off topic - aluno das novas oportunidades entra em medicina
The Mechanic Escreveu:Eu conheço um gajo com 38 anos que só fez a 4ª classe , porque a vidinha foi dura com ele e a mãe ( que o pai "foi comprar cigarros...") não tinha guito pra estudos e o gajo foi-se desenrascando numa de "tarimbeiro" e hoje percebe de Contabilidade pra caraças, que é o que faz. Como já ganha guito de modo a ter uma vidinha melhor, ainda que com muito trabalho , está disposto a sacrificar-se e ir tirar o "tal Curso de Economia" .
Conheço um puto de 19 anos , que tem o bicepe do braço direito sobre-desenvolvido devido às noitadas de copos e que fez o 12º ano "sem saber ler nem escrever" . Buuuurro , que nem uma pedra de basalto !! Vái entrar em Economia ( já lá está acho eu !) ...!
...diz-que "na Faculade de Economia há gajas boas pra caraças..!!!" , o que não deixa sem duvida de ser um objectivo de vida válido. O Zézé Camarinha safou-se !
Moral da história : ...e se não olhássemos as coisas tão linearmente e pensássemos que "there is more than meets the eye..." . Por vezes, até os "burros das Novas Oportunidades " merecem uma ...oportunidade.
Um abraço ,
The Mechanic
Quem tem 38 anos, viveu numa altura em que Portugal não era o mesmo de quem tem agora 18 anos.
Aos 18 anos, já eu trabalhava... em 5 anos terminei o curso de Direito com média com classificação de BOM (numa Faculdade a sério...), apesar de ter trabalhado 4,5 anos dos 5 anos que o curso durou. Nem uma negativa, nem uma cadeira deixada para 2.º fase.
Porquê? Porque tinha um papá em casa que me dizia que o meu verdadeiro emprego era a faculdade e se não fizesse tudo o que estava ao meu alcance, era despedido (e olha que era mesmo).
Por isso, novas oportunidades para as pessoas de 40 anos, sim. Porque eu tive quem me pagou os estudos... houve quem não tivesse essa possibilidade. Agora putos que nasceram em 1986, 87, 88... por amor de Deus. Só não tirou o 12.º quem gostava mais de disco do que de livro...
- Registado: 17/7/2008 13:21
Eu conheço um gajo com 38 anos que só fez a 4ª classe , porque a vidinha foi dura com ele e a mãe ( que o pai "foi comprar cigarros...") não tinha guito pra estudos e o gajo foi-se desenrascando numa de "tarimbeiro" e hoje percebe de Contabilidade pra caraças, que é o que faz. Como já ganha guito de modo a ter uma vidinha melhor, ainda que com muito trabalho , está disposto a sacrificar-se e ir tirar o "tal Curso de Economia" .
Conheço um puto de 19 anos , que tem o bicepe do braço direito sobre-desenvolvido devido às noitadas de copos e que fez o 12º ano "sem saber ler nem escrever" . Buuuurro , que nem uma pedra de basalto !! Vái entrar em Economia ( já lá está acho eu !) ...!
...diz-que "na Faculade de Economia há gajas boas pra caraças..!!!" , o que não deixa sem duvida de ser um objectivo de vida válido. O Zézé Camarinha safou-se !
Moral da história : ...e se não olhássemos as coisas tão linearmente e pensássemos que "there is more than meets the eye..." . Por vezes, até os "burros das Novas Oportunidades " merecem uma ...oportunidade.
Um abraço ,
The Mechanic
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
[quote="Martins_Braz"]
Pois... e o que é que esse jovens andavam a fazer enquanto outros andavam a estudar... conheço bastantes e bem sei o que andavam a fazer...
Uns estudavam e esforçavam-se... outros baldavam-se,
Não me estava a referir a esses, porque esses não gostam da escola, esses mesmo que por qualquer interesse se matriculem,desistem sempre, escolheram outra vida.
