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Caldeirão da Bolsa

Off Topic- As "Regras" Da Gorjeta

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Economista33 » 20/10/2008 21:21

A gorgeta é a subalternização completa do empregado!
No Japão ficam ofendidos se alguém lhes tentar dar gorjeta! É o trabalho deles e estão ali para darem o melhor! São pagos para isso!

Abr
 
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por ClyssaN » 20/10/2008 21:10

Pata Hari, eu só concordo com a gorjeta quando esta parte do cliente em situações pontuais de forma a mostrar o seu agradecimento por um serviço que superou as suas expectativas mais nada.

- O Patrão/Empregado já estar à espera de receber gorjetas está errado.

- Ser definida uma percentagem para as gorjetas está errado.

- Partir do principio que vou pagar por um serviço e alem disso tenho de pagar algo extra porque é pratica comum e se não o fizer ainda fico sujeito a ficar com má fama está errado.

É a minha opinião.
 
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por Pata-Hari » 20/10/2008 20:59

E achas mal a gorgeta poder ser ajustada em função do serviço prestado? eu não acho.
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por ClyssaN » 20/10/2008 20:55

Pata-Hari Escreveu:Francamente isso são diferenças culturais, é assim e pronto, não há razão para se qualificar de um modo ou de outro. Nós também temos montes de coisas idiotas e não é por isso que chiamos: aqui a mentalidade é que o cliente só vem chatear e a primeira fonte de problemas. Querem mais imbecil que isso?


Não concordo com a parte da cultura servir de desculpa, há coisas que simplesmente são erradas, se fazem parte da cultura ou não, deviam ser corrigidas, é por isso que evoluímos.
 
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por Rockerduck » 20/10/2008 20:20

A meu ver a gorjeta deverá ser realizada não numa percentagem do valor facturado mas numa curva logarítmica feita a olho.

Assim até certo ponto podemos deixar uns 10% mas a partir de certo ponto temos de diminuir essa percentagem. Por exemplo, num jantar de 7 pessoas a conta for 250 euros não iria deixar 25 euros de gorjeta pelas razões expressas acima por outros "caldeireiros" como o recompensar a atenção, sugestões, etc.
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison
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por Pata-Hari » 20/10/2008 20:07

Aliás, a gorgeta incluida no preço cria a falsa impressão de que se ganha independentemente de se ser afável e bom empregado ou não. O problema é do patrão e não do empregado.
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por sargotrons » 20/10/2008 20:05

ClyssaN Escreveu:
verdade esse sistema leva a que sejas bem servido. Maioria das vezes até demais com uma falsa simpatia do tipo "how youuu dooiiingg??!!" à Joey do Friends!


Não concordo, o facto de o empregado saber que a gorjeta já esta garantida, simplesmente só tem que fazer o trabalho dele correctamente, mais nada...

Se é "obrigatorio" dar gorjeta ou o facto dos vencimentos dos empregados serem baixos já a contar com isso é uma parvoíce, é uma desculpa para salários baixos, ponto final.

Eu nunca vou ter que estar a pagar a uma pessoa que já é paga para fazer o mesmo serviço.


No global acabas sempre por pagar o mesmo. Se deixarem de dar gorjeta nos US deixam de haver pessoas para servir pois arranjam outro trabalho melhor recompensado, logo o patrão tem de aumentar o ordenado e por consequinte aumentar o preço ao consumidor.
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por Pata-Hari » 20/10/2008 20:04

Francamente isso são diferenças culturais, é assim e pronto, não há razão para se qualificar de um modo ou de outro. Nós também temos montes de coisas idiotas e não é por isso que chiamos: aqui a mentalidade é que o cliente só vem chatear e a primeira fonte de problemas. Querem mais imbecil que isso?
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por sargotrons » 20/10/2008 19:08

MarcoAntonio Escreveu:...
O sistema da gorjeta não é necessário e há pessoas estupidas/mal_educadas/incompetentes com ou sem "sistema da gorjeta"...


Eu também prefiro mil vezes à Europeia, gorgetas dás ao arrumador para não te lixar o carro!

P.S. a 1ª parte da frase não é irónica.

Cheers
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por ClyssaN » 20/10/2008 19:04

verdade esse sistema leva a que sejas bem servido. Maioria das vezes até demais com uma falsa simpatia do tipo "how youuu dooiiingg??!!" à Joey do Friends!


Não concordo, o facto de o empregado saber que a gorjeta já esta garantida, simplesmente só tem que fazer o trabalho dele correctamente, mais nada...

Se é "obrigatorio" dar gorjeta ou o facto dos vencimentos dos empregados serem baixos já a contar com isso é uma parvoíce, é uma desculpa para salários baixos, ponto final.

Eu nunca vou ter que estar a pagar a uma pessoa que já é paga para fazer o mesmo serviço.

A gorjeta só se aplica quando eu acho que o empregado fez mais do que devia e como recompensa recebe algum dinheiro, apesar de achar que isto até rebaixa a sua profissão ...
 
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por MarcoAntonio » 20/10/2008 19:00

Quando, na Europa, um cliente não é bem servido tem duas hipóteses: em caso extremo, reclamar junto do gerente/proprietário ou no livro de reclamações; em casos mais moderados, simplesmente optar por outro local onde se é melhor atendido (o patrão se se sentir prejudicado, faz uma reprimenda ou despede o(s) funcionario(s) em causa).

É assim na Europa e funciona...

Há países onde até é de mau tom dar gorjeta. Isto inclui países com bastante turismo e onde as pessoas são bem atendidas/recebidas.

O sistema da gorjeta não é necessário e há pessoas estupidas/mal_educadas/incompetentes com ou sem "sistema da gorjeta"...
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por sargotrons » 20/10/2008 18:54

MarcoAntonio Escreveu:Uma parvoíce completa, os Americanos às vezes parecem mesmo estúpidos "in nature".

O preço do produto/serviço deve incluir o necessário para pagar ao empregado, não é o utilizador/cliente que tem de andar a descobrir quanto deve pagar pelo serviço para o empregado ter um salário em condições.

A gorjeta entende-se como um valor marginal, que alguém pode querer dar ou não. É assim em geral na Europa...

Nos Estados Unidos, em determinados locais/serviços é a principal fonte de rendimentos dos funcionários e é visto como uma obrigatoriedade do cliente. Uma verdadeira parvoíce - se é obrigatório e se é assim tão pertinente para o rendimento dos funcionários porque é que não está na factura? Porque é que já não está incluído no produto e no preço anunciados?

É ainda uma fonte de fuga de impostos porque embora eles reportem as gorjetas, nem sempre reportam o valor exacto... até porque não há documentos.

Já para não falar que põe o cliente a fazer contas adicionais na ora de pagar.

Enfim, uma parvoíce, um sistema à parte do sistema...


Concordo,
mas a verdade esse sistema leva a que sejas bem servido. Maioria das vezes até demais com uma falsa simpatia do tipo "how youuu dooiiingg??!!" à Joey do Friends!
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por MarcoAntonio » 20/10/2008 18:44

Uma parvoíce completa, os Americanos às vezes parecem mesmo estúpidos "in nature".

O preço do produto/serviço deve incluir o necessário para pagar ao empregado, não é o utilizador/cliente que tem de andar a descobrir quanto deve pagar pelo serviço para o empregado ter um salário em condições.

A gorjeta entende-se como um valor marginal, que alguém pode querer dar ou não. É assim em geral na Europa...

Nos Estados Unidos, em determinados locais/serviços é a principal fonte de rendimentos dos funcionários e é visto como uma obrigatoriedade do cliente. Uma verdadeira parvoíce - se é obrigatório e se é assim tão pertinente para o rendimento dos funcionários porque é que não está na factura? Porque é que já não está incluído no produto e no preço anunciados?

É ainda uma fonte de fuga de impostos porque embora eles reportem as gorjetas, nem sempre reportam o valor exacto... até porque não há documentos.

Já para não falar que põe o cliente a fazer contas adicionais na ora de pagar.

Enfim, uma parvoíce, um sistema à parte do sistema...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Off Topic- As "Regras" Da Gorjeta

por Lion_Heart » 20/10/2008 18:29

Vejam lá a diferença entre a Europa e os EUA:

The BA Foodist's Tipping Rules

RULE NO. 1: Unless the server is rude, condescending, and/or completely absent, tip between 18 and 20 percent.

RULE NO. 2: Never tip on tax. Tip based on the subtotal. And if you're calculating your tip simply by doubling the tax, stop it--you're being cheap.

RULE NO. 3: Unless you drink like Dean Martin or have a taste for expensive wines (i.e., $40 or more, depending on your budget), it's best to include booze when calculating a tip. Bartenders expect a dollar tip per drink (which is usually about 20 percent of the drink's price), and it's no different with waiters.

RULE NO. 4: Never turn a blind eye when others are tipping--especially if they're unfamiliar with our tipping culture (i.e., Europeans). If you think your tablemate is lowballing the service, it's best to hand the waiter a few bills on the way out.

RULE NO. 5: If a few dollars here and there really matter that much to your bank account, perhaps you shouldn't be going out to eat in the first place.


in http://shine.yahoo.com/channel/food/dea ... ng-285553/
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
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