Roubo na Auto-estrada - Um artigo interessante
invtrader Escreveu:Marco, peço desculpa, mas quanto é que tu ganhas para melhorar a imagem da GALP, estás porventura a tentar conseguir um lugar lá como o Fernando Gomes?!
invtrader, peço desculpa mas quanto é que tu ganhas com ataques pessoais à minha pessoa?
invtrader Escreveu:Pois só dizes asneiras!
Vamos debater então os disparates ponto por ponto.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
invtrader Escreveu:Eu sou do Porto tal como o AC e outros aqui do caldeirão já disseram e todos nós assitimos a um ROUBO por parte da GALP e companhia com preços +0.10 caros que os restantes.
invtrader aplicando essa lógica a qualquer tipo de produto, quem vender acima do preço praticado pelo mais barato, está a roubar.
invtrader Escreveu:Conclusao : Aqui só os grandes otários é que abastecem na GALP, e por muitos já são considerados os MURCÕES do NORTE!!!
Olha eu abasteço quase sempre na GALP. E tal como o Marco referiu beneficio de um desconto de 10 cêntimos por litro, graças à parceria com o Continente. Achas que posso abastecer mais barato?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Marco, peço desculpa, mas quanto é que tu ganhas para melhorar a imagem da GALP, estás porventura a tentar conseguir um lugar lá como o Fernando Gomes?!Pois só dizes asneiras!
Eu sou do Porto tal como o AC e outros aqui do caldeirão já disseram e todos nós assitimos a um ROUBO por parte da GALP e companhia com preços +0.10 caros que os restantes.
Conclusao : Aqui só os grandes otários é que abastecem na GALP, e por muitos já são considerados os MURCÕES do NORTE!!!
Eu sou do Porto tal como o AC e outros aqui do caldeirão já disseram e todos nós assitimos a um ROUBO por parte da GALP e companhia com preços +0.10 caros que os restantes.
Conclusao : Aqui só os grandes otários é que abastecem na GALP, e por muitos já são considerados os MURCÕES do NORTE!!!
- Registado: 9/7/2008 18:44
ladrões
Os roubos nas auto-estradas além de enormes, são mais que conhecidos.
A minha única experiência negativa aconteceu em 1989 em que eu vinha em viagem de trabalho do Sul para o Norte. Como era tarde parei numa estação de serviço para lanchar, pois estava cheio de fome.
Por uma sande de presunto fatiado finíssimo -nessa altira eu nem sabia que o presunto também se vendia como o fiambre, tão habituado estava às famosas sandes do Louro, de Cimo de Vila, Na Invicta - roubaram-me 350 escudos!!!...há 20 anos. Nunca mais esses gatunos me roubaram um litro de gasóleo, sequer.
Isto é o meu depoimento. Nada tem a vêr com a prosa desculpabilizante dos apóstolos das gasolineiras...
A minha única experiência negativa aconteceu em 1989 em que eu vinha em viagem de trabalho do Sul para o Norte. Como era tarde parei numa estação de serviço para lanchar, pois estava cheio de fome.
Por uma sande de presunto fatiado finíssimo -nessa altira eu nem sabia que o presunto também se vendia como o fiambre, tão habituado estava às famosas sandes do Louro, de Cimo de Vila, Na Invicta - roubaram-me 350 escudos!!!...há 20 anos. Nunca mais esses gatunos me roubaram um litro de gasóleo, sequer.
Isto é o meu depoimento. Nada tem a vêr com a prosa desculpabilizante dos apóstolos das gasolineiras...
- Registado: 29/11/2007 4:20
Mas para que não digas que eu me limito a dizer "vai ler e informar-te", deixa-me colocar-te aqui os valores relevantes e devidamente tratados, tal como devem ser analisados, para a data que referes.
Quando se discute os preços dos combustíveis de hoje e os preços dos combustíveis na semana de 22 e 24 de Setembro, o que interessará saber é a média dos preços do petróleo (e mais importante ainda dos refinados nos mercados internacionais) em euros na semana anterior em cada um dos casos.
O preço médio do crude oil na semana terminada a 19 de Setembro foi de 67.8 euros por barril.
O preço médio do crude oil na semana passada foi de 49.9 euros por barril.
O preço médio do gasoleo no mercado ARA situou-se na semana terminada a 19 de Setembro nos 0.54 eur/litro.
O preço médio do gasoleo no mercado ARA na semana passada situou-se nos 0.35 eur/litro (menos 19 centimos por litro).
O preço médio da gasolina no mercado ARA situou-se na semana terminada a 19 de Setembro nos 0.45 eur/litro.
O preço médio da gasolina no mercado ARA na semana passada situou-se nos de 0.375 eur/litro (menos 7.5 centimos por litro).
Portanto, o diferencial de preço de lá para cá foi este na matéria prima em euros e por litro: -19 centimos no gasoleo; -7.5 centimos na gasolina.
Aplicando o IVA em cima (o ISP não interfere no diferencial, apenas faz com que as variações medidas em percentagem sejam menores): o gasoleo deveria estar na ordem de 23 centimos mais barato e a gasolina deveria estar na ordem de 9 centimos mais barata.
