Concorrência multa panificadoras em 1,17 milhões de euros po
Lion_Heart Escreveu:por ex. eu hoje meti gasolina no elecrec por 1.029.
Se eles ganham ( dumping é ilegal) porque os grandes não fazem o mesmo?
Lion, o Leclerc é uma rede de supermercados, não é uma empresa petrolífera.
Indica-me uma prospecção de petróleo realizada pelo Leclerc, indica-me uma refinadora instalada pelo Leclerc, indica-me onde está toda a infraestrutura de distribuição dos combustíveis do Leclerc, indica-me onde está um posto Leclerc onde não exista ao lado um supermercado Leclerc.
Isto o que é que quer dizer?
Que se todos os postos de abastecimento que existissem fossem Leclerc tu não tinhas gasolina para abastecer. Estavam secos...
E onde não existissem supermercados da mesma empresa, além de secos nem lá tinhas o posto!...
Tinhas um espaço vazio.
É fácil vender um produto praticamente sem lucro quando não se investe nesse sector, quando o produto não é o seu core business e é apenas utilizado como chamariz para outra actividade onde realmente se actua, onde realmente se investe e onde realmente se procura ter lucro.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Finalmente parece que começamos a ter uma adc .
Mas depois o presidente vai ao parlamento e não diz se é carne nem peixe(falamos das gasolineiras).
Qualquer ser humano neste País sabe que existe cartel em quase todos os negócios.
Basta ver os preços dos bens básicos em quase todo o lado.
por ex. eu hoje meti gasolina no elecrec por 1.029.
Porque o preço do café é o mesmo em quase todo o lado? e etc? enfim.
Outro exemplo clarisimo é a banca. O maior cartel de Portugal.
Mas depois o presidente vai ao parlamento e não diz se é carne nem peixe(falamos das gasolineiras).
Qualquer ser humano neste País sabe que existe cartel em quase todos os negócios.
Basta ver os preços dos bens básicos em quase todo o lado.
por ex. eu hoje meti gasolina no elecrec por 1.029.
Porque o preço do café é o mesmo em quase todo o lado? e etc? enfim.
Outro exemplo clarisimo é a banca. O maior cartel de Portugal.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Concorrência multa panificadoras em 1,17 milhões de euros po
Concorrência multa panificadoras em 1,17 milhões de euros por combinarem preços
16/12/2008
A Autoridade da Concorrência condenou a Associação dos Industriais de Panificação de Lisboa (AIPL) ao pagamento de 1,17 milhões de euros por troca de informação sobre preços de venda de pão ao público.
A Autoridade da Concorrência concluiu, após inquérito instaurado na sequência de uma denúncia, que a AIPL adoptou uma decisão da associação de empresas com o objecto de impedir, restringir ou falsear a concorrência, através da troca de informação sobre preços, sendo-lhe aplicada uma coima no valor de 1.177.429,30 euros.
No comunicado publicado no site, a AdC explica que verificou que entre 2002 e 2005, que a associação de panificadoras desenvolveu um sistema de troca de informações sobre preços de venda de pão ao público com as suas associadas, adequado a “fixar, de forma directa ou indirecta, os preços de compra ou de venda, ou interferir na sua determinação pelo livre jogo do mercado, induzindo, artificialmente, quer a sua alta quer a sua baixa”.
Na fixação da coima foi considerado o volume de negócios agregado das 14 empresas associadas que participaram no comportamento proibido, cujo montante global é de 17.661.442,87 euros.
“Com tal conduta, a AIPL promoveu a distorção do livre funcionamento do mercado da venda de pão ao consumidor final, o que configura uma infracção grave às regras de defesa da concorrência num sector fundamental, o dos bens alimentares essenciais, que tem merecido particular atenção da Autoridade da Concorrência”, refere o comunicado.
Com efeito, de acordo com indicadores estatísticos do INE – Instituto Nacional de Estatística, verifica-se que, na classe dos Produtos Alimentares e Bebidas não Alcoólicas, o sub-grupo “pão e cereais” foi aquele que registou maior aumento de preços no período sobre o qual incide a Decisão condenatória da Autoridade da Concorrência.