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Caldeirão da Bolsa

Deflação: boa ou má?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Crómio » 19/1/2009 2:20

apesar dos preços baixarem as pessoas não adiam decisões de compra a as vendas vão sempre aumentando

Eu adio, faço uma estimativa do que quero comprar e por quanto.

Depois espero.

Na altura possivelmente compro algo melhor mas ganho sempre com o adiamento nas compras tecnológicas.

A TV plasma só daqui a um ano, o novo portátil só em Maio/Abril.

O portátil, já adiei 2 vezes a compra.

Ah... e pago a pronto, mesmo que possa pagar a crédito sem juros.

Claro que a grande maioria compra assim que pode, como pode.

Abraço
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por Branc0 » 19/1/2009 1:53

Ainda ninguém falou aqui do crédito que é não só um problema actual como foi durante muitos anos o motor da economia ocidental.

A deflação atinge particularmente quem está em divida (uma vez que vai ter que pagar em euros que valem mais no fim do emprestimo do que quando contraiu a divida). É por isso que um período de deflação, numa economia como a nossa, pode ser devastador.

Não é apenas o endividamento das familias que é exagerado mas também, como temos visto, o endividamento das empresas nacionais e do Estado e se já se duvida agora que todos consigam fazer face aos seus compromissos financeiros imagine-se o que lhes aconteceria num caso de deflação acentuada.
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por corvo47 » 19/1/2009 0:48

artista Escreveu:
Quem não tem emprego deve ficar desesperado (ainda mais) se não houver sinais económicos de recuperação...



E quem o ainda tem, corre cada vez mais o rico de ficar sem ele.

Esperemos que comece a surgir a tal luz ao fundo do túnel.Obama , D.Sebatião, qualquer coisa...
Porque a continuar este pessimismo crescente, vamos mesmo cair em deflação.

Há quem já não consiga gastar e quem tem ,tem medo de gastar, porque amanhã pode não ter e a deflação obrigatoriamente gera mais desemprego.

Nesta fase a motivação ,que gera confiança, é muito importante.

Um abraço.
Nunca te é dado um desejo sem também te ser dado o poder de o realizares.Contudo,poderás ter de lutar por isso. Richard Bach "in" Ilusões.
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por Dwer » 19/1/2009 0:25

RiscoCalculado Escreveu:Não posso deixar de chamar a atenção para isto pois é uma confusão que muitas pessoas fazem.
Inflação ou deflação não é a subida ou descida de preços em um ou outro sector.
O preço das laranjas estar a subir, ou o preço dos apartamentos, ou dos televisores estar a subir, ou a descer isso não é necessariamente inflação ou deflação.
Inflação ou Deflação é a subida ou descida generalizada de preços. É uma subida
ou descida em todos (ou quase todos) os sectores.


Deflação é o decrescimento da massa monetária em circulação. Inflação o crescimento.
Fui na 'conversa' do Atomez e dei uma calinada.
A subida ou descida de preços são consequências da inflação ou da deflação. Não a própria coisa em si.
Quando há muito dinheiro em circulação, há muito dinheiro 'à caça' dos mesmos bens. Os preços sobem.
Quando o dinheiro em circulação decresce, há menos dinheiro a 'caçar' os mesmos bens. Os preços descem.
Abraço,
Dwer

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por RiscoCalculado » 19/1/2009 0:15

Mas isso da deflação já acontece há muito tempo em alguns sectores.


Não posso deixar de chamar a atenção para isto pois é uma confusão que muitas pessoas fazem.
Inflação ou deflação não é a subida ou descida de preços em um ou outro sector.
O preço das laranjas estar a subir, ou o preço dos apartamentos, ou dos televisores estar a subir, ou a descer isso não é necessariamente inflação ou deflação.
Inflação ou Deflação é a subida ou descida generalizada de preços. É uma subida
ou descida em todos (ou quase todos) os sectores.
Os preços subirem (ou descerem) em um ou outro sector não é inflação (ou deflação), é alteração dos preços relativos (e nesse caso sim, cabe às empresas e à actividade económica restruturarem-se para fazerem face à nova realidade).



Um que é evidente é na electrónica de consumo. Os preços de computadores, consolas de jogos, telemóveis, televisões, câmaras digitais, leitores MP3, GPS, etc. têm vindo sempre a cair e as vendas dos ditos têm sempre aumentado. Toda a gente sabe que daqui a uns meses vão estar mais baratos ou ao mesmo preço mas com melhores capacidades, e mesmo assim parece que ninguém deixa de os comprar por isso.


São mercados muito específicos. O que acontece nesse caso é que as empresas fazem discriminação monopolista, ou seja, identificam a existência de diferentes tipos de consumidores para um mesmo produto e "esmifram" o máximo possível que cada grupo de consumidor está disposto a pagar.
Os consumidores nesse tipo de produtos consomem muito por uma questão de status. O grupo A quer consumir logo que o produto saia e não se importa de pagar mais pelo produto do que o grupo B vai pagar daí a uns meses pelo mesmo produto ( o que lhes interessa é terem um produto que poucas pessoas têm) . Aliás qd o grupo B de consumidores começa a consumir ( a um preço mais baixo) já eles querem é partir para um novo produto mais caro e com mais status.

Mas isso tal como já disse é um caso muito específico.
Em muitos outros mercados existe não um único produto mas sim vários produtos diferenciados destinados a diferentes grupos de consumidores ( e os consumidores de um grupo regra geral nunca consomem o mesmo produto que os de outro grupo pois os preços nunca baixam assim tanto).

Os consumidores de Mercedes SLK não "precisam de se preocupar" que este baixe de preço e que os "vulgares" consumidores de Fiat Punto venham a possuir um SLK pois isso nunca irá acontecer. Portanto se em vez de pagarem 80K poderem pagar 70K é claro que vão esperar para o fazer. (atirei os preços ao calhas, não sei se são esses ou não)

Consumidores de Mercedes SLK são consumidores de Mercedes SLK, os de Opel Vectra são de Opel Vectra, e os de Fiat Punto são os de Fiat Punto.
O próprios produtos já estão diferenciados e é isso que dá "status" ao consumidor. Ninguem vai perder status por esperar.


Nos apartamentos tb. Consumidores de apartamentos de 300k são consumidores de 300K e consumidores de apartamentos de 100k sao consumidores de 100k.
Os consumidores de 300k não se importam de esperar um pouco e pagar apenas 290k, tal como os de 100k não se importam de esperar e pagar apenas 90k.

and so on...



Em princípio a deflação é positiva para os consumidores, com preços mais baixos compram mais coisas e têm acesso a bens que de outro modo não teriam.


Para os consumidores é de facto excelente.
No entanto o problema é que os consumidores são normalmente tb trabalhadores.

E como já outros useres disseram, para as empresas e trabalhadores um cenário deflacionário é bastante negro.
Para quem tem o seu emprego bem seguro e ordenado sem possibilidade de baixar é capaz de ser bom.
Mas para a maior parte das pessoas, das duas uma, ou o salário baixa ou vão para o desemprego.



O problema parece ser é que as empresas têm de se adaptar à nova realidade do mercado, reduzir custos e serem mais eficientes, mas como de costume preferem pedir subsídios do que mudar...


Tal como já disse, alteração de preços relativos é uma coisa, subida ou descida generalizada de preços é outra.

Quanto a alterações de preços relativos claro que cabe às empresas adaptarem-se à realidade, eventualmente diminuindo o numero de empresas em determinado sector (por falencia ou não) e aumentando noutro sector, procurando ser mais eficiente, etc.

Subida ou Descida generalizada de preços é outra coisa, é um fenómeno monetário.
Não há nada que as empresas possam fazer a esse respeito. Por mais eficientes que sejam e por mais baixos que sejam os preços que pratiquem o que é certo é que se espera que estes continuem a baixar...
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Re: Deflação: boa ou má?

por Dwer » 18/1/2009 23:39

Atomez Escreveu:
Dwer Escreveu:Na electrónica a inovação é contínua. Por isso as empresas inovadoras conseguem manter a margem de lucro. Oferecem mais , pelo mesmo preço.
As muito inovadoras, como a Apple, conseguem vender os seus produtos com um prémio.

Pois, é verdade. Os preços nesse sector baixam porque a inovação tecnológica é muito mais rápida que nos outros.

Mas o que queria realçar é que apesar dos preços baixarem as pessoas não adiam decisões de compra a as vendas vão sempre aumentando.

Porque é que isso não se passaria da mesma maneira no caso de deflação generalizada?


Se calhar não me expliquei bem. Devido à inovação, as empresas de electrónica mantêm a margem de lucro, lançando novos produtos. Esses produtos, normalmente, mantêm o preço dos anteriores.
Mas oferecem mais funcionalidades. Os preços não descem. Mantêm-se. É o que se observa nos telemóveis ou nos computadores portáteis. As funcionalidades é que se vão ampliando.
Não existe uma expectativa de preços mais baixos no futuro. A não ser para produtos desactualizados.
Abraço,
Dwer

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Re: Deflação: boa ou má?

por atomez » 18/1/2009 23:27

Dwer Escreveu:Na electrónica a inovação é contínua. Por isso as empresas inovadoras conseguem manter a margem de lucro. Oferecem mais , pelo mesmo preço.
As muito inovadoras, como a Apple, conseguem vender os seus produtos com um prémio.

Pois, é verdade. Os preços nesse sector baixam porque a inovação tecnológica é muito mais rápida que nos outros.

Mas o que queria realçar é que apesar dos preços baixarem as pessoas não adiam decisões de compra a as vendas vão sempre aumentando.

Porque é que isso não se passaria da mesma maneira no caso de deflação generalizada?
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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Re: Deflação: boa ou má?

por deepo » 18/1/2009 22:46

Atomez Escreveu:O problema parece ser é que as empresas têm de se adaptar à nova realidade do mercado, reduzir custos e serem mais eficientes, mas como de costume preferem pedir subsídios do que mudar...


:clap:
Nós iremos prevalecer.
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deflacçao

por mpfreitas » 18/1/2009 22:39

Concordo inteiramente com Artista..

Esta pode mergulhar as ..economias dos paises num muma depressao de onde e dificil sair..

como ex veja-se uma potencia como o Japao..
 
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por artista_ » 18/1/2009 21:20

Hoje ao fim da manhã estava a dar o "contra-informação" e vi uma pequena parte em que estava o Murteira Nabo a falar com o boneco dele. Nem estava com muita atenção mas uma parte chamou-me à atenção, ele disse para o boneco que "2009 ia ser um ano muito difícil e que custaria a todos"!!! E eu a pensar "a ti deve-te custar muito deve, vais deixar de fazer férias num SPA de luxo e tudo!?"...

Lembrei-me destas histórias porque as crises nunca são para todos, aqueles que têm empregos seguros ou até melhoram a sua situação profissional, não ficarão pior por causa da crise, as crises nunca são para todos, e ainda bem...

A Deflacção penso que seja o mesmo, para os que mantêm os seus rendimentos ou os melhoram estarão bem, em qualquer cenário, o problema é que um aumento do desemprego num país em que já temos muitos a viver com 400/500 euros mensais será sempre mais um problema, mesmo que não nos afecte directamente...

Quem não tem emprego deve ficar desesperado (ainda mais) se não houver sinais económicos de recuperação...

abraços

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Re: Deflação: boa ou má?

por Dwer » 18/1/2009 21:17

Atomez Escreveu:Mas isso da deflação já acontece há muito tempo em alguns sectores.

Um que é evidente é na electrónica de consumo. Os preços de computadores, consolas de jogos, telemóveis, televisões, câmaras digitais, leitores MP3, GPS, etc. têm vindo sempre a cair e as vendas dos ditos têm sempre aumentado. Toda a gente sabe que daqui a uns meses vão estar mais baratos ou ao mesmo preço mas com melhores capacidades, e mesmo assim parece que ninguém deixa de os comprar por isso.


Na electrónica a inovação é contínua. Por isso as empresas inovadoras conseguem manter a margem de lucro. Oferecem mais , pelo mesmo preço.
As muito inovadoras, como a Apple, conseguem vender os seus produtos com um prémio.
As empresas que não oferecem nada de novo, num ambiente de deflação, estão condenadas.

A indústria automóvel é um bom exemplo de falta de inovação. O motor a explosão é basicamente a mesma coisa há cem anos. Num ambiente deflacionário está-se bem a ver o que vai acontecer.
Abraço,
Dwer

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por artista_ » 18/1/2009 21:16

Hoje ao fim da manhã estava a dar o "contra-informação" e vi uma pequena parte em que estava o Murteira Nabo a falar com o boneco dele. Nem estava com muita atenção mas uma parte chamou-me à atenção, ele disse para o boneco que "2009 ia ser um ano muito difícil e que custaria a todos"!!! E eu a pensar "a ti deve-te custar muito deve, vais deixar de fazer férias num SPA de luxo e tudo!?"...

Lembrei-me destas histórias porque as crises nunca são para todos, aqueles que têm empregos seguros ou até melhoram a sua situação profissional, não ficarão pior por causa da crise, as crises nunca são para todos, e ainda bem...

A Deflacção penso que seja o mesmo, para os que mantêm os seus rendimentos ou os melhoram estarão bem, em qualquer cenário, o problema é que um aumento do desemprego num país em que já temos muitos a viver com 400/500 euros mensais será sempre mais um problema, mesmo que não nos afecte directamente...

Quem não tem emprego deve ficar desesperado (ainda mais) se não houver sinais económicos de recuperação...

abraços

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por Xitonhane » 18/1/2009 20:21

O problema é que esse tema não foi muito estudado,e o unico caso que tivemos foi o japao e que teve as consequencias que teve na economia.....e o que é novo causa receios...quanto a deflação na eletronica nao e um bom exemplo, ja que e apenas um sector, se for na economia total a historia é diferente
 
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por Crómio » 18/1/2009 20:17

O problema parece ser é que as empresas têm de se adaptar à nova realidade do mercado, reduzir custos e serem mais eficientes

Um dos aspectos da redução de custos numa empresa passa sempre por diminuição de postos de trabalho e redução de remunerações, logo, o poder de compra diminui, logo, os preços têm de baixar, logo reduz-se nos custos das empresas... logo... um ciclo vicioso...

Abraço
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por salvadorveiga » 18/1/2009 20:15

Deixo aqui esse capitulo:

BogusDDeflationDThreat
The government says that an increase in of?cial in?ation is okay
because it shows weíre successfully avoiding de?ation. Theyíve
got to be kidding.
Iíve touched on it before, but the use of a bogus de?ation
threat to advance the in?ation disinformation campaign is
something I ?nd especially galling. Itís one thing to make a bad
thing seem less bad, but itís another to make a bad thing out of a
good thing.
And that is exactly what our government, with some help from Wall Street, is doing by representing positive in?ation ?g-
ures as somehow being salutary because they militate against
de?ation.
Look at Japan, they say. Japan has falling prices and a weak
economy so therefore the weak economy is the result of the
falling prices. That is faulty logic. It is true that Japanís economy
is weak and that prices are falling, but itís wrong to suggest the
two go hand in hand.
Without getting into a lot of detail about Japanís economic
problems (although there is no lack of relevance), what hap-
pened there in the late 1990s was a boom-bust cycle that wasnít
allowed to play out naturally. Repeated attempts to stimulate
Japanís economy with spending programs only succeeded in in-
creasing its debt. And corporate restructurings, although at-
tracting foreign investment, havenít addressed the basic
problem of government de?cits.
But falling prices are not among Japanís problems. In fact,
falling consumer prices were one of the bright spots in the
Japanese economy, which would have been a whole lot worse
had prices been rising instead.
De?ation, which we technically de?ne as the opposite of in-
?ation, meaning that in de?ation the supply of money contracts,
is erroneously de?ned by government and Wall Street as falling
consumer prices. Using that false de?nition, what is wrong with
falling consumer prices? Arenít lower prices, in general, bene?-
cial and conducive to better living standards? Why would it be
a problem if food became less expensive, or if education or med-
ical care became more affordable? What is so bad about being
able to buy things at cheaper prices? Why does the government
have to save us from the supposed scourge of lower prices?
Furthermore, contrary to popular belief, falling prices are
actually a more natural phenomenon in a healthy economy than
are rising prices. Manufacturers recover their costs and gain economies of scale that result in lower consumer prices, which
lead to greater sales, higher pro?ts, and rising living standards.
In fact, it is the natural tendency of market economies to lower
prices that makes them so successful.
The best example of what Iím talking about is the U.S. in-
dustrial revolution, a period of unequaled economic growth
when our country was transformed from an agrarian society to
an industrial society, when people started driving cars instead
of riding horses, and they traded their candles for electricity. For
more than 100 of the most prosperous years in American history
we had falling prices, sometimes sharply falling prices.
The only time during the period from 1780 to 1913 when we
saw rising consumer prices was during the Civil War, when the
introduction of paper money expanded the money supply.
When the war was over, the paper money was taken out of cir-
culation and prices came back down.
The usual fears about falling prices, as we saw in Chapter 2,
simply donít make sense. Unless an economy is in a total free
fall, people donít stop buying in anticipation of lower prices, as
we illustrated with the example of ?at-screen TVs. Sure, sets
didnít sell well at $10,000, but when prices dropped into afford-
able ranges, instant grati?cation kicked in and people paid the
price the TV was worth to them.
Nor does the argument that corporate pro?ts suffer from
falling prices hold water. Pro?ts represent margins, which exist
independent of prices, and what is lost in dollar sales is gained
in volume.
Yet under the guise of ìprice stability,î generally de?ned as
annual price rises of 2 to 3 percent, the government robs its citi-
zens of all the bene?ts of falling prices and uses the loot to buy
votes, thereby trading the rising living standards of their con-
stituents for their own reelection. In addition, the natural ten-
dency of prices to fall makes in?ation far less obvious to the public, as it requires a certain amount of in?ation each year just
to stop them from falling.
Real de?ation, or credit contraction, can actually lead to in-
?ation as the Fed creates additional money to replace credit lost
due to defaults. The new money will not re?ate the bubbles just
burst, thereby increasing asset values such as stocks and real es-
tate, but will go straight into commodity and consumer prices,
thus increasing the cost of living.
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por Dilson Costa » 18/1/2009 20:14

Do senso comum é de opinião que:

A deflacção cria desemprego, e por consequência é muito boa para quem tem um bom emprego e muito má para quem está desempregado.

Para quem tem poupanças de valores consideráveis também está num ambiente bem favorável, por exemplo actualmente ainda existe na banca DP´s superiores a 4.5% TANB a 1 ano, o que em cenário deflaccionista é de realçar.
Na bolsa como na vida, tudo é possível...
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por salvadorveiga » 18/1/2009 20:12

Atomez,

O Peter Schiff alias diz que a deflaçao é um papao inventado pelos Governos, e da' mesmo esse exemplo da electronica, e de outros mercados...

Como ele diz, as empresas vivem é das margens de lucro, logo se houver deflaçao e as margens se mantiverem...

Se quiseresm mando-te o artigo ou posto aqui pq eu nem expliquei nada foi mais rebuscado que sei la' o que...
abr
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Deflação: boa ou má?

por atomez » 18/1/2009 20:03

A deflação, que toda a gente diz que aí vem, será boa ou má para a economia e cada um de nós?

O argumento mais comum é que em deflação as vendas diminuem porque os consumidaores e empresas adiam decisões de compra à espera que os preços baixem. Portanto faz baixar a actividade económica, as empresas baixam as vendas e ficam em pior situação.

Mas isso da deflação já acontece há muito tempo em alguns sectores.

Um que é evidente é na electrónica de consumo. Os preços de computadores, consolas de jogos, telemóveis, televisões, câmaras digitais, leitores MP3, GPS, etc. têm vindo sempre a cair e as vendas dos ditos têm sempre aumentado. Toda a gente sabe que daqui a uns meses vão estar mais baratos ou ao mesmo preço mas com melhores capacidades, e mesmo assim parece que ninguém deixa de os comprar por isso.

Será a deflação assim tão negativa?

Em princípio a deflação é positiva para os consumidores, com preços mais baixos compram mais coisas e têm acesso a bens que de outro modo não teriam.

O problema parece ser é que as empresas têm de se adaptar à nova realidade do mercado, reduzir custos e serem mais eficientes, mas como de costume preferem pedir subsídios do que mudar...

Que acham?
Editado pela última vez por atomez em 18/1/2009 20:18, num total de 1 vez.
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