Plano Paulson, sim ou não?
MarcoAntonio Escreveu:Mas em larga escala é diferente (eu pelo menos vejo-o como diferente): pode não ser a melhor opção fechar algo que dá prejuízo quando a inexistência desse algo acarreta maiores dificuldades ainda para a sociedade ou economia.
Nesse caso o preço dos produtos/serviços devia aumentar até ser rentável e para os sectores da população que os não puderem pagar o Estado deve actuar através da acção social.
Esse é o papel que compete ao Estado, não é ser dono de empresas deficitárias.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
rate: pois, novamente em teoria concordo a 100%, mas esta situação em que estamos resulta (penso eu) em grande parte da ganância do sector privado e da obstinação americana de reduzir ao máximo o papel do estado.
No caso deles chegámos ao extremo oposto.
Volto a perguntar qual é opção a este plano? Deixar cair não me parece uma solução viável...
Mas no caso dos Estados Unidos já estamos a falar de privados (o que lá se está a passar até é mais o inverso, tem-se estado a nacionalizar os gigantes tombados).
No caso deles chegámos ao extremo oposto.
Volto a perguntar qual é opção a este plano? Deixar cair não me parece uma solução viável...
- Registado: 4/9/2008 18:31
MarcoAntonio Escreveu:Está renhido...
É mesmo.
E até se passa aqui o mesmo que lá -- inicialmente maioria contra, com o correr do tempo passou a ligeiramente a favor.
E pelas mesmas razões: inicialmente uma posição mais ideológica que com o tempo passa a mais pragmática.
Interessante.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Votação
Naturalmente que os que estão fora talvez se inclinem mais para votar não e os que estão dentro dos mercados votem sim...
Eu pessoalmente voto sim porque é o único caminho a seguir.
Este plano tem que ser aprovado para bem de todos nós.
Abraço.
Eu pessoalmente voto sim porque é o único caminho a seguir.
Este plano tem que ser aprovado para bem de todos nós.
Abraço.
rate Escreveu:cogumelo : a solução é simples, entregar a privados!
cc
Mas no caso dos Estados Unidos já estamos a falar de privados (o que lá se está a passar até é mais o inverso, tem-se estado a nacionalizar os gigantes tombados).
Voltando à questão anterior, não concordo totalmente com a tua premissa do que dá prejuízo deve fechar. Isso será verdade em pequena escala e como mecanismo de selecção natural das empresas...
Mas em larga escala é diferente (eu pelo menos vejo-o como diferente): pode não ser a melhor opção fechar algo que dá prejuízo quando a inexistência desse algo acarreta maiores dificuldades ainda para a sociedade ou economia.
Poderá fazer sentido pagar um custo/prejuízo se com isso estiveres a evitar males ainda maiores. Esse male até pode estar configurado na forma de mero risco. É o principio dos seguros por exemplo: o seguro é um prejuízo que assumes com vista a cobrir/evitar o risco de prejuízos ainda maiores...
Assim, deste ponto de vista, faz sentido pagar para manter uma empresa ou conjunto de empresas que dão (ou deram num determinado período de tempo) prejuízo.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 2/10/2008 18:33, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
cogumelo Escreveu:Mas pensando num exemplo prático, vamos fechar a Tap, a Carris e a CP - penso que as 3 dão prejuízo (corrijam-me se estiver errado):
O que fazemos aos trabalhadores despedidos, aos fornecedores que perdem contratos e aos clientes que deixam de ter transportes?
Está correcto. Só a CP + REFER têm um prejuízo anual de €400 milhões. É mais de 1 milhão de €€€ por dia! Todos os dias!
Acho que um país não se pode dar ao luxo de ter transportes tão caros. Cá por mim deviam ser privatizadas. Se ninguém lhes pegar, fechá-las.
Os problemas sociais resultantes deveriam ser tratados como todos os outros.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Se, uma qualquer empresa, por má gestão, estiver a dar prejuízos, deve fechar.
Em teoria, concordo a 100%.
Mas pensando num exemplo prático, vamos fechar a Tap, a Carris e a CP - penso que as 3 dão prejuízo (corrijam-me se estiver errado):
O que fazemos aos trabalhadores despedidos, aos fornecedores que perdem contratos e aos clientes que deixam de ter transportes?
Lehman Brothers despede 750 funcionários no Reino Unido
2008-09-30
Cerca de 750 postos de trabalho foram eliminados nas filiais europeias do banco de investimento norte-americano Lehman Brothers, anunciaram esta terça-feira os administradores da PricewaterhouseCoopers, responsáveis pela reestruturação do grupo no Reino Unido.
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1020215
De onde virão os subsídios de desemprego desta gente toda? Dê por onde der vai ser o dinheiro do contribuinte a suportar o estoiro.
Está renhido...

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
o grande problema da aprovação é mais ..um precedente que se cria
mais uma vez os chicos espertos safam-se e as asneiras e prejuízos são a dividir por todos
Podem estar tranquilos qu em Portugal não há problemas .. nenhuns ( Entretanto um simples cidadão assaltava o edíficio da Judiciária departamento de combate ao banditismo)
Parece o Iraque e aquele Ministro da Informação que dizia que estava a ganhar a mae de todas as guerras
abraço
mcarvalho
mais uma vez os chicos espertos safam-se e as asneiras e prejuízos são a dividir por todos
Podem estar tranquilos qu em Portugal não há problemas .. nenhuns ( Entretanto um simples cidadão assaltava o edíficio da Judiciária departamento de combate ao banditismo)
Parece o Iraque e aquele Ministro da Informação que dizia que estava a ganhar a mae de todas as guerras
abraço
mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
Estou bastante dividido entre as 2 opções.
Mas acabei por votar, embora com dúvidas, a favor do Plano como talvez o mal menor.
Como será a economia se o Plano não fôr aprovado? Creio que irá arrastar muitas empresas para a falência, criar muito desemprego e colocar a economia mundial numa recessão profunda e talvez prolongada.
Mas acabei por votar, embora com dúvidas, a favor do Plano como talvez o mal menor.
Como será a economia se o Plano não fôr aprovado? Creio que irá arrastar muitas empresas para a falência, criar muito desemprego e colocar a economia mundial numa recessão profunda e talvez prolongada.
Cumprimentos,
Cap. Nemo
Cap. Nemo
Eu voto SIM!
Isto para rebentar tem de ser como deve de ser.
Um esticão para cima e depois é o maior estoiro da história global!
Se não for aprovado, é o maior estoiro na mesma.
Acho que já não há solução, isto rebenta de qualquer das formas.
Mas não me levem a sério que eu não sou de fiar...
Abraço
Isto para rebentar tem de ser como deve de ser.
Um esticão para cima e depois é o maior estoiro da história global!
Se não for aprovado, é o maior estoiro na mesma.
Acho que já não há solução, isto rebenta de qualquer das formas.
Mas não me levem a sério que eu não sou de fiar...
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
MarcoAntonio Escreveu:Ok.
Thanx!
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Para mim a questao que se coloca é, quais sao a consequencias para a economia dos US (e mundial) da aplicaçao do plano Paulson no longo prazo?
Ja se sabe que no curto prazo vai dar estabilidade e confiança ao mercado, e depois? O que é q vai mudar?
A divida dos US vai mudar, essa muda de certeza...
Inflaçao? Desemprego? Recessao?
Questoes com respostas para o ano que vem, caso o plano seja aprovado.
Yay or Nay
Abraço
Ja se sabe que no curto prazo vai dar estabilidade e confiança ao mercado, e depois? O que é q vai mudar?
A divida dos US vai mudar, essa muda de certeza...
Inflaçao? Desemprego? Recessao?
Questoes com respostas para o ano que vem, caso o plano seja aprovado.
Yay or Nay

Abraço
Ok.

MarcoAntonio Escreveu:Atomez, a tua ideia é saber qual o resultado que as pessoas acham que vai ocorrer na votação ou se são a favor/contra?
Era saber mesmo a votação do pessoal do forum, como se fossemos todos congressistas e senadores.

Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Atomez, a tua ideia é saber qual o resultado que as pessoas acham que vai ocorrer na votação ou se são a favor/contra?
Atomez Escreveu:O meu voto seria NÃO ...
Confesso que cada vez me confundes mais...

Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 137 visitantes