Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

S&P - Escala Log vs. Linear

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por cannot » 24/11/2009 20:22

escala Log, sempre!
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por Dwer » 24/11/2009 20:20

MarcoAntonio Escreveu:Dwer, este post é só para provocar o debate, certo?

Não. É a minha opinião.

Durante muito tempo usei semi-logs. Até que cheguei à conclusão que se tinha que usar semi-logs é porque estava a olhar para o gráfico num time frame detalhado demais.

Tornou-se evidente para mim, que o uso de semi-logs ou lineares era indiferente. Se estivermos a olhar para o gráfico num time frame adequado elas são idênticas, na prática.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por MarcoAntonio » 24/11/2009 20:16

Dwer, este post é só para provocar o debate, certo?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Dwer » 24/11/2009 20:05

Podes (e deves) sempre olhar para os gráfico em time frames mais alargados.

Neste caso em mensal e semanal. Quanto maiores os prazos, mais as LTs semi-logarítmicas e lineares, convergem.

A partir daí fica evidente qual a que deverás utilizar no diário (neste caso).

Mas a minha opinião é que é, basicamente, uma falsa questão.

Num espaço temporal destes não devias olhar para o gráfico no time frame diário. Pelo menos semanal ou mesmo mensal.

E se utilizares estes time frames a questão das escalas deixa de ter importância.

Diria até que, como princípio, se devia utilizar a escala linear. Se as lts apresentam diferenças assinaláveis, é porque se está a olhar para o gráfico num time frame pequeno demais.

Não sei se me expliquei bem.
E parece-me que esta opinião vai ao arrepio das opiniões mais comuns sobre este tema.
Portanto deve ser tomada, com uma pitada de sal.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Quimporta » 24/11/2009 19:45

Razao_Pura Escreveu:Olá Quim,

Os puristas da AT são da opinião que nos gráficos de mlp se deve usar a escala log, e que a linear só se deve usar no cp.
A relevância não é das linhas nem dos gráficos mas das perspectivas que te permitem ter - ver os padrões técnicos e as tendências. É preciso olhar para eles com olhos de ver.
Na escala log tens os movimentos com amplitude mais próxima da realidade mas isso só e relevante se não estiveres a olhar para gráficos diários com velas de 5 minutos.
Portanto, nesse gráfico específico do S&P (2 anos) que postaste esquece lá a escala linear e essa linha verde que traçaste também já agora. As linhas, quanto mais toques tiverem melhor.

Abraço

RP

Percebido patroa... :)
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por Razao_Pura » 24/11/2009 19:14

Olá Quim,

Os puristas da AT são da opinião que nos gráficos de mlp se deve usar a escala log, e que a linear só se deve usar no cp.
A relevância não é das linhas nem dos gráficos mas das perspectivas que te permitem ter - ver os padrões técnicos e as tendências. É preciso olhar para eles com olhos de ver.
Na escala log tens os movimentos com amplitude mais próxima da realidade mas isso só e relevante se não estiveres a olhar para gráficos diários com velas de 5 minutos.
Portanto, nesse gráfico específico do S&P (2 anos) que postaste esquece lá a escala linear e essa linha verde que traçaste também já agora. As linhas, quanto mais toques tiverem melhor.

Abraço

RP
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por MarcoAntonio » 24/11/2009 19:00

QuimPorta Escreveu:Marco, se as linhas não existem naqueles locais (mais pêlo menos pêlo) a minha questão não se coloca.
Do mesmo modo que se não admites que se usa a escala linear, também não se coloca, (...)

Em ambos os casos o que exponho é a minha opinião, bem como o fundamento para tal. No caso das escalas, para além de já ter explicado o fundamento já apresentei diversos casos concretos exemplificando as consequências práticas em debates passados (há mesmo mts tópicos sobre o assunto, o que colocaste é só um deles).

E eu só estou aqui a dizer que não tenho nada a acrescentar que já não tenha dito mil e uma vezes (e isto porque atrás colocaste este post: "Não haverá um só entendido da AT que se disponha a um comentário neste tópico, que tão humildemente tento esmolar?"). Ora, o que estás a pedir eu já fiz montes de vezes. Não vou aqui escrever nada de novo...

Mas outros poderão discordar e podes colocar a questão a outros.

QuimPorta Escreveu: mas aí basta que exista quem a use para que passe a ter alguma relevância.

Nunca considerei este argumento particularmente relevante.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Quimporta » 24/11/2009 18:50

MarcoAntonio Escreveu:
QuimPorta Escreveu:Marco,

A questão não é bem sobre o tipo de escala a usar, porque percebo que se podem usar as duas. A questão é sobre qual é q verdadeira situação técnica so S&P, atendendendo a que o tipo de escala usado a pode alterar bastante...

Se é que pode, mas daí a pergunta.

Abraço,

É a mesma questão. Tu é que as estás a separar mas para mim não faz sentido nenhum!

Não é a escala que vai decidir em que tipo de situação está o S&P. O tipo de situação em que está é um, depois com um gráfico vais vê-lo melhor e com outro vais vê-lo pior...

Não é a cor das lentes dos teus óculos que define a cor dos objectos que observas!

Já agora, a minha LT não é nenhuma das duas mas basta ires ver aos meus tópicos para veres qual estou a usar e qual considero mais relevante. Quanto à escala, acho que já sabes qual é que uso sempre, qual acho a mais correcta sempre.

