Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Por que não descem as Bolsas?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por madoff » 16/7/2009 14:23

Caro Ulisses,
O que eu mais quero é que as bolsa subam, para acções que tenho, com valorizações estre os 100% e os 140% subam ainda mais.

Eu fui do que comprou com convicção, quando todos acreditavam na desgraça.

O que me custa é ver como é possível em APENAS 3 meses, os lucros serem os maiores de SEMPRE.

É o mesmo que uma pessoa hoje sofrer de um terrivel cancro, estar mal, ter febre e não se levantar, e 1 semana depois ganha a maratona dos Jogos Olimpicos, com record absoluto.

O que eu quero dizer, é que isto não tem credibilidade nunhuma.Que os ~resultados estão manipulados.

Observe que eu já postei ontem e afirmei que esta semana os resultados dos bancos dos EUA seriam astronomicos...e está a ser mesmo isso.

Creio que o Ulisses conhece bem os mercados para SABER que num periodo de BAIXA liquidez, é IMPOSSÍVEL grandes ganhos nas comissões de bolsa.E é esta a justificação ?

Isto é andar-se a gozar com os mercados e com os pequenos investidores (que somos todos nós).
Ulisses Pereira Escreveu:madoff, por essa lógica os mercados sempre foram manipulados e não foi por isso que as Bolsas não cairam...

Razão, belo post.

Beijos e abraços,
Ulisses

Registado: 12/5/2009 23:07

por Ulisses Pereira » 16/7/2009 13:58

madoff, por essa lógica os mercados sempre foram manipulados e não foi por isso que as Bolsas não cairam...

Razão, belo post.

Beijos e abraços,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por madoff » 16/7/2009 13:33

as bolsa não vão descer, porque os mercados estão manipulados.

Eu estou longo (mas coberto), por isso até quero que vá para cima !, mas acho vergonhosos um banco ter resultados esperados de 5c por acção e apresenta 28c.

Peço desculpa, mas com empresas como a NOKIA com os resultados que apresentou (a a SUN), acho que realmente estes valores estão totalmente manipulados e sem qualquer credibilidade.

Leva a perguntar, onde afinal está a crise ?

Nas nossas cabeças ?

Registado: 12/5/2009 23:07

por pepi » 16/7/2009 13:21

Razão Pura Escreveu:Se a economia e os mercados não são a mesma coisa, também não são assim tão diferentes, É uma questão de timmings, de perspectivas e de expectativas. As expectativas sobre os factos surgem primeiro que os factos em si.
Os mercados gerem expectativas. A economia são factos.
Quando se houve muita gente a pender para o mesmo lado isso chama-se ruído da multidão. Só significa que a mesma informação já chegou ao maior numero de pessoas possível. A probalidade de já estar outdated é muito grande.

Boa praia pessoal!

R.P.

Excelente síntese, parabens!

Registado: 17/3/2009 14:43

por Razao_Pura » 16/7/2009 13:06

Bom Dia,

Porque não descem as Bolsas?
É simples, porque já desceram muito.
Podem sempre descer mais, é bem verdade. Mas o SP p.e. perdeu mais de metade do seu valor em ano e meio (Out 2007 - 1576 pts, Mar 2009 - 666 pts.). O Nasdaq Composite perdeu muito mais de metade do seu valor no mesmo período (Out 2007 - 2.861 pts; Mar 2009 - 1.265 pts).

Porque não sobem as bolsa?
Porque a situação da economia ainda não é de retoma.
Enquanto não houver sinais significativos de retoma económica a nível global, não vamos ter grandes rallies dos touros. Para já recuperámos alguma coisa (300 pts no SP, 600 pts no NAS)e estamos a lateralizar há 3 meses com perspectivas de continuar "até vir a mulher da fava rica".
Vamos aguardando até vir um acontecimento que despolete expectativas positivas.

Se a economia e os mercados não são a mesma coisa, também não são assim tão diferentes, É uma questão de timmings, de perspectivas e de expectativas. As expectativas sobre os factos surgem primeiro que os factos em si.
Os mercados gerem (de gerir) expectativas. A economia são factos.
Quando se ouve muita gente a pender para o mesmo lado isso chama-se ruído da multidão. Só significa que a mesma informação já chegou ao maior numero de pessoas possível. A probalidade de já estar outdated é muito grande.

Boa praia pessoal!

R.P.
(editei um verbo, sorry, lol)
Editado pela última vez por Razao_Pura em 16/7/2009 15:58, num total de 1 vez.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por djovarius » 16/7/2009 13:05

Boa tarde,

Até podem surgir novos sinais de crise financeira sem que isso impeça os ativos financeiros de subir.

