei bem.
E parece-me que esta opinião vai ao arrepio das opiniões mais comuns sobre este tema.
Portanto deve ser tomada, com uma pitada de sal.
Abraço,
Dwer
Dwer
Razao_Pura Escreveu:Olá Quim,
Os puristas da AT são da opinião que nos gráficos de mlp se deve usar a escala log, e que a linear só se deve usar no cp.
A relevância não é das linhas nem dos gráficos mas das perspectivas que te permitem ter - ver os padrões técnicos e as tendências. É preciso olhar para eles com olhos de ver.
Na escala log tens os movimentos com amplitude mais próxima da realidade mas isso só e relevante se não estiveres a olhar para gráficos diários com velas de 5 minutos.
Portanto, nesse gráfico específico do S&P (2 anos) que postaste esquece lá a escala linear e essa linha verde que traçaste também já agora. As linhas, quanto mais toques tiverem melhor.
Abraço
RP
Percebido patroa...

"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Olá Quim,
Os puristas da AT são da opinião que nos gráficos de mlp se deve usar a escala log, e que a linear só se deve usar no cp.
A relevância não é das linhas nem dos gráficos mas das perspectivas que te permitem ter - ver os padrões técnicos e as tendências. É preciso olhar para eles com olhos de ver.
Na escala log tens os movimentos com amplitude mais próxima da realidade mas isso só e relevante se não estiveres a olhar para gráficos diários com velas de 5 minutos.
Portanto, nesse gráfico específico do S&P (2 anos) que postaste esquece lá a escala linear e essa linha verde que traçaste também já agora. As linhas, quanto mais toques tiverem melhor.
Abraço
RP
Abraço
RP
Trade the trend.
QuimPorta Escreveu:Marco, se as linhas não existem naqueles locais (mais pêlo menos pêlo) a minha questão não se coloca.
Do mesmo modo que se não admites que se usa a escala linear, também não se coloca, (...)
Em ambos os casos o que exponho é a minha opinião, bem como o fundamento para tal. No caso das escalas, para além de já ter explicado o fundamento já apresentei diversos casos concretos exemplificando as consequências práticas em debates passados (há mesmo mts tópicos sobre o assunto, o que colocaste é só um deles).
E eu só estou aqui a dizer que não tenho nada a acrescentar que já não tenha dito mil e uma vezes (e isto porque atrás colocaste este post: "Não haverá um só entendido da AT que se disponha a um comentário neste tópico, que tão humildemente tento esmolar?"). Ora, o que estás a pedir eu já fiz montes de vezes. Não vou aqui escrever nada de novo...
Mas outros poderão discordar e podes colocar a questão a outros.
QuimPorta Escreveu: mas aí basta que exista quem a use para que passe a ter alguma relevância.
Nunca considerei este argumento particularmente relevante.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:QuimPorta Escreveu:Marco,
A questão não é bem sobre o tipo de escala a usar, porque percebo que se podem usar as duas. A questão é sobre qual é q verdadeira situação técnica so S&P, atendendendo a que o tipo de escala usado a pode alterar bastante...
Se é que pode, mas daí a pergunta.
Abraço,
É a mesma questão. Tu é que as estás a separar mas para mim não faz sentido nenhum!
Não é a escala que vai decidir em que tipo de situação está o S&P. O tipo de situação em que está é um, depois com um gráfico vais vê-lo melhor e com outro vais vê-lo pior...
Não é a cor das lentes dos teus óculos que define a cor dos objectos que observas!
Já agora, a minha LT não é nenhuma das duas mas basta ires ver aos meus tópicos para veres qual estou a usar e qual considero mais relevante. Quanto à escala, acho que já sabes qual é que uso sempre, qual acho a mais correcta sempre.
Marco, se as linhas não existem naqueles locais (mais pêlo menos pêlo) a minha questão não se coloca.
Do mesmo modo que se não admites que se usa a escala linear, também não se coloca, mas aí basta que exista quem a use para que passe a ter alguma relevância.
Vou ver melhor o tema das LT do S&P e pode ser que "ainda volte aqui". Mas para já sou levado a concluir que, tratando-se de um gráfico de longo prazo, a situação se definiria pela escala log.
Fica um tópico em que está debatida a questão das escalas
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=55928&highlight=logaritmica
Abraço,
QuimPorta Escreveu:Marco,
A questão não é bem sobre o tipo de escala a usar, porque percebo que se podem usar as duas. A questão é sobre qual é q verdadeira situação técnica so S&P, atendendendo a que o tipo de escala usado a pode alterar bastante...
Abraço,
É a mesma questão. Tu é que as estás a separar mas para mim não faz sentido nenhum!
Não é a escala que vai decidir em que tipo de situação está o S&P. O tipo de situação em que está é um, depois com um gráfico vais vê-lo melhor e com outro vais vê-lo pior...
Não é a cor das lentes dos teus óculos que define a cor dos objectos que observas!
Já agora, a minha LT não é nenhuma das duas mas basta ires ver aos meus tópicos para veres qual estou a usar e qual considero mais relevante. Quanto à escala, acho que já sabes qual é que uso sempre, qual acho a mais correcta sempre.
bp1511 Escreveu:Até fiquei emocionado ao ver este tópico... quando me lembro que tu nem sabias meter gráficos, agora até já falas em escalas.
Sempre te fizeste um Homem. mrgreen:
Fica bem.
E nem imaginas os progressos que fiz na bicicleta... Já quase nem uso rodinhas...
Best... obrigadinho pelo comentário.
Marco,
Abraço,
QuimPorta Escreveu:Não haverá um só entendido da AT que se disponha a um comentário neste tópico, que tão humildemente tento esmolar?
Eu prometo que distribuo rebuçados de gengibre a quem postar... Que eu seja ceguinho...
A AT é arte, não é ciência. Daí que as opiniões serão sempre subjectivas.
Contudo arriscava a dizer que a linha de tendência a verde, em qualquer dos gráficos, está mal desenhada.
Mas isso é arte e nem toda a gente gosta do Victor Sperandeo.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
QuimPorta Escreveu:Não haverá um só entendido da AT que se disponha a um comentário neste tópico, que tão humildemente tento esmolar?
Eu prometo que distribuo rebuçados de gengibre a quem postar... Que eu seja ceguinho...
Quim, já falei umas mil vezes sobre o tema, é só fazeres uma pesquisa porque se eu fosse escrever neste tópico não ia escrever nada que já não tivesse escrito pelo menos meia duzia de vezes...

Editado pela última vez por MarcoAntonio em 24/11/2009 18:29, num total de 1 vez.
Estava convencido que tinha colocado um post ontem mas como foi por telefone se calhar deu erro.
Então cá vai. Julgo que este tópico tem bastante interesse.
Eu uso a linear e como habitue-me a ele e tenho todos os meus estudos dessa forma não vejo razão para mudar, no entanto existe essas diferenças que mencionaste. A log julgo que dá sinais mais cedo mas outras vezez parece mais tardio a dar os sinais, de qualquer maneira é complicado saber qual a mais correcta pois deverá haver quem use uma e há quem use a outra.
Já agora os mais AT gostava de saber qual a mais usada
abraço best
Então cá vai. Julgo que este tópico tem bastante interesse.
Eu uso a linear e como habitue-me a ele e tenho todos os meus estudos dessa forma não vejo razão para mudar, no entanto existe essas diferenças que mencionaste. A log julgo que dá sinais mais cedo mas outras vezez parece mais tardio a dar os sinais, de qualquer maneira é complicado saber qual a mais correcta pois deverá haver quem use uma e há quem use a outra.
Já agora os mais AT gostava de saber qual a mais usada
abraço best
Editado pela última vez por Visitante em 24/11/2009 18:27, num total de 3 vezes.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
- Registado: 20/2/2009 17:06
S&P - Escala Log vs. Linear
A questão de se utilizar escala linear ou logarítmica nos gráficos é daquelas em que não vale a pena investir muito porque é uma "questão de escola". Tipo:
- "que devo levar para escola... puchinho ou rabo-de-cavalo" ?
Na qualidade de aprendiz, vou olhando para um lado e para o outro do muro da escola e procurando fazer um meu julgamento.
No caso presente do gráfico do S&P a questão parece-me ter adquirido maior relevância. A avaliação técnica parece-me muito diferente numa situação ou na outra.
Que dizem os Sr. doutores da AT?
Abraços,
- "que devo levar para escola... puchinho ou rabo-de-cavalo" ?
Na qualidade de aprendiz, vou olhando para um lado e para o outro do muro da escola e procurando fazer um meu julgamento.
No caso presente do gráfico do S&P a questão parece-me ter adquirido maior relevância. A avaliação técnica parece-me muito diferente numa situação ou na outra.
Que dizem os Sr. doutores da AT?
Abraços,
- Anexos
-
- S&P 500 INDEX.png (61.88 KiB) Visualizado 1445 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Goya777, macau5m, marketisnotefficient, Pmart 1, Rafael Abreu, TTM62 e 169 visitantes