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Caldeirão da Bolsa

OffTopic - Carro eléctrico norueguês a caminho de Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Dwer » 22/11/2008 20:32

Com a crise que se perfila no horizonte, será que vamos continuar a usar carros à séria?

A maior parte dos 'carros à séria' circulam só com o condutor.

Os percursos percorridos são pequenos.

Uma carripana para duas pessoas com autonomia para 200 km não chegaria?
Abraço,
Dwer

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por Pemides » 22/11/2008 20:28

limpaesgotos Escreveu:Futi, primeiro carro eléctrico português a ser comercializado
Hoje às 00:17

O Futi, um automóvel português onde só o motor é de origem francesa, vai começar a ser comercializado ao público em Junho de 2009, sendo que as primeiras dez unidades serão vendidas em Março a uma empresa.

Imagem

O automóvel de dois lugares, produzido na aldeia de Pernelhas, no distrito de Leiria, é ideal para deslocações curtas e baixas velocidades, já que não passa dos 80 quilómetros/hora, explicou à TSF o empresário António Febra, que tem como mercados-alvo Portugal e Inglaterra.

Imagem

O Futi, que custa menos de dez mil euros, funciona com baterias de gel, mas uma versão posterior, que está a ser ultimada em universidades, terá painéis solares.

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Era precisamente a este tipo de brinquedos que o Marco se estava a referir como "carripanas".

Também eu concordo que isto não é um carro a sério... não tem nem de perto nem de longe as características para ser competitivo com os carros a gasolina. Só assim se pode atingir estes preços...

Aqui está um carro eléctrico a sério. Guess what... não custa 10.000.000$ :P
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"
 
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por PIKAS » 22/11/2008 18:07

Portugal é o primeiro país europeu onde serão introduzidos os modelos veículos eléctricos da aliança Renault-Nissan.


Salienta-se que serão introduzidos, não produzidos.
Por este andar, é conveniente programar o fecho da autoeuropa, caetano em Gaia, citroen de mangualde e mais alguma que me tenha escapado, e mandar tudo para o desemprego e para o rsi.

Além disso, o Governo pretende que 20 por cento da frota automóvel do Estado tenha emissões zero a partir de 2011, entre outras as medidas que estão a ser estudadas.

Até agora o governo tem comprado pouquissimas unidades de veículos produzidos ou com razoável incorporação nacional ( os tais que dão trabalho a portugueses ) invocando a liberdade de mercado. Pelo que se deduz, afinal sempre pode impor quotas.
Brincadeiras destas resultaram no fecho da UMM, que por sinal produzia um excelente jeep. Bastou para tanto renovar a então frota de UMM's da GNR e do exército por largas centenas de nissan's importados de espanha.
Brincadeiras destas resultaram no terminus da produção da MDF no Tramagal quando o exército, que fez toda a guerra com Berliet's, para tempo de paz optou por largas centenas de DAF's importadas.


Imagem
Fabricado em Portugal e recusado pelo exército português.
Brincadeiras destas são impensáveis, por exemplo, em Espanha. Forças armadas, Câmaras, empresas públicas têm como linha orientadora adquirir produtos feitos com trabalho dos espanhóis.
Por aqui é o oposto. Quem está certo?
Cumprimentos e bom fim de semana,
 
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por limpaesgotos » 22/11/2008 15:27

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1728

Quatro meses depois de memorando

Governo e Renault-Nissan assinam hoje acordo para veículos eléctricos
2008/11/22 12:14Redacção / MD


320 locais de abastecimento para automóveis eléctricos em 2010
O governo português e a aliança Renault-Nissan assinam este sábado o acordo final «Zero Emission Mobility», segundo o qual o Portugal vai criar uma rede de abastecimento para o projecto de veículos eléctricos, refere a agência «Lusa».

A cerimónia conta com as presenças do primeiro-ministro, José Sócrates, do ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, e do administrador e vice-presidente da Nissan Motor, Carlos Tavares, entre outros responsáveis.

Portugal vai ter 320 locais de abastecimento para automóveis eléctricos em 2010, número que atingirá os 1.300 no final de 2011, disse à «Lusa» fonte ligada ao processo.

O acordo final acontece quatro meses depois do governo e dos responsáveis da Renault e Nissan terem assinado um memorando de entendimento para que Portugal seja um dos primeiros mercados mundiais onde serão introduzidos os modelos de veículos eléctricos da aliança, com introdução prevista para início de 2011.

