Qual o saldo da vossa carteira em 2008?
Re: Melhor só eu...
aefernandes Escreveu:civfan Escreveu:aefernandes Escreveu:Inicio 2008 (18.065,00)
Actual (537,54)
lucro 2008 -(17.527,46)
2009 será melhor, espero eu.
Tudo de bom para todos.
BOM 2009
desculpa a pergunta aefernandes, mas só para esclarecer: pelas tuas contas, a tua carteira desvalorizou 92%?
E continuas com as posições em abertas? Que tipo de investimentos fizes-te e quando?
só para tentar aprender com as experiências de cada um...
A conta que terminou negativa já tem um saldo positivo de 210,07 mas tem um emprestimo meu de 2.200 que sairão de lá
Abraço, Bom Ano e Bons Negócios
civfan Escreveu:aefernandes Escreveu:Inicio 2008 (18.065,00)
Actual (537.54)
lucro 2008 -(17.527.46)
Tudo de bom para todos.
BOM 2009
desculpa a pergunta aefernandes, mas só para esclarecer: pelas tuas contas, a tua carteira desvalorizou 92%?
E continuas com as posições em abertas? Que tipo de investimentos fizes-te e quando?
Nada de desculpa, até abril estava bem positivo. Depois iniciei em FX e deu nisto. Mas vai melhorar. A experiencia em FX foi muito má desde abril, estou liquido, numa conta -52,97 noutra 590,47 é com esta liquidez que vou melhorar isto, não é bem assim na que está negativa já emprestei 2.200 que já começaram a trabalhar e que devem de sair da conta quando não for necessário. 92% um desastre quase completo melhor só eu.
Abraço, Bom Ano e Bons Negócios
Re: Até Agora
LBCF744674 Escreveu:isto é o que estou a perder neste momento!
Porque é que não vendes-te ainda? Achas que fizes-te bem? O que é que já retiras-te de ensinamento do teu método?
Penso que a experiência que deves estar a passar é horrivel e lamento essas perdas todas, mas seria interessante para o forum perceber as tuas motivações-
Eu tive perdas avultuadas (de lucros e uns euros de capital apenas) em junho de 2007 e passei momentos angustiantes pois em anos de bolsa tudo ia correndo bem (excepto a experiência do bcp) e nunca apreendido a lidar com um momento daqueles.
Houve uma sexta feira em que vendi tudo e não fazes ideia como me sinto bem agora por saber que sai no pico. Além disso aprendi mais em ano e meio sem negociar do que em vários anos de a negociar diariamente.
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Até Agora
isto é o que estou a perder neste momento!
Re: O pior já Passou!
LBCF744674 Escreveu:China Voip & Digital Telecm (CVDT) -93% -95.580 USD
BCP -77% -35.000€
Son SGPS -63% -56.000€
Liquidez para Governar a Familia 10.000€
Bom ano para Todos
"O pior já passou", comentou à Bloomberg TV o principal estratega da Raymond James & Associates, Jeffrey Saut. "Não estou a prever um super ano em 2009, mas penso que será melhor do que o de 2008", acrescentou.
Estás a perder ou já perdes-te isto em 2008?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Re: O pior já Passou!
LBCF744674 Escreveu:China Voip & Digital Telecom (CVDT) -93% -95.580 USD
BCP -77% -35.000€
Son SGPS -63% -56.000€
Bom ano para Todos
"O pior já passou", comentou à Bloomberg TV o principal estratega da Raymond James & Associates, Jeffrey Saut. "Não estou a prever um super ano em 2009, mas penso que será melhor do que o de 2008", acrescentou.
O pior já Passou!
China Voip & Digital Telecm (CVDT) -93% -95.580 USD
BCP -77% -35.000€
Son SGPS -63% -56.000€
Bom ano para Todos
BCP -77% -35.000€
Son SGPS -63% -56.000€
Bom ano para Todos
aefernandes Escreveu:Inicio 2008 (18.065,00)
Actual (537.54)
lucro 2008 -(17.527.46)
Tudo de bom para todos.
BOM 2009
Votos para que 2009 traga recuperação para todos os que tiveram um 2008 negativo, como eu -7%.
Paulo Pedro
Paulo Pedro
Editado pela última vez por - - - P P P - - - em 3/1/2009 10:15, num total de 1 vez.
NA VIDA APRENDER É O MAIS IMPORTANTE.
OS MERCADOS SÃO COMO A VIDA TEMOS CONSTANTEMENTE DE APRENDER. E NUNCA CHEGA....TAMBEM TEMOS QUE PROCURAR UMA COISA QUE NÃO NOS PRETENCE - SORTE.
PPP
OS MERCADOS SÃO COMO A VIDA TEMOS CONSTANTEMENTE DE APRENDER. E NUNCA CHEGA....TAMBEM TEMOS QUE PROCURAR UMA COISA QUE NÃO NOS PRETENCE - SORTE.
PPP
Crómio Escreveu:O curioso é que se não contabilizasse as comissões teria ganho 0,2%
Isso quer dizer que algo está errado na tua estratégia de trading.
Se perdes 9% da tua carteira em comissões, e essas são as únicas perdas que tens: talvez os lotes sejam pequenos demais e o número de trades elevado demais.
É verdade, apesar de negociar na plataforma web da carregosa onde as comissões são baixas, a média de cada trade é de cerca de 1500€, pelo que é um dos pormenores a rever...
Outro pormenor é que a minha carteira de acções inicialmente era cerca de 9 000€..., pelo que o peso das comissões é maior.
Fiz 316 negócios, uma média de 1,1 negócios por cada ordem...
Está aí qualquer coisa mal... pelo menos tens de ter 2 ordens por negócio, a ordem de venda e a ordem de compra.
Não juntei as ordens de compra ou venda, totalizei os negócios em cada compra e em cada venda, separadamente.
Abraço
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
Saldo de 2008 + 0,5%...quase zero. Foi o primeiro ano e só após Março é que assumi a forma actual de estar nos mercados (desde Março +5%). 2007(2 semestre perdi cerca de 30%) foi o meu estágio.
Tenho como objectivo para 2009 + 10% e ir aprendendo aos pouco com um money management apertado.
Tenho como objectivo para 2009 + 10% e ir aprendendo aos pouco com um money management apertado.
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA
O curioso é que se não contabilizasse as comissões teria ganho 0,2%
Isso quer dizer que algo está errado na tua estratégia de trading.
Se perdes 9% da tua carteira em comissões, e essas são as únicas perdas que tens: talvez os lotes sejam pequenos demais e o número de trades elevado demais.
Está aí qualquer coisa mal... pelo menos tens de ter 2 ordens por negócio, a ordem de venda e a ordem de compra.
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
(Actualização)
Estive a rever novamente as contas e afinal as perdas foram um pouco superiores, terminei o ano com uma perda de cerca de 9%...
Enfim, tenho de considerar positivo, pois em finais de Outubro estava -20%...
Valeu-me a EDPR nestes últimos meses...
Já sei que quando se trata de revelar os ganhos e perdas, há tendência para exageros e omissões de verdades, mas...
Lanço o desafio de revelarem o saldo final das vossas carteiras, com o pormenor de saber em que produtos investiram, qual o melhor trade e o pior...
Cumps.
Bom Ano 2009!
Estive a rever novamente as contas e afinal as perdas foram um pouco superiores, terminei o ano com uma perda de cerca de 9%...

Enfim, tenho de considerar positivo, pois em finais de Outubro estava -20%...

Valeu-me a EDPR nestes últimos meses...
Já sei que quando se trata de revelar os ganhos e perdas, há tendência para exageros e omissões de verdades, mas...
Lanço o desafio de revelarem o saldo final das vossas carteiras, com o pormenor de saber em que produtos investiram, qual o melhor trade e o pior...

Cumps.
Bom Ano 2009!

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
no ano de 2008 obtive uma perda de cerca de 8%.
Analisando ãs operações que efectuei, concluo que muitos dos movimentos perdedores estavam à vista de quaquer um (menos de mim).
Infelizmente na altura nao tive a presença de espirito para os identificar como sendo perdedores.
Felizmente tou habituado aos STOPS e sou totalmente contra a manutençao de posiçoes perdedoras se a unica razao for esperar que recuperem. Isso salvou-me, uma vez que todos os movimentos que fiz em mercado, estao hoje no minimo 10% abaixo dos preços a q comprei.
Estou confiante para 2009. Operar em 2008 diante circunstancias tao adversas e sobreviver acho que é uma vitoria (ainda que me tenha abstido de operar em diversos momentos).
