Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Automóveis a diesel vencem híbridos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jprates » 12/11/2008 10:25

MarcoAntonio Escreveu:São desadequados porque tu não sabes como funciona realmente um híbrido e baseas-te numa noção de que só faz diferença quando trava sendo esse apenas o momento principal em que o motor eléctrico funciona como gerador. Depois, essa energia e esse motor são utilizados como força motriz noutros momentos, nomeadamente em acelerações!

E também as baterias são carregadas noutros momentos e noutras circunstâncias também...

Descrição/resumo da tecnologia híbrida actualmente utilizada pela Toyota:

Bom dia Marco António,

Há no seu post muita coisa para comentar, mas opto por salientar apenas 2 pontos principais:

1) É um erro comum, muito fomentado pela publicidade Toyota e respectivos catálogos para o público, pensar-se que o Prius só tem 1 motor eléctrico.

Na realidade são 2 motores, e os 2 motores tanto funcionam como motores realizando trabalho como funcionam como geradores produzindo electricidade.

Este sistema completamente diferente de outros mais limitados, como o do Honda Civic Hybrid (HCH) que de facto só possui 1 motor/gerador, é a grande arma e o grande trunfo da Toyota. Os 2 motores/geradores trabalham em conjunto com o motor de combustão interna de forma praticamente independente.

Os motores/geradores são designados por MG1 e MG2 e o motor de combustão interna por ICE (internal combustion engine).

É esta característica de independência dos 3 motores que permite ao Prius funcionar tanto como um híbrido série (como o protótipo Volt da GM) assim como um híbrido paralelo (como o HCH), ou até numa combinação dos 2, como mais nenhum sistema de transmissão actual é capaz de fazer.

2) A sua citação está absolutamente correcta, e obviamente não são coisas inventadas e propaganda Toyota. Todas as marcas já desmancharam um Prius e já viram como funciona. O governo dos Estados Unidos através dos seus laboratórios como o Argone National Lab já estudaram o HSD de fio a pavio, e existem inúmeros papers na net a explicar as maravilhas do HSD.

O problema é que aposto que a maior parte dos leitores aqui do fórum não perceberam 10% do que estava escrito nessa citação. Temos na comunidade Prius-PT documentos word escritos em português que explicam todo o funcionamento do sistema com bastante pormenor.

Convido quem esteja de facto interessado em aprender a que se inscreva na nossa comunidade, não precisam de ter Prius para o fazer, para terem acesso aos documentos. Vale bem a pena.

Registado: 8/4/2008 10:28

por Flying Turtle » 12/11/2008 9:59

É lamentável que o trabalho, aparentemente sério e tecnica e cientificamente sustentado (digo aparentemente porque não tive o cuidado de verificar, testar e validar toda a argumentação e sustentação apresentada), assim como o teste prático aparentemente realizado com rigor, acabem por ficar menorizados pela atitude desde o início belicosa e agressiva do jprates.

Meu caro jprates, ao deixares (lamento mas não te vou tratar por "você", como igualmente não o faço a centenas, ou milhares, de outros colegas de fórum que também não conheço pessoalmente), associar a uma argumentação aparentemente séria e, pelo menos, digna de toda a atenção e respeito, atitudes de tipo clubista, em certa medida elitista e, aqui e ali, raiando o insulto, estás a prejudicar, mais do que a ajudar, os teus (provavelmente válidos) argumentos. É pena...

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Eco Tretas » 12/11/2008 8:58

Mesmo assim não tenho problema nenhum em dizer que o Prius é um carro que leva tempo a aprender a conduzir, não tem nada a ver com um automóvel normal.

Acha que são todos como V. Excelência? Um carro tem que ser conduzido por pessoas normais, sem necessidade de ler os manuais ou perceber a mecânica.

P.S. - Um pormenor que me estava a esquecer: o depósito do Prius tem 45 litros, o do BMW tem quantos mesmo? 60? Grande feito para o BMW ter chegado sem reabastecer enquanto o Prius teve de parar... devemos portando deduzir que o BMW não gastou sequer 45 litros de gasóleo não é? Santa paciência e santa ignorância...!

É só bitaites. Se levava mais gasóleo, até foi prejudicado, não acha? Assim como aconselha os outros a ler, leia também os detalhes e pormenores, antes de mandar as postas de pesacada!

O seu grupinho pode ter muitos engenheiros, e outros que tal, mas se forem todos do seu calibre, deixam muito a desejar...

Ecotretas

Registado: 22/10/2008 22:08

por jprates » 12/11/2008 0:47

Caro Eco Tretas,

Antes de mais que fique claro que este é o último post que lhe dirijo, por motivos que são óbvios.

Se o meu amigo não sabe sequer ver quando um teste é feito "à medida" para prejudicar um dos elementos avaliados eu nem me dou ao trabalho de explicar seja o que fôr.

Quanto aos seus conselhos, guarde-os para si, pode ser que lhe sejam úteis no futuro. Eu já estudava o Prius antes de sair o novo modelo em 2004. Já conhecia o carro por dentro e por fora, toda a engenharia, e ainda não o tinha comprado, só o fiz 3 anos depois.

Mesmo assim não tenho problema nenhum em dizer que o Prius é um carro que leva tempo a aprender a conduzir, não tem nada a ver com um automóvel normal. Claro que se pode conduzir como se fosse "mais um", mas isso não é nem tirar partido de metade do carro, não dá gozo. Digo isto não por si, mas para informar os outros que possam estar interessados em aprender alguma coisa.

Como último ponto, eu não o trato por "tu", por isso agradeço que não o faça comigo, não andei consigo à escola nem o conheço de lado nenhum.

Pessoas como o meu amigo que só sabem dizer mal e criticar tudo sem perceber um pingo do assunto há muitas. Contra isso não posso fazer nada, a não ser ignorá-lo de futuro.

Passe bem.

P.S. - Um pormenor que me estava a esquecer: o depósito do Prius tem 45 litros, o do BMW tem quantos mesmo? 60? Grande feito para o BMW ter chegado sem reabastecer enquanto o Prius teve de parar... devemos portando deduzir que o BMW não gastou sequer 45 litros de gasóleo não é? Santa paciência e santa ignorância...!

por jprates » 12/11/2008 0:40

São 23h30, cheguei agora a casa, estou cansado, ainda tenho de ir jantar e fazer um relatório... vai me desculpar mas respondo depois às primeiras perguntas que fez só amanhã.

Dwer Escreveu:Quanto ao estudo do IST. Chateia-me que estudos científicos sejam postos em causa desta forma. Interessa-me lá que o homem seja pró gás natural ou pró-hidrogénio.
Se o estudo está mal, se tem falhas, que seja refutado cientificamente. Maledicência não é argumento científico. Embora em Portugal seja profusamente utilizado.

Em relação a esta argumentação, peço-lhe o favor de ler a nossa press release. Pela segunda vez informo que está aqui: http://prius-pt.com/cafe/media/p/5684/download.aspx em vez de fazerem comentários "boca-fora" passo a expressão, leiam primeiro e critiquem depois sff.

Depois de ler, vai perceber que temos toda a argumentação técnica e todo o background do nosso lado. A nossa press-release foi elaborada na nossa comunidade entre outros por engenheiros, médicos e bioquímicos. Temos bem mais engenheiros na nossa comunidade do que a equipa que fez o estudo. E não reconheço competência nenhuma na equipa do estudo.

Poderá na press-release verificar todos os pontos rebatidos 1 a 1 com argumentação e com estudos de mérito reconhecido a nível mundial que nunca ninguém pôs em causa... leia... estão lá todas... até chegar esta brilhante equipa do IST com simuladores falaciosos alimentados por pressupostos errados a dizer que a terra afinal é plana.

Quanto ao resto, não vejo maledicência nenhuma, vejo dúvidas, vejo questões, sei que lobbies existem, sei que financiamentos nas universidades são difíceis, sei que existem estudos encomendados, posso especular e questionar. Estou numa democracia. Não ofendi nem caluniei ninguém, apenas questionei.

por Eco Tretas » 11/11/2008 22:52

jpprates,

O meu nick é apenas relativo ao meu blog: ecotretas.blogspot.com. Limito-me a divulgar publicamente as asneiras que se dizem à custa do ambiente. Já agora, para ti:

Aquela em que o BMW vai a pastar a 2000 rpm e o Prius vai prego a fundo?

O do BMW levou ar condicionado e ouviu stereo...
Se se refere ao percurso de inglaterra a frança (ou era bélgica?)

Genebra fica na Suiça...
só lhe digo uma coisa: os ensaiadores deviam aprender a conduzir

Monte uma escola de condução...
Mais a mais levei meses largos a aprender a tirar partido do meu Prius

Está a ver como é inteligente: RTFM
Já agora, o amigo Tretas já meteu os cotos dentro de um Prius?

Eu sou um hyper-miler. Sabe o que é?

Mas dou-lhe mérito pela experiência que fez. A prática é mais importante que a teórica...

Ecotretas

por MarcoAntonio » 11/11/2008 21:44

carf2007 Escreveu:A corrida parece ter sido um pouco injusta ( foram 460 milhas em autoestrada e 100 milhas urbanas ), se fosse ao contrario o resultado não seria o mesmo, mas estes "testes" dependem muito de quem os encomenda. Tenho um amigo informatico que trabalhou numa conhecida revista de informatica, e havia uma marca de pc´s que ficava sempre em 1º nos testes comparativos, porque para alem de oferecer o pc para os teste (o que era normal) oferecia mais 2. Agora imaginem quando falamos de carros ...

Não devem oferecer automóveis mas fazem publicidade nas revistas e os montantes dispendidos por cada marca não são iguais (curiosamente a BMW aposta bastante em publicidade ao contrario da Toyota, basta adquirir algumas revistas para constatar).

Em todo o caso, um conjunto mais alargado de testes mostra que os consumos estão relativamente equilibrados entre um Diesel de Top (top em termos de tecnologia) e um Híbrido a gasolina. Isto demonstra que a tecnologia híbrida tras claras vantagens pois se o comparativo for entre um Diesel e um Gasolina o Gasolina é francamente batido.

Já agora, no domingo ouvi uma reportagem na TSF onde falou o responsável por este estudo do IST. A certa altura (para o final da entrevista) ele referiu que não tinha dúvidas que os Diesel-Híbridos quando estivessem disponíveis seriam vencedores do tipo de estudo que apresentou "em toda a linha". Disse também que um híbrido em circuito citadino era o mais eficiente...

Devo dizer que a impressão que ficou da conversa é algo diferente do que transpareceu nos média e que a argumentação dele até me pareceu equilibrada. E quando digo "dos média" não me refiro apenas ao Expresso, eu notei isso mesmo na introdução do Jornalista da TSF que constratou um pouco com o verdadeiro discurso que se seguiu com o responsável pelo estudo.

Infelizmente, para além dos problemas que possam eventualmente ter os estudos apresentados, os média introduzem uma boa dose de ruido adicional, distorcendo o que é dito ou sublinhando apenas determinadas partes ou ainda dando a sua "interpretação ad-lib" como se fosse a conclusão do estudo na opinião dos autores. Isto falando em geral...

Nestas coisas, o melhor é ir directo à fonte (felizmente hoje as auto-estradas da comunicação permitem-nos um muito melhor acesso directo à info). Eu já ignoro 90 e tal % do que dizem os jornalistas pois não sinto que me estejam a informar (a maior parte das vezes estão a distorcer ou mesmo desinformar).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Dwer » 11/11/2008 21:27

jprates Escreveu:Para além do controlo de emissões muito mais eficiente numa central, temos de ver que a eficiência de uma central de ciclo combinado por exemplo chega hoje já aos 60%, enquanto um carro normal não passa dos 15 a 20%. Mesmo o Prius que é o carro mais eficiente de todos em produção actualmente não ultrapassa os 37% (tank to wheel).

E porque não um motor de ciclo combinado?
http://www.autoweek.com/apps/pbcs.dll/a ... WEEKSISSUE
http://en.wikipedia.org/wiki/Six_stroke_engine
http://en.wikipedia.org/wiki/Crower_six_stroke

E já agora, porque não um híbrido com motor de ciclo combinado?

Quanto ao combustível: o gás natural é o combustível de eleição para as centrais de ciclo combinado. Não faria sentido motores de ciclo combinado consumirem gás natural?

Quanto ao estudo do IST. Chateia-me que estudos científicos sejam postos em causa desta forma. Interessa-me lá que o homem seja pró gás natural ou pró-hidrogénio.
Se o estudo está mal, se tem falhas, que seja refutado cientificamente. Maledicência não é argumento científico. Embora em Portugal seja profusamente utilizado.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por carf2007 » 11/11/2008 21:01

Obviamente, na vertente da tecnologia tens razão: a BMW Efficient Dynamics é um óptimo exemplo, e por isso é que o BMW520d ganhou!

A corrida parece ter sido um pouco injusta ( foram 460 milhas em autoestrada e 100 milhas urbanas ), se fosse ao contrario o resultado não seria o mesmo, mas estes "testes" dependem muito de quem os encomenda. Tenho um amigo informatico que trabalhou numa conhecida revista de informatica, e havia uma marca de pc´s que ficava sempre em 1º nos testes comparativos, porque para alem de oferecer o pc para os teste (o que era normal) oferecia mais 2. Agora imaginem quando falamos de carros ...

"Admittedly, we find the test a bit unfair -- the Prius is not meant show its muscle at "75-mph into a headwind," and adding 100 miles of urban driving doesn't make up for 460 miles of autoroute. Reverse those driving conditions and then let's see who won. Still, for all of us diesel fans out there, it's a feather we won't mind putting in the cap."

http://www.autoblog.com/2008/03/23/bmw- ... s-mileage/
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por jprates » 11/11/2008 13:52

joaolc Escreveu:E muitas vezes estes estudos são feitos com o objectivo de orientar novas investigações, e não de serem publicados em jornais para a população optar melhor.

Por exemplo, no caso dos carros totalmente electricos (com baterias), mesmo que estes consumam mais energia para efectuar o mesmo trabalho, não são necessariamente piores. Isto porque as emissoes de dióxido de carbono formado aquando a produção de energia electrica é mais facilmente retido. Concretizando, é mais fácil por um filtro na central produtora da energia, do que em cada tubo de escape.

Absolutamente de acordo João, bem dito.

Para além do controlo de emissões muito mais eficiente numa central, temos de ver que a eficiência de uma central de ciclo combinado por exemplo chega hoje já aos 60%, enquanto um carro normal não passa dos 15 a 20%. Mesmo o Prius que é o carro mais eficiente de todos em produção actualmente não ultrapassa os 37% (tank to wheel).

por jprates » 11/11/2008 13:44

Eco Tretas Escreveu:Marco,
Agora, lê o teu post das 19:51 e verifica que o Prius só ganha a carros da treta. Como pareces ser bom a pesquisar no Google, pesquisa a corridinha entre o BMW e o Prius.
Obviamente, na vertente da tecnologia tens razão: a BMW Efficient Dynamics é um óptimo exemplo, e por isso é que o BMW520d ganhou!
Over and out!

O Se. Eco Tretas escolheu bem o alias para usar no fórum, os meus parabéns, o meu amigo é só tretas.

Qual das corridinhas refere? Aquela em que o BMW vai a pastar a 2000 rpm e o Prius vai prego a fundo? O famoso top-gear nonsense? Se acha esse comparativo justo, está tudo dito.

Se se refere ao percurso de inglaterra a frança (ou era bélgica?) que o BMW ganho por uma unha negra... só lhe digo uma coisa: os ensaiadores deviam aprender a conduzir. Mais a mais levei meses largos a aprender a tirar partido do meu Prius, assim como todos os outros proprietários.

Não é expectável que o tipo agarre no carro e faça logo o bom consumo que consiga fazer. E já agora, digo também que já vi consumos acima de 7 em alguns test-drives das revistas ao Prius, o que não deixa de ser surpreendente porque eu nunca consegui fazer tal proeza e normalmente ando nos 4.2 atravessando a 2ª circular 2 vezes por diz de ponta a ponta.

Já agora, o amigo Tretas já meteu os cotos dentro de um Prius? É falar por falar... bem... é melhor ficar por aqui.

Estudo "encomendado" com certeza...

por jprates » 11/11/2008 13:37

Caríssimos,

Compreende-se naturalmente que tenham ficado confusos com este estudo. E se perguntarem como é possível... a resposta está no curriculum do sr que fez o estudo... vejam a página:

http://dtea.ist.utl.pt/html/equipa/tiago.html

Diz-vos alguma coisa o tipo ser Vice-presidente do conselho de Administração da Associação Portuguesa do Veículos a Gás Natural (APVGN) e presidente da direcção da Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio (AP2H2)???

Deve ser das últimas pessoas interessadas no sucesso (que ninguém consegue travar) dos híbridos.

Quando a algumas questões muito pertinentes que aqui foram levantadas, gostava de vos apontar 2 links que esclarecem tudo muito cabalmente:

Sobre o estudo e as suas asneiras: http://prius-pt.com/cafe/media/p/5684/download.aspx

Sobre a realidade na estrada: http://prius-pt.com/cafe/forums/t/1233.aspx

Como fundador da comunidade Prius-PT tenho de vos agradecer por pelo menos terem ficado com a "pulga atrás da orelha" sobre isto. É sinal que nem toda a gente é brainless, e que ainda temos pessoas independentes com sentido crítico em Portugal.

Um bem haja a todos.

João Prates
http://prius-pt.com

por atomez » 4/11/2008 2:51

Alguém no governo viu este tópico...

Preços dos carros a diesel disparam em 2009

Aumento do novo imposto chega aos 26%, enquanto nas motorizações a gasolina não ultrapassa os 10%

As alterações ao cálculo do Imposto sobre Veículos incluídas no Orçamento de Estado para 2009 provocarão um aumento desproporcionado dos carros a gasóleo relativamente aos movidos a gasolina.

Quem tiver por objectivo comprar um diesel, lucra significativamente se o fizer em 2008. Em algumas das gamas mais vendidas das principais marcas, o aumento é sistematicamente superior a mil euros, ao passo que as versões equivalentes a gasolina não chegam a subir 200 euros. Quer isto dizer que será preciso percorrer muitos mais quilómetros do que até aqui para que o investimento num carro a gasóleo compense.

Incluída na proposta de OE, a alteração de escalões do ISV pretende, segundo o Governo, dar mais um passo, como previsto, aliás, no sentido de transpor a carga fiscal da componente cilindrada para a ambiental.

No entanto, essa transposição teve desde logo resultados estranhos, com penalização muito superior precisamente dos carros que poluem menos (ver infografia).

Ficou, também, a saber-se que acabariam os benefícios para os carros Diesel equipados com filtro de partículas, sendo substituídos por uma penalização (igualmente de 500 euros) por uma penalização para os que não têm. Ou seja, todos passam a custar mais 500 euros.

Feitas as contas e tendo em conta as alterações de escalão nas gamas das diferentes marcas, a repercussão nos carros a gasóleo é enorme.

"O aumento médio de ISV, para o mercado em geral e com base na proposta de OE, é calculado pela ACAP em 10% nos ligeiros de passageiros a gasolina e de 26% nos passageiros a Diesel, quando somado o efeito de desaparecimento de benefício (ou agravamento) por emissões de partículas em 500 euros", declarou ao JN Diogo Rezende, presidente da Ford Lusitana.

"Caso esta proposta seja aprovada tal como está, vai levar a efeitos muito significativos a nível de mercado, quer no volume total quer em termos de mix de vendas. Estimamos que a queda induzida por este aumento de fiscalidade se situe em perto de 10% do mercado, a acrescer às actuais condições de mercado já muito débeis. Adicionalmente haverá uma migração, também expressiva, de veículos diesel para veículos a gasolina, sobretudo nas gamas mais baixas, visto que os diesel sofrem aumentos bastante mais significativos. Isto vem agravar ainda mais a situação dos operadores do mercado automóvel visto que a programação e encomendas às fábricas dos veículos a vender no inicio do ano que vem já se encontram colocadas", acrescentou quele responsável, que nos adiantou já um exemplo do reflexo do novo ISV em Janeiro (ver caixa).

Na Opel, a stuação é idêntica: "A revisão do ISV significa, antes de tudo, que o consumidor vai ter que pagar mais pelo automóvel. A diferença é substancial, especialmente nos carros a gasóleo, que serão, com esta alteração, os mais penalizados", disse-nos Guillermo Sarmiento, director-geral da GP Portugal.

"Não está em causa o aumento do peso da componente ambiental no ISV, que a Opel sempre aplaudiu. Contudo, a opção de utilizar o filtro de partículas na óptica da penalização em vez do benefício, resulta num aumento de carga fiscal mais sensível nos Diesel do que nos automóveis a gasolina", acrescentou aquele responsável, que nos adiantou igualmente uma simulação de preços em versões equivalentes com motores Diesel e a gasolina.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por MarcoAntonio » 4/11/2008 1:53

Outro estudo (este nos Estados Unidos, o anterior é do Reino Unido) que mostra que o padrão é de satisfação e não de insatisfação:

http://www.consumerreports.org/cro/cars ... /overview/

"For the fifth year in a row, the gas-electric Toyota Prius hybrid tops our list of the most satisfying models, with 93 percent of owners giving it the highest mark. This was closely followed by the Chevrolet Corvette Z06 (92) and the new Mini Cooper Clubman (91)."
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 4/11/2008 1:40

Eco Tretas Escreveu:Já para não falar em vários prorietários que conheço que dizem muito mal deles!

Já agora, sobre este assunto, vale a pena consultar um recente survey junto de proprietários de automóveis e verificar em que lugar ficou o Toyota Prius...

Imagem

http://www.whatcar.com/news-special-rep ... EL=3196982
Imagem

Administrador Fórum

por Caracole$ » 3/11/2008 20:15

Talvez este link tenha mais a ver com este topico.

Se nao quizerem ler o artigo todo, basta darem uma olhada na tabela!

http://www.moteurnature.com/actu/2008/m ... hybrid.php

um abraço
"Uma maçã por dia afasta o médico,… desde que se tenha boa pontaria" . Sir Winston Churchill

Registado: 9/4/2008 10:04

por Caracole$ » 3/11/2008 18:18

ser auto-sustentàvel

http://www.itm-power.com/

:idea:
"Uma maçã por dia afasta o médico,… desde que se tenha boa pontaria" . Sir Winston Churchill

por Caracole$ » 3/11/2008 18:04

Aqui fica um site com 1 a 3 novidades diarias sobre o assunto... e bem mais !

www.moteurnature.com

Um abraço,

por karnuss » 3/11/2008 17:45

As confusões que se publicam nestes estudos deixam-me completamente "banzado", não bate a bota com a perdigota! E o pior é que se alastra para as discussões em fóruns!

Para já, quando se fala em emissões poluentes por que carga de água é que o CO2 vem à baila? Desde quando é que este composto é um poluente, na sua definição mais estrita (ie, um composto ou substância que tenha efeitos directos e negativos na saúde humana)? As emissões poluentes que "interessam" (ou pelo menos as que deviam interessar) deveriam ser as de poluentes tóxicos como as partículas inaláveis, os óxidos de azoto, o monóxido de carbono, o benzeno e alguns metais pesados. Em termos de importância, as partículas inaláveis são as mais preocupantes, mas aí a questão nem se põe, pois os veículos a gasolina não emitem praticamente partículas, logo um híbrido (a gasolina) vai sempre "ganhar" a um diesel que não esteja equipado com um filtro de partículas.

Felizmente com as novas normas EURO V e futuramente, EURO VI, as emissões de partículas por parte dos veículos a diesel irão diminuir substancialmente.

Registado: 14/3/2008 22:37

por Thunder » 3/11/2008 8:40

Olá João :)

Penso não existir qualquer tipo de filtro para a produção de CO2, que possa ser utilizado em centrais termo-electricas. Fala-se bastante em "sequestrar" o CO2 injectando-o no subsolo, mas penso que ainda não é utilizado na prática.

Um abraço 8-)

Registado: 3/3/2007 16:57

por jlncc » 3/11/2008 2:15

E muitas vezes estes estudos são feitos com o objectivo de orientar novas investigações, e não de serem publicados em jornais para a população optar melhor.

Por exemplo, no caso dos carros totalmente electricos (com baterias), mesmo que estes consumam mais energia para efectuar o mesmo trabalho, não são necessariamente piores. Isto porque as emissoes de dióxido de carbono formado aquando a produção de energia electrica é mais facilmente retido. Concretizando, é mais fácil por um filtro na central produtora da energia, do que em cada tubo de escape.

Registado: 29/11/2007 4:27

por MarcoAntonio » 3/11/2008 0:50

Não tem qualquer interesse discutir os números de um único comparativo, como se esses números esclarecessem tudo o que havia a esclarecer sobre o assunto, quando há muitos mais para considerar e quando há mais considerações para além dos resultados em si se o comparativo for entre um Diesel e um Hybrid-Gasolina (ver posts anteriores).

Aqui está novamente uma série de comparativos (onde se inclui o do Sunday Times) e onde se verifica categoricamente que o Prius consome bem menos que um gasolina normal e que fica com valores semelhantes a alguns Diesel. São uma série de testes com entidades diferentes e em países diferentes e de uma forma geral são bastante coerentes entre si:

wikipedia Escreveu:Official government data

United States

In the United States, the Environmental Protection Agency (EPA) test results must be posted on new vehicle windows, and are the only fuel consumption figures that can be advertised. EPA testing procedures for all vehicles were revised in 2007 in an attempt to better match what the average driver would achieve.[47] The following data is taken from these figures: 2008 Prius 48 miles per US gallon (20 km/l/58 mpg-imp) for city driving, 45 miles per US gallon (19 km/l/54 mpg-imp) for highway driving, 46 miles per US gallon (20 km/l/55 mpg-imp) combined; 2001 Prius 42 miles per US gallon (18 km/l/50 mpg-imp) city, 41 miles per US gallon (17 km/l/49 mpg-imp) highway.[48] The Prius is the most efficient car available in the U.S. in 2008, based on the official rating.[2]

United Kingdom

The official fuel consumption data, provided by the Department for Transport, rates the Prius as: 56.5 miles per imperial gallon (20.0 km/l/47.0 mpg-US) urban, 67.3 miles per imperial gallon (23.8 km/l/56.0 mpg-US) extra urban and 65.7 miles per imperial gallon (23.3 km/l/54.7 mpg-US) combined.[49] Eleven diesel-powered cars, some of them smaller, have a better fuel-efficiency (by fuel volume) than the Prius for combined use.[50][51]

According to the Department for Transport, the Prius is tied with the MINI Cooper D as the third least CO2-emitting vehicles at 104 g/km, behind the tied Volkswagen Polo 1.4 TDI and SEAT Ibiza 1.4 TDI at 99 g/km - it is the least CO2-emitting petrol-powered car, the Polo and the Ibiza being diesel (being these city cars).[3]

Independent test data and comparisons with other vehicles

Several organisations have tested the fuel economy of the Prius and compared it directly with other cars.

The Prius is the most fuel efficient car that Consumer Reports has tested[52], giving a real-world fuel consumption of 44 miles per US gallon (19 km/l/53 mpg-imp) for the Prius[53].

Consumer tests have shown petrol-electric hybrid cars in general are little more fuel-efficient (by fuel volume) than top of the range diesels.[54] It should be noted that diesel fuel has a significantly higher energy density than the gasoline used by the Prius, and diesel is signficantly more expensive in some parts of the world, including the United States. [55]

The UK's Sunday Times did a comparison of the Prius with another car in long distance town and country driving.[56] The results showed that the other car, a BMW 520d SE with a 177 bhp (132 kW) diesel engine and regenerative braking, averaged 50.3 miles per imperial gallon (17.8 km/l/41.9 mpg-US) whilst the Prius averaged 48.1 miles per imperial gallon (17.0 km/l/40.1 mpg-US) over exactly the same route. The comparison was performed on a journey of 545 miles (877 km) from London to Geneva, including 100 miles (160 km) of urban driving, about 200 miles (320 km) of driving on rural roads, and about 200 miles (320 km) of motorway driving at speeds of up to 78 miles per hour (126 km/h) on one French autoroute.

Auto Express magazine performed independent fuel efficiency tests, on public roads, on a number of hatchbacks, and in August 2007 published their list of the ten most efficient. The Prius achieved 10th place in the list, returning 41.5 miles per imperial gallon (14.7 km/l/34.6 mpg-US). A Citroën C4 Coupé 1.6 HDi got 1st place with 49.6 miles per imperial gallon (17.6 km/l/41.3 mpg-US).[57]

In 2004 Car and Driver tested the Prius along with the Honda Civic Hybrid, Toyota Echo, and Volkswagen Jetta TDI over three seperate routes. The Prius yielded the best mileage on the highway and town routes, while tying the Echo for top spot on the suburban route.[58]

Motor Trend magazine conducted a test comparing the Prius with a Honda Civic Hybrid. The Prius had the better fuel economy achieved 43.8 miles per US gallon (18.6 km/l/52.6 mpg-imp) compared to 39.9 miles per US gallon (17.0 km/l/47.9 mpg-imp) for the Civic.[59] In a similar comparison performed by Edmunds.com, the Prius managed an additional 4.5 mpg–U.S. (0.50 L/100 km / 5.4 mpg–imp) at 48.3 miles per US gallon (20.5 km/l/58.0 mpg-imp).[60]

In a Popular Mechanics magazine diesel versus hybrid comparison of February 2005, the Prius outperformed the Volkswagen Jetta GL TDI diesel in both city and highway fuel economy.[61][62]

The Prius was the overall winner of the Edmunds.com "Gas-Sipper Smackdown" fuel economy test, winning three of the five tests. The 2005 VW Jetta TDI won two of the tests. The other cars tested were the Smart Fortwo and the North American Ford Focus.[63]

Edmunds.com tested the Prius, comparing it to the Honda Fit. The Prius averaged 42 miles per US gallon (18 km/l/50 mpg-imp) while the Fit, which doesn't have regenerative braking, and is powered solely by a gasoline engine, averaged 28 miles per US gallon (12 km/l/34 mpg-imp).[64]

Se olharmos para este conjunto de testes, o Prius é o Gasolina mais económico e se incluirmos os Diesel também, é ainda assim um dos mais económicos sendo eventualmente ultrapassado por alguns Diesel.

Por enquanto, só há híbridos a gasolina e aí o ganho já é grande, pondo-no ao nível dos melhores diesel.

Como os automóveis não podem ser todos a diesel e como até há países onde são praticamente todos a gasolina, aqui o ganho já é grande.

Entretanto, a VW "anuncia" que irá produzir um VW Golf Hybrid-Diesel que fará 70mpg e que portanto, se cumprir, arrasará com estes números todos. A Peugeot também já mostrou protótipos e já anunciou o interesse de os vir a comercializar. Portanto, tudo indica que dentro de relativamente pouco tempo também teremos Híbridos-Diesel desenvolvidos por marcas europeias centradas no mercado europeu (onde o gasóleo tem grande penetração de mercado).

Eu não falo de um teste, falo de uma série de testes e falo de questões muito mais abrangentes. De resto, o teste do Sunday Times (ao qual eu já tinha visto referencias) não contradiz absolutamente nada do que eu disse neste tópico. Nem há razão nenhuma para dar especial relevo a esse em relação a outros parecidos (nem especial nem menor, obviamente).

De resto, como já disse, os números são bastante parecidos entre si se olharmos para as mesmas condições e mesmas unidades de medida.
Imagem

Administrador Fórum

por Thunder » 3/11/2008 0:08

Olá a todos 8-)

Na minha opinião, e como alguém que gosta bastante do mundo automóvel, os híbridos não são a solução para os problemas relacionados com o consumo de combustíveis fósseis.

São mais caros e pesados que os automóveis equivalentes não híbridos. Tenho sérias dúvidas que os recursos consumidos (quer materias-primas, quer energéticos) no fabricos das baterias e motores electricos sejam compensados pela redução de consumo do veículo. Tenho também sérias dúvidas quanto a durabilidade das baterias e acho que caso sejam usadas em massa (a medida que a produção de híbridos aumente) colocarão um sério problema ecológico em termos da sua destruiçaõ/reciclagem (processos esses que consumirão recursos extra, produzindo assim CO2).

Sou muito mais apologista da abordagem seguida pela Mazda no novo série 2, em que foram usadas várias tecnologias para reduzir o peso do carro relativamente a geração anterior. Ou a abordagem da BMW com o Ef. dinamics.
A redução do peso será um factor crucial para a redução dos consumos.... e acho que seria a área onde faria maior sentido aplicar uma grande fatia do R&D.

Um abraço a todos 8-)

Registado: 3/3/2007 16:57

por tonirai » 3/11/2008 0:04

A conclusão consta de um estudo do Departamento de Transportes, Energia e Ambiente do Instituto Superior Técnico (IST) sobre a avaliação energética e ambiental de veículos ligeiros em ciclo de vida total. Este ciclo inclui o fabrico, desmantelamento e reciclagem do automóvel; o consumo de energia na produção e distribuição do combustível desde o poço de petróleo até ao depósito; e o consumo de energia entre o depósito do automóvel, o motor e as rodas.

Vejo toda a gente a discutir a veracidade deste estudo, com argumentos de que X consome menos que Y, ou não...

Mas se bem entendi, não se esqueçam do que destaquei a negrito:
O estudo considera todos aqueles aspectos, deste o fabrico do automóvel, até à produção e distribuição do combustível, em termos de emissões de CO2... o ciclo de vida completo.

Ou seja, sem tecer considerações sobre a sua correcção, entendo que entrará em conta com o CO2 emitido na construção do automóvel, bem como na fabricação do combustível (gasolina e gasóleo) e electricidade, utilizados nos automóveis (não esquecer que a maioria da electricidade é obtida por queima de combustíveis fósseis, logo emite CO2).

Registado: 19/4/2007 18:26

por Eco Tretas » 2/11/2008 23:53

rufa,

Pra ti abro uma excepção, porque o rei vai nu. Confesso que pouco percebo de Bolsa. Quando não sei admito-o! Mas meter-me na EDPR só se fosse maluco! Se leres o meu blog verificarás a quantidade de impostura que anda por aí! E o modelo de negócio deles é baseado em taxas, apoios, subsídios, e coisas que tal! Não nego que eles andam na mó de cima, e assim continuarão provavelmente depois de terça-feira. Agora, mais tarde ou mais cedo, esta cambada de impostores do Aquecimento Global e Alterações Climáticas será desmascarada! E as surpresas serão grandes!

Ecotretas[/url]

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 151 visitantes