No âmbito deste acordo, os portugueses que comprarem veículos eléctricos terão benefícios fiscais, quer em sede de IRS ou IRC (caso sejam empresas).

De acordo com a mesma fonte, os incentivos fiscais terão início em 2010, com duração de cerca de cinco anos.

Além disso, o Governo pretende que 20 por cento da frota automóvel do Estado tenha emissões zero a partir de 2011, entre outras as medidas que estão a ser estudadas.

Portugal é o primeiro país europeu onde serão introduzidos os modelos veículos eléctricos da aliança Renault-Nissan.
Cumprimentos.


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por silvaxico » 21/11/2008 13:38

Para mim chegava. Normalmente não faço mais do que 30/40 kms por dia.

O problema é que preciso de um carro de 4 lugares.

Pode ser que saiam novas versões...
 
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por limpaesgotos » 21/11/2008 13:27

Futi, primeiro carro eléctrico português a ser comercializado
Hoje às 00:17

O Futi, um automóvel português onde só o motor é de origem francesa, vai começar a ser comercializado ao público em Junho de 2009, sendo que as primeiras dez unidades serão vendidas em Março a uma empresa.

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O automóvel de dois lugares, produzido na aldeia de Pernelhas, no distrito de Leiria, é ideal para deslocações curtas e baixas velocidades, já que não passa dos 80 quilómetros/hora, explicou à TSF o empresário António Febra, que tem como mercados-alvo Portugal e Inglaterra.

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O Futi, que custa menos de dez mil euros, funciona com baterias de gel, mas uma versão posterior, que está a ser ultimada em universidades, terá painéis solares.

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por MarcoAntonio » 20/11/2008 16:41

limpaesgotos Escreveu:E então essa contas não forma feitas pela GM antes de avançarem com os EV1s, essas citações parecem-se com o atirar de areia para os olhos. Hoje fala-se em veiculos electricos por 10.000 eur.


Mas que veículos eléctricos, Limpaesgotos?

Micro-carros?

Chamemos as coisas pelos nomes devidos...

Os automóveis eléctricos a sério (comparáveis com os veículos a gasolina que utilizamos e nos quais as pessoas estão realmente interessadas, não tou a falar de carripanas que se vendem 500 unidades por ano) custam tipo $50.000 e $100.000.

Mas dá-me um bom exemplo de um carro eléctrico a sério, com potencial de substituir os automóveis que utilizamos e potencial para ser vendido em larga escala que custa os tais 10 mil euros!
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por limpaesgotos » 20/11/2008 16:33

E então essa contas não forma feitas pela GM antes de avançarem com os EV1s, essas citações parecem-se com o atirar de areia para os olhos. Hoje fala-se em veiculos electricos por 10.000 eur.

No mundo em que vivemos hoje, é claro que nunca iriam admitir que houve outras razões e interesses para eliminarem o EV1 ...
Cumprimentos.


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por MarcoAntonio » 20/11/2008 16:27

Tenho quase a certeza que já tivemos esta conversa aqui no forum, mas pronto, eu volto a explicar o óbvio:

limpaesgotos Escreveu:Sé já tinham investido no desembolvimento e na linha de produção dos EV1, como é que ficava mais caro continuar com os EV1 ?? Aliás eles nem chegaram a comercializa-los, eram alugados e as pessoas gostavam deles, foram retirados á força.


Claro que gostavam. Tinham um aluguer módico (a única forma de o por na estrada, já que pelo verdadeiro valor não o alugariam ou muito poucos alugariam) e tinham um veículo que consumia pouco (comparado com gasolina saía a 1/3 do preço).

Como era alugado, qnd as baterias iam à vida por desgaste ou avariavam, a marca é que as tinha de substituir (nestes veículos as baterias são metade ou mais do preço).

O aluguer dava prejuízo, portanto acabaram com ele.

Podemos argumentar: mas, podiam vende-los a quem quisesse.

Vender veículos exige manutenção, exige ter a rede a suportar esses veículos (que são diferentes dos outros), exige continuar a ter baterias para eles, etc. Quando o primeiro cliente tivesse que mudar a bateria do bolso dele até caia para trás...

Além disso ele ficaria caríssimo se vendido e provavelmente praticamete ninguém o comprava. As pessoas gostarem dele (enquanto é alugado a preços acessíves com prejuízo para a marca) ou estarem dispostas a pagar mais de $50.000 por ele são duas coisas bem diferentes!


Enfim, estas histórias são muito engraçadas para alimentar uns mitos que correm pela net, histórias da carochinha à lá teoria da conspiração. Mas a verdade é bastante mais crua e nem é assim tão difícil de entender!



limpaesgotos Escreveu:Se davam prejuizo como dizes (o que não concordo), pois tem menos e peças mais simples, bastava aumentar o preço. Compradores não iriam faltar ...


Isto é completamente irrealista. É algo que tu dizes porque queres acreditar nisso. Mas existem veículos eléctricos nos Estados Unidos (a valer algures entre 50 e 100.000 dolars) e praticamente não se vendem!

O "compradores não iriam faltar" é uma total invenção tua...


limpaesgotos Escreveu:O que aconteceu é que os EV1 mexeram com interessse instalados, por exemplo o pretóleo ...


Exacto, esse tipo de historinhas...
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por MarcoAntonio » 20/11/2008 16:20

http://en.wikipedia.org/wiki/General_Motors_EV1

Program cancellation

In late 2003, GM officially canceled the EV1 program.[12][13] GM stated that it could not sell enough of the cars to make the EV1 profitable. However according to GM Chairman and CEO Rick Wagoner, the worst decision of his tenure at GM was "axing the EV1 electric-car program and not putting the right resources into hybrids. It didn’t affect profitability, but it did affect image."[14] According to the March 13, 2007, issue of Newsweek, "GM R&D chief Larry Burns . . . now wishes GM hadn't killed the plug-in hybrid EV1 prototype his engineers had on the road a decade ago: 'If we could turn back the hands of time,' says Burns, 'we could have had the Chevy Volt 10 years earlier.'"[15]


É "curioso" porque a aposta (inicial) no eléctrico só serviu para atrasar a aposta verdadeiramente viável (o híbrido) e assim prejudicar a GM.

É "curioso", explico, à luz do teu discurso inicial de culpar a GM por não apostar nas novas alternativas, até nos eléctricos.

Ora, a GM começou precisamente pelos eléctricos (o que só serviu para se enterrar) e depois então virou para os híbridos onde os Japoneses já iam lançados...


Costs

The price for the car used to compute lease payments was US$33,995 to US$43,995,[citation needed] which made for lease payments of US$299 to over US$574 per month. Since GM did not offer consumers the offer to purchase and the end of the lease, the car's residual value was never established making it impossible to determine the actual full purchase price or replacement value. One industry official said that each EV1 cost the company about US$80,000,[citation needed] including research, development and other associated costs.[22] The vehicle's lease prices also depended on available state rebates. In 1999, the cost for the electricity used to power the car was computed to be one-third to half the cost of the equivalent amount of gasoline, and since that time, increases in gas prices may have made electricity relatively even less expensive (depending on customer location, recharging time and electricity billing variations — some utility companies have variable billing for peak vs. non-peak usage rates).


Como se pode ver, o carro tinha um custo enorme e o que cobravam pelo aluguer dele estava longe de cobrir os custos que tinham com ele (note-se que inclui custos de manutenção, por exemplo as baterias tinham de ser substituidas pela marca com frequência e era caríssimas).

Já agora, compare-se os $80.000 do EV1 com os cerca de $30.000 de um BMW a gasolina nos Estados Unidos ou o de um Prius Hybrid... que é da ordem dos $20.000!


Os automóveis não eram vendidos, eram alugados. E o aluguer não chegava para pagar o veículo (caríssimo como se pode constatar) e portanto era mais barato à empresa destrui-los e seguir em frente... para os híbridos.

Ainda hoje os eléctricos (carros a sério, claro) andam por esta ordem de valor, estão longe de ser competitivos.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por limpaesgotos » 20/11/2008 16:16

MarcoAntonio Escreveu:
limpaesgotos Escreveu:Porque é que a GM os destruiu todos ??


Porque davam prejuízo e ficava mais barato destrui-los.


limpaesgotos Escreveu:E se a GM tivesse comercializado este e outros veiculos ???? Estaria na situação que está hoje ????


Não, não estaria.

Estaria pior...



Não é por nada, mas já se falou deste assunto (do EV1) aqui no Forum e explicou-se o que é que sucedeu e porque é que era mais caro à GM continuar com os EV1.
:roll:


Não concordo.

Sé já tinham investido no desembolvimento e na linha de produção dos EV1, como é que ficava mais caro continuar com os EV1 ?? Aliás eles nem chegaram a comercializa-los, eram alugados e as pessoas gostavam deles, foram retirados á força.

(Feito o investimento inicial, (que foi feito), á medida que se vai vendendo até investimento inicial pago pode-se posteriormente baixar o preço.)

Se davam prejuizo como dizes (o que não concordo), pois tem menos e peças mais simples, bastava aumentar o preço. Compradores não iriam faltar ...

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por MarcoAntonio » 20/11/2008 16:05

limpaesgotos Escreveu:Porque é que a GM os destruiu todos ??


Porque davam prejuízo e ficava mais barato destrui-los.


limpaesgotos Escreveu:E se a GM tivesse comercializado este e outros veiculos ???? Estaria na situação que está hoje ????


Não, não estaria.

Estaria pior...



Não é por nada, mas já se falou deste assunto (do EV1) aqui no Forum e explicou-se o que é que sucedeu e porque é que era mais caro à GM continuar com os EV1.
:roll:
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por limpaesgotos » 20/11/2008 15:53

Uma história verdadeira:

-----------------------------------------------

Em 1996, as primeiras viaturas eléctricas fabricadas em série, os EV1, fabricados nos USA pela General Motors, aparecem nas estradas da Califórnia.

Eram viaturas rápidas de: de 0 à 100 km/h em menos de 9 segundos!

E silenciosas.

Não produziam nenhum gás de combustão (nem sequer tinham tubo de escape)

Recarregáveis com energia eléctrica em casa.

Dez anos mais tarde, estes carros do futuro desapareceram completamente!

Como é isto possível?

Em primeiro lugar, estas viaturas não podiam ser compradas mas unicamente alugadas!

Os contratos de aluguer não foram simplesmente renovados

A General Motors recuperou a bem ou a força todos os EV1, apesar da oposição dos seus satisfeitos utilizadores e …

DESTRUIU ESTAS VIATURAS TODAS!

----------------------------------

E agora eu pergunto!

Porque é que a GM os destruiu todos ??

E se a GM tivesse comercializado este e outros veiculos ????

Estaria na situação que está hoje ????
Anexos
ev1 1.jpg
ev1 1.jpg (83.78 KiB) Visualizado 1690 vezes
ev1 2.jpg
ev1 2.jpg (7.39 KiB) Visualizado 1697 vezes
ev1 3.jpg
ev1 3.jpg (42.79 KiB) Visualizado 1696 vezes
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Re: OffTopic - Carro eléctrico norueguês a caminho de Portug

por limpaesgotos » 20/11/2008 15:39

president Escreveu:
limpaesgotos Escreveu:
Experts é que não são. Não se ouve falar em crise na indusria automovel Japonesa por ex.


Japan's Nikkei 225 Stock Average lost 6.9 percent to 7,703.04. Isuzu Motors Ltd. and Mazda Motor Corp. dropped after saying they will slash at least 2,700 temporary jobs in Japan as the companies reduce output on falling demand.


http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601080&sid=a2DfwljoTp.o&refer=news


Como a noticia diz tratam-se de pequenas remodulações devido á diminuição da procura, nada comparado com o que se passa com a General Motors.
Cumprimentos.


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por MarcoAntonio » 20/11/2008 15:39

Mas eles estão a apostar nisso, limpaesgotos. Não em eléctricos (que era do que estavas a falar principalmente, nem tão pouco os japoneses estão) mas em hybridos).

Repara bem na lista que coloquei...


As marcas que compõe a GM são: Buick, Cadillac, Chevrolet, GM Daewoo, GMC, Holden, Hummer, Opel, Pontiac, Saab, Saturn, Vauxhall, and Wuling.


Agora vê quais são as marcas que aparecem nos híbridos.

E repara ainda como, além dos Japoneses, quem mais está a apostar em Híbridos são os americanos. Europeus vê-se ainda menos...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 20/11/2008 15:39, num total de 1 vez.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por limpaesgotos » 20/11/2008 15:33

MarcoAntonio Escreveu:
Mas voltemos aos eléctricos que é o assunto original do tópico: defendes portanto que seriam aquelas carripanas da foto, das quais se vende 500 unidades por ano, que salvariam a GM?


Marco o que escrevi foi Isto:

limpaesgotos Escreveu:Que venham os carros electricos, se a GM se tivesse adaptado ás novas realidades, e já estivesse a produzir veiculos mais eficintes, até electricos, talvez não estivesse com tantas dificuldades, até eu compraria um.


Nunca defendi que seriam aquelas "carripanas" que salvariam a GM, mas sim a produção de veiculos mais eficientes, mais económicos como por exemplo os electricos. Quanto ás "carripanas" virá o tempo delas e a industria que não se adaptar ás novas realidades, só lhes resta o que está a acontecer á GM.
Cumprimentos.


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por MarcoAntonio » 20/11/2008 15:13

Epá, ó limpaesgotos, que salgalhada...

Os americanos têm investido nos híbridos. O texto começa com um exemplo de um Ford Híbrido utilizado pelo Obama (curiosamente não sublinhaste essa parte)...


Antes de se candidatar à limusina presidencial, a família Obama tinha um utilitário híbrido desportivo compacto da Ford de combustão a gasolina e motor eléctrico.


O Ford Escape Hybrid dos Obama era apenas uma das 42.491 unidades deste modelo de baixo consumo que a multinacional de Detroit vendera nos Estados Unidos até ao final de 2007, três anos depois de iniciar a produção.


Agora, os Japoneses fazem melhor!



Queres mais exemplos de hibridos americanos?

Então consulta a seguinte lista de veículos híbridos comercializados desde 2004 onde "montes deles" são americanos, incluindo esse do Obama:


[edit] 2004

* Honda Accord Hybrid 2005 model
* Ford Escape Hybrid 2005 model (released in late summer 2004)

[edit] 2005

* Chevrolet Silverado/GMC Sierra Hybrid 2006 model, Mild hybrid
* Honda Civic Hybrid 2006 model, second generation
* Lexus RX 400h 2006 model year, second generation Hybrid Synergy Drive
* Mercury Mariner hybrid
* Toyota Kluger/Highlander Hybrid 2006 model

[edit] 2006

* Lexus GS 450h 2007 model, second generation Hybrid Synergy Drive
* Saturn Vue Green Line 2007 model, Mild hybrid
* Toyota Camry Hybrid 2007 model, second generation Hybrid Synergy Drive
* Toyota Estima/Previa hybrid minivan, second generation Hybrid Synergy Drive (Japanese market only)

[edit] 2007

* BMW 1 Series small family car, first in the world with standard mild hybrid technology, Auto Start Stop function, Brake Energy Regeneration, electric power steering, electric water pump[3][4]
* Lexus LS600hL 2008 model Luxury car, went on sale in June
* Mazda Tribute hybrid, 2008 model, expected to go on sale July 2007
* Nissan Altima Hybrid (limited sales)
* Saturn Aura Green Line Hybrid (BAS) 2008 model, Mild hybrid
* Toyota Kluger/Highlander Hybrid 2008 model, second generation Hybrid Synergy Drive, will go on sale October 2007[5]

[edit] 2008

* Cadillac Escalade (AHS II) 2009 model
* Chevrolet Malibu (midsize car) Mild hybrid
* Chevrolet Tahoe (AHS II) (SUV, RWD/AWD) 2008 model
* Chevrolet Silverado Hybrid (AHS II) (fullsize pickup) 2009 model
* Dodge Durango (AHS II) (SUV) 2009 model, expected to go on sale Fall 2008
* GMC Sierra Hybrid (AHS II) (fullsize pickup) 2009 model
* GMC Yukon Hybrid (AHS II) (SUV, RWD/AWD) 2008 model
* Roewe 750 (midsize car) First Chinese hybrid car
* Saturn Vue Green Line (AHS II) (SUV, FWD) 2009 model, 45% improvement over non-hybrid version according to GM[6]
* Saturn AURA Green Line Mild hybrid (midsize car) 2008 model


Acontece que os Japoneses fazem melhor...



Mas voltemos aos eléctricos que é o assunto original do tópico: defendes portanto que seriam aquelas carripanas da foto, das quais se vende 500 unidades por ano, que salvariam a GM?
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Re: OffTopic - Carro eléctrico norueguês a caminho de Portug

por limpaesgotos » 20/11/2008 15:01

MarcoAntonio Escreveu:
limpaesgotos Escreveu:Experts é que não são. Não se ouve falar em crise na indusria automovel Japonesa por ex.


Mas agora já não estás a falar só da GM, portanto já estás a generalizar. Ou seja, a Ford e etc q tb estão com problemas tb são estúpidos por não apostar nos carros eléctricos...

E daqui passamos para a Japonesa: os Japoneses tb não apostam em automóveis eléctricos. Para já ainda só produzem híbridos e em pequena escala (coisa que os americanos tb estão a produzir embora não sejam tão bons qnt os Japoneses, em particular o Toyota Prius).


Portanto, o problema não é de todo da aposta nos carros eléctricos e foi isso que eu comentei.



João Carlos Barradas
Fumo negro em Detroit

--------------------------------------------------------------------------------

Antes de se candidatar à limusina presidencial, a família Obama tinha um utilitário híbrido desportivo compacto da Ford de combustão a gasolina e motor eléctrico.


O Ford Escape Hybrid dos Obama era apenas uma das 42.491 unidades deste modelo de baixo consumo que a multinacional de Detroit vendera nos Estados Unidos até ao final de 2007, três anos depois de iniciar a produção.

Ao chegar Novembro, ainda Barack Obama não ganhara direito ao Cadillac presidencial, os veículos híbridos tinham uma quota de 2,4 % nas vendas de carros novos nos dez primeiros meses de 2008 e a Toyota e a Honda lideravam a tabela neste segmento do mercado norte-americano.

O panorama no segmento de carros híbridos é apenas um exemplo da perda de capacidade concorrencial das três grandes construtoras de Detroit que desde a entrada dos concorrentes japoneses nos anos 70 viram as suas quota de mercado entrarem em queda.

A decadência anunciada

Em Maio, antes da crise se tornar incontornável, todos os construtores norte-americanos perdiam terreno face aos concorrentes estrangeiros: a General Motors quedava-se pelos 19,3 %, prestes a ser ultrapassada pela Toyota, com 18,4 %; a Ford tinha 14,4 %, mas a Honda já vinha perto com 12 % de quota de mercado; a Chrysler (condenada a ser absorvida por outra empresa) somava 10,7%, mas tinha o destino selado com a Nissan nos 7,2 %.

As empresas norte-americanas deixaram-se ultrapassar pelos concorrentes japoneses, sul-coreanos e europeus na produção de carros mais económicos, apesar dos objectivos de redução do consumo e maior eficiência estabelecidos em 1975 pelo Congresso. Os objectivos foram reiterados no final de 2007 pela administração Bush, que passou a apontar para uma média de consumo de 14,8 quilómetros por litro de gasolina para todos os modelos de automóveis de passageiros e camiões ligeiros em 2020.

A capacidade instalada de produção é presentemente excedentária. As vendas de veículos novos rondam 10 milhões de unidades/ano – 15 milhões/ano na última década –, mas a capacidade de produção é de 17 milhões.

As construtoras automóveis e fornecedores associados ainda contam para 2,3% da produção doméstica norte-americana e cerca de 20% do sector industrial depende do sector que empregava em Setembro 732.800 trabalhadores, 2/3 deles nas folhas de salários das firmas de Detroit.

As construtoras de Detroit produzem 2/3 dos veículos fabricados nos Estados Unidos. General Motors, Ford e Chrysler incorporam 85% de componentes produzidos por fornecedores norte-americanos, mas nas empresas estrangeiras a margem de incorporação de produtores domésticos é apenas 40%.

Os custos com pensões de reformas e seguros médicos da General Motors, Ford e Chrysler são muito superiores aos dos concorrentes estrangeiros instalados nos Estados Unidos, ainda que os salários/hora sejam praticamente idênticos.

O triunfo estrangeiro

Dívidas acumuladas (48 mil milhões de dólares no caso da General Motors) numa conjuntura de restrição de empréstimos e contracção de vendas nos Estados Unidos anulam os efeitos positivos do crescimento da General Motors e da Ford nos mercados em expansão da China, Rússia e Brasil.

O recurso à falência para reestruturação e salvaguarda temporária face a credores poderá adiar o colapso da General Motors e da Ford (se os compradores de carros em primeira e segunda mão não descartarem marcas insolventes) e, eventualmente, facilitar a compra da Chrysler por outra empresa, mas a reestruturação do sector automóvel nos Estados Unidos, mesmo que o Congresso aprove empréstimos de emergência, redundará a prazo a favor dos concorrentes estrangeiros.

Ainda que as construtoras norte-americanas venham a conseguir mais 25 mil milhões de dólares de subsídios e empréstimos federais, a somar a idêntico montante já disponibilizado este ano pelo governo, a capital económica do Michigan e por arrasto o Ohio, a Indiana, o Illinois e Tennessee, todo o Midwest industrial, vão passar por tempos duros.
Cumprimentos.


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Re: OffTopic - Carro eléctrico norueguês a caminho de Portug

por MarcoAntonio » 20/11/2008 14:40

limpaesgotos Escreveu:Experts é que não são. Não se ouve falar em crise na indusria automovel Japonesa por ex.


Mas agora já não estás a falar só da GM, portanto já estás a generalizar. Ou seja, a Ford e etc q tb estão com problemas tb são estúpidos por não apostar nos carros eléctricos...

E daqui passamos para a Japonesa: os Japoneses tb não apostam em automóveis eléctricos. Para já ainda só produzem híbridos e em pequena escala (coisa que os americanos tb estão a produzir embora não sejam tão bons qnt os Japoneses, em particular o Toyota Prius).


Portanto, o problema não é de todo da aposta nos carros eléctricos e foi isso que eu comentei.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
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Re: OffTopic - Carro eléctrico norueguês a caminho de Portug

por president » 20/11/2008 14:34

limpaesgotos Escreveu:
Experts é que não são. Não se ouve falar em crise na indusria automovel Japonesa por ex.


Japan's Nikkei 225 Stock Average lost 6.9 percent to 7,703.04. Isuzu Motors Ltd. and Mazda Motor Corp. dropped after saying they will slash at least 2,700 temporary jobs in Japan as the companies reduce output on falling demand.


http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601080&sid=a2DfwljoTp.o&refer=news
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Re: OffTopic - Carro eléctrico norueguês a caminho de Portug

por limpaesgotos » 20/11/2008 14:30

MarcoAntonio Escreveu:
Que idiotas que eles lá na GM são...

:mrgreen:


Experts é que não são. Não se ouve falar em crise na indusria automovel Japonesa por ex.
Cumprimentos.


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Re: OffTopic - Carro eléctrico norueguês a caminho de Portug

por MarcoAntonio » 20/11/2008 13:24

limpaesgotos Escreveu:Que venham os carros electricos, se a GM se tivesse adaptado ás novas realidades, e já estivesse a produzir veiculos mais eficintes, até electricos, talvez não estivesse com tantas dificuldades, até eu compraria um.


(...)

O veículo, com a designação comercial de Buddy, está a ser vendido há uma década, a uma proporção de 500 unidades por ano, na Noruega.


Sem dúvida.

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Com veículos como o que se pode ver na foto e que vendem 500 unidades por ano a GM estava salva!

Que idiotas que eles lá na GM são...
:mrgreen:
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por pedrom » 20/11/2008 13:09

Quanto custará um veiculo destes? Pode-se "encher" o depósito en casa?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
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OffTopic - Carro eléctrico norueguês a caminho de Portugal

por limpaesgotos » 20/11/2008 12:52

Que venham os carros electricos, se a GM se tivesse adaptado ás novas realidades, e já estivesse a produzir veiculos mais eficintes, até electricos, talvez não estivesse com tantas dificuldades, até eu compraria um.


http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1728

Modelo pode vir a ser produzido em fábrica a instalar no Norte do País

Carro eléctrico norueguês a caminho de Portugal

Elbil Norge está em negociações oficiais com Governo português

A produção de um carro eléctrico em Portugal pode estar para mais breve do que seria esperado.

Os noruegueses da Elbil Norge estão em negociações finais com o Governo para instalar uma fábrica na região Norte do País, num investimento de 25 milhões de euros, avança o «Jornal de Negócios», que cita o presidente executivo da empresa, Hans H. Kvisle.

O veículo, com a designação comercial de Buddy, está a ser vendido há uma década, a uma proporção de 500 unidades por ano, na Noruega.

Este é o país do Mundo com maior índice de carros eléctricos por habitante. A Elbil Norge decidiu agora dar uma nova escala ao negócio e massificar a produção com uma produção inicial de cinco mil carros por ano, que deverá aumentar para 20 mil unidades, em cinco anos.
Cumprimentos.


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