Refiro-me aos que com interesse e que por aos 18 anos serem obrigados a trabalhar ou por impossibilidade financeira dos pais não deram continuidade aos estudos e, olhe que são muitos e como isto se está a pôr cada vez vão ser mais e é de
louvar serem dadas oportunidades aos jovens que a mereçam, embora tenha de concordar que como em tudo há oportunistas e aqui pouco se pode fazer.
keijas
Pois... e o que é que esse jovens andavam a fazer enquanto outros andavam a estudar... conheço bastantes e bem sei o que andavam a fazer...
Não me estava a referir a esses, porque esses não gostam da escola, esses mesmo que por qualquer interesse se matriculem,desistem sempre, escolheram outra vida.
Refiro-me aos que com interesse e que por aos 18 anos serem obrigados a trabalhar ou por impossibilidade financeira dos pais não deram continuidade aos estudos e, olhe que são muitos e como isto se está a pôr cada vez vão ser mais e é de
louvar serem dadas oportunidades aos jovens que a mereçam, embora tenha de concordar que como em tudo há oportunistas e aqui pouco se pode fazer.
keijas
- Registado: 17/5/2008 19:41
Paionense Escreveu:Absolutamente impressionante.
É o aproveitamento mais reles e mesquinho do nosso sistema que estabelece regimes especiais para todos e mais alguém.
O que é certo é que ainda este ano tentei novamente entrar em Medicina, numa vaga para quem já tem curso superior e assim como eu muitas centenas e as vagas que existem são 10 a 18.
Alguém que já tem um curso superior , trabalha, e se disponibiliza a tirar outro na área que mais deseja, por certo estará mais motivado e pronto a fazer mais sacrifícios do que qualquer outro. Infelizmente, estas vagas muitas vezes estão guardadas para grandes cunhas que continuarão a fazer da classe médica, tal como a dos magistrados uma classe elitista.
Abraço
JP
paionense,
para o ano a Universidade do Algarve vai abrir o curso de Medicina para pessoas como tu. Que já teem licenciatura na area de saude.
votos de boa sorte
- Registado: 19/4/2005 11:11
As universidades deviam ser responsáveis pela escolha dos seus alunos , método que é utilizado pelas grandes universidades .
Para ser bom padre medico e professor não basta ter nota elevada é necessário muito mais.
Vamos ter péssimos médicos no futuro ,os alunos geniais quem tem entrado para medicina estão muito para lá de uma indisposição de um doente.
Para ser bom padre medico e professor não basta ter nota elevada é necessário muito mais.
Vamos ter péssimos médicos no futuro ,os alunos geniais quem tem entrado para medicina estão muito para lá de uma indisposição de um doente.
- Registado: 18/1/2008 16:20
keijas Escreveu:É aos jovens que deverão ser dadas oportunidades que não tiveram ou não aproveitaram na juventude.
Sou daqueles que pensa que na educação (formação) vale sempre a pena investir.
Qual é o seu espanto de um ministro ser hoje titular de uma pasta e amanhã de outra?
keijas
Vou dizer aos meus filhos para irem "curtir" a vida porque um qualquer governo PS irá deixá-los entrar na Uni. de qualquer forma.
Também considero que a educação é essencial em Portugal. Mas educação e n.º de licenciados/habilitados são coisas muito diferentes.
P.S.: Eu prerfiro ter 1 bom médico ou juiz do que 10 maus médicos ou juízes.
- Registado: 17/7/2008 13:21
Boa tarde
.....vmmf40....
abdicando de apartes mencionados que de vez em quando
são puxados,fico espantado com essa das novas oportunidades serem só para maiores de 40 anos, para essa faixa etária existem as universidades da 3ª idade.
É aos jovens que deverão ser dadas oportunidades que não tiveram ou não aproveitaram na juventude.
Qual é o seu espanto de um ministro ser hoje titular de uma pasta e amanhã de outra?
Há algum curso para ministros?
Então que curso deveria ter:
Presidente da República, 1ª ministro, ministro do trabalho, da segurança social, da defesa, enfim todos?
Existem escândalos maiores e já aqui referidos que nos devem preocupar mais, a igualdade no acesso ao ensino superior deveria ser nivelado como por exemplo não ir fazer o 12º aos Açores ou à Madeira ou ir com um familiar que esteja numa embaixada para ter colocação certa no curso que quer.
keijas
.....vmmf40....
abdicando de apartes mencionados que de vez em quando
são puxados,fico espantado com essa das novas oportunidades serem só para maiores de 40 anos, para essa faixa etária existem as universidades da 3ª idade.
É aos jovens que deverão ser dadas oportunidades que não tiveram ou não aproveitaram na juventude.
Há algum curso para ministros?
Então que curso deveria ter:
Presidente da República, 1ª ministro, ministro do trabalho, da segurança social, da defesa, enfim todos?
Existem escândalos maiores e já aqui referidos que nos devem preocupar mais, a igualdade no acesso ao ensino superior deveria ser nivelado como por exemplo não ir fazer o 12º aos Açores ou à Madeira ou ir com um familiar que esteja numa embaixada para ter colocação certa no curso que quer.
keijas
- Registado: 17/5/2008 19:41
desculpa o meu objectivo não foi ofender, simplesmente para alertar. Até porque não sei se lembram, existiu o mesmo problema aquando dos cursos profissionais em que saíam com notas superiores e até podiam entrar com médias negativas. Vi alguns alunos dos cursos profissionais a ultrapassarem outros do secundário porque tinham médias mais altas. Pelo que eu vejo, alguns alunos neste momento estão a espera de terem 18 anos para poderem aceder a este facilitismo. Não é o caso de sermos portugueses ou não, é o caso de querermos uma sociedade, que saiba que a vida não é fácil mas sim, por vezes dura. Que para conseguirmos algo temos que lutar. Concordo que o programa novas oportunidades seja feito para pessoas com mais de 40 anos, mas não para jovens que ainda estão a iniciar-se no mundo do trabalho.
- Registado: 13/1/2007 23:03
Agora sim, fiquei a perceber. Então achas que ter o quinto ano, frequentas as novas oportunidades e ops em 6 meses entras em psicologia ou em medicina ou seja lá o que for. Isto é apontar o dedo, neste caso é bem português, pois lá fora não estou a ver acontecerem casos destes. Mas já não digo nada, já vi primeiros ministros tirarem cursos ao domingo, ministros que acedem a cargos sem terem qualquer qualificação para exercerem esse cargo. Que num mandato são ministros da educação, no outro são das finanças e no outro até podem ser primeiro ministro. Não tarda temos médicos a tirarem o curso também nas novas oportunidades(6 meses + 2 de estagio e já está temos um medico). Oh desculpem, estou apontar o dedo mas só porque sou português.
Estão aqui envolvidas duas questões bem distintas:
- Novas oportunidades;
- Estatuto de alta competição
Pessoalmente, e até porque conheço quem trabalhe de perto com as novas oportunidades, sei que de grosso modo os alunos não adquirem grandes competências.Mas se alguém concluiu o 12º fruto dessas novas oportunidades e é atleta de alta competição, não vejo onde é que está o escândalo em entrar em Psicologia.
Fico estúpido com esta coisa tão portuguesa de se apontar o dedo a alguém.
- Novas oportunidades;
- Estatuto de alta competição
Pessoalmente, e até porque conheço quem trabalhe de perto com as novas oportunidades, sei que de grosso modo os alunos não adquirem grandes competências.Mas se alguém concluiu o 12º fruto dessas novas oportunidades e é atleta de alta competição, não vejo onde é que está o escândalo em entrar em Psicologia.
Fico estúpido com esta coisa tão portuguesa de se apontar o dedo a alguém.
