Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

João Rendeiro porque não é preso ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 3/6/2009 20:07

Elias, o capital ser garantido não tem nada de mal. A questão é entender como é garantido (como é montado) e a capacidade da entidade de o garantir. Nota que todos estruturados têm capital garantido ou parcialmente garantido. Isso não tem nada de anormal.

PVG, retorno absoluto não é sinónimo de sem risco. Em lado algum. Normalmente referem-se a estratégias que tentam ganhar em todas as condições de mercado, é isso que significa a expressão quando aplicada a produtos financeiros.

Estes comentários reforçam a mesma ideia: é necessário entender o que as coisas significam e o que se compra. Se podemos dedicar-nos 3 horas a escolher um fogão, podemos certamente dedicar umas belas horas a entender onde metemos o nosso dinheiro, não?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por pvg80713 » 3/6/2009 18:24

Elias Escreveu:Eu ouvi não há muito tempo que um grande banco da nossa praça (não tenho a certeza mas acho que era o BCP) estava a comercializar uns produtos de capital garantido. Contudo, o capital só é garantido no final do prazo, que no caso eram 8 anos, ou seja o cliente não pode reclamar o capital a meio do prazo.

Não sei se seria o caso nos fundos do BPP (se calhar, nem os clientes sabiam :roll:)

o que é que produtos de Capital Garantido teem que ver com o caso ?

o problema é esse mesmo ! a burla é essa mesmo !

o BPP chamou a um produto de risco, Retorno Absoluto !

mas não era assim que estava criado, era um produto de Risco encapotado. com um nome seguro, mas lendo os detalhes via-se logo que era investimento com ........ baixo risco........ que neste caso não foi.

Registado: 19/4/2005 11:11

por Elias » 3/6/2009 18:16

Eu ouvi não há muito tempo que um grande banco da nossa praça (não tenho a certeza mas acho que era o BCP) estava a comercializar uns produtos de capital garantido. Contudo, o capital só é garantido no final do prazo, que no caso eram 8 anos, ou seja o cliente não pode reclamar o capital a meio do prazo.

Não sei se seria o caso nos fundos do BPP (se calhar, nem os clientes sabiam :roll:)

Registado: 5/11/2002 12:21

por artista_ » 3/6/2009 18:12

SirPatrickBateman Escreveu:o maior problema é mesmo esse...

os clientes dizem que as aplicações eram de capital garantido, mas no entanto não eram. A "burla" foi essa.... foi vender um produto tipo D.P., que afinal era um investimento de risco muito maior...

Agora a "malta" quer o seu dinheiro, mas admira-se de que afinal não tinham o dinheiro aplicado em algo que seja abrangido pelo tal fundo de segurança...

Em que ficamos? Eram D.P.'s, ou eram fundos de investimento?

O problema é que alguns casos nem disso se trata, ou seja, há clientes que têm produtos de retorno garantido, isso já foi confirmado, mas não há dinheiro para lhes pagar porque o banco usou o dinheiro de uma forma que não estaria "autorizado" a fazê-lo... posso estar enganado mas penso que há muitos casos destes!?

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por pvg80713 » 3/6/2009 18:12

SirPatrickBateman Escreveu:o maior problema é mesmo esse...

os clientes dizem que as aplicações eram de capital garantido, mas no entanto não eram. A "burla" foi essa.... foi vender um produto tipo D.P., que afinal era um investimento de risco muito maior...

Agora a "malta" quer o seu dinheiro, mas admira-se de que afinal não tinham o dinheiro aplicado em algo que seja abrangido pelo tal fundo de segurança...

eram fundos de investimento !

se forem ao site do banco www.bpp.pt
o que se le é que os produtos de Retorno Absoluto teem um "grau elevado de segurança" !
isto é o que está escrito sobre estes produtos de Retorno Absoluto !
grau elevado de segurança... está escrito por eles .
se depois nos balcões disseram outras coisas volta a ser problema do BPP.

Acredito sinceramente que muitos clientes foram burlados e nem leram nada disto.

Mas o produto era claramente de investimento e não seguro.

por SirPatrickBateman » 3/6/2009 18:03

o maior problema é mesmo esse...

Registado: 6/11/2002 16:28

por pvg80713 » 3/6/2009 17:55

o presidente da CMVM, não disse que o BPP tinha semelhanças com o caso Madoff ??????

disse ou não disse ?

sim, depois emendou e tal... mas disse. e ele deve saber mais que nós.
vamos esperar, porque agora até Setembro ainda conseguem calar muita gente, mas depois de haver decisão vamos certamente saber mais detalhes.

por artista_ » 3/6/2009 16:47

Eu também estou longe de conhecer bem este processo, mas segundo o que sei alguns casos são depósitos a prazo e esses deviam estar garantidos, a mim não me passa pela cabeça que o dinheiro que tenho no MillenniumBCP ou na CGD possa deixar de ser meu se os bancos falirem... enfim mas posso estar enganado, queres ver que vou mudar de colchão?! :mrgreen:

Depois há a questão da diferença de tratamento entre o BPP e o BPN, no caso em que há arguidos procedeu-se a uma nacionalização, no outro não há arguidos mas o governo não assume nada e parece até estar a esconder-se à espera que aquilo se resolva, sabe-se lá como?!

A idéia que tenho é que o estado gastava bem menos se garantisse apenas os depósitos e as aplicações de retorno garantido tanto no BPN como no BPP, do que nacionalizando o BPN... assim está a gastar mais e a ser completamente injusto, parece que "uns são filhos outros enteados"!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por EALM » 3/6/2009 16:42

Há 2 coisas que não percebo:

- No caso de DP's ou equiparáveis, por que é que ainda não foi accionada a famosa garantia ? Fosse ela de 25k€ ou 100k€ não consigo perceber. Afinal existe ou não existe ? Podemos acreditar no nosso sistema e ministro das finanças ou não ? Em que é que ficamos ?

- No caso dos produtos que não são depósitos ou equiparáveis a depósitos, ou seja, títulos - sejam eles acções, fundos, obrigações por que é que não entregam esses títulos às pessoas ? Valem o que valem nesta altura, as pessoas correram riscos nestes casos, mas a meu ver, são na mesma "donos" desses títulos, a valer obviamente o que valem hoje. Na MHO as pessoas deviam ficar com esses títulos com a cotação, digamos, da data de insolvência do BPP, ou qualquer coisa assim parecida.

Afinal onde é que está a confusão ?
Desculpem ser tão somplista... mas sempre achei que

a) num DP corro riscos se o valor for acima da garantia bancária vigente

b) num produto tipo accção/obrigação/ fundo corro o risco de desvalorização na data em que pretendo resgatar

Estarei a ser demasiado simplista ? E mesmo que esteja, não é isto o principal raciocínio de qualquer modo ?

Registado: 1/5/2008 2:21

por Elias » 3/6/2009 16:39

mais_um Escreveu:Esse é um dos aspectos que deve ser esclarecido, se o dinheiro foi investido onde o banco disse que ia investir, pelo que tenho lido na comunicação social (vale o que vale) o dinheiro dos clients foi investido em obrigações, fundos e acções, que agora tem um valor bastante inferior ao inicial, ainda não li ou ouvi falar em dinheiro desaparecido.

Como sabes, mesmo um deposito a prazo tem riscos, tem capital garantido SE o banco não for à falência, vejam o caso da GM, quem tem obrigações da GM arrisca-se a ver reduzido em 90% o valor investido e não há crime. Um dos bancos que tem capital investido na GM é o Deutsch Bank.

Já agora é bom lembrar que uma situação diferente é a dos Fundos de Pensões que, por lei, são patrimónios autónomos, isto é, pertencem a quem lá colocou o dinheiro e este está salvaguardado mesmo que o banco (ou a entidade gestora) vá à falência.

por mais_um » 3/6/2009 16:29

artista Escreveu:
mais_um Escreveu:O BPP até agora é um caso de investimento em produtos de risco (ou não), se o banco não tem capacidade para devolver o dinheiro investido abre falência, para mim era isso que já deveria ter sido feito.

E se isso aconteceu houve pelo menos o crime de apropriação ilícita dos capitais dos clientes, e ainda não se falou em crime nenhum no caso do BPP, parece que o dinheiro desapareceu "por obra e graça do espirito santo"... digo eu que percebo pouco disto, mas neste caso os santos serão poucos!

abraços

artista

Esse é um dos aspectos que deve ser esclarecido, se o dinheiro foi investido onde o banco disse que ia investir, pelo que tenho lido na comunicação social (vale o que vale) o dinheiro dos clients foi investido em obrigações, fundos e acções, que agora tem um valor bastante inferior ao inicial, ainda não li ou ouvi falar em dinheiro desaparecido.

Como sabes, mesmo um deposito a prazo tem riscos, tem capital garantido SE o banco não for à falência, vejam o caso da GM, quem tem obrigações da GM arrisca-se a ver reduzido em 90% o valor investido e não há crime. Um dos bancos que tem capital investido na GM é o Deutsch Bank.

Nota: Para que fique claro, não estou a afirmar que não há crime no BPP, estou a tentar desmistificar a ideia que o facto de um banco ir à falência tenha que obrigatoriamente implicar crimes e detenções.