Como já aqui referi milhões de vezes, o medo de uma recessão deflacionista pode aprofundar-se nos próximos meses, pelo que o mercado vai acreditar que as autoridades vão puxar a liquidez a níveis extremos com novos programas de incentivos à economia.
E o aumento da liquidez (e juros baixos) é, historicamente, amigo dos ativos de risco.

Nada de novo a Oeste :roll: :roll:
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por bestbland » 16/7/2009 12:55

concordo plenamente, já ontem tinha referido dessa subida anunciada pelo ulisses.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por Ulisses Pereira » 16/7/2009 12:54

Agora, uma qestão: no momento actual, o potencial de vendedores não pode crescer por via de mudança de posição dos muitos que compraram recentemente, que têm mais valias potenciais e que não vislumbram subidas idênticas às que ocorreram recentemente ou que receiam que isto inverta?

crg, essa é uma bela questão. Pessoalmente, a minha convicção é que a consolidação dos últimos 2 meses tem muito a ver com muitos desses investidores que tiveram mais valias fortes nos 2 meses anteriores a fugirem mal viram sinal de que a subida tinha terminado.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por LTCM » 16/7/2009 12:54

luis.live Escreveu:Nao deixa de ser estranho que um artigo tao interessante, nao tenha tido até ao momento qualquer comentário!!!! :)

do melhor que já li nestes meses que levo de caldeirao!!!

Se calhar é porque o Ulisses, e outros, já fizeram este tipo de análise aí umas 189 vezes.
Não é nada de novo, mas parece que é a verdade que as pessoas não querem ouvir (ler). :roll:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por artista_ » 16/7/2009 12:36

The Mechanic Escreveu:Eu ainda tenho presente o artigo "A subida em que ninguém acredita" e lembro-me que na altura , pensei pra comigo ( pra quem havia de ser?!) : " este gajo, estar aqui no Forum a apresentar uma posição destas , nesta altura...é de macho. Este gajo têm-nos do tamanho daquelas cenas que batem no interior dos sinos das igrejas ! "

E depois, quando se confirmou o cenário apontado, confesso que fiquei muito bem impressionado pela capacidade de analise deste rapaz de Aveiro . Já o tinha na maior das contas como Analista tecnico , mas este artigo..."dazzled me" .

Mais do que visão, os artigos do Ulisses tem algo muito importante que a maior parte das pessoas não partilha , mas que se fazem antes pagar muito bem : a experiencia de saber feita . A Experiencia que temos no nosso trabalho ,mede muitas vezes o valor que temos como profissionais , em qualquer campo .E a Experiencia que o Ulisses aqui partilha nestes artigos, tem muito valor ( que se traduz muitas vezes não só em aprendizagem, mas tambem em dinheiro, real ).
Pelo menos, pra mim .

Subscrevo na integra...

Abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Nathan » 16/7/2009 12:21

Midas, vê lá se vens cá ler isto :lol:

Registado: 7/5/2009 9:33

Re: Por que não descem as Bolsas?

por Quico » 16/7/2009 11:57

Ulisses Pereira Escreveu:Quando eu, tantas vezes, digo que Economia é uma coisa e Bolsa é outra, (...)

E quantas vezes é será necessário repetir isso?! :roll:
Eu já desisti (pelo menos aqui no fórum).
Mas parece que a credibilidade dos participantes cresce na medida em que postem artigos kilométricos sobre o estado da economia (de preferência em inglês, para impressionar...)... Que se há-de fazer?!

Abraço. :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por The Mechanic » 16/7/2009 11:51

Eu ainda tenho presente o artigo "A subida em que ninguém acredita" e lembro-me que na altura , pensei pra comigo ( pra quem havia de ser?!) : " este gajo, estar aqui no Forum a apresentar uma posição destas , nesta altura...é de macho. Este gajo têm-nos do tamanho daquelas cenas que batem no interior dos sinos das igrejas ! "

E depois, quando se confirmou o cenário apontado, confesso que fiquei muito bem impressionado pela capacidade de analise deste rapaz de Aveiro . Já o tinha na maior das contas como Analista tecnico , mas este artigo..."dazzled me" .

Mais do que visão, os artigos do Ulisses tem algo muito importante que a maior parte das pessoas não partilha , mas que se fazem antes pagar muito bem : a experiencia de saber feita . A Experiencia que temos no nosso trabalho ,mede muitas vezes o valor que temos como profissionais , em qualquer campo .E a Experiencia que o Ulisses aqui partilha nestes artigos, tem muito valor ( que se traduz muitas vezes não só em aprendizagem, mas tambem em dinheiro, real ).
Pelo menos, pra mim .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por crg » 16/7/2009 11:34

Bom dia, Ulisses,

Ninguém duvidará que, no início de Março deste ano, todos os que queriam vender e fugir do mercado por causa da crise o terão feito.

Depois, nestes últimos 4 meses, os mercados subiram "bastante", mais do que muita gente suporia. Ou seja, neste período de tempo, suponho que muitos terão regressado às compras, atraídos pela dimensão das subidas, bem como pela ideia de que o fundo terá sido feito.

Agora, uma qestão: no momento actual, o potencial de vendedores não pode crescer por via de mudança de posição dos muitos que compraram recentemente, que têm mais valias potenciais e que não vislumbram subidas idênticas às que ocorreram recentemente ou que receiam que isto inverta?

Um abraço.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”

Registado: 29/11/2007 2:45

por bp1511 » 16/7/2009 11:32

Então vamos manter o cepticismo e a descrença e entramos longo, mas não dizemos a ninguem. :lol: :lol: :lol:

O problema agora é saber até que ponto a economia real aguenta uma subida dos mercados, principalmente das commodities, é que o continuar das subidas criará niveis de inflação elevados e por consequencia aumento dos juros.

Teremos tudo ao mesmo tempo, desemprego, inflação e altos juros.

No curto prazo até posso acreditar em subidas a médio e a longo prazo, nem pensar.

Registado: 29/11/2007 2:19

por tigstav » 16/7/2009 11:32

Na verdade nem comentei porque concordo plenamente com o Ulisses.
Só tenho pena de não podermos desfrutar do artigo completo.
É impressionante a capacidade humana de só olhar para o que lhe convém. Felizmente há pessoas com capacidade de se distanciarem e fazerem uma analise mais lúcida da actualidade.

Um agbraço

Registado: 15/1/2008 17:50

descer das bolsas

por Clinico » 16/7/2009 11:27

O mais curioso é que mesmo aqui, no Caldeirão, e com tópicos tão fortes como os dos novos mínimos a caminho, a maoiria dos participantes NÃO acredita em novos mínimos.
Que a bolsa corrija de vez em quando, é óbvio! que caia ao desbarato,dúvido muito. Já muitos tem postado aqui, que as correcções do mercado são para aproveitar e entrar nos títulos.
A não ser que Outubro mantenha a tradição de ser o mês dos crashes :lol: :lol: vejo uma viagem com alguma turbulencia mas sem susto no avião...

Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por luis.live » 16/7/2009 11:24

Nao deixa de ser estranho que um artigo tao interessante, nao tenha tido até ao momento qualquer comentário!!!! :)

do melhor que já li nestes meses que levo de caldeirao!!!
Sou do SL BENFICA com muito orgulho...

Registado: 29/11/2007 9:55

Por que não descem as Bolsas?

por Ulisses Pereira » 16/7/2009 11:01

Porque não descem as Bolsas?

Era este o título de uma análise vídeo que tinha gravado na Segunda-feira à noite para publicar no dia seguinte. Além deste tema, analisava várias acções mas questões que me ultrapassam (e ao Negocios também) impediram que essa análise fosse e venha a ser publicada.

Mas achei que era interessante, deixando as análises das acções de lado, voltar a pegar no tema e em 4 ou 5 linhas, dar a minha visão sobre o tema.

Seja qual for o nosso ângulo de visão, os principais mercados mundiais não caem há 4 meses. Depois de dois meses de subida fortíssimas em Março e Abril, nos últimos 2 meses, os principais índices mundiais têm andado de lado.

Ao longo destes 4 meses em que os mercados não cairam, continuo a ler por todo o lado opiniões que não faz sentido os mercados subirem, que o estado deplorável das Economias, só devia estar a fazer os mercados afundarem-se, etc...

O que as pessoas, uma vez mais, se esquecem, é que é a relação entre os compradores e os vendedores que faz os mercados se moverem. E eu tenho poucas dúvidas que, em Março deste ano, já todos os que queriam vender e fugir do mercado por causa da crise já o tinham feito. Foi, aliás, isso, que nessa altura me fez escrever o polémico artigo "A subida em que ninguém acredita" (http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ght=subida) em que o consenso de que o mercado não podia subir, facilmente fazia crer que iria acontecer exactamente o inverso.

Aquilo que tenho dito nos últimos meses, mantenho. Enquanto o nível de cepticismo e de descrença em relação ao mercado se mantiver em níveis tão elevados, é difícil os mercados cairem bem. Enquanto não voltar a esperança, o optimismo e a crença de que os mercados vão subir, continuarão a faltar nos mercados as mãos fracas para vender as acções e as fazerem cair ao primeiro abanão.

Quando eu, tantas vezes, digo que Economia é uma coisa e Bolsa é outra, é a este género de relações que me refiro. Porque obviamente que sei que a primeira é a base da segunda.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, malakas, niceboy e 26 visitantes