Eu não digo que os alunos que tem estatuto de alta competição, não tenham condições especiais para entrarem na universidade. Acho é que nenhum, aluno deve poder aceder universidade, oriundo das novas oportunidades. Seja ele de alta competição, ou de outra coisa qualquer.[/u]
Paionense Escreveu:Absolutamente impressionante.
É o aproveitamento mais reles e mesquinho do nosso sistema que estabelece regimes especiais para todos e mais alguém.
O que é certo é que ainda este ano tentei novamente entrar em Medicina, numa vaga para quem já tem curso superior e assim como eu muitas centenas e as vagas que existem são 10 a 18.
Alguém que já tem um curso superior , trabalha, e se disponibiliza a tirar outro na área que mais deseja, por certo estará mais motivado e pronto a fazer mais sacrifícios do que qualquer outro. Infelizmente, estas vagas muitas vezes estão guardadas para grandes cunhas que continuarão a fazer da classe médica, tal como a dos magistrados uma classe elitista.
Abraço
JP
Quem é licenciado entra em novo curso com esse estatuto, que é especial, e onde o maior peso vai para a média conseguida na licenciatura anterior.
A minha irma, que fez psicologia, tinha média do 9º, 10º e 12º de 10 ou 11 valores. Acabou o curso com média de 17.
Com essa média entrou em enfermagem, salvo erro, no ICBAS.
Abuso, abuso, é os alunos de uma escola privada, terem, por meio de acordo, a possibilidade de enfiarem no ICBAS 4 alunos por ano independentemente das notas. Digo isto porque um primo meu entrou no ICBAS com 18 valores, o que nunca aconteceria senao fosse graças a esse acordo. Isso sim, é uma vergonha.
Cordiais cumprimentos,
V.
Add Augusta Per Angusta
V.
Add Augusta Per Angusta
A preocupação aparente com esta situação só demonstra que não sabem o que se passa no nosso sistema de ensino.
Já se nota agora, mas vai-se notar mais, que os alunos são cada vez menos responsabilizados e que cada vez há mais pressão sobre os professores para que os alunos "tenham sucesso".
A consequência natural é que os alunos saibam cada vez menos e se esforcem cada vez menos. Daqui a 2 ou 3 anos teremos a entrar para o ensino superior alunos que há 5 ou 10 anos nunca acabariam o 12º ano. Mas nessa altura não serão casos mais ou menos isolados como este dos atletas, será um grande número de alunos que conseguiu acabar o 12º por "obra e graça do Espírito Santo".
E para ajudar mais à festa, a cegueira com o "sucesso" é tanta que no Ensino Superior as verbas disponíveis para as instituições estão dependentes das taxas de insucesso dos alunos...
Acho que dá para ver para onde caminhamos, não dá?
Este caso é só um, vai para um curso exigente e como está no meio de alunos "bons", se não tiver qualidade vai reprovar. O problema é a "vaga" que aí vem...
Já se nota agora, mas vai-se notar mais, que os alunos são cada vez menos responsabilizados e que cada vez há mais pressão sobre os professores para que os alunos "tenham sucesso".
A consequência natural é que os alunos saibam cada vez menos e se esforcem cada vez menos. Daqui a 2 ou 3 anos teremos a entrar para o ensino superior alunos que há 5 ou 10 anos nunca acabariam o 12º ano. Mas nessa altura não serão casos mais ou menos isolados como este dos atletas, será um grande número de alunos que conseguiu acabar o 12º por "obra e graça do Espírito Santo".
E para ajudar mais à festa, a cegueira com o "sucesso" é tanta que no Ensino Superior as verbas disponíveis para as instituições estão dependentes das taxas de insucesso dos alunos...
Acho que dá para ver para onde caminhamos, não dá?
Este caso é só um, vai para um curso exigente e como está no meio de alunos "bons", se não tiver qualidade vai reprovar. O problema é a "vaga" que aí vem...
- Registado: 30/11/2007 21:12
Os atletas com estatuto de alta competição tem um número fixo de vagas nos vários cursos.
