Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pedido de esclarecimento, sobre gestores de carteiras

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Adrox » 9/7/2009 1:43

RiscoCalculado Escreveu:
Outra coisa, daqueles fundos que vi do BPI, Portugal, Brasil, Europa Crescimento etc,... A maior parte tinha uma clausula a dizer que em qualquer momento a % minima do capital em acções era tipo 40%, 50% ou mesmo 60%.

Isto faz sentido na cabeça de alguem?
Está o mercado em Bear Market e os homens estão com 50% em acções? Mas são Kamikazes? (...)

Para alem daquilo que a Pata já disse que resume o fundamental, só mais algumas ideias:

A nível de investidores institucionais é claro que isto não pode ser assim , sob o risco de o já de si volátil mercado se transformar em bomba nuclear. Em ultima análise alguem tem sempre que deter as acções existentes em circulação. E os institucionais são os agentes previligiados para tal. A sua acção deve reger-se pelos fundamentais e não por análise técnica. E quanto mais barato for o preço (relativamente aos fundamentais) melhor. A lógica de pensamento não deve ser: isto está em rota descendente (tendência negativa) portanto vamos lá vender. Porque como disse anteriormente em ultima análise a tendência é fruto da acção dos agentes.

Claro que os pequenos investidores devem escolher o que é melhor para si, e podem escolher não deter fundos de acções, no entanto é natural e até saudável que os fundos tenham na sua composição uma percentagem minima de acções que foi definida aquando da sua criação.

Não concordo nada com isto, e explico-lhe porquê...
1º Se todos fizessem O QUE ERA MELHOR PARA SI: Hipotese da Eficiencia dos Mercados passava a funcionar!!

Se os investidores institucionais resolvessem shortar quando o mercado entra em Bear, ia haver shorts massivos em Janeiro de 2008.

O indice estava nos 1400, se os institucionais fizessem short até ao nivel do fundo (720), NINGUEM IRIA FAZER A MINIMA IDEIA DO QUE SE IA PASSAR. Depois do indice ir dos 1400 aos 720 em 1 mês.
Ninguem iria ter a minima noção se as acções iriam para baixo ou para cima, já que o mercado tinha AGIDO EFICIENTEMENTE, E INSTANTANEAMENTE, aos resultados das noticias.
Mais como ninguem sabia se 720 era sob ou sobre avaliado, o mercado iria ai sim ter um movimento muito parecido com o Random Walk...
Já que por exemplo se calhar o Buffet ao ver o mercado em 720 iria comprar massivamente e isso iria original uma subida, que levaria com uma "contra-resposta" imediata por parte dos Bears...

Isto é, se os Institucionais seguissem a tendencia mal ela aparecesse, deixava de haver Tendencia! Iria haver quedas e subidas +- massivas e imprevisiveis, e ai é que a AT ia toda pelo cano abaixo...
Hipotese da Eficiencia dos Mercados...

Como os institucionais gostam muito de andar a fazer delay aos movimentos não sei porquê... A AT, graças a Deus, vai sendo uma das melhores ferramentas para ganhar no Mercado.

Digo-lhe já, se eu tivesse um Banco ou um Fundo, não tinha qualquer escrupulos em identificar um Bear Market e dizer, meus amigos, o Fundo fechou durante os proximos 2 anos não vou negociar.
É claro que perdia todos os clientes, que queriam era investir em acções e ter o dinheiro na Bolsa...
Maneiras de estar na vida...

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por Adrox » 9/7/2009 1:33

Pata-Hari Escreveu:Adrox, raramente um gestor de aplicações optará por DPs como aplicações. Pode acontecer (e aconteceu este ano) mas não é o standard de escolha considerada óptima ao longo do tempo. Se quiseres garantir que isso é o que sucede e nessa proporção, deverás ser tu próprio fazer um DP na proporção do que queres e escolher para o remanescente um bom fundo de acções.

Nota que nesse caso a responsabilidade dessa alocação é tua e não fica portanto ao critério do gestor. Terás sempre X em DP e sempre Y em acções por tua escolha e até alterares essa opção de alocação.

O importante é sabermos o que queremos e, em função disso, definir a estratégia.

Então o que é normalmente escolhido como "standart" de baixo risco?

Eu não quero garantir exactamente assim.

Eu até ficava contente com kk coisa como: Bull Market 90% ou 80% de acções, ou o que eles quisessem.
Bear Market: DP's, Obrigações do Tesouro, kk coisa com baixo risco, e se quiserem uns shorts, senão quiserem, também serve.

Queria algo com uma componente muito de PRESERVAÇÃO DO CAPITAL, e investir em acções só quando fosse propicio (Bull Market).

Não há 1 iluminado nesta terra que faça um Fundo assim?

É que se não há, não me importo de fazer um fundo assim...

Cumprimentos.

por aleixon » 8/7/2009 16:16

Caro 71alves.r,
Tenho tentado resistir à tentação de não responder a este tópico porque também fui um dos apanhados por esse vírus chamado "delapidador de patrimónios", ops, perdão, gestor património (GP). Para mais, trata-se de uma empresa de antigo colega do nosso amigo Ulisses que estão instalados no Porto, e as coisas não correram nada bem, aliás, correram muito mal, por isso vou tentar transmitir apenas a minha opinião de como actuar nestas situações sem explicar o que aconteceu em concreto.

1) caso tenha alguma experiência em mercados financeiros, tem de se convencer que venha quem vier, não conseguirá fazer melhor do que se fosse o próprio a gerir;
2) nunca colocar o património sob gestão apenas numa instituição;
3) Caso não tenha experiência, não entre em produtos muito complicados, mesmo recorrendo a gestores (a maior parte ainda percebe menos do que nós e o principal papel deles na instituição é vender);
4) contacte 2 ou 3 instituições a solicitar proposta para uma aplicação do valor pretendido, referindo o prazo e o tipo de risco a que se quer expor.
5) reflicta sobre as propostas e decida.

Apenas uma dica para aplicação: dado que neste momento a remuneração dos depósitos a prazo estão uma miséria, uma boa alternativa poderá ser a subscrição de obrigações que conseguirá alcançar uma rentabilidade +- 4/5% (YTM). Pode aumentar ligeiramente o ganho mas com incremento do risco. Para além do mais, para poder aceder a este produto terá de ser bastante incisivo com quem o atender, pois a maior parte não tem conhecimento do que isto é. Também é um produto que para aceder poderá requerer montantes mais elevados de capital. É apenas uma ideia.

Espero ter ajudado,
NA

Registado: 29/11/2007 1:48

por Pata-Hari » 8/7/2009 16:11

Acho que mesmo aqui no fórum, como disse, encontrarás gente de muitas instituições. Mais uma vez, terás que investir algum tempo a entrevistar alguns bancos/instituições dirigindo já um pouco o esforço para o que procuras e para as instituições e áreas das mesmas que entrevistas.

A primeira sugestão é que fales com o teu banco e peças o que queres. Estou certa que te farão uma proposta. Se calhar o teu património nem está depositado na área mais apropriada para o que procuras.

Pelo que descreves, sugiro-te que contactes as areas de private banking da praça (BPI, BCP, BES, Santander) e que peças propostas (partindo do principio que o património anda na ordem dos 500 000 euros.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por 71alves.r » 8/7/2009 15:46

Quero desde já agradecer a todos quantos têm alimentado este tópico, que me tem ajudado a perceber algumas coisas interessantes sobre isto de entregar o nosso dinheiro a outros para que estes o possam gerir. Também sou da opinião que, sempre que possível, devemos ser nós sempre a decidir, com base nos nossos conhecimentos e no que vamos lendo e estudando por aqui. Acontece que, a minha profissão não me permite estar sempre a par o que se passa nos mercados e como tal não consigo responder em tempo útil às eventuais boas oportunidades que possam surgir.
Como tenho uma pequena empresa com algum capital disponível, possuo há cerca de 6 meses uma verba razoável, que está depositada à ordem no meu banco (Santander).
O que é mais estranho é que, apesar de ter gestor de conta, nunca este gestor me ligou a oferecer qualquer produto que eventualmente fosse interessante para poder retirar algo daquela verba que está à ordem a valer 0%.
Preciso de mudar de banco, preciso de alguém que procure os melhores produtos por mim, com base naquilo que eu definir ser o meu perfil de investidor, apesar de saber que as decisões finais serão sempre minhas. Não é isso que se espera de um gestor de carteiras???

Estou disponível para receber aconselhamento sobre Instituições e/ou pessoas que sejam bons profissionais e que estejam dispostos a trabalhar comigo.

Mais uma vez obrigado

Registado: 6/7/2009 23:53

Re: Gestores de conta

por bestbland » 8/7/2009 14:06

TIO PATINHAS Escreveu:Agradeço as palavras amigas do AlexG e do tugatuga11
Agora, caro bestblandina:
Quanto à tua dúvida "se eu teria perdido muito mais se estivesse entregue a mim mesmo", digo-te que não.
Primeiro, porque não teria corrido os riscos que me foram propostos e que aceitei, confiante no saber de um profissional.
Segundo, porque bastava o Gestor de Conta ter seguido os princípios básicos,quer do Ulisses e, de tantos outros, para ter colocado stops nas accções e vendido os Fundos atempadamente, ciente de que o Cliente o "avisava", frequentemente, de que não queria colocar em perigo as "poupanças da sua vida".
Conclusão:
Com pragmatismo, aceitei a minha quota-parte da responsabilidade e,assumi de uma forma irreversível, os prejuízos.
E, o que fez o Banco e o Gestor?
Nada.Encolheram os ombros e abandonaram-me à minha desgraça.
Moral:Nunca dependas do que não puderes controlar.
Cumprimentos,

Olha tio patinhas não devia falar nisto mas tenho um nó na minha garganta, mas o caso está a decorrer no tribunal.
Eu que tinha 7500€ numa conta onde um gestor que era gerente de uma correctora no qual não vou divulgar o nome, geria a minha carteira, como as coisas até estavam a correr bem voltei a colocar outros 7500€. Investia-se em futuros no SP com uma margem de 4000€.
Resultado: em vez de colocar os 7500€ na minha conta colocou na dele e ao telefone ia dizendo coisas totalmente falsas (saldo, operação). Os outros 7500€ que estavam na conta corrector foram perdidos. No final ele disse que um erro informatico deu origem a isso. A vontade que me deu era dar uma valente surra mas levei o caso para tribunal. Foi comprovado que o dinheiro foi metido na conta dele e que os 7500€ desapareceram sem alguem saber explicar o porque. Ele disse que ia investindo e que perdeu, e eu disse ao juiz que mesmo que tivesse perdido tinha que ter os 4000€ da margem. Como o juiz não percebe nada de bolsa, nem advogados foi uma confusão. Perdi o caso e pedi recurso. Estou a espera neste momento.
Esse gestor foi forçado a vender a cota dele e neste momento está fora da sua profissão.
Consegui colocar um mau profissional fora do mercado mas custou-me 15000€
Enfim, acreditei nele.
Mas o caso é diferente, não estava a lidar com um mau gestor mas sim com um ladrão
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por bestbland » 8/7/2009 13:49

TIO PATINHAS Escreveu:Agradeço as palavras amigas do AlexG e do tugatuga11
Quanto à tua dúvida "se eu teria perdido muito mais se estivesse entregue a mim mesmo", digo-te que não.
Primeiro, porque não teria corrido os riscos que me foram propostos e que aceitei, confiante no saber de um profissional.
Segundo, porque bastava o Gestor de Conta ter seguido os princípios básicos,quer do Ulisses e, de tantos outros, para ter colocado stops nas accções e vendido os Fundos atempadamente, ciente de que o Cliente o "avisava", frequentemente, de que não queria colocar em perigo as "poupanças da sua vida".
Conclusão:
Com pragmatismo, aceitei a minha quota-parte da responsabilidade e,assumi de uma forma irreversível, os prejuízos.
Cumprimentos,