Analisando ãs operações que efectuei, concluo que muitos dos movimentos perdedores estavam à vista de quaquer um (menos de mim).
Infelizmente na altura nao tive a presença de espirito para os identificar como sendo perdedores.
Felizmente tou habituado aos STOPS e sou totalmente contra a manutençao de posiçoes perdedoras se a unica razao for esperar que recuperem. Isso salvou-me, uma vez que todos os movimentos que fiz em mercado, estao hoje no minimo 10% abaixo dos preços a q comprei.
Estou confiante para 2009. Operar em 2008 diante circunstancias tao adversas e sobreviver acho que é uma vitoria (ainda que me tenha abstido de operar em diversos momentos).
- Registado: 29/11/2007 2:17
Nunnus Escreveu:
Não vendam as acções que tenham menos valias, um dia elas chegam l+a, podem demorar semanas, meses e talvez anos, mas chegam lá!!!
Diz isso aos que têm PTM a 140 euros, PAD a 9 (ou a 90 porque a empresa fez um reverse split de 10 para 1), Vista Alegre a 2, Inapa a...
Nunnus Escreveu:Exacto majomo,só não contabilizo essa posição por a mesma ser de 2007...
E daí? em 2008 essa posição variou, independentemente do dia em que foi assumida, não estou a ver porque não a comtabilizas?!
O majomo está a dizer-te exactamente isso, deves contabilizar todas as posições abertas, se tens essa posição ela valia x no final de 2007 valerá x-y no final de 2008! Tens de considerar o valor de y nas tuas contas de 2008, caso contrário estás a enganar-te a ti próprio... estás naquela do "só perco quando vender"!
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
majomo Escreveu:Nunnus Escreveu:Embora não tenho efectuado nem metade das transacções que fiz em 2007, mesmo assim ainda consegui um saldo positivo de 11,8%, muito a dever aos estruturados.
As puts deram muitos €€€ praticamente o ano todo, que deu para cobrir as menos valias nas acções.
A acção com maior destaque pela negativa, é em duvida a TDU. Fiz varios trades durante o ano todo com bastante sucesso, mas a quantidade que ainda possuo a 4.00€ vai ficar para os meus netos...
Não vendam as acções que tenham menos valias, um dia elas chegam l+a, podem demorar semanas, meses e talvez anos, mas chegam lá!!!
Bom ano 2009 recheado de mais valias
Nuno Guedes
Olá Nunnus,
nas minhas contas de 2008, eu contabilizo todas as posições que tive e tenho abertas...
Isto é, a minhas menos valias incluem as posições que ainda tenho em carteira, neste caso negativas.
Penso que é esta a forma de contabilizar a rentabilidade, incluindo tudo, como calculam a vossa rentabilidade?
Exacto majomo,só não contabilizo essa posição por a mesma ser de 2007...
Abraço
Vende ao som dos tambores e compra ao som dos canhões...
primeiro ano de grande envolvimento bolsista com erros crassos de iniciado...
Péssima entrada em 2008 com uso de cfds longos numa espécie de daytrading ruinoso á procura de fundos.
Todos Falhados:Soni e inapa com perdas de 5 a 10%
grande flopde 2008: Inapa...-62%....posição aberta pondo a carteira toda exposta á acção e sem trade definido aqui ficou até hoje
Aumento de capital em altura chave:Outubro!
Bons ressaltos : Galp e JM e Edp entre 20 e 40 %
Momento de "sorte" apanhar galp a 6,2 e Jm a 3 o que minimizou perdas da carteira.Tenho consciencia que foi mais uma tentativa de apanhar fundos, mas resultou.
Sem aumento de capital teria -62%
após o aumento fecho o ano com -24%
Para 2009: aposto na iniciação em futuros...e sobretudo no estudo de acções fora do psi....para já ainda nao penso em transacionar indices, mas será uma eventualidade
Bom 2009 para todos e em especial ao Ulisses e Marco António que muito me têm ensinado
Péssima entrada em 2008 com uso de cfds longos numa espécie de daytrading ruinoso á procura de fundos.
Todos Falhados:Soni e inapa com perdas de 5 a 10%
grande flopde 2008: Inapa...-62%....posição aberta pondo a carteira toda exposta á acção e sem trade definido aqui ficou até hoje
Aumento de capital em altura chave:Outubro!
