O Bull começa na 2.ª?
Ulisses Pereira Escreveu:Cada vez me parece mais provável assistirmos a uma intervenção coordenada das diversas autoridades financeiras mundiais com um corte de taxas nos 4 cantos do mundo nos próximos dias.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses no caso de isso acontecer, por curiosidade, já anteriormente houve um esforço concertado do género para fazer face a outras crises ?
Bons negócios

- Registado: 5/12/2007 16:26
Re: Re
Cem pt Escreveu:MonkeyHot, my friend,
Eu já em tempos tinha deixado algures uma resposta a essa pergunta, mas aqui ficam de novo os meus 2 livros favoritos:
Bruce Babcock - "The Four Cardinal Principles of Trading";
Larry Williams - "Long-Term Secrets to Short-Term Trading".
A mim influenciaram-me fortemente e são claramente um excelente investimento para quem se dedicar ao trading a sério.
Abraço,
Cem
Obrigado, vou dar uma olhada na amazon.
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Re
MonkeyHot, my friend,
Eu já em tempos tinha deixado algures uma resposta a essa pergunta, mas aqui ficam de novo os meus 2 livros favoritos:
A mim influenciaram-me fortemente e são claramente um excelente investimento para quem se dedicar ao trading a sério.
Abraço,
Cem
Abraço,
Cem
- Registado: 4/3/2008 17:21
Cem pt Escreveu:Amigo Asas:
É muito simples, a única forma consistente de conseguires ganhar dinheiro no mercado em qualquer activo é apenas uma: seguir a tendência dominante.
Se construires um sistema de trading ou um método de negociação em que coloques algumas regras básicas, uma das formas mais eficazes de obter uma resposta satisfatória é elaborares o mesmo modelo de regras sobre 2 escalas temporais distintas, digamos uma diária e outra semanal, para simplificar.
Se ambas estiverem a apontar no mesmo sentido significa que estás dentro do caminho correcto: basta tomares a posição do sentido de ambas as tendências e deixares correr o marfim. Meses a fio numa posição baseada neste pressuposto significa uma boa acumulação de capital.
Se houver contradição nas 2 escalas temporais que assumiste o melhor é ficares de fora, significa que a verdadeira tendência dominante ainda não se materializou e que existe uma grande luta acerca da próxima definição estabilizada do respectivo activo.
Procurar antecipar as regras, quebrando a disciplina e tentar por nós mesmos alterar a posição do sistema de trading não se deve nunca fazer, é uma das receitas para não nunca se sair da cepa torta.
Creio que fui suficientemente claro para dar uma dica sobre o que fazer! Logo, no EURUSD, o melhor é aguardar, a paciência é uma das virtudes de um trading de qualidade!
Abraço,
Cem
Bom dia cem. Já agora podes recomendar uns bons livros sobre trading ao pessoal? O Ulisses têm um tópico com isto mas gostava de saber os teus.
Monkey Trader
Re
Amigo Asas:
É muito simples, a única forma consistente de conseguires ganhar dinheiro no mercado em qualquer activo é apenas uma: seguir a tendência dominante.
Se construires um sistema de trading ou um método de negociação em que coloques algumas regras básicas, uma das formas mais eficazes de obter uma resposta satisfatória é elaborares o mesmo modelo de regras sobre 2 escalas temporais distintas, digamos uma diária e outra semanal, para simplificar.
Se ambas estiverem a apontar no mesmo sentido significa que estás dentro do caminho correcto: basta tomares a posição do sentido de ambas as tendências e deixares correr o marfim. Meses a fio numa posição baseada neste pressuposto significa uma boa acumulação de capital.
Se houver contradição nas 2 escalas temporais que assumiste o melhor é ficares de fora, significa que a verdadeira tendência dominante ainda não se materializou e que existe uma grande luta acerca da próxima definição estabilizada do respectivo activo.
Procurar antecipar as regras, quebrando a disciplina e tentar por nós mesmos alterar a posição do sistema de trading não se deve nunca fazer, é uma das receitas para não nunca se sair da cepa torta.
Creio que fui suficientemente claro para dar uma dica sobre o que fazer! Logo, no EURUSD, o melhor é aguardar, a paciência é uma das virtudes de um trading de qualidade!
Abraço,
Cem
Abraço,
Cem
Re
Amigo Alado:
Boa pergunta, à qual só saberei responder quando uma das escalas temporais mudar finalmente de sinal.
A primeira delas a alterar-se, seja no gráfico semanal ou no diário, significa que me irei enfiar dentro da respectiva posição de imediato, I'm quite sure!
Abraço,
Cem
Boa pergunta, à qual só saberei responder quando uma das escalas temporais mudar finalmente de sinal.
A primeira delas a alterar-se, seja no gráfico semanal ou no diário, significa que me irei enfiar dentro da respectiva posição de imediato, I'm quite sure!
Abraço,
Cem
Oi Dwer!
Pois, infelizmente as previsões pessimistas estão-se a concretizar mas muita gente prefere continuar a meter a cabeça na areia.
Quanto ao EURUSD, depois de ter vendido todas as posições no patamar dos 1,53 o sistema de trading nunca mais deu sinal de entrada por uma razão muito simples: o longo prazo continua ascendente e o médio prazo continua descendente, logo, quando tenho escalas temporais divergentes prefiro ficar de fora.
Há que aguardar que o nevoeiro se dissipe!
Abraço,
Cem
Pois, infelizmente as previsões pessimistas estão-se a concretizar mas muita gente prefere continuar a meter a cabeça na areia.
Quanto ao EURUSD, depois de ter vendido todas as posições no patamar dos 1,53 o sistema de trading nunca mais deu sinal de entrada por uma razão muito simples: o longo prazo continua ascendente e o médio prazo continua descendente, logo, quando tenho escalas temporais divergentes prefiro ficar de fora.
Há que aguardar que o nevoeiro se dissipe!
Abraço,
Cem
joaocsp Escreveu:OU temos de ter um BAILOUT europeu?
Joaocsp, os Estados Unidos fecharam em mínimos na sexta-feira. Depois de aprovado o plano o S&P "só" caiu 5%...
E hoje os Futuros estão negativos (por exemplo, os futuros do nasdaq estão a perder 2%).
Tudo isto depois do "bailout"...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Ja tou a ver o bull...
http://www.reuters.com/article/marketsNews/idUSL620312920081006
European markets seen down 3.8-4.7 pct -bookmakers
Mon Oct 6, 2008 12:52am
LONDON, Oct 6 (Reuters) - European stocks are set to open sharply lower on Monday, tracking a slide in Asian markets as investors doubted the scattered European response to the financial crisis and a U.S. bailout could avert a recession.
Financial bookmakers expected Britain's FTSE 100 .FTSE to open down 200 to 223 points, or as much as 4.4 percent, Germany's DAX .GDAXI to open 214 to 221 points lower, or as much as 3.8 percent, and France's CAC-40 .FCHI to be down 183 to 190 points in the open, or as much as 4.7 percent.
"It's the poor European sentiment in terms of global demand ... and obviously what you are seeing with Hypo," said Chris Weston, a trader at IG Markets.
Germany offered a blanket bank deposit guarantee as it clinched a deal to rescue lender Hypo Real Estate (HRXG.DE: Quote, Profile, Research, Stock Buzz), while regulators from Washington to Seoul took their own steps to ensure the stability of financial firms.
The FTSEurofirst 300 of top European companies closed up 3 percent on Friday.
http://www.reuters.com/article/marketsNews/idUSL620312920081006
- Registado: 16/5/2008 12:01
Mas....
Nunca fiando; o bear de 2000 ressaltou a estes níveis e subiu durante dois meses. Para depois se escaqueirar até ao bottom intermédio do 9/11.
O facto é que o ES está a cair 19 pontos (1.71%) a esta hora.
Nunca fiando; o bear de 2000 ressaltou a estes níveis e subiu durante dois meses. Para depois se escaqueirar até ao bottom intermédio do 9/11.
O facto é que o ES está a cair 19 pontos (1.71%) a esta hora.
- Anexos
-
- es.png (18.28 KiB) Visualizado 1221 vezes
-
- es 1.png (14.26 KiB) Visualizado 1225 vezes
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
Cem pt Escreveu:Ao ver o texto inicial destes e doutros tópicos até pensei que o autor estaria a brincar, mas não!
Como é possível que alguém acredite que os mercados têm condições de subir nas actuais circunstâncias?
Para quem anda há muitos anos nestas andanças fica um conselho de amigo: os mercados são direccionados de acordo com a predominância dos sentimentos de euforia (ascendentes) e medo (descendentes), durando estes climas predominantes largos meses ou anos, materializados por uma tendência dominante bem definida.
As notícias dos fundamentais das empresas e da Economia em geral são perfeitamente irrelevantes e marginais num cenário de extremos psicológicos ao rubro.
Com o medo a atingir valores de limite extremo na escala, o médio / longo prazo só nos pode infelizmente conduzir mais e mais para baixo.
Evidentemente que admito poder estar enganado mas para mim o que vai acontecer a curto / médio prazo dificilmente se afastará dum cenário deste tipo: haverá pelo meio alguns bons rallies, mas o destino final da direcção dominante nas próximas semanas está claramente traçado: down, down, down e com algumas sessões a roçar os 4% a 5% de baixa, enfim, chamem-me pessimista...
Com a volatilidade ao rubro vamos assistir a sequências de sessões deste tipo: -4%, +2,5%, -2%, +1%, -3%, -2,8%, +0,9%, -4%, +1,8%, -2,6%, +2%,...isto é, boas acelerações num sentido e no outro mas com clara predominância para baixo.
Que posso aconselhar então para os menos experientes em mercados? Simples: mantenham-se de fora do cenário de risco de posições compradas em acções!
Mas isto é assim tão difícil de antever???
Cem
P.S: Quanto a 2ª feira para os mercados europeus, no meu "best case cenario", acredito que o mercado abra em baixa, provavelmente a rondar os -3%, podendo eventualmente recuperar um pouco ao longo da sessão e em especial se os States abrirem no verde; nesse caso é possível que a Europa possa fechar perto de -1% no vermelho, mas com isto não quero fazer concorrência ao Prof Pardal ou ao Bambo...
Não te respondeu ninguém, respondo eu.
Tal como os bull markets sobem pelas encostas do medo, os bear markets descem pelas encostas da esperança.
Sem esperança não haveriam bear markets.
Esta esperança é verbosa. Mas também é cega e surda.
Acho que estás a pregar no deserto.
Tirando talvez eu, que moro no segundo cacto da avenida arenosa.
Comé? O sistema do EURUSD já deve ter dado a volta!
Pareceste um pouco decepcionado, na altura, mas ele tirou-te do trade em boa hora.
Abraço,
Dwer
Dwer
Por falar em Japão deixo aqui um gráfico do Nikkei.
Chamo atenção que estamos aproximar-nos de um suporte que foi formado por mais de 1 ANO, entre 2004 e 2005 nos 10750 ,...
O Dow Jones a análise é semelhante,...
Chamo atenção que estamos aproximar-nos de um suporte que foi formado por mais de 1 ANO, entre 2004 e 2005 nos 10750 ,...

O Dow Jones a análise é semelhante,...

- Anexos
-
- Gráfico.PNG (29.81 KiB) Visualizado 1324 vezes
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.
É verdade sim senhor o bull começa amanha e se nao for amanha é na 3ª!
Com os futuros a descerem qs 2% e dps do plano Paulson ter adiantado NADA, amanha é dia de panico, sellout, blood on the streets...
Mas eis que vao surgir o tio Bernake e o Joao Claudio que em conjunto vao cortar o juro em 0.5pts e ai ja sabem o que vai acontecer...
Os touros vao sair e é o salve-se quem puder!!! Vai ser bem a moda de Pamplona!!!
Fonte "Maya e Prof. Karamba"
Abraços
Com os futuros a descerem qs 2% e dps do plano Paulson ter adiantado NADA, amanha é dia de panico, sellout, blood on the streets...
Mas eis que vao surgir o tio Bernake e o Joao Claudio que em conjunto vao cortar o juro em 0.5pts e ai ja sabem o que vai acontecer...
Os touros vao sair e é o salve-se quem puder!!! Vai ser bem a moda de Pamplona!!!
Fonte "Maya e Prof. Karamba"

Abraços
Re
Ao ver o texto inicial destes e doutros tópicos até pensei que o autor estaria a brincar, mas não!
Como é possível que alguém acredite que os mercados têm condições de subir nas actuais circunstâncias?
Para quem anda há muitos anos nestas andanças fica um conselho de amigo: os mercados são direccionados de acordo com a predominância dos sentimentos de euforia (ascendentes) e medo (descendentes), durando estes climas predominantes largos meses ou anos, materializados por uma tendência dominante bem definida.
As notícias dos fundamentais das empresas e da Economia em geral são perfeitamente irrelevantes e marginais num cenário de extremos psicológicos ao rubro.
Com o medo a atingir valores de limite extremo na escala, o médio / longo prazo só nos pode infelizmente conduzir mais e mais para baixo.
Evidentemente que admito poder estar enganado mas para mim o que vai acontecer a curto / médio prazo dificilmente se afastará dum cenário deste tipo: haverá pelo meio alguns bons rallies, mas o destino final da direcção dominante nas próximas semanas está claramente traçado: down, down, down e com algumas sessões a roçar os 4% a 5% de baixa, enfim, chamem-me pessimista...
Com a volatilidade ao rubro vamos assistir a sequências de sessões deste tipo: -4%, +2,5%, -2%, +1%, -3%, -2,8%, +0,9%, -4%, +1,8%, -2,6%, +2%,...isto é, boas acelerações num sentido e no outro mas com clara predominância para baixo.
Que posso aconselhar então para os menos experientes em mercados? Simples: mantenham-se de fora do cenário de risco de posições compradas em acções!
Cem
P.S: Quanto a 2ª feira para os mercados europeus, no meu "best case cenario", acredito que o mercado abra em baixa, provavelmente a rondar os -3%, podendo eventualmente recuperar um pouco ao longo da sessão e em especial se os States abrirem no verde; nesse caso é possível que a Europa possa fechar perto de -1% no vermelho, mas com isto não quero fazer concorrência ao Prof Pardal ou ao Bambo...
Cem
Bala Escreveu:Boas!
Sou da opinião que tudo pode acontecer. Tecnicamente a coisa tá feia, mas de tudo o que eu li nos livros, é nas alturas em que ninguém acredita numa subida, toda a gente está cheia de medo e os analistas televisivos aconselham investimento em depósitos a prazo é a altura óptima para fazer um fundo.
Não sei porquê, tinha citado e respondido a este texto do Bala e agora vi que só estava a citação?!
O que tinha referido é que concordo com a citação mas é difícil determinar o ponto onde o medo atinge o auge, se olharmos para outros bear markets muita gente viu esse auge em diversos pontos com o mercado a continuar as quedas...
Por isso penso ser mais correcto seguir a outra idéia, a tendência é de queda e é melhor não a desafiar!
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Flying Turtle Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Celsius Escreveu:Dps de ver as noticias do Hypo até começa a pensar que o q chega amanhã é o mega bear!
Que noticias do Hypo??
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=65010
FT
Pois, ja tinha visto. Obrigado.
E eu que tinha ficado chateado por as etr vendido logo na sexta de manhã
- Registado: 17/7/2008 13:21
Martins_Braz Escreveu:Celsius Escreveu:Dps de ver as noticias do Hypo até começa a pensar que o q chega amanhã é o mega bear!
Que noticias do Hypo??
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=65010
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 123 visitantes