Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2009 - Mês 05

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 21

por Resina » 21/5/2009 20:48

JAS Escreveu:Aumentei a liquidez.
Quero estar preparado para fazer umas comprinhas se eventualmente houver um mini-crash...
Até lá o único objectivo é preservar os +40%.

O meu objectivo ainda não foi cumprido, mas está a uns 10% de ser cumprido...
Nunca pensei que conseguiria chegar tão perto, mas se ficar por estas bandas dou-me por contente...
Entretanto Jas, este ano estas em alta...
Não sei se é o teu melhor ano, mas daqui a pouco já merecias umas ferias naquele local que tanto gostas...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

Re: Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 21

por Nathan » 21/5/2009 18:45

JAS Escreveu:Quero estar preparado para fazer umas comprinhas se eventualmente houver um mini-crash...

A experiência mostra que, quando todos estão à espera de uma coisa, essa coisa não acontece :lol:

Registado: 7/5/2009 9:33

Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 21

por JAS » 21/5/2009 18:40

Finalmente a correcção prevista ou nada mais que um dia vermelho?

JMT
Fiz uns movimentos de vendas e compras na zona dos 4,70-4,72 para favorecer uma troca de acções por TW's que comprei a 0,91.
Acções fiquei com menos.

VAFK
Venderam-me mais umas VAFK a 0,09 e a ordem de compra já esgotou.
Mas reparei que há mais gente a comprar...

Aumentei a liquidez.
Quero estar preparado para fazer umas comprinhas se eventualmente houver um mini-crash...
Até lá o único objectivo é preservar os +40%.

JAS
Anexos
cart 05-21.png
cart 05-21.png (64.88 KiB) Visualizado 1788 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

Re

por JAS » 21/5/2009 1:07

PMPF1 Escreveu:JAS sendo tu um caçador de pardais e de gostares da Semapa não achas que pode ser um bom tiro neste momento ?

Eu até sem um grande esforço estou a ver um HS invertido e é claro que está na minha carteira.
Não estou a perceber é a falta de correlação entre as subidas da PTI com o marasmo da SEM.

Eu continuo a ver a SEM tão parada que não me tem dado vontade de entrar.

De qualquer forma também tenho andado com pouco tempo para a bolsa o que me faz negociar bastante menos.

Um abraço,
JAS

por PMPF1 » 20/5/2009 23:03

JAS sendo tu um caçador de pardais e de gostares da Semapa não achas que pode ser um bom tiro neste momento ?

Eu até sem um grande esforço estou a ver um HS invertido e é claro que está na minha carteira.
Não estou a perceber é a falta de correlação entre as subidas da PTI com o marasmo da SEM.

Registado: 17/12/2008 0:28

Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 20

por JAS » 20/5/2009 22:32

A correcção não aparece e eu deixo andar...

VAA
Comprei mais umas VAFK a 0,09 e não vendi nenhuma a 0,10.

Mais nenhum movimento,
JAS
Anexos
cart 05-20.png
cart 05-20.png (64.31 KiB) Visualizado 2252 vezes

Re

por JAS » 20/5/2009 22:29

analystxx Escreveu:Que motivo te keva a têr VAA en carteira?

Ter comprado a 0,07 e andar a vender a 0,10 já seria um bom motivo...
Mas jogo no médio prazo e acho que com a gestão da Visabeira se pode vir a valorizar substancialmente.
E cada 0,01 significam +10%.

Um abraço,
JAS

--------------------------
-GOE- Escreveu:JAS, do cabaz de títulos que inicialmente seleccionaste(BPI, JMT, PTI, SEMAPA, CIMPOR), para acompanhar com mais atenção, ainda não deste nenhum tiro num pardal, a CIMPOR..

Alguma razão em especial para te manteres afastado ?

A crise pelos vistos não está a afectar assim tanto o grupo, e a exposição que eles têm aos mercados emergentes parece-me muito interessante...

Se bem me lembro, e não fui ler, a CPR pertencia aos meus títulos para o 2º Semestre.

A CPR não é um título que eu goste muito ou que acompanhe habitualmente.
A minha ideia era mantê-la debaixo de olho por antever uma guerra pelo poder ou uma opa da Lafarge.
Acho que as nossas cimenteiras só interessam quando o novo aeroporto estiver mesmo para ser construído.
Para já, penso que vai ser adiado.

Nessa perspectiva não temos nem guerra de poder (com a CGD a apaziguar e a tentar ser charneira...), nem OPA pelo que não penso dar-lhe nenhum tirinho proximamente.

Um abraço,
JAS

por - GOE - » 20/5/2009 16:56

JAS, do cabaz de títulos que inicialmente seleccionaste(BPI, JMT, PTI, SEMAPA, CIMPOR), para acompanhar com mais atenção, ainda não deste nenhum tiro num pardal, a CIMPOR..

Alguma razão em especial para te manteres afastado ?

A crise pelos vistos não está a afectar assim tanto o grupo, e a exposição que eles têm aos mercados emergentes parece-me muito interessante...

Um abraço e bons negócios :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

VAA

por analystxx » 20/5/2009 11:45

olá bom dia a todos.
Que motivo te keva a têr VAA en carteira?
"Do atrito de duas pedras chispam faíscas; das faíscas vem o fogo; do fogo brota a luz."

Registado: 27/8/2008 12:15

...

por Negocios Mendes » 19/5/2009 23:34

Hey, hey...
Dizer que tens um novo maximo anual, nao é de estranhar.
O que é estranho é teres valorizado tanto a carteira de ontem para hoje... como te entendo: a ansia de ultrapassar-me na valorizaçao anual é tanta que ate alteras as cotaçoes de fecho - Isso nao vale :lol:

A VAA fechou a 0,09 e nao a 0,10.
Já sei que é apenas 1 centimo mas permite-te ultrapassar-me desde já...
Talvez amanha ja o consigas: eu estou 81% liquido e nao me pareça que vá entrar nos próximos dias.

Abraço,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

Re: Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 19

por Carlos Ramalho » 19/5/2009 23:22

JAS Escreveu:Novo máximo anual.

BPI
Se andasse com mais tempo para a bolsa talvez o tivesse aguentado mais tempo...
Assim contentei-me com um lucro de 0,077 em 24h.
Fechei o trade à hora do almço a 1,997.

JMT
Continua bem e vai subindo todos os dias discretamente.
Com os títulos do PSI a apresentarem perdas da ordem dos 30 a 50% nas últimas 52 semanas a JMT apresenta uma perda de apenas 5%...
Hoje limitei-me a uma pequena compra de acções com o valor médio de 4,7266.

VAFK
Levaram-me algumas a 0,10 e não me venderam nem uma a 0,09.
O bp inferior a 0,07 é muito cómodo e não me faz ter pressa em fechar este trade.

Com a venda do BPI aumentei a liquidez.

JAS

E continua a subir! Parabéns e bons ganhos

Registado: 19/4/2009 16:49

Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 19

por JAS » 19/5/2009 21:31

Novo máximo anual.

BPI
Se andasse com mais tempo para a bolsa talvez o tivesse aguentado mais tempo...
Assim contentei-me com um lucro de 0,077 em 24h.
Fechei o trade à hora do almço a 1,997.

JMT
Continua bem e vai subindo todos os dias discretamente.
Com os títulos do PSI a apresentarem perdas da ordem dos 30 a 50% nas últimas 52 semanas a JMT apresenta uma perda de apenas 5%...
Hoje limitei-me a uma pequena compra de acções com o valor médio de 4,7266.

VAFK
Levaram-me algumas a 0,10 e não me venderam nem uma a 0,09.
O bp inferior a 0,07 é muito cómodo e não me faz ter pressa em fechar este trade.

Com a venda do BPI aumentei a liquidez.

JAS
Anexos
cart 05-19.png
cart 05-19.png (66 KiB) Visualizado 3008 vezes

Re: carteira

por JAS » 19/5/2009 12:27

jarc Escreveu:Foi da bricolage. E na verdade parece uma broca a furar para cima.

Pois ... é a mesma broca que usei em 2004.

Nessa altura diverti-me muito mais pois neste post chatearam-me bastante a cabeça por andar logo e alavancado.

Um abraço,
JAS

carteira

por jarc » 18/5/2009 21:23

Foi da bricolage. E na verdade parece uma broca a furar para cima.

Registado: 23/7/2003 16:05

Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 18

por JAS » 18/5/2009 19:27

Pouco tempo na bolsa...

BPI
Como 2ª feira é dia de compras, excepto para o peixe, lá tive que comprar BPI a 1,919-1,920.

E mais nada...

JAS
Anexos
cart 05-18.png
cart 05-18.png (66.07 KiB) Visualizado 3781 vezes

Re: Re

por JAS » 15/5/2009 21:43

SMALL1969 Escreveu:E realmente....quando isto sobe mais vezes do que desce, é difícil errarmos muito, basta aumentarmos a exposição ao risco....e sabermos sair de mansinho sem querermos chegar a "ricos" num só ano

Desde que não andemos com a mania que desce...

Um abraço,
JAS

Re: Re

por SMALL1969 » 15/5/2009 20:55

JAS Escreveu:
SMALL1969 Escreveu:JAS, essa tua saída denota uma alteração de "estratégia de trading", em que o stop loss sobrepõe-se à estratégia?
Ponho-me a pensar se não deverei mudar também...ou até se não deverei tirar férias de bolsa....quando até os traders "mais calmos" andam de dedo no gatilho, é mau sinal para quem só pode espreitar a bolsa 4 vezes por dia, como eu agora.

O meu stop loss mental estava mais abaixo e nem sequer vi a ida abaixo dos 0,70.

O meu problema é similar ao teu, tenho tido muito pouco tempo para acompanhar os mercados pelo que, por vezes, tenho que tomar decisões baseadas em 5 minutos de visualização dos cof's.

De qualquer forma a minha entrada no BCP tinha sido motivada por 2 dias de quedas acentuadas e eu esperava um ressalto imediato.
Isso não se estava a verificar e eu saí.

O meu objectivo imediato foi trocar BCP pelo BPI.

É evidente que se tivesse feito a troca com mais tempo poderia ter reduzido as perdas no trade do BCP e, como tinha liquidez, teria feito na mesma a boa entrada no BPI.

Em termos práticos, entre a troca e o fecho, o BCP subiu 4,74% e o BPI subiu 3,33%.

Amanhã é que vamos ver se fiz bem ou mal.

Um abraço,
JAS

P.S. - Escolhi a frase do small mas a resposta também é para o luka e para o rasteiro.

Eu neste momento de bolsa tenho o stop loss mental ainda mais abaixo, tipo naquela zona abaixo da "cintura", se é que percebes o que quero dizer.
Aproveitei ontem a descida e aumentei 50% a posição, nos 0,705, o que me permitiu estar já positivo com o dia de hoje.

E realmente....quando isto sobe mais vezes do que desce, é difícil errarmos muito, basta aumentarmos a exposição ao risco....e sabermos sair de mansinho sem querermos chegar a "ricos" num só ano

Registado: 3/2/2009 12:21

Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 15

por JAS » 15/5/2009 20:27

Numa semana em que o PSI corrigiu mais de 4% nem é muito mais a carteirinha só ter perdido 2%.

BPI
Afinal a troca do BCP pelo BPI nem foi má de todo...
Ontem há noite deixei duas ordens de venda a +3% e +4% e já acordei sem elas.
Entretanto tinha caído e estive na dúvida se havia de recomprar com -0,05 ou se vendia as restantes.
Acabei por as deixar à venda à tarde a 4,624-4,63 e também saíram.
Os lucros quase que anularam as perdas do BCP.
Fiquei de fora da banca até 2ªfeira...

JMT
Com a JMT na zona dos 4,60 não há grande perigo em utilizar TW's com strike 3,00.
Tendo um bp nos TW's bastante baixo, aumentá-lo um pouco continuará a manter o trade em níveis muito seguros.
Vendi umas acções entre os 4,645 e os 4,624 e comprei mais TW's a 0,86.
O título parece-me estar em lateralização na zona dos 4,60 e espero que não desça daí.
O objectivo da próxima arrancada serão certamente os
5,00.

VAA
Comprei mais umas VAFK a 0,09 pois pretendo aumentar a posição enquanto o meu bp não ultrapassar os 0,07.
Por estranho que pareça levaram-me meia dúzia a 0,10 o que significa que a antiguidade é um posto e a minha ordem já está lá à frente.
Continuo a pensar que estando a VAF a 0,12-0,13 a VAFK deveria cotar a 0,10-0,11.

A carteira passou a bi-color.
A liquidez aumentou e 2ªa feira pode ser dia de compras.

Bom fim de semana,
JAS
Anexos
cart 05-15.png
cart 05-15.png (66.33 KiB) Visualizado 4228 vezes

Re: Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 14

por JAS » 15/5/2009 12:31

AdamSmith Escreveu:[estava a pensar vender EDP-R com menos valia e para compensar, comprava TW EDP-R, contudo, tenho feito umas contas, mesmo que compre exactamente a mesma quantidade no momento da troca, entro logo a perder. O Objectivo era libertar mais capital e manter uma posição equivalente em aberto, custa-me um pouco ter menos valias numa empresa de futuro.

O TW de que estás a falar é o 7923C e não te podes fiar nas cotações que vês à noite pois, depois do mercado fechar o Citi aumenta o spread.

A esta hora com a EDPR a 6,78 o TW está a cotar a 0,71-0,72 ou seja com um spread mínimo o que é coisa rara.

De qualquer forma tem um prémio da ordem dos 0,07 a 0,08.
Normalmente o prémio mantém-se até à maturidade mas, se tiverem vendido muitos, até é possível que o venham a reduzir.

A existência do prémio significa que estás a comprar EDPR, através do TW, mais cara mas que se não houver variação do prémio também a venderás mais cara.

Com paridade 0,5 as tuas contas estão bem feitas.
Para correres o mesmo risco tens que comprar uma quantidade de TW's dupla do número de acções.

Se o teu objectivo é recuperares mais depressa das perdas que tens, seria admissível reforçares a posição em acções.
Se ias fazer isso torna-se admissível aumentares a quantidade de TW's.

A libertação de capital com a troca de 1 acção a 6,78 por 2 TW's a 0,72 é muito grande pelo que comprares 3 TW's é mesmo uma tentação...

No site do citi podes usar a calculadora para veres a cotação teórica do TW fazendo variar a cotação do activo subjacente.

Um abraço,
JAS

Re

por JAS » 15/5/2009 1:30

SMALL1969 Escreveu:JAS, essa tua saída denota uma alteração de "estratégia de trading", em que o stop loss sobrepõe-se à estratégia?
Ponho-me a pensar se não deverei mudar também...ou até se não deverei tirar férias de bolsa....quando até os traders "mais calmos" andam de dedo no gatilho, é mau sinal para quem só pode espreitar a bolsa 4 vezes por dia, como eu agora.

O meu stop loss mental estava mais abaixo e nem sequer vi a ida abaixo dos 0,70.

O meu problema é similar ao teu, tenho tido muito pouco tempo para acompanhar os mercados pelo que, por vezes, tenho que tomar decisões baseadas em 5 minutos de visualização dos cof's.

De qualquer forma a minha entrada no BCP tinha sido motivada por 2 dias de quedas acentuadas e eu esperava um ressalto imediato.
Isso não se estava a verificar e eu saí.

O meu objectivo imediato foi trocar BCP pelo BPI.

É evidente que se tivesse feito a troca com mais tempo poderia ter reduzido as perdas no trade do BCP e, como tinha liquidez, teria feito na mesma a boa entrada no BPI.

Em termos práticos, entre a troca e o fecho, o BCP subiu 4,74% e o BPI subiu 3,33%.

Amanhã é que vamos ver se fiz bem ou mal.

Um abraço,
JAS

P.S. - Escolhi a frase do small mas a resposta também é para o luka e para o rasteiro.

por AdamSmith » 15/5/2009 1:04

JAS Escreveu:Dia pacato e sem quedas...

BCP
Quando olhei para ele já estava com um grande volume e convenci-me que a Eureko continuava a vender.
Fechei a posição com vendas a 0,716-0,717.
Assim que vendi desatou a subir.
Há dias de azar.

JAS

Hoje, aconteceu-me o mesmo, desde Janeiro que não tinha um trade "negativo", às 8.00h da manhã já estava no computador com muito mau pressentimento, tinha sonae a 0,669, vendi a 0,672 perdi 0,60€, a seguir a sonae começou a cair, e atingiu - 2,5% ou mais, para no fim, terminar a subir mais de 4%.
A estratégia era vender no último dia que dava direito ao dividendo, somando mais uns trocos, saiu furada.
É possível que tenha que voltar ao BCP, a ver vamos.
Jas, estava a pensar vender EDP-R com menos valia e para compensar, comprava TW EDP-R, contudo, tenho feito umas contas, mesmo que compre exactamente a mesma quantidade no momento da troca, entro logo a perder. O Objectivo era libertar mais capital e manter uma posição equivalente em aberto, custa-me um pouco ter menos valias numa empresa de futuro. São as energias alternativas que vão marcar a próxima década, vêm aí os automóveis eléctricos.
Exemplo:
Vendedor de TW a 0,68
Fecho a 0,74
Cotação EDP-R = 6,716
Strike = 5,50
Paridade = 0,5
(Subjacente-strike) + prémio = TW
(6,716-5,50)*0,50 + prémio = TW (aqui como a paridade é de 0,5 julgo que tenho que multiplicar)
Se for o TW a 0,74 dá um prémio de 0,132
Se for o TW a 0,68 dá um prémio de 0,072
Será que estou a raciocinar bem?
Se não estiver errado, parece que o subjacente terá que subir muito para compensar uma entrada em desvantagem, logo de 0,072 cêntimos.
Ah! Uma última pergunta, sendo a paridade de 0,5 numa variação de um cêntimo no subjacente, o TW subirá 0,5 cêntimo?
Abraços
Adam Smith

<<Nenhum capital posto em movimento produz maior quantidade de trabalho produtivo que o do lavrador.>>

Registado: 10/1/2008 2:04

por GONZO » 14/5/2009 23:38

luka Escreveu:
JAS Escreveu:

BCP
Quando olhei para ele já estava com um grande volume e convenci-me que a Eureko continuava a vender.
Há dias de azar.

JAS

:arrow: O BCP talvez mereça uma reentrada eheheh
esta apetitoso ehehe

:wink:

Essa lta já me convence... :lol:

Registado: 24/8/2005 22:33

por Celsius-reloaded » 14/5/2009 23:06

Fez um movimento interessante...

Bateu na lta e foi logo para cima.

Estou longo com entrada a 0,762.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Luka! » 14/5/2009 22:59

JAS Escreveu:

BCP
Há dias de azar.

JAS

:arrow: O BCP talvez mereça uma reentrada eheheh
esta apetitoso ehehe

:wink:
Anexos
bcp.png
BCP Buy POINT
bcp.png (241.25 KiB) Visualizado 1579 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por GONZO » 14/5/2009 21:06

luka Escreveu:JMT
A reagir a LTA BUY POINT >>
(estou nas compras)

Luka. Admiro imenso essas compras na JMT. São compras "à campeão!" :lol:

Eu, pessoalmente, teria considerado uma lta mais conservadora (tens hipóteses de desenhares alternativas), porque a considerar a que colocaste, e que eu aproveito para realçar neste post, leva-me a ver ali uma potencial e brutal cunha ascendente... Ui... se a figura se confirma nem saquinhos do pingo doce vão ter para distribuir aos clientes... :shock:
Anexos
JMT.jpg
JMT.jpg (39.82 KiB) Visualizado 1724 vezes

Registado: 24/8/2005 22:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Jonas74, Minsk, navaldoc, paul_invest e 69 visitantes