Vejamos os preços actuais e de então:
Gasóleo: 1.271 contra 1.069 (menos 20 centimos)
Gasolina: 1.398 contra 1.339 (menos 6 centimos)
Resumindo, os preços esperados para hoje (tendo por base uma semana de setembro como a que utilizaste) não está assim tão distante do esperado.
Quando se discute os preços dos combustíveis de hoje e os preços dos combustíveis na semana de 22 e 24 de Setembro, o que interessará saber é a média dos preços do petróleo (e mais importante ainda dos refinados nos mercados internacionais) em euros na semana anterior em cada um dos casos.
O preço médio do crude oil na semana terminada a 19 de Setembro foi de 67.8 euros por barril.
O preço médio do crude oil na semana passada foi de 49.9 euros por barril.
O preço médio do gasoleo no mercado ARA situou-se na semana terminada a 19 de Setembro nos 0.54 eur/litro.
O preço médio do gasoleo no mercado ARA na semana passada situou-se nos 0.35 eur/litro (menos 19 centimos por litro).
O preço médio da gasolina no mercado ARA situou-se na semana terminada a 19 de Setembro nos 0.45 eur/litro.
O preço médio da gasolina no mercado ARA na semana passada situou-se nos de 0.375 eur/litro (menos 7.5 centimos por litro).
Portanto, o diferencial de preço de lá para cá foi este na matéria prima em euros e por litro: -19 centimos no gasoleo; -7.5 centimos na gasolina.
Aplicando o IVA em cima (o ISP não interfere no diferencial, apenas faz com que as variações medidas em percentagem sejam menores): o gasoleo deveria estar na ordem de 23 centimos mais barato e a gasolina deveria estar na ordem de 9 centimos mais barata.
Vejamos os preços actuais e de então:
Gasóleo: 1.271 contra 1.069 (menos 20 centimos)
Gasolina: 1.398 contra 1.339 (menos 6 centimos)
Resumindo, os preços esperados para hoje (tendo por base uma semana de setembro como a que utilizaste) não está assim tão distante do esperado.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 16/8/2009 21:21, num total de 3 vezes.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Appa Escreveu:Boas
Já percebi que o meu exemplo não passa de uma excepção à regra, e eu é que tenho de apresentar provas...mas já agora aqui vai.
http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1343617
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economi ... id=1016422
http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=968 ... &layout=10
Na semana de 22 de Setembro foi assim.
Portanto, colocas aqui uma série de notícias a referir baixas de preços em determinados dias. Queres elaborar sobre o que pretendes ilustrar ao referir as baixas de preços nestas datas?
Ou apeteceu-te apenas dizer que os preços baixaram estes montantes nestas datas?
Se foi isso ficamos igualmente esclarecidos pois as baixas nestas datas e em todas as outras semanas durante o último ano já cá estão no Forum e analisados em muitíssimo mais detalhe.
Era interessante contudo que elaborasses mais senão não consigo entender o que pretendes ilustrar com 3 notícias que referem baixas de preços em Setembro de 2009!
Appa Escreveu:Não vejo razão para alguém querer defender o indefensável. Em preços de combustíveis, a GALP é muito pouco competitiva.
Bom, se é muito ou pouco competitiva é uma matéria de opinião que certamente vai variar de individuo para individuo. Entendo contudo que a maior parte das pessoas ache que não é. Mas nem sequer vou discutir isso (nem vejo o propósito do "não vejo razão para alguém querer defender o indefensável." porque neste ponto eu começo a nem saber do que estás a falar.
Appa Escreveu:Eu, como consumidor, continuarei à procura de quem me fornecer combustíveis mais baratos.
Eu como consumidor, abasteço quase sempre na BP utilizando (durante muito tempo) o desconto de 6 centimos e actualmente o desconto de 12 centimos. Dado que tenho uma Bomba BP no meu trajecto e compro regularmente no LIDL não tenho qualquer dificuldade em obter o combustivel 12 centimos mais barato e não encontro nenhuma bomba aqui perto que tenha preços mais competitivos.
Embora não utilize a GALP, sei que a GALP tem uma promoção perfeitamente semelhante em parceria com a Modelo/Continente e por certo, haverá pessoas para quem o preço mais competitivo que encontram é na GALP.
E haverá outras para quem não é, por uma razão ou por outra sai-lhes mais barato noutro posto. E ainda outras para quem isto tudo não interessa para nada...
Mas isto é secundário, está bom de ver.
Appa Escreveu:Quando a SC95 estava a 1.4 (24 de setembro), o petróleo estava a 100 dólares. Hoje, a SC 95 está a 1.35, com o petróleo a...70 dólares.
Appa, aqui demonstra uma total falta de conhecimento sobre a matéria.
Obviamente desconheces: o peso dos impostos e como afecta a forma como os preços dos combustíveis variam; o efeito do cambio; o lag temporal que existe na transposição dos preços quer nas subidas e quer nas descidas.
Numa simples frase demonstras, perdoa-me a franqueza, o total desconhecimento sobre esta matéria.
Se quiseres tens aqui no Forum um tópico com dezenas e dezenas de páginas para ficares melhor informado...
.
Boas
Já percebi que o meu exemplo não passa de uma excepção à regra, e eu é que tenho de apresentar provas...mas já agora aqui vai.