Um abraço,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por artista_ » 3/6/2009 15:59

mais_um Escreveu:O BPP até agora é um caso de investimento em produtos de risco (ou não), se o banco não tem capacidade para devolver o dinheiro investido abre falência, para mim era isso que já deveria ter sido feito.

E se isso aconteceu houve pelo menos o crime de apropriação ilícita dos capitais dos clientes, e ainda não se falou em crime nenhum no caso do BPP, parece que o dinheiro desapareceu "por obra e graça do espirito santo"... digo eu que percebo pouco disto, mas neste caso os santos serão poucos!

abraços

artista

por mais_um » 3/6/2009 15:53

pvg80713 Escreveu:voltamos ao inicio.
porque nao está o João Rendeiro constituido arguido e preso de seguida ?
é parecido o caso... muito parecido mesmo.

Podes concretizar as semelhanças? Até agora ainda não vi nenhuma semelhança, pelos vistos os investigadores também não, para mim o caso do BPN é um caso de policia, tanto é que há um individuo preso preventivamente.

O BPP até agora é um caso de investimento em produtos de risco (ou não), se o banco não tem capacidade para devolver o dinheiro investido abre falência, para mim era isso que já deveria ter sido feito.

A questão que pode e deve ser colocada é se o banco vendeu gato por lebre, e caso o tenha feito quem é responsavel, até pode nem ser o Rendeiro.

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Elias » 3/6/2009 15:36

Exacto, Alexandre, além de que, segundo li há dias, esta situação do BPP foi desencadeada por uma ordem administrativa do Banco de Portugal e não por um tribunal, pelo que neste momento ninguém da administração incorre em crime algum.

por pvg80713 » 3/6/2009 15:35

voltamos ao inicio.
porque nao está o João Rendeiro constituido arguido e preso de seguida ?
é parecido o caso... muito parecido mesmo.

Re: João Rendeiro porque não é preso ?

por mais_um » 3/6/2009 15:31

pvg80713 Escreveu:
Elias Escreveu:
pvg80713 Escreveu:Porque não está o Rendeiro preso preventivamente ?

Ele já é arguido?

elias,
penso que o OC foi preso ao mesmo tempo que foi constituido aguido.
cumprimentos

Assim é.
Só um juiz é que pode mandar prender preventivamente quem quer que seja e mesmo assim depende do crime de que és suspeito.
Sabemos que há uma investigação a decorrer, tenho a certeza que quando os investigadores tiverem fortes suspeitas, devidamente fundamentadas, o juiz de instrução criminal dará ordem de prisão preventiva depois de ouvir o arguido, caso os crimes de que o arguido é suspeito tenham uma moldura penal que o permita e o juiz considere adequado.

por Elias » 3/6/2009 15:28

sim mas o JR não pode ser preso preventivamente se não for arguido, certo?

por pvg80713 » 3/6/2009 15:24

Elias Escreveu:

Ele já é arguido?

elias,
penso que o OC foi preso ao mesmo tempo que foi constituido aguido.
cumprimentos

por Mariachi » 3/6/2009 15:20

Essa é fácil... O homem tem cara de coitadinho e como qualquer coitadinho da sociedade é protegido...

Lembram-se quem ganhou o Big Brother...

Registado: 25/6/2007 11:05

por Elias » 3/6/2009 15:18

Ele já é arguido?

por pvg80713 » 3/6/2009 15:16

Elias Escreveu:
madoff Escreveu:Tenho uma dúvida muito simples:

Oliveira e Costa está preso pelo BPN.

E pelo BPP, não houve crimes ?, João Rendeiro é totalmente inocente ?

Só digo isto, porque aparece policia no BPP e parece não haver responsáveis

Oliveira e Costa não está preso: está preso preventivamente, o que não é a mesma coisa. Não foi condenado por nenhum crime, embora esteja indiciado / arguido.

reformulando a questão original :
Porque não está o Rendeiro preso preventivamente ?

por Elias » 3/6/2009 14:57

Oliveira e Costa não está preso: está preso preventivamente, o que não é a mesma coisa. Não foi condenado por nenhum crime, embora esteja indiciado / arguido.

por - GOE - » 3/6/2009 14:32

Alguém sabe ?

Pessoalmente acho que ele já se encontra sob investigação apesar de nada ter transparecido cá para fora, mas é só uma opinião especulativa ..

Registado: 5/12/2007 16:26

João Rendeiro porque não é preso ?

por madoff » 3/6/2009 14:27

Tenho uma dúvida muito simples:

Alguém sabe ?

Registado: 12/5/2009 23:07

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Google Adsense [Bot], Goya777, jls1, m-m, malakas, Manchini888, MCORTIGAO, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, trilhos2006, TTM62 e 60 visitantes