Marco, se as linhas não existem naqueles locais (mais pêlo menos pêlo) a minha questão não se coloca.
Do mesmo modo que se não admites que se usa a escala linear, também não se coloca, mas aí basta que exista quem a use para que passe a ter alguma relevância.

Vou ver melhor o tema das LT do S&P e pode ser que "ainda volte aqui". Mas para já sou levado a concluir que, tratando-se de um gráfico de longo prazo, a situação se definiria pela escala log.

Fica um tópico em que está debatida a questão das escalas
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=55928&highlight=logaritmica

Abraço,

por MarcoAntonio » 24/11/2009 18:39

QuimPorta Escreveu:Marco,

A questão não é bem sobre o tipo de escala a usar, porque percebo que se podem usar as duas. A questão é sobre qual é q verdadeira situação técnica so S&P, atendendendo a que o tipo de escala usado a pode alterar bastante...

Abraço,

É a mesma questão. Tu é que as estás a separar mas para mim não faz sentido nenhum!

Não é a escala que vai decidir em que tipo de situação está o S&P. O tipo de situação em que está é um, depois com um gráfico vais vê-lo melhor e com outro vais vê-lo pior...

Não é a cor das lentes dos teus óculos que define a cor dos objectos que observas!

Já agora, a minha LT não é nenhuma das duas mas basta ires ver aos meus tópicos para veres qual estou a usar e qual considero mais relevante. Quanto à escala, acho que já sabes qual é que uso sempre, qual acho a mais correcta sempre.
Imagem

Administrador Fórum

por Quimporta » 24/11/2009 18:32

bp1511 Escreveu:Até fiquei emocionado ao ver este tópico... quando me lembro que tu nem sabias meter gráficos, agora até já falas em escalas.

Sempre te fizeste um Homem. mrgreen:

Fica bem.

E nem imaginas os progressos que fiz na bicicleta... Já quase nem uso rodinhas...

Best... obrigadinho pelo comentário.

Marco,

Abraço,

por LTCM » 24/11/2009 18:32

QuimPorta Escreveu:Não haverá um só entendido da AT que se disponha a um comentário neste tópico, que tão humildemente tento esmolar?

Eu prometo que distribuo rebuçados de gengibre a quem postar... Que eu seja ceguinho...

A AT é arte, não é ciência. Daí que as opiniões serão sempre subjectivas.

Contudo arriscava a dizer que a linha de tendência a verde, em qualquer dos gráficos, está mal desenhada.

Mas isso é arte e nem toda a gente gosta do Victor Sperandeo.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por bestbland » 24/11/2009 18:29

Deixo esta analise , em que a log já cortou a linha
Nota: cfd do SP
Anexos
sp.jpg
sp.jpg (141.44 KiB) Visualizado 1208 vezes
sp1.jpg
sp1.jpg (128.85 KiB) Visualizado 1217 vezes
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por MarcoAntonio » 24/11/2009 18:29

QuimPorta Escreveu:Não haverá um só entendido da AT que se disponha a um comentário neste tópico, que tão humildemente tento esmolar?

Eu prometo que distribuo rebuçados de gengibre a quem postar... Que eu seja ceguinho...

Quim, já falei umas mil vezes sobre o tema, é só fazeres uma pesquisa porque se eu fosse escrever neste tópico não ia escrever nada que já não tivesse escrito pelo menos meia duzia de vezes...
:wink:
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 24/11/2009 18:29, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por bp1511 » 24/11/2009 18:25

Até fiquei emocionado ao ver este tópico... quando me lembro que tu nem sabias meter gráficos, agora até já falas em escalas.

Sempre te fizeste um Homem. mrgreen:

Fica bem.

Registado: 29/11/2007 2:19

por bestbland » 24/11/2009 18:25

Estava convencido que tinha colocado um post ontem mas como foi por telefone se calhar deu erro.
Então cá vai. Julgo que este tópico tem bastante interesse.
Eu uso a linear e como habitue-me a ele e tenho todos os meus estudos dessa forma não vejo razão para mudar, no entanto existe essas diferenças que mencionaste. A log julgo que dá sinais mais cedo mas outras vezez parece mais tardio a dar os sinais, de qualquer maneira é complicado saber qual a mais correcta pois deverá haver quem use uma e há quem use a outra.
Já agora os mais AT gostava de saber qual a mais usada

abraço best
Editado pela última vez por Visitante em 24/11/2009 18:27, num total de 3 vezes.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por Quimporta » 24/11/2009 18:18

Não haverá um só entendido da AT que se disponha a um comentário neste tópico, que tão humildemente tento esmolar?

S&P - Escala Log vs. Linear

por Quimporta » 23/11/2009 20:43

A questão de se utilizar escala linear ou logarítmica nos gráficos é daquelas em que não vale a pena investir muito porque é uma "questão de escola". Tipo:
- "que devo levar para escola... puchinho ou rabo-de-cavalo" ?

Na qualidade de aprendiz, vou olhando para um lado e para o outro do muro da escola e procurando fazer um meu julgamento.

No caso presente do gráfico do S&P a questão parece-me ter adquirido maior relevância. A avaliação técnica parece-me muito diferente numa situação ou na outra.

Que dizem os Sr. doutores da AT?

Abraços,
Anexos
S&P 500 INDEX.png
S&P 500 INDEX.png (61.88 KiB) Visualizado 1445 vezes

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Goya777, macau5m, marketisnotefficient, Pmart 1, Rafael Abreu, TTM62 e 169 visitantes