Off Topic- As "Regras" Da Gorjeta
Pata Hari, eu só concordo com a gorjeta quando esta parte do cliente em situações pontuais de forma a mostrar o seu agradecimento por um serviço que superou as suas expectativas mais nada.
- O Patrão/Empregado já estar à espera de receber gorjetas está errado.
- Ser definida uma percentagem para as gorjetas está errado.
- Partir do principio que vou pagar por um serviço e alem disso tenho de pagar algo extra porque é pratica comum e se não o fizer ainda fico sujeito a ficar com má fama está errado.
É a minha opinião.
- O Patrão/Empregado já estar à espera de receber gorjetas está errado.
- Ser definida uma percentagem para as gorjetas está errado.
- Partir do principio que vou pagar por um serviço e alem disso tenho de pagar algo extra porque é pratica comum e se não o fizer ainda fico sujeito a ficar com má fama está errado.
É a minha opinião.
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Pata-Hari Escreveu:Francamente isso são diferenças culturais, é assim e pronto, não há razão para se qualificar de um modo ou de outro. Nós também temos montes de coisas idiotas e não é por isso que chiamos: aqui a mentalidade é que o cliente só vem chatear e a primeira fonte de problemas. Querem mais imbecil que isso?
Não concordo com a parte da cultura servir de desculpa, há coisas que simplesmente são erradas, se fazem parte da cultura ou não, deviam ser corrigidas, é por isso que evoluímos.
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A meu ver a gorjeta deverá ser realizada não numa percentagem do valor facturado mas numa curva logarítmica feita a olho.
Assim até certo ponto podemos deixar uns 10% mas a partir de certo ponto temos de diminuir essa percentagem. Por exemplo, num jantar de 7 pessoas a conta for 250 euros não iria deixar 25 euros de gorjeta pelas razões expressas acima por outros "caldeireiros" como o recompensar a atenção, sugestões, etc.
Assim até certo ponto podemos deixar uns 10% mas a partir de certo ponto temos de diminuir essa percentagem. Por exemplo, num jantar de 7 pessoas a conta for 250 euros não iria deixar 25 euros de gorjeta pelas razões expressas acima por outros "caldeireiros" como o recompensar a atenção, sugestões, etc.
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison
ClyssaN Escreveu:verdade esse sistema leva a que sejas bem servido. Maioria das vezes até demais com uma falsa simpatia do tipo "how youuu dooiiingg??!!" à Joey do Friends!
Não concordo, o facto de o empregado saber que a gorjeta já esta garantida, simplesmente só tem que fazer o trabalho dele correctamente, mais nada...
Se é "obrigatorio" dar gorjeta ou o facto dos vencimentos dos empregados serem baixos já a contar com isso é uma parvoíce, é uma desculpa para salários baixos, ponto final.
Eu nunca vou ter que estar a pagar a uma pessoa que já é paga para fazer o mesmo serviço.
No global acabas sempre por pagar o mesmo. Se deixarem de dar gorjeta nos US deixam de haver pessoas para servir pois arranjam outro trabalho melhor recompensado, logo o patrão tem de aumentar o ordenado e por consequinte aumentar o preço ao consumidor.
Não faz mal!...
Francamente isso são diferenças culturais, é assim e pronto, não há razão para se qualificar de um modo ou de outro. Nós também temos montes de coisas idiotas e não é por isso que chiamos: aqui a mentalidade é que o cliente só vem chatear e a primeira fonte de problemas. Querem mais imbecil que isso?
MarcoAntonio Escreveu:...
O sistema da gorjeta não é necessário e há pessoas estupidas/mal_educadas/incompetentes com ou sem "sistema da gorjeta"...
Eu também prefiro mil vezes à Europeia, gorgetas dás ao arrumador para não te lixar o carro!
P.S. a 1ª parte da frase não é irónica.
Cheers
Não faz mal!...
verdade esse sistema leva a que sejas bem servido. Maioria das vezes até demais com uma falsa simpatia do tipo "how youuu dooiiingg??!!" à Joey do Friends!
Não concordo, o facto de o empregado saber que a gorjeta já esta garantida, simplesmente só tem que fazer o trabalho dele correctamente, mais nada...
Se é "obrigatorio" dar gorjeta ou o facto dos vencimentos dos empregados serem baixos já a contar com isso é uma parvoíce, é uma desculpa para salários baixos, ponto final.
Eu nunca vou ter que estar a pagar a uma pessoa que já é paga para fazer o mesmo serviço.
A gorjeta só se aplica quando eu acho que o empregado fez mais do que devia e como recompensa recebe algum dinheiro, apesar de achar que isto até rebaixa a sua profissão ...
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Quando, na Europa, um cliente não é bem servido tem duas hipóteses: em caso extremo, reclamar junto do gerente/proprietário ou no livro de reclamações; em casos mais moderados, simplesmente optar por outro local onde se é melhor atendido (o patrão se se sentir prejudicado, faz uma reprimenda ou despede o(s) funcionario(s) em causa).
É assim na Europa e funciona...
Há países onde até é de mau tom dar gorjeta. Isto inclui países com bastante turismo e onde as pessoas são bem atendidas/recebidas.
O sistema da gorjeta não é necessário e há pessoas estupidas/mal_educadas/incompetentes com ou sem "sistema da gorjeta"...
É assim na Europa e funciona...
Há países onde até é de mau tom dar gorjeta. Isto inclui países com bastante turismo e onde as pessoas são bem atendidas/recebidas.
O sistema da gorjeta não é necessário e há pessoas estupidas/mal_educadas/incompetentes com ou sem "sistema da gorjeta"...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Uma parvoíce completa, os Americanos às vezes parecem mesmo estúpidos "in nature".
O preço do produto/serviço deve incluir o necessário para pagar ao empregado, não é o utilizador/cliente que tem de andar a descobrir quanto deve pagar pelo serviço para o empregado ter um salário em condições.
A gorjeta entende-se como um valor marginal, que alguém pode querer dar ou não. É assim em geral na Europa...
Nos Estados Unidos, em determinados locais/serviços é a principal fonte de rendimentos dos funcionários e é visto como uma obrigatoriedade do cliente. Uma verdadeira parvoíce - se é obrigatório e se é assim tão pertinente para o rendimento dos funcionários porque é que não está na factura? Porque é que já não está incluído no produto e no preço anunciados?
É ainda uma fonte de fuga de impostos porque embora eles reportem as gorjetas, nem sempre reportam o valor exacto... até porque não há documentos.
Já para não falar que põe o cliente a fazer contas adicionais na ora de pagar.
Enfim, uma parvoíce, um sistema à parte do sistema...
Concordo,
mas a verdade esse sistema leva a que sejas bem servido. Maioria das vezes até demais com uma falsa simpatia do tipo "how youuu dooiiingg??!!" à Joey do Friends!
Não faz mal!...
Uma parvoíce completa, os Americanos às vezes parecem mesmo estúpidos "in nature".
O preço do produto/serviço deve incluir o necessário para pagar ao empregado, não é o utilizador/cliente que tem de andar a descobrir quanto deve pagar pelo serviço para o empregado ter um salário em condições.
A gorjeta entende-se como um valor marginal, que alguém pode querer dar ou não. É assim em geral na Europa...
Nos Estados Unidos, em determinados locais/serviços é a principal fonte de rendimentos dos funcionários e é visto como uma obrigatoriedade do cliente. Uma verdadeira parvoíce - se é obrigatório e se é assim tão pertinente para o rendimento dos funcionários porque é que não está na factura? Porque é que já não está incluído no produto e no preço anunciados?
É ainda uma fonte de fuga de impostos porque embora eles reportem as gorjetas, nem sempre reportam o valor exacto... até porque não há documentos.
Já para não falar que põe o cliente a fazer contas adicionais na ora de pagar.
Enfim, uma parvoíce, um sistema à parte do sistema...
O preço do produto/serviço deve incluir o necessário para pagar ao empregado, não é o utilizador/cliente que tem de andar a descobrir quanto deve pagar pelo serviço para o empregado ter um salário em condições.
A gorjeta entende-se como um valor marginal, que alguém pode querer dar ou não. É assim em geral na Europa...
Nos Estados Unidos, em determinados locais/serviços é a principal fonte de rendimentos dos funcionários e é visto como uma obrigatoriedade do cliente. Uma verdadeira parvoíce - se é obrigatório e se é assim tão pertinente para o rendimento dos funcionários porque é que não está na factura? Porque é que já não está incluído no produto e no preço anunciados?
É ainda uma fonte de fuga de impostos porque embora eles reportem as gorjetas, nem sempre reportam o valor exacto... até porque não há documentos.
Já para não falar que põe o cliente a fazer contas adicionais na ora de pagar.
Enfim, uma parvoíce, um sistema à parte do sistema...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Off Topic- As "Regras" Da Gorjeta
Vejam lá a diferença entre a Europa e os EUA:
The BA Foodist's Tipping Rules
RULE NO. 1: Unless the server is rude, condescending, and/or completely absent, tip between 18 and 20 percent.
RULE NO. 2: Never tip on tax. Tip based on the subtotal. And if you're calculating your tip simply by doubling the tax, stop it--you're being cheap.
RULE NO. 3: Unless you drink like Dean Martin or have a taste for expensive wines (i.e., $40 or more, depending on your budget), it's best to include booze when calculating a tip. Bartenders expect a dollar tip per drink (which is usually about 20 percent of the drink's price), and it's no different with waiters.
RULE NO. 4: Never turn a blind eye when others are tipping--especially if they're unfamiliar with our tipping culture (i.e., Europeans). If you think your tablemate is lowballing the service, it's best to hand the waiter a few bills on the way out.
RULE NO. 5: If a few dollars here and there really matter that much to your bank account, perhaps you shouldn't be going out to eat in the first place.
in http://shine.yahoo.com/channel/food/dea ... ng-285553/
The BA Foodist's Tipping Rules
RULE NO. 1: Unless the server is rude, condescending, and/or completely absent, tip between 18 and 20 percent.
RULE NO. 2: Never tip on tax. Tip based on the subtotal. And if you're calculating your tip simply by doubling the tax, stop it--you're being cheap.
RULE NO. 3: Unless you drink like Dean Martin or have a taste for expensive wines (i.e., $40 or more, depending on your budget), it's best to include booze when calculating a tip. Bartenders expect a dollar tip per drink (which is usually about 20 percent of the drink's price), and it's no different with waiters.
RULE NO. 4: Never turn a blind eye when others are tipping--especially if they're unfamiliar with our tipping culture (i.e., Europeans). If you think your tablemate is lowballing the service, it's best to hand the waiter a few bills on the way out.
RULE NO. 5: If a few dollars here and there really matter that much to your bank account, perhaps you shouldn't be going out to eat in the first place.
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" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
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