Bons ressaltos : Galp e JM e Edp entre 20 e 40 %
Momento de "sorte" apanhar galp a 6,2 e Jm a 3 o que minimizou perdas da carteira.Tenho consciencia que foi mais uma tentativa de apanhar fundos, mas resultou.
Sem aumento de capital teria -62%
após o aumento fecho o ano com -24%
Para 2009: aposto na iniciação em futuros...e sobretudo no estudo de acções fora do psi....para já ainda nao penso em transacionar indices, mas será uma eventualidade
Bom 2009 para todos e em especial ao Ulisses e Marco António que muito me têm ensinado
- Registado: 29/11/2007 3:24
Re: junto-me ao clube
phedon Escreveu:Olá.
As minhas perdas de 2008 rondam os - 51%.
Queria apenas saber umas opiniões, se puder ser.
Para o Nyk, Majomo, Artista e outros em que as perdas rondam os -40%, -50% e até -60%. Acham que num só ano, por exemplo no de 2009 que aí vem, sem injectarem mais capital nas compras, com o dinheiro que agora têm investido, acham que poderão recuperar destas grandes perdas??
Obrigado
Onde é que viste que as minhas perdas?! elas estão muito longe desses valores e ainda assim tenho perdas apenas porque tenho uma posição que, por várias razões, assumi como sendo de longo prazo...
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
É com satisfação que tambem partilho convosco o resumo de um ano muito dificil.
O ano começou mal, com apostas que pretendia serem de médio prazo em acções Galp e Inapa, que me deixaram sem pinga de sangue e com cerca de 10% de desvalorização de carteira logo em meados de Janeiro. Estive á beira de assumir as perdas (bastaria apenas mais um dia de quedas para tal acontecer), mas felizmente a sangria parou, e eu tive o sangue frio e a sorte de conseguir inverter uma situação potencialmente negativa, tornando muito positiva, ao negociar agressivamente a recuperação da Inapa desde os 0.50 até 1€. Em Fevereiro o saldo estava cerca de 10% positivo, e encerrei essas posições, desistindo de apostas de médio prazo para este ano. Passei a fazer apenas trading (que é, afinal, aquilo que eu melhor sei fazer).
Com uns meses piores e outros melhores, arranjei forma de, no final de Setembro, ter perdido quase integralmente esses 10% de lucro, embora tenha conseguido manter a carteira sempre positiva até então. Parei uns dias, repensei a minha abordagem a este mercado, e entrei em Outubro com a ideia de tornar tudo diferente até ao final do ano, ou ... espalhar-me de vez. Comprei fortemente os dois pontos de panico em Outubro, esperei pelos violentos pullbacks e vendi. No final de Outubro havia salvo o ano, pois estava com cerca de 20% de valorização, e no inicio de Novembro comecei finalmente a negociar regularmente Derivados (TWs e CFDs), com uma abordagem intradiária. Isto fez toda a diferença, pois as minhas experiencias anteriores com Derivados nunca tinham sido muito felizes, devido a uma má escolha do timeframe das minhas posições. Ao ajustar o timeframe ao meu perfil de trader, parece que finalmente terei acertado na receita. O resto do ano foi feito em subida gradual de valorização devido aos Derivados, e quase sem apostas em acções. Encerrei a actividade este ano em meados de Dezembro, com uma valorização anual de 33%.
Não escondo a satisfação que tenho por o ter conseguido, especialmente porque foi practicamente tudo feito em 3 meses (ou melhor, dois meses e meio), e foi a partir do momento em que eu me reorganizei mentalmente, adaptando-me finalmente ás condições muito particulares e dificeis dos mercados este ano. Parar e pensar faz muito bem.
PS - discordo brutalmente de quem disse lá atrás para nunca se vender aquilo em que se está a perder, porque um dia, daqui a não sei quantos anos, recuperará. Esse tempo já passou. Este ano de 2008 irá obrigar a reescrever muitos dos manuais de Bolsa orientados para os investidores de longo prazo. Existem mesmo coisas que nunca recuperarão. Espero apenas que não sejam as vossas. Alem disso, habitualmente o acto de manter posições perdedoras e vê-las desvalorizar mais e mais, atrofia a elasticidade mental, perturba ou congela o raciocinio, inibindo a reacção positiva (ou 'o dar a volta por cima'). Cortar perdas, chorá-las, e fazer o periodo de luto, é essencial para depois se poder regressar ao mercado liberto de amarras, e com uma nova atitude que permita, com outras abordagens e estratégias, recuperar mais rapidamente o que se perdeu antes. Manter tudo em carteira, e ficar quieto, apenas potencía o avolumar dessas perdas, e inibe-nos de reagir, deixando-nos entregues á sorte ou ao destino, até um dia, ou até um ano, ou até uma década, ou até ... nunca mais.

O ano começou mal, com apostas que pretendia serem de médio prazo em acções Galp e Inapa, que me deixaram sem pinga de sangue e com cerca de 10% de desvalorização de carteira logo em meados de Janeiro. Estive á beira de assumir as perdas (bastaria apenas mais um dia de quedas para tal acontecer), mas felizmente a sangria parou, e eu tive o sangue frio e a sorte de conseguir inverter uma situação potencialmente negativa, tornando muito positiva, ao negociar agressivamente a recuperação da Inapa desde os 0.50 até 1€. Em Fevereiro o saldo estava cerca de 10% positivo, e encerrei essas posições, desistindo de apostas de médio prazo para este ano. Passei a fazer apenas trading (que é, afinal, aquilo que eu melhor sei fazer).
Com uns meses piores e outros melhores, arranjei forma de, no final de Setembro, ter perdido quase integralmente esses 10% de lucro, embora tenha conseguido manter a carteira sempre positiva até então. Parei uns dias, repensei a minha abordagem a este mercado, e entrei em Outubro com a ideia de tornar tudo diferente até ao final do ano, ou ... espalhar-me de vez. Comprei fortemente os dois pontos de panico em Outubro, esperei pelos violentos pullbacks e vendi. No final de Outubro havia salvo o ano, pois estava com cerca de 20% de valorização, e no inicio de Novembro comecei finalmente a negociar regularmente Derivados (TWs e CFDs), com uma abordagem intradiária. Isto fez toda a diferença, pois as minhas experiencias anteriores com Derivados nunca tinham sido muito felizes, devido a uma má escolha do timeframe das minhas posições. Ao ajustar o timeframe ao meu perfil de trader, parece que finalmente terei acertado na receita. O resto do ano foi feito em subida gradual de valorização devido aos Derivados, e quase sem apostas em acções. Encerrei a actividade este ano em meados de Dezembro, com uma valorização anual de 33%.
Não escondo a satisfação que tenho por o ter conseguido, especialmente porque foi practicamente tudo feito em 3 meses (ou melhor, dois meses e meio), e foi a partir do momento em que eu me reorganizei mentalmente, adaptando-me finalmente ás condições muito particulares e dificeis dos mercados este ano. Parar e pensar faz muito bem.
PS - discordo brutalmente de quem disse lá atrás para nunca se vender aquilo em que se está a perder, porque um dia, daqui a não sei quantos anos, recuperará. Esse tempo já passou. Este ano de 2008 irá obrigar a reescrever muitos dos manuais de Bolsa orientados para os investidores de longo prazo. Existem mesmo coisas que nunca recuperarão. Espero apenas que não sejam as vossas. Alem disso, habitualmente o acto de manter posições perdedoras e vê-las desvalorizar mais e mais, atrofia a elasticidade mental, perturba ou congela o raciocinio, inibindo a reacção positiva (ou 'o dar a volta por cima'). Cortar perdas, chorá-las, e fazer o periodo de luto, é essencial para depois se poder regressar ao mercado liberto de amarras, e com uma nova atitude que permita, com outras abordagens e estratégias, recuperar mais rapidamente o que se perdeu antes. Manter tudo em carteira, e ficar quieto, apenas potencía o avolumar dessas perdas, e inibe-nos de reagir, deixando-nos entregues á sorte ou ao destino, até um dia, ou até um ano, ou até uma década, ou até ... nunca mais.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- Registado: 9/12/2002 13:40
junto-me ao clube
Olá.
Para o Nyk, Majomo, Artista e outros em que as perdas rondam os -40%, -50% e até -60%. Acham que num só ano, por exemplo no de 2009 que aí vem, sem injectarem mais capital nas compras, com o dinheiro que agora têm investido, acham que poderão recuperar destas grandes perdas??
Obrigado
Obrigado
Como Sócrates - Cicuta. Quando mais não restar, somente cicuta.
- Registado: 18/12/2007 23:16
Quem está ligado: