Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fed Baixa taxa referência para 0,25%

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por - GOE - » 17/12/2008 0:07

Pata-Hari Escreveu:cortes suaves e lentos, para dar tempo de ver a reacção e medir impacto de medidas ao invés de disparatar e mostrar desespero e descontrolo da situação (é a tal questão de não bastar ser, é preciso parecer, que é uma questão importante nas politicas monetárias).

Cara Pata-Hari, fazer isso ou nada era praticamente a mesma coisa...

A crise é violenta e necessita de medidas de acordo com a sua magnitude...

Estamos a falar de algo semelhante à grande depressão de 1929 que só não é igual ou pior devido às intervenções "violentas" dos bancos centrais..

Registado: 5/12/2007 16:26

por RiscoCalculado » 17/12/2008 0:03

No actual cenario as politicas orçamentais são claramente mais eficazes...

exacto.
e quanto mais divida o FED comprar, mais facilidade vai ter o Treasury em lançar nova divida
para financiar a politica orçamental.

Registado: 11/11/2008 18:23

por pedrom » 16/12/2008 23:52

Eu acho bem baixar as taxas e quanto mais depressa melhor para se poder combater a crise do dinheiro com dinheiro!!!!

Não dizem que para se curar uma ressaca a melhor coisa é voltar a beber do mesmo no outro dia??? Comigo resultou até que um dia acabou a bebida.... :mrgreen:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Miclas » 16/12/2008 23:51

A questão está em saber até que ponto é que o custo do dinheiro é a "doença" do sistema .. na minha opinião não é , e como tal baixar bruscamente o seu preço não vem em dar grande ajuda à economia ... Para além de que as medidas de politica monetário demoram tempo a surtir efeito e trazem sempre "efeitos secundários" , dos quais a actual crise é um bom exemplo..
No actual cenario as politicas orçamentais são claramente mais eficazes...
Editado pela última vez por Miclas em 16/12/2008 23:54, num total de 1 vez.

Registado: 16/11/2008 16:59

por MarcoAntonio » 16/12/2008 23:44

Risco, é melhor fazeres um printcreen e anexares a imagem porque pelo formato do endereço o forum não reconhece como imagem, julgo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por RiscoCalculado » 16/12/2008 23:42

Gostava era que alguém dissesse o que deveria ser feito em vez de cortes sucessivos e abruptos nas taxas de juro.

Na minha opinião o corte é correcto.
Já se sabia que a política monetária "convencional" não ia ser suficiente.
Baixando as taxas de curto prazo até ao ponto em que já não podem baixar mais, abrem assim a porta para passar a outras medidas: comprar divida de longo prazo.

Repara na queda das yields de médio/longo prazo:

Imagem

E ao comprarem divida de longo prazo, abrem o caminho para o Treasury lançar mais divida para financiar os programas orçamentais, que vão ser os mais importantes na resolução da presente crise, como Keynes nos ensinou (bem como a crise de 1929)

resumindo, já se sabia que a politica monetária não ia ser suficiente na presente situação.
A politica monetária teria de ser acompanhada de politica orçamental. O FED hoje sinalizou que vai fazer tudo ao seu alcance para ajudar ao financiamento do programa orçamental.
Editado pela última vez por RiscoCalculado em 16/12/2008 23:47, num total de 1 vez.

Registado: 11/11/2008 18:23

por MarcoAntonio » 16/12/2008 23:39

Bom, manifestamente a minha especialidade não é macro-economia. Tenho apenas umas noções vagas, incipientes, e o resto é algum bom-senso e a análise do que vai ocorrendo à minha volta...

A razão porque as taxas estão a ter cortes abruptos (em diferentes escalas, por exemplo mais ainda nos Estados Unidos do que na Europa) penso que se deve ao facto da Economia ter uma grande inercia. Cortes mais lentos teriam muito pouco impacto no imediato pelo que se está a optar por cortes abruptos que possam resultar numa espécie de "choque económico" que possa ter repercurssões mais imediatas...

Porquê o imediatismo?

Talvez porque alguns sectores estão à beira do abismo e caso o desemprego dispare em flecha no imediato como está a ameaçar ocorrer, se atinja um ponto de não retorno que possivelmente mais facilmente seria atingido se os cortes fossem mais lentos.

O ponto de não retorno a que me refiro seria um cenário de deflacção e depressão profunda que se poderia arrastar por uma década ou algo assim.

Sim, já se esgotaram os cartuchos. Mas se esta injecção de adrenalina tiver evitado a deflacção, valeu a pena ao passo que aguardar cartuchos mas agir lentamente e não conseguir evitar uma depressão não teria valido a pena.

Bom, mas isto sou eu a falar alto...

e o resultado efectivo, esse ainda estamos para ver.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por rk0r794 » 16/12/2008 23:33

Eu já aprovei os saldos no Imobiliário. Em vez de ter o dinheiro no banco, que provavelmente a taxa de rentabilidade vais ser zero, comprei um apartamento á beira-mar, com piscina no aldeamento, comprei um carro novo, Mercedes claro, e caros amigos dinheiro no banco não tenho. Vou gozar o resto da vida.
Dinheiro cá dinheiro lá.
De vez em quando uma mula..........., umas idas ao estrangeiro e quem quer criar emprego que crie.
De vez em quando compro uma acções para me divertir.

Registado: 20/9/2008 18:02

por Miclas » 16/12/2008 23:25

Obrigado pelas boas vindas!

Nem mais Pata-Hari .. volto a concordar :lol: ..

E na minha opinião nunca descer a tx a niveis tão proximos de 0% ...

por Pata-Hari » 16/12/2008 23:18

cortes suaves e lentos, para dar tempo de ver a reacção e medir impacto de medidas ao invés de disparatar e mostrar desespero e descontrolo da situação (é a tal questão de não bastar ser, é preciso parecer, que é uma questão importante nas politicas monetárias).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por beatles » 16/12/2008 23:17

Também concordo com o Miclas e com a Pata (embora ela pense o contrário!!!)
Gostava era que alguém dissesse o que deveria ser feito em vez de cortes sucessivos e abruptos nas taxas de juro.

Registado: 20/2/2008 11:35

por MarcoAntonio » 16/12/2008 23:15

Miclas Escreveu:Boa noite a todos,
É a primeira vez que escrevo neste fórum , (...)

Bem-vindo então!
Imagem

Administrador Fórum

por Pata-Hari » 16/12/2008 23:15

Bem-vindo Miclas!

(é sempre muito bem-vindo pessoal que concorde comigo! não é todos dias que acontece :mrgreen: )
Administrador Fórum

por Miclas » 16/12/2008 23:13

Boa noite a todos,
É a primeira vez que escrevo neste fórum , embora seja um visitante frequente , atento e admirador do mesmo e de muitos dos seus participantes… um bem haja a todos antes demais.

Concordo a opinião da Pata-hari , e também sou dos que acha que estas descidas abrutas dos bancos centrais , sobretudo da FED são um claro sinal de “desespero” e uma tentativa de “alavancar” a saída da crise através de um excessivo declínio do preço do dinheiro… na minha opinião uma das principais razões para a mesma.

Do meu ponto de vista , esta solução é ,na melhor das hipóteses , apenas uma forma de aliviar os sintomas da crise e de empurrar para o futuro uma crise ainda mais forte.

As crises fazem parte do capitalismo , e o mercado acabará por resolver tambem esta.
Estas tentativas excessivas de "suavizar" os seus efeitos acabarão por prolongar a duração da mesma...txs de juro a 0% não é saudavel em nenhum cenario ...

Muito obrigado ao Caldeirão.

por aaugustobb_69 » 16/12/2008 23:13

joaolc Escreveu:Caso se comece a receber dinheiro para contrair dívida, quais as possíveis consequências?

À primeira vista, eu, que sou um leigo nesta matéria, veria as pessoas a investirem/gastarem todo o dinheiro que têm em vez de o guardarem.

Pagar-se-ia para por o dinheiro no banco. Logo não haveria interesse em poupar.

As empresas iriam apressar os pagamentos.

Estou correcto?

Então perante tudo isto na minha opinião, acho que começa a existir todas as condições para as bolsas começarem a ir para norte, possivelmente o fundo já foi atingido... 8-)

Registado: 29/11/2007 1:39

por jlncc » 16/12/2008 23:05

Caso se comece a receber dinheiro para contrair dívida, quais as possíveis consequências?

À primeira vista, eu, que sou um leigo nesta matéria, veria as pessoas a investirem/gastarem todo o dinheiro que têm em vez de o guardarem.

Pagar-se-ia para por o dinheiro no banco. Logo não haveria interesse em poupar.

As empresas iriam apressar os pagamentos.

Estou correcto?

Registado: 29/11/2007 4:27

por rk0r794 » 16/12/2008 23:01

A nossa sociedade (capitalista) sobrevive com o endividamento das famílias. Só que este endividamento chegou a níveis insustentáveis, que originou uma possível recessão.
Três cenários são possíveis neste momento
Optimista, moderada, pessimista.
Cenário optimista é a confiança voltar ao mercado a curto prazo.
Cenário moderado é levar a taxas de juros a valores próximos de zero, para que a curto prazo as famílias consigam pagar os seus empréstimos, criação de postos de trabalho, já que o capital fica a preços convidativos para a criação de valor para as novas insdustria
Cenário pessimista, nada se consegue, vários tumultos a nível mundial, desemprego em série, e por fim a guerra como meio de salvar o planeta.

Registado: 20/9/2008 18:02

Re: .....

por _asdrubal_ » 16/12/2008 22:55

AC Investor Blog Escreveu:Beatles,

Se queres uma explicação concreta da real situação, olha para o Japão e vê o Indice desde que a sua taxa entrou no range 0-0.25%, talvez percebas melhor para onde vão os indices americanos. Isto é o desespero total !!!! O mercado reagiu hoje com o coração e não com a cabeça !!!!

Toma um calmante que isso passa.

A sério.

Registado: 4/9/2008 15:20

por Pata-Hari » 16/12/2008 22:52

A solução talvez passe pela descida de taxas mas a velocidade e a violência destas descidas revelam desespero e serão possivelmente excessivos para tão curto espaço de tempo, queimando os cartuxos que o FED possui.

Os cortes demoram tempo a surtir efeitos na economia e é preciso dar tempo ao tempo. Nota que uma das causas apontadas para esta crise é exactamente o facilitismo de crédito provocado pela politica das baixas taxas praticadas por greenspan. O próprio greenspan já se auto-comiserou por isso.
Administrador Fórum

por salvadorveiga » 16/12/2008 22:50

beatles Escreveu:Já disse que concordo a aceito e exemplo japonês.
Só gostava é que alguém me explicasse se esta não é a solução qual seria a solução então.

Caro Beatles este e' o Sr Peter Schiff...

Senhhor Schiff apresentolhe o beatles...

http://www.youtube.com/user/PhilDeCarolis

Registado: 12/3/2008 22:06

por beatles » 16/12/2008 22:45

Já disse que concordo a aceito e exemplo japonês.
Só gostava é que alguém me explicasse se esta não é a solução qual seria a solução então.

.....

por AC Investor Blog » 16/12/2008 22:44

Beatles,

Se queres uma explicação concreta da real situação, olha para o Japão e vê o Indice desde que a sua taxa entrou no range 0-0.25%, talvez percebas melhor para onde vão os indices americanos. Isto é o desespero total !!!! O mercado reagiu hoje com o coração e não com a cabeça !!!!
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por beatles » 16/12/2008 22:42

Aceito a tua justificação e lanço uma pergunta.
Explica p.f. então quais seriam na tua opinião as medidas adequadas para combater esta crise que à semlhança das medidas abruptas que criticas é uma crise violenta, abrupta de dimensões historicamente colossais

por Pata-Hari » 16/12/2008 22:38

Não concordo nada com essa perspectiva. Eu, por exemplo, que infelizmente não tenho posições curtas no mercado, partilho da ideia que esta atitude é reveladora de desespero. Descidas de taxas em catadupa são reveladoras de algum desespero, a história não nos mostra movimentos tão abruptos. E, nota, não é linear qual a reacção do mercado. Muitas vezes uma descida abrupta é considerada pelo mercado exactamente como medida de desespero, ou seja, como a admissão de que a economia está mesmo muito mal. Logo, o mercado reage em queda.

Acho que estes dois argumentos te bastarão para perceberes porquê que o teu comentário me parece totalmente desapropriado (ou seja, acho que é uma má interpretação tua aos comentários feitos).
Administrador Fórum

Explicação

por beatles » 16/12/2008 22:35

Cara Pata Hari,

Não foi minha intenção ofender quem quer que fosse.
Quando digo interesses pessoais, quero dizer perspectiva de investimento, ou seja curtos e longos, in casu curtos.
Posso estar enganado, mas as profecias de desgraça, loucura, abismo provêm de utilizadores consabidamente shorts.
Quando dizem tal, fazem-no porque estão a ver as suas contas a andarem para trás.
O que solicitei foi que indicassem argumentos e razões para as afirmações.
Este post vem no seguimento de este que transcrevo:

Colocada: 10/12/2008 17:41 Assunto: Análise Empírica Comportamental :-)

--------------------------------------------------------------------------------

No último ano e meio tenho sido um frequentador assíduo deste fórum.
Desde já esclareço que sou um leigo nestas matérias, sendo que me tenho especializado, no último ano, em perder dinheiro (muito dinheiro!!!). Apenas compro acções, não utilizo qualquer outro instrumento a não ser o rudimentar, BES Net!!!
Considero este tópico um dos mais interessantes do fórum, e apelido-o do último refúgio dos shorts!!
Aqui chegados, venho apresentar a minha perspectiva dos mercados no curto prazo.
Acho que os indíces vão subir (para Norte como dizem os entendidos do Caldeirão!!!) ainda que possam sofrer de altos e baixos sucessivos.
Passo a explicar o que me leva a pensar assim.
Durante o ano assisti, sucessivamente, nos outros tópicos, às tentativas de explicação por parte dos Longos do que estava a acontecer e mais especificamente do que ía acontecer no futuro próximo (ía ressaltar, a culpa era do petróleo, era dos shorts, etc...).
Durante esse período este tópico e os seus participantes (Enslaved em especial) serviram para me guiar no meio da tempestade. As análises e projecções aqui "postadas" funcionavam como um relógio suiço!!!
Sucede que de há umas semanas para cá, começo a assistir neste tópico ao que assistia nos outros, ou seja, previsões ao lado, as EW já não explicam o que se passa e vai passar, ou então só explicam depois de ter acontecido!!!
Por outro lado, começo a ver muitos fãs do Oscar que nos últimos dias se limita a afirmar que o mercado vai cair de certeza (sendo que na maioria das vezes errou. Julgo que foi na 6ª feira que disse que o mercado ía cair de certeza e só não o faria se os jobless claims viessem melhor do que o esperado, sucedeu exactamente o oposto!!!
Por fim começo a assistir ao fenómeno recente da explicação das subidas em virtude da actuação dos especuladores!!!
Espero não os ter maçado. Continuem com o bom trabalho!!!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, Luzemburg, macau5m, OCTAMA, PAULOJOAO, record4995, tami e 61 visitantes