Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Duvidas IRS 2009

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por moppie85 » 11/5/2010 14:26

pisão Escreveu:
moppie85 Escreveu:
pisão Escreveu:Ando aqui ás voltas com a minha declaração de IRS, despesas de compra despesas de venda etc... e fiquei a pensar se algum destes valores não bater certo com os critérios do fisco o que será que acontece?!?

Alguém aqui do forum que já foi fiscalizado me poderá responder o que aconteceu caso algum dos valores apresentados foi alvo de uma correcção?

Quais são as penalizações?

Desde já o meu muito obrigado.

:roll:

Nao sei :\
Eu recebi um email a dizer que tinha divergencias na minha declaração no Anexo A.

(podemos dizer que a nossa querida CGA é tão incompetente que não transmitiu os pagamentos e descontos em sede de IRS ao fisco).

Qd receber a carta lá vou eu perder um dia nas finanças pela incompetência da CGA. Pena é que ninguém me paga pelo erro dos outros.

Se quiseres qd lá for posso perguntar como funciona.

Ficava-te muito grato, eu e os restantes caldeireiros. :)

Já recebi a carta e já estive a "divertir-me" nas finanças.
A sra. foi mto prestável e disse-me que a culpa não era minha (como se para mim fosse novidade...). Parece que eu já não era o primeiro chamado devido à incompetência da CGA.

Quanto à pergunta que colocaste, se fores lá antes do fim do prazo (antes de 25 de maio) e fizeres a declaração de substituição depois pela net, não tens qualquer penalização.

Caso contrário, tens de pagar a coima de entrega de declaração fora de prazo.

Registado: 15/4/2008 14:12

por pisão » 9/5/2010 20:10

moppie85 Escreveu:
pisão Escreveu:Ando aqui ás voltas com a minha declaração de IRS, despesas de compra despesas de venda etc... e fiquei a pensar se algum destes valores não bater certo com os critérios do fisco o que será que acontece?!?

Alguém aqui do forum que já foi fiscalizado me poderá responder o que aconteceu caso algum dos valores apresentados foi alvo de uma correcção?

Eu recebi um email a dizer que tinha divergencias na minha declaração no Anexo A.

(podemos dizer que a nossa querida CGA é tão incompetente que não transmitiu os pagamentos e descontos em sede de IRS ao fisco).

Qd receber a carta lá vou eu perder um dia nas finanças pela incompetência da CGA. Pena é que ninguém me paga pelo erro dos outros.

Ficava-te muito grato, eu e os restantes caldeireiros. :)
Uma das maiores dificuldades é saber esperar. A impaciência é inimiga do êxito.

Registado: 12/3/2009 1:16

por moppie85 » 9/5/2010 19:05

por pisão » 9/5/2010 12:37

Ando aqui ás voltas com a minha declaração de IRS, despesas de compra despesas de venda etc... e fiquei a pensar se algum destes valores não bater certo com os critérios do fisco o que será que acontece?!?

Uma das maiores dificuldades é saber esperar. A impaciência é inimiga do êxito.

Registado: 12/3/2009 1:16

Certificados

por Investidor. » 21/4/2010 21:34

Boa noite.
Alguem me consegue ilucidar onde devo declarar a compra e venda de certificados OTC. Devo trata-los como acções?
O meu obrigado...

Registado: 6/4/2009 19:08

certificados OTC

por Investidor. » 20/4/2010 21:32

Boa noite.
Alguem me consegue ilucidar onde devo declarar a compra e venda de certificados OTC. Devo trata-los como acções?
O meu obrigado...

Registado: 6/4/2009 19:08

por kknd » 20/4/2010 0:20

Muito obrigado Pevide e Mais_um.
Fiz confusão no post que citei (não vendi acções com mais de 1 ano).

Registado: 14/8/2009 12:27

por mais_um » 20/4/2010 0:15

kknd Escreveu:
Antonio Garrido Escreveu:Após ler todas as mensagens deste tópico não consegui encontrar nenhum que vá ao encontro de uma dúvida que tenho e gostaria de poder ser esclarecido por alguem deste forum, e que é a seguinte:
Tenho menos valias das acções detidas á mais de uma ano, e mais valias nas acções detidas á menos de um ano, sabemdo que tenho que declarar em anexos diferentes, G e G1, será que as menos valias dão para deduzir nas mais valias. Não vou optar pelo englobamento a não ser que seja obrigado pois o anexo para declarar as acções é constituido por um certo numero de linhas e se ultrapassar esse numero em transações tenho que obrigatóriamente optar pelo englobamento, pelo menos foi aquilo que me pareceu ler na declaração apresentada este ano.
Desde já agradeço a atenção dispensada.
Abraço
BN

Alguém confirma o que está a bold?

Nestes casos coloca-se a soma numa linha única certo?

Mas que data se coloca?

Antecipadamente grato.

As acções com mais de um ano não pagam mais valias mas tambem não deduzem menos valias, esses movimentos são colocados no impresso para acções com mais de um ano.

As que tiveste menos de um ano ficam no seu impresso e deduzes as menos valias das mais valias. Se o numero de movimentos exceder a capacidade do impresso colcoas tudo na mesma linha, com a data de aquisisção a 1ª compras e na data de venda, a ultima venda.

Nota: O ano passado era assim, este ano ainda não preenchi o IRS.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por MatildeSerrano » 20/4/2010 0:06

kknd Escreveu:
Antonio Garrido Escreveu:Após ler todas as mensagens deste tópico não consegui encontrar nenhum que vá ao encontro de uma dúvida que tenho e gostaria de poder ser esclarecido por alguem deste forum, e que é a seguinte:
Tenho menos valias das acções detidas á mais de uma ano, e mais valias nas acções detidas á menos de um ano, sabemdo que tenho que declarar em anexos diferentes, G e G1, será que as menos valias dão para deduzir nas mais valias. Não vou optar pelo englobamento a não ser que seja obrigado pois o anexo para declarar as acções é constituido por um certo numero de linhas e se ultrapassar esse numero em transações tenho que obrigatóriamente optar pelo englobamento, pelo menos foi aquilo que me pareceu ler na declaração apresentada este ano.
Abraço
BN

Mas que data se coloca?

Antecipadamente grato.

Colocas todos os movimentos numa só linha.
As datas que colocas é a mais recente na data de compra e e mais velha na data de venda.

Registado: 30/6/2008 20:42

por kknd » 20/4/2010 0:03

Abraço
BN

Mas que data se coloca?

Antecipadamente grato.

Registado: 14/8/2009 12:27

por nunofaustino » 19/4/2010 16:11

eu estou a referir para pessoas casadas mas com moradas fiscais diferentes. É algo que só é cruzado a partir desta declaração.

Em princípio não faz muita diferença, mas pode provocar atrasos.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por pmpcpinto » 19/4/2010 16:04

Já no ano passado houve.

Em 2009 entreguei a declaração em "união" de facto, mas dado que não tinhamos a mesma morada fiscal à menos de 2 anos, tivemos que anular e apresentar em separado.

Na altura, desloquei-me à repartição e apresentei vários documentos que provavam que viviamos em união de facto à mais de 2 anos, inclusivé o registo nas finanças do nosso filho que tinha na altura mais de 3 anos.

Não consegui convencer a zelosa funcionária e quando questionada a cargo de quem ficava o nosso filho, respondeu-me que nós é que sabiamos, ou seja, pus a meu cargo e recebi mais do que devia.

Moral da história, menos de 2 anos com a mesma morada fiscal, vem tudo para trás.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por nunofaustino » 19/4/2010 15:54

este ano existe cruzamento de informação a nível da informação sobre a freguesia de residência dos dois conjugues. Ou seja, os dois conjugues terão de ter exactamente a mesma morada fiscal caso contrário a declaração será devolvida para correcção após alguns dias.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Nico » 19/4/2010 13:23

pmpcpinto Escreveu:A mim deu-me "erro" no código da freguesia da habitação, apesar de estar correcto com o ano anterior e com a informação disponível no site da DGCI, pelo que submeti na mesma.
Pedro

Idem...

Registado: 23/4/2007 13:05

por moppie85 » 19/4/2010 12:56

Pijama Escreveu:Não sei se esta dúvida já foi esclarecida, mas é necessário declarar no anexo G os movimentos do ano relativos a fundos de investimento? Em 2009 não lhes toquei, apenas foram transaccionados até 2008.
Obrigado
[/quote]

se não houve movimentos em 2009, porque haveria de declarar? :?

De qualquer forma, os fundos estão sujeitos a 20% de taxa liberatória sobre os lucros (se forem estrangeiros), ou já têm o IRS incorporado (se forem nacionais), pelo q não é necessário declarar.

cumps,

por pmpcpinto » 19/4/2010 10:36

Penso que os fundos não são declarados, pois são tributados na "fonte".

Pedro

por Pijama » 19/4/2010 10:34

Não sei se esta dúvida já foi esclarecida, mas é necessário declarar no anexo G os movimentos do ano relativos a fundos de investimento? Em 2009 não lhes toquei, apenas foram transaccionados até 2008.
Obrigado
[/quote]
Cumprimentos

Registado: 6/6/2008 10:17

por pmpcpinto » 19/4/2010 9:47

A mim deu-me "erro" no código da freguesia da habitação, apesar de estar correcto com o ano anterior e com a informação disponível no site da DGCI, pelo que submeti na mesma.

Pedro

Já está.....

por rasteiro » 19/4/2010 9:44

Consegui logo á primeira.

Abraços

pmpcpinto Escreveu:Consegui entregar hoje às 08:30

Pedro

Registado: 29/11/2007 12:24

por pmpcpinto » 19/4/2010 9:35

Consegui entregar hoje às 08:30

Pedro

por Mcmad » 19/4/2010 2:10

Ok, obrigado colega. Aguardarei mais umas horas então :P

Registado: 29/11/2007 10:26

por moppie85 » 19/4/2010 2:05

Mcmad Escreveu:Não consigo aceder ao anexo G respeitante ás Mais Valias. Alguém ajuda please? :|

A culpa não é tua...

Quando eles dizem dia 19, não é bem dia 19... é dia 19 mais umas horitas

por Mcmad » 19/4/2010 1:46

Não consigo aceder ao anexo G respeitante ás Mais Valias. Alguém ajuda please? :|
Anexos
IRS.bmp
IRS.bmp (750.05 KiB) Visualizado 2764 vezes

Registado: 29/11/2007 10:26

por mquinaz » 16/4/2010 21:53

Sr_SNiper Escreveu:Não era hoje que se iniciava a 2 fase e se pode adicionar o anexo G na declaração de irs por internet?
A mim ainda não aparece nenhum anexo G para eu adicionar :shock:

Era pois... mas os gajos prolongaram a 1ª fase até ao dia 18, para compensar as falhas informáticas, e a 2ª só inicia a 19.

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR ... caoIRS.pdf
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz

Registado: 11/2/2008 18:54

por Sr_SNiper » 16/4/2010 21:22

Não era hoje que se iniciava a 2 fase e se pode adicionar o anexo G na declaração de irs por internet?
A mim ainda não aparece nenhum anexo G para eu adicionar :shock:
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bruno8526, cmanel21, Google [Bot], m-m, TTM62 e 61 visitantes