Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Um dos graficos / Titulos que prefiro no PSI >>>

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por unspecified » 17/4/2009 18:10

Apenas tenho curiosidade em saber, pois os posts e os gráficos do luka são sempre feitos de forma a que pareça tudo tão óbvio e fácil...e na realidade, como sabemos, não é assim.

Pelo que me lembro, ele tinha vendido GALP para reforçar na EDPR (penso que deve ter sido acima de 6 euros...a julgar pelas datas dos posts)...

Ele praticamente só refere as entradas e raramente as saídas (normalmente apenas quando tem ganho).
E já nem estou a falar das linhas de tendência(no minimo duvidodas) que ele apresenta nos gráficos.

Por isso, neste caso especifico, tenho curiosidade em saber se ele vai manter a posição longa que foi formando na EDPR ou se já as vendeu e assumiu as perdas...

Registado: 20/2/2007 22:28

por The Mechanic » 17/4/2009 15:49

Luka
Sim vou comprar mais EDP R (fiel aos meus principios ...)

unspecified
Luka,

Gostava de saber se ainda tens esta posição longa na EDPR aberta ou se já foste stopado?

Que ráio de pergunta, unspecified ! O Luka, fiel aos seus principios, já deve é ter reforçado outra vez !!Aliás, deve é estar prestes a ser anunciado na CMVM com accionista de referência. Esforço-reforço-esforço-reforço...não pára ! É o Sr. EDPr !!

...ou então vendeu logo após o ultimo post . :|

Um abraço,

The Mechanic

( o que vale é que ele não se aborrece comigo... :wink: )
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por unspecified » 17/4/2009 15:30

Luka,

Gostava de saber se ainda tens esta posição longa na EDPR aberta ou se já foste stopado?

Obrigado.

Registado: 20/2/2007 22:28

por Luka! » 13/4/2009 15:26

Para os grandes teoricos ... a bolsa nao é uma ciencia exacta...

Talvez por isso os grandes profissionais fundos etc ...)perderam em média 50% em 2008
:arrow: e os que como eu tentam o "smart money" ganharam

Sim Ganhei em 2008 ... (apenas 5%) nao foi muito mas foi 55% melhor que os 'profissionas'... mas cada um faz o q quer eheheh.

Sim vou comprar mais EDP R (fiel aos meus principios ...)

Achei graça como sempre ao post do Mec... imbativel...
um abraço e boa Pascoa
Luka

:wink:
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por gancho » 11/4/2009 23:33

The Mechanic Escreveu:nunofaustino
que linha é aquela que tens traçada por debaixo das cotações do crude?

:lol: Hás-de ter muito a ver com isso... :lol:
Isto é um "Gráfico Luka" , pá !!!Caso não saibas, aquela é uma Linha PPODJ ( Passa Por Onde Dá Jeito ), baseada em Análise Fundamental ( sobre dados exactos empresariais ,como o Indicador "Tomara que suba " e o Relatório " Tanto jeito que me dava que subisse" ) e em elaborada AT Nuclear ( tanto que podes ver as linhas a derreterem e trespassarem a ...linha de tendencia).

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Já estou a chorar de tanto rir... :cry:
Há os que não arriscam e ganham muito pouco.
Ha os que arriscam e perdem.
Há os que arriscam e ganham mas estes são os que começaram por perder...

Registado: 29/11/2007 3:33

Re: Um dos graficos / Titulos que prefiro no PSI >>>

por Luka! » 11/4/2009 12:15

luka Escreveu:Um dos graficos / Titulos que prefiro no PSI >>> EDP Renovaveis

"Target" de 7,50 euros
Barclays avalia EDP Renováveis 30% acima do mercado
O Barclays Capital iniciou hoje a cobertura da EDP Renováveis. Atribui à empresa liderada por Ana Maria Fernandes um "target" de 7,50 euros, 30% acima do actual valor de mercado. A recomendação é de "overweight".

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@negocios.pt

O Barclays Capital iniciou hoje a cobertura da EDP Renováveis. Atribui à empresa liderada por Ana Maria Fernandes um “target” de 7,50 euros, 30% acima do actual valor de mercado. A recomendação é de “overweight”.

“No curto prazo a questão do financiamento é um desafio para a indústria [das empresas de energias renováveis]”, refere o Barclays numa nota de “research” emitida hoje, citada pela Reuters

No entanto, “acreditamos que, quando a liquidez voltar a um nível normal, a EDP Renováveis deverá estar bem posicionada para acelerar o seu crescimento”, refere o Barclays.

“Iniciamos a cobertura com uma recomendação de ‘overweight’ e um preço-alvo de 7,50 euros”, acrescenta a nota citada pela agência noticiosa. Esta avaliação é 30% superior ao actual valor de mercado da EDP Renováveis.

Os títulos da empresa liderada por Ana Maria Fernandes seguem a desvalorizar 0,55% para 5,76 euros. Desde o início do ano, as acções acumulam uma valorização superior a 14%.

TECNCICAMENTE >>
BULL >> basta olhar para o grafico...
-dentro de um canal ascendente
-Cup & Handle
-H&S invertido...
Enfim sinais de força :wink: ... (raros nos tempos actuais ehehe)

um abraço
Luka

:arrow: FUNDAMENTAIS >> O crescimento prossegue ...
Energia: EDP Renováveis compra 76 aerogeradores para parques na ...
Jornal de Notícias - ‎2009/04/01‎
Lisboa, 1 Abr (Lusa) - A EDP Renováveis acordou com a Vestas a compra de 76 aerogeradores para os seus projectos eólicos na Roménia.

:arrow: TECNCICAMENTE >>
-estando agora na zona de COMPRA (por isso la vou eu ter que reforçar...) Zona de COMPRA = zona inferior do canal ascendente

um abraço
Luka
Anexos
EDP Renovaveis.png
EDP Renovaveis no BUY POINT !!!
EDP Renovaveis.png (241.25 KiB) Visualizado 3230 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

por The Mechanic » 10/2/2009 17:51

nunofaustino

:lol: Hás-de ter muito a ver com isso... :lol:
Isto é um "Gráfico Luka" , pá !!!Caso não saibas, aquela é uma Linha PPODJ ( Passa Por Onde Dá Jeito ), baseada em Análise Fundamental ( sobre dados exactos empresariais ,como o Indicador "Tomara que suba " e o Relatório " Tanto jeito que me dava que subisse" ) e em elaborada AT Nuclear ( tanto que podes ver as linhas a derreterem e trespassarem a ...linha de tendencia).

O amigo Luka tem umas coisas muito interessantes ( gosto muito dos "Buy points" dele ; muitos são verdadeiras oportunidades de entrada, muito bem vistas ), mas quando se trata de traçar linhas e justificar com "os Fundamentais"... é a loucura!!!

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por artista_ » 10/2/2009 13:14

luka Escreveu:[b]Eu gosto da técnica mas baseio-me também nos FUNDAMENTAIS ...

Luka, partindo do princípio que a posição é de curto prazo (a idéia que tenho é que não manténs posições muito tempo) qual é o interesse dos fundamentais para o trade?

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Luka! » 10/2/2009 12:26

Eu gosto da técnica mas baseio-me também nos FUNDAMENTAIS ...

>> e neste caso na iminencia do anuncio do [b]plano do OBAMA
... orientado como bom democrata para as ENERGIAS RENOVAVEIS devera sem duvida beneficiar a EDP R...

Por isso estou a aproveitar o retracement para reforçar ....[/b]

aqui fica...

EDP Renováveis desenha modelo com a equipa de Obama
OJE/Reuters
A EDP Renováveis (EDPR) está optimista quanto à Administração americana liderada por Barack Obama, que tem uma enorme vontade política de reforçar o potencial de crescimento e o valor de mercado das renováveis nos EUA, disse Ana Maria Fernandes, Chief Executive Officer (CEO), em entrevista à Reuters.

A CEO adiantou que a EDPR, quarta eólica mundial em capacidade e que tem a americana Horizon Wind Energy, tem estado em contacto com a equipa económica de Barack Obama e participado com sugestões para o desenho do novo modelo de incentivos ao investimento nas energias renováveis.

"A nova administração norte-americana tem demonstrado uma enorme vontade política para reforçar o potencial de crescimento e de valor do mercado das energias renováveis nos EUA, sendo este um sector considerado prioritário e um dos pilares do pacote de estímulo à economia", disse em entrevista à Reuters.

"Por outro lado, e não menos importante, já foram reconhecidas as limitações do actual sistema de incentivos no mercado americano", referiu a CEO.

"No pacote de medidas que estão a ser discutidas, estão previstas soluções para ultrapassar estas questões como, por exemplo, os Investment Tax Credits (ITC), em substituição dos Production Tax Credit (PTC) e o federal Renewables Productios Standards (RPS)", afirmou.

O pacote de estímulo, que ontem passou numa Comissão do Congresso, prevê que os projectos de renováveis em 2009 e 2010 tenham um crédito fiscal ao investimento de 30% em vez do crédito fiscal à produção que normalmente é recebido em dez anos.

"Esta realidade vem reforçar a nossa convicção sobre o interesse e potencial do mercado norte-americano, que se transformou já em 2008 no maior do mundo", adiantou.

Em 2007, a EDPR comprou a Horizon por 2.000 milhões de dólares e depois fez uma forte expansão de capacidade nos EUA e na Europa, tendo encaixado 1.568 milhões de euros com o seu Initial Public Offer (IPO) de 25% do capital em 2008.

A EDP-Energias de Portugal - maior grupo industrial de Portugal - tem 75% da EDPR.

"Os sinais são claros. Quer a Europa, quer agora os EUA demonstram um efectivo compromisso na definição e no cumprimento de metas ambiciosas (quanto a renováveis)", afirmou.

"A EDPR está hoje presente em oito países, com activos de qualidade e um vasto pipeline para alimentar o seu crescimento nos próximos anos", afirmou Ana Maria Fernandes.

Lembrou que a EDPR, depois de instalar 1.500 MW em 2007, o ano passado construiu 1.413 MW e já tem cerca de 800 MW em construção no início deste ano.

"A nossa capacidade de execução é indiscutível, estando totalmente em linha com o nosso objectivo para 2012, sendo que temos a flexibilidade para poder ajustar o ritmo anual", disse.

A CEO lembrou que, em 2008, a produção da EDPR aumentou 78 pct para 7.804 GW, em linha com a sua expectativa, e iniciou o ano de 2009 a gerir um portfolio de mais de 5.000 MW.

"Por outro lado, mais uma vez, registamos valores de load factors superiores à media dos diversos mercados", afirmou.

Explicou que, "desde o início foi comunicado que em 2008 o perfil de construção levaria a que a maior parte da nossa capacidade seria instalada muito próxima do final do ano".

"Assim, a contribuição dos cerca de 900 MW que construímos no último trimestre seria sempre marginal para a produção anual de 2008", realçou.

"Não temos dificuldades de financiamento. Temos o conforto e compromisso do nosso accionista maioritário EDP em financiar o desenvolvimento do negócio", referiu.

"Sendo esta aliás o principal destino do programa de investimento da EDP, para além de poder recorrer ao mercado de dívida e ao Project finance", acrescentou.

Realçou que, "por outro lado, o IPO da EDPR, tendo sido o maior realizado na Europa Ocidental no ano 2008, permite que hoje a empresa tenha um balanço sólido, adequado à concretização do seu Plano de Negócio".

"Em Setembro de 2008, a dívida líquida da EDPR era de 513 milhões de euros, ou seja, menos de 10% do nosso Entreprise Value, valores que nos deixam confortáveis", afirmou.

"O custo médio dessa dívida era de 5,5%. Refiro igualmente que o actual aumento dos spreads deverá ser mitigado pela redução das taxas de juro", afirmou a CEO.

Realçou que, "a crise financeira e económica veio trazer novos desafios e colocar em causa os equilíbrios anteriores", adiantando: "o mercado das turbinas não está imune".

"No contexto actual, há um maior equilíbrio do poder de mercado entre compradores e fornecedores. (Mas) conforme anteriormente comunicado, a EDPR tem coberto as necessidades para o ano de 2009 e 80% para 2010", afirmou.

A EDPR está a recolher os frutos da estratégia dos últimos anos em relação aos fornecedores de turbinas - diversidade, flexibilidade, não envolvimento industrial - "estando-se a rever as condições de fornecimento para as ajustar à nova realidade".
Anexos
EDPR CEO.png
EDPR CEO.png (108.43 KiB) Visualizado 3741 vezes

por nunofaustino » 10/2/2009 12:25

luka Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
Trata-se aliás de uma performance relativa de todo o sector energético em geral que está a bater o mercado, conforme já tenho vindo a assinalar há algumas semanas, nomeadamente na coluna semanal.

O crude esta a atingir um patamar baixo...
As cotaçoes actuais (implicam projectos lançados mais tarde) indiciam penurias futuras de crude e aumento de preços do Crude...O que o mercado ja esta a anticipar...
:arrow: Isto vai beneficiar as empresas energéticas e as de Enegias Alternativas como a EDP Renovaveis...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Celsius-reloaded » 10/2/2009 12:23

Pq é que a subida da R é má para a EDP??
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por artista_ » 10/2/2009 12:18

No seguimento do tópico da "tolice da AT" vou tecer aqui alguns comentários que me parecem interessantes:

:arrow: Em primeiro lugar parece-me que entrar longo aqui na EDPr não me parece que faça muito sentido porque está exactamente em cima da resistência que o Marco já referiu, embora a forma como se investe seja diferente de pessoa para pessoa, e esteja também dependente do prazo de investimento...

:arrow: Assim temos aqui várias informações técnicas: resistência na zona 5.80/6.00; Tendência de alta de curto e médio prazo; Rsi com tendência de nem sei, etc....

:arrow: A rentabilidade do Luka depende das informações técnicas que usa para entrar mas também depende de uma série de outros elementos que não identificou: prazo da entrada (curtissimo, curto, médio ou longo); Target ou condições que o levam a manter/reforçar a posição; Stops (se os pensa usar)...

:arrow: Assim, penso que é importante perceber que encontrar "buy points" não é nada de especial, até porque dependem muito do perfil do invstidor, o importante é conseguir ter uma estratégia bem definida e ser disciplinado...

Abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 10/2/2009 11:17

Relativamente ao Crude, já opinei há umas duas semanas atrás (nomeadamente na coluna semanal) que o fundo poderia estar feito e, sim, considero que isso pode ser parcialmente pelo menos um dos factores que está a promover a melhor performance das energéticas.

Mas eu já tinha referido isso mesmo há algum tempo atrás...

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=351720
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Luka! » 10/2/2009 9:49

MarcoAntonio Escreveu:
Trata-se aliás de uma performance relativa de todo o sector energético em geral que está a bater o mercado, conforme já tenho vindo a assinalar há algumas semanas, nomeadamente na coluna semanal.

O crude esta a atingir um patamar baixo...
As cotaçoes actuais (implicam projectos lançados mais tarde) indiciam penurias futuras de crude e aumento de preços do Crude...O que o mercado ja esta a anticipar...
:arrow: Isto vai beneficiar as empresas energéticas e as de Enegias Alternativas como a EDP Renovaveis...

Anexos
Crude.png
Crude.png (837.99 KiB) Visualizado 4015 vezes

por MarcoAntonio » 9/2/2009 19:07

Apesar de não concordar muito com a classificação do C&H (bandeira de alta parecer-me-ia mais adequado), a EDPR tem de facto vindo a apresentar comportamento e padrões bullish. Muito embora esteja agora junto de uma zona crítica: é na quebra da zona de resistência dos 5.80~6.00 que temos um forte sinal técnico que poderá projectar a EDPR numa nova subida bem razoável (na gíria técnica, numa nova leg ascendente).

Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por bp1511 » 9/2/2009 18:55

Sem duvida que foi... mas eles onde voltar.
Quanto mais a EDPR subir melhor... eu quero comprar Edp.

Registado: 29/11/2007 2:19

por Pedro Miguel » 9/2/2009 18:32

bp1511 Escreveu:Com uma agravante, o preço da edp...

Será que num ano o valor das duas empresas se alteraram assim tanto?

Na altura do IPO a edpr foi colocada a 8€ e a edp valia 4€.

Quanto mais subir a EDPR mais barata fica a EDP...

Acho que é para ter cuidado com a EDPR, nunca esquecer os stops.

tens que me explicar esse teu raciocinio. Talvez seja a justificação para hoje da EDP ter caído :P :P

Registado: 29/11/2007 11:45

por bp1511 » 9/2/2009 18:13

Com uma agravante, o preço da edp...

Será que num ano o valor das duas empresas se alteraram assim tanto?

Na altura do IPO a edpr foi colocada a 8€ e a edp valia 4€.

Quanto mais subir a EDPR mais barata fica a EDP...

Acho que é para ter cuidado com a EDPR, nunca esquecer os stops.

Registado: 29/11/2007 2:19

por nmesquitam » 9/2/2009 18:07

Não digo que neste momento não está bull.

Mas enquanto não quebra a M200 e a LTD que vem da entrada em bolsa (que são quase coincidentes)este movimento pode ser só um Bear Rally.
Anexos
EDP R.bmp
EDP R.bmp (911.71 KiB) Visualizado 4817 vezes

Registado: 29/11/2007 11:05

por Elias » 9/2/2009 17:09

luka já temos 2 tópicos abertos sobre esta acção, sugiro que aproveites um dos tópicos existentes

Registado: 5/11/2002 12:21

Um dos graficos / Titulos que prefiro no PSI >>>

por Luka! » 9/2/2009 16:43

Um dos graficos / Titulos que prefiro no PSI >>> EDP Renovaveis

"Target" de 7,50 euros
Barclays avalia EDP Renováveis 30% acima do mercado
O Barclays Capital iniciou hoje a cobertura da EDP Renováveis. Atribui à empresa liderada por Ana Maria Fernandes um "target" de 7,50 euros, 30% acima do actual valor de mercado. A recomendação é de "overweight".

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@negocios.pt

O Barclays Capital iniciou hoje a cobertura da EDP Renováveis. Atribui à empresa liderada por Ana Maria Fernandes um “target” de 7,50 euros, 30% acima do actual valor de mercado. A recomendação é de “overweight”.

“No curto prazo a questão do financiamento é um desafio para a indústria [das empresas de energias renováveis]”, refere o Barclays numa nota de “research” emitida hoje, citada pela Reuters

No entanto, “acreditamos que, quando a liquidez voltar a um nível normal, a EDP Renováveis deverá estar bem posicionada para acelerar o seu crescimento”, refere o Barclays.

“Iniciamos a cobertura com uma recomendação de ‘overweight’ e um preço-alvo de 7,50 euros”, acrescenta a nota citada pela agência noticiosa. Esta avaliação é 30% superior ao actual valor de mercado da EDP Renováveis.

Os títulos da empresa liderada por Ana Maria Fernandes seguem a desvalorizar 0,55% para 5,76 euros. Desde o início do ano, as acções acumulam uma valorização superior a 14%.

TECNCICAMENTE >>
-Cup & Handle
-H&S invertido...
Enfim sinais de força :wink: ... (raros nos tempos actuais ehehe)

um abraço
Luka
Anexos
EDP Renovaveis.png
Bullish ...
EDP Renovaveis.png (991.42 KiB) Visualizado 5195 vezes

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Bing [Bot], CarlosAP, CarlosMoreira1969, CORTIÇA, danielme1962, Google [Bot], IX Hispana, Jonas74, macau5m, Musus, trilhos2006 e 90 visitantes