Não vejo razão para alguém querer defender o indefensável. Em preços de combustíveis, a GALP é muito pouco competitiva. Eu, como consumidor, continuarei à procura de quem me fornecer combustíveis mais baratos.
Entretanto descobri um dado interessante nesses endereços que coloquei em cima.
Quando a SC95 estava a 1.4 (24 de setembro), o petróleo estava a 100 dólares. Hoje, a SC 95 está a 1.35
, com o petróleo a...70 dólares.
Num ano com inflação praticamente nula, é de espantar estes valores
Abc
Não vejo razão para alguém querer defender o indefensável. Em preços de combustíveis, a GALP é muito pouco competitiva. Eu, como consumidor, continuarei à procura de quem me fornecer combustíveis mais baratos.
Entretanto descobri um dado interessante nesses endereços que coloquei em cima.
Quando a SC95 estava a 1.4 (24 de setembro), o petróleo estava a 100 dólares. Hoje, a SC 95 está a 1.35

Num ano com inflação praticamente nula, é de espantar estes valores

Abc
- Registado: 13/7/2009 16:56
AC Investor Blog Escreveu:os preços actuais dos combustiveis nacionais. Talvez, seja da minha ignorância no que toca ao preço das commodities no mercado internacional.
Então e já agora, na tua opinião, o que seriam preços justificáveis?
(estou a pedir que indiques números concretos e não uma resposta vaga do género "preços que acompanhem a tendência generalizada das cotações do crude nos mercados internacionais").
AC Investor Blog Escreveu:Interessante foi o que o presidente da PARTEX veio falar na televisão, será que ele não está por dentro da situação actual ?
Os comentários do presidente da Partex na entrevista, têm uma parte extremamente criticável que eu oportunamente comentei no meu tópico. Está lá dito o porquê dessa parte da entrevista estar praticamente desprovida de conteúdo e assente numa terrível falta de qualidade.
Se quiseres, é só leres o meu tópico porque está lá dito o porquê.
Não vale a pena reproduzir aqui, até porque já demonstraste um interesse afinal por começares finalmente a ler o tópico com atenção... portanto vais lá encontrar isso entre outras coisas.
AC Investor Blog Escreveu:Arranja-me p.f. o último estudo e prometo que analizarei profundamente a questão.
Mais, não afirmo banalidade nenhuma.....são apenas opiniões que infelizmente se vem ouvindo no exterior, ou será que tu não ouves ???
O último estudo é um tópico com cerca de um ano de existência e a caminho das 100 páginas. Se quiseres começas pela primeira, se quiseres começas pela última.
AC Investor Blog Escreveu:Mais, não afirmo banalidade nenhuma.....são apenas opiniões que infelizmente se vem ouvindo no exterior, ou será que tu não ouves ???
Quanto ao que se ouve, ouve-se muita coisa e eu certamente tenho ouvidos, que normalmente estão abertos. Mesmo quando entro nunca café mantenho os ouvidos abertos... e ouve-se cada coisa.
Sim, eu ouço, tenho uma audição normal. E um cérebro também, para processar e avaliar o que ouço...
MarcoAntonio Escreveu:Se entretanto mudares de opinião e se por "milagre" achares que vale a pena levar-me a sério, deixa-me sintetizar o que realmente faço: eu analiso, com base semanal o preço dos combustíveis em comparação com o mercado internacional dos produtos petrolíferos; quando possível antecipo variações para a semana seguinte; decomponho o preço nas diversas componentes e tento explicar na medida do possível e com base na informação que tenho ao dispor (e que na verdade está ao dispor de qualquer um aqui no forum) o processo de formação do preço; comparo o preço dos combustíveis pontualmente com o preço dos mesmos, antes de impostos, com outros países da Europa e com Espanha em particular. Quando existem desvios eles surgem na análise, pura e simplesmente. Para o lado que for...
O que eu advogo em virtude da análise? Uma série de coisas que tu não resumiste correctamente.
Entre outras coisas, a análise permite saber de forma aproximada, não se há ou não inflaccionamento mas de quanto é...
Arranja-me p.f. o último estudo e prometo que analizarei profundamente a questão.
Mais, não afirmo banalidade nenhuma.....são apenas opiniões que infelizmente se vem ouvindo no exterior, ou será que tu não ouves ???
Aliás, o que não falta aqui é pessoas a descascar nos preços dos combustiveis, sejam els da GALP, BP , REPSOL ou outra coisa qualquer.....ninguém gosta de pagar caro o que os outros vendem barato. Interessante foi o que o presidente da PARTEX veio falar na televisão, será que ele não está por dentro da situação actual ? Foi apartir desse dia que ainda fiquem mais confuso quanto ao mercado dos combustiveis, mas á coisas que por mais que se esvreva ninguém leva a sério, e isso para mim são os preços dos combustiveis. Mesmo que amanhã o IVA caísse para os 17%, dentro de um mês tinhamos a gasolina aos preços actuais, mesmo sem oscilações de preços......é o que eu penso.......
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
AC Investor Blog Escreveu:Achas que eu perdia tempo com isso ????
Pois, eu disse que tinha um "dedinho" que me dizia que não a ias fazer...
AC Investor Blog Escreveu:Aliás eu não perco tempo sobre aquilo em que não estou formado analisar.
De facto, não. Nesses casos fases afirmações gratuitas e banais do tipo "ninguém te leva a sério" e "é mau demais".