Tenho um amigo que com média de quase 16, há dois anos entrou em medicina, mas foi apertado.
NOTA: Eu sei que os alunos "normais" necessitam pelo menos 18, mas esses alunos não perdem 6 horas por dia em treinos nem estão em estágio com a selecção nacional até à vespera do exame nacional (esse meu amigo foi fazer exame numa segunda ou terça-feira após um estágio e competição que terminou no domingo anterior).
Um abraço
Tenho um amigo que com média de quase 16, há dois anos entrou em medicina, mas foi apertado.
NOTA: Eu sei que os alunos "normais" necessitam pelo menos 18, mas esses alunos não perdem 6 horas por dia em treinos nem estão em estágio com a selecção nacional até à vespera do exame nacional (esse meu amigo foi fazer exame numa segunda ou terça-feira após um estágio e competição que terminou no domingo anterior).
Um abraço
Sestercio Escreveu:Este estatuto de alta competição tem muito que se lhe diga.
A última que ouvi foi a de um pai que "investiu" €€€€ num cavalo topo de gama para que o filho desse uns saltinhos, ganhasse o estatuto e entrasse em Medicina.
O plano deu certo e a cavalgadura foi despachada em três tempos...
És cá de Coimbra, estou a ver...

Eu entrei com as notas que tive e bem que me esforcei, qt ao estatuto tem muito que se lhe diga. Há deles que fazem das tripas coração e merecem outros até a galope entram.
- Registado: 28/8/2007 20:28
Este estatuto de alta competição tem muito que se lhe diga.
A última que ouvi foi a de um pai que "investiu" €€€€ num cavalo topo de gama para que o filho desse uns saltinhos, ganhasse o estatuto e entrasse em Medicina.
Paulatim sed firmiter.
Re: off topic - aluno das novas oportunidades entra em medic
vmmf40 Escreveu: do Estatuto de Alta Competição, (que permite a esses atletas escolherem qualquer curso com qualquer média) acaba de entrar em Medicina, na Universidade do Minho.
Paionense Escreveu: entrar em Medicina, numa vaga para quem já tem curso superior e as vagas que existem são 10 a 18.
O que é, quanto a mim, extremamente impressionante é existirem situações de excepção como estas duas aqui identificadas.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
nicknolte Escreveu:Pois bem, mas o que é certo é que o atleta olímpico Pedro Póvoa, aproveitando-se desta OFERTA e do Estatuto de Alta Competição, (que permite a esses atletas escolherem qualquer curso com qualquer média) acaba de entrar em Medicina, na Universidade do Minho
Ja agora corrijo.
realmente o Pedro Povoas entrou na U. Minho mas no curso de psicologia.
Bem assim está a cair a pique no meu ranking...psicologia está longe das médias de medecina...

Re: off topic - aluno das novas oportunidades entra em medic
vmmf40 Escreveu:ALUNO DAS NOVAS OPORTUNIDADES ENTRA EM MEDICINA. Já só faltava esta!.
Via mais rápida para o sucesso, NÃO HÁ. Só o Diploma COMPRADO pelo José Sócrates a um DOMINGO na marroquinariada Un. Independente (e depois de ter o Diploma foi encerrada POR ELE),com 25 disciplinas dadas como equivalentes, uma disciplina tirada porFAX e mais 4 dadas por um amigão.Vejam na revista Sábado do dia 21 de Agosto, página 28.
Esta verdadeira OFERTA, que são as 'Novas Oportunidades' e os 'Cursos deFormação e Educação de Adultos', são uma treta. São uma forma de os alunos fugirem SEMPRE, vou repetir, SEMPRE aos exames nacionais ficando com o 12º ano. Em 6 meses, um aluno com o 5º ano (antigo 2º ano) fica com habilitações do 9º ano (antigo 5º ano) e, passados mais 6 meses, fica com o 12º ano (antigo 7º ano+1). Tudo isto sem as disciplinas tradicionais, apenas com disciplinas temáticas e outras que passam pela 'experiência de vida'. Os meus amigos estrangeiros não entendem isto e eu até tenho vergonha de lhes contar.Pois bem, mas o que é certo é que o atleta olímpico Pedro Póvoa, aproveitando-se desta OFERTA e do Estatuto de Alta Competição, (que permite a esses atletas escolherem qualquer curso com qualquer média) acaba de entrar em Medicina, na Universidade do Minho. Por mais incrível que pareça ... É VERDADE! É por estas e por outras que depois tenho de me calar quando oiço a empregada dizer que já pode contar aos seus filhos que estudou mais que os médicos. Já não BASTAVA dar 2 xutos na bola e ficar com o 9º ano. E depois a culpa continua a ser dos professores.
Verdadeiramente fantástico, apoteótico, deslumbrante. É a Republica das Bananas no seu melhor. A crise financeira mundial nunca entrará no País, quando cá chegar, foge com medo que isto se pegue, e a sua fama de crise passe a constar como Crise Mínima Garantida, e seja algo de positivo na politica cá do burgo, o que seria um golpe terrível na reputação de qualquer crise que se preze.
Bem ainda assim, voto no curso do nosso primeiro como o melhor de sempre, a genialidade da cadeira feita por fax e das 25 equivalências é muito difícil de bater, é que este amigo sempre é um atleta de alta competição, e para mim os grandes atletas são grandes artistas, como um grande cirurgião é um grande artista, e devem ser estimados e acarinhados pela sociedade.
Pois bem, mas o que é certo é que o atleta olímpico Pedro Póvoa, aproveitando-se desta OFERTA e do Estatuto de Alta Competição, (que permite a esses atletas escolherem qualquer curso com qualquer média) acaba de entrar em Medicina, na Universidade do Minho
Ja agora corrijo.
realmente o Pedro Povoas entrou na U. Minho mas no curso de psicologia.
- Registado: 23/11/2006 13:22
Absolutamente impressionante.
Abraço
JP
Abraço
JP
off topic - aluno das novas oportunidades entra em medicina
ALUNO DAS NOVAS OPORTUNIDADES ENTRA EM MEDICINA. Já só faltava esta!.
Via mais rápida para o sucesso, NÃO HÁ. Só o Diploma COMPRADO pelo José Sócrates a um DOMINGO na marroquinariada Un. Independente (e depois de ter o Diploma foi encerrada POR ELE),com 25 disciplinas dadas como equivalentes, uma disciplina tirada porFAX e mais 4 dadas por um amigão.Vejam na revista Sábado do dia 21 de Agosto, página 28.
Esta verdadeira OFERTA, que são as 'Novas Oportunidades' e os 'Cursos deFormação e Educação de Adultos', são uma treta. São uma forma de os alunos fugirem SEMPRE, vou repetir, SEMPRE aos exames nacionais ficando com o 12º ano. Em 6 meses, um aluno com o 5º ano (antigo 2º ano) fica com habilitações do 9º ano (antigo 5º ano) e, passados mais 6 meses, fica com o 12º ano (antigo 7º ano+1). Tudo isto sem as disciplinas tradicionais, apenas com disciplinas temáticas e outras que passam pela 'experiência de vida'. Os meus amigos estrangeiros não entendem isto e eu até tenho vergonha de lhes contar.Pois bem, mas o que é certo é que o atleta olímpico Pedro Póvoa, aproveitando-se desta OFERTA e do Estatuto de Alta Competição, (que permite a esses atletas escolherem qualquer curso com qualquer média) acaba de entrar em Medicina, na Universidade do Minho. Por mais incrível que pareça ... É VERDADE! É por estas e por outras que depois tenho de me calar quando oiço a empregada dizer que já pode contar aos seus filhos que estudou mais que os médicos. Já não BASTAVA dar 2 xutos na bola e ficar com o 9º ano. E depois a culpa continua a ser dos professores.
Quem está ligado: