Carteira JAS*2008 - Mês 12
DAX
A grande novidade do dia foi ter feito um treino em TW's com vista à preparação da próxima época.
O DAX estava a cair quase 4% e achei que já era demais num dia em que se esperava que saíssem medidas anti-crise da reunião de chefes de governo da CE.
Entrei no call V294Z a 0,69 com o DAX a 4590.
Saí, já depois da europa fechar, vendendo a 0,83.
Foi um rico trade mas estive muito tentado a ficar com eles para 2ªf...
Hehehehe, acho muito bem esses preparativos que isto de andar sempre longo também não deve ser muito divertido...
Apesar de teres entrado LONGO no DAX...
Só não percebi porque é que a rentabilidade é tão baixa tendo ganho cerca de 33% quando fechaste a posição.
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Carteira JAS*2008 - Mês 12 - dia 12
Acordei muito matinalmente e acabou por ser uma excelente sessão de bolsa...
JMT
Com os fut's altamente negativos pensei que viria abaixo dos 4,00 e tratei logo de fazer umas vendas a a seguir a abertura quando ainda estava acima.
Como se aguentou acabei por recomprar quase todas a 4,003.
Posição ligeiramente diminuida.
PTI
Também vendi algumas logo de manhã, no intervalo 1,440-1,448 e depois não me venderam a 1,441...
Posição reduzida.
SEM
Como não recomprei PTI acabei por a substituir pela mãezinha que andou a cair.
Compra a 6,35 aumentando a posição e mantendo o par SEM/PTI na ordem dos 20%.
DAX
A grande novidade do dia foi ter feito um treino em TW's com vista à preparação da próxima época.
O DAX estava a cair quase 4% e achei que já era demais num dia em que se esperava que saíssem medidas anti-crise da reunião de chefes de governo da CE.
Bom fim de semana,
JAS
JMT
Com os fut's altamente negativos pensei que viria abaixo dos 4,00 e tratei logo de fazer umas vendas a a seguir a abertura quando ainda estava acima.
Como se aguentou acabei por recomprar quase todas a 4,003.
Posição ligeiramente diminuida.
PTI
Também vendi algumas logo de manhã, no intervalo 1,440-1,448 e depois não me venderam a 1,441...
Posição reduzida.
SEM
Como não recomprei PTI acabei por a substituir pela mãezinha que andou a cair.
Compra a 6,35 aumentando a posição e mantendo o par SEM/PTI na ordem dos 20%.
DAX
Bom fim de semana,
JAS
- Anexos
-
- cart 12-12.png (66.51 KiB) Visualizado 4991 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
carteira
Por enquanto, parece-me estar do lado certo do mercado:
Bull no petroil, compradas 4,32
Bear no Dax e JM ( v216z e 7336c respectivamente)
E a carteirita subiu hoje com a queda do JM e Dax e a subida do petroil.
Nenhum movimento.
Abraço
Clinico
Bull no petroil, compradas 4,32
Bear no Dax e JM ( v216z e 7336c respectivamente)
E a carteirita subiu hoje com a queda do JM e Dax e a subida do petroil.
Nenhum movimento.
Abraço
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Carteira JAS*2008 - Mês 12 - dia 11
O PSI continua com pouco interesse e eu vou-me entretendo com outras coisas.
Hoje ainda consegui fazer 2 movimentos...
PTI
Uma venda a 1,445 e uma recompra a 1,436 que só foi parcialmente satisfeita.
JAS
Hoje ainda consegui fazer 2 movimentos...
PTI
Uma venda a 1,445 e uma recompra a 1,436 que só foi parcialmente satisfeita.
JAS
- Anexos
-
- cart 12-11.png (62.97 KiB) Visualizado 1788 vezes
Re: Carteira JAS*2008 - Mês 12 - dia 10
JAS Escreveu:Dwer Escreveu:Se houvesse um mercado decente para curtos em acções portuguesas, que permitisse deter posições por quanto tempo se quisesse, considerarias negociar do lado curto mais frequentemente?
Suponho que o mecanismo que utilizas e que me parece ser a principal arma do teu trading, as vendas e recompras parciais, funcionariam igualmente do lado curto?
Shorts e covers parciais. O mesmo sistema, invertido, digamos.
Se, se e se... Mas não há mesmo mercado decente do outro lado.
Prefiro os W's e sobretudo os TW's mas o mercado é diminuto e, por vezes, bem manipulado.
(Há ano e meio que esperamos que a CMVM diga se houve manipulação de mercado em JUN2006...)
Para inverter o sistema teríamos que fazer:
- A listagem das 5 ou 6 PIORES empresas do PSI.
- Adquirir as posições curtas de base.
- Ir adquirindo ou vendendo os "excedentes".
Isso implica que os produtos utilizados tenham liquidez suficiente, que os market makers não fujam frequentemente, etc, etc, mas sobretudo que seja possível liquidar a posição em qualquer momento.
Não me parece fácil jogar ao contrário...
Nas PIORES empresas em geral há pouca liquidez e, sobretudo, ninguém emite produtos sobre elas.
Para "jogar ao contrário" eu prefiro utilizar produtos sobre os índices.
Compreendido.
JAS Escreveu:Na JMT ter +7% contra -21% e na SEM ter +2% contra -24% terá a ver com os negócios de excedentes.
Pode ser feeling, pode ser AT...
Muitos anos a virar frangos, é o que é.

Obrigado pelos esclarecimentos.
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
Carteira JAS*2008 - Mês 12 - dia 10
Nenhum movimento.
----------------
O dia apenas foi interessante por ter havido um leilão de jóias da Cristie's em Londres e uma "pedrinha" ter atingido a módica quantia de 18,8ME.
Conhecido por "THE WITTELSBACH DIAMOND" a sua história começa no Filipe IV de Espanha (Filipe III de Portugal).
Como tinha um valor estimado de 11,5ME parece que a crise só se fez sentir nas peças mais baratinhas...
JAS
-----------------
Prefiro os W's e sobretudo os TW's mas o mercado é diminuto e, por vezes, bem manipulado.
(Há ano e meio que esperamos que a CMVM diga se houve manipulação de mercado em JUN2006...)
Isso implica que os produtos utilizados tenham liquidez suficiente, que os market makers não fujam frequentemente, etc, etc, mas sobretudo que seja possível liquidar a posição em qualquer momento.
Nas PIORES empresas em geral há pouca liquidez e, sobretudo, ninguém emite produtos sobre elas.
Abstraindo o desaire nos W's seria isso.
Mas não o devo abstrair por eram W's sobre uma empresa do PSI.
Mais interessante do que isso seria ir verificar se a média da minha lista de títulos para 2008 bateu ou não o PSI.
Julgo que sim mas não fui verificar (ver post de Jan.2008).
Para fazer as contas ainda mais correctamente seria necessário ponderar as minhas posições mais habituais ao longo do ano e que, muito a olho, estimo terem sido:
JMT ~ 50%
SEM ~ 15%
VAA ~ 5%
BCP+BPI+INA+SON+TDU+LIG ~ 30%, o que dá uns 5% a cada uma.
Com as valorizações/desvalorizações de cada uma teríamos um valor médio ponderado que compararíamos com o PSI.
Sem fazer contas basta notar que a JMT e a SEM são as duas acções do PSI que menos se desvalorizaram este ano (-21 e -24% respectivamente) e que, afinal, grande parte do bom resultado se deve apenas a ter tido essas duas a pesarem uns 65% da carteira.
Ou seja AF...
Na JMT ter +7% contra -21% e na SEM ter +2% contra -24% terá a ver com os negócios de excedentes.
Um abraço,
JAS
----------------
O dia apenas foi interessante por ter havido um leilão de jóias da Cristie's em Londres e uma "pedrinha" ter atingido a módica quantia de 18,8ME.
Conhecido por "THE WITTELSBACH DIAMOND" a sua história começa no Filipe IV de Espanha (Filipe III de Portugal).
Como tinha um valor estimado de 11,5ME parece que a crise só se fez sentir nas peças mais baratinhas...
JAS
-----------------
Dwer Escreveu:Se houvesse um mercado decente para curtos em acções portuguesas, que permitisse deter posições por quanto tempo se quisesse, considerarias negociar do lado curto mais frequentemente?
Suponho que o mecanismo que utilizas e que me parece ser a principal arma do teu trading, as vendas e recompras parciais, funcionariam igualmente do lado curto?
Dwer Escreveu:58.23% pelos números que publicaste
Abstraindo o desaire nos W's seria isso.
Mas não o devo abstrair por eram W's sobre uma empresa do PSI.
Mais interessante do que isso seria ir verificar se a média da minha lista de títulos para 2008 bateu ou não o PSI.
Julgo que sim mas não fui verificar (ver post de Jan.2008).
Para fazer as contas ainda mais correctamente seria necessário ponderar as minhas posições mais habituais ao longo do ano e que, muito a olho, estimo terem sido:
JMT ~ 50%
SEM ~ 15%
VAA ~ 5%
BCP+BPI+INA+SON+TDU+LIG ~ 30%, o que dá uns 5% a cada uma.
Com as valorizações/desvalorizações de cada uma teríamos um valor médio ponderado que compararíamos com o PSI.
Sem fazer contas basta notar que a JMT e a SEM são as duas acções do PSI que menos se desvalorizaram este ano (-21 e -24% respectivamente) e que, afinal, grande parte do bom resultado se deve apenas a ter tido essas duas a pesarem uns 65% da carteira.
Ou seja AF...
Na JMT ter +7% contra -21% e na SEM ter +2% contra -24% terá a ver com os negócios de excedentes.
Um abraço,
JAS
Re: Carteira JAS*2008 - Mês 12 - dia 09
Dwer Escreveu: Bates o mercado em quê? 50%/60%, se considerarmos o PSI20?
58.23% pelos números que publicaste.
Abraço,
Dwer
Dwer
Só mais uma pergunta, para ficar esclarecido.
Se houvesse um mercado decente para curtos em acções portuguesas, que permitisse deter posições por quanto tempo se quisesse, considerarias negociar do lado curto mais frequentemente?
Se houvesse um mercado decente para curtos em acções portuguesas, que permitisse deter posições por quanto tempo se quisesse, considerarias negociar do lado curto mais frequentemente?
Abraço,
Dwer
Dwer
JAS Escreveu:Dwer Escreveu:JAS, uma pergunta: a tua carteira é exclusivamente longa? Sei que já fizeste entradas curtas mas são muito raras.
Na hipótese de um cenário negativo para 2009, pós rally natalício, não consideras negociar do lado curto?
Com isto quero dizer: em bear markets reduzes voluntariamente as expectativas de retornos, continuando a negociar predominantemente do lado longo?
É verdade que me sinto mais à vontade do lado longo.
Isso é lógico quando previligiamos a AF e apenas usamos a AT para definir aumentos ou reduções das posições.
Este ano, depois de um desaire em W's logo no princípio do ano (que ainda é responsável pela rentabilidade negativa), achei que não estaríamos propriamente num ano bull e que o melhor era esquecer essas coisas pois não era muito claro para que lado iria.
Isso fez-me andar 6 meses com capital muito reduzido e bastante fora da bolsa.
Em Agosto tive o feeling de que poderia haver um afundanço mas não arrisquei entrar nuns puts.
A explicação é simples: Só arrisco em W's os lucros, não os havendo não arrisco...
Teria dado lucros fabulosos.
Para 2009 mantenho a mesma estratégia.
Primeiro obter uns lucros, depois entrar em TW's.
Se é do lado longo ou curto a seu tempo se verá.
Convém não esquecer que os mercados antecipam o estado da economia em 6 meses e que o lado curto poderá deixar de ser brevemente(?) o lado bom.
E ter também em atenção que, com os mercados a oscilarem 5% numa sessão e para qualquer dos lados, o jogo é bem perigoso pois haverá KO´s com muito maior frequência...
Um abraço,
JAS
P.S. - Nota que com acções, tendo a maior parte delas caído 50 a 70%, eu até estou positivo.
Ok, obrigado pela resposta.
Sim sem dúvida, eu tenho seguido essa proeza. A de num ano destes, a negociar em acções só do lado longo, conseguires ficar positivo. Bates o mercado em quê? 50%/60%, se considerarmos o PSI20?
Abraço,
Dwer
Dwer
Dwer Escreveu:JAS, uma pergunta: a tua carteira é exclusivamente longa? Sei que já fizeste entradas curtas mas são muito raras.
Na hipótese de um cenário negativo para 2009, pós rally natalício, não consideras negociar do lado curto?
Com isto quero dizer: em bear markets reduzes voluntariamente as expectativas de retornos, continuando a negociar predominantemente do lado longo?
É verdade que me sinto mais à vontade do lado longo.
Isso é lógico quando previligiamos a AF e apenas usamos a AT para definir aumentos ou reduções das posições.
Este ano, depois de um desaire em W's logo no princípio do ano (que ainda é responsável pela rentabilidade negativa), achei que não estaríamos propriamente num ano bull e que o melhor era esquecer essas coisas pois não era muito claro para que lado iria.
Isso fez-me andar 6 meses com capital muito reduzido e bastante fora da bolsa.
Em Agosto tive o feeling de que poderia haver um afundanço mas não arrisquei entrar nuns puts.
A explicação é simples: Só arrisco em W's os lucros, não os havendo não arrisco...
Teria dado lucros fabulosos.
Para 2009 mantenho a mesma estratégia.
Primeiro obter uns lucros, depois entrar em TW's.
Se é do lado longo ou curto a seu tempo se verá.
Convém não esquecer que os mercados antecipam o estado da economia em 6 meses e que o lado curto poderá deixar de ser brevemente(?) o lado bom.
E ter também em atenção que, com os mercados a oscilarem 5% numa sessão e para qualquer dos lados, o jogo é bem perigoso pois haverá KO´s com muito maior frequência...
Um abraço,
JAS
P.S. - Nota que com acções, tendo a maior parte delas caído 50 a 70%, eu até estou positivo.
JAS Escreveu:Um dia em que acabou por haver mais compras do que vendas...
PTI
Aproveitei novamente uma ida "lá abaixo" para recuperar a 1,465 as que tinha andado a vender.
E ainda reforcei a 1,463.
SEM
Comprei umas a 6,60, vendi a 6,631, comprei umas a 6,640.
No final fiquei com a mesma posição e não aqueceu nem arrefeceu...
JAS
Parece-me que a tua carteirinha ainda vai acabar o ano positiva. E talvez no objectivo, quem sabe?
Com um rallizinho de Natal, tudo é possível.
JAS, uma pergunta: a tua carteira é exclusivamente longa? Sei que já fizeste entradas curtas mas são muito raras.
Abraço,
Dwer
Dwer
Re: carteira
Clinico Escreveu:(Nota para os que não seguem: Bierdronka em polaco significa joaninha).
Clinico,
Pan mówi polski?

Editado pela última vez por Jiboia Cega em 10/12/2008 1:16, num total de 1 vez.
carteira
Meu caro JAS, eu não tenho vindo para aqui fazer-lhe companhia porque estou mais "pró curto" no DAX e na JM, tendo aproveitado estas subidas.
No entanto continuo assíduo leitor do meu amigo desde há muitissimos anos.
Curto no Dax porque a situação alemã está de rastos e estas subidas são para aproveitar ou para sair ou para entrar curto. E eu entrei no v216z put dax 4200 9 de junho 09.
Curto na JM porque não achei piada nenhuma ao relatório que referia que as coisas não andam bem pela Polónia sobretudo com o zloty. Ora se estamos todos em crise, apesar de termos todos que comer, a "Joaninha" é capaz de não andar tão bem este trimestre. Entrei no TW 7336 com barreira nos 5 euros, 5 de março 09, aproveitando estas subiditas...
(Nota para os que não seguem: Bierdronka em polaco significa joaninha).
Dado que a liquidez não é muita, mesmo assim só estou a investir até metade dela. Na altura em que andava com uma boa carteira ainda, nos tempos da PAD, disse que se aquele trade não resultasse que me ia embora para o imobiliário. Como não resultou, acbei mesmo por gastar 4/5 do que tinha em dois apartamentos T0 e T1 (a 50 metros da praia), e o que ficou só dá para "feijões" ou para voltar á sonae sgps quando esta for aos 0,25
Eram bons os tempos em que conseguia comprar uns milhões de Pad ou umas boas centenas de milhar de sonaes sgps...
Abração
Clinico
No entanto continuo assíduo leitor do meu amigo desde há muitissimos anos.
Curto no Dax porque a situação alemã está de rastos e estas subidas são para aproveitar ou para sair ou para entrar curto. E eu entrei no v216z put dax 4200 9 de junho 09.
Curto na JM porque não achei piada nenhuma ao relatório que referia que as coisas não andam bem pela Polónia sobretudo com o zloty. Ora se estamos todos em crise, apesar de termos todos que comer, a "Joaninha" é capaz de não andar tão bem este trimestre. Entrei no TW 7336 com barreira nos 5 euros, 5 de março 09, aproveitando estas subiditas...
(Nota para os que não seguem: Bierdronka em polaco significa joaninha).
Dado que a liquidez não é muita, mesmo assim só estou a investir até metade dela. Na altura em que andava com uma boa carteira ainda, nos tempos da PAD, disse que se aquele trade não resultasse que me ia embora para o imobiliário. Como não resultou, acbei mesmo por gastar 4/5 do que tinha em dois apartamentos T0 e T1 (a 50 metros da praia), e o que ficou só dá para "feijões" ou para voltar á sonae sgps quando esta for aos 0,25

Abração
Clinico
Carteira JAS*2008 - Mês 12 - dia 09
Um dia em que acabou por haver mais compras do que vendas...
PTI
Aproveitei novamente uma ida "lá abaixo" para recuperar a 1,465 as que tinha andado a vender.
SEM
JAS
PTI
SEM
JAS
- Anexos
-
- cart 12-09.png (63.76 KiB) Visualizado 2698 vezes
escaparate
Lá se tivemos então os índices a dar um ar bull. Para mim o fundo está feito. Essa vista alegre é que continua com um ar triste. Vamos lá ver se não partes a loiça com esse escaparate.
Carteira JAS*2008 - Mês 12 - dia 08
Aproveitando o feriado para fazer o gostinho ao dedo...
JMT
Uma pequena venda a 4,109.
PTI
Despachei algumas a 1,478 e, no fecho, a 1,500.
SEM
Uma compra ao preço médio de 6,5154.
JAS
JMT
Uma pequena venda a 4,109.
PTI
Despachei algumas a 1,478 e, no fecho, a 1,500.
SEM
Uma compra ao preço médio de 6,5154.
JAS
- Anexos
-
- cart 12-08.png (64.08 KiB) Visualizado 3393 vezes
Carteira JAS*2008 - Mês 12 - dia 05
Uma semana sem qualquer movimento.
Há muito tempo que já não acontecia...
Bom fim de semana,
JAS
Há muito tempo que já não acontecia...
Bom fim de semana,
JAS
- Anexos
-
- cart 12-05.png (63.41 KiB) Visualizado 3804 vezes
Carteira JAS*2008 - Mês 12 - dia 04
Nenhum movimento.
JAS
JAS
Carteira JAS*2008 - Mês 12 - dia 03
Nenhum movimento.
JAS
JAS
- Anexos
-
- cart 12-03.png (63.45 KiB) Visualizado 4719 vezes
carteira
É, concordo inteiramente com o Charles em relação á sonae sgps. Não me admira que chegue a 0,25 quando sairem os resultaods anuais, que não devem ser nada de especial.
Quanto á JM (que agora não tenho) estou á espera para ver o que ocorre com as vendas deste Natal por cá e por lá.
Até nos certificados do petróleo tenho vindo a reduzir a carteira. Vou esperar para ver se a reunião da OPEP surte algum efeito. Se não der resposta do mercado,saio pois não sei se os 40 usd aguentam: com o que se espera ser a maior recessão de todas desde a II Guerra Mundial, se na última recessão em 1999 chegou aos 10 por barril, então nesta...
Abraços
Clinico
Quanto á JM (que agora não tenho) estou á espera para ver o que ocorre com as vendas deste Natal por cá e por lá.
Até nos certificados do petróleo tenho vindo a reduzir a carteira. Vou esperar para ver se a reunião da OPEP surte algum efeito. Se não der resposta do mercado,saio pois não sei se os 40 usd aguentam: com o que se espera ser a maior recessão de todas desde a II Guerra Mundial, se na última recessão em 1999 chegou aos 10 por barril, então nesta...
Abraços
Clinico
Re: Carteira JAS*2008 - Mês 12 - dia 02
Ainda me lembro que da última vez que comprei SON pensei que 1,20 era um fundo. Saí a 1,10...
Agora penso que os 0,40 podem ser um fundo mas...
O meu pt de entrada nesta é 0,25€
.Quanto às financeiras pensei entrar no BCP a 0,70 mas deixei passar a oportunidade
Tambem pensei mas não entrei dava pelo menos (previsivelmente neste ressalto) 0,10€, por isso aguardo outro valor "psicologico 0,50€
Quanto a tua carteira é uma lição de bolsa, supostamente os estragos deviam ser muito piores, mas lá conseguiste à volta do JMT ir reduzindo os prejuizos, é incrivel, mesmo assim com prejuizos parabens

De resto para mim os leitões chegam e sobram

1Ab e bn
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
jas-j,martins.
ja agora amigo jas o que dizer destes senhores((goldman sachs)) que no dia de hoje que era para ser negro para as bolsas e ainda por cima mandam ca para fora este novo target para a acçao que eu pessolmente acho ridiculo,de 3.80 baixaram para 3,30.
desculpe e obrigado.è que eu hoje ate era para entrar na j,martins a 3,87 mas como vieram estes senhores falar tive um bocado de receio,mas amanha de certeza que vou entrar.
desculpe e obrigado.è que eu hoje ate era para entrar na j,martins a 3,87 mas como vieram estes senhores falar tive um bocado de receio,mas amanha de certeza que vou entrar.
- Registado: 29/2/2004 22:20