Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O optimismo soa mal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por msp1978 » 18/5/2009 16:00

Percebo perfeitamente o que o Ulisses quer dizer.
Há um certo "charme" intelectualmente falando associado ao cepticismo. Uma atitude do estilo "o primeiro milho é para os pardais", mostra reserva e ponderação, e é nesse sentido que poderá alimentar alguma superioridade intelectual.
Todos fazemos ou vemos fazer isso de vez em quando, seja qual for o assunto.
Ninguém quer ser o "pateta deslumbrado" da história.
É preferível anunciar fé no bear market rally, mas ir dando ordens de compra "pela calada".

Abraço.

Registado: 17/11/2008 0:44

por artista_ » 18/5/2009 15:55

É uma realidade, as pessoas tem tendência a valorizar o lado negativo das coisas, até de si próprios... há excepções?! claro que há, mas qualquer psicólogo sabe que o ser humano descobre mais facilmente as suas fragilidades ou o seu lado mau do que as suas virtudes ou aspectos positivos!!

Eu até tento contrariar isso em mim, mas mesmo tendo conciência disto e tentando remar contra a maré, muitas vezes é difícil... e, neste caso, não estou a falar dos mercados!

abraços

artista
Editado pela última vez por artista_ em 18/5/2009 22:55, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por DC89 » 18/5/2009 14:49

foxx Escreveu:Boa tarde Ulisses.

Neste momento eu faço parte do grupo dos “intelectuais” que acha que isto ainda pode piorar. Porquê? Porque vejo as impresas a terem muitas dificuldades...

Esta frase diz tudo.
:mrgreen:

Sorry não resisti :?

Registado: 26/12/2007 15:50

por Ulisses Pereira » 18/5/2009 14:42

foxx, eu acho que me estás a interpretar mal.

Não posso criticar que alguem esteja contra a maré, desde que tenha argumentos, e quem vai com a maré deve ir por convicção e não por "arrastão".

E eu jamais critiquei alguém por isso. Não posso estar mais de acordo.

Quanto aos realistas, todos acghamos que somos realistas quando damos a nossa opinião. Quer os pessimistas, quer os optimistas. E ninguém pode ter a certeza se aquele é realistas e aquele não.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por foxx » 18/5/2009 14:39

Ulisses, não posso concordar, que as opiniões negativas, quando estamos a falar de mercados, são consideradas mais consistentes.

Quando estamos em Bull Market, é precisamente o contrário, os consistentes são os optimistas.

Em vez de pessimistas e optimistas devia-se falar de realistas.

O sermos o unico com o passo certo nem sempre é sinal de estarmos correctos.

Não posso criticar que alguem esteja contra a maré, desde que tenha argumentos, e quem vai com a maré deve ir por convicção e não por "arrastão".

Cumpimentos

Registado: 29/11/2007 3:27

por analystxx » 18/5/2009 14:38

Este texto vêm em altura,
Se portugal investir nas alturas correctas todos ganhamos com isso.

E vide: a volatilidade (indice do medo) já está a entrar em niveis proximos dos normais..
Anexos
dd.gif
menos medo no mercado..
dd.gif (29.83 KiB) Visualizado 3836 vezes
"Do atrito de duas pedras chispam faíscas; das faíscas vem o fogo; do fogo brota a luz."

Registado: 27/8/2008 12:15

por jromeira » 18/5/2009 14:25

Mais um clarissimo sinal da força da psicologia no mercado.
Muito boa análise.

JS
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."

Registado: 29/11/2007 9:27

por Ulisses Pereira » 18/5/2009 14:17

Não posso concordar que alguém que tenha uma visão mais negativa sobre o mercado num dado momento se esteja a ”armar” em intelectualmente superior.

Foxx, eu não disse que quem tem uma visão pessimista sobre o mercado se "arma" em intelectualmente superior. Ao longo de todo o 2008 estive pessimista sobre o mercado e nunca senti que me estava a "armar" em intelectual.

O que eu digo é que, aos olhos dos outros, as opiniões negativas, soam sempre a intelectualmente mais consistentes e este não é um fenómeno de hoje. Desde que negoceio nos mercados - e já lá vão 18 anos - sempre foi assim.

Ou seja, não tenho nada contra quem tem uma opinião pessimista sobre o mercado. Quem a tem deve manifestá-la como sempre fiz.

Acho que é importante deixar isto bem claro porque no teu post dás a entender que escrevi algo diferente do que eu escrevi...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por foxx » 18/5/2009 14:05

Boa tarde Ulisses.

Não posso concordar que alguém que tenha uma visão mais negativa sobre o mercado num dado momento se esteja a ”armar” em intelectualmente superior.

Acho que a opinião de cada um depende da experiência do mesmo no mercado.

No 11 de Setembro também parecia o fim do mundo, 3 dias consecutivos de fortes quedas em Wall Street e depois foi a recuperação que se viu.

Neste momento eu faço parte do grupo dos “intelectuais” que acha que isto ainda pode piorar. Porquê? Porque vejo as impresas a terem muitas dificuldades a pagarem, ou melhor, a pura e simplesmente não pagarem. E esta situação é transversal, inclui pequeno e grandes. O mercado, também, reflecte a economia real.

Não me parece despropositado que alguém esteja pessimista, ou que esteja fora do mercado para ver qual o sentido do mesmo.

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 3:27

Re: O optimismo soa mal

por atomez » 18/5/2009 14:03

Ulisses Pereira Escreveu:A tendência natural do ser humano é desconfiar do lado positivo das coisas.

Essa é uma tendência do ser humano português :mrgreen:

Excepto os políticos no poder para quem tudo é um mar de rosas.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por - - - P P P - - - » 18/5/2009 13:57

Parabéns, considero este talvez o teu melhor artigo. Ainda para mais porque depois de ler as declarações de Axel Weber fiquei com a impressão que não se pode dizer coisas positivas para não desagradar quem está a sofrer com a crise.... Interessante em Julho de 2007 perdi dezenas de milhares de euros e ninguém se preocupou com o meu estado de alma.... mas parece, repito parece, que o mercado está a estabilizar com confiança de muitos que estiveram fora e fizeram falta e de outros que estão mais activos, pode ser que a positividade (Para o lado Bull) continue.
BN
PP
NA VIDA APRENDER É O MAIS IMPORTANTE.
OS MERCADOS SÃO COMO A VIDA TEMOS CONSTANTEMENTE DE APRENDER. E NUNCA CHEGA....TAMBEM TEMOS QUE PROCURAR UMA COISA QUE NÃO NOS PRETENCE - SORTE.
PPP

Registado: 5/9/2007 10:33

Realismo ee a palavra.

por bboniek33 » 18/5/2009 13:06

"A tendência natural do ser humano é desconfiar do lado positivo das coisas."

Credo ! :shock: esta, sim, parece-me uma visao Negativa do ser humano. Creio que a actual enfase pessimista advem do facto, objectivo, repito, cruelmente objectivo, de terem existido fraudes sem antecedentes no Mundo Financeiro.

Nao desconfiar nos tempos que correm ee quase sinal de patetice, ingenuidade ou, na melhor das hipoteses, credulidade.

E depois... lembra-nos sempre aquele coro dos "pequenos-bull" que afinam pela clave das mais-valias e parecem ficar surdos aas notas mais graves e cegos ao grande maestro da Prudencia.

Sejamos desconfiados. O retorno da prudencia ee o unico absoluto.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

O optimismo soa mal

por Ulisses Pereira » 18/5/2009 12:56

Foi hoje publicado o meu artigo "O optimismo soa mal":

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=368232

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum