Um dos graficos / Titulos que prefiro no PSI >>>
Apenas tenho curiosidade em saber, pois os posts e os gráficos do luka são sempre feitos de forma a que pareça tudo tão óbvio e fácil...e na realidade, como sabemos, não é assim.
Pelo que me lembro, ele tinha vendido GALP para reforçar na EDPR (penso que deve ter sido acima de 6 euros...a julgar pelas datas dos posts)...
Ele praticamente só refere as entradas e raramente as saídas (normalmente apenas quando tem ganho).
E já nem estou a falar das linhas de tendência(no minimo duvidodas) que ele apresenta nos gráficos.
Por isso, neste caso especifico, tenho curiosidade em saber se ele vai manter a posição longa que foi formando na EDPR ou se já as vendeu e assumiu as perdas...
Pelo que me lembro, ele tinha vendido GALP para reforçar na EDPR (penso que deve ter sido acima de 6 euros...a julgar pelas datas dos posts)...
Ele praticamente só refere as entradas e raramente as saídas (normalmente apenas quando tem ganho).
E já nem estou a falar das linhas de tendência(no minimo duvidodas) que ele apresenta nos gráficos.
Por isso, neste caso especifico, tenho curiosidade em saber se ele vai manter a posição longa que foi formando na EDPR ou se já as vendeu e assumiu as perdas...
- Registado: 20/2/2007 22:28
Luka
unspecified
Que ráio de pergunta, unspecified ! O Luka, fiel aos seus principios, já deve é ter reforçado outra vez !!Aliás, deve é estar prestes a ser anunciado na CMVM com accionista de referência. Esforço-reforço-esforço-reforço...não pára ! É o Sr. EDPr !!
...ou então vendeu logo após o ultimo post .
Um abraço,
The Mechanic
( o que vale é que ele não se aborrece comigo...
)
Sim vou comprar mais EDP R (fiel aos meus principios ...)
unspecified
Luka,
Gostava de saber se ainda tens esta posição longa na EDPR aberta ou se já foste stopado?
Que ráio de pergunta, unspecified ! O Luka, fiel aos seus principios, já deve é ter reforçado outra vez !!Aliás, deve é estar prestes a ser anunciado na CMVM com accionista de referência. Esforço-reforço-esforço-reforço...não pára ! É o Sr. EDPr !!
...ou então vendeu logo após o ultimo post .

Um abraço,
The Mechanic
( o que vale é que ele não se aborrece comigo...

" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
Para os grandes teoricos ... a bolsa nao é uma ciencia exacta...
Talvez por isso os grandes profissionais fundos etc ...)perderam em média 50% em 2008
e os que como eu tentam o "smart money" ganharam
Sim Ganhei em 2008 ... (apenas 5%) nao foi muito mas foi 55% melhor que os 'profissionas'... mas cada um faz o q quer eheheh.
Achei graça como sempre ao post do Mec... imbativel...
um abraço e boa Pascoa
Luka

Talvez por isso os grandes profissionais fundos etc ...)perderam em média 50% em 2008

Sim Ganhei em 2008 ... (apenas 5%) nao foi muito mas foi 55% melhor que os 'profissionas'... mas cada um faz o q quer eheheh.
Achei graça como sempre ao post do Mec... imbativel...
um abraço e boa Pascoa
Luka

... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
The Mechanic Escreveu:nunofaustinoque linha é aquela que tens traçada por debaixo das cotações do crude?

Isto é um "Gráfico Luka" , pá !!!Caso não saibas, aquela é uma Linha PPODJ ( Passa Por Onde Dá Jeito ), baseada em Análise Fundamental ( sobre dados exactos empresariais ,como o Indicador "Tomara que suba " e o Relatório " Tanto jeito que me dava que subisse" ) e em elaborada AT Nuclear ( tanto que podes ver as linhas a derreterem e trespassarem a ...linha de tendencia).

Há os que não arriscam e ganham muito pouco.
Ha os que arriscam e perdem.
Há os que arriscam e ganham mas estes são os que começaram por perder...
Ha os que arriscam e perdem.
Há os que arriscam e ganham mas estes são os que começaram por perder...
Re: Um dos graficos / Titulos que prefiro no PSI >>>
luka Escreveu:Um dos graficos / Titulos que prefiro no PSI >>> EDP Renovaveis"Target" de 7,50 euros
Barclays avalia EDP Renováveis 30% acima do mercado
O Barclays Capital iniciou hoje a cobertura da EDP Renováveis. Atribui à empresa liderada por Ana Maria Fernandes um "target" de 7,50 euros, 30% acima do actual valor de mercado. A recomendação é de "overweight".
--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Moutinho
paulomoutinho@negocios.pt
O Barclays Capital iniciou hoje a cobertura da EDP Renováveis. Atribui à empresa liderada por Ana Maria Fernandes um “target” de 7,50 euros, 30% acima do actual valor de mercado. A recomendação é de “overweight”.
“No curto prazo a questão do financiamento é um desafio para a indústria [das empresas de energias renováveis]”, refere o Barclays numa nota de “research” emitida hoje, citada pela Reuters
No entanto, “acreditamos que, quando a liquidez voltar a um nível normal, a EDP Renováveis deverá estar bem posicionada para acelerar o seu crescimento”, refere o Barclays.
“Iniciamos a cobertura com uma recomendação de ‘overweight’ e um preço-alvo de 7,50 euros”, acrescenta a nota citada pela agência noticiosa. Esta avaliação é 30% superior ao actual valor de mercado da EDP Renováveis.
Os títulos da empresa liderada por Ana Maria Fernandes seguem a desvalorizar 0,55% para 5,76 euros. Desde o início do ano, as acções acumulam uma valorização superior a 14%.
TECNCICAMENTE >>
BULL >> basta olhar para o grafico...
-dentro de um canal ascendente
-Cup & Handle
-H&S invertido...
Enfim sinais de força... (raros nos tempos actuais ehehe)
um abraço
Luka

Energia: EDP Renováveis compra 76 aerogeradores para parques na ...
Jornal de Notícias - 2009/04/01
Lisboa, 1 Abr (Lusa) - A EDP Renováveis acordou com a Vestas a compra de 76 aerogeradores para os seus projectos eólicos na Roménia.

-estando agora na zona de COMPRA (por isso la vou eu ter que reforçar...) Zona de COMPRA = zona inferior do canal ascendente
um abraço
Luka
- Anexos
-
- EDP Renovaveis no BUY POINT !!!
- EDP Renovaveis.png (241.25 KiB) Visualizado 3230 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
nunofaustino
Hás-de ter muito a ver com isso...
Isto é um "Gráfico Luka" , pá !!!Caso não saibas, aquela é uma Linha PPODJ ( Passa Por Onde Dá Jeito ), baseada em Análise Fundamental ( sobre dados exactos empresariais ,como o Indicador "Tomara que suba " e o Relatório " Tanto jeito que me dava que subisse" ) e em elaborada AT Nuclear ( tanto que podes ver as linhas a derreterem e trespassarem a ...linha de tendencia).
O amigo Luka tem umas coisas muito interessantes ( gosto muito dos "Buy points" dele ; muitos são verdadeiras oportunidades de entrada, muito bem vistas ), mas quando se trata de traçar linhas e justificar com "os Fundamentais"... é a loucura!!!
Um abraço ,
The Mechanic
que linha é aquela que tens traçada por debaixo das cotações do crude?

O amigo Luka tem umas coisas muito interessantes ( gosto muito dos "Buy points" dele ; muitos são verdadeiras oportunidades de entrada, muito bem vistas ), mas quando se trata de traçar linhas e justificar com "os Fundamentais"... é a loucura!!!
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
- Aristoteles
- Aristoteles
luka Escreveu:[b]Eu gosto da técnica mas baseio-me também nos FUNDAMENTAIS ...
Luka, partindo do princípio que a posição é de curto prazo (a idéia que tenho é que não manténs posições muito tempo) qual é o interesse dos fundamentais para o trade?
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Eu gosto da técnica mas baseio-me também nos FUNDAMENTAIS ...
>> e neste caso na iminencia do anuncio do [b]plano do OBAMA ... orientado como bom democrata para as ENERGIAS RENOVAVEIS devera sem duvida beneficiar a EDP R...
Por isso estou a aproveitar o retracement para reforçar ....[/b]
aqui fica...
>> e neste caso na iminencia do anuncio do [b]plano do OBAMA ... orientado como bom democrata para as ENERGIAS RENOVAVEIS devera sem duvida beneficiar a EDP R...
Por isso estou a aproveitar o retracement para reforçar ....[/b]
aqui fica...
EDP Renováveis desenha modelo com a equipa de Obama
OJE/Reuters
A EDP Renováveis (EDPR) está optimista quanto à Administração americana liderada por Barack Obama, que tem uma enorme vontade política de reforçar o potencial de crescimento e o valor de mercado das renováveis nos EUA, disse Ana Maria Fernandes, Chief Executive Officer (CEO), em entrevista à Reuters.
A CEO adiantou que a EDPR, quarta eólica mundial em capacidade e que tem a americana Horizon Wind Energy, tem estado em contacto com a equipa económica de Barack Obama e participado com sugestões para o desenho do novo modelo de incentivos ao investimento nas energias renováveis.
"A nova administração norte-americana tem demonstrado uma enorme vontade política para reforçar o potencial de crescimento e de valor do mercado das energias renováveis nos EUA, sendo este um sector considerado prioritário e um dos pilares do pacote de estímulo à economia", disse em entrevista à Reuters.
"Por outro lado, e não menos importante, já foram reconhecidas as limitações do actual sistema de incentivos no mercado americano", referiu a CEO.
"No pacote de medidas que estão a ser discutidas, estão previstas soluções para ultrapassar estas questões como, por exemplo, os Investment Tax Credits (ITC), em substituição dos Production Tax Credit (PTC) e o federal Renewables Productios Standards (RPS)", afirmou.
O pacote de estímulo, que ontem passou numa Comissão do Congresso, prevê que os projectos de renováveis em 2009 e 2010 tenham um crédito fiscal ao investimento de 30% em vez do crédito fiscal à produção que normalmente é recebido em dez anos.
"Esta realidade vem reforçar a nossa convicção sobre o interesse e potencial do mercado norte-americano, que se transformou já em 2008 no maior do mundo", adiantou.
Em 2007, a EDPR comprou a Horizon por 2.000 milhões de dólares e depois fez uma forte expansão de capacidade nos EUA e na Europa, tendo encaixado 1.568 milhões de euros com o seu Initial Public Offer (IPO) de 25% do capital em 2008.
A EDP-Energias de Portugal - maior grupo industrial de Portugal - tem 75% da EDPR.
"Os sinais são claros. Quer a Europa, quer agora os EUA demonstram um efectivo compromisso na definição e no cumprimento de metas ambiciosas (quanto a renováveis)", afirmou.
"A EDPR está hoje presente em oito países, com activos de qualidade e um vasto pipeline para alimentar o seu crescimento nos próximos anos", afirmou Ana Maria Fernandes.
Lembrou que a EDPR, depois de instalar 1.500 MW em 2007, o ano passado construiu 1.413 MW e já tem cerca de 800 MW em construção no início deste ano.
"A nossa capacidade de execução é indiscutível, estando totalmente em linha com o nosso objectivo para 2012, sendo que temos a flexibilidade para poder ajustar o ritmo anual", disse.
A CEO lembrou que, em 2008, a produção da EDPR aumentou 78 pct para 7.804 GW, em linha com a sua expectativa, e iniciou o ano de 2009 a gerir um portfolio de mais de 5.000 MW.
"Por outro lado, mais uma vez, registamos valores de load factors superiores à media dos diversos mercados", afirmou.
Explicou que, "desde o início foi comunicado que em 2008 o perfil de construção levaria a que a maior parte da nossa capacidade seria instalada muito próxima do final do ano".
"Assim, a contribuição dos cerca de 900 MW que construímos no último trimestre seria sempre marginal para a produção anual de 2008", realçou.
"Não temos dificuldades de financiamento. Temos o conforto e compromisso do nosso accionista maioritário EDP em financiar o desenvolvimento do negócio", referiu.
"Sendo esta aliás o principal destino do programa de investimento da EDP, para além de poder recorrer ao mercado de dívida e ao Project finance", acrescentou.
Realçou que, "por outro lado, o IPO da EDPR, tendo sido o maior realizado na Europa Ocidental no ano 2008, permite que hoje a empresa tenha um balanço sólido, adequado à concretização do seu Plano de Negócio".
"Em Setembro de 2008, a dívida líquida da EDPR era de 513 milhões de euros, ou seja, menos de 10% do nosso Entreprise Value, valores que nos deixam confortáveis", afirmou.
"O custo médio dessa dívida era de 5,5%. Refiro igualmente que o actual aumento dos spreads deverá ser mitigado pela redução das taxas de juro", afirmou a CEO.
Realçou que, "a crise financeira e económica veio trazer novos desafios e colocar em causa os equilíbrios anteriores", adiantando: "o mercado das turbinas não está imune".
"No contexto actual, há um maior equilíbrio do poder de mercado entre compradores e fornecedores. (Mas) conforme anteriormente comunicado, a EDPR tem coberto as necessidades para o ano de 2009 e 80% para 2010", afirmou.
A EDPR está a recolher os frutos da estratégia dos últimos anos em relação aos fornecedores de turbinas - diversidade, flexibilidade, não envolvimento industrial - "estando-se a rever as condições de fornecimento para as ajustar à nova realidade".
- Anexos
-
- EDPR CEO.png (108.43 KiB) Visualizado 3741 vezes
luka Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:
Trata-se aliás de uma performance relativa de todo o sector energético em geral que está a bater o mercado, conforme já tenho vindo a assinalar há algumas semanas, nomeadamente na coluna semanal.
O crude esta a atingir um patamar baixo...
As cotaçoes actuais (implicam projectos lançados mais tarde) indiciam penurias futuras de crude e aumento de preços do Crude...O que o mercado ja esta a anticipar...
Isto vai beneficiar as empresas energéticas e as de Enegias Alternativas como a EDP Renovaveis...
que linha é aquela que tens traçada por debaixo das cotações do crude?
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
- Registado: 29/11/2007 2:35
No seguimento do tópico da "tolice da AT" vou tecer aqui alguns comentários que me parecem interessantes:
Em primeiro lugar parece-me que entrar longo aqui na EDPr não me parece que faça muito sentido porque está exactamente em cima da resistência que o Marco já referiu, embora a forma como se investe seja diferente de pessoa para pessoa, e esteja também dependente do prazo de investimento...
Assim temos aqui várias informações técnicas: resistência na zona 5.80/6.00; Tendência de alta de curto e médio prazo; Rsi com tendência de nem sei, etc....
A rentabilidade do Luka depende das informações técnicas que usa para entrar mas também depende de uma série de outros elementos que não identificou: prazo da entrada (curtissimo, curto, médio ou longo); Target ou condições que o levam a manter/reforçar a posição; Stops (se os pensa usar)...
Assim, penso que é importante perceber que encontrar "buy points" não é nada de especial, até porque dependem muito do perfil do invstidor, o importante é conseguir ter uma estratégia bem definida e ser disciplinado...
Abraço
artista

Abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Relativamente ao Crude, já opinei há umas duas semanas atrás (nomeadamente na coluna semanal) que o fundo poderia estar feito e, sim, considero que isso pode ser parcialmente pelo menos um dos factores que está a promover a melhor performance das energéticas.
Mas eu já tinha referido isso mesmo há algum tempo atrás...
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=351720
Mas eu já tinha referido isso mesmo há algum tempo atrás...
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=351720
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:
Trata-se aliás de uma performance relativa de todo o sector energético em geral que está a bater o mercado, conforme já tenho vindo a assinalar há algumas semanas, nomeadamente na coluna semanal.
O crude esta a atingir um patamar baixo...
As cotaçoes actuais (implicam projectos lançados mais tarde) indiciam penurias futuras de crude e aumento de preços do Crude...O que o mercado ja esta a anticipar...

- Anexos
-
- Crude.png (837.99 KiB) Visualizado 4015 vezes
Apesar de não concordar muito com a classificação do C&H (bandeira de alta parecer-me-ia mais adequado), a EDPR tem de facto vindo a apresentar comportamento e padrões bullish. Muito embora esteja agora junto de uma zona crítica: é na quebra da zona de resistência dos 5.80~6.00 que temos um forte sinal técnico que poderá projectar a EDPR numa nova subida bem razoável (na gíria técnica, numa nova leg ascendente).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
bp1511 Escreveu:Com uma agravante, o preço da edp...
Será que num ano o valor das duas empresas se alteraram assim tanto?
Na altura do IPO a edpr foi colocada a 8€ e a edp valia 4€.
Quanto mais subir a EDPR mais barata fica a EDP...
Acho que é para ter cuidado com a EDPR, nunca esquecer os stops.
tens que me explicar esse teu raciocinio. Talvez seja a justificação para hoje da EDP ter caído

- Registado: 29/11/2007 11:45
Um dos graficos / Titulos que prefiro no PSI >>>
Um dos graficos / Titulos que prefiro no PSI >>> EDP Renovaveis
TECNCICAMENTE >>
-Cup & Handle
-H&S invertido...
Enfim sinais de força
... (raros nos tempos actuais ehehe)
um abraço
Luka
"Target" de 7,50 euros
Barclays avalia EDP Renováveis 30% acima do mercado
O Barclays Capital iniciou hoje a cobertura da EDP Renováveis. Atribui à empresa liderada por Ana Maria Fernandes um "target" de 7,50 euros, 30% acima do actual valor de mercado. A recomendação é de "overweight".
--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Moutinho
paulomoutinho@negocios.pt
O Barclays Capital iniciou hoje a cobertura da EDP Renováveis. Atribui à empresa liderada por Ana Maria Fernandes um “target” de 7,50 euros, 30% acima do actual valor de mercado. A recomendação é de “overweight”.
“No curto prazo a questão do financiamento é um desafio para a indústria [das empresas de energias renováveis]”, refere o Barclays numa nota de “research” emitida hoje, citada pela Reuters
No entanto, “acreditamos que, quando a liquidez voltar a um nível normal, a EDP Renováveis deverá estar bem posicionada para acelerar o seu crescimento”, refere o Barclays.
“Iniciamos a cobertura com uma recomendação de ‘overweight’ e um preço-alvo de 7,50 euros”, acrescenta a nota citada pela agência noticiosa. Esta avaliação é 30% superior ao actual valor de mercado da EDP Renováveis.
Os títulos da empresa liderada por Ana Maria Fernandes seguem a desvalorizar 0,55% para 5,76 euros. Desde o início do ano, as acções acumulam uma valorização superior a 14%.
TECNCICAMENTE >>
-Cup & Handle
-H&S invertido...
Enfim sinais de força

um abraço
Luka
- Anexos
-
- Bullish ...
- EDP Renovaveis.png (991.42 KiB) Visualizado 5195 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Bing [Bot], CarlosAP, CarlosMoreira1969, CORTIÇA, danielme1962, Google [Bot], IX Hispana, Jonas74, macau5m, Musus, trilhos2006 e 90 visitantes