AC Investor Blog Escreveu:Falar sem saber, não faz o meu feitio.
Não?
Olha recua um post e relê o que escreveste.
AC Investor Blog Escreveu:Agora te garanto que podes ter razão naquilo que escreves ou tentas passar para fora, mas eu não te levo a sério.
Que interesse isto tem? Para mim certamente não tem nenhum...
AC Investor Blog Escreveu:Já há muito tempo que vens consecutivamente alimentar que os preços dos combustiveis são obra do governo, até tens razão mas......mas.....a GALP e as outras petroliferas também tem a sua quota de responsabilidades......
Eu presumo que não me lês com atenção, o meu exercício não consiste em nada disso e muito menos em advogar o que quer que seja. Mas se não me levas a sério, também não era de esperar que percebesses pevide do que eu faço!
Se entretanto mudares de opinião e se por "milagre" achares que vale a pena levar-me a sério, deixa-me sintetizar o que realmente faço: eu analiso, com base semanal o preço dos combustíveis em comparação com o mercado internacional dos produtos petrolíferos; quando possível antecipo variações para a semana seguinte; decomponho o preço nas diversas componentes e tento explicar na medida do possível e com base na informação que tenho ao dispor (e que na verdade está ao dispor de qualquer um aqui no forum) o processo de formação do preço; comparo o preço dos combustíveis pontualmente com o preço dos mesmos, antes de impostos, com outros países da Europa e com Espanha em particular. Quando existem desvios eles surgem na análise, pura e simplesmente. Para o lado que for...
O que eu advogo em virtude da análise? Uma série de coisas que tu não resumiste correctamente.
Entre outras coisas, a análise permite saber de forma aproximada, não se há ou não inflaccionamento mas de quanto é...
Até agora os desvios têm sido relativamente pequenos. Mas os que tiverem existido, estão lá!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 16/8/2009 18:10, num total de 1 vez.
Marco,
Achas que eu perdia tempo com isso ???? Aliás eu não perco tempo sobre aquilo em que não estou formado analisar. Falar sem saber, não faz o meu feitio. Agora te garanto que podes ter razão naquilo que escreves ou tentas passar para fora, mas eu não te levo a sério. Já há muito tempo que vens consecutivamente alimentar que os preços dos combustiveis são obra do governo, até tens razão mas......mas.....a GALP e as outras petroliferas também tem a sua quota de responsabilidades......
Elias, é óbvio e eu como sei muito bem, que o que interessa para as empresas cotadas é o lucro adquirido para os accionistas, isto não está a ser posto em causa, pois senão estava a cuspir no prato que como, mas volto afirmar, acho injustificável os preços actuais dos combustiveis nacionais. Talvez, seja da minha ignorância no que toca ao preço das commodities no mercado internacional.
Marco, p.f. arranja-ne um link de um estudo teu ou mesmo de algum analista para ler e rever toda a máquina financeira que está por detrás da prática dos preços no mercado nacional, só nacional.
P.S. - Não tenho titulos da GALP nem de nenhuma petrolifera internacional.
Achas que eu perdia tempo com isso ???? Aliás eu não perco tempo sobre aquilo em que não estou formado analisar. Falar sem saber, não faz o meu feitio. Agora te garanto que podes ter razão naquilo que escreves ou tentas passar para fora, mas eu não te levo a sério. Já há muito tempo que vens consecutivamente alimentar que os preços dos combustiveis são obra do governo, até tens razão mas......mas.....a GALP e as outras petroliferas também tem a sua quota de responsabilidades......
Elias, é óbvio e eu como sei muito bem, que o que interessa para as empresas cotadas é o lucro adquirido para os accionistas, isto não está a ser posto em causa, pois senão estava a cuspir no prato que como, mas volto afirmar, acho injustificável os preços actuais dos combustiveis nacionais. Talvez, seja da minha ignorância no que toca ao preço das commodities no mercado internacional.
Marco, p.f. arranja-ne um link de um estudo teu ou mesmo de algum analista para ler e rever toda a máquina financeira que está por detrás da prática dos preços no mercado nacional, só nacional.
P.S. - Não tenho titulos da GALP nem de nenhuma petrolifera internacional.
AC Investor Blog
AC Investor Blog Escreveu:Marco e Elias,
Por mais que vocês frizem que a GALP e as outras grandes petroliferas não inflacionam os preços ninguém vos vai levar a sério.
AC, aquilo que as pessoas levam a sério ou deixam de levar com base na ignorância ou na falta de informação, nunca me comoveu.
Imaginas?
AC Investor Blog Escreveu:É mau demais os preços das matérias primas na corrente situação nacional.
Agora, aquilo que por certo eu não levo a sério é afirmações banais e totalmente gratuitas, sem a apresentação de um mínimo de fundamento e sem uma análise cuidada e objectiva!
Imaginas?
AC Investor Blog Escreveu:Eu não sou contra ninguém, acho é um abuso determinados preços na conjuntura actual.
Estou ansioso por ver a tua análise cuidada e objectiva ao preço dos combustíveis e dos produtos petrolíferos e derivados nos mercados internacionais.
Mas desconfio que não a vais fazer. Tenho um "dedinho" que me diz que não a vais fazer!