Caro, tio patinhas, acredito que podesse ter evitado algumas perdas, mas não podemos esquecer que um bom gestor fará o seu melhor se for um bom profissional.
É importante saber quando começaram essas perdas. É logico que desde do final de 2007 os mercados mergulharam para valores muito baixos, tendo grande consequencia na desvalorização de carteiras, fundos, etc. Acredito que talvez podesse ter sido feito melhor e ai em que está a diferença no gestor, pois em como todo o ramo, há uns bons e os maus. Devia-se ter utilizado os STOP, correcto, mas o problema é que se for disparado stop a stop as perdas vão somando, e somando tudo isso no final do ano e meio é logico que as perdas tem um grande peso.
Neste ultimo ano e meio foi muito dificil alguem ter ganho na bolsa só com acções, agora quem utiliza futuros, cfd, já pode investir para os dois lados do mercado, e ai com certeza se fosse mesmo um bom gestor teria ganho.
Mas como eu digo, depois de vermos a evolução dos mercados é facil dizer devia ter feito aquilo antes.
Mas estou solidário consigo, é chato colocarmos o dinheiro e perdermos.
Há pouco li um artigo dum jornal que dizia que o problema do Portugues é de nunca falar dos momentos de glória e sim nas desgraças

Gestores de conta

por TIO PATINHAS » 8/7/2009 13:32

Agradeço as palavras amigas do AlexG e do tugatuga11
Conclusão:
Cumprimentos,

Registado: 29/11/2007 13:53

por Pata-Hari » 8/7/2009 11:10

Adrox, raramente um gestor de aplicações optará por DPs como aplicações. Pode acontecer (e aconteceu este ano) mas não é o standard de escolha considerada óptima ao longo do tempo. Se quiseres garantir que isso é o que sucede e nessa proporção, deverás ser tu próprio fazer um DP na proporção do que queres e escolher para o remanescente um bom fundo de acções.

Nota que nesse caso a responsabilidade dessa alocação é tua e não fica portanto ao critério do gestor. Terás sempre X em DP e sempre Y em acções por tua escolha e até alterares essa opção de alocação.

O importante é sabermos o que queremos e, em função disso, definir a estratégia.
Administrador Fórum

por LTCM » 8/7/2009 10:11

Adrox Escreveu:
O que eu queria era algo +- do género, investimento muito passivo:
80% Investido em acções ou Indices em Bull Market, e os restantes em DP.
E em Bear Market investido uns 30% em curto e o resto em DP...

Qual é o problema, não é capaz de aplicar o seu capital de acordo com os seus próprios critérios?

Ou seja tomar a forma de um micro fundo, mas mais flexível.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por RiscoCalculado » 8/7/2009 3:06

Outra coisa, daqueles fundos que vi do BPI, Portugal, Brasil, Europa Crescimento etc,... A maior parte tinha uma clausula a dizer que em qualquer momento a % minima do capital em acções era tipo 40%, 50% ou mesmo 60%.

Está o mercado em Bear Market e os homens estão com 50% em acções? Mas são Kamikazes? (...)

Para alem daquilo que a Pata já disse que resume o fundamental, só mais algumas ideias:

O Bear ou Bull Market não é fruto do acaso, para alem dos fundamentais da economia,
o Bear ou Bull são fruto das acções dos agentes económicos, nomeadamente os investidores institucionais têm bastante importância.
O facto de muitas vezes se pensar nos preços dos activos financeiros no momento seguinte como sendo o preço actual, mais uma variação aleatória é apenas uma conveniência. Uma aproximação que para determinadas utilizações funciona bastante bem (para outras nem tanto).
No entanto volto a repetir é apenas uma conveniência. Na realidade as variações de preços são consequência das acções dos agentes. Se todos querem vender o preço tende a cair, se todos querem comprar o preço tende a subir.
E isto é circular, ou seja os preços dependem dos fundamentais da economia, mas de certa forma os fundamentais tb dependem dos preços dos activos e da acção dos agentes.

Se todos trabalharmos e forem criadas as condições para que o emprego não seja destruido e se o investimento se mantiver a um nível elevado, então é natural que a economia prospere e que os preços dos activos sejam auto-justificados pela acção conjunta dos agentes.

Por outro lado, se baixarmos os braços e não forem tomadas as medidas para manter o emprego a um nivel elevado, e o investimento colapsar, e todos ficarmos em casa na cama então é natural que a economia colapse.

Bom, isto tudo para dizer o quê ? A nível de pequenos investidores não é muito criticável que se tente aproveitar o "jogo" e que se tente "surfar" a tendência e se negoceie com base em análise técnica e se tente identificar bulls e bears (é claro que aqui estou a assumir que a acção dos pequenos investidores é praticamente desprezável no mercado como um todo, há no entanto quem mesmo isto conteste, mas adiante).

A nível de investidores institucionais é claro que isto não pode ser assim , sob o risco de o já de si volátil mercado se transformar em bomba nuclear. Em ultima análise alguem tem sempre que deter as acções existentes em circulação. E os institucionais são os agentes previligiados para tal. A sua acção deve reger-se pelos fundamentais e não por análise técnica. E quanto mais barato for o preço (relativamente aos fundamentais) melhor. A lógica de pensamento não deve ser: isto está em rota descendente (tendência negativa) portanto vamos lá vender. Porque como disse anteriormente em ultima análise a tendência é fruto da acção dos agentes.

Claro que os pequenos investidores devem escolher o que é melhor para si, e podem escolher não deter fundos de acções, no entanto é natural e até saudável que os fundos tenham na sua composição uma percentagem minima de acções que foi definida aquando da sua criação.
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

por bestbland » 8/7/2009 1:40

TIO PATINHAS Escreveu:Boa tarde a todos,

Hoje, é a minha estreia neste Fórum, pois o tema "escalda-me" e, espero contribuir para que outros não caiam como eu.

Acontece que entreguei nas mãos de um Gestor de Carteiras de um Banco aqui mencionado, TODAS AS ECONOMIAS DE UMA VIDA, e, embora,tivesse RECOMENDADO que não podia nem queria colocar em risco o meu futuro, lá fui "assinando de cruz" todas as "recomendações" de Produtos e, afins,que me iam sendo "recomendados".

Resultado:
Fui "decapitado" de cerca de 35% do capital - aprox. 200.000 € !!!!
Hoje, continuo no Banco, NÃO quis mais "sugestões" e, vou lendo,aqui no Fórum e nalguns livros, e, vou "aguardando" o momento para entrar devagar nalgumas experiências Bolsistas.

Tio patinhas já pensaste quanto tinhas perdido se fosses tu a gerir?
È que se vermos as variações de alguns fundos são bem menores que as variações da acções, depois cada fundo tem um risco que vai de 1 a 5, conforme o risco maior o ganho ou a perda. Mas geralmente se o fundo perde é porque as bolsas perderam o seu valor.
Antes de começar esta crise vi muitos fundos com valorizações na ordem dos 65% ao ano.
Um fundo para ganhar num momento como este que passamos é muito dificil.
Não sei se há fundo com activos short ai sim havia ganhos

O problema é que muitos meteram nos fundos quando estes já estavam nos seus ultimos dias de glória.
Não sei foi esse o seu caso Tio patinhas mas ajudava a compreender

por Adrox » 7/7/2009 21:12

Pata-Hari Escreveu:Num fundo que pode ter exposição entre 10 e 50 (por exemplo), se o gestor achar que a bolsa irá cair 85%, manter-se-á com a exposição mínima. Compete-te a ti e ao teu gestor de conta ajustar a carteira com base nisso.

Existem outros fundos com maiores ou menores intervalos de variação, com perfis mais ou menos agressivos, mas a escolha acaba sempre sendo do cliente, com ajuda do gestor de conta.

Conheces por exemplo alguns fundos com estas caracteristicas:

Há muitas pessoas que não têm vida para estar de 2 em 2 meses a ver se o mercado está Bear ou Bull.

Ou que não querem aprender a diferença entre Bull e Bear.
Se eu tenho que estar a pensar se estamos em Bull ou Bear e a escolher os Fundos adequados a cada momento, para isso mais vale perder mais um bocadinho de tempo e escolho eu as acções que vou investir em vez de escolher o Fundo...

E depois ainda há outra coisa, para que é que serve um fundo BPI Portugal, BPI Brasil, BPI Europa quando não batem os respectivos indices?
O BPI poupava um dinheirão em ordeanos se substituisse algum destes fundos por Indices.
Mas claro, depois no prospecto não podia por que era um fundo gerido pelos melhores profissionais, blahal, blahaal, blablahah...

É que se formos a analisar a performance destes fundos comparados com o respectivo Indice devem estar abaixo ou ela por ela.

Andam lá 4 ou 5 gaijos a receberem €€€ para ter performance igual ao indice?
Vão mas é para casa, compra-se o Indice e poupa-se dinheiro...

Cumprimentos.

por Pata-Hari » 7/7/2009 20:52

bestblandina, há muita gente com responsabilidade de gestão de carteiras no fórum. Para quem está atento, é fácil identificar quem trabalha nessa área e quem não trabalha. O certo é que poucos dos participantes que trabalham no mercado e na gestão de activos o diz.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 7/7/2009 20:50

Adrox, no teu post há muitos temas interessantes para se pegar.

Um deles é o comentários aos produtos propostos:

Há um mês quando a minha conta no Best passou acima ai dos 9000€, recebo um mail a dizer que me foi atribuido um Financial Adviser, blahaha.
Logo de seguida recebo um mail com vários prospectos de fundos com base em Ouro, Obrigações, etc...

A função do gestor é em grande parte propor-te alternativas. Na minha opinião, é exactamente esse o seu papel. O trabalho a fazer é conjuntamente com o gestor, escolher o que melhor se adapta. Uma coisa é certa, sozinho, não vai escolher correctamente para ti. O teu input e preferências são fundamentais na escolha. A não ser que lhe peças para assinar mandato de gestão e, nesse caso, eles farão a gestão de acordo com o que ficar estipulado. Crucial notar e saber que, em parte, os bancos vão criar produtos não de modo proactivo e com novas ideias mas, por vezes, porque os clientes exprimem o desejo de adquirir certo tipo de produtos (é o caso típico dos produtos lançados no pico das euforias - são reactivos).

O teu outro comentário:

... daqueles fundos que vi do BPI, Portugal, Brasil, Europa Crescimento etc,... A maior parte tinha uma clausula a dizer que em qualquer momento a % minima do capital em acções era tipo 40%, 50% ou mesmo 60%.

Os fundos vão ter perfis diferentes que se adaptam a clientes e a situações diferentes. São exactamente como a roupa de inverno, de verão ou de meia estação. Existem, estão lá disponíveis e cumprem a sua função. O ajuste nas carteiras é feito pelos clientes em conjunto com os seus gestores e com base nas características de cada fundo. O que é preciso saber é que um dado fundo terá uma exposição aacções entre X e Y. O gestor desse fundo tem como mandato gerir o fundo com base nesse pressuposto. Num fundo com 100% de acções, mesmo que o gestor ache que a bolsa vai cair 85%, o mandato que tem é de ter acções. Num fundo que pode ter exposição entre 10 e 50 (por exemplo), se o gestor achar que a bolsa irá cair 85%, manter-se-á com a exposição mínima. Compete-te a ti e ao teu gestor de conta ajustar a carteira com base nisso.

Existem outros fundos com maiores ou menores intervalos de variação, com perfis mais ou menos agressivos, mas a escolha acaba sempre sendo do cliente, com ajuda do gestor de conta.
Administrador Fórum

por Adrox » 7/7/2009 20:09

Boa Tarde,

Vou dar a minha experiencia com dois Bancos: BPI e Best.

Tenho um pequeno capital, cerca de 8.000€.

No inicio de 2007, ainda só com conta no BPI, andei à procura de uns fundos, e como não sabia nada, fui pelos que tinham melhor rentabilidade:
Fundo BPI Portugal, meti 1000€ para experimentar deu-me cerca de 30% em 4 ou 5 meses (fim do Bull).

Passada a experiencia pensei, isto é tudo simples, em Julho toca a espalhar o dinheiro total por 3 ou 4 fundos do BPI, Brasil,BPI Europa Valor, etc...
Lembro-me que fiz os fundos pelo telefone e o operador dizer:
"Está a aproveitar a recente correcção para entrar?".
E eu sem saber do que ela estava a falar, disse, sim, sim...

Entretanto no Verão tive a sorte de comprar o livro "Ganhar em Bolsa" do Braga de Matos, em que falava de Bull e Bear Markets, etc.
E que teve o ensinamento mais precioso nos meses seguintes: "Em caso de Crash/Mini-Crash, venda imediatamente."

E assim foi, em Agosto de 2007, 1 mês depois de ter posto todo o que tinha em fundos, e depois dos crashs que aconteceram nesse mês, resgatei tudo :) Obrigado Braga de Matos, valeu umas coroas valentes :)

Nos meses seguintes houve uma breve recuperação e pensei que o movimento de Agosto tivesse sido só uma descida em Bull, e que o Bull continuava activo, perdi algum em acções nesses meses... Até que em Janeiro identifiquei o fim do Bull, e estive 1 ano/ano e meio sem negociar em acções, tudo metido em Depositos a Prazo.

Há um mês quando a minha conta no Best passou acima ai dos 9000€, recebo um mail a dizer que me foi atribuido um Financial Adviser, blahaha.
Logo de seguida recebo um mail com vários prospectos de fundos com base em Ouro, Obrigações, etc...

E recebo um telefonema do PA a perguntar se tinha visto os fundos e se escolhia algum.
Disse que de momento estava mais inclinado para os depositos a prazo e que portanto não ia subscrever nenhum...

Neste momento tenho 30% do Capital na Bolsa (que podem acompanhar neste topico: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=67362 Onde faço menos de 1 Transacção por mês) e os outros 70% em Depositos a Prazo.

Até agora não encontrei nenhum produto que se adaptasse ao meu perfil...

Será que não há ninguem que faça Fundos destes?
Estes Fundos não se vendem? Ou é por negociarem pouco? Ou por estarem sempre em DP?
É que em 2008 preferia muito mais um Fundo que tenha dado 2% que tivesse o capital todo em DP, do que aqueles que estavam cheios de acções e levaram com -50%...
Se alguem conhecer Fundos desses avise...

Cumprimentos.

Re: Pedido de esclarecimento, sobre gestores de carteiras

por mapaman » 7/7/2009 19:36

71alves.r Escreveu:Caros amigos caldeireiros. SOu um leitor assiduo deste fórum, mas nunca me registei. Tenho agora uma dúvida que certamente me podem ajudar a dissipar.
Apesar de ler atentamente muito do que aqui se escreve, ainda tenho muitas reservas, quando toca a escolher os melhores produtos financeiros. Assim sendo, gostaria que me indicassem a partir de que valores é que podemos entregar a um gestor de carteiras, para que ele possa gerir da melhor forma o meu dinheiro. Logicamente que agregada a esta dúvida vem outra, que é a seguinte: ALguem conhece um gestor em quem confie????

Muito obrigado

Olá,

existem com toda a certeza muitos gestores competentes e com vontade de dar dinheiro a ganhar aos seus clientes,pois perder dinheiro é perder clientes.

Em bull markets todos são bons e qualquer pessoa mais ou menos qualificada,tem mais valias.

Já li algures,algo do género" se o conhecimento sai caro,experimente a ignorância".

Se tiver tempo,paciência e alguma sorte no inicio,vai ver que o melhor gestor da sua carteira é voçê,senão no processo de formação vai encontrar alguem que se adeque ao seu perfil.

Seja pelo lado fundamental ou técnico têm muito por onde se iniciar(se fôr o caso),depois vai ver que a simples ideia de dar o seu dinheiro a outro para gerir desaparece,ou pelo menos, é atenuada.

espero ter ajudado.

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por tugatuga11 » 7/7/2009 19:13

Lamento a tua situação Tio Patinhas.
Nem que um gestor me garantisse 15% ao ano eu entregava o meu dinheiro...
Tenham muita experiência de mercado, vontade em ganhar aos poucos, vontade em aprender, leiam muito, naveguem por este e por outros foruns, simulem negócios/trades em contas demo, aprendam a perder e a ganhar e um dia são autonomos a gerir o vosso dinheiro...SEJAM DISCIPLINADOS, tenham uma estratégia delineada e depois verão o resultado.
Abraço e bons trades.

Registado: 27/4/2009 19:07

por AlexG » 7/7/2009 19:04

Tio Patinhas,

Pelo que já li, o tema pode não ser o mais interessante aqui para este forum.
Porque quis evitar que acontecesse ao 71Alves.r o mesmo que te aconteceu a ti é que eu me registei hoje e escrevi (pela primeira vez) a mensagem que escrevi.
Temo ter más notícias para ti: o dinheiro que perdeste pode ser muito difícil de recuperar! Mas pior ainda é, penso eu, se pensares que o podes recuperar rapidamente com uma atitude muito agressiva!

Vai com calma ...

Registado: 7/7/2009 15:11

Gestores de conta

por TIO PATINHAS » 7/7/2009 18:51

Boa tarde a todos,

Hoje, é a minha estreia neste Fórum, pois o tema "escalda-me" e, espero contribuir para que outros não caiam como eu.

Acontece que entreguei nas mãos de um Gestor de Carteiras de um Banco aqui mencionado, TODAS AS ECONOMIAS DE UMA VIDA, e, embora,tivesse RECOMENDADO que não podia nem queria colocar em risco o meu futuro, lá fui "assinando de cruz" todas as "recomendações" de Produtos e, afins,que me iam sendo "recomendados".

Resultado:
Fui "decapitado" de cerca de 35% do capital - aprox. 200.000 € !!!!
Hoje, continuo no Banco, NÃO quis mais "sugestões" e, vou lendo,aqui no Fórum e nalguns livros, e, vou "aguardando" o momento para entrar devagar nalgumas experiências Bolsistas.

Registado: 29/11/2007 13:53

por bestbland » 7/7/2009 18:08

Ulisses Pereira Escreveu:o bestblandina também sabe mas deve ter-se esquecido :roll: . Não intervi no tópico porque não creio que seja o género de coisas sobre as quais deva falar publicamente.

Um abraço,
Ulisses

Esperava pela tua resposta, mas realmente não é no forum que se deve falar sobre este tema

por bestbland » 7/7/2009 18:06

Ulisses Pereira Escreveu:o bestblandina também sabe mas deve ter-se esquecido :roll: . Não intervi no tópico porque não creio que seja o género de coisas sobre as quais deva falar publicamente.

Um abraço,
Ulisses

tens razão ulisses.

por Ulisses Pereira » 7/7/2009 18:04

o bestblandina também sabe mas deve ter-se esquecido :roll: . Não intervi no tópico porque não creio que seja o género de coisas sobre as quais deva falar publicamente.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por AikyFriu » 7/7/2009 18:01

bestblandina Escreveu:alguem aqui no forum faz gestão de carteiras pessoais ?

Pensei que toda a gente do forun soubesse que a prifissão do Ulisses é de gestor de carteiras...

Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por AlexG » 7/7/2009 17:30

Pata-Hari,

Concordo contigo na generalidade. Infelizmente a minha experiência, e é apenas a minha experiência, foi muito má com o Best no que diz respeito a aconselhamento.
Nota que eu continuo com a conta lá e continuo a movimentá-la bastante.
Ficam no entanto as perguntas:
- Fundos em vez de acções "avulso";
- Obrigações;
- Composição da carteira (que percentagem de cada tipo de activo);

Ficam para depois os detalhes:
- que fundos / Obrigações / acções;

Alex

Registado: 7/7/2009 15:11

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, malakas, niceboy e 26 visitantes