Carteira JAS*2009 - Mês 05
Re: Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 21
JAS Escreveu:Aumentei a liquidez.
Quero estar preparado para fazer umas comprinhas se eventualmente houver um mini-crash...
Até lá o único objectivo é preservar os +40%.
O meu objectivo ainda não foi cumprido, mas está a uns 10% de ser cumprido...
Nunca pensei que conseguiria chegar tão perto, mas se ficar por estas bandas dou-me por contente...
Entretanto Jas, este ano estas em alta...
Não sei se é o teu melhor ano, mas daqui a pouco já merecias umas ferias naquele local que tanto gostas...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Re: Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 21
JAS Escreveu:Quero estar preparado para fazer umas comprinhas se eventualmente houver um mini-crash...
A experiência mostra que, quando todos estão à espera de uma coisa, essa coisa não acontece

- Registado: 7/5/2009 9:33
Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 21
Finalmente a correcção prevista ou nada mais que um dia vermelho?
JMT
Fiz uns movimentos de vendas e compras na zona dos 4,70-4,72 para favorecer uma troca de acções por TW's que comprei a 0,91.
Acções fiquei com menos.
VAFK
Venderam-me mais umas VAFK a 0,09 e a ordem de compra já esgotou.
Mas reparei que há mais gente a comprar...
Aumentei a liquidez.
Quero estar preparado para fazer umas comprinhas se eventualmente houver um mini-crash...
JAS
JMT
Fiz uns movimentos de vendas e compras na zona dos 4,70-4,72 para favorecer uma troca de acções por TW's que comprei a 0,91.
Acções fiquei com menos.
VAFK
Venderam-me mais umas VAFK a 0,09 e a ordem de compra já esgotou.
Mas reparei que há mais gente a comprar...
Aumentei a liquidez.
JAS
- Anexos
-
- cart 05-21.png (64.88 KiB) Visualizado 1788 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Re
PMPF1 Escreveu:JAS sendo tu um caçador de pardais e de gostares da Semapa não achas que pode ser um bom tiro neste momento ?
Eu até sem um grande esforço estou a ver um HS invertido e é claro que está na minha carteira.
Não estou a perceber é a falta de correlação entre as subidas da PTI com o marasmo da SEM.
Eu continuo a ver a SEM tão parada que não me tem dado vontade de entrar.
De qualquer forma também tenho andado com pouco tempo para a bolsa o que me faz negociar bastante menos.
Um abraço,
JAS
JAS sendo tu um caçador de pardais e de gostares da Semapa não achas que pode ser um bom tiro neste momento ?
Eu até sem um grande esforço estou a ver um HS invertido e é claro que está na minha carteira.
Não estou a perceber é a falta de correlação entre as subidas da PTI com o marasmo da SEM.
- Registado: 17/12/2008 0:28
Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 20
A correcção não aparece e eu deixo andar...
VAA
Comprei mais umas VAFK a 0,09 e não vendi nenhuma a 0,10.
Mais nenhum movimento,
JAS
VAA
Comprei mais umas VAFK a 0,09 e não vendi nenhuma a 0,10.
Mais nenhum movimento,
JAS
- Anexos
-
- cart 05-20.png (64.31 KiB) Visualizado 2252 vezes
Re
analystxx Escreveu:Que motivo te keva a têr VAA en carteira?
Ter comprado a 0,07 e andar a vender a 0,10 já seria um bom motivo...
Mas jogo no médio prazo e acho que com a gestão da Visabeira se pode vir a valorizar substancialmente.
E cada 0,01 significam +10%.
Um abraço,
JAS
--------------------------
-GOE- Escreveu:JAS, do cabaz de títulos que inicialmente seleccionaste(BPI, JMT, PTI, SEMAPA, CIMPOR), para acompanhar com mais atenção, ainda não deste nenhum tiro num pardal, a CIMPOR..
Alguma razão em especial para te manteres afastado ?
A crise pelos vistos não está a afectar assim tanto o grupo, e a exposição que eles têm aos mercados emergentes parece-me muito interessante...
Se bem me lembro, e não fui ler, a CPR pertencia aos meus títulos para o 2º Semestre.
A CPR não é um título que eu goste muito ou que acompanhe habitualmente.
A minha ideia era mantê-la debaixo de olho por antever uma guerra pelo poder ou uma opa da Lafarge.
Acho que as nossas cimenteiras só interessam quando o novo aeroporto estiver mesmo para ser construído.
Para já, penso que vai ser adiado.
Nessa perspectiva não temos nem guerra de poder (com a CGD a apaziguar e a tentar ser charneira...), nem OPA pelo que não penso dar-lhe nenhum tirinho proximamente.
Um abraço,
JAS
JAS, do cabaz de títulos que inicialmente seleccionaste(BPI, JMT, PTI, SEMAPA, CIMPOR), para acompanhar com mais atenção, ainda não deste nenhum tiro num pardal, a CIMPOR..
A crise pelos vistos não está a afectar assim tanto o grupo, e a exposição que eles têm aos mercados emergentes parece-me muito interessante...
Um abraço e bons negócios
Um abraço e bons negócios

- Registado: 5/12/2007 16:26
...
Hey, hey...
Dizer que tens um novo maximo anual, nao é de estranhar.
O que é estranho é teres valorizado tanto a carteira de ontem para hoje... como te entendo: a ansia de ultrapassar-me na valorizaçao anual é tanta que ate alteras as cotaçoes de fecho - Isso nao vale
A VAA fechou a 0,09 e nao a 0,10.
Já sei que é apenas 1 centimo mas permite-te ultrapassar-me desde já...
Talvez amanha ja o consigas: eu estou 81% liquido e nao me pareça que vá entrar nos próximos dias.
Abraço,
Alex Tomás
Dizer que tens um novo maximo anual, nao é de estranhar.
O que é estranho é teres valorizado tanto a carteira de ontem para hoje... como te entendo: a ansia de ultrapassar-me na valorizaçao anual é tanta que ate alteras as cotaçoes de fecho - Isso nao vale

A VAA fechou a 0,09 e nao a 0,10.
Já sei que é apenas 1 centimo mas permite-te ultrapassar-me desde já...
Talvez amanha ja o consigas: eu estou 81% liquido e nao me pareça que vá entrar nos próximos dias.
Abraço,
Alex Tomás
- Registado: 3/5/2005 12:47
Re: Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 19
JAS Escreveu:Novo máximo anual.
BPI
Se andasse com mais tempo para a bolsa talvez o tivesse aguentado mais tempo...
Assim contentei-me com um lucro de 0,077 em 24h.
Fechei o trade à hora do almço a 1,997.
JMT
Continua bem e vai subindo todos os dias discretamente.
Com os títulos do PSI a apresentarem perdas da ordem dos 30 a 50% nas últimas 52 semanas a JMT apresenta uma perda de apenas 5%...
Hoje limitei-me a uma pequena compra de acções com o valor médio de 4,7266.
VAFK
Levaram-me algumas a 0,10 e não me venderam nem uma a 0,09.
O bp inferior a 0,07 é muito cómodo e não me faz ter pressa em fechar este trade.
Com a venda do BPI aumentei a liquidez.
JAS
E continua a subir! Parabéns e bons ganhos
- Registado: 19/4/2009 16:49
Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 19
Novo máximo anual.
BPI
JMT
Com os títulos do PSI a apresentarem perdas da ordem dos 30 a 50% nas últimas 52 semanas a JMT apresenta uma perda de apenas 5%...
VAFK
O bp inferior a 0,07 é muito cómodo e não me faz ter pressa em fechar este trade.
JAS
BPI
JMT
VAFK
JAS
- Anexos
-
- cart 05-19.png (66 KiB) Visualizado 3008 vezes
Re: carteira
jarc Escreveu:Foi da bricolage. E na verdade parece uma broca a furar para cima.
Pois ... é a mesma broca que usei em 2004.
Nessa altura diverti-me muito mais pois neste post chatearam-me bastante a cabeça por andar logo e alavancado.
Um abraço,
JAS
Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 18
Pouco tempo na bolsa...
BPI
Como 2ª feira é dia de compras, excepto para o peixe, lá tive que comprar BPI a 1,919-1,920.
E mais nada...
JAS
BPI
Como 2ª feira é dia de compras, excepto para o peixe, lá tive que comprar BPI a 1,919-1,920.
E mais nada...
JAS
- Anexos
-
- cart 05-18.png (66.07 KiB) Visualizado 3781 vezes
Re: Re
SMALL1969 Escreveu:E realmente....quando isto sobe mais vezes do que desce, é difícil errarmos muito, basta aumentarmos a exposição ao risco....e sabermos sair de mansinho sem querermos chegar a "ricos" num só ano
Desde que não andemos com a mania que desce...
Um abraço,
JAS
Re: Re
JAS Escreveu:SMALL1969 Escreveu:JAS, essa tua saída denota uma alteração de "estratégia de trading", em que o stop loss sobrepõe-se à estratégia?
Ponho-me a pensar se não deverei mudar também...ou até se não deverei tirar férias de bolsa....quando até os traders "mais calmos" andam de dedo no gatilho, é mau sinal para quem só pode espreitar a bolsa 4 vezes por dia, como eu agora.
O meu stop loss mental estava mais abaixo e nem sequer vi a ida abaixo dos 0,70.
O meu problema é similar ao teu, tenho tido muito pouco tempo para acompanhar os mercados pelo que, por vezes, tenho que tomar decisões baseadas em 5 minutos de visualização dos cof's.
De qualquer forma a minha entrada no BCP tinha sido motivada por 2 dias de quedas acentuadas e eu esperava um ressalto imediato.
Isso não se estava a verificar e eu saí.
O meu objectivo imediato foi trocar BCP pelo BPI.
É evidente que se tivesse feito a troca com mais tempo poderia ter reduzido as perdas no trade do BCP e, como tinha liquidez, teria feito na mesma a boa entrada no BPI.
Em termos práticos, entre a troca e o fecho, o BCP subiu 4,74% e o BPI subiu 3,33%.
Amanhã é que vamos ver se fiz bem ou mal.
Um abraço,
JAS
P.S. - Escolhi a frase do small mas a resposta também é para o luka e para o rasteiro.
Eu neste momento de bolsa tenho o stop loss mental ainda mais abaixo, tipo naquela zona abaixo da "cintura", se é que percebes o que quero dizer.
Aproveitei ontem a descida e aumentei 50% a posição, nos 0,705, o que me permitiu estar já positivo com o dia de hoje.
E realmente....quando isto sobe mais vezes do que desce, é difícil errarmos muito, basta aumentarmos a exposição ao risco....e sabermos sair de mansinho sem querermos chegar a "ricos" num só ano
- Registado: 3/2/2009 12:21
Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 15
Numa semana em que o PSI corrigiu mais de 4% nem é muito mais a carteirinha só ter perdido 2%.
BPI
Afinal a troca do BCP pelo BPI nem foi má de todo...
Ontem há noite deixei duas ordens de venda a +3% e +4% e já acordei sem elas.
Entretanto tinha caído e estive na dúvida se havia de recomprar com -0,05 ou se vendia as restantes.
Acabei por as deixar à venda à tarde a 4,624-4,63 e também saíram.
Os lucros quase que anularam as perdas do BCP.
Fiquei de fora da banca até 2ªfeira...
JMT
Com a JMT na zona dos 4,60 não há grande perigo em utilizar TW's com strike 3,00.
Tendo um bp nos TW's bastante baixo, aumentá-lo um pouco continuará a manter o trade em níveis muito seguros.
Vendi umas acções entre os 4,645 e os 4,624 e comprei mais TW's a 0,86.
O título parece-me estar em lateralização na zona dos 4,60 e espero que não desça daí.
O objectivo da próxima arrancada serão certamente os
5,00.
VAA
Comprei mais umas VAFK a 0,09 pois pretendo aumentar a posição enquanto o meu bp não ultrapassar os 0,07.
Por estranho que pareça levaram-me meia dúzia a 0,10 o que significa que a antiguidade é um posto e a minha ordem já está lá à frente.
Continuo a pensar que estando a VAF a 0,12-0,13 a VAFK deveria cotar a 0,10-0,11.
A carteira passou a bi-color.
A liquidez aumentou e 2ªa feira pode ser dia de compras.
Bom fim de semana,
JAS
BPI
Afinal a troca do BCP pelo BPI nem foi má de todo...
Ontem há noite deixei duas ordens de venda a +3% e +4% e já acordei sem elas.
Entretanto tinha caído e estive na dúvida se havia de recomprar com -0,05 ou se vendia as restantes.
Acabei por as deixar à venda à tarde a 4,624-4,63 e também saíram.
Os lucros quase que anularam as perdas do BCP.
Fiquei de fora da banca até 2ªfeira...
JMT
Com a JMT na zona dos 4,60 não há grande perigo em utilizar TW's com strike 3,00.
Tendo um bp nos TW's bastante baixo, aumentá-lo um pouco continuará a manter o trade em níveis muito seguros.
Vendi umas acções entre os 4,645 e os 4,624 e comprei mais TW's a 0,86.
O título parece-me estar em lateralização na zona dos 4,60 e espero que não desça daí.
O objectivo da próxima arrancada serão certamente os
5,00.
VAA
Comprei mais umas VAFK a 0,09 pois pretendo aumentar a posição enquanto o meu bp não ultrapassar os 0,07.
Por estranho que pareça levaram-me meia dúzia a 0,10 o que significa que a antiguidade é um posto e a minha ordem já está lá à frente.
Continuo a pensar que estando a VAF a 0,12-0,13 a VAFK deveria cotar a 0,10-0,11.
A carteira passou a bi-color.
A liquidez aumentou e 2ªa feira pode ser dia de compras.
Bom fim de semana,
JAS
- Anexos
-
- cart 05-15.png (66.33 KiB) Visualizado 4228 vezes
Re: Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 14
AdamSmith Escreveu:[estava a pensar vender EDP-R com menos valia e para compensar, comprava TW EDP-R, contudo, tenho feito umas contas, mesmo que compre exactamente a mesma quantidade no momento da troca, entro logo a perder. O Objectivo era libertar mais capital e manter uma posição equivalente em aberto, custa-me um pouco ter menos valias numa empresa de futuro.
O TW de que estás a falar é o 7923C e não te podes fiar nas cotações que vês à noite pois, depois do mercado fechar o Citi aumenta o spread.
A esta hora com a EDPR a 6,78 o TW está a cotar a 0,71-0,72 ou seja com um spread mínimo o que é coisa rara.
De qualquer forma tem um prémio da ordem dos 0,07 a 0,08.
Normalmente o prémio mantém-se até à maturidade mas, se tiverem vendido muitos, até é possível que o venham a reduzir.
A existência do prémio significa que estás a comprar EDPR, através do TW, mais cara mas que se não houver variação do prémio também a venderás mais cara.
Com paridade 0,5 as tuas contas estão bem feitas.
Para correres o mesmo risco tens que comprar uma quantidade de TW's dupla do número de acções.
Se o teu objectivo é recuperares mais depressa das perdas que tens, seria admissível reforçares a posição em acções.
Se ias fazer isso torna-se admissível aumentares a quantidade de TW's.
A libertação de capital com a troca de 1 acção a 6,78 por 2 TW's a 0,72 é muito grande pelo que comprares 3 TW's é mesmo uma tentação...
No site do citi podes usar a calculadora para veres a cotação teórica do TW fazendo variar a cotação do activo subjacente.
Um abraço,
JAS
Re
SMALL1969 Escreveu:JAS, essa tua saída denota uma alteração de "estratégia de trading", em que o stop loss sobrepõe-se à estratégia?
Ponho-me a pensar se não deverei mudar também...ou até se não deverei tirar férias de bolsa....quando até os traders "mais calmos" andam de dedo no gatilho, é mau sinal para quem só pode espreitar a bolsa 4 vezes por dia, como eu agora.
O meu stop loss mental estava mais abaixo e nem sequer vi a ida abaixo dos 0,70.
O meu problema é similar ao teu, tenho tido muito pouco tempo para acompanhar os mercados pelo que, por vezes, tenho que tomar decisões baseadas em 5 minutos de visualização dos cof's.
De qualquer forma a minha entrada no BCP tinha sido motivada por 2 dias de quedas acentuadas e eu esperava um ressalto imediato.
Isso não se estava a verificar e eu saí.
O meu objectivo imediato foi trocar BCP pelo BPI.
É evidente que se tivesse feito a troca com mais tempo poderia ter reduzido as perdas no trade do BCP e, como tinha liquidez, teria feito na mesma a boa entrada no BPI.
Em termos práticos, entre a troca e o fecho, o BCP subiu 4,74% e o BPI subiu 3,33%.
Amanhã é que vamos ver se fiz bem ou mal.
Um abraço,
JAS
P.S. - Escolhi a frase do small mas a resposta também é para o luka e para o rasteiro.
JAS Escreveu:Dia pacato e sem quedas...
BCP
Quando olhei para ele já estava com um grande volume e convenci-me que a Eureko continuava a vender.
Fechei a posição com vendas a 0,716-0,717.
Assim que vendi desatou a subir.
Há dias de azar.
JAS
Hoje, aconteceu-me o mesmo, desde Janeiro que não tinha um trade "negativo", às 8.00h da manhã já estava no computador com muito mau pressentimento, tinha sonae a 0,669, vendi a 0,672 perdi 0,60€, a seguir a sonae começou a cair, e atingiu - 2,5% ou mais, para no fim, terminar a subir mais de 4%.
A estratégia era vender no último dia que dava direito ao dividendo, somando mais uns trocos, saiu furada.
É possível que tenha que voltar ao BCP, a ver vamos.
Jas, estava a pensar vender EDP-R com menos valia e para compensar, comprava TW EDP-R, contudo, tenho feito umas contas, mesmo que compre exactamente a mesma quantidade no momento da troca, entro logo a perder. O Objectivo era libertar mais capital e manter uma posição equivalente em aberto, custa-me um pouco ter menos valias numa empresa de futuro. São as energias alternativas que vão marcar a próxima década, vêm aí os automóveis eléctricos.
Exemplo:
Vendedor de TW a 0,68
Fecho a 0,74
Cotação EDP-R = 6,716
Strike = 5,50
Paridade = 0,5
(Subjacente-strike) + prémio = TW
(6,716-5,50)*0,50 + prémio = TW (aqui como a paridade é de 0,5 julgo que tenho que multiplicar)
Se for o TW a 0,74 dá um prémio de 0,132
Se for o TW a 0,68 dá um prémio de 0,072
Será que estou a raciocinar bem?
Se não estiver errado, parece que o subjacente terá que subir muito para compensar uma entrada em desvantagem, logo de 0,072 cêntimos.
Ah! Uma última pergunta, sendo a paridade de 0,5 numa variação de um cêntimo no subjacente, o TW subirá 0,5 cêntimo?
Abraços
Adam Smith
<<Nenhum capital posto em movimento produz maior quantidade de trabalho produtivo que o do lavrador.>>
<<Nenhum capital posto em movimento produz maior quantidade de trabalho produtivo que o do lavrador.>>
luka Escreveu:JAS Escreveu:
BCP
Quando olhei para ele já estava com um grande volume e convenci-me que a Eureko continuava a vender.
Há dias de azar.
JAS
O BCP talvez mereça uma reentrada eheheh
esta apetitoso ehehe
Essa lta já me convence...

- Registado: 24/8/2005 22:33
JAS Escreveu:
BCP
Há dias de azar.
JAS

esta apetitoso ehehe

- Anexos
-
- BCP Buy POINT
- bcp.png (241.25 KiB) Visualizado 1579 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
luka Escreveu:JMT
A reagir a LTA BUY POINT >>
(estou nas compras)
Luka. Admiro imenso essas compras na JMT. São compras "à campeão!"

Eu, pessoalmente, teria considerado uma lta mais conservadora (tens hipóteses de desenhares alternativas), porque a considerar a que colocaste, e que eu aproveito para realçar neste post, leva-me a ver ali uma potencial e brutal cunha ascendente... Ui... se a figura se confirma nem saquinhos do pingo doce vão ter para distribuir aos clientes...

- Anexos
-
- JMT.jpg (39.82 KiB) Visualizado 1724 vezes
- Registado: 24/8/2005 22:33
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Jonas74, Minsk, navaldoc, paul_invest e 69 visitantes