Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Um sinal que me faz pensar...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por José_P. » 19/2/2009 21:52

fala-se por aí "até para la´deste forum" de oversold, e bear market rally... na verdade tenho lido sobre isso, há cerca de 1 semana ou mais...

e eu proprio acho que pode acontecer... mas achava que aconteceria na 2ºf, na 3ºf... 4ºf,... hoje é 5ºf...

há que ter calma, pois na verdade também pode não acontecer! :D

no entanto, não deixa de ser curioso que, sendo que haja uma noticia minimamente positiva, alguns titulos simplesmente disparam!
por exemplo, este: WFMI , que conheço bem, porque já tinha feito uma incursão em modo longo, há uns tempos, hoje apesar de as bolsas americanas estarem ainda de chuva, ele está a subir 40% !!! aparentemente pelos seus resultados terem sido melhores do que as previsões! xiça! :D

Registado: 25/5/2008 17:50

por Adam hedge » 19/2/2009 21:15

boas.

alguem podia fazer o favor de me explicar como se lê o racio put/call.

obrigado

Adamhedge
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

comentário

por jotabilo » 19/2/2009 20:57

Caro JDU

A expressão rally ...tinha a noção de que se referia a uma subida ou descida feita de forma descontinuada configurando o que se depreende da percepção de um rally feito por uma viatura....com curvas e contracurvas acentuadas numa determinada direcção.
Neste sentido tb num bull market pode suceder um rally para cima, ou seja suceder uma subida média acentuada de um título.....a que chamas isso?
De um outro modo, tb se pode entender um rally para baixo quando sucede uma descida média acentuada do valor de um título.
Era esta a noção que tinha e que, salvo erro, era de uma forma geral comumemente usada pelos foreiros.
O Rally era uma expressão que entendia como caracterizadora de um movimento para cima ou para baixo dentro de um determinado prazo que considerássemos para a analise em causa.
Quer dizer atribuía-lhe um carácter mais generico e menos restritivo.
Enfim...vamos andando e vendo.

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

comentário

por jotabilo » 19/2/2009 20:33

caro JDU

Inteiramente de acordo com o que dizes. Os teus esclarecimentos apenas confirmam a quilo que sei.
Naturalmente que a questão se situa no conceito de rally. Como tu dizes só se aplica quando se refere a ressalto.....quando sucede em ambiente de bull market designa-se correção, ou crash conforme o íngreme e extensão da descida.
Estou de acordo....eu dava um carácter mais geral à expressão rally.
Fico mais esclarecido.

cumps

Re: comentário

por Bala » 19/2/2009 20:16

jotabilo Escreveu:Caro Bala

Sim....é isso mesmo que aprendi agora.....um rally para baixo pode suceder num ambiente bull...nesse caso seria como dizes um bull market rally...

Não! Nada disso!!! Bull Market Rally, é quando estas em pleno bullmarket, e tens uns dias valentes de subidas, os Rallys é para as subidas :idea:
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

comentário

por jotabilo » 19/2/2009 20:10

Caro Bala

Sim....é isso mesmo que aprendi agora.....um rally para baixo pode suceder num ambiente bull...nesse caso seria como dizes um bull market rally...

Se o Ulisses tivsse utilizado a expressão ressalto entendia-se de uma forma mais imediata...enfim são os preciosismos dos sábios.....sem ironia e apenas como cumprimento.

cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 19/2/2009 20:34, num total de 1 vez.

Re: comentário

por Bala » 19/2/2009 20:03

jotabilo Escreveu:Porque na minhas noções tb existem rallies para baixo.

Deves estar te a referir as "Correcções de Bull-Market", crashes, ou então a Bear-Market em acção e pronto...
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

comentário

por jotabilo » 19/2/2009 19:40

Porque na minhas noções tb existem rallies para baixo.

cumps

comentário

por jotabilo » 19/2/2009 19:36

Entendi que te referias a um ressalto. Queres dizer com isso que o que prevalece é um bear market e que nesse ambiênte pode suceder um rally para cima a que tu chamas um bear rally market.
Se é assim entendo.

cumps

por tiagopt2 » 19/2/2009 19:24

Realmente, é um dado a ter em conta. Este movimento até pode perdurar por mais algum tempo, mas é possível que acabe em short sqweeze.

Já agora, bear market rally = bull trap :)
Para não haverem confusões :wink:
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por Bocciardi » 19/2/2009 18:50

Ulisses Pereira Escreveu:Jotabilo, Desta vez não me enganei. :)

Um "Bear Market rally" é um ressalto que ocorre dentro de um "Bear Market". E é isso que acredito daqui a não muito tempo poderá ocorrer.

Bocciardi, sorrisos porque depois de tanto tempo de quedas, umas semanas de subidas geram um al+ivio entre os touros. :)

Um abraço,
Ulisses

Thanks.

A minha questão era a mesma do Jotabilo... Como fundamentaste por duas vezes o bear market rally, não te devias estar a enganar, por isso era uma questão da noção de bear market rally da minha parte, pensava que era mais uma queda num bear market, mas é exactamente o contrário...

O resto tem lógica, assim... :mrgreen:

Obrigado

Um abraço
Bocci

Registado: 17/1/2008 17:15

por Ulisses Pereira » 19/2/2009 18:45

Jotabilo, Desta vez não me enganei. :)

Um "Bear Market rally" é um ressalto que ocorre dentro de um "Bear Market". E é isso que acredito daqui a não muito tempo poderá ocorrer.

Bocciardi, sorrisos porque depois de tanto tempo de quedas, umas semanas de subidas geram um al+ivio entre os touros. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

comentário

por jotabilo » 19/2/2009 18:32

Caro ulisses

Quizeste dizer um bull market rally e não como dizes "é provável que apareça um "Bear Market rally" de algumas semanas"
Ora vê lá sff.

cumps

por Matzagrin » 19/2/2009 18:27

Bocciardi Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Um dos problemas de, por vezes, sermos demasiado genuínos naquilo que escrevemos no caldeirão é isso poder ser mal interpretado.

Nos últimos 15 minutos recebi 4 MP e 2 e-mailsque, com excepção de um, o conteúdo era do estilo: "Então vamos mesmo ter um novo Bull Market? O que é que vou então comprar hoje?"

Calma... Vou ter que esclarecer o que aqui escrevi:

:arrow: Ninguém me ouviu falar num novo "Bull Market". O que digo é que em função do extremar do pessimismo, daqui a pouco tempo, é provável que apareça um "Bear Market rally" de algumas semanas que provoque uns sorrisos nos touros.

:arrow: Disse, inclusivamente, que antes disso podia até haver uma quebra dos mínimos o que faria aumentar ainda mais esse pessimismo.

Espero ter esclarecido.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses,

Eu ainda não percebi uma coisa, porque é que um bear market rally iriam provocar ums sorrisos nos touros?

A seguir a um bear market rally há tempos melhores, é isso?!?!?!?

Um abraço
Bocci

Porque nesta altura do campeonato, qualquer ressalto... ou bear market rally, animaria os touros por algum tempo ;)

Só por isso, porque depois provavelmente, retomamos a tendência principal, a de quedas :|

Registado: 27/4/2007 13:28

por Bocciardi » 19/2/2009 18:21

Ulisses Pereira Escreveu:Um dos problemas de, por vezes, sermos demasiado genuínos naquilo que escrevemos no caldeirão é isso poder ser mal interpretado.

Nos últimos 15 minutos recebi 4 MP e 2 e-mailsque, com excepção de um, o conteúdo era do estilo: "Então vamos mesmo ter um novo Bull Market? O que é que vou então comprar hoje?"

:arrow: Ninguém me ouviu falar num novo "Bull Market". O que digo é que em função do extremar do pessimismo, daqui a pouco tempo, é provável que apareça um "Bear Market rally" de algumas semanas que provoque uns sorrisos nos touros.

:arrow: Disse, inclusivamente, que antes disso podia até haver uma quebra dos mínimos o que faria aumentar ainda mais esse pessimismo.

Espero ter esclarecido.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses,

Eu ainda não percebi uma coisa, porque é que um bear market rally iria provocar uns sorrisos nos touros?

A seguir a um bear market rally há tempos melhores, é isso?!?!?!?

Um abraço
Bocci
Editado pela última vez por Bocciardi em 19/2/2009 18:34, num total de 1 vez.

Registado: 17/1/2008 17:15

por crg » 19/2/2009 17:30

Isto parece-me ser um pouco como vão dizendo alguns políticos, antes de melhorar ainda vai provavelmente piorar. :mrgreen:
De qq modo, penso que compreendo e agradeço o comentário/alerta do Ulisses.

Um abraço.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”

Registado: 29/11/2007 2:45

por PETRONIO » 19/2/2009 16:59

Foi uma boa dica Ulisses, a curto prazo pode haver uma subida, mas os mercados estão muito estranhos , principalmente o PSI, sem liquidez, com muito medo, e os programas de trading a " controlar " o mercado, geralmente quando este mercado está neste " estado " a prudencia tem de ser total.
É curioso que o PSI antecipou e deu avisos muito claros no ano anterior.

Registado: 22/5/2008 21:52

por Thunder » 19/2/2009 16:58

O que tu querias dizer era que a qualquer momento pode surgir um daqueles ressaltos tão característicos dum bear market. Fazes bem em esclarecer para que não existam interpretações erradas :P

Agora quem quiser entrar longo tem que ponderar vários factores. Um muito importante é o que o Dj referiu (e o Ulisses também de forma indirecta ao dizer que antes do ressalto pode ocorrer novo mínimo). Pode existir um lag entre este excesso de pessimismo e o acontecer do ressalto.... enquanto isso leva-se com umas escaldadelas valentes... (Nuno não estou a fazer qq tipo de crítica a tua entrada :wink: .... boa sorte pro trade, ok? :) )

Deve ser lixado ter essa "responsabilidade" toda nos ombros..... um simples post e logo 4 MPs :mrgreen:
Ter que estar a escrever com muito cuidado pra não ser mal interpretado .... :?

Um abraço a todos e BN 8-)
Editado pela última vez por Thunder em 19/2/2009 17:01, num total de 2 vezes.

Registado: 3/3/2007 16:57

por Ulisses Pereira » 19/2/2009 16:48

Um dos problemas de, por vezes, sermos demasiado genuínos naquilo que escrevemos no caldeirão é isso poder ser mal interpretado.

Espero ter esclarecido.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por nunofaustino » 19/2/2009 15:54

eu entrei, pela primeira vez este ano, longo no SP através do SSO com base precisamente nisso.

Espero que haja um ressalto negociável aqui...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

Re: Um sinal que me faz pensar...

por AC Investor Blog » 19/2/2009 15:18

Ulisses Pereira Escreveu:Isto faz-me ter muito cuidado na abertura de posições curtas nesta altura. Não me espantaria que uma falsa ruptura dos mínimos do ano nos principais índices antecedesse um "Bear Market rally" que mudaria a tendência de curto prazo durante algumas semanas.

Também concordo, e outro dado interessante é alguns pesos pesados já terem atingido o estado de "Oversold", daí que um "bounce" aqui, até que não era nada mau. Agora o PSI, esse vai morrendo lentamente, e a JP Morgan está a contribuir para a festa.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Thunder » 19/2/2009 15:13

Ulisses, sem dúvida um bom alerta! Um forte short squeeze é um excelente combustível pra uma subida violenta.
Eu da minha parte estou curto mas com stop muito apertado....
Vamos ver como o SP comporta-se hoje. Pelo menos recuperou moderadamente dos mínimos realizados no fecho de ontem.

Um abraço 8-)

Registado: 3/3/2007 16:57

por djovarius » 19/2/2009 15:09

Olá,

De facto, parece muito extremo, mas falta qualquer coisa... o número de declaradamente "bears" é pouco superior a 55%, o que ainda não é extremo.

Talvez o seja para a tal perspetiva de curto prazo, aí sim, sem dúvida, mas gostaria de ver mais pessimismo.

Isto por causa de algo que aprendi no mercado cambial: andava, em 2003 e 2004, o nosso EUR a se apreciar fortemente face ao USD, quando o número de "calls" atingia números incriveis face aos "puts".
Tal como no passado, hora de inverter a tendência, tinha sido sempre assim.
E não é que inverteu, mas já em 2005, uns bons meses depois daqueles valores extremos? É, e antes de inverter ainda mais subidas do EUR e valores de "ratio" entre calls e puts ainda mais extremos.

Foi uma bela lição e que me leva sempre a olhar com cuidado para essas situações.
Elas têm validade para análise, mas muitas vezes não funcionam para o curto prazo como desejaríamos.

Abraço

dj
Editado pela última vez por djovarius em 19/2/2009 15:14, num total de 1 vez.
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Um sinal que me faz pensar...

por Ulisses Pereira » 19/2/2009 14:59

Foram agora divulgados os dados de sentimento da American Association of Individual Investors e foram revelados apenas 21,64% de touros contra 56,75% de ursos. Apenas uma vez nos últimos anos tivemos um número de touros mais baixo que este e foi... uma semana antes do mínimo relativo do S&P de Julho do ano passado. E a outra vez em que os valores de touros se aproximaram destes foi em Março desse ano, altura em que o S&P fez outro dado relativo.

Isto faz-me ter muito cuidado na abertura de posições curtas nesta altura. Não me espantaria que uma falsa ruptura dos mínimos do ano nos principais índices antecedesse um "Bear Market rally" que mudaria a tendência de curto prazo durante algumas semanas.

O excesso de pessimismo pode gerar oportunidades de subida. Vamos ver...

Um abraço,
Ulisses

Ontem, a dada altura da sessão, o rácio put/call atingiu valores altíssimos. Mais um dado a confirmar este sentimento negativo

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Gioes, LionHeart, Maverick StockMan e 743 visitantes