E até lá, não te levo a sério. Nem sequer há nada para levar a sério...
AC Investor Blog Escreveu:Por mais que vocês frizem que a GALP e as outras grandes petroliferas não inflacionam os preços ninguém vos vai levar a sério.
AC se queres que eu leve a sério as tuas palavras, fazes favor de não me atribuir palavras que eu não disse. Eu não escrevi em parte alguma que as grandes petrolíferas não inflacionam os preços.
AC Investor Blog Escreveu:Como tal, a sociedade vai-lhes fazer justiça, daí que não seja de admirar que as vendas da GALP continuem a cair.........
O principal objectivo da GALP não passa certamente por aumentar as vendas mas sim por aumentar os lucros para o accionista. E lembra-te que os lucros da GALP não vêm apenas da gasolina.
AC Investor Blog Escreveu:Eu sinceramente jamais entraria na GALP a estes preços, mesmo sabendo que estava a comprar perto dos minimos anuais. Quando a sociedade associa empresas a injustiças, estas empresas não têm muito sucesso mesmo que tentem ao máximo limpar a sua imagem......
AC, tu tens a tua opinião e podes mesmo achar que sabes o que a sociedade pensa sobre a GALP.
Mas sabes tão bem como eu que em matéria de acções, quem manda é o mercado e não a sociedade (parecendo que não, são duas entidades muito diferentes!).
AC Investor Blog Escreveu:Eu não sou contra ninguém, acho é um abuso determinados preços na conjuntura actual.
AC, entendo que menciones a conjuntura apenas porque "dá jeito" mas lembra-te que a discussão sobre os preços dos combustíveis já é muito antiga, tem vários anos e já é muito mais velha que a "crise".
Marco e Elias,
Por mais que vocês frizem que a GALP e as outras grandes petroliferas não inflacionam os preços ninguém vos vai levar a sério. É mau demais os preços das matérias primas na corrente situação nacional. Ainda ontem ouvi algo que nunca imaginaria ouvir contra a GALP. Estou a falar de um concessionário que vende veiculos mesmo ao lado da Refinaria de Leça. Estava eu a colocar-me ao corrente do mercado automóvel nacional , pedindo orçamentos para um veiculo, quando conversa puxa conversa com o vendedor, ele se mostrou indignado com actual sistema de preços dos combustiveis nacionais. Não compreendia como era possivel a GALP tentar monopilizar o sistema, e até falou do senhor da PARTEX. De acordo com esse tal vendedor, existia já entre eles ( colegas da mesma profissão ) um "COPLÔ" não sei se é assim que se escreve, para não abastecerem na GALP, BP e REPSOL, e transmitiam isso aos clientes que puxassem assunto. Ou seja, a indignação é tanta que a GALP e as outras empresas vão continuar a sentir o efeito da crise por anos. Está entranhado na sociedade portuguesa, que estas empresas cartelizam os preços. Como tal, a sociedade vai-lhes fazer justiça, daí que não seja de admirar que as vendas da GALP continuem a cair.........Eu sinceramente jamais entraria na GALP a estes preços, mesmo sabendo que estava a comprar perto dos minimos anuais. Quando a sociedade associa empresas a injustiças, estas empresas não têm muito sucesso mesmo que tentem ao máximo limpar a sua imagem......
Eu não sou contra ninguém, acho é um abuso determinados preços na conjuntura actual.
Por mais que vocês frizem que a GALP e as outras grandes petroliferas não inflacionam os preços ninguém vos vai levar a sério. É mau demais os preços das matérias primas na corrente situação nacional. Ainda ontem ouvi algo que nunca imaginaria ouvir contra a GALP. Estou a falar de um concessionário que vende veiculos mesmo ao lado da Refinaria de Leça. Estava eu a colocar-me ao corrente do mercado automóvel nacional , pedindo orçamentos para um veiculo, quando conversa puxa conversa com o vendedor, ele se mostrou indignado com actual sistema de preços dos combustiveis nacionais. Não compreendia como era possivel a GALP tentar monopilizar o sistema, e até falou do senhor da PARTEX. De acordo com esse tal vendedor, existia já entre eles ( colegas da mesma profissão ) um "COPLÔ" não sei se é assim que se escreve, para não abastecerem na GALP, BP e REPSOL, e transmitiam isso aos clientes que puxassem assunto. Ou seja, a indignação é tanta que a GALP e as outras empresas vão continuar a sentir o efeito da crise por anos. Está entranhado na sociedade portuguesa, que estas empresas cartelizam os preços. Como tal, a sociedade vai-lhes fazer justiça, daí que não seja de admirar que as vendas da GALP continuem a cair.........Eu sinceramente jamais entraria na GALP a estes preços, mesmo sabendo que estava a comprar perto dos minimos anuais. Quando a sociedade associa empresas a injustiças, estas empresas não têm muito sucesso mesmo que tentem ao máximo limpar a sua imagem......
Eu não sou contra ninguém, acho é um abuso determinados preços na conjuntura actual.
AC Investor Blog
Appa Escreveu:Relembro só que por alturas das quedas do preço do crude houve uma altura em que se desceram 8 cents por litro.
Ora, um leigo poderia pensar que tinha sido uma grande descida. Quando se observa melhor percebe-se que o que aconteceu foi um esticar da corda até ao máximo para maximizar lucros.
Dado que "observaste melhor" estou certo que poderás avançar com datas, valores e os preços correspondentes do crude e dos produtos refinados nos mercados internacionais nas semanas anteriores para mostrar que "o que aconteceu foi um esticar da corda até ao máximo para maximizar lucros".
Appa Escreveu:Isto é o exemplo mais gritante.
Até agora não deste propriamente exemplo nenhum pois não estão aqui dados nenhuns (só umas referências vagas a margens e ao que supostamente terão feito mas onde eu - para já - não vejo nada mais do que a tua percepção).
Mas eu estou perfeitamente disponível para analisar os valores e as datas de que supostamente estás a falar e verificar o que se passou nesse período (e também analisar o que se passou nesse período no contexto de um plano temporal mais alargado... pois se vamos olhar só para semanas em que aconteceu algo e ignorar as semanas em que aconteceu o oposto estamos então, por definição, a realizar uma análise enviezada).
Até agora deste um exemplo ultra vago onde falta confirmar quase tudo e um mero exemplo pois podemos ir por aí fora também se quisermos procurar exemplos... opostos.
Appa Escreveu:Relembro só que por alturas das quedas do preço do crude houve uma altura em que se desceram 8 cents por litro.
Ora, um leigo poderia pensar que tinha sido uma grande descida. Quando se observa melhor percebe-se que o que aconteceu foi um esticar da corda até ao máximo para maximizar lucros. Em vez de acompanharem a descida gradual do crude, aumentaram a margem de lucro ao máximo (no dia anterior a essa grande descida, por exemplo, estavam a ganhar cerca de 7 cents por litro, comparando com uma eventual descida gradual).
Isto é o exemplo mais gritante.
Dás um exemplo isolado e queres extrair conclusões a partir daí?
Appa Escreveu:Quanto ao imposto estatal, não concordo que baixe.
Espera aí. Há pouco escreveste
"O imposto que o estado absorve dos combustíveis é, também, exagerado, mas quanto a isso pouco há a fazer..."
Agora afinal escreves que não concordas que o imposto baixe.
Fiquei sem perceber a tua postura em relação aos impostos.
Appa Escreveu:Dava jeito, mas na conjuntura actual internacional, não vejo isso a acontecer.
Referes a conjuntura internacional como argumento a favor da manutenção dos impostos, mas a Espanha, aqui ao lado, foi tão ou mais seriamente afectada por essa conjuntura e contudo consegue ter os impostos sobre combustíveis muito baixos.
O que tens a dizer sobre isso?
Appa Escreveu:Já que perguntaram, não abasteço sempre no mesmo local. Ecobrent, Socrabine, Prio, Intermarche, Jumbo, etc. Não abasteço numa única bomba pois não estou sempre no mesmo sítio. Invariavelmente, procuro as bombas mais baratas (tal como o consumidor tradicional)
Então se consegues sempre abastecer nos hipermercados, em que medida é que preço da Galp te afecta?
Appa Escreveu:pois ainda sou estudante e, como tal, procuro poupar o mais que posso.
Quando eu era estudante não tinha dinheiro para gastar em gasolina e por isso andava sempre de transportes públicos. Qualquer que fosse o meu destino, ia sempre de metro, comboio, autocarro ou eléctrico. Ou mesmo de bicicleta. E nunca deixei de chegar onde queria por causa disso.
Só comprei o meu primeiro carro em 1992, um ano depois de terminar o curso.
Mas parece-me que hoje em dia a maioria dos estudantes nem sequer encara a hipótese de andar de transportes públicos.
MarcoAntonio Escreveu:Appa Escreveu:Pedia apenas que respeitassem as subidas e descidas dos produtos petrolíferos.
E respeitam.
Relembro só que por alturas das quedas do preço do crude houve uma altura em que se desceram 8 cents por litro.
Ora, um leigo poderia pensar que tinha sido uma grande descida. Quando se observa melhor percebe-se que o que aconteceu foi um esticar da corda até ao máximo para maximizar lucros. Em vez de acompanharem a descida gradual do crude, aumentaram a margem de lucro ao máximo (no dia anterior a essa grande descida, por exemplo, estavam a ganhar cerca de 7 cents por litro, comparando com uma eventual descida gradual).
Isto é o exemplo mais gritante.
Quanto ao imposto estatal, não concordo que baixe. Dava jeito, mas na conjuntura actual internacional, não vejo isso a acontecer. Aliás, em 2012 Portugal terá de ter os impostos sobre a gasolina e o gasóleo iguais. Por isso preparem-se para uma bela subida até 2012. Quanto mais cedo existir o gasóleo industrial, mais cedo o gasóleo comercial vai subir.
Concordo sim que se incentive a compra de carros eléctricos, que chegarão ao nosso mercado em curto prazo.
Já que perguntaram

Abc
Appa Escreveu:Pedia apenas que respeitassem as subidas e descidas dos produtos petrolíferos.
E respeitam.
Appa Escreveu:Porque demorar a descer os preços quando o crude desce e subir logo que o crude sobe
Isto é factualmente falso. Convido-te a leres o meu tópico com análise semanal dos preços dos combustíveis e comparação com os preços dos refinados e do petróleo nos mercados internacionais.
Adicionalmente ainda poderás consultar os diversos relatórios da AdC sobre a matéria.
O que dizes é baseado numa percepção e não em factos...
Appa Escreveu:, é algo que demonstra bem que é uma empresa que luta pouco pelos interesses de quem mais precisa de utilizar os produtos petrolíferos, e que se preocupa pouco com a fatia mensal que os combustíveis representam no salário de grande parte da nossa população.
O lucro líquido da GALP representa uns talvez 5 centimos (qualquer coisa muito próximo disto, centimo para cima ou para baixo) o que é miserável no bolo total do preço dos combustíveis e muito pouco relevante para o custo mensal total dos produtos petrolíferos da nossa população.
Que importância tem um, dois ou três centimos para trás ou para a frente neste bolo que a GALP pudesse mexer? Tem uma importância virtualmente nula que ninguém iria notar de forma relevante...
Mas se estás muito preocupado com o peso do custo dos produtos petrolíferos, então talvez seja preferível atentar no lucro de 50 e 70 centimos que o Estado tem e que representa cerca de 50% do preço.
Aí a margem de manobra é grande. Só uma sugestão...
O imposto que o estado absorve dos combustíveis é, também, exagerado, mas quanto a isso pouco há a fazer...
Quer dizer, há muito a fazer em meia duzia de centimos que é a margem líquida da GALP. Mas não há muito a fazer na 10 vezes maior margem líquida do Estado?
Ponto de vista curioso!
O dono da empresa deve responder aos accionistas, mas a empresa surgiu em primeiro lugar para o consumidor.
Sim, a GALP é uma multinacional. Não pedia que praticasse preços ao nível de algumas bombas. Pedia apenas que respeitassem as subidas e descidas dos produtos petrolíferos. Pedia que não utilizassem publicidade enganosa quando dizem que a gasolina dos outros é pior, quando esta vem da refinaria deles.
Felizmente para mim, existem outras opções de consumo. Para mim, e para os portugueses, visto que já há algum tempo 30% do mercado estava conquistado pelas gasolineiras de preços mais baixos. Talvez agora o número seja ainda maior.
Já agora, acho piada quando aqui neste fórum, no tópico da GALP, surgem pessoas contentes pelo preço do petróleo estar a subir, logo as acções da GALP vão subir. Acho isso incrível. Será que essas pessoas não andam de carro?
Sim, a GALP é uma multinacional. Não pedia que praticasse preços ao nível de algumas bombas. Pedia apenas que respeitassem as subidas e descidas dos produtos petrolíferos. Pedia que não utilizassem publicidade enganosa quando dizem que a gasolina dos outros é pior, quando esta vem da refinaria deles.
Felizmente para mim, existem outras opções de consumo. Para mim, e para os portugueses, visto que já há algum tempo 30% do mercado estava conquistado pelas gasolineiras de preços mais baixos. Talvez agora o número seja ainda maior.
Já agora, acho piada quando aqui neste fórum, no tópico da GALP, surgem pessoas contentes pelo preço do petróleo estar a subir, logo as acções da GALP vão subir. Acho isso incrível. Será que essas pessoas não andam de carro?

Appa Escreveu:A Galp, sabendo que é a empresa que rege a variação dos preços em Portugal, e sabendo que Portugal é dos países mais pobres da união europeia, deveria ter uma actuação mais nobre no mercado.
O que entendes por actuação nobre? Será reduzir os preços de tal forma que não tenha qualquer lucro?
Ou será que consideras poder definir quais devem ser os lucros da Galp?
Appa Escreveu:Porque demorar a descer os preços quando o crude desce e subir logo que o crude sobe
Podes apresentar números que sustentem esta tua afirmação?
Appa Escreveu:é algo que demonstra bem que é uma empresa que luta pouco pelos interesses de quem mais precisa de utilizar os produtos petrolíferos, e que se preocupa pouco com a fatia mensal que os combustíveis representam no salário de grande parte da nossa população.
As pessoas gastam dinheiro em combustíveis porque querem. Conforme já referi à saciedade noutros posts, existem múltiplas alternativas, desde ir de táxi ou de transportes colectivos até fazer uma "vaquinha" com familiares, colegas ou vizinhos.
A maioria não quer abdicar da sua autonomia e é livre de o fazer. É um opção legítima. Mas isso tem um preço.
Appa Escreveu:Claro que a Golp pratica os preços que quer. Felizmente que há quem pratique preços mais baixos.
Já agora gostava de saber com que marca de combustível abasteces.
Appa Escreveu:O imposto que o estado absorve dos combustíveis é, também, exagerado, mas quanto a isso pouco há a fazer...
Não posso concordar contigo.
É precisamente aqui que o povo se pode manifestar, nomeadamente através do voto. Quem acha que isto é uma questão de interesse nacional, pode sempre votar em forças políticas que se comprometam a baixar a carga fiscal sobre o combustível.
Appa Escreveu:Boa tarde
Marco António, de facto os supermercados praticam preços mais baixos porque o fazem obtendo margens de lucro marginais, utilizando essa publicidade para a sua actividade principal, como bem referiste.
No entanto, existem outras bombas low-cost, que estão separadas do negócio de retalho, e que praticam preços igualmente baratos. Ecobrent, Socrabine, Prio, entre muitas outras, fazem lucros marginais, contando com um maior volume de vendas, não tendo qualquer relação directa com os supermercados.
Sim, há outras bombas, as tais a que chamas low-cost e já estão mais ou menos referidas no meu post. No primeiro ponto eu dividi em 3 grupos: "Podemos estar a falar de uma GALP ou de uma BP que cobrem o país todo com postos, podemos estar a falar de postos familiares ou de empresas mais pequenas que só estão presentes em determinados locais e podemos estar a falar de hipermercados que vendem o combustível com lucro virtualmente nulo."
Appa Escreveu:Se a GALP é que refina? Isso não é relevante para o consumidor. É totalmente irrelevante.
E para a GALP ou para BP é irrelevante o que o consumidor acha que a GALP ou a BP deveriam ser (não é totalmente irrelevante mas o problema não está aqui, está no teu texto que é irrealista).
Se estivermos a falar do accionista, nesse caso já é bem mais relevante. A empresa, em teoria, situa-se no mercado da forma que o dono da empresa quer e não da forma que o consumidor (cliente) gostaria.
Appa Escreveu:O que interessa ao consumidor é pagar menos, (...)
Aqui estás a ser bastante redutor na forma como colocas a questão. Sw realmente o que interessasse ao consumidor fosse pagar menos, então ninguém abasteceria na GALP ou na BP (ou pelo menos abasteceriam bastante menos).
O que não é verdade e contraria a tua premissa simples. Temos - e já foram dados vários exemplos aqui no forum - bombas com preços mais baixos relativamente próximas de bombas com preços mais altos e ambas vendem. Por vezes a mais cara vende mais até!
A tua abordagem é irrealista: o preço não é o único factor de escolha e mal eu comece a elaborar sobre o assunto tornar-se-á evidente para ti que não é, estou certo. Há clientes/consumidores que procuram o mais barato. Mas nem sempre e nem todos os consumidores têm essa preocupação como principal ou única: há clientes que o que querem é uma bomba acessível (não querem andar mais 500m ou 1Km ou 3Km para abastecer numa bomba); há clientes que o que querem é uma bomba onde abasteçam rápido (e não uma onde tenham de estar numa fila com 10 carros); há clientes que querem uma bomba onde possam tomar um cafezinho e/ou consumir outras coisas; há até clientes que o que querem é uma bomba para abastecer o carro e tudo o resto é irrelevante (por exemplo, pouco interessa numa autoestrada para a maior parte dos consumidores qual é a marca da bomba ou as caracteristicas da bomba ou o preço... o importante é que exista uma... por vezes até chegamos a pensar "espero bem que haja uma bomba nos proximos 30Km"... tu neste momento não queres saber do preço, o que queres é que ela "exista").
O que podemos dizer é que "todos" gostariam de pagar menos. O que é um pouco diferente e pouco importante (aplicando-se a praticamente tudo).
Agora, o que o cliente quer realmente, aquilo que para ele é prioritário varia consideravelmente quer de individuo para individuo quer até de momento para momento.
Appa Escreveu: e se há bombas que o conseguem
O que umas conseguem estando num mercado de uma forma, actuando de uma forma e tendo determinadas ambições é pouco ou nada relevante face ao que outras pretendem, como pretendem estar no mercado e o que pretendem fazer nesse mercado.
Appa Escreveu:(já referi algumas que não estão ligadas ao negócio retalhista) então a GALP também o poderia conseguir, houvesse vontade.
Sim, se a GALP quisesse ser uma lowcost provavelmente conseguia. E tinha de o fazer ou então não era uma lowcost...
Mas se estás a dizer que a GALP se quisesse poderia ser ao mesmo tempo uma multinacional que faz tudo o que faz (porque assim entende que deve e é preciso fazer) e ao mesmo tempo ser uma lowcost, talvez estejas a perder tempo a escrever neste forum porque temos aí por certo um milagre económico que muita empresa deve estar interessada em explorar. Digo eu!
Elias Escreveu:Appa Escreveu:O que interessa ao consumidor é pagar menos, e se há bombas que o conseguem (já referi algumas que não estão ligadas ao negócio retalhista) então a GALP também o poderia conseguir, houvesse vontade.
Appa mas porque é que a Galp haveria de baixar os preços?
Confesso que não entendo esta cruzada no sentido de pressionar a Galp a baixar os preços. Já todos sabemos que é mais barato nos hipermercados, por isso quem quiser ir aos hipers é livre de o fazer. Porque é que a Galp não pode praticar o preço que quer?
Boas Elias
A Galp, sabendo que é a empresa que rege a variação dos preços em Portugal, e sabendo que Portugal é dos países mais pobres da união europeia, deveria ter uma actuação mais nobre no mercado. Porque demorar a descer os preços quando o crude desce e subir logo que o crude sobe, é algo que demonstra bem que é uma empresa que luta pouco pelos interesses de quem mais precisa de utilizar os produtos petrolíferos, e que se preocupa pouco com a fatia mensal que os combustíveis representam no salário de grande parte da nossa população.
Claro que a Golp pratica os preços que quer. Felizmente que há quem pratique preços mais baixos.
O imposto que o estado absorve dos combustíveis é, também, exagerado, mas quanto a isso pouco há a fazer...
Quem está ligado: